Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Iniciativa decorre nos dias 28 e 29 de maio no Cineteatro de Alcobaça

“(Psico)Humanizar: quando o invisível se torna essencial” é o tema do Encontro de Saúde Mental da Região de Leiria

Joana Correia

“(Psico)Humanizar: quando o invisível se torna essencial” é o tema do Encontro de Saúde Mental da Região de Leiria, que decorre nos dias 28 e 29 de maio, no Cineteatro de Alcobaça. A iniciativa, promovida conjuntamente pelos Serviços de Psicologia Clínica, Psiquiatria e Saúde Mental, e Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), tem como finalidade abordar temáticas que ajudem a compreender, trabalhar e destigmatizar a doença mental, promovendo a saúde da população.

«O Encontro de Saúde Mental da Região de Leiria, edição de 2024, vem trazer à discussão pública a problemática da Saúde Mental em esferas muito distintas, desde a intervenção em grupos e áreas específicas, sem esquecer o papel dos afetos no contexto preventivo e interventivo. A promoção, a intervenção e a prevenção como um todo, unindo profissionais e comunidade, num contexto interdisciplinar de partilha de conhecimento», explica Joana Correia, diretora do Serviço de Psicologia Clínica e da Saúde da ULSRL, em representação da Comissão Organizadora do evento.

O Encontro tem início no dia 28 de maio, pelas 9h00, com a dinamização de três workshops paralelos dedicados à “Intervenção em Crise na Comunidade”, à “Ludoterapia” e à “Dimensão do Género”. No período da tarde, realiza-se o primeiro painel de discussão, centrado n’ “O papel dos afetos na intervenção em Saúde Mental”, onde são analisados os tópicos: “A relação terapêutica”, “A vinculação” e “O papel das famílias”. A sessão de abertura decorre às 15h30, e após um intervalo, são dinamizadas as comunicações livres.

O segundo dia do evento começa às 9h00 com o painel subordinado ao mote “Intervenção na vulnerabilidade”, onde são apresentadas as temáticas: “Doença mental e Migrações”, “Doença mental e Sem Abrigo” e “Doença mental e Parentalidade”. Depois de um intervalo, decorre o segundo painel do dia com o tema “Intervenção em grupos terapêuticos”, com destaque nas áreas de Luto, Psicose e Comportamento Alimentar. O último painel, que decorre a partir das 14h30, versa sobre “Intervenção em Crise” nas áreas de Emergência psicológica, intervenção em cenários de crime e de catástrofe. Às 16h00 realiza-se a sessão de encerramento.

Os interessados podem consultar mais informações no site do Encontro em: https://bit.ly/3QNOAzO

 

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.