Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Saúl Carvalho frequenta o mestrado em Engenharia Eletrotécnica da ESTG

Estudante do Politécnico de Leiria recebe Prémio Jovem Cientista da União Internacional de Rádio Ciência

Entrega do Prémio a Saúl Carvalho

Saúl Carvalho, estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foi o grande vencedor do Prémio Jovem Cientista (Young Scientist Award), atribuído pela União Internacional de Rádio Ciência (URSI). O prémio foi entregue na 4ª Conferência URSI Atlantic Radio Science Meeting (AT-RASC), realizada na Gran Canaria, Espanha, entre os dias 19 e 24 de maio.

O premiado apresentou o artigo intitulado ‘Assessing the Feasibility of Metallic-type FDM 3D Printed Antennas at K-band’, um estudo inovador que destaca a potencialidade das técnicas de impressão 3D para o desenvolvimento de antenas de alto desempenho, realizado no âmbito do projeto INOV.AM – Inovação em Fabricação Aditiva e do Instituto de Telecomunicações. O trabalho foi desenvolvido em colaboração com o colega de mestrado Samuel Heleno, sob a orientação dos professores João Ricardo Reis e Rafael Caldeirinha.

Equipa do Politécnico de Leiria

Para Saúl Carvalho, “a participação na AT-RASC 2024 foi uma oportunidade extraordinária para explorar diversas áreas da rádio ciência e para interagir com especialistas e investigadores de renome mundial”.

O Prémio Jovem Cientista, concedido pela União Internacional de Rádio Ciência (URSI) e pelo Comité Português da URSI, reconhece a excelência e o impacto das contribuições de jovens investigadores na área da rádio ciência.

“Esta distinção é um testemunho e reconhecimento do empenho e dedicação do estudante, assim como da qualidade do ensino e da investigação desenvolvidos no Politécnico de Leiria. Foi, sem dúvida, uma experiência que contribuiu para enriquecer o seu percurso académico e profissional e fortalecer os seus laços com a comunidade científica internacional”, afirma Rafael Caldeirinha, professor da ESTG.

     Fonte: On-It! Comunicação

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.