Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

De 28 de junho a 3 de agosto de 2024

Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça divulga essencial da programação da 32.ª edição

Cartaz

Sob o mote Intemporal, a Programação Principal do Cistermúsica, cujo foco é a música clássica, apresenta, entre 28 de junho e 3 de agosto de 2024, desde programas mais intimistas, como recitais e música de câmara, até aos grandes concertos sinfónicos na Cerca do Mosteiro de Alcobaça. No maior palco do festival ouviremos a Sinfonia n.º 5 e a Sinfonia n.º 6 – A Pastoral de Beethoven, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra XXI, respetivamente, a Suite de Cavaleiro da Rosa de Strauss, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Sinfonia n.º 10 de Shostakovich, pela Alto Minho Youth Orchestra, entre outras obras do grande repertório sinfónico e de compositores que estarão em destaque.

É o caso de Joly Braga Santos, cujo centenário se celebra, e que é autor da Cantata Cénica Dom Garcia, outro ponto alto da programação principal. Com libreto de Natália Correia e David Mourão-Ferreira, esta obra estreou em 1971 no Festival de Vilar de Mouros e, no dia 7 de julho, a sua reposição conta com uma grande produção que apresenta centenas de elementos em palco, incluindo a Banda Sinfónica da PSP e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat.

Gabriel Fauré protagoniza outra das efemérides musicais do ano, desde logo, no concerto de abertura do Festival, a 28 de junho, em que ouviremos o Requiem de Fauré pela Orquestra Melleo Harmonia e Coro Ricercare, na Nave Central do Mosteiro, com entrada livre.

Por sua vez, na Programação Outros Mundos, o grande destaque é a célebre cantora brasileira Adriana Calcanhotto que, acompanhada de uma banda de consagrados músicos, apresenta o espetáculo Errante no Claustro do Rachadouro no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, a 6 de julho.

Esta programação, que abrange outros géneros musicais e dança contemporânea, tem ainda previstos espetáculos como Requiem – a única censura que deveria existir é censurar a censura da Dança em Diálogos, Private Reasons de Bruno Pernadas, e Mongrel pelo trio de Mário Laginha com o pianista Vasco Dantas. Este tipo de sonoridades também se farão ouvir no palco do Bosque do Mosteiro, num ambiente mais descontraído, com programação todos os sábados de julho pelas 19h00, de entrada livre.

Para os demais concertos, os bilhetes podem ser adquiridos em Blueticket.pt ou na Academia de Música de Alcobaça. Este ano, os nossos espectadores podem beneficiar da compra de um passe para os concertos sinfónicos ou dos packs de 8 ou 16 bilhetes, favoráveis para famílias e grupos, para um ou para mais do que um concerto.

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, o Cistermúsica tem o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional do Mosteiro de Alcobaça/Museus e Monumentos de Portugal, sendo o BPI /La Caixa o Mecenas do Festival e a Volkswagen o Patrocinador Oficial.

Bilhetes à venda em: https://blueticket.meo.pt/Tags/cistermusica

Fonte: DM|GC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.