Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Livro venceu o II Prémio de Ecopoesia Ponte do Guadiana

Nuno Garcia Lopes apresenta “Corações de musgo” sábado à noite na Feira do Livro de Tomar

Nuno Garcia Lopes

O novo livro de Nuno Garcia Lopes, “Corações de musgo”, vai ser apresentado sábado, dia 8 de junh, pelas 21 horas, na Feira do Livro de Tomar. A obra, vencedora do II Prémio de Ecopoesia Ponte do Guadiana, aberto a poetas portugueses e espanhóis, foi publicada em Espanha, em edição bilingue, em Abril, sendo esta a primeira apresentação em Portugal, após a dupla sessão de lançamento nos dois lados da fronteira.

Também a capa tem como base uma imagem de um fotógrafo tomarense, José Ribeiro, um dos que por terras nabantinas melhor têm vindo a captar temas da natureza. Algo relevante num livro em que uma ambiência natural é a camada mais visível dos poemas que, porém, tal como a manta de húmus que cobre o chão de uma mata, vão revelando novas camadas de leitura à medida que os perscrutamos.

Capa do livro

Escrito entre os finais de 2018 e princípios de 2019, partiu de um processo de depuração das palavras e de síntese das ideias que Nuno Garcia Lopes aprofundaria ainda mais no poemário seguinte, por enquanto inédito. Depuração que aconteceu também com a exclusão de um número significativo dos poemas originais, de modo a que sobrassem apenas aqueles que resistissem à erosão da leitura.

Curiosamente, alguns dos escolhidos tinham sido escritos precisamente em Espanha, embora o texto, quer como um todo, quer individualmente, nunca se situe em nenhum lugar geograficamente cartografado, mas antes num espaço amplo e natural, pré-existente a qualquer fronteira humana.

A edição é da Associación Cultural Santiago Aguaded Landero e, além da Feira do Livro de Tomar, pode também ser adquirida diretamente em Portugal através do site www.nunogarcialopes.pt .

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.