Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Centro de Diagnóstico Integrado está em estudo

ULS de Leiria garante funcionamento do SAP na Marinha Grande

Centro de Saúde da Marinha Grande

O presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e os vereadores, reuniram com o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL), Licínio de Carvalho, com a diretora clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS, Denise Velho, e com elementos da Comissão de Utentes do SAP/24 horas, esta quarta-feira, 5 de junho, nos Paços do Concelho, para tomarem conhecimento dos procedimentos em curso para o pleno funcionamento dos serviços de saúde no concelho.

O Conselho de Administração da ULS RL analisara internamente a situação do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) da Marinha Grande, tendo dado conhecimento disso ao presidente da Câmara, que sugeriu a discussão deste assunto com todo o executivo e a Comissão de Utentes em defesa do SAP/24horas.

Na reunião, o presidente da Câmara reiterou “a importância de ser garantido um serviço de atendimento médico no Centro de Saúde, que funcione as 24 horas do dia, todos os dias, dadas as especificidades da Marinha Grande, onde muitas empresas trabalham por turnos”.

Aurélio Ferreira teve ainda oportunidade para manifestar aos administradores da ULS RL “a preocupação com o facto de, na Marinha Grande, existirem cerca de 25% de utentes sem médico de família, situação que urge solucionar”.

A Administração da ULS explicou a situação e a atividade que, atualmente, existe no SAP, dando nota da falta de médicos, sobretudo durante algumas noites nos dias úteis, e da pouca afluência de utentes durante a noite. Durante o dia e aos fins de semana, foi informado que o SAP funciona com normalidade.

Os responsáveis pela ULR RL garantiram que o SAP continuará a prestar o serviço que tem sido assegurado e, se possível, assegurando melhorias.

O Conselho de Administração tem em curso uma proposta de criação de um CDI (Centro de Diagnóstico Integrado), com unidades de Raio-X e apoio laboratorial, que se perspetiva estar em funcionamento até  ao final do ano.

    Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.