Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Para investimentos entre 250 mil euros e 1,5 milhões de euros por empresa

Portugal Ventures lança fundo para investir em empresas da região de Leiria (CIMRL)

Tereza Fiuza

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, anuncia a constituição do Região de Leiria Crescimento – Fundo Capital de Risco Fechado (FCRF), com o objetivo de promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores, corporizados por empresas com sede num dos 10 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), ou que aí pretendam estabelecer-se com presença e operações significativas.

Com o lançamento desta iniciativa regional, a Portugal Ventures e os seus parceiros locais pretendem dinamizar o ecossistema empreendedor, apostando em projetos com um alto potencial de crescimento e valorização, preferencialmente em áreas e setores estratégicos para a região geográfica que integra a CIMRL, e que possam gerar impacto significativo para a região. Esta iniciativa representa também uma aposta na inovação e no capital humano tendo em vista a promoção das exportações da região e, por conseguinte, o reforço positivo da imagem da CIMRL no exterior. O Fundo irá investir em projetos dos seguintes eixos de atuação:

  • Digital & Tecnologia;
  • Indústria & Tecnologia;
  • Tecnologias da saúde;
  • Turismo; Tendo como foco preferencial empresas que atuem nas áreas da economia verde e eficiência energética; TIC e smart mobility; Ciências da vida e biotecnologia e outros projetos de Impacto para a região de Leiria.

Teresa Fiúza, vice-presidente do Conselho de Administração da Portugal Ventures, refere que “A constituição deste fundo representa o compromisso da Portugal Ventures com o crescimento das empresas da Região de Leiria, permitindo-lhes obter capacidade financeira e capitais próprios para que possam alcançar fases de maior desenvolvimento.” Enaltece ainda o papel desenvolvido pelos parceiros locais que têm trabalhado ao longo dos últimos anos na criação e desenvolvimento do ecossistema empreendedor da região.

“Desde a candidatura até à constituição do fundo, os parceiros têm sido absolutamente fundamentais para colocar a Região de Leiria do mapa do empreendedorismo nacional e internacional e estamos muito entusiasmados para conhecer ainda melhor o potencial de inovação que a região tem para mostrar”, concluiu.

Para o presidente da NERLEI CCI, Engº António Poças, “a existência do Fundo de Capital ‘Região de Leiria Crescimento’, que resulta de uma parceria da NERLEI CCI, da CIMRL, com a Portugal Ventures, tendo o forte envolvimento do Politécnico de Leiria e da Startup Leiria, constituiu um marco importante para sinalizar, junto das empresas da região, a possibilidade de compensar ‘falhas de mercado’ ao nível do acesso a instrumentos financeiros e de capital por parte das PME. Pretende-se apoiar projetos de potencial de crescimento e impacto nas exportações, projetos de sucessão nas empresas e projetos assentes em operações de concentração, sendo que os montantes de investimento serão, preferencialmente, entre 250 mil euros até 1,5 milhões de euros por empresa”.

O Fundo de Capital de Risco “Região de Leiria Crescimento” é uma parceria da Portugal Ventures, com a CIMRL e a Associação Empresarial da Região de Leiria / Câmara de Comércio e Indústria (NERLEI CCI). Resultado de uma candidatura aprovada ao Programa de Venture Capital promovido pelo Banco Português de Fomento (BPF) no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Fundo “Região de Leiria Crescimento” tem por objetivo contribuir para mitigar as dificuldades no acesso à capitalização por parte das empresas da região e para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação musculado e competitivo ao nível global.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) é uma Associação sem fins lucrativos, composta por 10 municípios (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós). Tem principal objetivo promover o desenvolvimento integrado e sustentável de projetos e atividades de interesse comum aos municípios, contribuindo para o aumento da cmpetitividade, coesão e economia de escala da Região de Leiria.

Sobre a Portugal Ventures

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco que integra o Grupo Banco Português de Fomento, tem sob gestão 280,8 milhões de euros e 158 empresas no portefólio. Investe em startups que criam soluções inovadoras, com capacidade de internacionalização, nas áreas de Digital & Tecnologia, Indústria & Tecnologia, Tecnologias da Saúde e Turismo, nas fases pre-seed, seed e series A. Desde 2012, a Portugal Ventures já investiu 214,8 milhões de euros em 241 novas empresas. Para saber mais, visite www.portugalventures.pt.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.