Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Marcelo Rebelo de Sousa anuncia condecoração do Feira Nacional de Agricultura

Presidente da República inaugurou em Santarém a maior Feira Agrícola do país

Luís Mira e Marcelo Rebelo de Sousa de visita à exposição

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou este sábado, dia 8 de junho, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo (FNA 24), certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que se prolonga até ao dia 16 de junho. Este ano o evento tem um peso histórico significativo ao comemorar orgulhosamente um triplo aniversário: os 70 anos da Feira do Ribatejo, o 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e os 30 anos de atividade do CNEMA.

Na entrada principal do CNEMA o visitante é convidado a viajar numa exibição retrospetiva de todo o histórico do evento – a exposição “O Início” – e o Presidente foi o primeiro a fazer o percurso e a saudar a iniciativa.

Pecuária Extensiva é o tema deste ano, atividade que ocupa uma área de 64% da superfície agrícola útil em território nacional, o que por si só é facto merecedor de protagonismo no setor, acrescido papel determinante que representa na sustentabilidade e na preservação dos espaços rurais do país.

Presidente enaltece importância da FNA para a agricultura

No âmbito da exibição de um breve excerto alusivo ao documentário sobre a história e evolução do evento, o Presidente da República salientou a importância do certame para a “agricultura portuguesa” e para os agricultores. O chefe de estado português afirmou que a “feira representa muito por Portugal, pela agricultura portuguesa, pela riqueza natural portuguesa, pela biodiversidade, raças autóctones, pelo labor pelos agricultores, e por aquilo que é uma componente fundamental da riqueza do nosso país”.

Santarém acorda em festa

Santarém recebeu na manhã de sábado o habitual desfile de campinos e de gado, que percorreu as ruas do centro da cidade e que contou com a presença de diversas entidades e grupos locais que animaram a manhã em pontos estrategicamente definidos.

FNA 24 – Animação do nascer ao pôr do sol.

O primeiro dia da FNA 24 ficou marcado por inúmeras atividades de animação a cargo de Ranchos Folclóricos e Acordeonistas de vários concelhos. Já o Município de Rio Maior esteve em destaque no stand da CIMLT com atividades de promoção turística e Provas de pão e enchidos de Rio Maior. No final da noite, realce para o concerto dos “Excesso”.

FNA 24 – Um evento dos 8 aos 80, das famílias aos profissionais.

Na Nave A decorreu a Cerimónia de Entrega de Prémios dos vencedores dos Concursos Nacionais 2023/2024 e as ações de cozinha ao vivo foram bastante concorridas, enquanto os visitantes puderam deliciar-se com algumas das melhores iguarias nacionais.

Na área Pecuária, o centro das atenções foi o Concurso de Dressage Nacional – Taça FNA 2024, o 11º Concurso Geral de Jovens Reprodutores de Ovinos e a Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho.

O novo espaço dedicado aos mais pequenos “Parque Fnazinha” contou com múltiplas atividades e bastante adesão das famílias. O dia encerrou com as famosas Largadas de Toiros.

A jornada de 9 de junho.

No dia 9 de junho, Dia dos Municípios de Almeirim e Alpiarça, decorreu mais uma prova do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho e do Concurso Nacional de Dressage, além das várias atividades do programa tradicional de animação, sempre do agrado dos visitantes.

Documentário “70 Anos de Feira do Ribatejo / 60 Anos Feira Nacional de Agricultura”

Em complemento e continuidade à exposição “O Início” presente na entrada principal do CNEMA, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo exibe em contínuo, nos Claustros, uma versão reduzida do documentário sobre a história e evolução do evento e que foi especialmente concebido no âmbito das comemorações dos 70 anos da Feira do Ribatejo, do 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e dos 30 anos de atividade do CNEMA.

Revela ao público o olhar de alguns dos protagonistas do evento e da região sobre esta grande festa nacional e promete levar todos até ao momento em que tudo começou para depois dar a conhecer o caminho percorrido pela Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo até ao momento presente.

No dia 11 de junho, às 19h45, haverá, no mesmo local, uma sessão especial que contará com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, de várias individualidades e de muitos dos envolvidos nesta grande história

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.