Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Espaço foi palco do evento infantil Leiria Kids

Município de Leiria compra Quinta do Faria na Caranguejeira para criação de Eco Parque

Paços do Concelho de Leiria

O Município de Leiria vai avançar com uma proposta de aquisição da Quinta do Faria, na Caranguejeira, local onde, nos últimos dois anos, se realizou o evento infantil Leiria Kids, com o objetivo de ali criar um espaço de diversos tipos de eventos e de promoção e proteção do meio ambiente.

“Existe a intenção há largos anos da população da freguesia e dos executivos da Junta de Freguesia de ter uma infraestrutura que permita ser uma âncora para atrair visitantes à freguesia e que devolva à comunidade um espaço único no território com áreas verdes, planos de água e espaços edificados com história, a Quinta do Faria”, lê-se na deliberação aprovada esta terça-feira, em reunião de Câmara.

Com cerca de 60 mil metros quadrados, o local deverá ser composto por uma área polivalente, para vários tipos de eventos e atividades, e duas áreas pedagógicas, uma com circuitos de água com elementos didáticos, lúdicos e sensoriais associados ao uso da água, e outra dedicada à atividade agrícola e pecuária.

Pretende-se que tenha também uma zona lúdica, com circuito de arborismo e de equipamentos infantojuvenis de lazer e recreio, adaptados à natureza do espaço, e uma piscina natural alimentada pela nascente do Olho do Vale do Sobreiro.

Um espaço agrícola, focado na produção de cereais e de pão, e uma galeria ripícola, para conservação das espécies existentes, fazem ainda parte dos planos do Município para a criação do Eco Parque.

Considerando a localização geográfica privilegiada e o potencial económico que representa, o Município propõe a compra do espaço por 840.200 euros, num investimento que visa também fomentar a procura turística e preservar a cultura e tradições de Leiria, aliadas às questões da sustentabilidade.

     Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.