Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Em cinco anos de atividade

Mais de 1500 doentes foram assistidos pela Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS do Oeste

Equipa de Torres Vedras

Em funcionamento há cinco anos, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) já prestou cuidados de saúde no domicílio a um total de 1501 doentes, libertando 15.881 dias de internamento convencional no hospital. Foram realizadas 27.010 visitas, tendo sido percorridos 419 069quilómetros pelos concelhos da área de influência da ULS do Oeste.

Dos 1501 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,6 dias no internamento. São referenciados para a UHD doentes internados na ULS do Oeste, ou provenientes do Serviço de Urgência e da Consulta Externa, assim como dos cuidados de saúde primários.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde Oeste, devido às suas especificidades geográficas, tem em funcionamento duas equipas, uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de 5 camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas, que funcionam 24h por dia, 7 dias por semana.

Equipa de Caldas da Rainha

O Conselho de Administração da ULS do Oeste enaltece uma vez mais o profissionalismo, o empenho e a dedicação das equipas da Unidade de Hospitalização Domiciliária. Após cinco anos de atividade, o reconhecimento e o grau de satisfação por parte dos utentes e familiares são demonstrativos da relevância deste projeto na prestação de cuidados de saúde de proximidade aos Utentes da região Oeste, para além da rentabilização da capacidade instada do Hospital.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde o início de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².

    Fonte: GC|CHO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.