Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Câmara aprova voto de reconhecimento à associação “Ukranian Refugees UAPT”

Centro de Reabilitação Fénix recebe em Ourém primeiro grupo de feridos de guerra vindos da Ucrânia

Interior do Centro de Reabilitação Fénix (Foto:UAPT)

“O Centro de Reabilitação Fénix realizou este sábado, dia 14 de junho, a cerimónia solene que assinalou a chegada do primeiro grupo de feridos de guerra vindos da Ucrânia. Este centro de reabilitação funciona no antigo seminário Apostólico Dominicano, situado em Aldeia Nova (Olival), espaço que a associação “Ukrainian Refugees UAPT” remodelou e converteu num centro de recuperação de feridos de Guerra da Ucrânia.

O primeiro grupo de 15 feridos de guerra é composto por veteranos das forças armadas da Ucrânia, feridos em combate, que vão realizar a sua recuperação pós-cirúrgica no Centro de Reabilitação Fénix. A missão deste espaço é restaurar a saúde e a funcionalidade dos combatentes ucranianos feridos, num ambiente familiar, social e profissional. Após todas as intervenções médicas, os combatentes são submetidos a uma reabilitação física, psicológica e moral, utilizando abordagens e equipamentos europeus avançados.

A associação “Ukrainian Refugees UAPT” iniciou a sua atividade no início da agressão russa contra a Ucrânia e tornou-se oficial em 28 de fevereiro de 2022. Desde esse momento criou projetos para apoiar os deslocados ucranianos e organiza vários eventos de angariação de fundos, com a ajuda de parceiros de Portugal e da Ucrânia.

O Município de Ourém enaltece o caráter voluntário e solidário que suportou a criação do Centro de Reabilitação Fénix e manifesta o seu orgulho por acolher este exemplo único em todo o Mundo, que deverá ser replicado por toda a Europa.”

     Fonte: GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.