Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Consórcio EPIC é lançado oficialmente esta quarta-feira, 19 de junho

Politécnico de Leiria integra consórcio de Inovação Pedagógica e Excelência em Cocriação

Cartaz

O Instituto Politécnico de Leiria é cocriador do Consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, que visa a promoção da inovação pedagógica, com forte componente digital, procurando consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior. O consórcio é apresentado oficialmente esta quarta-feira, 19 de junho, pelas 14h00, numa sessão com transmissão online.

Além do Politécnico de Leiria, o consórcio EPIC integra as Universidades de Aveiro, Beira Interior e Minho, e os Politécnicos do Cávado e Ave e Viana do Castelo, sendo coordenado pela Universidade do Minho.

O consórcio propõe-se promover interinstitucionalmente a excelência no desenvolvimento e inovação pedagógica de todos os docentes nas seis instituições. Desenvolve-se a partir de instituições comprometidas com a qualidade da experiência pedagógica dos seus estudantes que, nos últimos anos, têm tido casos de sucesso de colaboração interinstitucional.

Representa uma comunidade de 72.000 estudantes e 6.000 docentes das regiões Norte e Centro de Portugal, e potenciará as dinâmicas de inovação pedagógica de cada instituição, bem como a criação de novos percursos formativos interinstitucionais. Um dos principais propósitos é reforçar ações de cocriação com docentes e estudantes, visando a melhoria contínua da experiência de ensino e aprendizagem.

Com o lema ‘Formação para a Transformação’, o EPIC valoriza a reflexão e a inovação de cada docente, promove o acompanhamento por facilitadores e incentiva a partilha de resultados em comunidades de prática, assumindo o compromisso de iniciar uma nova era na educação superior em Portugal no que concerne ao desenvolvimento e à inovação pedagógica.

O consórcio EPIC assume três objetivos principais: Desenvolver percursos de formação pedagógica de excelência, que impactem positivamente as experiências dos estudantes nas suas unidades curriculares, com uma forte componente digital e especial atenção às áreas de Ciências Sociais, Humanas e Artes; Consolidar uma plataforma online com materiais e recursos destinados a envolver e requalificar esta comunidade, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua; Produzir e testar um referencial para a profissionalização pedagógica dos docentes, criando condições de transparência e de fiabilidade para o reconhecimento e avaliação da sua componente pedagógica.

EPIC promove jornadas com formações em inovação pedagógica

É já entre os dias 20 e 28 de junho, também em formato online, que se realizam as primeiras Jornadas EPIC, com a dinamização de formações em inovação pedagógica, visando o desenvolvimento pedagógico dos docentes do ensino superior.

Ao longo destes dias estão previstas formações de curta duração, promovidas pelas seis instituições parceiras, e enquadradas em temas como a transformação digital na academia, a inclusão e a acessibilidade de todos os estudantes, o fomento do sucesso académico e a cocriação de experiências educativas em comunidade.

Refira-se que o consórcio EPIC foi constituído na sequência da publicitação do Programa Impulso mais digital’, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, na sub-medida ‘Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica’, centrada na promoção da inovação pedagógica, com forte componente digital.

      Fonte: On-It! 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.