Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Aprovado primeiro programa de doutoramento do Politécnico de Santarém

João Moutão

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior aprovou o primeiro programa de Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental do Instituto Politécnico de Santarém, desenvolvido em parceria com os institutos politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e Viseu.

O presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, destacou a importância estratégica deste programa: “Este doutoramento é crucial para o Ribatejo, uma região com forte tradição agrícola e agroalimentar, permitindo reforçar o papel significativo que a nossa instituição, através da Escola Superior Agrária de Santarém, tem desempenhado para o desenvolvimento destes setores vitais”.

O novo programa doutoral adotará uma abordagem interdisciplinar, integrando as áreas de agricultura, alimentação e ambiente. O seu objetivo é preparar profissionais capazes de enfrentar desafios complexos com soluções inovadoras e sustentáveis. As aulas serão ministradas nas instalações dos quatro politécnicos parceiros, aproveitando a excelência dos seus recursos humanos e materiais.

“Este é um passo significativo no caminho que queremos percorrer de afirmação enquanto universidade politécnica”, acrescentou João Moutão. “Pretendemos no futuro promover outros doutoramentos em áreas de formação onde também temos um ensino e investigação de excelência, promovendo a cooperação entre a academia e o setor empresarial. O nosso objetivo é promover a transferência de conhecimento e tecnologia que impulsione o desenvolvimento económico sustentável da região”.

As inscrições para o Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental serão abertas em breve. Os interessados devem acompanhar os canais de comunicação oficiais do Politécnico de Santarém para obter mais informações sobre o programa e o processo de candidatura.

Sobre o Politécnico de Santarém

Criado em 1979, o Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.

O Politécnico de Santarém mantém uma ligação estreita com a comunidade e tecido empresarial regional, intensificando esta relação para uma oferta formativa adaptada às necessidades regionais. Integra 5 mil estudantes em cinco escolas: Escola Superior Agrária, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Gestão e Tecnologia e Escola Superior de Saúde.

     Fonte: IPS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.