Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Academia de Verão tem inscrições abertas até dia 21 de junho

ESTG de Leiria desafia alunos do ensino secundário a viverem a experiência de ‘estudar’ no ensino superior

LAN Party

Está a chegar uma nova edição da Academia de Verão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, destinada a alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos, que queiram conhecer de perto a realidade do ensino superior e do seu curso de eleição. A Academia de Verão acontece entre os dias 1 e 5 de julho, estando as inscrições abertas até ao próximo dia 21 de junho.

Durante uma semana, os participantes têm a oportunidade de viver a experiência de ‘estudar’ no ensino superior, podendo frequentar as atividades que mais lhes interessam, nas diversas áreas científicas da Academia, sendo possível mostrar um pouco do que se faz na ESTG, desde a lecionação em sala de aula, à aplicação dos conhecimentos nos laboratórios, em empresas e outras entidades externas.

“Trata-se de uma experiência enriquecedora e única, que pode ser importante na escolha informada, até face à perceção que terão do mercado de trabalho, da área a seguir no ensino superior. É uma iniciativa que permite estimular as áreas científicas e tecnológicas nas escolas secundárias, cimentando o crescimento da formação nestas áreas, definidas como estratégicas pelo Governo português”, afirma Carlos Capela, diretor da ESTG.

Os alunos podem escolher participar em um de 10 programas científicos disponíveis na Academia de Verão: Semana com a Biomecânica; Semana com a Engenharia Automóvel; Semana com a Engenharia Civil e Engenharia da Energia e do Ambiente; Semana com a Engenharia e Gestão Industrial; Semana com a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Semana com a Engenharia Informática e com os Jogos Digitais e Multimédia; Semana com a Engenharia Mecânica; Semana com a Gestão; Semana com as Ciências Jurídicas; Semana Ronda do Conhecimento.

Cada programa inclui atividades científicas, miniprojetos, visitas de estudo, workshops e outros eventos, organizados e acompanhados por estudantes e docentes da ESTG, num ambiente descontraído e informal. Os programas da Academia de Verão são organizados e acompanhados pelos diferentes departamentos da ESTG e realizam-se nos laboratórios afetos a cada área.

Pretende-se que, no final de cada atividade específica, os participantes alcancem um conjunto de resultados de aprendizagem, quer sejam conhecimentos, aptidões ou competências.

Mais informações sobre a Academia de Verão da ESTG estão disponíveis em https://academiadeverao.estg.ipleiria.pt/

Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.