Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Com Requiem de Fauré e a 5.ª Sinfonia de Beethoven no Mosteiro de Alcobaça

32.º Cistermúsica arranca este fim de semana em Alcobaça com a atuação de duas orquestras

Orquestra Melleo Harmonia

Está aí a 32.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que se inicia esta sexta-feira, dia 28 de junho, às 21h30, apresenta na Nave Central do Mosteiro de Alcobaça o Requiem de Fauré, pela Orquestra Melleo Harmonia e Coro Ricercare, num concerto de entrada livre.

No dia seguinte, 29 de junho, às 21h30, a Orquestra Metropolitana de Lisboa atua sob a direção de José Eduardo Gomes, para interpretar o programa Música e Revolução, onde ouviremos a Sinfonia n.º 5 de L.v. Beethoven, as Canções Heróicas de Fernando Lopes-Graça e Histórias de Abril de Anne Victorino d’Almeida.

Será este o primeiro concerto sinfónico desta edição, mas ao palco da Cerca do Mosteiro de Alcobaça vão subir centenas de músicos até dia 3 de agosto.  Entre as renomadas orquestras, destaque para uma grande produção no dia 7 de julho, a Cantata Cénica Dom Garcia, de Joly Braga Santos com libreto de Natália Correia e David Mourão-Ferreira. Dezenas de intérpretes a que se juntam a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat vão recuperar esta emblemática obra que foi encomendada para o 1.º Festival Vilar de Mouros.

Antes disso, na quinta-feira, 4 de julho, o Cistermúsica dá lugar à música barroca, com o programa Sonatas Ibéricas do Séc. XVIII, pelo Ensemble Atena. É na Sacristia Manuelina do monumento que ouviremos um conjunto de obras ligadas ao percurso do violino como instrumento solista em Portugal, de autores portugueses da Real Câmara como Carlos Seixas e Francisco Xavier Baptista, mas também italianos que aqui se estabeleceram, como Domenico Scarlatti.

Um dos grandes destaques dos próximos dias, integrado na Programação Outros Mundos, será o concerto da célebre cantora brasileira Adriana Calcanhotto que, acompanhada de uma banda de consagrados músicos, apresenta o trabalho Errante no Claustro do Rachadouro no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, a 6 de julho.

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, o Cistermúsica tem o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional do Mosteiro de Alcobaça/Museus e Monumentos de Portugal, sendo a Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI mecenas do Festival e a Volkswagen o patrocinador  oficial.

Bilhetes à venda em: https://blueticket.meo.pt/Tags/cistermusica

Fonte: GC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.