Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Agência Portuguesa do Ambiente elogiou o investimento municipal significativo

APA elogia melhorias nas acessibilidades das praias Bandeira Azul do concelho de Alcobaça

Içar da Bandeira Azul e Praia Acessível em Paredes da Vitória

Na presença das entidades parceiras do Município, foram hasteadas no dia 28 de junho a Bandeira Azul e a Bandeira Praia Acessível – Praia Para Todos em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória. Durante as cerimónias, a Agência Portuguesa do Ambiente reconheceu e elogiou o “investimento significativo da Câmara Municipal de Alcobaça na melhoria das condições de acessibilidade implementadas este ano”, afirmou a Eng. Leonor Freitas, representante da APA.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, “este é o reconhecimento de todo um trabalho promovido pela Câmara Municipal em conjunto com a freguesia de São Martinho do Porto e a União de Freguesias de Pataias e Martingança. Tão importantes são as melhorias como a manutenção de tudo o que já foi feito nos anos anteriores, desde os equipamentos, apoios de praia, programas de educação ambiental, contratos com os concessionários, entre vários outros aspetos. São Martinho do Porto é uma marca do concelho de Alcobaça e estamos a trabalhar para que todas as pessoas, com maior ou menor mobilidade, possam usufruir desta experiência magnífica que é a nossa Concha Azul.”

“Em Paredes da Vitória estamos igualmente a introduzir melhorias nas acessibilidades, mas destaco, sobretudo, a recente instalação de um coletor de esgotos para servir as habitações das gentes que tanto gostam desta praia. É uma obra desejada e idealizada pelo Município, que nos orgulhamos de concluir. Temos as condições para alargar a certificação Bandeira Azul a mais praias do norte do concelho e estamos empenhados nessa missão,” adiantou Hermínio Rodrigues.

Içar da Bandeira Azul em São Martinho do Porto

Em matéria de acessibilidades, as praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória apresentam as seguintes melhorias:

Implementação do sistema ColorADD (códigos de identificação de cores para daltónicos) aplicado na bandeira de praia e nos contentores

Disponibilização de andarilhos e canadianas para complementar as cadeiras anfíbias *

Instalação de barracas para mobilidade condicionada com estrados para acesso de cadeira de rodas (apenas em São Martinho do Porto)

Colocação de novos painéis de informação de acordo com as normas da ABAE

Colocação de placas de proibição de animais cães homologadas pelo Instituto de Socorros a Náufragos

O Município de Alcobaça agradece a presença, entre outras entidades, dos respetivos presidentes das juntas de freguesia de São Martinho do Porto e Pataias e Martingança, SUMA, Turismo Centro de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto da Nazaré, Docapesca, Bombeiros voluntários de São Martinho Porto e de Pataias, concessionários e Aguas do Tejo Atlântico.

* NOTA: os andarilhos, canadianas e cadeiras anfíbias podem ser requisitados junto aos balneários em São Martinho do Porto e junto ao apoio de praia (bar/restaurante) “SOMAR” em Paredes da Vitória.

    Fonte: SCRP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.