Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Cursos abordam ferramentas da IA que podem ser utilizadas de forma pedagógica

Politécnico de Leiria lança primeiros cursos criados por Inteligência Artificial

Serviços Centrais do Politécnico de Leiria

O Instituto Politécnico de Leiria lançou, este semestre, os primeiros cinco minicursos online e gratuitos, em formato speed-up, criados por Inteligência Artificial (IA) generativa. Integrados no 1.º Ciclo 99% IA, os cursos abordam, de forma rápida, algumas ferramentas de inteligência artificial generativa que podem ser utilizadas de forma pedagógica, dando foco ao áudio, design, imagens, vídeos, apresentações e assistentes virtuais.

‘Vídeo com recurso à IA’, ‘Assistentes virtuais na aprendizagem com recurso à IA’, ‘Design gráfico com recurso à IA’, ‘Áudio com recurso à IA’ e ‘Inovação pedagógica com IA generativa’ são os cinco cursos disponíveis em https://up2u.ipleiria.pt/, que podem ser frequentados ao ritmo de cada utilizador.

Os conteúdos dos cursos, gerados a partir de prompts orientadas para a inovação pedagógica, são apresentados em formato texto e vídeo, que recorrem a avatars com voz portuguesa.

Responsável por esta iniciativa, o CIP – Centro de Inovação Pedagógica do Politécnico de Leiria encontra-se já a preparar cinco novos cursos gerados por IA, com novas temáticas, que integrarão o 2.º Ciclo 99% IA. Os novos cursos ficarão disponíveis no próximo ano letivo.

Ao abrigo dos novos estatutos, o Centro de Inovação Pedagógica, anteriormente designado por Unidade de Ensino a Distância, tem como missão coordenar toda a atividade de formação a distância e inovação pedagógica, em articulação com as demais unidades e escolas do Politécnico de Leiria.

     Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.