Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

CDU emite comunicado sobre a decisão de compra das ruínas da ex-empresa Raimundo & Maia, na Rua D. Pedro V

Câmara chega a acordo com proprietários para compra do terreno junto ao Mosteiro de Alcobaça

Rua D. Pedro V

A Câmara Municipal de Alcobaça chegou a acordo com os proprietários do terreno entre o Mosteiro de Alcobaça e o Rio Alcoa, na Rua D. Pedro V e, em breve, levará o assunto a reunião de Câmara e a uma Assembleia Municipal extraordinária.

A CDU lamentou, no dia 8 de julho, em comunicado, que sucessivos executivos, de maioria PSD não tenham avançado para expropriação, como sempre sugeriu, após tentativas de chegar a acordo, em 1998 e em 2002, quando decorria a obra da envolvente do Mosteiro e em períodos subsequentes. Lamenta que só agora tenham optado, para encerrar o assunto, pela aquisição, por um valor de 2,150 milhões de euros.

A CDU lembra que no último ano da Presidência de Gonçalves Sapinho, em 2009, este iniciou o processo de expropriação, com avaliação da propriedade em 800 mil euros e sustentado em estudo prévio dos Arq.s Gonçalo Byrne / Falcão Campos, intitulado “Requalificação dos Terraços de Origem Cisterciense Adjacentes ao Mosteiro de Alcobaça”.

A Coordenadora da CDU/Alcobaça considera que a Câmara de maioria PSD, liderada pelo presidente Paulo Inácio, passou 12 anos a hesitar entre chegar a acordo e a concluir o processo de expropriação. “Nestes 26 anos (de maioria PSD), Hermínio Rodrigues sempre esteve no Executivo. Pelos vistos, preferiu, agora, dialogar de novo e tentar chegar a acordo. Esperamos que também inclua a retirada de qualquer pedido de indemnização”, acrescenta.

A CDU esclarece que só pode aprovar esta decisão após saber o valor atual da propriedade, baseado em informação técnica de qualidade, bem como em informação precisa do que irá a Câmara fazer com o espaço adquirido, nomeadamente se usará a figura de concurso de ideias.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.