Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/10

Festival oferece propostas da dança ao jazz passando pela música de câmara

Cistermúsica prossegue com uma mão cheia de espetáculos e um sábado Non Stop

Elsa de Lacerda

Após um fim de semana intenso, marcado pela passagem da artista brasileira Adriana Calcanhotto e por plateias esgotadas, não só neste concerto, mas também em Cós e na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça apresenta-se com mais uma dezena de espetáculos na sua terceira semana.

Esta quinta-feira, às 21h30, o Museu do Vinho de Alcobaça acolhe o regresso da violinista Elsa de Lacerda acompanhada por Nathanaël Gouin, “discípulo” de Maria João Pires e que está entre os jovens pianistas mais promissores da sua geração. Estes apresentam Change – Temas de Revolução que evoca músicas que ajudaram a mudar o mundo por autores tão variados como Zeca Afonso, Billie Holiday, Chico Buarque, entre outros.

Já no domingo, dia 14 de julho, às 18h00, a Sala do Refeitório do Mosteiro de Alcobaça recebe, em co-produção com o Festival Jordi Savall, o Ensemble Irini, grupo Internacional de música vocal que, através do programa Pythia, explorará obras místicas do compositor Roland de Lassus e peças bizantinas dedicadas à Virgem Maria.

Sábado Non Stop está de volta com mais um programa intenso

É um dos momentos mais aguardados e emblemáticos do Cistermúsica: a habitual maratona Non-Stop torna a juntar a 13 de julho, das 11h00 às 23h30, em vários espaços de Alcobaça, seis espetáculos, para todos os gostos e idades, que vão da dança à música, da vertente mais jazzística à erudita.

Um dos destaques deste dia é o concerto do Mário Laginha Trio com Vasco Dantas que, através da genialidade de obras de Frédéric Chopin, propõe um diálogo entre dois universos e duas linguagens distintas — o clássico e o jazz. Este desafio musical sobe ao palco do Claustro D. Dinis no Mosteiro de Alcobaça, às 21h30.

Igualmente no Mosteiro de Alcobaça, às 15h30, a Capela do Desterro abre as suas portas pela primeira vez ao festival para um recital de flauta de guitarra por David Silva e Júlio Guerreiro, respetivamente, que interpretarão temas de Fernando Lopes-Graça e Astor Piazzolla.

Às 17h00, no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça, o Quarteto Camões regressa ao Cistermúsica com o aclamado guitarrista croata, Dejan Ivanovich, para um programa denominado O Lugar do Tempo, composto por criações de F. Mendelssohn, E. Carrapatoso, N. Nuñez e G. Puccini.

No Bosque, às 19h00, apresenta-se o Coolaboratório Ensemble de Jazz, projeto onde poderemos ouvir a voz de Joana Espadinha e João Firmino, figuras de referência na pop nacional atual.

O dia termina no Armazém das Artes, às 23h30, com o RePercussion Trio que nos traz Intermitências, uma abordagem performativa e multidisciplinar através da luz e do som num concerto sinergético, inusitado e luminoso.

Destaca-se ainda na programação Júnior e Famílias, a Academia de Dança de Alcobaça que apresenta no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, às 11h00, o seu Espetáculo de Final de Ano dos Cursos Livres e Iniciação, designado À Portuguesa.

Rota de Cister arranca em Arouca

Mantendo a sua aposta na descentralização, no dia 14 de julho, às 15h00, o festival sai de Alcobaça para levar o Ensemble São Bernardo até à Igreja do Mosteiro de Arouca. Este concerto de entrada livre está inserido na programação “Arouca – História de um Mosteiro: Recriação Histórica”.

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, o Cistermúsica tem o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional do Mosteiro de Alcobaça/Museus e Monumentos de Portugal.

Bilhetes à venda em: https://blueticket.meo.pt/Tags/cistermusica

     Fonte: DM|DC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.