Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/10

Bruno Pernadas, Nova Era Vocal Ensemble, Banda Sinfónica de Alcobaça e Duo Animarpa são os destaques dos próximos dias

Cistermúsica traz semana de concertos eclética e intemporal

Mário Marques e Gonçalo Pescada

Perto de completar um mês de intensa oferta de programação para todos os gostos e idades, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça apresenta nos próximos dias um leque de propostas musicais intemporais, que será dos mais variados da atual edição.

Na quinta-feira, às 21h30, Bruno Pernadas marca encontro no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça para apresentar o álbum Private Reasons. O músico, que conta também com incursões no universo sinfónico, faz-se acompanhar por Margarida Campelo, Afonso Cabral, João Correia, Nuno Lucas, Jéssica Pina e João Capinha.

Sexta-feira, 26 de julho, às 21h30, o Nova Era Vocal Ensemble sobe ao palco do Salão da Biblioteca no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel para interpretar Bellum. Este programa ilustra as diferentes fases de um conflito armado e convida à reflexão sobre a condição humana, a fé, a paz e a memória. Será composto por temas de Eric Whitacre, Cláudio Monteverdi, Eurico Carrapatoso ou Arnold Schoenberg, entre outros, e inclui ainda a declamação da Ode Marcial de Álvaro de Campos. Um programa que homenageia a composição e mestria artística portuguesas e um duo de harpas para celebrar o feminino

A Banda Sinfónica de Alcobaça, liderada por Rui Carreira, apresenta-se sábado, às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro. Intitulado Orgulho Português, este programa é composto pela Sinfonia n.º 4 de J. Braga Santos, Duetto e Pianíssimo de Carlos Caires, Lusitanies de J. Veyrier e Poème du Feu de I. Gotkovsky. A pianista Ana Telles estará em destaque num programa, que fazendo jus ao ecletismo desta semana, terá uma componente eletrónica a cargo daquele que é também o compositor Carlos Caires.

Um dia depois, no domingo, às 18h00, o duo AnimArpa, formado pelas harpistas Beatriz Cortesão e Carolina Coimbra, apresenta-se no Salão da Biblioteca do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, trazendo-nos o programa Eterno Feminino. Desenhado como um elogio à mulher em geral e à música no Feminino em particular, este duo de harpa será constituído por inovadoras peças compostas por seis mulheres nascidas com quase duzentos anos de diferença.

Cindazunda, Mário Marques e Gonçalo Pescada, e Ensemble Cistermúsica Sacra

Este sábado o Bosque acolhe o projeto Cindazunda. Um ensemble que reimagina a essência da música tradicional e que quebra barreiras estilísticas, apresentando-se com uma instrumentação fora do comum: saxofone soprano, flauta transversal, contrabaixo, acordeão diatónico, percussão e schäferpfeife, uma gaita de foles tradicional alemã. Sem destino certo, será uma viagem através do património musical europeu, com ponto de partida no coração de Portugal.

Integrado no Ciclo de Concertos em Meio Natural, dia 28 de julho, às 17h00, o Cistermúsica leva o duo Mário Marques e Gonçalo Pescada até Barreiro Novo, Telhados Grandes, na freguesia de São Bento, concelho de Porto de Mós. Um momento de tributo a A. Piazzolla e R. Galliano que será ainda um encontro idiomático entre o saxofone e o acordeão.

Por último, dia 31 de julho, às 21h30, a Igreja Paroquial de São Martinho do Porto acolhe o Ensemble Cistermúsica Sacra, para interpretar um programa com obras de J.S. Bach, A. Bruckner, T. Tallis, M. Cardoso e um Processional dos monges cistercienses do Mosteiro de Alcobaça. Sob a direção de Jonathan Ayerst, este concerto é o resultado da formação destinada a coralistas profissionais e estudantes do ensino superior, realizada em março último.

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, o Cistermúsica tem o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional do Mosteiro de Alcobaça/Museus e Monumentos de Portugal, sendo a Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI mecenas do Festival e a Volkswagen o patrocinador oficial.

Bilhetes à venda em: https://blueticket.meo.pt/Tags/cistermusica

    Fonte: DM|GC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.