Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/10

De agosto a outubro.

ÁGORA está de regresso ao Castelo de Leiria com música, artes performativas e visuais

Cartaz

O Castelo de Leiria será novamente o palco do ÁGORA, com uma programação que inclui artistas de renome nacional e internacional, a partir de 3 de agosto, prolongando-se até outubro.

Organizado pela Câmara Municipal de Leiria, em parceria com a produtora e editora de música Omnichord, o ÁGORA contará com a presença de Alabaster DePlume, Niño de Elche com Raül Refree, Angélica Salvi e Marina Herlop.

Ao longo de três fins de semana, o ÁGORA irá cruzar memórias, estilos e épocas, através da exploração de diversos territórios artísticos, das artes performativas à música, das artes visuais à instalação.

No primeiro fim de semana, será inaugurada a instalação “Interfluxos” nas antigas cisternas do Castelo, uma intervenção do artista leiriense João Fonseca, que explora a relação entre o movimento humano e a dimensão digital.

No dia 3 de agosto, a harpista e compositora espanhola Angélica Salvi, radicada no Porto, convida o público a uma viagem emocional e espiritual com a sua música contemporânea e de improvisação.

Segue-se Marta Pereira da Costa, a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado a nível mundial, que une as origens do Fado a diferentes estilos e sonoridades, criando um registo único.

Ainda no dia 3, o grupo La Família Gitana, composto por jovens músicos do Bairro do Fim do Mundo em Cascais, levará a sua cultura e tradição ao público, desconstruindo preconceitos através do seu projeto musical.

No domingo, 4 de agosto, o clarinetista e multi-instrumentista Paulo Bernardino e o vibrafonista Eduardo Cardinho, ambos de Leiria, apresentam “Journeys with Melodies”, fruto de uma residência artística.

Para os mais novos, haverá a oficina criativa “Novos Habitantes do Castelo” e o espetáculo infantojuvenil “Antiprincesas”, da encenadora Cláudia Gaiolas, que aborda a história de mulheres notáveis de Portugal, destacando neste caso Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar no país, em 1911.

O bilhete habitual do Castelo de Leiria garante o acesso às atividades do ÁGORA, com lotação limitada à capacidade dos espaços. A compra será feita diretamente no Castelo e a programação para cada data será anunciada, em detalhe, ao longo dos próximos meses.

Nestes três fins de semana em que o Castelo recebe o ÁGORA, Julius Gabriel, a residência artística das artistas Surma & Inês Condeço, fazem parte de uma programação imperdível que ainda tem muito mais a anunciar.

Acompanhe toda a informação em Leiriagenda (cm-leiria.pt)

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.