Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/12

Na reunião de Câmara Municipal de dia 26 de julho

PS de Alcobaça aprova aquisição de imóveis da Rua D. Pedro V e regulamento da ALEB

Executivo Municipal de alcobaça

A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou a aquisição dos imóveis da Rua D. Pedro V em Alcobaça com os votos do PS, que manifesta o seu agrado pelo acordo conseguido para a aquisição destes prédios, vulgo prédios do Maia, pondo fim a uns infindáveis anos de querelas e contendas, que em nada beneficiaram a cidade de Alcobaça.

Há muito que o PS se tem manifestado pela necessidade de encontrar uma solução para resolver este, que é um dos maiores problemas urbanísticos da cidade de Alcobaça.

A vereação do PS considera que, com esta aquisição, estão criadas as condições para dignificar este local, pelo que interessa agora desenvolver um projeto, que de forma urbanística e ambiental, devolva a esta zona a grandeza que o mosteiro lhe merece. O PS considera que a melhor forma de trabalhar esta zona é através de um concurso de ideias, que enquadre o mosteiro, a cidade e os rios.

Os autarcas socialistas ressalvam que “esta não é uma vitória politica de ninguém. Esta é uma vitória da cidade e do concelho de Alcobaça, à qual o PS se associa com o voto favorável à aquisição destes imóveis.”

O Regulamento da ALEB foi também aprovado na reunião de 26 de julho. Este regulamento foi amplamente discutido e sobre o qual o PS apresentou um conjunto de propostas de alteração, tendo sido acolhidas a sua grande maioria na versão final do regulamento.

Uma das propostas não aceites, e que o PS considera que seria muito vantajosa para o regulamento e futuro da Área de Localização Empresarial da Benedita, refere-se ao modelo de gestão da ALEB que considera não ser a adequada ao nível de gestão que se exige para este tipo de empreendimento, podendo limitar-se a uma mera central de compra e venda de lotes. Os autarcas do PS duvidam que possa existir, quer na CMA quer na JF Benedita, competência técnica instalada para uma gestão profissional da ALEB.

A gestão proposta pelo PS vai no sentido de se conseguir projetar a ALEB para uma dinâmica de desenvolvimento e captação de investimento diferenciado, assegurando uma permanente ligação com todos os projetos de investimento e uma estreita ligação com os empresários e associações empresariais.

Concomitantemente com a gestão diária da ALEB, o PS considera ser necessário projetar a 2ª fase deste equipamento, conciliando ensinamentos, saberes, competências e dinâmicas, que acarretem a esta 2ª fase mais-valias de investimento e projeção do tecido industrial nesta zona do concelho.

Embora vencido no modelo de gestão, o PS considera que este regulamento satisfaz o necessário para se iniciar o processo de venda de lotes, e votou favoravelmente este regulamento, deixando uma recomendação ao presidente para que se estude com muito cuidado a gestão da ALEB e o início da 2ª fase.

Na reunião, foram ainda aprovadas as alterações ao Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo. Estas alterações vêm no seguimento das necessidades de adaptação deste regulamento às atuais dinâmicas do ensino superior e acolhe algumas das propostas do PS, não na sua totalidade, mas em grande parte.

Por proposta do PS, foi incluída a inclusão neste regulamento de bolsas de estudo dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), pois consideraram uma injustiça estes cursos não estarem comtemplados. Não se conseguiu a totalidade do apoio da bolsa, mas os vereadores do PS consideram ser um bom principio, e no próximo ano poder-se-á fazer uma avaliação e ponderar a sua totalidade da bolsa.

O PS votou a favor das alterações deste regulamento pois considera que estas alterações tornam este regulamento mais justo, equilibrado e universal.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.