Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/12

Em operações a cargo da PSP e da GNR

Homem detido em Leiria e mulher detida em Peniche por violência doméstica

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública deteve, no dia 29 de agosto de 2024, através da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, um homem com 27 anos de idade, no âmbito de uma investigação criminal pela prática do crime de violência doméstica, sobre a sua companheira de 20 anos de idade, ocorrido na cidade de Leiria.

Tendo em consideração o tipo de crime, violência doméstica, crime de investigação prioritária, após a realização, imediata, de várias diligências com vista à recolha de prova, foi solicitada a emissão de Mandados de Detenção e Apreensão.

Por existir a suspeita que o mesmo fosse possuidor de armas, foi realizada busca domiciliária à sua residência, em cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão. Na sequência desta diligência, foram apreendidas duas armas de airsoft, 47 notas com o valor facial de 50 euros (notas falsas), num total de 2 350 euros, 01 telemóvel, 01 carta de condução, também falsa, entre outros bens.

O detido, presente a Tribunal no dia 30 de agosto e após ter-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Leiria.

O Comando Distrital da PSP de Leiria reitera o seu compromisso prioritário na defesa das vítimas e na detenção de todos os autores do crime de violência doméstica que tem tido uma grande expressão no distrito, apelando para que as vítimas, bem como a Comunidade em geral, apresentem queixa a fim de permitir uma atuação célere e eficaz da PSP.

Mulher detida em Peniche por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Peniche, deteve, no dia 28 de agosto, uma mulher de 26 anos, por violência doméstica, no concelho de Peniche.

No seguimento de uma denúncia por violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e realizaram diligências policiais que permitiram apurar que a agressora agredia fisicamente e ameaçava a vítima, o seu companheiro de 46 anos. No decorrer das diligências e na presença dos militares a suspeita proferiu ameaças contra a vítima, motivo que levou à sua detenção, em flagrante delito.

A detida, foi presente, no dia 28 de agosto, no Tribunal Judicial de Caldas da Rainha, para aplicação das medidas de coação.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:

No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt;

Via telefónica, através do número de telefone 112;

No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;

Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;

Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

Fonte: CDL|PSP e CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.