Edição: 287

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/10/11

Projeto candidato ao abrigo do Programa CENTRO 2030

ULSRL submete candidatura para reabilitação e expansão da Consulta Externa do Hospital Distrital de Pombal

Edifício da Consulta Externa

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) submeteu uma candidatura ao Programa CENTRO 2030 com o projeto de “Reabilitação e expansão da Consulta Externa do Hospital Distrital de Pombal (HDP)”, com um valor de investimento previsto de 746 mil euros.

«Este é um projeto importante para nós e que tem constado no plano de investimento do extinto Centro Hospitalar de Leiria desde 2019», refere Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da ULSRL. «O projeto foi concebido para satisfazer as necessidades exigidas pelo serviço, de acordo com o número de consultas necessárias diariamente, potenciando o fomento do número de gabinetes médicos e melhorando as condições de trabalho dos profissionais, o que representa uma mais-valia significativa no seu funcionamento e nas valências disponíveis.»

A empreitada proposta visa remodelar as atuais instalações afetas à Consulta Externa e ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, ficando o atual edifício exclusivo para as consultas externas. O novo espaço passará de sete gabinetes médicos, seis salas de enfermagem e realização de exames e tratamentos, para dispor de 11 gabinetes dedicados às consultas externas, um hospital de dia para utentes, uma sala de cirurgia e uma sala de tratamentos. As restantes áreas afetas ao serviço e objeto de intervenção são destinadas às áreas complementares de apoio, com a criação de duas instalações sanitárias, adequadas a utentes com mobilidade condicionada, assim como salas de sujos, de limpos e para armazenamento de resíduos.

A admissão dos utentes continuará a ser efetuada pelas duas atuais entradas e está incluída a melhoria destes acessos exteriores para pessoas com mobilidade reduzida. A sala de espera será única, com capacidade para 30 lugares sentados. O atual ginásio do Serviço de Medicina Física e Reabilitação passará para outra área do HDP. A requalificação integra ainda um projeto global para a melhoria da eficiência energética do edifício.

«A remodelação das atuais instalações para as consultas externas permite aumentar a capacidade de atendimento, bem como oferecer um ambiente mais acolhedor e funcional», salienta Licínio de Carvalho. «O projeto tem também como objetivo alcançar uma gestão mais eficiente dos fluxos de utentes, profissionais e de informação, e ainda incrementar a diferenciação do serviço prestado. É expectável reduzirmos os tempos de espera para primeira consulta e melhorarmos o nível de qualidade do serviço prestado à comunidade que servimos.»

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.