Edição: 287

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/10/11

Próximos dois jogos da União de Leiria vão realizar-se em Rio Maior

Rockin1000 obriga a trabalhos de recuperação do relvado do Estádio Municipal de Leiria

Estádio Municipal de Leiria

O Município de Leiria informou esta sexta-feira, dia 20 de setembro, que estão a decorrer trabalhos com vista à recuperação do relvado do Estádio Municipal de Leiria, na sequência da realização do concerto internacional Rockin1000 naquele recinto, que foi um sucesso sem precedentes em Leiria, com um recorde de assistência com cerca de 20 mil pessoas.

Desde a primeira hora estava prevista intervenção para recuperação do relvado, resultante da utilização para o evento, lamentando, naturalmente, o transtorno, ainda que temporário, que possa provocar para a normal prática desportiva.

Os trabalhos técnicos em curso visam garantir a recuperação do relvado, nomeadamente remoção de matéria orgânica acumulada e melhoria da circulação de ar e água, tal como um processo de perfuração para aliviar a compactação do solo, e a aplicação de uma nova camada de sementes específicas para futebol.

Para melhorar a drenagem e crescimento, está também a ser adicionada areia especial e aplicado fertilizante adequado, assegurando que o relvado recupere rapidamente e com qualidade.

Estes trabalhos estão a ser realizados pela Iberoviris, uma empresa especializada contratada pelo Município, com vasta experiência na recuperação de relvados desportivos, na qual depositamos total confiança para garantir a excelência dos resultados, apresentando o relvado já francos sinais de recuperação.

Refira-se que o Município de Leiria tem, nos últimos anos, financiado e assegurado a boa manutenção do Estádio, nomeadamente ao nível da segurança, iluminação, cobertura, ecrãs, sistema elétrico, trabalhos de conservação corrente, reunindo condições de excelência para realização de grandes eventos desportivos, como a Final Four da Taça da Liga, jogos da Seleção Nacional e diversas competições nacionais e internacionais de atletismo.

A Câmara Municipal de Leiria está certa de que muito em breve o recinto voltará a apresentar as excelentes condições que lhe valeram a inclusão no lote de estádios Premium pela Liga Portugal. Propriedade do Município, o Estádio de Leiria representa o maior investimento público feito neste concelho, pelo que é imperioso encontrar estratégias que garantam a sua rentabilização, para além do futebol.

O Rockin1000, pela adesão que registou, mas muito em especial pela projeção, nacional e internacional, que ofereceu a Leiria, inscreve-se precisamente nesse propósito.

Estima-se que o impacto económico direto da realização deste concerto foi de três milhões de euros, com uma forte componente mediática, que projetou Leiria a nível nacional e internacional.

O Município tentará sempre estabelecer um programa de eventos que compatibilize todos os usos, em especial em articulação com a União de Leiria SAD, reconhecendo a sua importância para a região.

União de Leiria – Futebol, SAD lamenta interdição do Estádio de Leiria

“É com enorme tristeza que a UDL – União de Leiria – Futebol, SAD informa todos os sócios e adeptos Unionistas que os próximos dois jogos na condição de visitado não vão poder ser realizados em casa, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria”, refere em comunicado a União de Leiria – Futebol, SAD.

Apesar das garantias dadas pelo Município em como a realização do Rockin1000 não iria inviabilizar a realização dos jogos da União de Leiria em casa, o relvado ficou sem condições, tendo sido interditado pela Liga Portugal para qualquer tipo de atividade.

Neste momento, a União de Leiria não consegue assegurar quando poderá voltar a jogar em casa, uma vez que o campo precisa de uma intervenção profunda para poder ter condições para a prática da modalidade, esperando que esta situação se resuma somente aos próximos dois jogos.

Percebendo a importância destes eventos para a cidade e para a região, a União de Leiria defende que a sua realização não pode colidir com a atividade da instituição que nos últimos anos tem sido a bandeira da Região Centro por todo o País, elevando o nome da cidade com desempenhos e níveis de assistência, em casa e fora, que semana após semana são amplamente destacados pela comunicação social.

A União de Leiria lamenta profundamente esta situação que muito prejudica este clube, a vários níveis. Aos sócios, adeptos, simpatizantes, patrocinadores, detentores de lugares anuais, camarotes e pacotes corporate lamenta-se o incómodo, solicitando-se a melhor compreensão. Vão ser tomadas as medidas possíveis para assegurar as melhores condições para todos, com especial relevo para sócios e detentores de lugar anual.

No sentido de cumprir os regulamentos e atendendo à interdição do campo, os próximos dois jogos da União de Leiria na condição de visitado vão realizar-se no Estádio Municipal de Rio Maior: frente ao CS Marítimo no dia 29 de Setembro, às 15:30 horas; e frente ao FC Felgueiras no dia 11 de Outubro, às 18 horas.

A União de Leiria agradece ao CS Marítimo a troca do horário do jogo (inicialmente previsto para as 20:30 horas) de forma a facilitar a deslocação da família Unionista, bem como ao Município de Rio Maior e ao Casa Pia AC pela disponibilidade do estádio.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.