Edição: 287

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/10/11

Através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente

GNR detém homem em Ansião pelos crimes de dano contra a natureza e caça por processos e meios não autorizados

Armadilhas de caça apreendidas pela GNR

O Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Pombal, no dia 18 de setembro, deteve um homem de 58 anos, pelos crimes de dano contra a natureza e caça por processos e meios não autorizados, na localidade de Sarzedela, no concelho de Ansião.

Na sequência de uma ação de fiscalização realizada na localidade de Sarzedela, mais especificamente num terreno com cerca de dois hectares, os elementos da Guarda verificaram a existência de vários artefactos, considerados processos e meios de caça não autorizados.

Durante as diligências, foi possível localizar o proprietário do terreno, tendo este assumido a posse do material, motivo pelo qual foi detido.

Neste âmbito, todo o material detetado foi apreendido, nomeadamente, 35 armadilhas de grande dimensão para captura de aves, 12 laços em cabo de aço para captura de espécies cinegéticas de caça maior, duas jaulas para captura de mamíferos e 67 aves de várias espécies autóctones e cinegéticas.

Atendendo à quantidade de artefactos apreendidos, foi possível apurar que o detido se dedicava à caça de diversas espécies, através de processos e meios não autorizados, sendo este comportamento proibido por lei.

Adicionalmente, e no decorrer da ação, os elementos da Guarda verificaram que o detido havia capturado e se encontrava na posse dos vários exemplares de aves, incorrendo também no crime de dano contra a natureza.

Todas as espécies detetadas foram de imediato restituídas ao seu habitat natural, tendo o detido sido constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Pombal.

A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental, apelando à denúncia de eventuais situações que a afetem. Para tal, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Fonte: CDL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.