Edição: 287

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/10/11

 “Caminhos da Rainha”

Município de Caldas da Rainha inaugura Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis com 670 km

Cartaz

O Município de Caldas da Rainha irá inaugurar a Rede de Percursos “Caminhos da Rainha” este domingo, dia 29 de setembro, às 15 horas, no Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho.

A Rede de Percursos “Caminhos da Rainha”, uma rede de percursos pedestres e cicláveis, resulta do projeto da autarquia “Criação e requalificação de espaços de prática de desportos de natureza” iniciado em 2021, tendo sido concretizado em parceria com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Instituto Politécnico de Santarém).

Traduzindo um investimento por parte do Município de aproximadamente 120.000€, esta rede apresenta um total de 672km de percursos, devidamente assinalados, entre percursos pedestres (87km), percursos de trail running (115km), percursos de BTT (154km) e percursos de ciclismo de estrada (316km)- com a principal implantação a ocorrer nas freguesias de Alvorninha (63,6km), Foz do Arelho (81km), Nadadouro (81km), N.ª Sr.ª do Pópulo, Coto e S. Gregório (59km), Tornada e Salir do Porto (128km) e St. Onofre e Serra do Bouro (151km).

O projeto que levou à criação da Rede de Percursos “Caminhos da Rainha” envolveu, numa 1.ª fase, o levantamento e avaliação dos percursos pedestres, de trail running e cicláveis existentes e/ou a criar, bem como a identificação de instalações desportivas radicais (IDR) – paredes de escalada. Após esse processo foi feita a georreferenciação do início e fim de cada percurso, com a identificação da sua distribuição pelas diversas freguesias do concelho.

Estes trabalhos tiveram como resultado uma proposta apresentada no início de 2022, que se concretizou ao longo dos últimos 2 anos (nomeadamente com a georreferenciação integral de cada percurso, mapeamento dos pontos de marcação, definição e identificação do tipo de sinalética a colocar no terreno), seguindo-se, em 2024, os trabalhos de instalação de toda a sinalética envolvida, após a devida limpeza de cada percurso, com o envolvimento das Juntas e Uniões de Freguesia.

A rede que será inaugurada obteve a homologação de todos os percursos por parte das federações respetivas – Federação Portuguesa de Ciclismo e Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Sob o mote “Do Asfalto ao Trilho, a Rainha convida-te a pedalar”, na sessão de inauguração serão apresentados os percursos de BTT e Ciclismo de Estrada, sob orientação da Associação de Escolas de Ciclismo do Oeste (AECO) e da Sociedade de Instrução e Recreio – Pimpões.

A sessão do próximo domingo inclui, ainda, a possibilidade de experimentação, pelo público, dos percursos em bicicleta.

Durante o mês de outubro serão abertos os percursos pedestres e de trail running, com o apoio das juntas e uniões de freguesia e associações locais.

Fonte: CMCR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.