Edição: 289

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/12/8

Quantidades mensais recolhidas passaram de 5,98 para 19,80 toneladas

Município da Marinha Grande aumenta quantidade de bioresíduos recolhidos

Veículo de recolha de bioresíduos

O Município da Marinha Grande iniciou, este ano, a recolha de biorresíduos alimentares em cantinas escolares e estabelecimentos do canal HORECA, tendo registado um crescimento das quantidades recolhidas. O objetivo é diminuir a produção de resíduos com valorização, promovendo a transformação de resíduos biodegradáveis em composto orgânico e extração de biogás para produção de energia elétrica.

Neste primeiro ano da prestação deste serviço, a recolha está a ser assegurada na freguesia da Marinha Grande, nas cantinas escolares e em supermercados e restaurantes. Posteriormente, será estendido a todo o concelho.

Entre janeiro e outubro de 2024, os serviços camarários recolheram um total de 111 toneladas de biorresíduos, sendo de registar que, no primeiro mês do ano, foram recolhidas 5,98 toneladas e no passado mês de outubro esse valor mensal foi de 19,80 toneladas.

Atualmente, cerca de metade dos resíduos produzidos na Marinha Grande são biorresíduos, que acabam por ser depositados nos contentores destinados ao lixo indiferenciado. Trata-se de restos de alimentos sólidos que sobram das refeições, cascas de fruta, restos de legumes, cascas de ovo, sobras de carne e peixe confecionados, pão e bolos não comercializados ou com prazo de validade expirado, guardanapos de papel, entre outros.

Nos estaleiros da Câmara Municipal e nas cantinas escolas existem já recipientes próprios para a deposição de biorresíduos, pelo que é possível deixar nestes locais os seus biorresíduos devidamente acondicionados dentro de um saco de plástico.

     Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.