Edição: 289

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/12/8

Documento federador  surge como uma tomada de posição política

Artemrede assina Compromisso Cultura 2030

Marta Martins, diretora-executiva da ARTEMREDE

A 19 de novembro terá lugar o Fórum Político no qual 17 municípios da Artemrede (Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Torres Vedras) apresentam publicamente e assinam o seu Compromisso Cultura 2030.

O Fórum Político conta com a presença do sociólogo Pascal Gielen, que apresentará as suas ideias sobre “como construir confiança social e política na cidade contemporânea”, Carlos Moedas (presidente Câmara Municipal de Lisboa), Inês de Medeiros (presidente Câmara Municipal de Almada), Francisco Jesus (presidente Câmara Municipal de Sesimbra) e Ana Umbelino (vice-presidente Câmara Municipal de Torres Vedras).

Os 17 municípios associados da Artemrede apresentam publicamente e assinam o seu Compromisso Cultura 2030. O documento federador afirma os valores e compromissos dos municípios para a Cultura no futuro próximo, e surge como uma tomada de posição política. Orientado em torno de três eixos – Democracia e Direitos, Territórios e Comunidades e Governança Democrática – o Compromisso Cultura 2030 é apresentado publicamente e assinado no Fórum Político da Artemrede, que reúne autarcas da rede e de outros municípios a 19 de novembro, no Convento dos Capuchos, em Almada.

A Artemrede afirma no Compromisso Cultura 2030 que “o direito à participação livre na vida cultural integra a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelo que não pode ser separado dos demais direitos humanos e é responsabilidade das instituições públicas e privadas assegurarem o seu exercício pleno. Isto implica garantir a universalidade, a igualdade e a não discriminação no exercício dos direitos culturais, mas também adotar medidas para reduzir desigualdades e eliminar obstáculos à participação”.

O Fórum Político conta também com a intervenção do sociólogo Pascal Gielen, que apresentará as suas ideias sobre “como construir confiança social e política na cidade contemporânea”. Gielen sublinha que os bens comuns culturais desempenham um papel crucial na reconstrução da confiança – confiança nos outros seres humanos, na política, na economia e no futuro. Espaços semi-públicos como escolas, cafés, teatros, museus, cinemas e festivais são essenciais para este processo. Na sua apresentação, Gielen reflectirá sobre a forma como estes espaços podem contribuir para o tecido social da vida urbana contemporânea.

No evento existirá ainda oportunidade para ouvir uma conversa com Carlos Moedas (presidente Câmara Municipal de Lisboa), Inês de Medeiros (presidente Câmara Municipal de Almada), Francisco Jesus (presidente Câmara Municipal de Sesimbra) e Ana Umbelino (vice-presidente Câmara Municipal de Torres Vedras), sobre os desafios que um compromisso para a Cultura implica na atualidade.

ARTEMREDE (2005-) (Portugal) é um projeto de cooperação cultural que reúne atualmente 18 membros, incluindo 17 municípios, com o fim de promover a interação entre cidades de diferentes escalas. A ARTEMREDE centra-se nas especificidades dos territórios através do apoio à criação artística, programação cultural em rede, capacitação, conceção de estratégias de mediação cultural e aprofundamento de políticas culturais.

Em 2024 são associados da Artemrede os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Torres Vedras, e a cooperativa Rumo.

     Fonte: ARTEMREDE

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.