Edição: 289

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/12/8

Leiria

Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos cria laboratório e cordas friccionadas

Cartaz

CordasLab é o novo projeto da Escola de Artes (EA) da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), que pretende dar oportunidade aos jovens de conhecer e tocar novos instrumentos, experienciando a oportunidade de fazer música em grupo.

Este laboratório dedicado apenas às cordas friccionadas – violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo de cordas -, destina-se a crianças entre os 9 e os 12 anos que já estejam a estudar o instrumento, e decorrerá todas as quintas feiras, entre as 18h e as 19h, na sede da SAMP.

Orientado pelo professor Fábio Pascoal, o CordasLab “foi idealizado a pensar nos nossos alunos, por forma a ajudá-los a serem melhores músicos e melhores pessoas”, refere o diretor pedagógico da EA.

Segundo Simão Francisco, “a ideia é promover desde cedo o fazer música em conjunto, permitindo a criação de diferentes momentos que levem o aluno a apaixonar-se mais pela arte dos sons, construindo laços e pontes com outros colegas e percebendo a magia de fazer música com o outro.”

A par do CordasLab, a Escola de Artes lançou também este ano letivo o Laboratório Coral, destinado a jovens entre os 13 e 18 anos, e que funciona às terças feiras entre as 19.30h e as 21h. O objetivo é criar um novo grupo coral apenas com jovens.

A Sociedade Artística Musical dos Pousos é uma instituição de Utilidade Pública, fundada em 1873, envolvendo cerca de 10 mil pessoas entre alunos, professores e utentes. Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de música e várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve, em parceria com diversas instituições, um vasto leque de programas nos âmbitos da formação, musicoterapia e arte comunitária.

Fonte: SAMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.