Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/20

Informação em braille, Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição e pictogramas

Museu da Batalha lança “Memórias e Paisagens”, uma coleção inédita de postais da Batalha em formatos inclusivos

Cartaz

 

O MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, tutelado pelo Município da Batalha, lança no dia 8 de dezembro, às 15h30, a nova coleção de postais da Batalha em formato inclusivo, intitulada “Memórias e Paisagens”. A apresentação comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala anualmente no dia 3 de dezembro, tornando a informação histórica e turística do património cultural e natural do concelho da Batalha, acessível a todos os públicos.

«Este projeto, que abrange a história patrimonial das quatro freguesias da Batalha, foi desenvolvido em colaboração com a associação Casa do Mimo e o CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria», salienta Mónica Cardoso, vereadora da Cultura do Município da Batalha.

«Braille, pictogramas, Língua Gestual Portuguesa, linguagem simples e audiodescrição fazem parte dos vários formatos de comunicação desta coleção, que procura levar a Batalha a mais pessoas, através de uma experiência sensorial e cultural.»

A apresentação da coleção de postais “Memórias e Paisagens” conta com a participação especial da Casa do Mimo, e inclui uma abordagem sobre o processo criativo e colaborativo que deu origem a estes materiais.

«O nosso Museu tem uma missão inclusiva, e este projeto reforça precisamente a promoção da acessibilidade, permitindo o conhecimento e o usufruto do património da Batalha de forma igualitária», sublinha Mónica Cardoso.

«O Museu tem vindo a ser distinguido pelos seus projetos inclusivos, com destaque para o mais recente livro multiformato “Saltos no Tempo – uma visita especial ao MCCB”, edição premiada pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia», justifica.

     Fonte: GCRP|CMB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.