Edição: 293

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/4/1

Concelhia do PS Rio Maior propõe adesão do Município à Moção

Assembleia Intermunicipal do Oeste adota moção sobre nova linha ferroviária Santarém-Peniche

Estação Ferroviária de Caldas da Rainha

O Partido Socialista (PS) de Rio Maior reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento do concelho e da região Oeste e, por isso, propôs, no dia 7 de março, que o Município se associe formalmente à Moção aprovada pela Assembleia Intermunicipal do Oeste, que propõe ao Governo o planeamento e a execução de uma nova linha ferroviária ligando Santarém, Rio Maior, Caldas da Rainha e Peniche, bem como a criação de uma variante ferroviária na Linha do Oeste entre a Malveira e o centro de Lisboa.

A Moção, apresentada pelo grupo de eleitos do PS e aprovada por unanimidade na Assembleia Intermunicipal do Oeste no dia 20 de dezembro de 2024, reflete uma reivindicação antiga dos municípios da região e, em particular, de Rio Maior, que desde a década de 90 tem procurado soluções para melhorar as suas acessibilidades, incluindo à ferrovia.

Recorde-se que, Rio Maior já foi servido por uma ligação ferroviária ao Vale de Santarém.

A Assembleia Municipal de Rio Maior, na sua reunião de 22 de fevereiro, tomou conhecimento desta Moção e o Grupo Parlamentar do PS anunciou a intenção de propor uma posição conjunta de apoio, reforçando a importância estratégica desta ligação para o concelho. Paralelamente, os vereadores do PS na Câmara Municipal de Rio Maior, Miguel Paulo e Susana Gaspar, apresentaram uma proposta, a 28 de fevereiro, para que a Câmara se junte ativamente a este movimento regional. Esta proposta ficou para agendamento.

O PS Rio Maior considera que esta iniciativa representa uma oportunidade única para melhorar a mobilidade, promover o crescimento económico e reforçar a coesão territorial da região Oeste.

Para Miguel Paulo, presidente do PS Rio Maior e Candidato à Câmara Municipal de Rio Maior “é uma excelente iniciativa dos Municípios do Oeste e Rio Maior deve associar-se porque sempre defendeu uma ligação deste tipo, até porque já foi servido por ferrovia, tendo em conta o atual debate na União Europeia e no País sobre novas formas de mobilidade e investimento, bem como o novo quadro da NUT II da Lezíria do Tejo e Oeste, já aprovado”.

    Fonte: PS|Rio Maior

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.