Edição: 294

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/5/29

Centro de Artes Villa Portela e Escola Básica de Silveira

Roteiro “Centro 2030 no Terreno” visita obras de fundos europeus em Leiria e Torres Vedras

Villa Portela

No âmbito do Roteiro “Centro 2030 no Terreno”, a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro 2030) visita esta terça-feira, dia 27 de maio, as obras de dois projetos que em breve estarão ao serviço do cidadão na área da cultura e da educação: Centro de Artes Villa Portela, em Leiria e a Escola Básica de Silveira, em Torres Vedras.

Centro de Artes Villa Portela (Leiria)
Visita às 11.30h

O projeto “Villa Portela”, que conta com cerca de 3 milhões de euros de fundos europeus, vai criar o Centro de Artes Villa Portela, um espaço expositivo dedicado à arte contemporânea, ao design de produto e ao design industrial. A Villa Portela, considerado um dos mais emblemáticos imóveis históricos de Leiria, apresentava um estado de degradação avançado, carecendo de obras de reabilitação, conservação e reconversão. A sua importância, aliada ao desejo da família de que o espaço fosse usufruído pelos leirienses, levou o Município a adquirir o imóvel em 2017, tendo este sido classificado como Monumento de Interesse Municipal devido à sua relevância, no domínio histórico e arquitetónico.

Escola Básica de Silveira (Torres Vedras)
Visita às 15h00

O projeto da Escola Básica de Silveira, que terá um apoio de cerca de 5 milhões de euros de fundos europeus, visa a construção de um equipamento dedicado ao ensino do 1.º ciclo do ensino básico e jardim de infância, destinado a dotar a freguesia de Silveira de melhores condições de ensino e aprendizagem e a otimizar a rede de equipamentos escolares existentes. A Escola Básica de Silveira terá 12 salas de 1º ciclo do ensino básico e 2 salas de educação pré-escolar. Complementarmente à criação deste estabelecimento de ensino, com capacidade para albergar um máximo de 362 crianças, será construído, perto do mesmo, um pavilhão desportivo, que estará também ao dispor da comunidade em período extra letivo. Existirão outros espaços, tais como uma biblioteca e centro de recursos multimédia, horta escolar, recreios exteriores cobertos e zonas de recreio descoberto em espaços naturalizados, equacionados para o desenvolvimento motor e físico das crianças.

O Roteiro “Centro2030 no terreno” enquadra-se na Campanha de Comunicação “Os Fundos Europeus não são invisíveis”, que tem como principal objetivo sensibilizar os cidadãos para milhares de projetos financiados por fundos europeus que fazem parte do nosso dia a dia, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento económico e social da região Centro. O cidadão é incentivado a descobrir à sua volta projetos financiados pela União Europeia, podendo estes serem encontrados em todo o lado: no centro de Saúde, no hospital, na escola, na universidade, no parque, num hotel, numa empresa, num museu ou numa praça junto à sua casa.

Através do site https://osfundoseuropeusnaosaoinvisiveis.pt/, o cidadão pode ver, de uma forma simples, alguns dos projetos financiados por fundos europeus na região Centro, nos últimos anos,  nas oito sub-regiões: Coimbra, Aveiro, Leiria, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão-Lafões, Oeste e Médio Tejo.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.