Edição: 312

Diretor: Mário Lopes

Data: 2026/11/5

Instituto D. João V inaugurou CTE na área da informática

Pombal ganha mais um centro tecnológico no Louriçal com apoio do PRR

Inauguração do Centro Tecnológico Especializado (CTE) na área da Informática do Instituto D. João V, no Louriçal

Foi inaugurado esta segunda-feira, dia 2 de novembro, o Centro Tecnológico Especializado (CTE) na área da Informática do Instituto D. João V (IDJV), no Louriçal, um investimento de cerca de um milhão de euros, que recebeu financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, do Reitor da Universidade de Leiria e Oeste e da vice-presidente da CCDR-C para a Educação.

O CTE resultou de uma candidatura que o IDJV apresentou ao PRR e que contou com o apoio do Município de Pombal, através de um protocolo de cooperação celebrado em janeiro de 2025. O espaço dota, agora, a escola com equipamentos, tecnologias e recursos digitais especializados, para responder às exigências tecnológicas atuais e às necessidades do mercado de trabalho.

Uma resposta às necessidades da formação e do território, que procura qualificar jovens, modernizar as infraestruturas educativas e formativas do concelho, dinamizar o território e contribuir para a retenção e atração de profissionais qualificados e de investimento empresarial.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara destacou o papel do IDJV, que assinala este ano 40 anos de existência. “Há um Louriçal antes do Instituto e há um Louriçal depois do Instituto, há um concelho de Pombal antes do Instituto e um concelho de Pombal depois do Instituto”, afirmou, acrescentando que “não são precisos indicadores estatísticos para perceber que estamos muito melhores, que foram escolas como esta que tornaram a coesão territorial e social uma prática comum”.

Pedro Pimpão sublinhou que o ensino corporativo complementa o ensino público sem o substituir, e que os destinatários do investimento são os alunos: “Estes investimentos não são para nós, nem apenas para o corpo docente. são para as crianças e jovens que vão usufruir deste tipo de condições, de uma Educação de excelência que é promotora de igualdade de oportunidades, de coesão social”.

“A Educação deve cumprir a sua missão de elevador social e de igualdade de oportunidades, para que nenhuma criança fique condicionada pela situação económica da família e que projetos como este ajudem a combater essa desigualdade”, afirmou Pedro Pimpão, defendendo a atratividade das escolas e da Educação de excelência que estas permitem.

Fonte: GPC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.