Programa Radar Social é uma resposta social do PRR
Município de Alcobaça cria Núcleo Local da Garantia para a Infância e concorre ao programa Radar Social
2023-09-23 18:37:35
Foi aprovado por unanimidade, no plenário do Conselho Local da Ação Social do Município de Alcobaça, realizado terça-feira, 19 de setembro, a criação do Núcleo Local da Garantia para Infância.
Esta estrutura procurará dar uma resposta eficaz às vulnerabilidades das crianças e dos jovens, e das suas famílias, através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, potenciadora de uma efetiva integração social. Fazem parte desta estrutura: o Agrupamento de Escolas de Cister; a União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, a Fundação Vida Nova, o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Norte, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), a PSP, a Guarda Nacional Republicana – Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcobaça.
No mesmo plenário foi também aprovada a candidatura de Alcobaça ao programa Radar Social, uma resposta social do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa a criação de uma equipa técnica multidisciplinar integrada no Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social, com financiamento a 100%.
Em caso de aprovação, este programa irá cumprir os seguintes objetivos: atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social – Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação, mapear os recursos, regionais e locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais, de forma a garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções ao nível dos concelhos e das freguesias e executar o Plano de Ação.
“Para que possamos prestar um serviço de excelência às nossas populações em matéria de Ação Social, o Município de Alcobaça está a trabalhar no sentido de se dotar de mecanismos e de estruturas integradas de apoio. Queremos dar um contributo importante e decisivo para a mitigação da pobreza e da exclusão das crianças e das famílias e iremos trabalhar como todas as entidades competentes de forma consertada e estratégica. Necessitamos também de informação atualizada para que possamos tomar as melhores decisões e definir o caminho a seguir”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Foi ainda aprovada a prorrogação do projeto CLDS4G (Re)nascer (Contrato Local de Desenvolvimento Social), coordenado pela Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias. Este projeto visa aumentar os níveis de coesão social de todo o concelho, concentrando a sua intervenção nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas e promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade.
Sobre o CLAS
O Conselho Local da Ação Social do Município de Alcobaça reúne os organismos do sector público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social, que conjugam os seus esforços para prevenir, atenuar e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.
Fonte: GAP|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.