Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Programa Radar Social é uma resposta social do PRR

Município de Alcobaça cria Núcleo Local da Garantia para a Infância e concorre ao programa Radar Social

Reunião do plenário do Conselho Local da Ação Social do Município de Alcobaça

Foi aprovado por unanimidade, no plenário do Conselho Local da Ação Social do Município de Alcobaça, realizado terça-feira, 19 de setembro, a criação do Núcleo Local da Garantia para Infância.

Esta estrutura procurará dar uma resposta eficaz às vulnerabilidades das crianças e dos jovens, e das suas famílias, através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, potenciadora de uma efetiva integração social. Fazem parte desta estrutura: o Agrupamento de Escolas de Cister; a União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, a Fundação Vida Nova, o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Norte, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), a PSP, a Guarda Nacional Republicana – Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcobaça.

No mesmo plenário foi também aprovada a candidatura de Alcobaça ao programa Radar Social, uma resposta social do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa a criação de uma equipa técnica multidisciplinar integrada no Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social, com financiamento a 100%.

Em caso de aprovação, este programa irá cumprir os seguintes objetivos: atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social – Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação, mapear os recursos, regionais e locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais, de forma a garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções ao nível dos concelhos e das freguesias e executar o Plano de Ação.

“Para que possamos prestar um serviço de excelência às nossas populações em matéria de Ação Social, o Município de Alcobaça está a trabalhar no sentido de se dotar de mecanismos e de estruturas integradas de apoio. Queremos dar um contributo importante e decisivo para a mitigação da pobreza e da exclusão das crianças e das famílias e iremos trabalhar como todas as entidades competentes de forma consertada e estratégica. Necessitamos também de informação atualizada para que possamos tomar as melhores decisões e definir o caminho a seguir”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Foi ainda aprovada a prorrogação do projeto CLDS4G (Re)nascer (Contrato Local de Desenvolvimento Social), coordenado pela Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias. Este projeto visa aumentar os níveis de coesão social de todo o concelho, concentrando a sua intervenção nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas e promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade.

     Sobre o CLAS

O Conselho Local da Ação Social do Município de Alcobaça reúne os organismos do sector público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social, que conjugam os seus esforços para prevenir, atenuar e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.

  Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.