Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Câmara de Santarém recebeu delegação de Alfândega da Fé

Santarém é “exemplo em implementação de indústrias inovadoras”

Delegações de Santarém e Alfândega da Fé

A implementação e investimento de indústrias inovadoras no Concelho de Santarém é cada vez mais um exemplo a nível nacional, assegura a Câmara Municipal. .

Neste sentido, João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Russo, vereador, e Daniel Murta, CEO da Entogreen, receberam no dia 14 de julho, a visita de Eduardo Tavares, presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e respetivos vereadores, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.

O Executivo de Alfândega da Fé visitou as instalações da Entogreen e ficou a conhecer a dinâmica desta empresa inovadora e os projetos que a mesma está a desenvolver, de forma a que os mesmos possam ser implementados também no seu Município.

Um desses projetos é a InsectERA – A ERA da indústria dos insetos que alia o respeito pelo meio ambiente e pela atividade agrícola regional. Este projeto possibilita a industrialização e comercialização de inovadores produtos com base em insetos, tanto na área alimentar (alimentação animal e humana), como na de outras indústrias (cosmética ou bioplásticos) ou no inovador setor da biorremediação.

Sendo Alfândega da Fé, um dos maiores Concelhos produtores de azeite a nível nacional, foi com muito interesse que ficaram também a conhecer o projeto Olival Circular que se foca na transformação de um subproduto do olival, o bagaço da azeitona, em fertilizante orgânico para os solos e em óleos e proteínas para a alimentação animal.

Trata-se de um projeto totalmente inovador que vai dar resposta a uma lacuna do setor, do tratamento do bagaço, que com o aumento da produção do azeite, deixou de ter capacidade de escoamento na realidade nacional.

Considerada um exemplo de economia circular no setor agroalimentar, a Entogreen combate o desperdício alimentar através de uma abordagem inovadora na utilização de insetos como ferramenta de bioconversão, convertendo subprodutos agroindústrias alimentares, que teriam como destino o aterro ou compostagem, em fertilizantes orgânicos e produtos para alimentação animal.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.