Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Deputado Duarte Alves contactou com o sector agrícola a propósito da colheita de pera rocha

PCP pede intervenção do Governo para colmatar quebras de colheita de 40% na pera rocha

Reunião da delegação do PCP com a ANP

Na sequência das preocupações sentidas pelos produtores resultantes do escaldão de agosto e das doenças que afetaram as colheitas de Pera Rocha, sobretudo fogo bacteriano, Duarte Alves, deputado do PCP esteve no concelho do Cadaval esta segunda-feira, dia 25 de setembro, acompanhado por eleitos locais e dirigentes do PCP.

As reuniões com a Direção da ANP e da COOPVAL confirmaram as razões da necessidade de uma intervenção na Assembleia da República, procurando responder a dois problemas sentidos: recuperação do potencial produtivo e recuperação do rendimento.

Para o PCP, urge apoiar a produção e os produtores considerando que, os próprios seguros do INFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. – IFAP) não cobrem a situação climática extrema vivida em agosto. Além disso, de modo a combater as pragas e fundos, o PCP volta a insistir na necessidade de se apostar na investigação para a prevenção e tratamento de doenças e fungos que afetam as pereiras.

O desinvestimento crónico na investigação por parte do Estado, o desmantelamento de serviços do Ministério da Agricultura e a apatia do Ministério da Agricultura perante esta situação merecem a crítica e a denúncia do PCP.

Não obstante problemas mais gerais como o acesso a água e os impactos das alterações climáticas, para o PCP, importa, desde já, tomar medidas para colmatar as quebras de produção da presente colheita superiores a 40%. Nesse sentido, o deputado Duarte Alves irá intervir sobre este tema na Assembleia da República.

    Fonte: ODC|Oeste|PCP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.