Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Alcobaça

Atriz e cantora Lúcia Moniz é a homenageada na 9ª edição do Books & Movies

Lúcia Moniz

A atriz e cantora Lúcia Moniz será a personalidade homenageada da 9ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça (12 a 22 de outubro).

Filha de músicos açorianos (Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo), Lúcia Moniz iniciou a sua carreira lançando 4 trabalhos discográficos, em parceria com Nuno Bettencourt, Jorge Palma, Maria do Amparo, entre outros. Durante este percurso musical inicial, enceta igualmente o seu caminho como atriz, em televisão, teatro e cinema.

Destaque para a sua integração no elenco do elenco do filme britânico LOVE ACTUALLY (“O Amor Acontece”) de Richard Curtis, em 2003, e, mais recentemente, em 2020, no filme LISTEN, de Ana Rocha Sousa, pelo qual distinguida pelos Prémios Sophia (Academia Portuguesa de Cinema) e pelo festival Raindance (Inglaterra).

Em fevereiro de 2021 deu início, juntamente com o seu irmão Paulo Quedas (actor e encenador) , a um projecto de Teatro para Jovens, na ilha Terceira. Uma iniciativa que ao longo do ano letivo envolveu jovens adolescentes numa criação artística que culminou numa apresentação ao público, intitulado “PLANO”, estreado em junho 2021, no Auditório do Ramo Grande.

Atualmente é uma das directoras artísticas da GERÓNIMA Associação Cultural, sediada na Praia da Vitória, ilha Terceira, onde usa as ferramentas do teatro para trabalhar com dezenas de crianças, jovens e adultos da comunidade Terceirense, no desenvolvimento de projetos artísticos.

Lúcia Moniz junta-se assim ao ilustre grupo de homenageados do Books & Movies: Manoel de Oliveira (2014), Mário Zambujal (2015), Rita Blanco (2016), Ana Zanatti (2017), Ruy de Carvalho (2018), Pepetela (2019), Isabel Ruth (2021) e Gonçalo M. Tavares (2022).

     Sobre o Books & Movies

O festival Books & Movies foi criado, em 2014, com a premissa de criar novos públicos e de democratizar o acesso à cultura a todas as gerações. Para o cumprimento deste desígnio, a programação abrange o público escolar e o público em geral.

Durante onze dias, o concelho de Alcobaça transforma-se num enorme palco que promove, divulga e homenageia a Arte nas suas várias manifestações, desde a literatura ao cinema, do teatro à dança.

A 9ª edição deste festival tem como tema principal os 100 anos da “Walt Disney Company”. Como dizia o seu fundador “Se podes sonhar, podes fazer” e foi com esta premissa que a Disney nos transportou até ao mundo fantástico dos reinos encantados e da luta entre o bem e o mal. Alcobaça quis associar-se ao centenário homenageando esta grande “fábrica” de sonhos que está no imaginário coletivo mundial.

O festival vai também acolher um espetáculo de tributo a Natália Correia, nascida há 100 anos no arquipélago dos Açores, umas das grandes figuras femininas portuguesas do séc. XX. De personalidade livre e irreverente, ficou conhecida pela sua obra como escritora e poetisa, mas também pelas suas intervenções como deputada.

Nesta edição a grande homenageada será a cantora e atriz portuguesa Lúcia Moniz, também de origem açoreana, com uma sólida carreira artística, tanto a nível nacional como internacional.

O Books & Movies pretende, acima de tudo, promover a interação e o diálogo entre o público e os agentes culturais.

9ª Edição do “Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça”

12 A 22 de Outubro De 2023

Alcobaça

Programa completo em breve.

     Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.