Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

"Homenagem aos opositores do Distrito de Leiria – a coragem de dar a cara em tempos de ditadura"

Grupo de cidadãos promove iniciativa ‘Memória da Oposição Democrática – Círculo de Leiria 1945-1974’

Mário Soares em 2017, com José Miguel Medeiros e Rui Alexandre

O grupo de cidadãos que, através de uma iniciativa cívica, que procederá ao levantamento dos nomes dos democratas, opositores à ditadura e ao regime que vigorou até ao 25 de Abril de 1974, no Círculo Eleitoral de Leiria, vai apresentar esta quarta-feira, dia 4 de outubro, às 15h30 no Hotel Eurosol, em Leiria, a iniciativa ‘Memória da Oposição Democrática – Círculo de Leiria 1945-1974’.

De acordo com a direção executiva da organização, a iniciativa visa resgatar a memória e homenagear “todos aqueles que, por qualquer forma reconhecida e comprovada, vivendo e trabalhando na área do distrito e círculo eleitoral de Leiria, se opuseram ao regime que vigorou em Portugal até 25 de Abril de 1974, resgatando a sua memória e permitindo que a comunidade a que pertenceram ou ainda pertencem, saiba quem foram e os possa conhecer”.

De uma forma ou de outra, todos contribuíram para denunciar e combater um regime baseado na limitação das liberdades de todo o tipo, na censura, na exclusão e prisão dos que pensavam diferente.

O resultado deste trabalho será editado em livro e ficará também disponível em versão digital, por forma a permitir a sua atualização sempre que novas informações ou retificações o justifiquem.

Recorde-se que a direção executiva da iniciativa é constituída pelos cidadãos José Miguel Medeiros, João Cunha, Acácio de Sousa e Jorge Sobral, estando em formação um conselho consultivo que integrará várias personalidades oriundas da área geográfica do círculo de Leiria.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.