Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Alcobaça

GNR deteta descarga ilegal de efluentes pecuários em Turquel

Lagoa de depuração de efluentes da exploração agropecuária

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, no dia 1 de dezembro, detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Alcobaça.

No âmbito de uma denúncia a dar conta de uma alegada descarga ilegal na localidade de Silval, na freguesia de Turquel, os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local onde detetaram uma descarga de efluentes pecuários, através de transbordo de lagoa de depuração destes efluentes de uma exploração agropecuária (suinicultura). Esta descarga encontrava-se a ser introduzida diretamente na linha de água do Rio das Antas, um afluente do Rio Baça, a qual desagua na Bacia Hidrográfica da Nazaré.

Desta ação resultou a identificação da exploração agropecuária, tendo sido elaborado um auto contraordenacional, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de Lisboa e Vale do Tejo/Administração da Região Hidrográfica Lisboa e Vale do Tejo, punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

    Fonte: CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.