Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No centro histórico da cidade

Natal em Abrantes abriu no dia 1 de dezembro com a chegada do Pai Natal e a inauguração das luzes natalícias

Pista de gelo sintético

O centro histórico de Abrantes encheu na tarde de sexta-feira, 1 de dezembro, para receber a chegada do Pai Natal que veio acompanhado pelos GAMA – Grupo de Amigos Motards de Abrantes e para experimentar a pista de gelo sintético ou fazer compras no Mercadinho de Natal, no Jardim da República onde, às 17h30, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes presidiu à cerimónia de abertura das luzes de Natal.

“Estamos a inaugurar o Natal 2023 na nossa cidade, no nosso concelho”, mencionou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, depois de se terem acendido as tradicionais luzes de Natal esta sexta-feira, 1 de dezembro, às 17h30, no Jardim da República.

Além das ruas do centro histórico embelezadas com as luzes de Natal, Abrantes também já tem iluminada a sua árvore de Natal gigante, na Torre de Telecomunicações.

No Jardim da República, em Abrantes, concentram-se as grandes novidades deste ano: o Mercadinho de Natal com a presença de artesãos locais e de associações de pais, a pista de gelo sintético e a Casa do Pai Natal, onde os mais pequenos podem tirar uma fotografia ou deixar os seus desejos de Natal.

Este ano, uma das grandes novidades é a pista de gelo sintético, a funcionar no Jardim da República, e que tem um cariz solidário uma vez que o valor de cada bilhete (1€ por cada 15/20 minutos) irá reverter para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes. Nesta pista, consegue-se patinar de uma forma muito mais simples e ecológica, sem consumo de água ou eletricidade, sendo um equipamento amigo do ambiente.

“Temos um conjunto de atividades importantes, mas o que importa dar relevância é a parceria com as diferentes Instituições e associações do concelho que participam neste programa de Natal”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes agradecendo aos GAMA, ao grupo musical Arrebimbá Fundo e a todas as restantes entidades que participaram neste primeiro dia que assinala a abertura oficial das festividades do Natal em Abrantes.

“O nosso tema central é incentivar a que as pessoas façam as compras de Natal no nosso comércio local”, mencionou Manuel Jorge Valamatos, destacando o Sorteio de Natal que este ano se alastrou aos estabelecimentos comerciais e de serviços de todo o concelho e ao qual aderiram 87 lojas de várias freguesias do nosso concelho. Entre os dias 1 de dezembro e 4 de janeiro de 2024, quem efetuar compras no valor igual ou superior a 10 euros nos estabelecimentos aderentes, recebe um cupão habilitando-se a um dos 20 vales de compras que irão ser sorteados no dia 6 de janeiro. Os estabelecimentos comerciais aderentes podem ser consultados em

https://acee.pt/2023/11/30/sorteio-de-natal-2023-concelho-de-abrantes/

 

Na inauguração das luzes de Natal, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes destacou ainda a exposição de presépios feitos por artesãos locais que pode ser visitada no Posto de Turismo de Abrantes e também a Festa Jovem “O Som deste Natal” que se irá realizar no dia 7 de dezembro, com entrada livre, nos Parque de Ciência e Tecnologia, nos pavilhões da antiga Quimigal, em Alferrarede.

 

“Abrantes este ano volta a ter Passagem de Ano na Praça Barão da Batalha, com a presença de DJ´s locais”, afirmou o autarca acrescentando que as festividades natalícias terminam a 6 de janeiro com a realização do Concerto de Ano Novo, na Igreja de Alferrarede.

 

Pode consultar toda a programação em www.cm-abrantes.pt

 

Natal em Abrantes em números:

 

– 3 workshops (dois realizam-se no Mercado Municipal e um na Biblioteca);

– 1 caminhada pelas ruas e praças do centro histórico;

– 5 espetáculos musicais (para o público infantil e público em geral);

– animação de rua;

– 1 festa jovem “O Som deste Natal” (para o público juvenil);

– 6 atividades dirigidas ao público infantil (dinamizadas na Biblioteca Municipal, Biblioteca Itinerante de Abrantes no Jardim da República e Museu Ibérico de Arqueologia e Arte);

– Passagem de Ano na Praça Barão da Batalha com Danny Vita, Sara Santini DJ e Mossy;

– 1 concerto de Ano Novo.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.