Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica decorreu em Aveiro

Alcobaça e Caldas da Rainha vão acolher o Congresso da Academia Internacional de Cerâmica no mês de setembro

1.º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica

Entre os dias 19 e 20 de janeiro, realizou-se no Centro de Congressos de Aveiro o 1.º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica, promovido pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCVC).

O congresso contou com a participação dos 29 municípios membros da associação de que Alcobaça é membro fundador (2018), e Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e atual vice-presidente da AptCVC.

Estiveram também presentes representantes das Associações de Cidades Cerâmicas do resto da Europa, através do Agrupamento Europeu.

“Alcobaça é um dos expoentes máximos do setor português da cerâmica. As nossas empresas são de dimensão internacional e contribuem decisivamente para a criação de emprego e riqueza no nosso território. Felicito, deste modo, todas as entidades e empresas presentes neste evento. No próximo mês de setembro, Alcobaça irá acolher o Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC) em parceria com o Município das Caldas da Rainha. Será também uma excelente oportunidade para afirmar a excelência da nossa cerâmica”, sublinha Hermínio Rodrigues.

No que diz respeito a associados honorários, a AptCVC tem entre outras entidades a APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (Coimbra), CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (Caldas da Rainha), CEPAE – Centro de Património da Estremadura (Batalha), CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro (Coimbra), DEMaC – Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (Aveiro), ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha), PH – Património Histórico PH – Grupo de Estudos (Caldas da Rainha), SPCV  – Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (Aveiro), Projecto SOS Azulejo e como associado honorário individual o Arquiteto Manuel da Bernarda e o mestre Manuel Cargaleiro.

A AptCVC tem como principais missões a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre os associados, o estabelecimento de parcerias, a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea.

   Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.