Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Primeiro dia de feira foi marcado pela visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Turismo do Centro apresentou novos suportes de comunicação e promoção na BTL

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa brindou à BTL 2024

A Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa os seus novos suportes de comunicação e promoção, que dão a conhecer aos visitantes a oferta turística da região.

Uma das propostas, que foram dadas a conhecer por Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, são oito guias de oferta turística, um por Comunidade Intermunicipal (CIM) do Centro de Portugal. Muito completos na informação, os oito guias dão a conhecer aos turistas o que fazer, o que visitar e o que experimentar nos diversos territórios da Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo e Oeste.

Outro dos novos suportes é o Roteiro do Turismo Industrial, que foi precisamente lançado nesta BTL. Este roteiro é um guia para descobrir os 49 aderentes à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que tem locais emblemáticos nesta região.

Um guia com “Short Breaks”, para estadias no Centro de Portugal, foi outro suporte apresentado. Esta publicação contempla promoções de 147 alojamentos, entre hotéis, unidades de turismo de habitação, agroturismos, casas de campo e parques de campismo.

Os novos suportes estão desde hoje disponíveis na rede de postos de turismo da TCP e em https://turismodocentro.pt/roteiros/brochuras-promocionais

Presente na apresentação, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal (por impedimento do presidente Raul Almeida), destacou o grande crescimento da procura turística na região, que bateu todos os recordes em 2023.

“O Centro de Portugal cresceu mais do que a média nacional no ano passado e está a criar novos produtos turísticos, na gastronomia, no turismo industrial ou nas redes colaborativas. Mas não trabalhamos sozinhos: trabalhamos em conjunto com um vasto leque de parceiros institucionais”, considerou.

Cumpriu-se a tradição: Presidente da República visitou stand da Turismo do Centro

A tradição ainda é o que era e o Presidente da República fez questão de visitar o stand da Turismo Centro de Portugal, no arranque do primeiro dia da BTL. Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido por Anabela Freitas e outros representantes do território.

O Presidente da República teve oportunidade de conhecer a enorme variedade de produtos turísticos da maior região de turismo do país, trocou dois dedos de conversa com os colaboradores do stand, provou o célebre Leitão da Mealhada e, como não poderia deixar de ser, foi muito fotografado.

Também de manhã, o stand foi visitado pelo Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, que foi acompanhado pelo presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

 Médio Tejo, Coimbra e Beira Baixa em destaque no primeiro dia

Antes, a começar o dia, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a Escola de Hotelaria de Fátima ofereceram chás, cafés e sabores regionais e o Município da Mealhada proporcionou a degustação dos produtos 4 Maravilhas da Mealhada: Água, Pão, Vinho e Leitão.

A tarde começou com a CIM Região de Coimbra a apresentar a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. O grande protagonista deste momento foi o cantor Toy, que animou os presentes graças ao seu apurado sentido de humor.

Seguiu-se um espaço dedicado à CIM Médio Tejo. Depois de Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM, dar as boas-vindas aos presentes, foram apresentados alguns destaques turísticos da região.

Um a um, foram revelados os Projetos Rota dos Templários e Caminhos de Fátima; a visita imersiva ao Castelo de Almourol; o Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso, no Sardoal; o projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior (Abrantes, Constância e Sardoal); o Projeto Ouro Líquido (Alcanena e Torres Novas); a Praia Fluvial da Bairrada / Bairradinha (Ferreira do Zêzere); o Roteiro de Verão em Mação; o Evento “La Vuelta” em Ourém; o Wellness Weekend 2024, em Tomar; e a iniciativa “Turismo Torres Novas Parte ao Encontro”. Este momento culminou com uma mostra gastronómica de produtos do Médio Tejo.

O espaço seguinte teve como protagonista o Município de Coimbra. O presidente da autarquia, José Manuel Silva, apresentou os motivos que levaram a cidade a ser o Destino Nacional Convidado BTL’24.

O primeiro dia de BTL no stand da TCP terminou com um momento destinado à Beira Baixa. João Lobo, presidente da CIM, introduziu as mais-valias turísticas deste território. De seguida, foram apresentados os projetos “Bem Vindos à Beira Baixa” e “Beira Baixa – diferentes versões de um mesmo território”, assim como o vídeo “Beira Baixa é para celebrar!!!” – e uma mostra gastronómica da região.

O stand da Turismo Centro de Portugal está à sua espera no Pavilhão 1 da BTL, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, até ao próximo domingo. Pode consultar o programa em www.turismodocentro.pt.

Sobre a Turismo Centro de Portugal

A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Fonte: TCP e AdC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.