Edição: 263

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/10/5

Categoria: Desporto

Espaço vai encerrar ao público para obras no dia 30 de setembro

Município investe quase 450 mil euros na requalificação das Piscinas Municipais de Ourém

O Município de Ourém celebrou no dia 23 de setembro dois autos de consignação relativos à necessária requalificação do edifício das Piscinas Municipais de Ourém, espaço que vai encerrar ao público no dia 30 de setembro para viabilizar o início das empreitadas.
Os projetos têm como objetivo executar as medidas de eficiência energética que o edifício exige, minimizando os custos com energia e adequando o espaço aos requisitos atuais e em vigor neste âmbito. Os trabalhos previstos no caderno de encargos definem um investimento de quase 450 mil euros, num projeto com 180 dias de prazo de execução.

Instituições formalizaram protocolo no dia 21 de setembro

Protocolo entre Politécnico de Leiria e AFLeiria prevê criar torneio anual entre equipas das cinco escolas da instituição

O Politécnico de Leiria formalizou um protocolo de cooperação com a Associação de Futebol de Leiria, que prevê a criação de um torneio anual de futebol e/ou futsal entre equipas compostas por estudantes das cinco escolas da instituição de ensino superior. Rui Pedrosa e Manuel Mendes Nunes, presidente da AFLeiria, assinaram o protocolo a 21 de setembro.

Italiana venceu a espanhola Bassols Ribera

Lucrezia Stefanini conquista segundo título W60 no Caldas da Rainha Ladies Open

Foram precisas duas horas e 40 minutos para se conhecer a campeã do W60 Caldas da Rainha Ladies Open. Mas foi Lucrezia Stefanini a sair vencedora sobre a espanhola Marina Bassols Ribera, após três sets bastante disputados, e a levar para Milão o segundo troféu da categoria de torneios dotados com um prize money 60 mil dólares (mais hospitalidade).

Irmãs justificaram o estatuto de segundas cabeças de série

Francisca e Matilde Jorge atingem meias-finais de pares do W60 Caldas da Rainha Ladies Open

O quinto dia do W60 Caldas da Rainha Ladies Open terminou com uma vitória portuguesa. Francisca Jorge e Matilde Jorge justificaram o estatuto de segundas cabeças de série e qualificaram-se para as meias-finais do torneio dotado com um prize money 60 mil dólares. As irmãs Jorge derrotaram a sérvia Katarina Jokic e a norte-americana Taylor Ng.

Única tenista portuguesa em prova

Francisca Jorge vence e passa à segunda ronda do W60 Caldas da Rainha Ladies Open

Com a chuva a a perturbar a programação e a pôr à prova a organização e equipa de arbitragem, o W60 Caldas da Rainha Ladies Open prosseguiu com a realização da 1ª eliminatória do quadro de singulares. A chuva deu tréguas à tarde e 9 dos 13 encontros programados puderam ser completados. Das 3 tenistas portuguesas em ação, só Francisca Jorge conseguiu a passagem à segunda ronda.

No ano em que Leiria ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto

Meia Maratona de Leiria desafia famílias a promoverem hábitos de vida saudáveis

No ano em que Leiria ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, o concelho volta a ter uma meia-maratona. Para o vereador do Desporto, Carlos Palheira, o regresso da prova era “incontornável”, pois além de promover hábitos de vida saudáveis, este evento também “dá a conhecer o território” e potencia o “turismo ativo”. A partida será às 9h30 do dia 2 de outubro.

Integrado no Programa Mais Lezíria

Canoagem liga Valada ao Escaroupim entre os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos

A próxima atividade do Programa Mais Lezíria vai ligar as zonas ribeirinhas dos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos. No dia 18 de setembro, vai poder atravessar o Tejo pela sua própria mão, que é o mesmo que dizer – vai ter muito que remar. Para compensar o esforço e recuperar forças, a organização preparou um almoço a ter lugar em Valada.

Peniche

Liga MEO Surf – Bom Petisco Peniche Pro decide título nacional de 28 a 30 de outubro

O Bom Petisco Peniche Pro, última etapa da Liga MEO Surf 2022, 1ª divisão do surf nacional, volta a sofrer um ajuste de programação, regressando às datas de 28 a 30 de outubro, por imposições do calendário internacional. A etapa que vai decidir o título nacional masculino estava prevista para outubro, mas foi mudada para novembro devido a constrangimentos da World Surf League.

No Palácio dos Desportos Helena Sentieiro

Benfica, Sporting e Barreiro disputam em Torres Novas supertaças feminina e masculina de basquetebol

 Edição de 2022 das Supertaças de Basquetebol vai decorrer no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas, no dia 17 de setembro. A competição feminina, que oporá o Sport Lisboa e Benfica ao G. D. ESSA Barreiro, terá início às 15h. As equipas seniores masculinas do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal defrontam-se às 18h. O bilhete tem o custo de 5 euros e dá acesso a ambos os jogos.

Para 34 associações do Concelho

Batalha garante mais 157 mil euros de apoios extraordinários ao Associativismo

A Câmara da Batalha, no decurso da imple- mentação de medidas para minimizar os efeitos causados pela pandemia na área associativa, aprovou, no dia 5 de setembro, a disponibilização de apoios extraordinários de cerca de 157 mil euros. As verbas a atribuir respeitam a auxílios extraordinários à prática desportiva federada de 2021/2022

Alcobaça

1ª Prova de Triatlo de São Martinho do Porto quer promover a baía e homenagear atletas do concelho

A apresentação da 1ª Prova de Triatlo de São Martinho do Porto realizou-se segunda-feira, dia 5 de setembro, no Miradouro do Cruzeiro. Prova pretende promover e difundir o triatlo, dando maior visibilidade a esta magnífica praia do concelho, que apresenta condições naturais únicas para uma modalidade que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

Protocolo visa a promoção de atividades em distintas áreas

Politécnico de Leiria celebra acordo com Federação Mundial de Desportos de Disco e reforça promoção da atividade física

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e o presidente da Federação Mundial de Desportos de Disco (WFDF), Robert Rauch, acabam de firmar um protocolo de cooperação para a promoção de atividades de âmbito desportivo, mas também nas áreas da ciência, educação, investigação, sustentabilidade, alterações climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

10ª edição irá acontecer na cidade de Leiria nos dias 10 e 11 de setembro

Festa do Desporto arranca com warm up no LeiriaShopping

No ano em que Leiria é Cidade Europeia do Desporto e de forma a divulgar a um estilo de vida saudável e equilibrado, o LeiriaShopping irá realizar um warm up da Festa do Desporto, cuja 10ª edição decorre em Leiria a 10 e 11 de setembro. Este sábado, estarão no LeiriaShopping demonstrações de modalidades despor- tivas, para incentivar o exercício físico!

Iniciativa do projeto «Caminhadas 2022».

Município de Torres Novas promove Caminhada do Carril nos dias 10 e 11 de setembro

O Município de Torres Novas promove mais uma iniciativa do projeto «Caminhadas 2022» nos dias 10 e 11 de setembro. A Caminhada do Carril terá um percurso de cerca de 11 km, grau de dificulda- de médio, e início às 8 horas na Capela de Vale Carvão. Para este ano estão ainda previstas mais caminhadas, com vista à promoção de atividade física e descoberta do território.

António Carvalho abdicou do 2º lugar a favor do ciclista classificado em 3º

Presidente da Câmara da Marinha Grande distingue fair-play de ciclista com cartão branco do PNED

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, atribuiu cartão branco ao atleta António Carvalho, pela demonstração de fair-play, no âmbito do Circuito de Ciclismo da Moita, que se realizou no dia 22 de agosto. No decorrer da atribuição de prémios, António Carvalho, trocou o seu segundo lugar no pódio pelo terceiro, com o atleta Rodrigo Caixas.

Ao não conceder apoio financeiro pelos planos de formação de 2020 e 2021

Associação do Distrito de Santarém manifesta indignação pela falta de apoio da Federação Portuguesa de Judo

Associação Judo do Distrito de Santarém manifestou indignação pela não concessão de apoio por parte da Federação Portugue- sa de Judo. Decisão do presidente da Fede- ração, Jorge Fernandes, de não concessão de apoio à Associação de Santarém pela formação de 2020 e 2021 coloca mesmo em causa o plano de formação para 2022.

Fase de Qualificação para os Jogos Mundiais de Areia 2023 disputam-se em Itália

Seleção Nacional prepara na Nazaré a qualificação para os Jogos Mundiais de Areia 2023

Seleção Nacional de Futebol de Praia está concen- trada na Nazaré onde prepara a sua participação na Fase de Qualificação para os Jogos Mundiais de Areia 2023. A Seleção A faz no Estádio do Viveiro os treinos de preparação para mais uma importante competição que iniciará a 29 de agosto frente à Moldávia. Fase de Qualificação dos Mundiais de Areia vai disputar-se na Catânia, em Itália.

Embaixador o Atleta Internacional Domingos Castro estará presente

Corrida e Caminhada 500 Magalhães com Pé N’Areia homenageiam na Praia da Vieira o navegador português

A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza a 1.ª “Corrida e Caminhada 500 Magalhães com Pé N’Areia”, dia 11 de setembro, sendo coadjuvada na organização pelo Clube Atletismo da Marinha Grande, Industrial Desportivo Vieirense e pela Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação / 500 Magalhães e apoio das Juntas da Marinha Grande e da Vieira.

No dia 24 de setembro

Leiria Fun Run regressa em 2022 para encher cidade de cor

Depois de dois anos de paragem, Leiria volta a receber, a 24 de setembro, a prova mais colorida do ano, o Leiria Fun Run, uma iniciativa em que os participantes recebem um autêntico banho de cor num percurso que os leva por algumas das mais emblemáticas ruas da cidade, com um total de cinco quilómetros de extensão.

Vencendo as campeãs ACD O Sótão

Equipa feminina de AD Pastéis vencem na Nazaré o Campeonato Elite de Futebol de Praia

AD Pastéis são as campeãs 2022 do Campeonato Futebol de Praia – Elite. Venceram a ACD O Sótão na final, disputada domingo, no Estádio do Viveiro – Jordan Santos por 3-2. As lisboetas sucedem às nazarenas da ACD o Sótão, campeã da 1.ª edição da prova.

Torres Vedras

Espanha sagrou-se na Praia do Mirante campeã da Europa no Eurosurf Junior 2022

Espanha é a grande vencedora do Eurosurf Junior 2022, que terminou este sábado na Praia do Mirante, onde decorre o Santa Cruz Ocean Spirit. Esta foi uma conquista inédita da equipa espanhola, que viu três dos seus atletas a dominar as suas categorias. No pódio por equipas seguiram-se França, Portugal e Inglaterra, respetivamente, num campeonato que contou com 2.846 ondas surfadas e pontuadas ao longo da semana.

Torres Vedras

Eurosurf Junior junta 14 países na praia de Santa Cruz

O Eurosurf Junior continua a avançar a passos largos em Santa Cruz. Com 14 seleções a competir pelo titulo de Campeã da Europa, a prova ocupa lugar de destaque no programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas, que decorre até domingo na Praia do Mirante. França é uma das seleções que mais tem dado cartas. Ocupando o segundo lugar e apenas a 280 pontos da seleção espanhola, os bons resultados refletem-se na boa disposição do presidente da Federação Francesa de Surf, Jacques Lajuncomme.

José Amoroso é autor do programa “Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas”

Professor do Politécnico de Leiria promove desportos de disco junto de crianças e jovens de Cabo Verde e Brasil

Divulgar e dar a conhecer os desportos de disco e promover a sua prática junto dos mais novos, além-fronteiras, é um dos grandes objetivos de José Amoroso, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que em junho visitou Brasília e, em julho, Cabo Verde, para formar e capacitar professores locais para o ensino dos desportos de disco.

Torres Vedras

Internacional de Skimboard voltou à Praia do Mirante

O primeiro dia de provas do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas marcou este sábado de verão em Santa Cruz. A 18.ª edição do Internacional de Skimboard lançou-se às águas da Praia do Mirante logo de manhã, com o mesmo espírito que se vivia em 2003, ano em que Santa Cruz passou a ser palco principal desta prova.

Por despacho do presidente Luís Miguel Albuquerque

Câmara de Ourém decreta cancelamento de festas, romarias, atividades culturais, desportivas e recreativas até 18 de julho

O presidente da Câmara Municipal de Ourém decretou o cancelamento de todas as festas, romarias, atividades culturais, desportivas e recreativas até 18 de julho, por força da violên- cia dos incêndios que tem afetado o concelho. “Foi ativado o Plano de Contingência Municipal. A situação obriga-nos a tomar mais medidas para salvaguardar o Concelho”, frisa o autarca.

Finais de andebol de praia foram o evento de maior retorno económico

Finais do Arena 1000 Nazaré Dreams reúnem 3 mil atletas, 5 mil elementos das equipas de acompanhamento e 195 clubes

Chegou ao fim a edição 2022 do Nazaré Dreams do Arena 1000 – Andebol de Praia, o maior evento de sempre em nº de participantes do Arena Hand- ball Tour. A Nazaré, considerada uma referência na modalidade do andebol, acolheu, desde sexta-feira, 195 equipas e 3 mil atletas. O presidente da Câmara, Walter Chicharro, mostrou agrado pela competição e pelo retorno à economia local.

Prova é um percurso de trail misto entre trilhos e locais urbanos da cidade

Runset Alcobaça abre inscrições até 10 de julho

A Runset Alcobaça é um percurso de trail misto entre trilhos e locais urbanos cons- tituído por uma volta única de 11 km, com partida no Parque Verde da cidade de Alcobaça e passagem por vários espaços emblemáticos da cidade, centro histórico e regresso à meta no Parque Verde. Paralelamente, decorrerá a Mini Race de 6 km e a Kids Race Remax Mosteiro.

Torres Vedras

Programa "Onda de Verão" está a animar a zona de Santa Cruz

Programa “Onda de Verão” está desde junho a ser dinamizado na zona de Santa Cruz, de forma a tornar a estadia mais aprazível e enriquecedora durante a época de veraneio.
Atividades lúdicas, culturais, desportivas e ambientais são proporcionadas até 24 de setembro no âmbito do programa organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Downhill Urbano de Constância é um dos pontos altos

Constância realiza Festival da Juventude no sábado e inaugura praia fluvial no domingo

Sábado, dia 9 de julho, Constância recebe o Festival da Juventude, iniciativa que decorre na vila a partir das 9h, com Passeio Convívio de BTT, Passeio Convívio em Bicicleta em Família, 5º Downhill Urbano de Constância e animação noite dentro. No domingo, dia 10 de julho às 11 horas, terá lugar a inauguração da Praia Fluvial de Constância.

Leo Martins, autor de hat-trick nas três partidas, arrecadou o prémio de melhor marcador e jogador mais valioso do evento da Nazaré

Portugal e Espanha lideram os seus grupos na Euro Beach Soccer League

Portugal e Espanha acabam na liderança de grupo após a etapa da Nazaré da Euro Beach Soccer League, que chegou ao fim no domingo, 3 de julho. A Seleção Nacional venceu a Suíça, na última jorna- da do dia, e lidera o Grupo A, enquanto a Espanha lidera o Grupo B.

Alcobaça

Carolina Deslandes, Carlão, Gisela João e Tony Carreira animam Feira de São Bernardo

Após dois anos de interregno devido à Covid – 19, está de volta a Feira de São Bernardo, em Alcobaça,de 19 a 22 de agosto. Carolina Deslandes (Dia 19), Carlão (20), Gisela João (21) e Tony Carreira (22), são os cabeças de cartaz que atuarão na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro. Contudo, o resto do certame vai decorrer na Cova da Onça.

Corrida, spinning, ciclismo e triatlo são as modalidades em destaque

Grandes provas desportivas regressam ao concelho de Alcobaça este verão

O verão de 2022 assinala o regresso dos grandes eventos desportivos ao concelho de Alcobaça, com público e muita emoção. Corrida, spinning, ciclismo e triatlo são modalidades de destaque nas 4 grandes provas a decorrer entre julho e setembro, com o Município como coorganizador: Circuito de Ciclismo de São Bernardo, 24h de Spinning de São Martinho do Porto, Runset e Triatlo de São Martinho do Porto.

Braga e Casa do Benfica de Loures disputam a final

Final da Taça Europeia de Clubes de Futebol de Praia disputa-se este domingo na Nazaré

SC Braga e Casa do Benfica de Loures irão disputar a final da Euro Winners Cup. A Taça da BSWW será discutida entre duas equipas portuguesas que venceram, sábado, 11 de junho, os seus adversários nas meias finais. Euro Winners Cup, Taça Europeia de Clubes de Futebol de Praia, é um torneio anual de futebol de praia.

Infraestrutura perdeu, em 2021, a homologação

Centro de BTT da Batalha perde homologação da Federação Portuguesa de Ciclismo

Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso, inaugurado em 2012 e o primeiro do país homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, não consta da publicação “Cyclin`Portugal” – Percursos Cicláveis de Portugal 2022, por ter perdido, em 2021, a homologação por incumprimento de diversos requisitos técnicos.

Entre 1 e 5 de junho

Festa da Criança celebra Leiria 2022 - Capital Europeia do Desporto

“Ler, Brincar e Jogar” é o mote do conjunto de atividades lúdicas e desportivas, prepa- radas em diversos espaços da cidade para os mais novos, que, entre 1 e 5 de junho, complementam a Feira do Livro, a decorrer no Mercado Sant’Ana, numa programação concebida tendo em conta que em 2022 Leiria é Capital Europeia do Desporto.

Após derrotar o Salvaterra de Magos

Cister Sport Alcobaça vence Taça complementar da Associação de Andebol de Santarém

A equipa de Seniores Masculinos do Cister Sport de Alcobaça venceu, este domingo dia 29 de maio, a Taça complementar da Associação de Andebol de Santarém depois de levar a melhor sobre a equipa do Salvaterra de Magos, por 36-33, numa final que se disputou no pavilhão D. Pedro I, em Alcobaça. Os comandados do treinador Rui Medeiros estiveram sempre na frente do marcador durante o encontro e conquistaram assim a taça, perante o seu público.

Após vencer o AC Avelarense

Beneditense vence Campeonato Distrital da 1ª Divisão

A equipa do Beneditense venceu no domingo, 29 de maio, o Campeonato Distrital 1ª Divisão de Seniores de Futebol Onze, ao bater o AC Avelarense na final, por 0-3, em jogo disputado no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoas, em Leiria. João Amaro, Guilherme Lopes e Tonicha foram os autores dos golos. A equipa comandada por Pedro Cordeiro regressa assim à Divisão de Honra distrital.

Câmara Municipal de Torres Vedras recebeu a equipa

Torreense recebido em festa em Torres Vedras depois de sagrar campeão da Liga 3

A Câmara Municipal de Torres Vedras recebeu a formação do Sport Clube União Torreense (SCUT) que se sagrou campeã da Liga 3 ao início da tarde desta segunda-feira, 16 de maio. O clube, que venceu a primeira edição da competição, foi recebido no átrio do Edifício Multisserviços, onde se apresentou com a taça que conquistou no Estádio Nacional. Jogadores, equipa técnica e direção do Torreense acabaram por surgir na varanda do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal ao som do hino do clube, onde ergueram a taça recentemente conquistada.

Nos dias 14 e 15 de maio

Palácio dos Desportos de Torres Novas recebe Final Four da Liga Europeia de Hóquei em Patins

O Palácio dos Desportos, em Torres Novas, vai receber a final four da Liga Europeia de Hóquei em Patins, dias 14 e 15 de maio. Atual edição da Liga Europeia vai contar com a participação de duas equipas portuguesas, Sporting Clube de Tomar e A.D. Valongo, e duas equipas italianas, G.S.H. Trissino e Gamma Innovation H.Sarzana. Primeiro jogo é entre o Valongo e o S.C. Tomar.

Vencedora do Red Bull BC One Cypher

Município de Leiria distingue Vanessa Farinha, esperança olímpica de breaking

É de Leiria (Pousos), e venceu, pelo segundo ano consecutivo, a versão portuguesa da mais importante competição mundial de breaking, o Red Bull BC One Cypher, que se realizou, dia 30 de abril, no Hard Club, no Porto. Radicada em Londres, para onde rumou após a licenciatura em Dança, Vanessa foi homenageada em Leiria pelo vereador do Desporto, Carlos Palheira.

Com apoio dos Municípios de Ourém, Porto de Mós, Alcanena e Rio Maior

1ª Ultramaratona Pão de Kilo vai circundar o Parque Natural da Serra D´Aire e Candeeiros

A Cerimónia de Apresentação Oficial da 1ª edição da Ultramaratona BTT – “Pão de Kilo” teve lugar dia 28 de abril, no Mosteiro da Batalha. A prova organizada pelo Centro Desportivo e Recreativo da Torre, conta com o patrocínio do Município da Batalha, e apoio dos Municípios de Ourém, Porto de Mós, Rio Maior e Alcanena e 2 Juntas de Freguesia.

De 30 de abril a 8 maio

Cadaval - Capital do Bilhar junta jogadores da região de Lisboa durante nove dias

Encontro Cadaval- Capital do Bilhar irá decorrer, de 30 de abril a 8 maio, no Pavilhão Municipal João Corrêa, na vila do Cadaval, numa parceria entre o Município do Cadaval e a ABLis – Asso- ciação de Bilhar de Lisboa. Evento tem como objetivo a promoção do bilhar no Concelho e na Região, permitindo também dar visibilidade aos atletas e clubes do distrito de Lisboa.

Politécnico distinguido pela promoção dos valores éticos através do desporto

Instituto Português do Desporto e Juventude atribui Bandeira da Ética ao Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria acaba de conquistar a Bandeira da Ética, resultado do trabalho que tem desenvolvido em prol da promoção dos valores éticos através do desporto. Concedida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, a Bandeira da Ética foi atribuída à Secção de Motri- cidade Humana do Departa- mento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. A instituição passa, assim, a pertencer a uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem.

Vencendo a equipa do NDA Pombal por 28 - 35

Cister Sport Alcobaça vence Taça de Leiria no escalão Sub-16 Masculinos

A equipa de Sub16 Masculinos do Cister Sport de Alcobaça, conquistou no dia 20 de Março a Taça de Leiria 2022, com uma vitória na final perante o NDA Pombal por 28-35. Num jogo muito disputado até final os pupilos do treinador Luís Bernardes, conseguiram ser superiores aos pomba- lenses e trazer a Taça para Alcobaça. Recorde-se que o Cister apurou-se para a final da Taça, com uma vitória por 39-31 frente ao SIR 1º de Maio, na meia-final.

No centro histórico de Torres Vedras

Município cede espaço ao Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras

Inauguração do Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras

O Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras tem agora um espaço próprio, o qual funciona em instalações cedidas pelo Município de Torres Vedras.

Essas instalações situam-se no Largo Frei Eugénio Trigueiros (no centro histórico de Torres Vedras), junto ao Espaço José Manuel Francisco, sendo que as mesmas eram anteriormente ocupadas pelo Académico de Torres Vedras.

A inauguração da sede do Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras aconteceu no dia 4 de março, tendo, no âmbito desse ato inaugural, sido também assinado o contrato de comodato pelo qual o Município de Torres Vedras cede o espaço onde funciona essa sede.

No ato inaugural da sede do Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras marcou presença a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que elogiou, na ocasião, a excelente organização e decoração do espaço, o que é demonstrativo da qualidade do trabalho que tem sido desenvolvido pela entidade que agora o ocupa. Laura Rodrigues aproveitou também para enaltecer o trabalho de qualificação que é promovido pelo Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras e para agradecer o contributo do mesmo para a realização dos campeonatos municipais de Futebol.

Já o presidente desta entidade, Carlos Guerra, prometeu, por seu lado, dignificar o espaço que foi cedido à mesma pelo Município de Torres Vedras, tendo recordado os antigos presidentes do Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras e o trabalho desenvolvido por estes ao longo dos últimos 33 anos.

No ato inaugural da sede deste núcleo de árbitros marcaram também presença o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luciano Gonçalves, e o presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, o torriense Luís Estrela.

De referir que a atividade do Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras, a qual abrange vários concelhos da região Oeste, era anteriormente desenvolvida, em conjunto com a de outras entidades, a partir do Espaço Juntar (espaço da Junta de Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães).

    Fonte: ACM|CMTV

Triplicando o valor nos últimos sete anos

Município de Santarém atribui 400 mil euros aos clubes e associações desportivas do Concelho

O Município de Santarém vai atribuir um apoio financeiro de 400 mil euros a clubes e associações desportivas do Concelho ao abrigo do Programa de Apoio à Formação Desportiva – Atividade Regular. O executivo tem aumentado todos os anos o valor deste apoio, tendo começado, em 2015, com 125 mil euros até aos atuais 400 mil.

Pombalenses já enviaram um camião solidário com bens e alimentos, com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia

Município de Pombal disponível para acolher atletas de nacionalidade ucraniana

O Município de Pombal expressou a sua total disponibilidade para acolher atletas ucranianos, refugiados ou residentes em Portugal, para realizar treinos e estágios, em infraestruturas desportivas locais, assegurando alojamento, alimentação e equipamentos.

Com a presença os secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e da Juventude e do Desporto

Leiria Cidade Europeia do Desporto inaugura primeiro pavilhão inclusivo do País

Foi inaugurado, dia 1 de março, o primeiro pavilhão inclusivo do país, nas Cortes, Leiria. O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou na cerimónia a importância desta infraestrutura na construção de um concelho mais justo, mais igual e com menos barreiras e obstáculos.

Iniciativa decorre na próxima segunda-feira, dia 28, a partir das 10h00, na ESECS

Politécnico de Leiria convida ex-jogador Tarantini a debater a transição das carreiras dos futebolistas nos últimos 50 anos

O antigo jogador de futebol Tarantini, agora treinador, vai participar numa aula aberta da licenciatura em Desporto e Bem-Estar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, no dia 28 de fevereiro. A transição das carreiras dos futebolistas portugueses nos últimos 50 anos é o tema em debate.

Investimento de cerca de 2,2 milhões de euros

Pavilhão do Lis inaugurado dia 1 de março é o primeiro com características inclusivas no país

Inauguração do Pavilhão do Lis, o primeiro com características inclusivas no país, realiza-se no dia 1 de março, com momentos de dança, um jogo de andebol adaptado e outro de futsal. O pavilhão tem uma área de 2.390 m2, construído em terreno com 5.256 m2, e é composto por um campo de jogos e salas de apoio. A infraestrutura teve um custo de cerca de 2,2 milhões de euros.

Em homenagem a José Luís de Melo Silveira Botelho

Campo de râguebi das Caldas da Rainha vai ter o nome do “obreiro” do projeto do râguebi na cidade

O campo de râguebi, no Complexo Desportivo Municipal das Caldas da Rainha, vai receber o nome de José Luís de Melo Silveira Botelho. A cerimónia oficial de descerramento da placa, que vai ficar à entrada do complexo desportivo, vai realizar-se sábado, 26 de fevereiro, pelas 14h30, antecedendo o jogo de Portugal contra os Países Baixos, marcado para as 15h00.

Atleta de Tomar volta a brilhar

Patrícia Sampaio conquista a medalha de bronze no Grand Slam de Tel Aviv

Patrícia Sampaio, na categoria de 78 kg, conquistou, este sábado, 19 de fevereiro, a medalha de bronze no Grand Slam Telavive de judo. A atleta da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, venceu a italiana Giorgia Stangherlin, conquistando assim a primeira medalha no circuito mundial da elite do judo.

Na categoria de 85cc

Jovem piloto tomarense campeão nacional de Motocross assinala em Tomar a abertura da época desportiva

Tomás Santos, jovem piloto tomarense de 13 anos que é o atual campeão Nacional de Motocross na categoria de 85cc, assinalou, dia 15 de fevereiro, de forma simbólica, abertura da época desportiva. Esta ação, que decorreu na Várzea Grande, foi acolhida pelo município de Tomar, que este presente com o vice-presidente Hugo Cristóvão e a vereadora do Desporto Filipa Fernandes.

Nos dias 17 e 22 de fevereiro

Seleção nacional feminina de futebol sub-19 defronta a seleção da Áustria em Torres Novas e Fátima

Cartaz

A Seleção Nacional Sub-19 feminina de futebol realiza no dia 17 de fevereiro, às 16 horas, no Estádio Municipal Dr. Alves Vieira, em Torres Novas, uma partida com a Seleção da Áustria, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol. No dia 22 de fevereiro, às 15 horas, as duas equipas voltam a defrontar-se, desta vez, no Estádio Papa Francisco, em Fátima.

Prova realiza-se no dia 24 de abril

Campeã nacional Inês Marques é a madrinha do 7º Trail Running Pombal – Sicó

Trail Running Pombal-Sicó terá como madrinha a atleta Inês Marques, campeã nacional de Trail (2019 e 2020), Ultratrail (2017 e 2018) e Skyrace (2018), tendo subido ao pódio na edição 2021 do campeonato nacional, ocupando a 3.ª posição. Inês Marques é uma das maiores atletas de Trail, tendo sido a representante de Portugal nos Campeonatos do Mundo de Trail em três edições.

Brasileiros venceram a prova de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf

Lucas Chianca e Maya Gabeira vencem prova Tudor Nazaré Tow In Challenge 2022

A Nazaré nunca desaponta com as ondas, disse a World Surf League (WSL) após mais um dia de ondas grandes na Praia do Norte que os surfistas aproveitaram da melhor forma. Os brasileiros Lucas Chianca e Maya Gabeira foram os vencedores da prova de ondas gigantes Tudor Nazaré Tow In Challenge 2022 da Liga Mundial de Surf, que decorreu esta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, na Praia do Norte, na Nazaré, ao registarem o Melhor Desempenho (Masculino e Feminino), respetivamente.

Com Lucas Chianca, Kai Lenny, Justine Dupont e Pedro Scooby

World Surf League faz chamada para o Tudor Nazaré Tow In Challenge 2022

Terminou período de espera para a competição mundial de ondas grandes da World Surf League, a ter lugar na Praia do Norte, com o anúncio da data da prova. A WSL convocou para 10 de fevereiro, às 8h30, o Tudor Nazaré Tow in Challenge 2022, com o espetáculo das ondas grandes e os mais destemidos surfistas do planeta, quando se espera um XXL Swell.

Com a presença de mais de 800 atletas de 40 modalidades

Espetáculo de luz e cor formaliza Leiria como Cidade Europeia do Desporto

A Gala oficial de arranque das atividades da Cidade Europeia do Desporto decorreu na noite de sábado, dia 5 de fevereiro, com o presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, a enaltecer ser este um momento histórico para o concelho, conseguido por “mérito próprio”. “Há muitos anos que somos cidade do desporto, e essa é a grande conquista que celebramos ao longo deste ano”, enfatizou, aludindo ao facto de 56,1% dos habitantes do concelho terem hábitos regulares de prática de atividade física. “Celebramos a conquista de um estilo de vida que felizmente foi adotado pela maioria da nossa população”.

Cerimónia decorrerá no dia 11 de fevereiro

Gala do Desporto 2022 de Torres Novas já tem nomeados

São já conhecidos os atletas, equipas, dirigentes e clubes nomeados para a Gala do Desporto 2022, que decorrerá no dia 11 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 20h30 no Teatro Virgínia. A cerimónia será transmitida em direto através do canal do YouTube do Município de Torres Novas.

Obra de arte inovador alusivo à grande final será comercializado como NFT

Grafiti criado durante os 90 minutos do Benfica - Sporting estará brevemente disponível

Final da Allianz CUP voltou a primar pela imaginação e inovação proporcionando aos adeptos a possibilidade de assistirem em direto ao “nascimento” de um grafiti, que foi o primeiro a ser desenvolvido ‘in loco’ numa final e que só ficou terminado quando o Sporting CP revalidou o título de Campeão de Inverno.

Segunda sessão dos Ciclos de Inclusão decorre no dia 3 de fevereiro, às 19h00

Desporto inclusivo em Portugal vai estar em debate no Politécnico de Leiria

O desporto inclusivo vai estar em debate na segunda sessão do INclusive – Ciclos de Inclusão, promovido pelo mestrado em Comunicação Acessível da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Sob o mote “Mover-se pela inclusão”, a sessão decorre no dia 3 de fevereiro, em formato online.

Troféu foi entregue pelo presidente da Liga Portugal, Pedro Proença

Sporting vence Benfica por 2-1 e conquista Allianz CUP no Estádio Municipal de Leiria

O Sporting venceu a Taça da Liga por 2-1, depois de uma reviravolta no marcador. O Benfica começou melhor, com um golo de Cebolinha (34′) e ao intervalo vencia por 1-0, mas logo no início da 2ª parte (49’), Gonçalo Inácio restabeleceu a igualdade. Sporting seguia com toada mais ofensiva, premiada aos 78′, com golo de Sarabia.

Fase de maturidade da competição engrandece entidades organizadoras

Taça da Liga consagra este sábado no Estádio Municipal de Leiria o novo Campeão de Inverno

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, Gonçalo Lopes, autarca de Leiria, e José Francisco Neves, da Allianz Portugal, unânimes na grandeza da prova que consagra o novo Campeão de Inverno este sábado, dia 29 de janeiro, às 19h45, numa partida que opõe as equipas de futebol do Sporting e do Benfica.

Encontro Nacional dos Gabinetes de Comunicação do Futebol Profissional

Estádio Municipal de Leiria recebe quarta edição do FuteCOM

A quarta edição do FuteCOM, o Encontro Nacional dos Gabinetes de Comunicação e Imprensa do Futebol Profissional, no âmbito da Final Four da Allianz CUP, irá decorrer no dia 27 de janeiro (quinta-feira), na sala de Imprensa do Estádio Municipal de Leiria. O formato do FuteCOM será em regime híbrido (presencial e webinar), estando as inscrições já abertas. 

Hener Lima cumpre a segunda época a competir

Atleta do Cister Sport Alcobaça convocado para o estágio da Seleção Nacional de Andebol Sub-16

O atleta do Cister Sport Alcobaça, Hener Lima, foi convocado para estágio da seleção nacional de andebol de Sub-16, que decorreu a 29 e 30 de dezembro, em Setúbal. Na segunda época de competição, além desta chamada à Seleção Nacional, Hener já foi chamado várias vezes aos estágios da seleção distrital de Leiria.

Através do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto Federado

Câmara da Marinha Grande atribui 350 mil euros de apoio financeiro ao desporto federado

A Câmara Municipal da Marinha Grande atribuiu 350 mil euros a 20 associações do concelho para apoio ao desporto federado. Os contratos-programa de desenvolvimento desportivo foram assinados pelo edil Aurélio Ferreira e representantes das entidades beneficiadas, no dia 28 de dezembro, no Auditório do Edifício da Resinagem.

De 4 a 12 de dezembro

Marca Oeste Portugal apresenta-se no Salão Náutico de Paris

De 4 a 12 de dezembro de 2021, a Marca Oeste Portugal desloca-se ao Salão Náutico de Paris, no parque de exposições Port de Versalles, com o objetivo de promover no mercado francês a melhor oferta de turismo náutico disponível na Região Oeste. Esta ação conta com os apoios e presenças do Embaixador de Portugal em França, e dos delegados em Paris da AICEP e do Turismo de Portugal.

Espaço José Manuel Francisco inaugurado no dia 8 de dezembro

Associação de Atletismo de Lisboa já tem polo a funcionar em Torres Vedras

Associação de Atletismo de Lisboa tem agora um polo em funcionamento em Torres Vedras. A inauguração do espaço, antiga sede do Académico de Torres Vedras, ocorreu dia 8 de dezembro. José Manuel Francisco, grande impulsionador da prática do atletismo no concelho de Torres Vedras, dá o nome ao espaço.

Atletas e dirigentes do Sport Clube Escolar Bombarralense foram ao Estádio da Luz

Município do Bombarral levou atletas e dirigentes do SCEB a assistir ao jogo da seleção nacional de futebol

O Município do Bombarral aderiu uma vez mais à iniciativa Portugal numa Bancada, dinamizada pela Federação Portuguesa de Futebol, levando meia centena de atletas e dirigentes do Sport Clube Escolar Bombarralense ao Estádio da Luz, em Lisboa, para assistir ao jogo entre as seleções de Portugal e da Sérvia, disputado no passado dia 14 de novembro.

Joel Colaço vai representar Portugal no Campeonato do Mundo, na Tailândia

Atleta da Marinha Grande participa no Campeonato do Mundo de Muaythai

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e a vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, receberam no dia 15 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o atleta de Muaythai, Joel Colaço, que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade.

Tomar

Patrícia Sampaio sagra-se campeã da Europa de Judo Sub-23

Patrícia Sampaio, atleta da Secção de Judo da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, e da Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS), sagrou-se Campeã da Europa de Sub-23, em representação das cores nacionais, no Campeonato da Europa Sub-23, que decorreu em Budapeste, na Hungria, de 5 a 7 de novembro.

Uma façanha especial para um iniciante em triatlo de longa distância

Triatleta cadavalense André Duarte qualifica-se para mundial de Ironman no Havai

O triatleta cadavalense André Duarte qualificou-se, no dia 16 de outubro, em Espanha, para o mítico campeonato do mundo Ironman Havai, que representa o culminar das qualificações internacionais de longa distância. A proeza do jovem desportista do Vilar (Cadaval) aconteceu ao classificar-se em 4.º lugar no escalão, obtido no Ironman Maiorca 2021, em Alcúdia (Maiorca), Espanha.

XXII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto decorrem entre 4 e 6 de novembro

Politécnico de Leiria promove o maior evento científico nacional sobre Psicologia do Desporto

O Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), vai promover as XXII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, entre os dias 4 e 6 de novembro. As Jornadas são o maior evento científico a nível nacional da disciplina e pretendem dignificar a história da Psicologia do Desporto em Portugal, assim como a tradição que estas têm garantido ao longo dos anos, sustentadas no tema “Investigação e Prática: de Todos e para Todos”, alicerçado na forte componente que a ESECS desenvolve no âmbito da Inclusão, nomeadamente ao nível do Desporto e Atividade Física Adaptados.

Com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Instituto Português do Desporto e Juventude assinala na Marinha Grande valores do desporto no Dia Mundial do Judo

Dia 28 de outubro, Dia Mundial do Judo, na Escola Básica 2/3 Guilherme Stephens, na Marinha Grande, o Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, promove a iniciativa “Like aos valores”, apresentando a brochura Dislike ao Racismo no Desporto orientada para crianças e jovens.

Época 2021/2022

Cister Sport de Alcobaça assinala início de época com apresentação de atletas, inauguração da loja e nova carrinha

O Cister Sport de Alcobaça assinalou, no dia 9 de outubro, o início da época 2021/2022. Numa cerimónia que contou com a apresentação das diversas equipas do clube, atletas, treinadores e dirigentes, desfilaram pelo pavilhão D. Pedro I. Depois da apresentação, foram inauguradas a “Cister Store”, a nova carrinha e realizaram-se os jogos de apresentação das equipas.

Alenquer, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Sobral de Monte Abraço e Torres Vedras

Campeonato de todo-o-terreno “Baja Oeste Portugal” vai decorrer de 15 a 17 de outubro

Entre os dias 15 e 17 de outubro, vai ter lugar, a inédita baja pontuável para os campeonatos nacionais de carros e motos e, ainda, para a FIM Bajas World Cup e Baja European Championship. A iniciativa cabe à Escuderia Castelo Branco, contando com o apoio dos Município de Azambuja, Alenquer, Bombarral, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Evento decorre esta quarta-feira, dia 13 de outubro

Politécnico de Leiria homenageia estudantes-atletas na 17.ª Gala do Desporto

O Politécnico de Leiria vai homenagear os seus estudantes-atletas na já tradicional Gala do Desporto, que decorrerá na próxima quarta-feira, dia 13 de outubro, entre as 18h e as 20h, no auditório 2 do Edifício B da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). A Gala visa reconhecer publicamente o esforço e dedicação dos mais de 1.000 estudantes-atletas do Politécnico de Leiria, em mais de 30 modalidades, e realçar a importância atribuída pela instituição à prática desportiva, distinguindo os atletas que, apesar de todas as dificuldades provocadas pela pandemia de Covid-19, se destacaram nos dois últimos anos letivos.

Estão inscritos mais de 300 atletas que vão representar 24 países

Abrantes, Constância, Chamusca e Sardoal recebem elite mundial da Orientação em BTT

A Cidade Desportiva de Abrantes vai ser o centro deste evento mundial que conta com a presença de mais de três centenas de atletas de 24 países inscritos. É já esta semana, entre os dias 7 e 10 de outubro, que os concelhos de Abrantes, Constância e Chamusca vão receber o evento mundial MTBO 2021, organizada pela Federação Portuguesa de Orientação.

Apesar de ter sido desclassificado na ronda seguinte

Halley Batista consegue primeiro 10 da temporada no Bom Petisco Peniche Pro

O dia inaugural do Bom Petisco Peniche Pro, última de 5 etapas da Liga MEO Surf 2021, ficou marcado pelas condições tubulares registadas pela praia de Supertubos, com os melhores surfistas nacionais a agradecerem e a oferecerem um festival de tubos de sol a sol. Um dia recheado de emoção, com direito a uma onda perfeita, pontuada com nota 10.

Primeiro título nacional do xadrezista da Associação Peão Cavalgante/Arneirense

Xadrezista José Cavadas sagra-se campeão nacional amador aos 61 anos

No dia 12 de setembro de 2021 realizou-se em Évora, no Edifício Monte Alentejano, o Campeonato Nacional Amador de ranking Elo até 1600 e o Campeonato Nacional Amador acima do 1600 até 2000 de Elo de ritmo semirrápido da Época 2020/21. Cada prova foi disputada com ritmo de 10 minutos+5s em sistema suíço de 5 rondas. José Cavadas com Elo de 1500 foi no nº 3 na lista ranking inicial e foi Campeão Nacional sem derrotas fruto de 3 vitórias e 2 empates.

Projeto do Politécnico de Leiria pretende ser uma plataforma de partilha, formação, inovação e intervenção

Rede Leiria Fitness nasce para combater baixos níveis de prática de exercício físico em Portugal

Afirmar-se como plataforma de partilha, formação, inovação e intervenção, e contribuir para o combate aos baixos indicadores de prática de exercício físico em Portugal, é o desígnio do projeto Rede Leiria Fitness, promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, em parceria com a AGAP Portugal Ativo. O primeiro encontro da Rede Leiria Fitness vai debruçar-se sobre o estado do fitness na Beira-Litoral, e decorre já esta sexta-feira, dia 17 de setembro, pelas 15h00, no auditório 2 da ESECS.

Nadadores do Clube de Natação de Rio Maior em destaque no MIUS Madeira 2021

Gonçalo Bárbara pulveriza recorde da prova de 30 km entre a Calheta e o Cais do Funchal

O Clube de Natação de Rio Maior participou no MIUS Madeira 2021, no dia 11 de setembro. com 4 nadadores: Beatriz Freixieiro, Gonçalo Bárbara, Mafalda Rosa e Tiago Campos. Gonçalo Bárbara garantiu o triunfo na prova de 30km, entre a Calheta e o Cais do Funchal, com 7h25m31s, pulverizando a marca de 8h59m39, de Mário Bonança, do Sporting, em 2020.

Por 34-29

Porto derrota o Sporting na Nazaré e é o vencedor da Supertaça de Andebol 2021

Equipa do FC Porto

O Futebol Clube do Porto é o vencedor da Supertaça de Andebol, prova que se disputou no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré este domingo, dia 12 de setembro Os dragões ganharam, na final, o Sporting Clube de Portugal por 34-29, e fizeram história ao conquistar o 8º troféu da Supertaça.

    Fonte: SM|GC|CMN

No Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré

Sporting - FC Porto disputam domingo na Nazaré final da Supertaça de Andebol

O Sporting e FC Porto vão disputar, este domingo, dia 12 de setembro, às 17h00, a supertaça de andebol, a prova de arranque oficial da nova temporada 2021/2022, no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré.

O Sporting foi a primeira equipa a carimbar a sua presença na Final do troféu com a vitória sobre a formação Águas Santas Milaneza, por 35-30. Na segunda meia-final, realizada neste sábado, o FC Porto, atual Campeão Nacional e detentor do Troféu, venceu o SL Benfica por 29-24.

Atleta já tinha vencido a Taça de Portugal e a Volta a Portugal de Cadetes

Tiago Santos é campeão nacional de contrarrelógio representando o Alcobaça Clube de Ciclismo

Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo / Crédito Agrícola, sagrou-se Campeão Nacional de Contrarrelógio, numa dura prova disputada no sábado, 21 de agosto, em Sernancelhe no distrito de Viseu. O atleta orientado pelo treinador Armindo Lúcio levou 22m:31s para percorrer os 14,6 km, num percurso duro e a terminar num piso de paralelos.

Sente a Camisola recebeu cerca de 800 candidaturas de clubes amadores

Vasco da Gama, Ferreira do Zêzere, Santarém, Futalmeirim e Chamuska entre os vencedores do projeto 'Sente a Camisola'

Entre 48 clubes amadores que irão receber o conjunto de equipamentos principal e alternativo, desenvolvidos de forma sustentável e uma bolsa de desenvolvimento desportivo estão o Vasco da Gama, Sport Clube Ferreira do Zêzere,Vitória Clube de Santarém, Futalmeirim e Chamuska Basket.

Iniciativa recebeu cerca de 800 candidaturas de clubes amadores de todo o País

Desportivo da Ilha, Arnal, Pombal e Cister Sport Alcobaça entre os 48 vencedores do projeto “Sente a Camisola”

Nuno Gomes, Sofia Ramalho, Hugo Rocha e Arnaldo Pereira, embaixadores do projeto Sente a Camisola, já anunciaram os 48 clubes amadores que irão receber equipamentos criados de forma sustentável e uma bolsa de desenvolvimento desportivo, como a Associação do Arnal, Grupo Desportivo da Ilha, Núcleo do Desporto Amador de Pombal e Cister Sport Alcobaça.

Através de Auriol Dongmo, João Vieira e Maria Martins

Atletas da região conquistaram três diplomas nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Auriol Dongmo, atleta de Leiria, natural dos Camarões, mas de nacionalidade portuguesa, com um quarto lugar na final do lançamento do peso feminino, João Vieira, atleta que realizou toda a sua formação no Clube de Natação de Rio Maior, com um 5º lugar na prova de 50 km de marcha, e Maria Martins, atleta de Santarém, na sétima posição na prova de omnium em ciclismo de pista, foram os três atletas dos distritos de Leiria e Santarém que obtiveram diplomas olímpicos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que terminaram este domingo, dia 8 de agosto.

Pombal

Município comparticipa aquisição de terrenos para expansão da Pista TT em S. Simão de Litém

Para melhoria da Pista de Veículos Motorizados TT desenvolvida pela Associação Desportiva de Caça e Pesca de São Simão de Litém, a Câmara de Pombal aprovou comparticipar a aquisição de terrenos para viabilizar a expansão da infraestrutura desportiva. O Executivo Municipal deliberou atribuir à coletividade um apoio financeiro de 13 mil euros.

Nos escalões Masculino, Nacional e Elite, e Feminino

Leixões, Braga e Sótão vencem na Nazaré o Campeonato Nacional e Elite de Futebol de Praia

Conheceram-se este domingo os Campeões 2021 do Campeonato Nacional de Futebol de Praia- Masculino, Feminino e Elite, na Nazaré. O Leixões SC sagrou-se Campeão Nacional de Futebol Praia após a vitória, por 5-1, sobre o São Domingos. Já o Troféu de Campeão de Elite foi entregue ao SC Braga, que venceu a Casa do Benfica de Loures, por 5-6.

Maior ciclista português de todos os tempos homenageado em Torres Vedras

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho inaugurado no arranque da Volta a Portugal

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho abriu na quinta-feira, 5 de agosto. O novo espaço cultural está situado no Bairro Arenes, no edifício do antigo refeitório da Casa Hipólito. O dia ficou ainda marcado pela primeira etapa em linha da Volta a Portugal em Bicicleta, que teve início junto ao Museu. Presentes estiveram a esposa de Joaquim Agostinho, Ana Agostinho, os antigos atletas Leonel Miranda, Artur Lopes e Cândido Barbosa,
o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Carlos Miguel, o presi- dente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira e o diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes.

No espaço do antigo refeitório da Casa Hipólito

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho abriu esta quinta-feira em Torres Vedras

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho abriu esta quinta-feira, 5 de agosto. O novo equipamento cultural situa-se no espaço do antigo refeitório da Casa Hipólito, no Bairro Arenes, onde ficará uma exposição permanente e outra temporária. Preservar a memória do ciclista torriense Joaquim Agostinho faz parte da missão do Museu.

Nazaré

Fase Final do Campeonato Nacional de Futebol de Praia vai disputar-se no Estádio do Viveiro – Jordan Santos

A Fase Final do Campeonato Nacional de Futebol de Praia disputar-se-á de 5 a 8 de agosto, no Estádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O dia 5 agosto, quinta-feira, está destinado ao play-off de acesso à Fase Final, de onde sairão os restantes dois apurados para os quartos de final.

Frederico Figueiredo foi o grande vencedor

Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho subiu à Serra do Socorro

A Organização do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, terminada a 44.ª edição, que classifica como um êxito, a todos os níveis, realça tratar-se da primeira vez que se subiu à Serra do Socorro, a 400 m de altitude, dificuldade comparável às mais altas subidas do país, pelo que expressa o seu agradecimento a todos os colaboradores.

Lourinhã

Primeira PediRota do projeto uniquePATHS testa na Atalaia uma cadeira de rodas elétrica

A primeira PediRota do projeto uniquePATHS acontece sábado, dia 31 de julho, na Atalaia, à qual estará associado um teste a uma cadeira de rodas elétrica, tornando-o um programa inclusivo. A PediGuia Conceição Rolim dará a conhecer aos participantes a PediRota “Passeio do Mar”. Os participantes irão visitar o Dandy Lounge Bar, o Miradouro da Peralta e o Areal da praia.

Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é uma das figuras convidadas

Turismo Centro de Portugal convida figuras públicas a partilharem experiências da região

A Turismo Centro de Portugal apresentou, no dia 29 de julho, o Projeto “Experiências By…”, numa conferência de imprensa que decorreu no Restaurante Mesa de Lemos, em Viseu. Este é um novo projeto editorial, em que 6 figuras reconhecidas dos portugueses assumem o papel de curadores em várias áreas e, nessa função, dão a conhecer percursos, viagens, memórias e recordações pelo Centro de Portugal. Em comum têm a sua origem ou ligação à região Centro. Teresa Almeida, ex-campeã mundial de bodyboard, é a curadora de “Turismo Desportivo e Ativo”.

Ligando as cidades de Torres Vedras e Setúbal

1ª etapa da Volta a Portugal arranca em Torres Vedras

A Volta a Portugal em Bicicleta está de regresso à estrada entre os dias 4 e 15 de agosto. Depois do habitual prólogo, a 4 de agosto, a primeira etapa da mítica prova terá início na cidade de Torres Vedras. A etapa está marcada para o dia 5 de agosto, quinta-feira, com partida junto ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. A primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta irá ligar as cidades de Torres Vedras e Setúbal, numa tirada de 178.8 km.

A história de superação da surfista Joana Andrade

Odisseia estreia documentário sobre a primeira portuguesa a surfar as ondas do Canhão da Nazaré

 A história de coragem e superação de Joana Andrade, a primeira mulher portuguesa a surfar as grandes ondas do Canhão da Nazaré, inspira a história “Big vs Small”, que o Odisseia estreia em exclusivo em Portugal, domingo, 25 de julho, às 16h. O documentário enérgico e inspiracional acompanha Joana Andrade, campeã de surf de ondas gigantes, conhecida como “Tiny Fighter”.

Em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública

Torres Vedras apresenta Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida

O concelho de Torres Vedras conta agora com um Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida. O documento estratégico resulta da colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e foi apresentado esta segunda-feira, 19 de julho.

Abrangendo cerca de 2.600 atletas federados em 21 modalidades distintas

Câmara Municipal de Torres Vedras apoia a atividade física com 361 mil euros

A Câmara de Torres Vedras irá apoiar 41 associações desportivas, num investimento total de cerca de 361.623 euros. Os contratos-programa de apoio à atividade física da época 2020/2021 foram assinados dia 14 de julho, no Parque Verde da Várzea, numa cerimónia em que também foi assinado o memorando de entendimento do Cartão Branco.

À 1ª e 2ª divisões, respetivamente

Equipas seniores feminina e masculina do Cister Sport de Alcobaça podem subir de divisão este fim de semana

No próximo fim de semana, 16, 17 e 18 de julho, as equipas seniores do Cister Sport de Alcobaça podem fazer história no andebol. A equipa sénior feminina, apesar da derrota sofrida no passado sábado, carimbou a passagem para a fase final da 2ª divisão nacional, onde se irão determinar as equipas que ascendem à 1ª divisão do próximo ano, e apurar o campeão nacional da 2ª divisão.

Primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação

Politécnico de Leiria tem certificação máxima Healthy Campus da Federação Internacional de Desporto Universitário

O Politécnico de Leiria é a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação “Healthy Campus”, da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica.

Município emite Nota de Pesar pelo falecimento de atleta da Academia do CCMI

Atleta de 12 anos morre num treino em Leiria

O Município de Leiria lamentou profunda- mente o falecimento, no dia 3 de julho, de um atleta de 12 anos, residente em Leiria, vítima de uma paragem cardior- respiratória durante um treino de futebol da Academia Desportiva do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, ocorrida este sábado no campo de futebol da Boa Vista.

Arena 1000 de Balonmano Playa

Nazaré é anfitriã de uma etapa do Circuito Arena Handball Tour 2021

A Praia da Nazaré acolhe no fim de semana uma das etapas do maior evento de andebol de Espanha, o Arena 1000 de Balonmano Playa. O primeiro dia fechou com entrega dos prémios dos primeiros lugares nos escalões cadete e infantis.

Entre Rio Maior SC e do SCD Glória

Final da Taça do Ribatejo Seniores 2020-2021 vai ser disputada no Estádio Municipal do Cartaxo

O Estádio Municipal do Cartaxo vai receber a Final da Taça do Ribatejo Seniores 2020-2021. O jogo está marcado para as 11h00 de domingo, dia 27 de junho e tem transmissão em direto para o canal Eleven. Na disputa do título vão as estar as equipas do Rio Maior Sport Clube e do Sport Clube Desportos de Glória do Ribatejo. Os ingressos para o jogo podem ser adquiridos no Estádio, no dia do jogo. Consulte o Plano de Contingência do Estádio Municipal do Cartaxo em https://bit.ly/3vOB8i2

Na categoria de Cadetes

Tiago Santos do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola vence Taça de Portugal

Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo / Crédito Agrícola, venceu de forma brilhante a Taça de Portugal de Cadetes, cuja final se disputou neste fim de semana no concelho da Anadia, com um contra-relógio de 14 km no sábado e uma prova em linha de 85 km no domingo. O atleta natural de Pedralhos, fez o pleno, vencendo no sábado e no domingo.

Tendo vencido em Castelo Branco, foi vice-campeão em Águeda

Cadavalense Afonso Fonseca lidera campeonato de motociclismo em juvenis

O jovem cadavalense Afonso Fonseca continua a trazer troféus para casa, estando presentemente a liderar o Campeonato Nacional Enduro CFL 2021 / Minicampeonato Enduro JETMAR 2021, numa iniciativa da Federação de Motociclismo de Portugal. O motociclista todo-o-terreno, de 14 anos de idade e radicado no Cadaval, sagrou-se recentemente campeão do 2.º Enduro Sprint de Castelo Branco (categoria Juvenis), primeira prova do supracitado campeonato, realizada a 29 de maio deste ano.

Para visitarem o Estádio do Viveiro – Jordan Santos

Responsáveis pelo desporto em Moçambique realizam visita de trabalho à Nazaré

Gilberto Mendes, secretário do Estado de Desportos e Cláudio Pinto, embaixador das Seleções Nacionais de Futebol de Moçambique, efetuaram, no dia 2 de junho, uma visita à Nazaré e às suas infraestruturas desportivas, nomeadamente ao Estádio do Viveiro – Jordan Santos.

Marinha Grande

Espaço de Jogo e Recreio instalado na Praia da Vieira

O areal da Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, junto à Avenida Marginal, tem desde o dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, um espaço de jogo e recreio instalado pela Câmara Municipal da Marinha Grande. A Câmara Municipal investiu cerca de 10 mil euros no novo espaço.

Politécnicos e Universidades constituem a nova Associação

Politécnico de Leiria recebe sede da Associação Portuguesa de Serviços Desportivos do Ensino Superior

O Politécnico de Leiria, o Politécnico de Coimbra e a Universidade do Porto foram as Instituições de Ensino Superior (IES) mandatadas para a outorga da escritura de constituição da Associação Portuguesa de Serviços Desportivos do Ensino Superior (APSDES), que teve lugar no último dia 27 de maio, em Leiria. A associação ficará sediada no Politécnico de Leiria.

“9ª Regularidade Sport Plus da Foz do Arelho”

Mais de 60 viaturas desportivas aceleram este domingo nas Caldas da Rainha

Carro de competição

Após um ano de interrupção, devido à pandemia da Covid-19, dezenas de carros desportivos regressam à Foz do Arelho, para uma das provas mais antigas do país. Antonino La Vecchia, um dos pilotos mais conceituados da modalidade, estreia a pista desta competição aberta ao público.

Este domingo, 30 de maio, 60 carros desportivos vão percorrer as ruas da Foz do Arelho, na “9ª Regularidade Sport Plus da Foz do Arelho”, prova a pontuar para o “8º Series by NDML 2021”.  Depois da interrupção no ano passado, devido à pandemia da Covid-19, está de volta o evento desportivo motorizado da Rampa da Foz, organizado pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Numa prova aberta ao público, os carros desportivos vão competir num percurso desenhado pela Av. Visconde de Morais, que liga à Av. Engenheiro Paiva e Sousa. A box, este ano, será na Av. do Mar, devido às restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde. Nas categorias Clássicos, Desportivos e Protos, as provas decorrem entre as 11h00 e as 18h00. O reconhecimento da pista terá início às 9h00.

A edição deste ano conta com algumas novidades. Antonino La Vecchia, um dos pilotos mais conceituados desta modalidade, marca presença e abre a pista do evento. A lenda italiana, que conta com 3 campeonatos e 33 vitórias consecutivas, é o piloto do “Touring Car Class” mais bem-sucedido das provas italianas.

No sábado, dia 29, a autarquia das Caldas da Rainha prepara uma visita de Antonio La Vecchia à cidade. A população terá oportunidade de conhecer o piloto, que percorre as ruas da cidade, com partida do Hotel Cristal e passagem pelas Termas e pela Fábrica Bordallo Pinheiro.

Este evento conta, ainda, com a presença da Formula Student. Uma equipa de engenharia do Instituto Superior Técnico de Lisboa, que pretende mostrar o carro que tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos. A apresentação deste projeto é já uma constante neste evento.

A Rampa da Foz integra o calendário anual das provas da região e decorre na Vila da Foz do Arelho, numa das praias mais emblemáticas da Região do Oeste. É uma das competições mais antigas do país, já que a primeira edição decorreu no final dos anos 60.

Fonte: ADBDC

Fase final decorre entre os dias 19 e 30 de julho de 2021, no Fundão

Equipa de futsal masculino do Politécnico de Leiria garante lugar nas fases finais do Campeonato Nacional Universitário

Equipa de futsal masculino do Politécnico de Leiria

A equipa de futsal masculino do Politécnico de Leiria qualificou-se para a fase final do Campeonato Nacional Universitário da modalidade, depois de ter defrontado os conjuntos de Castelo Branco, Coimbra, Évora e Portalegre. O apuramento decorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio, em Caldas da Rainha, numa coorganização do Politécnico de Leiria e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), com o apoio do município das Caldas da Rainha. A fase final terá lugar no Fundão, Covilhã, entre os dias 19 a 30 de julho de 2021.

A decisão final esteve em aberto até aos últimos segundos do jogo final, disputado entre o Politécnico de Leiria e o Politécnico de Castelo Branco, na última quarta-feira, dia 19 de maio. Num jogo de grandes emoções, o Politécnico de Leiria garantiu, a cinco segundos do final do jogo, a sua passagem à fase seguinte, com um golo de livre de 10 metros marcado pelo estudante-atleta Ricardo Rodrigues, ditando a vitória por 2-1.

Estão apurados para as fases finais o Politécnico de Leiria, o Politécnico de Coimbra, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.                          

    Fonte: Midlandcom

Município de Leiria contribui com meio milhão de euros para o desenvolvimento do desporto no concelho

O Município de Leiria vai atribuir, no âmbito do PRO Leiria, um total de quase 500 mil euros a seis clubes desportivos do concelho, medida que irá contribuir não só para a melhoria de instalações como também para o aumento da prática de desporto pelas camadas mais jovens.

Presidente dos Veteranos do Ginásio Clube de Alcobaça

Livro de Rui Alexandre "A Liderança nas Organizações Desportivas" assinala 75 anos do Ginásio Clube de Alcobaça

Capa do livro de Rui Alexandre

No âmbito dos 75 anos do Ginásio Clube de Alcobaça, o presidente dos Veteranos do Ginásio Clube de Alcobaça, Rui Alexandre, irá lançar no dia 3 de Junho, quinta-feira, pelas 18h30 nas Instalações do Estádio Municipal de Alcobaça no Campo de Futebol, o livro “A Liderança nas Organizações Desportivas”.

Este livro é um projeto do autor já com algum tempo, que em virtude do aniversário dos 75 anos do Ginásio Clube de Alcobaça e com o apoio da Camara Municipal de Alcobaça, viu aberta a janela para a sua concretização.

É uma compilação de todo o percurso desportivo do autor, com especial enfoque para o papel do líder sobre a formação intelectual e social dos atletas.

A comemoração do aniversário do Ginásio Clube de Alcobaça, com o culminar do lançamento do livro, estará aberta a toda a comunidade, pois 75 anos de uma organização seja ela desportiva ou não, são sempre motivo de grande alegria e de festa!

Município de Porto de Mós apoia o desporto nas vertentes da segurança, saúde e prevenção

O Município de Porto de Mós levou a cabo no presente mês de maio duas iniciativas que vieram apoiar diversos clubes do concelho a retomar a prática do desporto federado. Numa primeira fase, foram realizados testes covid-19 a 250 atletas dos escalões de formação de equipas do concelho (AD Portomosense, CCR Alqueidão da Serra, ARCD Mendiga, UR Mirense e Judo Clube do Juncal) de forma a iniciaram atividade desportiva na presente época.

Durante o período de 24 de maio a 30 de setembro

Município leva atividade física às freguesias com programa "Leiria - Freguesias em Movimento"

O programa “Leiria – Freguesias em Movimento”, criado com o objetivo de promover a prática de atividade física por toda a população, vai decorrer de 24 de maio a 30 de setembro. Duas vezes por semana em cada freguesia do concelho, a população é convidada a caminhar ou a participar numa aula de grupo.

Situado no Estádio Municipal

Tomar já tem Centro de Formação Desportiva de Canoagem

Inauguração do Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Tomar

A inauguração do Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Tomar, iniciativa do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em parceria com o Município e o Grupo Desportivo da Nabância, teve lugar ao início da tarde desta segunda-feira, dia 17 de maio. O local é o hangar das canoas, situado no Estádio Municipal, nas imediações do campo de street basket, cedido pelo Município àquele clube, principal promotor da modalidade em Tomar.

Estes centros são uma iniciativa no âmbito do desporto escolar, que servem para a criação de polos de formação desportiva em determinadas modalidades. Existem já alguns polos de canoagem dispersos pelo país, sendo que a sua filosofia é a formação dos alunos no âmbito desta modalidade, quer do agrupamento de escolas em que estão inseridos, quer de qualquer outro, seja a nível local ou nacional, que o pretendam fazer. Ou seja, qualquer escola de qualquer ponto do país pode vir a Tomar e ter formação de canoagem, com os professores que estão destacados para este projeto.

Canoagem irá ter lugar no Rio Nabão

Apesar das inúmeras modalidades desportivas existentes em Tomar, a canoagem é uma das que tem tido franco crescimento, e faz todo o sentido continuar a valorizar uma vez que é uma atividade que promove além da prática física, a fruição da natureza e a salvaguarda do Nabão em particular. Além disso, é uma atividade que permite a competição, mas também facilmente a realização em família ou grupo de amigos.

O Agrupamento irá também promover através dos alunos de artes a mais uma pintura de um mural, agora enquadrada neste projeto sendo pintada no hangar junto ao estádio municipal.

    Fonte: GC|CMT

Rúben Antunes obteve resultado histórico com 71.05 m no lançamento do martelo

Estudante-atleta do Politécnico de Leiria alcança medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos

Rúben Antunes, estudante da licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, esteve em destaque ao conquistar a medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos, na Croácia. O atleta do Sporting obteve a marca de 71.05 metros no lançamento do martelo, no escalão de sub-23.

Gabinete funcionará nas Piscinas Municipais Fernando Cunha

Município de Torres Novas cria Gabinete de Avaliação Física para acompanhar os munícipes

Cartaz

O Município de Torres Novas vai ter à disposição da população, a partir do dia 10 de maio, um Gabinete de Avaliação Física que visa efetuar avaliação física inicial, com a prescrição de exercício em função dos resultados, e controlo dos objetivos, através de acompanhamento técnico personalizado.

Após a realização da avaliação física, é elaborado um programa de treino consciente em função dos objetivos e necessidades de cada pessoa, ajustado à sua condição física atual, através de um relatório detalhado sobre o seu estado físico, sugerindo a frequência e intensidade ideal das atividades indicadas para alcance de metas definidas.

Este gabinete funcionará nas Piscinas Municipais Fernando Cunha, às terças e quintas das 16h às 18h e às quartas e sextas das 10h às 12h, sendo necessária inscrição prévia na receção das Piscinais ou, preferencialmente, através de contacto telefónico para o 249 839 170.

Para mais informações todos os interessados podem contactar através do email desporto@cm-torresnovas.pt

    Fonte: LO|DTICMA|CMTN

Investimento de 4.5 milhões de euros

Câmara de Alcobaça lança primeira pedra do novo Pavilhão Multiusos

As obras do futuro Pavilhão Multiusos de Alcobaça arrancaram no mês de abril estando a decorrer a bom ritmo. Esta segunda-feira, a Câmara Municipal de Alcobaça assinalou o início da empreitada com o lançamento simbólico da primeira pedra, levado a cabo pelo presidente Paulo Inácio. Com orçamento de 4.5 milhões de euros, o Pavilhão Multiusos visa duas intenções distintas: requalificar o MercoAlcobaça e criar um espaço multifuncional para a realização de espetáculos, congressos, encontros, conferências, jogos, feiras e exposições, apresentações comerciais, entre outras iniciativas.

Lista foi divulgada esta segunda-feira pelo Ministério da Educação

PRID - Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas contempla 16 clubes da região

A lista de clubes e associações desportivas contemplados do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) foi divulgada esta segunda-feira, dia 3 de maio, pelo Ministério da Educação, no mesmo dia em que arranca uma edição extra.

Sucedendo a Odivelas (2020), Portimão (2019) e Braga (2018)

Leiria vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2022

O presidente da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa) anunciou este sábado, dia 1 de maio, a nomeação de Leiria para Cidade Europeia do Desporto em 2022. Em conferência de imprensa, realizada no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, Gian Franco Lupatelli revelou o resultado de uma avaliação que culminou numa visita de dois dias ao concelho, considerando que “Leiria fez um trabalho fantástico e é, de verdade, uma cidade europeia do desporto”.

Câmara Municipal da Marinha Grande requalifica o campo e espaço envolvente

Campo de Jogos da Pedrulheira vai avançar num investimento de cerca de 180 mil euros

Planta do projeto

Esta obra, cuja ideia surgiu do Orçamento Participativo 2018 sendo que a Câmara Municipal da Marinha Grande entendeu estender a beneficiação ao espaço envolvente, visa a reabilitação do campo polidesportivo da Pedrulheira, a criação de uma área de prática desportiva, definição de um espaço de jogo e recreio, salvaguarda de espaços de estadia, criação de espaços verdes, definição de novos acessos a esta zona e soluções de vedação do mesmo. O que se pretende é uma integração deste espaço na malha urbana e vivência da comunidade.

No que respeita ao campo de jogos, vai ser reabilitado o piso e instalar um novo pavimento em resina epóxi. Será instalada uma nova estrutura de delimitação, com balizas e tabelas, estando  também assegurada a marcação de diversas modalidades coletivas.

Será igualmente instalada uma área de equipamentos de ginástica com uma estrutura multifuncional para realização de exercício físico numa área com piso de borracha sintética. Esta valência será conciliada com um novo espaço de jogo e recreio, equipado com equipamentos atrativos e destinados a uma faixa etária abrangente, também  ele a ser executado sobre pavimento sintético.

Os espaços verdes complementarão a área em causa, com instalação de sistema de rega automatizado. As árvores existentes a manter serão alvo de uma intervenção de reabilitação e reequilíbrio e plantaremos ainda novas árvores e plantas, envolvidas por casca de pinheiro tratada.

A área ficará também equipada com zonas de estadia e com a instalação de mobiliário urbano (bancos, papeleiras e um bebedouro) de forma a promover o uso em família desta área.

As áreas de circulação serão todas devidamente pavimentadas, de forma a garantir a sua utilização. A envolvente exterior do espaço será redefinida de forma a melhorar a circulação pedonal – execução de passeios – e a conciliar os novos usos com a malha viária em que este espaço se insere – definindo uma nova bolsa de estacionamento.

Na delimitação do espaço, de forma a resguardar os seus utilizadores, a evitar a projeção de bolas para a via pública, e a preservar a área, far-se-á a remoção do atual gradeamento e a instalação de uma nova vedação e portões de acesso que darão continuidade à solução de vedação já adoptada na delimitação do recinto escolar que lhe é contíguo.

Com o 1º dos Testes Rápidos de Antigénio

Município da Nazaré assume custos de testagem à COVID-19 a atletas dos escalões de formação

250 atletas praticantes de modalidades de médio e alto risco são testados este sábado, 1 de maio, à Covid-19, numa iniciativa do Município, e que irá decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré. A iniciativa desonera os atletas e as associações desportivas do concelho desta despesa, que se tornou obrigatória para garantir maior segurança na prática das respetivas modalidades.

No âmbito do apoio a associações de promoção do desporto

Câmara Municipal da Marinha Grande entrega testes rápidos a clubes

A vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, Célia Guerra, entregou esta quarta-feira, 28 de abril, no Auditório da Resinagem, testes rápidos antigénicos de deteção de SARS-COV – 2 aos representantes de associações e clubes do concelho de desporto federado. Os testes rápidos antigénicos para o SARS CoV-2 vão ser aplicados exclusivamente por equipa médica da responsabilidade de cada entidade, devendo ser entregue à Câmara Municipal, no prazo máximo de 5 dias úteis após a sua realização, um relatório sumário de aplicação dos mesmos.

Dia 30 de abril

Gala de apoio promove candidatura de Leiria a Cidade Europeia do Desporto 2022

A Câmara Municipal de Leiria vai realizar no dia 30 de abril o evento “Gala de Apoio à Candidatura de Leiria a Cidade Europeia do Desporto 2022”, um momento de partilha do desígnio de afirmação da candidatura de Leiria a Cidade Europeia do Desporto 2022.

Nazaré recebe estágio da equipa brasileira de futebol de praia para o mundial da Rússia

A Empresa Municipal Nazaré Qualifica e a Confederação de Beach Soccer do Brasil assinaram, esta semana, um protocolo de estágio de preparação da equipa para o Campeonato do Mundo, com final marcada para Moscovo, na praia da Nazaré. A equipa brasileira ficará sediada no Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré e fará a sua preparação, no início do mês de agosto, no Estádio do Viveiro – Jordan Santos.

Espaço volta a estar disponível para a prática de modalidades desportivas mais radicais como o skate, bmx ou patins

Câmara Municipal do Cartaxo investe 10 mil euros na requalificação do Skatepark

Com a entrada da segunda fase do Plano de Desconfinamento aprovado em Conselho de Ministros, desde dia 5 de abril, o Skate Park do Cartaxo – alvo de requalificação no passado mês de março – voltou a ser um espaço disponível para usufruto dos praticantes de modalidades desportivas mais radicais como o skate, bmx ou patins.

Projeto já tem auto de consignação assinado

Campo de Ténis vai avançar em Fátima após vencer o Orçamento Participativo de Ourém

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, celebrou, no dia 16 de abril, o auto de consignação que vai viabilizar a construção de um campo de ténis em Fátima. Este projeto foi um dos vencedores da última edição do Orçamento Participativo de Ourém na área de “Educação, Cultura, Juventude e Desporto” e representa um investimento de quase 50 mil euros.

Fenando Santos e Pedro Mil Homens aceitaram o convite do Município de Leiria

Selecionador nacional e diretor da Academia do Benfica participam no webinar "Futebol em Tempos de Pandemia"

“Futebol em Tempos de Pandemia” é o tema que se segue no ciclo de webinars promovido pelo Município de Leiria, com transmissão na segunda-feira, dia 19 de abril, às 17 h. São convidados deste webinar, Fenando Santos, selecionador nacional, e Pedro Mil Homens, diretor da Academia do Benfica. A moderação fica a cargo do vereador Carlos Palheira.

Autarquia colabora com os clubes locais

Município da Batalha assegura testes gratuitos à Covid-19 aos escalões de formação desportiva

Atletas de formação dos clubes desportivos do concelho vão ser testados à COVID-19

No âmbito da Norma da Direção-Geral de Saúde nº 036/2020, atualizada em 31/03/2021, a Câmara Municipal da Batalha vai assegurar a realização dos testes antigénicos (rápidos) à Covid-19 nas modalidades e escalões em que é obrigatória a apresentação do resultado do mesmo para a respetiva retoma da atividade desportiva regular federada.

Com esta medida, o Município apoia todos os clubes do concelho, permitindo o regresso mais célere dos atletas à atividade desportiva. Os testes serão realizados ao abrigo de protoloco celebrado com o Laboratório Virgílio M. Roldão e terão o seu início já este fim de semana, no sábado, dia 17 de abril, das 08h30 às 12h30, no Centro de Testes da Batalha, localizado na zona desportiva da Batalha.

Para o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, “esta decisão é mais uma forma de apoiar os clubes desportivos da Batalha e salvaguardar que a retoma da prática desportiva no Concelho é realizada com segurança para todos”.

De salientar ainda que nas modalidades de futebol e futsal, o Município da Batalha aceitou a proposta de parceria apresentada pela Associação de Futebol de Leiria para colaborar na testagem de todos os clubes do concelho, nesta fase da retoma da atividade desportiva e na próxima fase de retorno às competições federadas dos respetivos escalões.

O Centro de Teste da Batalha, através da plataforma https://teste-covid.batalhaonlife.pt/ já regista cerca de duas centenas de atletas inscritos, processo que será repetido quinzenalmente ou sempre que se justifique em função do calendário dos jogos e provas desportivas em que participem atletas dos clubes do concelho da Batalha.

     Fonte: MB

Integrados no Complexo de Piscinas de Azambuja

Município de Azambuja reabre campos de ténis para aulas e alugueres já dia 5 de abril

Cartaz

Vão reabrir ao público, a partir de dia 5 de abril de 2021, os campos de ténis do Complexo de Piscinas de Azambuja. Para que o regresso à atividade, no contexto da pandemia, garanta a segurança de todos, a autarquia apela ao cumprimento rigoroso das medidas impostas pela Direção-Geral da Saúde.

O arranque das aulas de ténis, ministradas por um treinador credenciado, vão funcionar às terças-feiras das 17h00 às 20h00 e sábados das 09h00 às 13h00.

O regime de aluguer de campos (regime livre) funcionará de terça a sexta-feira, no horário das 09h00 às 20h30 e aos sábados, no horário das 08h00 às 13h00. Durante o mês de abril também pode optar pelo aluguer às segundas-feiras das 09h00 às 16h30.

As inscrições, reservas ou alugueres podem ser feitas na receção do Complexo de Piscinas, mas apela-se preferencialmente às inscrições online. Para mais informações, contactar 263 400 490 / 961 890 278 ou piscinas@cm-azambuja.pt

Fonte: TC|DCI|CMA

Com o secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo presente

Batalha inaugura campos de Padel e lança prova nacional de Trail no Dia Nacional da Juventude

A Câmara Municipal da Batalha vai assinalar o Dia Nacional da Juventude este sábado, dia 27 de março, com a inauguração dos campos municipais de Padel e o lançamento de prova nacional de Trail, organizado pela Associação Trail Running de Portugal, prova a realizar-se no dia 11 de abril na Pia do Urso, São Mamede (Batalha). Presente nas iniciativas estará o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, uma vez que as ações visam conciliar “o papel do desporto na promoção de comportamentos sustentáveis dos jovens, bem assim potenciar a criação de um centro nacional de Trail na Batalha”.

Pelo valor de 66.900,00 euros, acrescidos de IVA

Câmara da Marinha Grande adjudica o projeto da nova piscina municipal

A Câmara Municipal da Marinha Grande adjudicou a elaboração dos projetos de arquitetura e especialidades para a nova Piscina Municipal, pelo valor de 66.900,00 euros, acrescidos de IVA, na sua reunião de 15 de março. A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, congratula-se “com a aprovação dos projetos para a nova Piscina, que é uma infraestrutura imperiosa para a nossa população, acreditando que este é um importante passo para em breve termos uma Piscina Municipal na Marinha Grande moderna e que responda às exigências atuais da prática da natação”.

Para o biénio 2020-2021

Plano de Incentivos ao Desporto de Alcobaça com candidaturas abertas de 1 a 19 de março

A Câmara Municipal de Alcobaça informou esta quinta-feira, dia 4 de março, todas as entidades desportivas individuais e coletivas do concelho de Alcobaça que as candidaturas do Plano de Incentivos ao Desporto (PID) 2020-2021 estão abertas de 1 a 19 de março de 2021. Este plano de incentivos concedido pela autarquia deve ser entendido como um apoio à dinamização desportiva do concelho e das populações que o integram, além de fomentar a prática desportiva, contribuir para uma melhoria técnica das atividades federadas, promover a defesa do associativismo desportivo e a sua crescente autonomia financeira.

No lugar da Torre

Câmara aprova parceria para a construção do “Pavilhão da Magueixa” em Reguengo do Fetal

A Câmara Batalha viu aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal a definição de apoio financeiro para a concretização do projeto de execução do acordo de parceria desenvolvido entre a Câmara Municipal, Freguesia do Reguengo do Fetal e Centro Recreativo e Desportivo da Torre (CRDT), para a concretização do designado “Programa de construção e dinamização de edifício de eventos desportivos e formação no lugar da Torre”, e que viabilizará a construção do “Pavilhão da Magueixa”, no lugar da Torre.

Sporting conquista a Allianz Cup ao vencer o Braga no Estádio Municipal de Leiria

O Sporting conquistou a Allianz Cup este sábado, dia 23 de janeiro, ao vencer na final o Braga, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, por 1-0. Pedro Porro, defesa de 21 anos do Sporting CP, foi eleito MVP Allianz pelos jornalistas presentes no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O espanhol foi o autor do golo que decidiu a partida, aos 41 minutos, depois de ter surgido nas costas da defesa adversária para, na cara de Matheus, rematar cruzado para o fundo das redes.

Sporting e Braga disputam hoje em Leiria a final da Allianz Cup

A final da Allianz Cup disputa-se este sábado, dia 23 de janeiro, às 19h45, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O jogo entre o Sporting e o Braga, organizado pela Liga de Clubes, não terá público nas bancadas mas terá transmissão televisiva na SIC e na SPORT TV 1. Ambas as equipas já venceram a competição por duas vezes, sendo o Braga o atual detentor do título. Curiosamente, Carlos Carvalhal, treinador do Braga, venceu a primeira edição da competição e Rúben Amorim, treinador do Sporting, a última edição.

PSP proíbe deslocação de adeptos a Leiria para acompanhar equipas da Final Four Allianz Cup

No contexto da realização da Final Four Allianz Cup – Taça da Liga no Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa, que decorre de 19 a 23 de janeiro, o Comando Distrital da PSP de Leiria informa que serão implementadas algumas medidas na zona, podendo verificar-se alguns constrangimentos de trânsito. Não será permitida a deslocação de adeptos para acompanhamento das equipas.

Freguesia de Pombal realiza tertúlia para analisar efeitos da pandemia no desporto

As modalidades desportivas têm sofrido um forte impacto na sua normal atividade com a pandemia que tem assolado o mundo e a nossa comunidade em particular. Para avaliar os efeitos das restrições impostas pelo combate a esta pandemia e partilhar os diversos pontos de vista sobre as formas de superar este contexto exigente que atravessamos no âmbito da prática desportiva, a Junta de Freguesia de Pombal vai promover uma tertúlia esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, pelas 18h30.

Ourém, Porto de Mós, Torres Vedras e Chamusca nomeados “Municípios Amigos do Desporto”

Santarém recebeu, no dia 29 de dezembro, uma das sete cerimónias de reconhecimento dos “Municípios Amigos do Desporto”, da responsabilidade da Cidade Social e da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGES), cerimónia que contou com a presença do Doutor Pedro Mortágua Soares. Entre os municípios da região, Ourém e Porto de Mós receberam o Prémio Intervenção COVID-19 Recomendada| 2020. Torres Vedras e Chamusca receberam o Prémio Intervenção COVID-19 do Ano|2020. Porto de Mós recebeu o Prémio Presença Digital Recomendada| 2020 e Ourém o Prémio Presença Digital do Ano| 2020