Edição: 286
Diretor: Mário Lopes
Data: 2024/9/19
O Festival de Jazz da Marinha Grande comemora a sua 10ª edição, com concertos e atividades que decorrem de 20 de setembro a 1 de outubro, em vários espaços da cidade, como o Teatro Stephens, Museu Joaquim Correia e Auditório José Vareda, numa organização do Município. O Festival tem como principal objetivo divulgar o Jazz nacional e internacional que se faz na atualidade. Nesse sentido, é um festival que reúne diversos estilos, músicos de todas as gerações, desde os consagrados aos novos valores, apresenta discos recentes e aposta, igualmente, na divulgação do Jazz feito na região.
O palco está a ser montado, o equipamento está a caminho e a cidade e os leirienses já participam no ROCKIN’1000, o evento que vai marcar Leiria e a região este sábado, dia 14 de setembro, com a presença de mil músicos e de quase 20 mil espetadores. Os 16 mil bilhetes postos à venda já estão praticamente esgotados, por isso, com as expectativas superadas, a organização e o Município de Leiria decidiram disponibilizar mais 3.500 ingressos, com a abertura da bancada superior sul do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, anunciaram esta segunda-feira, em conferência de imprensa.
Ópera-tango de Astor Piazzolla “María de Buenos Aires”, com libreto do poeta uruguaio-argentino Horacio Ferrer, tem honras de abertura da edição de 2024 do Festival de Ópera de Óbidos (FOO). Este espetáculo teatral/musical é dirigido por Daniel Schvetz e tem lugar no dia 6 de setembro, às 21 horas.
Concertos, espetáculo de paraquedismo, gastronomia regional e venda de cebolas, produtos agroalimentares e artesanato são algumas das propostas da edição de 2024 da Feira Nacional da Cebola (FRIMOR), que decorre de 29 de agosto a 1 de setembro, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior e zona envolvente. Inauguração da FRIMOR contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias; do secre- tário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim; da deputada Isaura Morais; e do presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques.
O festival ÁGORA prossegue com mais dois fins de semana de programação multidisciplinar a dialogar com um dos ícones do património histórico-cultural da cidade, Castelo de Leiria. ÁGORA cruza a memória, o presente e o que há de vir através da exploração de territórios artísticos, de artes performativas à música, das artes visuais à instalação. Em setembro/outubro há concertos de Niño de Elche & Raül Refree, Marina Herlop, Julius Gabriel, Alabaster Deplume, Romeu Bairos, 6 Violas, residência artística das artistas Surma & Inês Condeço e mais a anunciar.
No dia 15 de agosto comemorou-se em Santa Cruz o “Dia do Saloio” com o habitual cortejo etnográfico e demons- trações de danças e cantares pelos ranchos participantes. Nesta que foi a sua 25.ª edição, estiveram presentes os seis ranchos que mantêm a sua atividade no concelho de Torres Vedras e que neste dia desfilaram pelas ruas de Santa Cruz ao longo de dois percursos distintos.
Depois do êxito que foi a edição 2023, com plateias esgotadas, o Festival de Ópera de Óbidos está de regresso, entre 6 e 15 de setembro, para “surpreender o público com um cartaz de nível superior”, garante o presidente do Município, Filipe Daniel. O evento que este ano estende a sua programação ao Convento de São Miguel (Gaei- ras), à Praça da Criatividade e, reflexo de uma estratégia de aproximação à comunidade, ao Olho Marinho (Olhos d’Água Largo da Fonte) pretende po- sicionar se no circuito da ópera, mas também “enriquecer a nossa população, o nosso terri- tório”, afirmou na 2ª feira o edil, em conferência de imprensa.
As Festas da Batalha prometem atrair multidões, de 14 a 18 de agosto, com um cartaz abrangente dirigido a vários públicos.
Concertos, gastronomia tradicional, atividades desportivas, mostra de ati- vidades económicas, Gaming arena e Kids zone integram certame, a realizar no parque de Santa Maria da Vitória. O palco das Festas da Batalha é inaugurado a 14 de agosto, com Fernando Daniel.
Na secular Feira de S. Bernardo festeja-se o santo padroeiro de Alcobaça e figura maior da Ordem de Cister, São Bernardo de Claraval. Desde 2022 a Feira voltou ao centro da cidade, entre o Rossio e a Cova da Onça. Rui Veloso, Slow J,
Richie Campbell,
Bárbara Tinoco,
José Cid e Pedro Abrunhosa são cabeças de cartaz.
Sábado, 3 de agosto, às 21h30, o espaço da Cerca do Mosteiro de Alcobaça conhece o encerramento do Cistermúsica com uma obra-prima da música sinfónica: a Sinfonia n.º 10 de Dmitri Shostakovich. Nuno Coelho, um dos mais internacionais e inspiradores maestros nacionais, dirige Alto Minho Youth Orchestra, com jovens músicos de diferentes culturas.
De 08 a 11 de agosto, todos os caminhos vão dar à praia do Bom Sucesso, na Aldeia dos Pescadores. Calema, Expensive Soul, Gene Loves Jezebel e Quem é o Bob? são os cabeças de cartaz da edição 2024 do Festival Bom Sucesso, que promete, uma vez mais, surpreender.
Abertura de portas está marcada para as 18h.
O Castelo de Leiria será de novo palco do ÁGORA, com uma programação que inclui artistas de renome nacional e internacional, de 3 de agosto até outubro.
Organizado pela Câmara Municipal de Leiria, em par- ceria com a produtora e editora de música Omnichord, conta com Alabaster DePlume, Niño de Elche e outros.
Município de Pombal vai apre- sentar à ministra da Juventude e Modernização algumas das medidas de apoio aos jovens e às famílias, assim como de transição digital implementadas nos últimos anos, no âmbito da abertura das seculares Festas do Bodo. Margarida Balseiro Lopes vai presidir à sessão solene que se realizará sexta-feira, dia 26 de julho. Durante seis dias, Pombal vai celebrar a identidade de toda a comuni- dade com as tradicionais Festas do Bodo, durante os quais os corações dos pombalenses en- chem-se de gratidão, alegria e generosidade nas boas vindas a milhares de familiares, des- cendentes e visitantes.
Perto de completar um mês de intensa oferta de programação para todos os gostos e idades, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça apresenta nos próximos dias um leque de propostas musicais intemporais. Na quinta-feira, às 21h30, Bruno Pernadas marca encontro no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça para apresentar o álbum Private Reasons.
Após um fim de semana intenso, marcado pela passagem da artista brasileira Adriana Calcanhotto e por plateias esgotadas, não só neste concerto, mas também em Cós e na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça apresenta-se com mais uma dezena de espetáculos na sua terceira semana.
O grupo Némanus vai atuar, no dia 12 de julho às 21h30, na Festa da Vila de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça. Os irmãos nasceram numa família de pescadores, em Peniche, e desde muito cedo que mostravam ter dotes para a música. Mas foi em Torres Vedras que tiveram a possibilidade estudar num conservatório de música.
Bárbara Bandeira brilhou sábado à noite, 5 de julho, na Feira de São Pedro, em Torres Vedras, com uma atuação que ficará na memória de todos os presentes.
Bárbara atuou para uma plateia de dois mil fãs e não dececionou. Durante mais de uma hora, presenteou o público com uma seleção dos seus maiores sucessos, incluindo os hits “Cristaliza”, “Nós os Dois” e “Onde Vais”.
Santa Cruz Ocean Spirit – Fes- tival Internacional de Desportos de Ondas regressa a Santa Cruz, de 19 a 28 de julho. Os desportos de ondas continuam a ser a âncora do festival, numa edição em que a programação musical inclui nomes nacionais na Aldeia Neptuno.
Na apresen- tação da 16ª edição do evento, que decorreu no dia 3 de julho, a presidente da Câmara Muni- cipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a impor- tância do evento, como sendo cada vez mais uma afirmação do território, como um destino de desportos de ondas. Sobre o Eurosurf Junior, campeonato “trará um recorde de 18 sele- ções” com cerca de 200 atletas.
A 32.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que tem início esta sexta-feira, dia 28 de junho, às 21h30,apresenta na Nave Central do Mosteiro de Alcobaça o Requiem de Fauré, pela Orquestra Melleo Harmonia e Coro Ricercare, num concerto de entrada livre.
O Fenómeno Rockin’1000, famoso por reunir milhares de músicos amadores e profis- sionais para celebrar clássicos do rock, chega a Portugal pela primeira vez no dia 14 de setembro, no Estádio de Leiria, e promete uma experiência musical memorável à qual se junta agora Pedro Abrunhosa. O aclamado artista português, acompanhado pelos 1000 músicos que estarão a vibrar em pleno relvado, interpretará “Vamos fazer o que ainda não foi feito”, num momento único que promete marcar a história da música portuguesa!
A Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) começa a 21 de junho e vai até 21 de julho, com a participação de pianistas de diversos países. Evento terá 11 concertos, a 29ª edição das “masterclasses”, exposições de arte, dança e palestras. Espetáculos terão lugar em Óbidos, Caldas da Rainha e Lisboa.
Santarém prepara-se para receber mais uma edição do projeto municipal, Verão in.Str, para animar os três meses estivais, quer na cidade, quer nas freguesias do concelho. Este ano, as novidade são os espetáculos in.Circo – Festa das Artes de Circo, a Festa da Marioneta, e in.Estátua – Festival de Estátuas Humanas.
O conceituado maestro, compositor e pianista Rui Massena apresentou o seu quarto álbum de originais, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, este sábado, 15 de junho, num concerto intimista que não deixou o público indiferente. O novo disco foi tocado, ao vivo, pela primeira vez, na Capital do Vidro, ainda antes da estreia nacional do novo disco, marcada para os dias 20 e 25 de junho, para a Casa da Música, no Porto, e para o centro Cultural de Belém, em Lisboa, respetivamente.
Festas da Cidade da Marinha Grande regressam ao Parque do Cerca, de 29 de maio a 2 de junho, apresentando, como habitualmente, animação cultural diversificada, atividades infantis e radicais, artesanato, divulgação de associações, comércio e empresas, áreas da Gastronomia e da Doçaria. Este ano, o evento organizado pelo Município da Marinha Grande, cuja entrada é livre, conta com cinco dias de animação e uma vasta programação, distribuída pelos dois palcos do evento – Palco Cidade e Palco Stephens – que acolhem os cabeças de cartaz e um leque de artistas e grupos locais, envolvendo mais de 300 artistas / participantes.
Foi com 2 concertos esgotados que iolanda fez a sua grande estreia em nome próprio no Capitólio em Lisboa. A cantora de Pombal subiu a palco esta quarta e quinta-feira para apre- sentar o EP de estreia “Cura” e ainda algumas novas canções, entre elas o single “Calma” que chega no dia 24 de maio a todas as plataformas digitais e que já tem videoclipe oficial no youtube, gravado em Malmo, durante a participação da artista na 68.ª edição do festival da Eurovisão. “Calma” é o primeiro tema do novo EP de iolanda, que será editado em breve, que conta com a participação do suíço Nemo, vencedor desta edição da Eurovisão.
Festival Nascentes vai ter lugar entre 3 e 7 de julho na aldeia de Fontes, em Leiria, propondo, este ano, uma programação composta por artistas oriundos de 18 nacionalidades e 4 conti- nentes, criando uma verdadeira tapeçaria multicultural.
A Comissão de Coordenação de Desenvolvi- mento Regional do Centro lançou, no, dia 6 de maio, o Programa “Cultura ao Centro”, o novo programa de apoio aos agentes culturais de caráter não profissional. Este programa, com um orçamento de 155 mil euros, tem duas tipologias de apoio: o Apoio à Ação Cultural e o Apoio ao Associativismo Musical.
O Museu das máquinas falantes vai ser inaugurado em Alcobaça no dia 25 de abril às 15h, dia em que se assinalam 50 anos da Revolução dos Cravos. O Museu, representado pela sua significativa coleção, tem como aspiração marcar o panorama dos museus da tecnologia do som, das telecomunicações e da rádio difusão.
Este museu cumpre o objetivo do Município de Alcobaça de dar a conhecer um património que nasce a partir do colecionador-fundador: José Madeira Neves (1933-2003). Após a aquisição do es- pólio à família do colecionador, vai estar acessível a todos esta fabulosa coleção que enriquece a rede museológica nacional.
A música medieval regressa ao Castelo de Leiria no, dia 1 de maio, com o terceiro concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria. Com o tema “Festival de Alegrias”, o concerto será precedido por um workshop sobre instrumentos medievais ibéricos.
O convidado é Orlando Trindade, luthier e multi-instrumentista, que apresentará os seus instrumentos históricos.
Leiria vai receber o ROCKIN’1000, dia 14 de setembro, com um espetáculo que transforma o relvado do Estádio Municipal de Leiria no palco daquela que é considerada a maior banda de rock do mundo, constituída por 1.000 músicos a tocar em simultâneo ao vivo. Em palco estarão mil músicos amadores e profissi- onais, de várias nacionalidades do mundo.
Dia 30 de abril, o Município de Torres Novas assi- nala o 1.º aniversário da requalificação da Central do Caldeirão, com uma visita noturna com a parti- cipação de antigos operários, seguindo-se um espetáculo de jazz com grupo Mano a Mano que apresenta Trilogia das Sombras. Oportunidade única de explorar a atmosfera mágica da ilumi- nação noturna e produção de energia elétrica.
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, apresenta no dia 4 de maio, às 21h30, Fernando Tordo com o espetáculo “50 Anos de Abril. Para- béns a Nós.” Com um percurso artístico com de mais de 50 anos,o cantor é autor de algumas das canções mais célebres da música portuguesa, do período da ditadura e da Revolução dos Cravos.
Terminou, dia 31 de março, a 2ª edição do Cistermúsica Sacra, com mais uma bela apresentação do resultado do tra- balho dinamizado no Atelier de Música Litúrgica. O Atelier Avançado, orientado por Jonathan Ayerst, teve 16 inscritos e o Atelier de Música Litúrgica, dinamiza- do por Margarida Silva Mendes, 22.
Leiria será, até ao final de julho, a casa do futebol feminino luso, albergando três eventos que prometem ser uma enorme festa, bastante ritmada, de celebração ao futebol. O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa voltará a ser palco dos jogos da seleção nacional na Liga das Nações. O primeiro está marcado para sexta-feira, dia 5 de abril, às 20h45, frente à Bósnia e Herzegovina.
O Teatro Stephens, na Marinha Grande, é palco do espetáculo comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, no dia 7 de abril, às 16h30, com entrada gratuita. Atuam os artistas Maiseu; Miguel Calhaz; Teatro do Botão; Vira Vadio; Cais da saudade, neste espetáculo organizado pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a ACR da Comeira.
Dezenas de músicos são esperados no estágio da Orquestra de Sopros, de 24 a 28 de março, numa organização da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), Leiria.
A iniciativa, aberta a músicos a partir dos 12 anos, “pretende juntar numa semana o maior número de praticantes de instrumentos de sopro e percussão, que lhes permita aprender e trocar experiências”.
O Cistermúsica foi um dos vencedores da última edição do Iberian Festival Awards, evento que reconhece os melhores festivais da Península Ibérica, tendo sido distinguido a nível nacional na categoria de Best Small Festival. Esta categoria premeia festivais com menos de 1500 espectadores por dia e resultou de uma votação do público a partir de uma shortlist de 10 nomeados, após um primeiro processo de seleção de 53 festivais candidatos. Fes- tival foi distinguido nos Iberian Festival Awards, no dia 15 de março na cidade espanhola de Granada, numa cerimónia que premiou os melhores festivais ibéricos.
Os Quatro e Meia atuam no dia 9 de junho na 24 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que decorre de 8 a 16 de junho, no CNEMA, em Santarém e que tem como mote a Pecuária Ex- tensiva.
A banda é composta por João Cristóvão Rodrigues, Mário Ferreira, Pedro Figueiredo, Ricardo Liz Almeida, Rui Marques e Tiago Nogueira.
Cedo ou Tarde, novo álbum de Luís Severo, será o mote para o concerto no dia 24 de fevereiro, às 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Depois da sua estreia em 2015 com o independente Cara d’Anjo, Luís Severo juntou-se à Cuca Monga, edi- tora que lançou o seu 2º trabalho, Luís Severo.Em 2019, edita O Sol Voltou, que reforça o seu esta- tuto de nome consensual na escrita de canções.
O 2º Cistermúsica Sacra volta a contar com a direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin, realizando-se em Alcobaça entre os dias 16 e 31 de março, sob o mote “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”. As inscrições encontram-se abertas e decorrem até 15 de março, destinando-se a dois grupos com currículos e contextos de atuação distintos: Coro Avançado e Coro Litúrgico.
A Igreja da Misericórdia em Torres Vedras recebe o organista principal da Basílica de São Pedro do Vaticano, Josep Solé Coll, no dia 17 de fevereiro pelas 21h. Um concerto à luz das velas, com música dedicada a Nossa Senhora, inserido no VIII Ciclo de Órgão de Torres Vedras e de entrada livre.
O organista interpretará a “Messa della Madonna” de Girolamo Frescobaldi, juntando-se neste concerto, a Cameratinha- Coro infantojuvenil de Torres Vedras, dirigida pelo Maestro Jorge Leiria, onde interpretarão peças de Perosi, António Cartageno e Charles Wesley. Um autêntico intercâmbio entre Torres Vedras e Roma.
O Centro Cultural do Cartaxo recebe, no dia 27 de janeiro de 2024 às 21h30, o concerto “Camões: 500 Anos – História, Música e Poesia”, um espetáculo que assinala as Comemorações Nacionais dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580), poeta maior da língua portuguesa, autor de Os Lusíadas e de uma vasta obra lírica de referência mundial.
A temporada do Teatro Virgínia abre com o con- certo Coral, dos The Gift, já esgotado, no dia 6 de janeiro, sábado, às 21h30. Segundo Nuno Gonçalves: «Coral nasce do encontro da folha em branco que sempre foi a busca do som. O disco saiu sem aviso. Saiu-nos de dentro. Não estávamos à espera. O músico de hoje tem de seguir instintos,mas sobretudo respeitar impul- sos.As coisas saem.Ou se aproveitam ou não.»
No dia 27 de dezembro foi apresentada a programação do Teatro-Cine de Torres Vedras para o 1º trimestre de 2024, pelo seu diretor artístico. Guilherme Gomes referiu que o Teatro-Cine não deve ter a obrigação apenas de apresentar espetá- culos, devendo antes contribuir artistica- mente para o território.
O Município de Santarém vai promover o tradicional Concerto Solidário de Ano Novo, no dia 6 de janeiro, às 18 horas, no grande auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), com a Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP), sob o tema: “Polcas, Valsas, Marchas e outras alegrias musicais”. O concerto de cariz solidário é organizado pela Câmara Municipal de Santarém e pela Cistermúsica, e conta com o apoio da União de Freguesias da Cidade de Santarém, do W Shopping e do CNEMA. A receita de bilheteira vai ser entregue a três IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém: o Centro de Apoio à Família das Abitureiras, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e a Liga dos Amigos do Hospital de Santarém.
A Federação Nacional dos Médicos alertou, no dia 27 de dezembro, que os médicos estão sobrecarregados e a praticar “medicina de catástrofe” em vários Serviços de Urgência onde um volume excessivo de doentes está a dar entrada na última semana do ano, incluindo o Hospital de Leiria.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, e a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Maria Neves, assinaram no dia 20 de dezembro, o protocolo de parceria para o funcionamento da Orquestra Juvenil e da Big Band da Marinha Grande. A Câmara Municipal suporta 75% dos custos dos monitores da Orquestra Juvenil e despesas correntes, até ao montante máximo anual de 29.985,00€. A comparticipação financeira da Câmara Municipal é apenas afeta ao funcionamento da Orquestra Juvenil, da Big Band e da Escola de Formação Musical. A gestão corrente fica a cargo da Junta de Freguesia.
A vasta digressão de David Fonseca, apelidada de “still’ 25”, que celebra os 25 anos de carreira do cantor de Leiria, passará por várias cidades antes de culminar nos Coliseus do Porto (15 de novembro) e Lisboa (16 e 17 de novembro), estando já confirmadas Caldas da Rainha, Vila Nova de Paiva, Torres Novas, Bragança, Porto, Lisboa, Leiria, Ovar e Braga.
O castelo de Leiria vai receber, em 2024, o Ciclo de Música Medieval de Leiria, com seis concertos precedidos de workshops, sob o mote “uma janela para a cultura medieval Ibérica”,seguindo o calen- dário solar, religioso e pagão. Primeiro workshop e concerto decorrem a 6 de janeiro. Organizado pelo Município de Leiria, a direção artística é de Ricardo Alves Pereira e Esin Alves Pereira.
O Município da Nazaré voltará a festejar o fim de ano na rua com música e fogo de artifício, para dar as boas-vindas ao 1º dia de 2024. Com a festa de três dias a fazer-se ao longo da marginal, o público poderá assistir a concertos com Jorge Guerreiro, dia 29, Polo Norte, dia 30; Usados com Garantia e Banda Xeques Orquestra, 31.
A próxima convidada da Orquestra de Jazz de Leiria será Maria Schneider, detentora de vários prémios Grammy, considerados os Óscares da música. A maestrina e compositora norte-americana vai estar em Leiria para um concerto único. O concerto será no dia 9 de março de 2024 às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Último concerto do ciclo Cistermúsica Frontei- ras 2023 terá como protagonista a Banda Sinfónica de Alcobaça (BSA), que acabou de comemorar, no dia 30 de dezembro, o 38.º aniversário do seu ressurgimento.
A BSA, conduzida pelo maestro Rui Carreira, sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça- João d’Oliva Monteiro no dia 9 de dezembro, às 21h30.
O Festival Leiria Cidade Criativa da Música está de regresso à cidade do Lis para a 2ª edição, de 7 a 9 de dezembro, com três dias de música em estreia absoluta sobre o tema “Património Natural e
Arquitetónico de Leiria”. Respondendo às guide- lines de ação Unesco, Festival pretende solenizar músicos de Leiria, colocando-os em diálogo com nomes do panorama musical português.
É já este mês que os The Gift sobem ao palco dos Coliseus para a consagração do álbum Coral, estando o concerto em Lisboa, agendado para dia 18 de novembro já esgotado, restando apenas os últimos bilhetes para o espetáculo do Coliseu do Porto, no dia 23. Se a digressão de sucesso da tour Coral já deu provas de um encontro titânico em palco entre a voz de Sónia Tavares e a eletrónica de Nuno Gonçalves, acompanhada por um coro de 20 vozes e uma cenografia arrojada, os Coliseus vão ainda mais longe com a presença de um coro ainda mais grandioso e a incorporação de grandes clássicos e grandes novidades no alinhamento.
Um regresso, após 20 anos, ao Festival de Jazz de Valado dos Frades de uma das melhores vozes do jazz nacional. Jacinta voltará a apresentar-se em formato de Quarteto de Jazz tradicional, à semelhança do aconteceu na estreia no Festival, no dia 2 de dezembro, às 22h, no cineteatro da Nazaré, encerrando esta 26ª edição.
Na 7ª edição do “Salão Piolho – Cine-Concertos”, da Fundação INATEL, é a vez da cidade de Leiria acolher no Dia Mundial do Cinema – 5 de novembro, atuações musicais de artistas tão diferentes como Diogo Vida, Bicho Carpinteiro e O Gajo, ressoando com o preto e branco, a música tradicional portuguesa, o jazz, o folk e a eletrónica.
A Chamusca recebe este sábado, 28 de outubro, o grande festival do Fado – Fest Fado Ribatejo, que este ano celebra a sua sétima edição. O Município da Chamusca em colaboração com o Município de Alpi- arça celebra assim o ciclo de 6 espetácu- los, que tiveram início em abril e terminará no dia 25 de novembro em Alpiarça.
O ciclo Fronteiras está de regresso ao Cister- música – Festival de Música de Alcobaça, recuperando, por um lado, o legado de várias compositoras femininas, e, por outro, renovando os diálogos musicais entre culturas. De 4 de novembro a 9 de dezembro sobem ao palco diversas propostas artísticas em diferentes espaços de Alcobaça.
Devido ao mau tempo esperado no domingo, no último dia do Festival Materiais Diversos, 15 de outubro, a programação passa para dentro de portas e as atividades em colaboração com o Movimento Mira-Minde são adiadas.
Em causa estão os espetáculos, em Minde, “a besta, as luas”, de Elizabete Francisca, e o concerto de chica.
Nos dias 13 e 14 de outubro, com sessões diárias às 20h30 e 21h30, a AREPO apresenta, no Teatro-Cine de Torres Vedras, a ópera imersiva O Valor das Coisas. Com composição de Luís Soldado, libreto de Rui Zink e Inês Pedrosa e encenação de Linda Valadas, este espetáculo procura abordar as relações simbólicas que se estabelecem entre o público e a cultura.
The Legendary Tigerman atuou na noite de 30 de setembro, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, perante um público que lotou a sala, aplaudiu, cantou, dançou e vibrou com o rock inigualável do compositor e artista português Paulo Furtado. Este foi o primeiro concerto do novo álbum “Zeitgeist”, que chegou na sexta-feira, dia 29 de setembro, aos serviços de streaming de música e integra temas com colaborações especiais de vários artistas, entre os quais Best Youth, que se apresentaram em palco em vários momentos do espetáculo.
De 30 de setembro a 8 de outubro, o AlãoJazz Fest 2023 trará a Alenquer algumas das mais recentes propostas do jazz português. Como warm up, no dia 30 de setembro às 18 h no átrio dos Paços do Concelho inaugura-se a exposição de fotografia “Jazz a preto&Branco”, onde, de Pedro Espada Cordeiro, onde serão revisitados momentos marcantes da Associação Alão.
Pedro Mafama, D.A.M.A, Sons do Minho e Sai do Chão – Tributo a Ivette Sangalo (seguidos dos djs Bombatuke, Sara Santini, Dupla Mete Cá Sets e I Love 90’s) são os cabeças de cartaz da Feira de Santa Iria, que decorre em Tomar de 13 a 22 de outubro. Como em 2022, os concertos, gratuitos, vão ter lugar na Várzea Grande, estendendo-se o certame entre aquele espaço e o Mercado.
A primeira edição da “Noite Branca”, que decorreu de 22 a 24 de setembro, no Centro Tradicional da Marinha Grande, sagrou-se um sucesso, com a adesão de milhares de pessoas, nos espetáculos dos quatro palcos. A iniciativa foi da ACIMG, com apoio do Município da Marinha Grande e Junta de Freguesia, para dinamizar o comércio, através de concertos, desfiles de moda e fun zone.
Atriz e cantora Lúcia Moniz será a personalidade homenageada da 9ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça (12 a 22 de outubro). Filha de músicos açorianos (Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo), Lúcia Moniz iniciou a sua carreira lançando 4 trabalhos discográficos, em parceria com Nuno Bettencourt, Jorge Palma, Maria do Amparo, entre outros. Durante este percurso musical inicial, enceta igualmente o seu caminho como atriz, em televisão, teatro e cinema.
5.ª edição do Festival de Órgão de Santarém está à porta e com algumas novidades e um novo figurino. Serão 50 ações por diferentes locais, entre as quais, algumas nas Vilas do concelho de Santarém com música de órgão e poesia, outras com fator surpresa em locais informais e improváveis, e também algumas ações pedagógicas e performativas.
O novo diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras, Guilherme Gomes, foi apresentado publicamente no dia 13 de setembro, numa sessão que decorreu naquele equipamento cultural. “O Teatro quer ser um bom parceiro de artistas, de público e de instituições”, afirmou Guilherme Gomes na sua intervenção, prometendo ainda novidades na programação.
Cessar-Fogo é o regresso do VOLver, programação cultural em rede entre os municípios de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, de 20 de setembro a 30 de dezembro, com cinema, conferências, exposições, música e teatro. Cessar-fogo é um acordo entre duas ou mais partes em conflito para suspender hostilida- des e encontrar uma solução pacífica. Trabalhar juntos para promover um mundo mais pacífico e seguro.
A nova vida do Festival de Ópera de Óbidos teve abertura auspiciosa com a apresentação de 4 récitas no segundo fim de semana de setembro: La Serva Padrona, de G. B. Pergolesi e A Voz Humana, de F. Poulenc, corresponderam assim ao enorme interesse e afluência de espetadores que estiveram presentes no encantador espaço da Quinta das Janelas (Gaeiras).
Jardim do Alto de Santo António, em Abrantes, vai voltar a receber o Festival ao Alto, nos dias 8 e 9 de setembro, o festival que marca o final do verão e o início de um novo ciclo, com o regresso às aulas e às novas rotinas. Música, animação, desporto e gastronomia (street food) integram o programa, que tem como cabeça de cartaz a artista Nena, no dia 9 de setembro.
O programa Santarém in.Str traz animação à cidade de 22 a 27 de agosto. Angelica Salvi, Marsuppiane e Banda da Gançaria Banda Sunset 91 são destaques da programação. Sexta-feira, no Largo do Seminário, às 21h30, terá lugar o espetáculo de Fogo Dreamer, de Marsuppiane. Espetáculo conta a história de um artesão de uma aldeia distante, num tempo longínquo, onde a magia era um mistério.
Santa Cruz.365|Onda de Verão, programa dinamizado pela Câmara de Torres Vedras, continua a proporcionar, neste final de agosto, atividades lúdicas, culturais, educativas e desportivas, destinadas a diferentes públicos, de forma a tornar mais aprazível e enriquecedora a estadia na localidade balnear de Santa Cruz. Destaque para a última Feira de Verão deste ano, no dia 26 de agosto, nas ruas pedonais de Santa Cruz, a qual proporcionará a aquisição de produtos de referência do concelho de Torres Vedras; a Feira do Livro de Verão, no dia seguinte, onde será apresen- tado, o livro Há festa na aldeia, da autoria de Viviana Soares.
13.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça re- gressa, de 28 de agosto a 1 de setembro, aliando a sua componente de Academia à de Festival que conta com diversificado programa de concertos. Com a direção artística de Sérgio Carolino e Hugo Assunção, este projeto dedicado às tubas, eufó- nios e trombones apresenta, em 2023, novidades.
O Município de Azambuja volta a trazer às fre- guesias do Concelho de Azambuja, até outubro, o Programa de Artes ao Vivo-“Artéria”. Sexta-feira, 1 de setembro, o “Artéria” leva-nos até Aveiras de Cima, com a apresentação do filme “O Circo”, de Charlie Chaplin, recriando um cine-concerto em que cinema mudo é musicado, ao vivo, ao piano e ao ar livre pela pianista Catherine Morisseau.
O presidente da Câmara Municipal de Alco- baça, Hermínio Rodrigues, inaugurou, ao final da tarde de 18 de agosto, a tradicional Feira de São Bernardo que devido às obras no Pavilhão Multiusos, volta a ser realizado na Cova da Onça e na Praça 25 de Abril. Domingo atuam “Os Quatro e Meia”, 2ªfeira, Xutos e Pontapés, e na terça, Ivandro.
O Município de Leiria e a ACILIS vão promover, em parceria, a 2.ª edição da Noite Amarela e 15.ª edição do Shop On, dia 8 de setembro. No Centro Histórico de Leiria, o comércio que vai estar de portas abertas até às 23 horas. Aos descontos e promoções, degustações de Brisas do Liz, montras vivas e desfile de moda juntam-se 4 palcos.
Banda de Alcobaça, Associação de Artes, entidade responsável pela organização dos festivais Cistermúsica e Gravíssimo, na sua candidatura ao Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes para o quadriénio 2023–2026, afirmou como um dos seus objetivos o ressurgi- mento do Festival de Ópera de Óbidos, inativo há alguns anos, estabelecendo para o efeito uma parceria estratégica com o Município de Óbidos. Festival acontece de 8 a 17 de setembro na Quinta das Janelas, em Óbidos. O programa celebra a força, expressão e resiliência das mulheres através das óperas Don Giovanni, La Serva Padrona e A Voz Humana.
A cerimónia de Inauguração das Festas do Arripiado terá lugar este sábado, 12 de agosto, pelas 15h, na zona ribeirinha do Arripiado, com a presença do presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo queimado, e do presidente da Junta de Freguesia da Carregueira, Rui Gonçalves. Do cartaz das Festas consta Quinta do Bill, Três Bairros, Baile do Pimpão e Rodrigo Saturnino. Destaque ainda para a tradicional Procissão Fluvial, no dia 15 de agosto.
Entre 8 e 10 de setembro, a Vila Medieval de Ourém volta a ser palco do Festival de Setembro, festival multidisciplinar e multicultural que em 2023 terá como tema “Nós, Migrantes”. O Festival de Setembro parte da base identitária de Ourém e do espírito cosmopolita do 4.º Conde de Ourém, Dom Afonso, para, em ambiente de festa e por via da fruição cultural, abordar a relação entre o Património Cultural, a História do Lugar e a Interculturalidade.
Durante três dias, a Vila Medieval de Ourém vai acolher iniciativas de cultura, conhecimento e diálogo em torno da diversidade cultural, inspiradas nas trajetórias da emigração oureense para França, Reino Unido, Brasil, Angola, Moçambique, a par de todos os outros destinos do mundo.
Um regresso a casa, uma estreia e um concerto com lotação esgotada: foram estes os ingredientes da noite de encerramento do Cistermúsica – Festival de Música de Alco- baça que este ano coube aos alcobacenses The Gift. Cerca de 1000 pessoas assistiram aos temas de Coral, último disco da banda, com um coro clássico de 20 elementos.
A Feira de São Bernardo é a grande festa de todo o concelho de Alcobaça. Em agosto, sobem ao Palco no Rossio durante 5 dias com 5 artistas nacionais: Calema (dia 18), Wet Bed Gang (dia 19), Os Quatro e Meia (dia 20), Xutos e Pontapés (dia 21) e Ivandro (dia 22). A grande novidade desta edição é a Festa da Maçã, que irá celebrar a tradição e identidade dos produtores agrícolas
No dia 4 de agosto, pelas 21h30, o Claustro Principal do Convento de Cristo será palco de um Concerto da Orquestra Sinfónica de Thomar. A direção musical está a cargo do Maestro Simão Francisco e os presentes são convidados a ouvir variadas obras icónicas entre as quais Siegfried Idyll de Wagner e a 5ª Sinfonia de Beethoven. A entrada será feita pelo Claustro da Micha.
Atividades lúdicas, culturais, desportivas e educativas continuam a ser dinamizadas em Santa Cruz com o programa “Santa Cruz.365 | Onda de Verão”. Uma das próximas ativi- dades, é “Marés Curtas”, coorganizada com a associação Vaklouro e que tem este ano como palco o Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo.
A Escola de Jazz de Leiria vai arrancar já no ano letivo 2023 / 2024, com organização da Associação de Jazz de Leiria.
O ensino do Jazz será orientado com principal incidência na aprendizagem de repertório, nas técnicas de improvisação, na assimilação da linguagem e no conhecimento da história e tradição deste estilo musical. O curso funciona por semestres, num total de 8 semestres (4 anos).
A escola funcionará no Centro Cívico de Leiria, localizado na Rua Barão de Viamonte. A direção pedagógica estará a cargo do professor, músico, compositor e maestro da Orquestra Jazz de Leiria, César Cardoso.
O Município da Marinha Grande alia-se à Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) e à Unidade de Cuidados na Co- munidade da Marinha Grande, para o pro- jeto “Aqui Contigo”, que visa proporcionar aos doentes em fim de vida, seus familiares e cuidadores, momentos de conforto e bem-estar, de modo a aliviar o sofrimento nesta fase dolorosa da vida, através da terapia pela Música e pelo Som.
A compositora Anne Victorino d’Almeida venceu o Prémio Internacional de Composição Darcos 2023. Anúncio foi feito após o concerto que deu a conhe- cer as duas obras finalistas, no dia 14 de julho, em Torres Vedras.
1ª edição, organizada pela Tempo- rada Darcos, contou com jovens músicos, que apresentaram obras que tiveram como ponto de partida uma obra de Eurico Carrapatoso.
Entre 20 e 23 de julho, o festival assinala os 150 anos do nascimento do famoso pianista e com- positor russo Sergei Rachmaninoff, convidando artistas internacionais de referência em forma- ções dedicadas à música de câmara e concerto sinfónico. Em palco vão estar Pavel Gomziakov, Tatiana Samouil e Andreï Korobeinikov.
São 3 fins de semana de programação multidisciplinar a dialogar com um dos ícones do património histórico da cidade, o Castelo de Leiria. De agosto a outubro, ÁGORA traz concertos de Aldina Duarte, Pedro Mafama, A Garota Não, Adufeiras de Idanha-a-Nova,Fado Bicha,Ana Deus e Marta Abreu, Orquestra Sem Frontei- ras ou Panda Bear & Sonic Boom.
O Festival de Música de Alcobaça chega à 3ª semana integrando uma dezena de espetáculos e o tradicional dia Non-Stop. Com música antiga e música vocal, de dança e jazz, com jovens valores e artistas consagrados, o Cistermúsica prossegue quinta-feira, com The Ministers of Pastime, grupo de jovens catalães focados em interpretação histórica, e apadrinhados por Jordi Savall.
O festival ZêzereArts decorre de 13 a 31 de julho na região do Médio Tejo com programação diver- sificada de concertos e masterclasses. A edição deste ano apresenta uma série de músicos de “reconhecido mérito”, incluindo maestros Vasco Negreiros, Pedro Correia, João Paulo Fernandes e António Vassalo Lourenço, o violinista holandês Ilya Grubert e o compositor Cândido Lima.
Foi uma abertura em grande da 31.ª Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, no dia 30 de junho, com a Nave Central do Mosteiro de Alcobaça esgotada para receber os Cappella Neapolitana António Florio e a jovem soprano Ana Vieira Leite. O fim de semana prosseguiu com o quinteto de jazz Reunions, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o ensemble medieval italiano Micrologus.
Torres Vedras volta a acolher uma das maiores feiras do país, entre os dias 29 de junho e 9 de julho, no Parque Regional de Exposições: a centenária Feira da São Pedro. Certame com 730 anos de existência constitui a demonstração da capacidade económica do concelho de Torres Vedras e região Oeste, sendo também um espaço de convivência e diversão. O evento contará este ano com cerca de 140 expositores de produtos e serviços, uma área para cerca de 100 feirantes tradicionais, 20 locais de venda de artesanato, uma área de divertimentos, áreas de restau- ração, com 5 restaurantes e 8 tasquinha, e zona com 5 bares
“O maior festival de música clássica do País”, nas palavras do presidente da direção da Banda de Alcobaça, Rui Morais, vai decorrer este ano de 30 de junho a 30 de julho. 31ª edição do Cistermúsica dedicada à “Música no Feminino” irá mostrar obras de compositoras menos conhecidas do grande público. Edição tem o maior orçamento de sempre graças ao 1º lugar na lista de apoios da DGArtes.
O Vivó Verão chegou à Praia do Pedrógão, Leiria, e vai refrescar a época balnear com muita festa e animação, com um programa que tem início este sábado, 1 de junho, com o Hastear das Bandeiras Azul – qualidade Ouro 2023, e Praia Acessível, na Praia do Pedrógão, seguindo-se o Hastear de Bandeiras na Lagoa da Ervedeira, este ano, pela primeira vez, designada Praia de Banhos. Biblioteca de praia, Sensibilização Ambiental, Festival da Sardinha, Carnaval de Verão, Festa Silenciosa, Desporto, Prevenção na Área da Saúde, Gastronomia e concertos são alguns dos destaques de um programa que tem como objetivo afirmar a Praia do Pedrógão como um dos destinos mais atrativos do Verão.
São cinco de dias de cultura, natureza, gentes e partilhas que, até 2 de julho, juntam a aldeia das Fontes, no concelho de Leiria, na produção de um evento que se quer de encontro. Festival arranca com inauguração do Museu do Comum, instalado num armazém central na aldeia, que congrega criações artísticas que têm por base objetos, artefactos e matérias cedidos pela população das Fontes que, aqui, se transformam numa narrativa sobre as histórias e vivências do local.
A fadista Cuca Roseta e os alcobacenses Golpe compõem o cartaz dos Concertos de Verão em São Martinho do Porto. Cuca Roseta regressa ao concelho após a passagem em 2019 pela Feira de São Bernardo e em 2015 em São Martinho do Porto. Os Golpe lançaram o 1º álbum em 2022 e levam ao palco música popular portuguesa com fusão de rock, pop e detalhes de jazz e funk.
Nos dias 1 e 2 de julho, o Município do Bombarral apresenta, na Mata Munici- pal, a segunda edição do Festival “Jazz & Street Food”. Este evento cultural visa promover o Jazz acessível a todos e desmistificar a ideia de que o “Bom Jazz” apenas existe nas grandes metrópoles e grandes salas.
O festival das músicas bonitas está de regresso ao Mosteiro e vila da Batalha, de 23 a 25 de junho, com Espetáculos, Exposições, Workshops, Artes Circenses e Atividades Paralelas. Do cartaz constam concertos de David Fonseca, Filipe Sambado, Luca Argel, Cristina Clara e Pedro Jóia, SFISTIkATEd, entre outros espetáculos. Nesta edição com dois palcos – Palco Santa Casa e Palco Emergentes, GDA – dedicado aos talentos emergentes. O festival continua a celebrar a cultura popular e os músicos portugueses e associa-se às comemorações dos 40 anos de Património Mundial do Mosteiro com um espetáculo dedicado ao Fado, à canção de Coimbra e ao Cante Alentejano.
A Pittsburgh Youth Symphony Orchestra, sediada na Pensilvânia, Estados Unidos da América, com direção artística do maestro Jacob Joyce, oferece uma emocionante ementa musical de estilos diversificados onde se salienta a versatilidade destes noventa jovens talentosos. O concerto terá lugar no Teatro Virgínia, no dia 27 de junho, terça-feira. Os bilhetes têm o custo de 3 euros.
A quinta edição do Festival de Música Antiga decorreu entre os dias 7 de maio e 11 de junho, levando a música secular a vários pontos do concelho de Torres Vedras. Mais de 500 espectadores assistiram aos quatro concertos desta edição, com propostas musicais que foram do século XV ao século XVII.
Promovendo a descoberta do património religioso do concelho, os concertos passaram por Matacães, Sirol, A dos Cunhados, Varatojo e Torres Vedras. Foi, também, uma oportunidade de ouvir instrumentos e composições do tempo da construção dos templos onde decorreram os concertos, que foram comentados, promovendo a interação com o público.
O festival reuniu músicos de referência nacional e internacional, com formação académica na área da música antiga. No âmbito desta edição, o Convento de Nossa Senhora da Graça acolheu um workshop de guitarra barroca com Tiago Matias, que reuniu participantes de várias gerações.
O V Festival de Música Antiga de Torres Vedras foi organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com as juntas de freguesia e as paróquias do Concelho.
As Festas do Almonda, que assinalam anual- mente a elevação de Torres Novas a cidade, estão de regresso ao Jardim das Rosas, de 30 de junho a 9 de julho de 2023. O programa inclui concertos de João Pedro Pais, Carolina Deslandes, Gisela João, entre muitos outros nomes da música nacional, bem como ativi- dades desportivas e culturais gratuitas.
O Cineteatro da Chamusca recebe sábado, dia 17 de junho, pelas 21h30, o segundo espetáculo integrado no ciclo de seis do FestFado Ribatejo, o grande festival do Fado que este ano celebra a 7ª edição, com as fadistas Dora Maria e Diamantina Rodrigues e convidados João Louro, Joana Possante, Kelly Narciso e Manuel Ferreira.
As Festas do Bodo estão de regresso a Pombal com uma programação diversificada que conjuga tradição com inovação, de 27 de julho a 1 de agosto. Cartaz conta com FF e Banda Filarmó- nica Ilhense (27), Plutónio (28), The Gift (29); Gisela João (30); Resistência (31) e Bonga (dia 1 de agosto).
A 4ª edição do SONS NA AREIA regressa à Praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã, com organização do Município da Lourinhã e o apoio da Antena 3. Com data marcada para 4 e 5 de agosto, estes dois dias de sonoridades estivais já sedimentaram a sua identidade na Zona Oeste.
Uma programação para um público eclético, de diferentes interesses musicais, de várias idades, de diversas geografias, concebe uma nova dinâmica à Praia da Areia Branca.
A música alia-se ao sol e à praia, criando um ambiente propenso para colher o máximo potencial da zona Oeste. À semelhança de outras relevantes zonas costeiras do País, a música assume-se como um elemento deste território.
Surge, assim, um cartaz com nomes afirmados na área da música nacional, The Legendary Tigerman, Fogo Fogo, Pedro Mafama e Ray.
Ao longo de duas noites, o público frui de um espaço único com vista privilegiada para o Atlântico.
As três primeiras edições superaram as expetativas e o público aguarda expectante esta quarta
edição.
Todos os concertos são de entrada livre.
Para mais informações: www.cm-lourinha.pt
Serena Kaos irá dar um concerto na Biblioteca Municipal do Cadaval, no dia 16 de junho (sexta-feira), às 22h, onde apresentará o seu primeiro álbum a solo, “Slowly This Time”, que terá 6 temas originais. Tour Europeia que a artista iniciou a 26 de maio terminará no dia 13 de julho, passando pelo Reino Unido, Portugal, Luxemburgo e Alemanha.
A Festa da Freguesia de Évora de Alcobaça está de volta. Depois de uma interrupção devido à Pandemia COVID-19, a Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça volta a organizar, de 30 de julho a 2 de agosto, a Festa que habitualmente atrai milhares de pessoas. No cartaz consta Xeques Orquestra, Rúben Palmeira e David Antunes, com participação de Emanuel Moura.
Com um grande cartaz musical, a Feira de Artesanato, espetáculos infantis, atividades desportivas e novos espaços e atividades, as Festas de Abrantes estão oficialmente abertas e prolongam-se até 14 de junho, Dia da Cidade. O presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, abriu oficialmente as Festas de Abrantes 2023.
É já no dia 29 de junho, que tem início, na Expotorres, em Torres Vedras, mais uma Feira de S. Pedro.
Para apresentar a edição deste ano realizou-se. no dia 5 de junho, no largo de São Pedro, em Torres Vedras, uma conferência de imprensa, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.
O CRIAJAZZ – Festival Novo Jazz nasceu da necessidade de dar visibilidade a uma rubrica que o Nariz Teatro desenvolve há cerca de duas décadas. Pelo quarto ano consecutivo o CRIAJAZZ apresenta-se, em 2023, no Castelo de Leiria e, pela primeira vez, no Jardim do Visconde da Barreira (Leiria) e no concelho da Batalha, de 18 de junho a 13 de agosto.
De quarta a sábado, o Palco no Rossio de Alcobaça apresenta quatro distintas propostas musicais: Emanuel Moura | 7 de junho, 21h30; Sociedade Filarmónica Turquelense | 8 de junho, 21h30; Daniel Machado e os Heliocêntricos | 9 de junho, 21h30; Rúben Palmeira | 10 de junho, 21h30. Todos os espetáculos realizam-se em frente ao Mosteiro de Alcobaça, com entrada livre.
A Sala Principal do Teatro Municipal de Ourém esgotou a lotação para ouvir Adriana Calcanhotto, na noite de 2 de junho. Aos 57 anos e com uma carreira recheada de sucessos, a cantora e compositora brasileira escolheu Portugal para apresentar o seu mais recente álbum intitulado “Errante” com paragem obrigatória em Ourém, assinalando o segundo aniversário do Teatro.
De 6 a 9 e de 13 a 16 de julho, começa a 24.ª edição de um evento que já é um clássico dos festivais de verão na região centro. São já duas dúzias de eventos a servir sardinha da boa, mas o cardápio musical não fica nada atrás: Quim Barreiros, Blaya, Polo Norte, Jorge Guerreiro, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Hi-Fi, Banda Rytmos, Cinderela e os Bons Rapazes. O Festival decorrerá no recinto montado junto à rotunda sul e estende-se aos restaurantes aderentes que fazem dos seus espaços extensões deste certame que é já uma referência do programa de animação de verão nas praias da região. São servidos?
O Município de Leiria irá lançar o Concurso Inter- nacional de Composição Musical de Leiria, com o objetivo de promover a criação musical contem- porânea e o diálogo entre músicos leirienses e compositores emergentes. Para o diretor criativo, Daniel Bernardes, “enquanto Cidade Criativa da Música, Leiria quer afirmar-se como polo de cria- ção contemporânea, estimulando músicos locais”.
Programação do Cistermúsica mantém a aposta num leque de experiências artísticas e sonoras distintas que cativam diferentes públicos e percorrem séculos de história – da música antiga à criação contemporâ- nea – com formatos que vão da música de câmara a concertos sinfónicos e outras grandes produções.
Durante um mês, o Festival de Música de Alcobaça apresenta uma programação diversa, sempre de quarta-feira a domingo, abordando como principal temática a Música no Feminino. Interpretação de obras de compositoras menos conhecidas do público fica a cargo de instrumentistas de renome e talentos emergentes.
O festival das músicas bonitas está de regresso ao Mosteiro e vila da Batalha, de 23 a 25 de junho, com concertos de David Fonseca, Filipe Sambado, Luca Argel, Cristina Clara e Pedro Jóia, entre outros espetáculos. Nesta edição com dois palcos dedicados aos talentos emergentes, o festival continua a celebrar a cultura popular e os músicos portugueses e associa-se às celebrações dos 40 anos de Património Mundial do Mosteiro. David Fonseca atua a 24 de junho nas Capelas Imperfeitas, espaço que “encaixa na sua inquietude artística e na busca constante de novos desafios musicais”. Um concerto a solo e intimista. No exterior do Mosteiro, o Palco Emergentes, GDA – que recebe no dia 23 de junho Cristina Clara com espetáculo de raízes no jazz e na música popular portuguesa e brasileira. De seguida, Luca Argel segue o tom do samba num concerto em que apresenta o seu novo álbum – Sabina. A 24 de junho, os SFISTIkATEd ligam a música eletrónica à pop e ao hip-hop com um toque de experimentalismo.
No sábado, 3 de junho, celebre as danças e os cantares tradicionais de Turquel, Fel- gueiras, Viseu e Sintra no XXVII Festival de Folclore do Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções, às 21h. O Dia Mundial da Criança é celebrado em Alcobaça, no domingo, com jogos, insufláveis, karts a pedais e a cantora Nina Toc Toc.
O Núcleo de Caldas da Rainha da Associação José Afonso, no âmbito do programa “O que faz falta – Celebrar José Afonso”, promove uma palestra com o musicólogo Rui Vieira Nery com o tema a música de José Afonso no seu tempo e na atualidade, este sábado, dia 27 de Maio às 21h30, no CCC – Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
No âmbito do programa “Palco no Rossio”, a Tuna Académica da Faculdade de Letras de Lisboa sobe ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça no sábado,27 de maio,às 18h. Às 21h30, cantores João Paulo Ferreira e Márcio Rodrigues vão exaltar a língua portuguesa no Rossio. “Palco no Rossio” decorre de 20 de maio a 17 de junho, na programação de primavera/verão do Município.
O Ovo é o tema central da 23ª Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que decorre no Centro Nacional de Exposi- ções, em Santarém, de 3 a 11 de junho. A escolha deste ali- mento está relacionada à atual preocupação da sociedade com uma vida saudável, sendo o que comemos um fator deter- minante para esse objetivo.
Durante a Feira, vão realizar-se vários concertos. Na abertura, 3 de junho, atua Nininho Vaz Maia; no dia 7 é a vez dos D.A.M.A; dia 9 as atenções viram-se para os “Calema”; por último, dia 10 destaque para o concerto de David Antunes e seus convidados Bárbara Tinoco e Paulo Gonzo.
Festas da Cidade da Marinha Grande regressam ao Parque da Cerca, nos dias 2, 3 e 4 de junho, com animação cultural diversificada; atividades infantis e radicais; mostra de artesanato, comér- cio e empresas; áreas de gastronomia, doçaria e licores. Evento a cargo da Câmara Municipal da Marinha Grande conta com dois palcos – Palco Cidade e Palco Stephens.
O Jazz do Valado regressa de 4 de junho a 1 de julho, com dois concertos na Nazaré e 4 na sala da BIR – Biblioteca de Instrução e Recreio, no Valado dos Frades, entidade respon- sável pela sua organização, que conta com o apoio do Município da Nazaré. Programa que, como habitualmente privilegia o que de melhor se faz em Portugal, conta este ano com Dixienaza Jazz Band, “Há Fado no Jazz” Big Band Nazaré e Cristina Maria, Noa e Rão Kyao, “Long Ago And Far Away”, Nazaré / Capbreton Sextet 23 e LiftOff.Com direção artística do Maestro Adelino Mota, o Jazz é organizado por um grupo de voluntários.
“Leiria há 100 Anos” regressa à cidade do Lis, no fim de semana de 27 e 28 de maio. Esta recriação histórica é um evento de rua com o qual o Município de Leiria e a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura mostram como era Leiria há 100 anos e como é que os leirienses viviam e se divertiam à época.
Estão abertas as inscrições para a 13.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, que este ano se realiza de 28 de agosto a 2 de setembro. Em 2023, este evento dedicado às tubas, trombones e eufónios apresenta uma novidade na vertente formativa, através da realização de sessões individuais.
Com mais 1 dia de celebração em relação ao ano anterior, as Festas de Abrantes estão de regresso de 7 a 14 de junho com programa vasto e diversi- ficado para todos os gostos e com várias novidades, entre elas a concentração da Feira de Artesanato no Largo Motta Ferraz. Vão voltar a ser o ponto de encontro da comunidade abrantina e animar o concelho e a região, com um programa recheado de espetáculos musicais, a par com a feira de artesanato, as tasquinhas e um conjunto de novos espaços e atividades. Marisa Liz (Dia 7), Agir (8), D.A.M.A (9),Festa M80 (10), Pedro Dyonysyo (11), Toy (12) e Calema (13) são o cartaz
A Marinha Grande recebe as Festas da Cidade, de 2 a 4 de junho, no Parque da Cerca, tendo como cartaz principal os artistas Bispo, Fernando Daniel e GNR. A entrada é livre. Como já vem sendo hábito, espera-se a afluência de milhares de pessoas no evento organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande.
No dia 23 de junho, às 21h30, a fadista Mariza vai atuar na Monumental Celestino Graça, em Santarém, numa organização do Grupo PMFH, através da sua subsidiária Xpectacle. Segundo João Leite o objetivo é ter ao longo do ano aproximadamente três grandes momentos musicais na Monumental Celestino Graça. O Município e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém estão disponíveis e empenhados nesta dinâmica, onde Santarém sai reforçada e a nossa população irá beneficiar de uma oferta única”.
A 13ª edição do Festival Pedra Rock, um festival de música alternativo, que ocorre anualmente nos Moleanos, no concelho de Alcobaça, vai ter lugar dia 6 de maio. Depois da pausa de 3 anos, por causa da pandemia, Festival regressa com bandas emergentes do rock nacional como Sunflowers, Maquina ou Electric Man.
A Semana da Ascensão’23 decorre este ano de 13 a 21 de maio e reúne grandes espetáculos que prometem animar as nove noites da maior semana do Concelho da Chamusca. Os Quatro e Meia, Toy, Os Azeitonas, Carolina de Deus e Bárbara Tinoco, Karetus, Rosinha, Ivandro, Ana Bacalhau e Custódio Castelo estão no cartaz.
Os “D.A.M.A” atuam a 7 de junho na Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo (FNA 23), evento que decorre de 3 a 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e que este ano tem como tema o Ovo, alimento muito utilizado na alimentação dos humanos no Mundo inteiro e por isso contém características que lhe permitem ser considerado um Superalimento.
Francisco M. Pereira (Kasha), Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho são o núcleo central dos D.A.M.A, banda oriunda de Lisboa que se destaca pelas suas canções contagiantes, empatia com o público e energia das atuações ao vivo.
Na sua 3ª edição, o Festival BE CULTURA assume-se cada vez mais como um marco no calendário cultural de todo o concelho de Alcobaça. O cartaz conta com a atuação da cantora soul portuguesa Áurea (12 de maio, 22h, Praça Damasceno de Campos) e com o regresso da festa M80 (13 de maio, 22h, Praça Damasceno de Campos).
O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa do 49.º aniversário do 25 de abril, que inclui a sessão solene na Praça dos Claras pela manhã, o baile popular e porco no espeto à tarde, destacando-se a inauguração da Pista Internacional de Pesca do Almonda, pelas 9h45. O Teatro Virgínia recebe no dia 25, pelas 17h30, um concerto dos UHF com entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete, limitado a 4 por pessoa.
O Cistermúsica Sacra, cuja 1ª edição conta com a direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin, realiza-se entre 2 e 6 de abril. Esta nova atividade traz à região de Alcobaça, tão rica em património religioso, uma oferta de Música Coral Sacra durante a Semana Santa, ao Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Cós e Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição.
Concelho da Chamusca recebe de sexta- feira até domingo, 26 de março, a 1ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas. O certame decorre na freguesia de Vale de Cavalos e junta gastronomia, petiscos, showcookings, animação musical, caminhada, workshops, exposição de produtores e de agentes económicos. Romana, Cláudia Pascoal e Pedro Pinhal, com a participação especial de Teresa Tapadas e Manuel João Ferreira, são os cabeças de cartaz. Hernâni Ermida e José Maria Lino são os chefs de destaque.
As Festas do Concelho/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, voltam a Constância de 7 a 10 de abril, estando a ser preparadas pela Câmara Municipal, Paróquia, moradores,escola, comércio e diferentes instituições do concelho. Os cabeças de cartaz são Bárbara Bandeira, Jorge Guerreiro, David Carreira e David Antunes & The Midnight Band que atuam nos dias 10, 9, 8 e 7 de abril.
O centenário órgão de tubos de Alqueidão da Serra, que há mais de 3 décadas se encontra num lastimoso estado de conservação, vai ser recuperado. A paróquia de Alqueidão da Serra decidiu avançar para a recuperação desta importante e histórica peça do seu património e vai adjudicar o restauro ao organeiro Dinarte Machado, responsável pela recuperação dos 6 órgãos de tubos do Convento de Mafra.
A Associação de Acordeão de Portugal vai realizar 26ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2023” de 20 a 28 de maio. Para além dos Concertos e Masterclasses, que serão anunciados muito em breve, terá lugar o 26º Troféu Nacional e o 7º Concurso Internacional de Acordeão. Para este ano, será acrescentada a Categoria Contemporâneo XXI.
O Cistermúsica volta a ganhar o estatuto de finalista em 2 categorias do Iberian Festival Awards, cuja 7.ª edição irá decorrer no dia 11 de março na Maia, visando premiar melhores festivais em Portugal e Espanha. Cistermúsica foi eleito para a shortlist de Best Small Festival com um recorde de mais de 19 mil votos e para Best Venue, por um júri especializado.
O Núcleo de Caldas da Rainha da Associa- ção José Afonso promove uma conferência de imprensa, na quarta-feira, 25 de janeiro, no café do Centro Cultural e Congressos, para apresentação do programa cultural designado “O Que Faz Falta” em torno de José Afonso e da celebração dos 40 anos da Festa da Amizade, realizada em Caldas da Rainha em 1983.
“O Que Faz Falta” é realizado em colaboração com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha e com o CCC – Centro Cultural e de Congressos, a decorrer em vários espaços, envolvendo também outras entidades da cidade.
Foram apresentados esta terça-feira, dia 17 de janeiro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a nova agenda semestral e o novo site com os eventos que irão marcar o calendário cultural do concelho. A oferta cultural no concelho de Leiria alcançou mais de 512.567 pessoas em 2022, um valor que inclui visitantes de museus municipais e dos restantes espaços culturais do Município.
Em memória de quem muito deu à música no Cartaxo, autarquia e amigos de Pedro Baptista decidiram homenageá-lo com uma banda que ele queria ter no seu CTX Metal Fest. Os WAKO aceitaram e ficaram lisonjeados pelo convite. O Igor Santos – Von Drago terminará a noite com música que irá juntar todos os amigos que o Pedro tanto estimava.
Câmara Municipal de Pombal, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom), promove a comemoração da Passagem de Ano com espetáculos musicais, com entrada livre e dirigidos a toda a comunidade. O epicentro da festa será a tenda instalada no Jardim do Cardal, em pleno centro da cidade.
O Cistermúsica volta a estar entre os nome- ados para o Iberian Festival Awards (IFA), cuja 7.ª edição se realiza a 11 de março de 2023 no Fórum da Maia e que distingue os melhores festivais em Portugal e Espanha. Pela primeira vez, o Cistermúsica está em 3 das 25 categorias: Best Small Festival, Contribution to Equality e Best Venue.
A ABA – Banda de Alcobaça – Associação de Artes garantiu o apoio quadrienal da Direção-Geral das Artes (DGArtes), resultado da candidatura ao Programa de Apoio Sustentado às Artes – Programação e cujos resultados finais foram agora divulgados, ficando classificada em 4º lugar a nível nacional, sendo a candidatura mais bem pontuada na área de Música. O plano contempla o reforço dos emblemáticos Cistermúsica e Gravíssimo! e o alargamento territorial e artístico da ABA, com o PAMCA – Plano de Ações de Mediação Cultural e Artística, o Cistermúsica Sacra e a recuperação do Festival de Ópera de Óbidos.
Esplanada de Natal convida a desfrutar da música e da doçaria regional entre conversa e uma bebida quentinha.
Programa Viver o Natal que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou para assinalar a época festiva, conta com um espaço de encontro para “esplanar“ com a família e os amigos ou para desfrutar a solo, entre uma e outra ida às compras no comércio tradicional – é a Esplanada de Natal que ocupa a Praça 15 de Dezembro, bem em frente ao edifício-sede do Município. A Esplanada de Natal convida a fazer uma pausa para ouvir boa música ao vivo, aquecer o espírito de Natal com uma caneca fumegante ou saborear os doces tradicionais da época.
Com o Castelo de Leiria em pano de fundo, a comemoração da Passagem de Ano far-se-á em dois palcos montados na Praça Rodrigues Lobo e Largo do Papa Paulo VI. As portas abrem logo às 21h30, e às 22h30, com a atuação dos leirienses Elsa Gomes, na Praça Rodrigues Lobo, e Ricardo Tê, no Largo do Papa Paulo VI.
No âmbito das comemorações dos 140 anos da Associação Sociedade Filarmó- nica 1.º de Dezembro de Pragança, a Câmara Municipal do Cadaval fez, no dia 3 de dezembro, a receção de ‘La Filarmónica de Olivenza’, da cidade espanhola de Olivença, que mantém geminação com o Cadaval desde 2007.
Para festejar esta quadra natalícia, a Câmara de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém, organiza o tradicional Concerto de Natal, dia 10 de Dezembro, pelas 18h00, na Catedral de Santarém, com a Sociedade Filarmónica Alcanedense. Sob a direção do maestro Alberto César Carreira Lages, a soprano Sofia Pinto vai interpretar obras de Franz Lehar, Pietro Mascagni e Adolphe Adam, tais como, Mine Lippen Sie Kussen So Heiss, Vilja Lied, Avé Maria e o Holy Night.
Cistermúsica vai trazer até a Alcobaça e a Mação mais um conjunto de grandes espetáculos que contarão com a presença de artistas internacionais e cuja impressão multicultural levar-nos-á a viajar por diversos territórios musicais – da Espanha de Elcano à Itália dos compositores barrocos tardios e ao Brasil e à bossa nova de Tom Jobim.
“Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço” é o mote do concerto-conferência que vai decorrer já esta terça-feira, dia de novembro 15, a partir das 16h, no átrio da Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria. Numa produção do Politécnico de Leiria e programação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, o evento pretende assinalar o centenário do nascimento do compositor Iannis Xenakis, juntando em palco o conferencista Benoît Gibson e seis percussionistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com o maestro Marco Fernandes.
O cartaz da festa de Passagem de Ano 2022-2023 na Nazaré está fechado e trará Quim Barreiros, Sons do Minho, Roda de Samba e Função Públika, para além de muitos outros artistas, que acompanharão residentes e visitantes nos festejos.Festa é gratuita e decorre na marginal da Praia da Nazaré, em dois palcos e na tenda orbital.
De 27 de outubro a 12 de novembro, de S.Gonçalo de Lagos a S.Martinho, as Festas da Cidade de Torres Vedras trarão muita animação à cidade e ao concelho durante um período de duas semanas, em dois núcleos: o espaço das Tasquinhas e o Festival Inter- nacional de Acordeão.
As sonoridades do acordeão vão voltar a fazer-se ouvir no concelho de Torres Vedras com realização de mais uma edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras- Acordeões do Mundo. 19.ª edição decorre entre 27 de outubro e 12 de novembro, mantendo-se a estrutura habitual, que assenta em dois pilares: concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e “merendas do acordeão”.
O Festival de Música de Alcobaça, que celebrou a sua 30.ª edição, prossegue com a sua rede de programação em mosteiros cistercienses: Rota de Cister. No dia 22 de outubro, às 16h, o Mosteiro de Almoster, no concelho de Santarém, acolhe Grupo Vocal Olisipo, dirigido por Armando Possante.
O percussionista Álvaro Cortez subiu ao palco do Teatro Eduardo Brasão, no dia 8 de outubro, para um concerto de percussão a solo, que deixou maravilhado o público presente na sala de espetáculos bombarralense. O espetáculo decorreu no âmbito do Festival de Música Clássica do Bombarral, evento que o Município está a promover ao longo do mês de outubro.
No âmbito do Ano Internacional do Vidro, o Município da Marinha Grande vai realizar a 1ª edição do “Glass Festival”, nos dias 7 e 8 de outubro, na Zona Desportiva, junto ao Estádio Municipal, apresentando o concerto de João Pedro Pais, atuação do DJ Strada, Fun Zone com animação infantil, street food e exposição de automóveis.
Na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada terça-feira, dia 13 de setembro, os 10 autarcas da Região de Leiria aprovaram posição conjunta sobre a necessidade de reforçar as verbas do ensino articulado e reclama do Governo a reavaliação das verbas atribuídas às escolas da região de Leiria, na variante de ensino artístico especializado, para anos letivos de 2022 a 2028.
Vila de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe, de 9 a 11 de setembro, a 2ª edição do festival “Já Te Dou o Arroz”, numa organização da Câmara Municipal da Chamusca e da Junta de Freguesia de Ulme. De entrada livre, o certame é dedicado a promover o arroz, produto endógeno e tradicional da freguesia de Ulme, um território da charneca ribatejana com vastas extensões de arrozais.
O Festival de Órgão de Santarém, organi- zado pela parceria entre o Município, a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia da Cidade, decorre de 18 a 27 de novembro. Festival que é sempre tratado com um carinho muito especial pelo público de Santarém, irá percorrer os diversos instrumentos da cidade.
O município de Azambuja recebe, no dia 2 de setembro, um concerto em formato intimista com a cantora Carolina Deslandes, acompanhada apenas por guitarra. O concerto vai decorrer no exterior da Igreja do Palácio de Pina Manique, em Manique do Intendente, a partir das 22h00.
Carolina Deslandes é uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores portugueses. Tendo trilhado um percurso meteórico desde a sua estreia, afirma-se hoje como uma das maiores referências da música nacional.
Noites Demo Sul, projeto idealizado no Brasil em 2007, funciona como prévia do Festival Demo Sul que coloca bandas e artistas da música para se apresentarem em pocket-shows. E para inaugurar a 1ª edição em Portugal, a atração vem direto de Curitiba para Caldas da Rainha, a 6 de setembro. O convidado é o cantor e compositor João Triska, da nova geração de MPB/FOLK reunindo influências de forma muito autêntica e original.
Os Azeitonas apresentam-se sábado, dia 27 de agosto, em Pataias, para mais um concerto da sua turné 2022. A banda de pop-rock, que conta 20 anos de carreira, vários coliseus esgotados e mais de 30 milhões de visualizações no Youtube apresenta na vila de Pataias o seu espetáculo «Ambos os três».
Depois da atuação no Festival da Canção 2022, com a canção “Solta a Voz e Canta”, o grupo inicia uma digressão nacional.
Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, vai acolher a edição de 2022 da Frutos – Feira Nacional da Hortofruticultura, de 25 a 28 de agosto. Cartaz de concertos inclui Nenny, DAMA, Calema e Bárbara Tinoco, a que se juntam os dj´s Wilson Honrado e Nuno Luz. Destaque para a gratuitidade da feira, apenas os concertos no palco principal são pagos. Depois do interregno de dois anos, a Frutos regressa em 2022 com formato diferente mas o mesmo objetivo: aumentar competitivi- dade do setor agrícola, divulgar os produtos hortofrutícolas, ser uma montra das tecnologias associadas ao sector, bem como estimular negócios.
O projeto “Pedro e o Lobo”, cofinanciado pelo Município de Pombal, através da Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, pretende envolver público num processo criativo, descre- vendo uma paisagem e uma comunidade com uma narrativa interdisciplinar contemporânea. A iniciativa tem direção artística da Associação de Artes Ideias Ousadas.
A Feira de São Bernardo arrancou no dia 19 de agosto, com a visita de milhares de pessoas que percorreram as ruas entre a Cova da Onça e o Rossio de Alcobaça. A cantora Carolina Deslandes abriu o cartaz, fazendo vibrar a multidão que a aplaudiu em frente ao Mosteiro de Alcobaça. Feira decorre até 22 de agosto, segunda-feira.
Programa Onda de Verão continua a proporcionar atividades em Santa Cruz. Entre 20 de agosto e 2 de setembro, são muitas as propostas no que toca à cultura, à atividade física e a diversos eventos que irão dinamizar a estância balnear.
Sábado, 20 de agosto, o destaque vai para a tertúlia Antero de Quental e Jaime Batalha Reis em Santa Cruz. A conversa irá contar com Joaquim Moedas Duarte.
250 figurantes, vestidos a rigor, participaram, dia 14 de agosto, em que se comemoraram 637 anos da Batalha de Aljubarrota, na recriação da mesma, atraindo milhares de visitantes que vibraram com a atuação da Companhia Livre, com o apoio de muitos grupos históricos, e onde participou também o conhecido ator Quimbé.
Para aproximar a produção musical de Brasil e Portugal, a Rede Internacional de Música Entre Lugares-RIMEL, projeto realizado pelo Festival Demo Sul e idealizado pelo produtor Marcelo Domingues, propõe curadoria, pes- quisa e mapeamento do universo da música independente nestes dois territórios.
Município de Azambuja volta a trazer às fregue- sias do concelho o programa de Artes ao Vivo – “Artéria”, que irá decorrer até outubro. Sexta-feira, dia 19 de agosto, terá lugar o espetáculo de fado humorístico de “Baixinho do Fado” em Alcoentre. “Baixinho do Fado” integra 5 elementos e é o nome artístico de José Miguel Amador, natural de Azambuja e figura da cultura popular local.
O Verão In.Santarém – Festival de Artes e Cultura continua a dinamizar e animar o concelho de Santarém em agosto. A linha da programação do Verão In. Str 2022 inclui as artes de palco, onde diversos grupos de artistas vão oferecer música, malabares, comédia, teatro ou cinema ao ar livre.
Faleceu Pedro Batista, empresário ligado à música e organizador do CTX Metal Fest. “O Pedro Batista deixou um enorme legado à nossa comunidade. Mostrou que a Cultura se concretiza de muitas formas, que nada nem ninguém exclui, que a todos agrega e entre todos cria pontes de liberdade e aceitação”, salientou o edil do Cartaxo, João Heitor.
Chegou ao fim uma das edições mais especiais do Cistermúsica que viveu no concerto de encerra- mento uma verdadeira noite de apoteose perante uma plateia esgotada. Mais de 400 espetadores assistiram na Cerca do Mosteiro de Alcobaça a uma memorável viagem através do mundo d’As Mais Belas Canções dos Musicais pela Banda Sinfónica de Alcobaça e a voz de Sofia Escobar.
Está a chegar o último fim de semana de uma das mais longas e ecléticas edições do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que nos últimos dias torna a refletir na sua programação uma enorme diversidade de propostas artísticas. É já a 4 de agosto, que a Jovem Orquestra Portuguesa sobe ao palco sob direção de Pedro Carneiro com obras de Alexandre Delgado e Anton Bruckner.
A primeira edição do Festival Leiria Cidade Criativa, que irá decorrer nos dias 16, 17 e 18 de novembro, associada às comemorações do Centenário de José Saramago, foi apresen- tada dia 1 de agosto, no espaço LCCM. Para Anabela Graça, vereadora da Cultura, este “é mais um momento importante da Cidade Criativa da Música, que integra, nesta 1ª edição do Festival, o Centenário de Saramago, num diálogo entre a música, o teatro e a literatura”. Presentes estiveram o diretor artístico Daniel Bernardes, César Cardoso, da Associação de Jazz de Leiria, e Carlos Lopes e Luís Bernardino, da Associação de Filarmónicas.
A Rua das Pretas, projeto que junta amigos, vinho, fado e bossa nova do músico brasileiro Pierre Aderne, vai apresentar-se na Chamusca e em Rio Maior. No dia 5 de agosto, a Rua das Pretas passa pela Chamusca, com um espetá- culo no Anfiteatro do Parque Municipal, às 21h. Esta verdadeira tertúlia musical lusófona repete-se em Rio Maior no dia 6, no Parque do Rio.
Uma autêntica onda de dança e folia vai inundar a praia do Pedrógão, nos dias 13 e 14 de agosto, com o regresso da Festa Silenciosa e do Carnaval de Verão, duas iniciativas de participação gratuita integradas no programa de animação Vivó Verão, promovido pelo Município de Leiria com o objetivo de promover esta praia como destino de férias e dinamizar a economia local.
Nas duas últimas semanas, o Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça volta a oferecer aos melómanos um fim de semana de sabores musicais que se distingue pela variedade de géneros e de formações. Na ementa dos dias que se avizinham, temos a abrir na próxima sexta-feira, dia 29 de julho, às 21h30, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, a Orquestra XXI. Com a direção de Dinis Sousa e a presença de Valeriy Sokolov, virtuoso músico ucraniano que sobe ao palco como solista no violino, teremos a oportunidade de ouvir obras de José Vianna da Motta, Piotr Ilitch Tchaikovsky e Béla Bartók.
Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves está de regresso e na sua 12.ª edição que decorre até sábado, dia 30 de julho, volta a aliar a sua componente de Academia à de Festival que tem já em ação um diversificado programa de concertos, com nomes interna- cionais como Jim Self e Oren Marshall. A direção artística é de Sérgio Carolino e Hugo Assunção.
A cerimónia de reabertura do Cineteatro Munici- pal de Constância teve lugarno dia 22 de julho. Registe-se que o edifício do Cineteatro é um dos principais espaços destinados à realização de eventos de cariz cultural e criativo, e por isso equipamento de grande importância no quotidi- ano da vila. Assim, reabilitação e modernização do edifício contribui em muito para a melhoria global do ambiente urbano de Constância.
A primeira conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses decorreu no Teatro-Cine de Torres Vedras, no dia 19 de julho. A sessão de abertura contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
De referir o investimento de 400.000 euros/ano em programação no Teatro-Cine de Torres Vedras, anunciado pela presidente da Câmara.
O Festival de Música de Alcobaça prepara-se para navegar por alguns dos destinos mais ansiados da atual edição. O primeiro embarque desta imperdível viagem acontece já esta quinta-feira, dia 21 de julho, às 21h30, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, onde remará através das músicas intemporais de Nat King Cole, com o guitarrista de jazz John Pizzarelli.
Festas da Batalha prometem atrair multidões, de 12 a 15 de agosto, com cartaz abrangente, para vários públicos. Animação, gastronomia tradicional, atividades desportivas e uma feira de atividades económicas integram também este certame, a realizar no parque de eventos Santa Maria da Vitória.
No que se refere aos concertos, todos com entrada gratuita, pelo palco das Festas da Batalha atuarão Anselmo Ralph, Fernando Pereira, Quatro e Meia e Miguel Araújo, além de grupos locais como Mãe Lua, EN1, Tiago Pinho e Tiago Borges & O Gato Maltês, todos no parque de eventos Santa Maria da Vitória.
Depois de mais um inesquecível fim de semana de concertos, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça promete nos próximos dias trazer a Alcobaça (e ao país) uma das maiores vagas de espetáculos de excelência em toda a sua história, com Quorum Ballet, Coro ECCE, Quarteto Camões, Ars Choralis Coeln, Remember Jobim, Ensemble Vocal Aura e The Black Heritage Choir.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém decretou o cancelamento de todas as festas, romarias, atividades culturais, desportivas e recreativas até 18 de julho, por força da violên- cia dos incêndios que tem afetado o concelho. “Foi ativado o Plano de Contingência Municipal. A situação obriga-nos a tomar mais medidas para salvaguardar o Concelho”, frisa o autarca.
Uma autêntica onda de atividades vai inundar a praia do Pedrógão, Leiria, durante a época balnear.
Biblioteca de praia, sensibilização ambiental, Festival da Sardinha, Carnaval de Verão, Festa Silenciosa, desporto, prevenção na área da saúde, gastronomia e concertos são alguns dos destaques de um programa que promete afirmar esta praia com um dos destinos mais atrativos da região este Verão. “Estamos a afirmar o Pedrógão como uma marca fortemente associada ao Verão e ao lazer”, realça a vice-presidente da Municipal de Leiria, Anabela Graça.
Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, acolhe a edição de 2022 da Frutos – Feira Nacional da Hortofruticultura, de 25 a 28 de agosto. No cartaz musical, Nenny, DAMA, Calema e Bárbara Tinoco juntam-se aos dj´s Wilson Honrado e Nuno Luz. Numa edição pautada por algumas novidades, destaque para a gratuitidade da feira. Apenas os concertos no palco principal serão pagos.
Programa “Onda de Verão” está desde junho a ser dinamizado na zona de Santa Cruz, de forma a tornar a estadia mais aprazível e enriquecedora durante a época de veraneio.
Atividades lúdicas, culturais, desportivas e ambientais são proporcionadas até 24 de setembro no âmbito do programa organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
A Gala de Abertura do Cistermúsica -Festival de Música de Alcobaça que decorreu sábado, dia 2 de junho, na Cerca do Mosteiro de Alcobaça foi o reflexo do tema deste ano, “Amores Proibidos”, e da vitalidade de um Festival que entrou na sua 30.ª edição. Um espetáculo que viu na ovação final à Orquestra de Câmara Portuguesa o melhor auspício para mais de um mês de celebração.
É já este fim de semana que se inicia a 30ª edição do Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que não será diferente em 2022. Sob o tema “Amores Proibidos”, propõe-se contar e cantar histórias de amores tão controversos quanto apaixonantes, como o de D. Pedro I e D. Inês.
As Festas do Bodo foram apresentadas no dia 27 de junho, no Jardim das Tílias, junto aos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão. A festa mais importante do concelho de Pombal está de regresso de 28 de junho a 2 de agosto, com Dino D’Santiago, Pedro Abrunhosa, Wet Bed Gang, Anjos, Os quatro e meia e Quim Barreiros.
Após dois anos de interregno devido à Covid – 19, está de volta a Feira de São Bernardo, em Alcobaça,de 19 a 22 de agosto. Carolina Deslandes (Dia 19), Carlão (20), Gisela João (21) e Tony Carreira (22), são os cabeças de cartaz que atuarão na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro. Contudo, o resto do certame vai decorrer na Cova da Onça.
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça comemora em 2022 a sua 30ª edição, apresentando a maior programação de sempre com 50 concertos, dos quais 40 serão no concelho de Alcobaça e os restantes em diversos locais do país. Sob o tema “Amores proibidos” a edição deste ano decorre de 1 de julho a 6 de agosto. Artur Pizarro (3 de julho), Voces Caelestes com & Real Câmara com Paul Agnew (8 de julho), Cister Meta Orchestra com cristina Branco (9 de julho), Quorum Ballet (15 de julho) ou John Pizzarelli (21 de julho), são alguns dos destaques do festival.
Após dois anos de interrupção devido à pandemia, as Tocatas de Verão regressam ao Cadaval dias 1, 2 e 3 de julho para a sua 14ª edição. O evento, de acesso gratuito ao público, terá lugar no auditório externo dos Paços do Concelho e também no cineauditório Valentina de Abreu. Está assim de volta uma atividade que pretende demonstrar o trabalho desenvolvido pelas bandas locais e ao nível da formação musical, bem como proporcionar espetáculos musicais gratuitos e, sempre que oportuno, ao ar livre. As Tocatas de Verão constituem uma iniciativa anual organizada conjuntamente pela Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval (AFCC) e a Câmara Municipal do Cadaval, contando com o apoio da Junta de Freguesia do Cadaval e Pero Moniz.
O fadista Rui Tanoeiro venceu sexta-feira, dia 17 de junho, a 1.ª edição do Concurso Nacional da Canção Rural promovido pelos Municípios do Vinho em Pinhel. Foi com o tema “Morena da minha Aldeia” com letra e música original da sua autoria que o cantor chamusquense arrecadou o 1.º prémio do concurso e ainda o prémio de melhor música em representação do Município da Chamusca na Cidade do Vinho 2020/22.
O projeto de música clássica para a primeira infância integra a programação do International Children’s Festival in Šibenik, que este ano celebra a sua 62ª edição. Koncerti za bebe é o nome que as famílias croatas irão poder encontrar, pela primeira vez, nos cartazes de programação do 62º International Children’s Festival in Šibenik, entre os dias 18 de junho a 2 de julho.
O Festival Artes à Vila 2022 vai manter a música bonita a tocar no Mosteiro de Santa Maria da Vitória na vila da Batalha. Capelas Imperfeitas do Mosteiro, Património Mundial da Unesco, acolhe o Palco Santa Casa, que para além de Paulo de Carvalho, recebem no sábado e domingo, 25 e 26 de junho, Valter Lobo, Pedro Mestre e Hélder Bruno. O Artes à Vila realiza-se no Mosteiro da Batalha com espetáculos e concertos que promovem a cultura portuguesa e as músicas do mundo.
Este fim de semana estão de regresso os grandes espetáculos em frente ao Mosteiro de Alcobaça. No feriado de quinta-feira, 16 de junho, 22 h, atua Cottas Club Jazz Band, um espetáculo inserido na iniciativa Termas Centro Jazz Tour). Sexta-feira, o Palco no Rossio traz Francisco Peças (21h) e no sábado é a vez de Churky (21h) atuar.
Chegou a hora de matar as saudades, da música, dos concertos, das tasquinhas, da festa, do convívio, das marchas, da procissão: as Festas de São Pedro regressam em grande entre os dias 25 de junho e 3 de julho. Programa arranca no dia 25 de junho com a inauguração da Central das Artes, integrando a cerimónia dos Prémios Dom Fuas, e a inauguração de uma exposição de escultura de Luís Amado e de pintura de Marta de Castro. Ao longo de nove dias o recinto será palco de várias atividades, como a 5ª edição de Cozinha de Demonstração diariamente ou o XXXI Festival de Folclore São Pedro.
A inauguração da XXX Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha terá lugar quinta-feira, dia 15 de junho, às 19 h, no Parque de Santa Maria da Vitória, na Batalha. A cerimónia é presi- dida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel Cartaz conta com Elsa Gomes, Quim Barreiros, Miguel Bravo, Banda Kroll e Banda da Catraia.
A Feira de São Bernardo, em Alcobaça, realiza-se de 19 a 22 de Agosto, com Carolina Deslandes a ser o primeiro nome confirmado no cartaz musical. A cantora atuará no palco principal da feira, este ano situado em frente ao Mosteiro de Alcobaça, no dia 19 de Agosto. A revelação foi feita por Inês Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, à margem da apresentação da iniciativa “Palco no Rossio”.
As Festas da Cidade 2022 vão decorrer de 3 a 5 de junho, no Parque da Cerca, organizadas pelo Município da Marinha Grande. O cartaz conta com a atuação de mais de 30 grupos locais e envolvendo cerca de 300 artistas, todos com entrada livre. Mariza, Diogo Piçarra, Wet Bed Gang e Cuca Roseta, são alguns dos artistas que fazem parte da programação cultural da edição deste ano, que é complementada com atividades radicais e animação infantil comemorativa do Dia Mundial da Criança, a decorrer em dois palcos (Palco Cidade e Palco Stephens) e no recinto do Parque da Cerca.
Depois do memorável espetáculo “Amália Hoje”, regressa este fim de semana o Palco no Rossio com destaque para os artistas locais e o público infantil. No sábado, 4 de junho, a cultura moderna de Alcobaça está em destaque com os concertos do quarteto de jazz do guitarrista Hugo Trindade e da banda de rock dos Moleanos, Sidewalkers.
A Chamusca inaugurou sábado, 21 de maio, a maior festa do concelho: Semana da Ascensão, com a presença do presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado, do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, dos deputados Mara Lagriminha, Hugo Costa e Francisco Dinis e do edil da Golegã, António da Costa Camilo.
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai comemorar o Dia do Município (Quinta-Feira da Ascensão), no dia 26 de maio, numa cerimónia no Teatro Stephens, na qual irá atribuir distinções a cidadãos do concelho num evento cultural e gastronómico no Par- que de Merendas da Portela, com João Só e Carolina Deslandes e o Chef Rui Paula.
A Quinta do Bill passa pela sua cidade berço, Tomar, no dia 4 de junho, sábado, com a Tour de celebração dos 35 anos. Será certamente uma comemoração inesquecível das mais de 3 décadas de carreira do grupo, sobretudo por ser na companhia dos seus conterrâneos, e em plena Várzea Grande. O concerto com entrada livre terá a presença de alguns convidados como Kátia Guerreiro e Tim.
O Projeto 5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos, Óbidos traz, dia 28 de maio, sábado, pelas 22 h, à Praça de Santa Maria, o espetáculo intitulado “Entre Palavras”, com a Vortice Dance Company, banda filarmónica da Sociedade Musical e Recre- ativa Obidense e poetas populares. Coprodução Vortice Dance Company com Óbidos, Águeda, Idanha-a-Nova, São Pedro do Sul e Seia.
Frederico Silva, de 25 anos, acrobata circense e ginasta de topo mundial participou na 7ª edição do Got Talent Portugal, alcançando o pódio na final do programa de talentos da RTP. Mostrando toda a sua “habilidade”, o concorrente natural de Óbidos, que já foi campeão da Europa e vencedor da Taça do Mundo de ginástica acrobática, “voou” para as meias-finais através do Botão Dourado dado pela apresentadora do programa, Sílvia Alberto. Em cada gala do concurso da televisão pública o atleta apresentou “performances” com rasgados elogios por parte do júri e dos telespectadores que votaram em “massa” no ginasta do concelho de Óbidos (A-da-Gorda).
Viviane canta Edith Piaff na Benedita, no dia 20 de maio às 21h30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. “Viviane Canta Piaf” é um concerto pleno de inspiração, em que a cantora Viviane e sua banda prestam homenagem a uma das maiores senhoras da canção francesa, com temas como “La Vie en Rose”, “Non, Je Ne Regrette Rien ”, “Padam Padam“, “Sous le ciel de Paris”, “Milord” ou “Mon Dieu”, entre outros.
Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça comemora em 2022, 30 anos de atividade. De 1 de julho a 6 de agosto, sob o tema “Amores Proibidos”, Alcobaça recebe “um grande festival, um dos maiores do País”, afirmou Rui Morais, diretor da Academia de Música de Alcobaça, entidade organizadora do Festival, em conjunto com o Município de Alcobaça.
Nos dias 26 e 27 de maio, a Associação de Acordeão Gemelli de Portugal vai levar a efeito 4 Masterclasses com Marco Gemelli, João Barradas, Raymond Keith e Diana Freire. Estas Masterclasses a realizar em Alcobaça estão integradas na 25ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2022” (21 a 29 de maio/2022) complementando uma série de atividades em que se destacam os concertos (21, 22, 24, 25, 26, 27, 28 e 29 de maio) e o 25º Troféu Nacional / 6º Concurso Internacional de Acordeão (28 e 29 de maio).
Câmara Municipal de Torres Vedras e “Tempo- rada Darcos” apresentaram concerto Requiem de Mozart – In memoriam Carlos Bernardes, no dia 3 de maio, na Igreja de Nossa Senhora da Graça. Centenas de pessoas assistiram ao concerto que assinalou o aniversário da morte do antigo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
Numa parceria entre a Fundação Inatel e a Câmara Municipal do Cartaxo, a 6ª edição do Festival POPular vai estar no concelho de 12 a 15 de maio, quinta-feira a domingo, com quatro concertos e dois espetáculos de teatro para a infância. Entrada é livre em todos os concertos e espetáculos, sendo apenas limitada à lotação dos espaços.
Estabelecer maior colaboração entre Orfeão de Leiria-Conservatório de Artes e Politécnico de Leiria e potenciar sinergias existentes em cada instituição, nas áreas da Cultura, Inves- tigação, Mobilidade e Internacionalização, é o fim do protocolo assinado a 4 de maio entre Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e Vítor Lourenço, presidente do Orfeão de Leiria. Durante a assinatura do protocolo, Rui Pedrosa adiantou ainda que o próximo passo na relação entre as duas instituições é, muito em breve, o Politécnico de Leiria tornar-se associado do Orfeão de Leiria.
O grupo “Amália Hoje” vai atuar dia 28 de maio, às 21h30, na Praça 25 de Abril em Alcobaça. Formado por Nuno Gonçalves, Sónia Tavares, Fernando Ribeiro e Paulo Praça, o grupo sobe ao palco do rossio alcobacense, 13 anos depois de se ter apresentado pela primeira vez, em homenagem à diva do fado português Amália Rodrigues.
“Programa com atividades para todos, mais abrangente, em diversos momentos e locais”, assim definiu o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, o programa das Festas da Cidade que, este ano, vão realizar-se num novo formato, dado que o feriado municipal (15 de maio) é num domingo .
Sábado, 30 de abril, às 17h, a Praça Alexandre Herculano, em Constância, recebe a edição de abril de A Praça ConVida, no âmbito da qual vai ter lugar o concerto «Viver Abril», pela Banda e Coro da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais com José António Santos. Serão cerca de 100 músicos, num palco montado no coração do centro histórico de Constância.
JP Simões e amigos apresentam a 30 de abril, às 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, Canções de José Mário Branco e outras cantigas. O cantor, compositor, letrista, contista e dramaturgo edita álbuns desde 1995, a solo, integrado em grupos musicais (Pop Dell’Arte, Belle Chase Hotel, Quinteto Tati) ou em colaboração com outros compositores. Participou no Festival da Canção de 2018 com Alvoroço (que venceu o prémio de melhor tema de música popular na Gala Prémio Autores 2019 da Sociedade Portuguesa de Autores) e está a preparar agora um novo álbum de sua autoria.
No âmbito das Comemorações do 25 de Abril, pode assistir em Santarém e nas freguesias do concelho, dia 30 de abril, a vários espetáculos. Às 16h, na Igreja da Graça, decorre Cantares das gentes que também “fizeram Abril”, com o Coro e Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria e Coro do Círculo Cultural Scalabitano. Concerto será preenchido com autores portugueses .
O Festival Impulso está de volta à cidade das Caldas da Rainha em formato ao ar-livre e tendo a natureza enquanto privilegiado pano de fundo, nos dias 23, 24 e 25 de junho. Propostas musicais incluem Branko, Tomasa Del Real, Virgen María, Conjunto Corona, Nídia, Fogo Fogo, Puta da Silva, Mão Morta, Club Makumba, Maria Reis, BLEID, Merca Bae, Odete ou Scúru Fitchádu .
A Câmara Municipal do Cartaxo informou a população que durante a madrugada de 4 de abril, terá havido uma avaria no sistema de segurança e prevenção de incêndios que levou ao disparo do sistema, seguido da inundação dos espaços do Centro Cultural do Cartaxo, com avultados danos no equipamento elétrico e eletrónico.
Festival A Porta está de volta entre 12 e 19 de junho, no regresso ao centro histó- rico de Leiria e ao formato que lhe deu nome: itinerante e em constante diálogo com os espaços, pessoas e projetos que habitam a zona central da cidade. Com Salvador Sobral e André Santos, Club Makumba e Titica, a rainha do kuduro.
O Conselho Geral da Rede Cultura 2027 reuniu dia 11 de abril, no Museu de Leiria, no seu 12.º encontro. O Júri a quem coube a decisão de escolher as cidades finalistas para o título de Capital Europeia da Cultura deixou de fora a candidatura de Leiria, e por consequência, a Rede Cultura 2027. Contudo, e ainda antes de receber o relatório de justificação por parte dos jurados, os membros da Rede Cultura iniciam com os diferentes órgãos e equipas uma avaliação de todo o processo da REDE.
A banda de tributo aos Abba “Abba Gold” vai atuar na Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo no dia 9 de junho. O certame, que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 4 a 12 de junho e que tem como tema a “Inovação e Tecnologia”, recebe a mais conhecida e uma das melhores bandas tributo aos ABBA, que tem temas como Mama Mia, Chiquitita, Waterloo, Fernando ou Voulez-Vous.
A cidade de Santarém irá acolher projeto do Instituto Memória Musical Brasileira de tributo a Chico Buarque, prémio Camões e um dos artistas mais importantes da Música Popular Brasileira. Tributo incluirá um concerto com principais temas do músico brasileiro com direção musical de Cristóvão Bastos e integra ainda grandes músicos como Marcus Lima e a cantora Thais Motta.
Dia 1 de abril abriram inscrições para os partici- pantes na vertente de academia da 12ª edição do Gravíssimo!- Festival e Academia Internacional de Metais Graves, que decorre de 25 a 30 de julho em Alcobaça (um mês antes do habitual). Entre os artistas confirmados, contam-se Jim Self, colaborador do compositor John Williams no filme “Encontros imediatos de 3.º Grau”.
Foi apresentado esta sexta-feira, 25 de março, o programa cultural da Leiria Cidade Criativa da Música para 2022, um conjunto de iniciativas que procura ser eclético, abrangente e inclusivo e que tem a curadoria do pianista Daniel Bernardes. Para Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, “2022 é o ano para recomeçar e de afirmação criativa no concelho”.
A Feira de São Bernardo está de volta, dois anos depois de ter sido interrompida devido à pandemia, mas desta vez terá lugar na Cova da Onça, com os concertos a terem lugar na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro de Alcobaça. A decisão tomada pelo município deve-se à construção em curso do Pavilhão Multiusos que impede a utilização do antigo Merco Alcobaça.
No âmbito da “Temporada Darcos”, vai ser apresentado no Hotel Dolce Campo Real (no Turcifal, Torres Vedras) dia 20 de fevereiro às 17h, o concerto “Cântico de agradecimento oferecido à divindade por um convalescente”, pelo Ensemble Darcos, que interpreta o Quarteto de Cordas n.º 15, de L. W. Beethoven.
O grupo musical TGB atua no dia 19 de fevereiro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras. TGB poderia significar “The Greatest Band”, mas, no caso, o acrónimo refere-se somente aos instrumentos que são utilizados pela banda (tuba, guitarra e bateria).
Formada em 2003 por aclamados músicos nacionais: Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão.
Na sua 8ª edição, o Festival ‘Montepio às vezes o amor’ estreia-se em Lagos com o concerto “Solo” de Mafalda Veiga e integra no seu cartaz concertos de inúmeros artistas de destaque nas cidades de Aveiro, Braga, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Coimbra, Lagoa, Leiria, Lisboa, Ourém, Porto, Santarém, Setúbal, Tomar, Torres Novas e Vila do Conde. Do cartaz constam Aurea, Bárbara Tinoco, Bonga, Carlão, Diogo Piçarra, Fernando Daniel, GNR, Herman José, Jorge Palma, Lena D’água, Luísa Sobral, Mafalda Veiga, O Gajo, Resistência, The Black Mamba e Y.Azz x B-Mywingz.
A Câmara Santarém apresentou, dia 3 de fevereiro, a programação cultural, até final de março. A apresentação, que teve lugar no Teatro Sá da Bandeira, contou com a participação de Nuno Domingos, vereador da Cultura, e dos responsáveis dos grupos e associações que realizam atividades culturais no concelho de Santarém.
O Cistermúsica apresenta, entre 27 e 29 de janeiro, o Almanzor Jazz Fest, uma nova proposta ao abrigo do programa Garantir Cultura. A organização é da associação cultural Figura Fonética, que traz ao Cine-Teatro de Alcobaça– João d’Oliva Monteiro, sempre às 21h30, alguns dos artistas mais conceituados a nível nacional.
Rui Reininho, vocalista da histórica banda GNR, apresenta no dia 29 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, o seu mais recente trabalho – 20.000 Éguas Submarinas. Depois do famigerado Companhia das Índias (2008), este músico portuense assume agora um percurso mais experimental com 20.000 Éguas Submarinas.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, e presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa, assinaram no dia 30 de dezembro, o protocolo de parceria para funcionamento da Orquestra Juvenil e da Big Band da Marinha Grande.
Estes são projetos musicais comuns e conjuntos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Marinha Grande. A parceria tem como objetivos a continuação e desenvolvimento da Orquestra Juvenil e da Big Band da Marinha Grande, agrupamento musical que garante aos antigos membros da Orquestra a continuidade da sua carreira musical.
É a norte do país que o fadista alcobacense tem o seu primeiro espetáculo da turné 2022, agendado para o grande Coliseu do Porto Ageas no dia 28 de Janeiro. No ano em que comemora oficialmente os seus 15 anos de carreira dedicados ao Fado Humorístico, Emanuel Moura tem já para o arranque deste ano o lançamento de novo videoclipe e ainda a gravação de novo álbum.
Teresinha Landeiro nasceu em 1996 e é natural de Azeitão. Desde muito cedo mostrou um interesse especial por cantar, tendo começado a atuar em casas de fados com 12 anos. Em 2018 editou o seu primeiro álbum «Namoro». Sobe ao palco do Teatro Virgínia no dia 15 de janeiro às 21h30 com o seu mais recente álbum, «Agora», editado em 2021.
O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de José Vaz, ocorrido esta segunda-feira, aos 68 anos.
José Augusto Ramos Manteigas Vaz, natural de Penamacor, tem um longo percurso ligado à cultura no concelho de Leiria, onde reside desde a década de 70. A sua forte ligação ao associativismo tem a sua expressão máxima na ligação que estabelece com o folclore a etnografia local, em especial através do Rancho da Região de Leiria, que integrou em 1988, e de que assumiu a presidência no final da década de 90, tal como da Associação de Folclore da Região de Leiria-Alta Estremadura em que assumiu diversos cargos.
O projeto Rotas do Jazz, organizado e promovido pela Associação AlãoJazz, promove o concerto de orquestra com a Big Band AlãoJazz, este domingo, dia 18 de dezembro, pelas 21h30, no Convento de São Francisco em Alenquer. Este concerto, está integrado num ciclo de 6 concertos a realizar até Junho de 2022 em várias localidades/freguesias do concelho, assim como 5 jam-sessions dirigidas por trios profissionais, no Teatro Centenário Ana Pereira/Liga dos Amigos de Alenquer, e que conta com o financiamento da Direcção-Geral das Artes, o apoio da Câmara Municipal de Alenquer, assim como várias juntas e uniões de freguesias, associações culturais e entidades privadas.
O compositor Fernando Lopes-Graça vai ser evocado em Tomar, a propósito dos 115 anos do seu nascimento nesta cidade, com dois concertos e o lançamento de um livro, numa iniciativa da Casa Memória, criada no edifício onde nasceu, visando divulgar a sua obra e reforçar a sua memória e ligação afetiva à comunidade tomarense.
A Banda Sinfónica de Alcobaça realiza, dia 3 de dezembro, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, Concerto Comemorativo do 36.º Aniversário do seu ressurgimento, com 4 obras emblemáticas que já tocou: Suite n.º 1 de Gustav Holst; Overture to “Candide” de Leonard Bernstein, To a New Dawn de Philip Sparke e Chorale and Shaker Dance de John Zdechlik.
Livro de Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 foi entregue, no dia 18 de novembro, na estação dos CTT de Leiria, cumprindo a 1ª etapa na corrida a Capital Europeia da Cultura. A candidatura liderada por Leiria congrega as vontades de 26 municípios, alcançando mais de 800 mil habitantes e quase 6.000 km2 de extensão. O anúncio dos finalistas será conhecido em março de 2022. O Bid Book foi entregue pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, pelo coordena- dor do grupo executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, e ainda por Ana Bonifácio e Lígia Afonso, duas das redatoras.
Conselho Geral da Rede Cultura 2027, órgão máximo da Rede da qual emana a candidatura de Leiria, enquanto cidade candidata representante da Rede, a capital Europeia da Cultura 2027, reuniu no dia 18 de novembro, dia da entrega formal do Dossier de Candidatura (Bid Book) junto das autoridades nacionais.
Integrado na oferta cultural do Politécnico de Leiria e alinhado com o Plano Nacional das Artes, o Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha recebe terça-feira, às 15h30, concerto e conferência “Alterações Climáticas: e agora?”, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o conferencista António Vallêra, da Universidade de Lisboa.
É já esta quinta-feira, dia 18 de novembro, que se concretiza um dos passos mais importantes do processo de candidatura do território da Rede Cultura, a Capital Europeia da Cultura 2027, com o depósito do Livro de Candidatura, nos CTT do Leiria Plaza. Às 12h27 – hora emblemática por representar 12 de 2012, a data da última Capital Europeia da Cultura portuguesa (Guimarães) e 27 de 2027, próxima Capital Europeia da Cultura a caber a Portugal e, que a Rede Cultura acredita seja Leiria – o Bid Book será remetido para o júri europeu, assinalando o cumprimento da primeira etapa oficial na corrida a Capital Europeia da Cultura. Após este momento simbólico, vai levantar-se a ponta do véu …
A Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades vai comemorar o 30º Aniversário, com muita música: 30 Anos – 3 Concertos – 1 Maestro. Todos os Concertos são dirigidos pelo Maestro Adelino Mota, que continua responsável pela Orquestra há 30 anos, trazendo à sua terra os restantes projetos que dirige. Os concertos no Clube do Valado têm entrada livre.
Festival Books&Movies apresenta últimos espetáculos esta semana: Cine-concerto “Surdina”, com Rodrigo Areias e Tó Trips, Masterclasses de Regina Pessoa e de Abi Feijó, o Encontro com Escritores Gonçalo M. Tavares e A.M. Catarino, a apresentação Literária de João Tordo, o Showcooking com Wine Pairing, por Ricardo Raimundo e Rodrigo Martins, o Encontro de Amigos, com José Luis Peixoto e Fernando Ribeiro (Moonspell), Moonspell ao Vivo e Encontro com Escritores, com Tiago Salazar, Raquel Ochoa e Carla Veríssimo e a Gala Books&Movies, com o concerto de Daniel Bernardes e a homenagem à atriz Isabel Ruth.
O concerto de Toy marca inauguração do evento “Caldas, Rainha do Natal”. O artista sobe ao palco a 13 de novembro, às 21h30, na Praça 25 de Abril e apresenta uma versão da música “Coração não tem idade (vou beijar)” dedicada à cidade. De destacar a árvore de Natal gigante de 33 m, o trenó, o comboio de Natal e a ecopista de gelo.
Domingo, dia 14 de novembro, a partir das 17h30, o Teatro Virgínia recebe Avishai Cohen, um dos mais discretos gigantes do jazz contemporâneo, num concerto integrado no Misty Fest. Avishai Cohen é um baixista e contrabaixista que estudou se formou em Nova Iorque, onde se tornou braço direito de Chick Corea, músico recentemente desaparecido com quem percorreu o planeta.
O Festival Jazz da Marinha Grande teve início esta sexta-feira, 5 de novembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, com a realização do primeiro concerto, que apresentou Ricardo Pinheiro e Miguel Amado. A direção artística do Festival volta a estar confiada ao talentoso músico e compositor de jazz, César Cardoso. No arranque desta 7ª edição, César Cardoso acentuou a grande diversidade de grupos, juntando alguns dos melhores músicos do panorama jazzístico Português.
O Palácio dos Desportos, em Torres Novas, vai receber no próximo dia 6 de novembro, sábado, às 15h, o evento Tattoo Militar, que homenageia a tradição coreográfica das bandas militares portuguesas. O antigo Tattoo Militar Nacional, que, de meados da década de 1980 a meados da década de 1990, evidenciava a notável capacidade artística, coreográfica e organizativa das bandas militares nacionais, realiza-se novamente, no âmbito do projeto Volver, com a participação da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, Banda Sinfónica do Exército Português e Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública.
O fadista Rui Tanoeiro apresenta o seu primeiro trabalho discográfico a solo, em nome próprio “Rui Tanoeiro”, com 12 temas de fado, e que teve a produção musical de José Cid e de Pedro Pinhal. Será já no dia 1 de dezembro de 2021às 16h30, no Cine-Teatro da Chamusca, que Rui Tanoeiro apresenta este disco em concerto onde estará acompanhado pelos músicos Pedro Pinhal (viola de Fado), Bruno Mira (guitarra portuguesa), Rui Santos (viola baixo), Samuel Henriques (percussões) e Hélio Vieira (teclados).
A Casa Varela, em Pombal, apresentou a agenda cultural para novembro de 2021. Da programação consta a exposição de Carlos Calika, “Metamorfoses”, o concerto de Salomé, que apresenta o álbum “Terra Molhada”, o concerto com os “Fio-Manta”, a exposição de João do Vale e João Costa Gonçalves de pintura e ambientes sonoros intitulada “Vistas para Quases”, o concerto de João Costa Gonçalves “Tiago Sarafado, Arrumador de Heterónimos” e a dança/performance “é.ter |è| ter”, de Andreia Serrada e Bárbara Cordeiro.
Entre 29 de outubro e 6 de novembro o Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha torna-se palco de mais uma edição do ‘Caldas nice Jazz’. Vão estar presentes artistas de destaque nacional e internacional, como Nik Bärtsch, Orquestra Jazz de Matosinhos e Tod Gustavsen Trio. O encerramento, a dia 6, cabe à vencedora do ‘Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition 2019’, Samara Joy que se faz acompanhar do trio Pasquale Grasso.
O Festival Artes de Palco encerra no final deste mês de outubro, com a atuação de um grupo de artistas de Alcobaça, na comédia “Alcobaça com Graça”, sábado, dia 23 de outubro, no Cine-teatro de Alcobaça, seguindo-se Ensemble Darcos, no concerto “Ópera de bolso a partir de Salvador Dalí”, domingo, dia 24, integrado no Cistermúsica. No último fim de semana do mês, a atriz Sofia Bernardo traz o monólogo “Seja um ditador em 10 passos!, sexta-feira, dia 29, ao Centro Cultural Gonçalves Sapinho, e Nuno Santos, apresenta “Fado Improvável”, sábado, dia 30 de outubro, no Cine-Teatro de Alcobaça.
Programa
Multidisciplinar
“Alcobaça com Graça”
23 outubro de 2021 | 21h30
Cine-Teatro de Alcobaça
Alcobaça com Graça” é um espetáculo de humor, exclusivamente feito por artistas de Alcobaça, onde o grande homenageado é o riso! Pretende juntar artistas e coletividades do Concelho de Alcobaça que trabalham ou já trabalharam conteúdos de humor. É um espetáculo eclético onde pretendemos contar com teatro, stand up comedy, música, poesia cómica, contadores de anedotas, enfim, uma ode à boa disposição e ao humor feito por gentes de Alcobaça.
Atuações de Troika, Sofia, Marisa, Pó de Palco e Oscar
Preço: 5€ | M/6 | Duração: 90min
Bilhetes à venda: Cine-Teatro de Alcobaça, Tesouraria dos Paços do Concelho, Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Cistermúsica :: La Vida Secreta
24 outubro de 2021 | 17h00
Cine-Teatro de Alcobaça
Ensemble Darcos
Ópera de bolso a partir de Salvador Dalí
Esta ópera de bolso retrata o mundo surreal do pintor espanhol Salvador Dalí através dos olhos da sua companheira-musa Gala. Tendo como única protagonista a figura de Gala, interpretada pela soprano espanhola Conchi Moyano, revela a mulher como inspiração múltipla e central no desenvolvimento do surrealismo ímpar de Dalí, e serve como ponto de partida para uma transposição do universo da sua obra aos dias de hoje, onde a digitalização das relações tomou proporções desafiantes e absurdas. Gala como a mulher que não assistiu ao movimento #MeToo, mas… e se tivesse participado, haveria Dalí? As girafas continuariam o seu passeio exótico de pernas longas?
Nuno Côrte-Real
Para que a música soe, deve existir, previamente, o silêncio. Assim como nenhum mar pode abrir-se sem a certeza, por mais longínqua que seja, de que um pedacinho de terra firme aguarda escondido no vinco da dobra de algum mapa.
Tampouco não há primavera sem inverno. Floresta sem raízes. Paraíso sem purgatório. Luz sem escuridão. Ouro sem lama. Lucidez sem loucura. Risada leve sem que antes (nos) tenha pesado o sangue nas veias. Ying sem yang. É necessário conhecer o Sul para, talvez, um dia, vir quase a compreender o coração do Norte. E vice-versa.
O mesmo acontece quando se trata de conhecer ou, pelo menos, tentar conhecer a vida secreta da vida de Salvador Dalí. Como falar do ídolo sem escutar o homem? Como falar do génio sem invocar a fada?
Por tudo aquilo, se uniram nesta proposta Gala e o universo. Pois, quem melhor do que a estrela polar do artista para guiar-nos de ouvido na odisseia a todos os seus centros?
Elena Ivávnova Diakonova submete-se, assim, a uma singular sessão de psicanálise que se aproxima de uma oração. Durante esta, o público também terá que fechar os olhos para começar a ver.
Brincando de tela em tela, de verso em verso e de memória em memória como o veleiro que ara a fé de ilha em ilha, Gradiva colocará nas mãos do espetador, tudo ao mesmo tempo, uma faca afiada e uma flor em vias de extinção: as chaves-mestras das portas sem retorno às profundezas da consciência irrepetível de Daliniana.
Texto de Martha Asunción Alonso
Nuno Côrte-Real, música e direção musical
Martha Asunción Alonso, libreto
Carlos Antunes, encenação e cenografia
Conchi Moyano, soprano
Jesus Ramos, voz off
Nuno Braz de Oliveira, figurinos
Zeca Iglésias, desenho de luz
Fátima Sousa, caracterização
Rafaela Figueiredo, Júlio Antunes, André Lopes, vídeo
Carlos Antunes, Karina Jeppesen, conceção e coordenação de vídeo
Carlos Antunes, tradução do libreto e legendagem
Virgílio da Silva Coelho, construção de cenário
Ensemble Darcos
Emanuel Salvador, violino
Reyes Gallardo, viola
Filipe Quaresma, violoncelo
Rodrigo Lima, saxofone
Hélder Marques, piano
Inês Mesquita, co-repetição
Agradecimentos: Reginacork, S.A.
Entrada Livre
Levantamento de bilhete no local no próprio dia a partir das 15h00 e até 30 minutos após o início do espetáculo.
29 outubro de 2021 | 21h30
Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Sofia Bernardo
“Seja um ditador em 10 passos!
Monólogo teatral
A vida arrasa uma mulher de meia idade. Perdeu o trabalho, o amor, a amizade. No meio de pensamentos sobre tudo o que a rodeia, decide dar a volta à sua vida e conquistar a coisa mais importante para a humanidade: Poder. Esta comédia, que nos fala do que de mais tabu há dentro de cada um nós, o desejo da admiração, é uma forma muito bem-disposta de pensar como é que sentimentos como o ódio, a raiva e a frustração podem dominar a nossa vida e mostrar o nosso lado ridiculamente humano.
Ficha Técnica:
Texto e Interpretação: Sofia Bernardo
Cartaz: ÉDesign
Construção de Cenários: João Bernardo
Figurinos e Adereços: Lurdes Ferreira
Desenho de Luz e Som: Eurico Daniel
Produção: Sofia Bernardo e Eurico Daniel
Preço: 5€ | M/14 | Duração: 70min
Bilhetes à venda: Cine-Teatro de Alcobaça, Tesouraria dos Paços do Concelho, Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Nota: espetáculos sujeitos a confirmação mediante avaliação da situação pandémica
30 outubro de 2021 | 21h30
Cine-Teatro de Alcobaça
Nuno Santos
Um Violino nos locais mais improváveis
“Fado Improvável”
O violinista Nuno Santos é um músico e aventureiro português, conhecido por tocar violino nalguns dos locais mais remotos e extremos do mundo. Durante mais de 15 anos, o Nuno tem tocado o seu violino nalguns dos ambientes mais desafiantes do planeta.
Das mais altas montanhas dos 7 continentes às maiores ondas dos 7 mares, “Um Violino nos locais mais improváveis” é um projecto de exploração cultural e natural que tem ganhado notoriedade internacional pelo conceito improvável de aventura, arte & cultura.
Um Violino nos locais mais improváveis” é um projecto único, que realça a importância da criatividade e diferenciação.
É uma abordagem poética e inspiradora que contrasta a fragilidade de um violino com a hostilidade de cenários extremos de mar & montanha, traduzindo, metaforicamente, o equilíbrio entre opostos.
Preço: 5€ | M/6 | Duração: 75min
Bilhetes à venda: Cine-Teatro de Alcobaça, Tesouraria dos Paços do Concelho, Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Sobre o festival novo palco
Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus Covid-19 foi a cultura, que engloba artistas, autores, compositores, técnicos de som, de palco e de multimédia, entre muitas outras profissões ligadas a este enorme setor.
No sentido de apoiar os agentes culturais locais, a Câmara Municipal de Alcobaça apresenta o festival NOVO PALCO, um evento cultural multidisciplinar com artistas e grupos do concelho, a ter lugar no Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho.
Programação completa em https://www.cineteatro.cm-alcobaca.pt/
“A arte dos instrumentos musicais na idade média” é um concerto conferência de Pedro Caldeira Cabral que o Politécnico de Leiria vai levar ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, no dia 26 de outubro, terça-feira, pelas 21h30. O espetáculo, com produção e programação do Politécnico de Leiria, está integrado no 39.º Festival Música em Leiria, promovido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA), e está alinhado com o Plano Nacional das Artes.
O concerto conferência irá indagar sobre as pesquisas iconográficas e outras que Pedro Caldeira Cabral usou para construir instrumentos medievais e através deles chegar à sonoridade. Nas palavras do artista, o espetáculo pretende dar a conhecer a riqueza instrumental da idade média, um período que geralmente se associa às formas mais estáticas da música religiosa, que excluíam o uso dos instrumentos musicais, ilustrando de forma viva o uso dos mesmos nas práticas musicais seculares.
«O Politécnico de Leiria, na sua programação cultural, tem como prioridade criar momentos para a literacia e mediação para as artes. Neste contexto foram já realizados quatro concertos conferência, dois com o maestro Victorino D’ Almeida e outros tantos com a colaboração da Orquestra Metropolitana de Lisboa, em articulação com o Ministério da Ciência e Ensino Superior.
Neles foram tratadas as problemáticas desde a música popular à chamada erudita, com um foco especial na designada música clássica. Agora chegou a vez de partilhar as questões e as sonoridades da música antiga, e neste caso Pedro Caldeira Cabral é uma referência portuguesa e internacional. O cuidado e a atenção persistente que tem dado à música antiga faz dele a pessoa certa para falar com a sabedoria e intensidade sobre o tema», afirma Samuel Rama, pró-presidente do Politécnico de Leiria para a área da Cultura e Bibliotecas.
O trio que protagoniza o espetáculo é composto por Pedro Caldeira Cabral (Viola e Lira de Arco, Baldosa, Cítola, Guitarra Latina, Arrabil, Flauta de Pan, Exabeba, Doçaina, Flauta de Tamborileiro, Dulzaina, Charamela e Gaitas de Fole), Joaquim António Silva (Alaúde, Viola de Arco, Doçaina e Gaitas de Fole) e Fernando Marques Gomes (Baldosa, Exabeba, Tíbia, Atabaque, Atabales, Adufe, Pandeiro, Pandeireta, Darabuka, Trinchos, Crótalos).
«Até um período recente, os musicólogos dispunham apenas de uma informação escassa sobre os instrumentos e o seu uso no contexto da produção musical secular. Atualmente, podemos formar uma imagem muito mais nítida da realidade histórica, sobretudo no que diz respeito aos instrumentos musicais utilizados no espaço cultural ibérico no período trovadoresco. Os instrumentos musicais são hoje considerados e estudados como objetos de Arte em si mesmos, e não apenas como veículos de outra arte: a Música. Podemos hoje refletir sobre as relações entre as Artes Liberais e os instrumentos, bem como a sua dimensão simbólica ou o reflexo das mentalidades em certas técnicas com implicações musicais», pode ler-se na sinopse do espetáculo.
Fonte: Midlandcom
O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, realiza o concerto com os músicos “Joana Bernardes & Luís Silva” e uma visita guiada às exposições temporária e permanentes, sábado, 23 de outubro, pelas 21h30. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Objetivo é assinalar o encerramento da exposição de astrofotografia “Cosmos 88”, da autoria de Cristiano Justino.
O concelho de Pombal é um dos palcos escolhidos para o ‘Roteiro dos 5 sentidos’, uma iniciativa que promete levar os visitantes à experiência de redescoberta de sensações e emoções através da audição, do olfato, do paladar, do tato e da visão. Ao longo de vários meses vai ser possível descobrir a ’Rota do Mouro Al-Pal-Omar’, a ´Rota Botânica’ e também a ‘Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá’. Esta última conta com a presença de figuras tão relevantes como Caetano Veloso, Camané, Carminho, Daniela Amorim, Flávio Cardoso, Gilberto Gil, Pierre Aderne e Valter Hugo Mãe.
Depois do ano de interregno devido à pandemia, o Books & Movies regressa em 2021 para cumprir a sua missão de que a arte circule entre todos, para todos. A 7ª edição do Books & Movies decorre entre 1 e 21 de novembro e integra 1 extensão no dia 22 com o cine-concerto de Paulo Praça. A atriz portuguesa Isabel Ruth é a grande homenageada deste Festival Literário e de Cinema de Alcobaça.
Pedro de Oliveira, aluno da Escola Básica de Azoia, foi o vencedor da edição deste ano do projeto “Crianças ao Palco” com a interpretação da música “Por um triz”, de Carolina Deslandes, numa final que decorreu este domingo, no Teatro José Lúcio da Silva. O 2º lugar foi para Matilde Amorim, estudante da Escola Básica de Courelas, tendo Tiago Paiva, também de Azoia, alcançado a terceira posição.
É já este domingo, 10 de outubro, que 13 alunos de escolas do concelho de Leiria vão mostrar as suas capacidades vocais e musicais na sétima edição do espetáculo “Crianças ao Palco”, que se realiza no Teatro José Lúcio da Silva, a partir das 17 horas.
O ‘Sons na Vila’ está de volta, agora como um aconchego de outono e inverno e após um período de afastamento, pretende encher o Auditório da AMAL, de 23 de outubro a 18 de dezembro, com reconhecidas bandas do panorama musical português.
O Município da Lourinhã está, assim, determinado em resgatar a cultura e o público com o regresso deste ciclo de três concertos, que teve a sua primeira edição em 2018 e que pretende dinamizar o território da Lourinhã e trazer público à vila lourinhanense.
O regresso está a cargo de Cais Sodré Funk Connection, já a 23 de outubro, às 21h30, no Auditório da AMAL. Nascidos no coração do bairro boémio que lhes dá nome, são uma banda de veteranos da música portuguesa e verdadeiros embaixadores do Funk & Soul. O Soul Power é assegurado por Francisco Rebelo, no Baixo, João Gomes, nas Teclas, David Pessoa, na Guitarra, Rui Alves, na Bateria e a pujante secção de sopros, de João Cabrita, José Raminhos e Miguel Marques. Conduzidos pelo inconfundível one man show, SILK (Fernando Nobre), são acompanhados pela voz sensual e sedutora de TAMIN (Telma Santos). Vestidos a rigor, sobem a palco para inflamar plateias, seja nas primeiras partes de espetáculos de Sharon Jones ou Lionel Ritchie ou, em parceria, com artistas de renome, como Rickie Calloway, Paulo de Carvalho e mais recentemente Eduardo Nascimento e António Calvário, no Festival da Canção 2019.
Em 2012, lançaram “YOU ARE SOMEBODY”, o disco de apresentação que os levou para a rádio e os afirmou como um projeto sólido nacional.
O segundo álbum “SOUL, SWEAT & CUT THE CRAP”, lançado em 2016 com 13 temas originais, conquistou um público cada vez mais fiel e consagrou-os como uma incrível Live Band. Com o vídeo de “Offbeat”, single extraído deste álbum, realizado por Richard F. Coelho, ganharam reconhecimento internacional com o prémio de melhor vídeo de música, no Cannes Short Film Festival.
Após 10 anos de concertos pelos mais prestigiados palcos do País, trazem na bagagem novas temáticas e canções para celebrar a vida adulta, sem perder a energia contagiante tão bem caracterizada na sua música. Quem quiser perceber o que é o som de um motor bem afinado, em que todas as peças se encaixam na perfeição e todas concorrem para fazer mover, então não precisa de ir mais longe, basta “meter a tocar” o último álbum “BACK ON TRACK”, editado em 2019, de onde sai em primeiro avanço “Everyday”, voltando a pôr o Funk & Soul nos carris, com 12 temas originais, cheios de groove e novos Moves.
A 13 de novembro, o auditório da AMAL recebe LINDA MARTINI. Esta banda de rock nasceu em 2003 e da sua formação fazem parte André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes. Desde a edição do primeiro EP, em janeiro de 2006, que a banda tem sido bastante acarinhada, quer pelo público, quer pela imprensa musical e promotores. Prova disso, são as várias distinções de “disco do ano”, a presença e espaço de antena constantes nos principais veículos de comunicação e a presença assídua em festivais e queimas das fitas.
Em 2006, o single “Amor Combate” foi considerado o single do ano pelo Henrique Amaro da Antena 3 e, no mesmo ano, o disco de estreia – “Olhos de Mongol” foi distinguido como “disco do ano” para os leitores da revista Blitz.
Em 2008 a banda editou um EP em vinil, exclusivamente, continuando um trajeto ascendente e promissor.
2009 foi ano de reedição do álbum de estreia – “Olhos de Mongol” – em conjunto com o primeiro EP – “Linda Martini”, ambos esgotados há muito. Foi também o ano em que a banda foi convidada a fazer um disco gravado ao vivo, pela Optimus Discos.
Em 2010 foi editado o segundo de longa duração – “Casa Ocupada” -, disco que elevou a banda para um outro patamar, contribuindo para isso o som conciso denso e pesado deste novo trabalho. Nunca esquecendo as suas raízes, com um pé no punk e outro no hardcore, em 2015 foi editado o seu quinto disco, 3º longa duração. Este disco, “Turbo Lento”, contou com uma colaboração com Chico Buarque em Febril (Tanto Mar) – sample autorizado.
Em 2016 é editado “Sirumba”, a 4º longa duração de Linda Martini. Afiguram-se como uma banda referência do rock português, cada vez mais consolidados e adultos.
Em 2018 a banda lançou “Linda Martini”, um disco que marcou o reencontro com o rock “mais cru” dos primórdios deste quarteto de Lisboa.
2018 e 2019 demonstram que é ao vivo que a banda mostra toda a sua força, com concertos explosivos, uma máquina bem oleada que cruza velocidade rítmica com serenidade melódica.
Os Linda Martini de hoje podem ser Rock e Fado, Fugazi e Variações, Fela Kuti e Afrobeat, Tim Maia e Funk, sem nunca soarem a outra coisa que não eles. Poucas bandas sabem como remexer e criar desconforto à primeira audição. Da harmonia ao caos, do balanço lânguido às cavalgadas épicas.
Têm estado a compor algumas canções que poderão integrar um novo álbum. Para já, lançaram três temas “E não sobrou ninguém”, “Horário de Verão” e “Taxonomia” e estão com muita vontade de reencontrar o seu público nos concertos em 2021.
Para encerrar este ciclo do SONS NA VILA 2021, a 18 de dezembro, às 21h, o palco do auditório da AMAL acolhe os BEST YOUTH, uma banda formada por dois jovens músicos do Porto: Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas. As suas canções, compostas em inglês, podem ser descritas como um cruzamento entre indie rock e dream pop eletrónico.
Em 2012 lançaram, pela Optimus Discos, o primeiro EP, «Winterlies», disponível para download gratuito. O primeiro e único single do EP “Hang Out”, foi um dos maiores êxitos de 2012, chegando ao topo dos airplays das mais importantes rádios nacionais. Nesse mesmo ano, os Best Youth foram distinguidos pela revista francesa “Les Inrocks” como uma das principais bandas portuguesas a seguir. Ainda em 2012, tocaram os maiores festivais de Verão como Optimus Alive, Mexefest, Paredes de Coura, SWTmn e Optimus Primavera Sound.
Em abril de 2015, os Best Youth lançaram o primeiro álbum, Highway Moon, que recebeu elogios do público, da imprensa nacional e da crítica especializada. “Red Diamond” e “Mirrorball” foram os singles deste álbum.
O segundo álbum da banda, intitulado Cherry Domino, saiu em junho de 2018 e incluiu os singles “Midnight Rain” e “Nightfalls.
Os Best Youth apresentam um novo single, “Never Belong”, que marca o regresso da banda de Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves aos inéditos, depois da aventura concerto/storytelling que correu o país com as Demo Tapes. Motivados pela apresentação de novas canções e da necessidade de quebrar o hiato no contacto com o público, voltam a palco com um conceito de espetáculo inteiramente novo.
Para este concerto, a estreia da nova produção irá ser assegurada em palco apenas por Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves e, claro, nos desdobramentos que farão em palco. Cenicamente, o aprofundar do seu lugar único no panorama musical nacional, fazendo uso da sensualidade de Catarina e da multidisciplinariedade de Ed. Um novo passo na afirmação da criatividade e originalidade da dupla.
Local: Auditório da AMAL
Reservas e bilhetes à venda no Posto de Turismo da Lourinhã e no local, antes do espetáculo
8€ (bilhete concerto) / 20€ (passe geral)
As reservas têm de ser levantadas até 30 minutos antes do espetáculo
Vários espetáculos em várias cidades: é assim que o Cistermúsica volta a saltar os limites do concelho de Alcobaça e se mostra a 3 e 5 de outubro com diferentes propostas artísticas. Integradas na linha de programação “Redes”: são três as oportunidades para os espetadores verem (ou reverem) algumas das formações que passaram recentemente pelo festival.
A Artemrede revelou as conclusões do seu Fórum Político e sublinha os desafios para os autarcas que iniciam o seu mandato. Associação frisa que “a participação de dezenas de agentes culturais, discutindo questões sobre sustentabilidade, coesão e desenvolvimento, deixa a Artemrede segura de que a cultura é fundamental na construção de sociedades democráticas e resilientes. Os executivos autárquicos que agora iniciam o seu trabalho têm uma responsabilidade clara na afirmação e concretização deste objetivo, que devem assumir como verdadeiro desafio estratégico da sua ação”.
Continua a decorrer o programa “Artéria – Artes ao Vivo”, até 16 de outubro, em várias localidades do Concelho de Azambuja. No dia 1 de outubro, no Posto de Turismo de Azambuja, poder-se-á assistir à apresentação de Estátuas Humanas “Valoriz’Arte”, realizada pelos participantes da residência artística, com o tema “Personagens Histórias do Concelho de Azambuja”.
A Banda de Alcobaça assinou um contrato promessa de compra e venda para a aquisição do terreno contíguo às atuais instalações, onde irá construir um edifício que fará face às insuficiências ao nível de salas de aula e outros espaços indispensáveis ao bom funcionamento dos serviços. O novo edifício assegurará as condições fundamentais para a consolidação e crescimento de um projeto de referência a nível nacional. A compra do terreno tem o apoio do município de Alcobaça, que aprovou, em reunião de 6 de setembro, por unanimidade, um subsídio de 200 mil euros.
O VOLver-Programação Cultural em Rede regressa em setembro com seis concertos em Torres Novas, em locais de interesse histórico. No dia 10, as ruínas romanas de Villa Cardílio recebem JP Simões, cantor, compositor e dramaturgo, num espetáculo com repertório de várias fases da carreira.
O Teatro Municipal de Ourém é dos primeiros 50 equipamentos culturais nacionais a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. O anúncio feito pela Direção-Geral das Artes permitirá a candidatura desta estrutura local à programação da RTCP, visando corrigir assimetrias regionais, implementar boas práticas e a circulação nacional de projetos.
O Teatro José Lúcio da Silva e o teatro Miguel Franco, em Leiria, integram a partir de agosto a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), após submissão das respetivas candidaturas à dgArtes – Direção Geral das Artes e posterior aprovação pela Ministra da Cultura, a 19 de agosto de 2021.
2021 é o Ano Internacional das Frutas e Legumes e o dia 9 de setembro é o dia de “Há Música no Pomar Compal” – uma iniciativa Compal Origens e Centro de Frutologia Compal que celebra a fruta e as terras portuguesas. Em 2021, a Gama Compal Origens celebra as frutas Figo da Piteira do Alentejo, Maçã de Alcobaça, Limão do Algarve e Ameixa Rainha Cláudia do Alentejo, e as suas respetivas terras de origem – Lavre, Alcobaça, Silves e Elvas. A celebração contará com a atuação dos músicos Sónia Tavares a representar Alcobaça, António Zambujo a representar o Alentejo e Diogo Piçarra a representar o Algarve.
A semana que ora passou teve como pontos altos, dois magníficos momentos, na Programação em Rede da Lezíria do Tejo. Na terça feira, 17 de agosto, às 21 h, no Pátio do Museu Municipal de Coruche, aconteceu a primeira apresentação da “Vídeo Performance” “Meio Homem Trabalho”, no contexto da ação “A Lezíria a Gostar dela Própria”, com Tiago Pereira e Sílvio Rosado.
O Centro Cultural Gil Vicente recebe a 6.ª edição do Encontro Internacional de Piano de Sardoal, de 23 a 26 de agosto. O Encontro, que decorrerá num modelo online e presencial, é organizado por este Município e pela Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, contando com cerca de 60 participantes oriundos de Austrália, Brasil, China, EUA, Itália, Japão e Portugal.
O Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha promove, de 29 outubro a 6 de novembro, o Festival Internacional Caldas nice Jazz 2021, no Grande Auditório do CCC. Nik Bärtsch, Carlos Bica, Daniel Erdmann e Dj Illvibe, Orquestra Jazz de Matozinhos, Tord Gustavsen Trio, Samara Joy com Pasquale Grasso Trio. Em paralelo, vão realizar-se o Workshop “O Círculo da Voz II” com Manuel Linhares, a Conferência Os Grandes Standards do Jazz: Viagem Sonora e Comentada, com João Moreira dos Santos e Cláudio Alves, terminando com a Sociedade Filarmónica Catarinense, no Terminal Rodoviário do Oeste.
O Município da Batalha assinala, no dia 14 de agosto, sábado, o Dia do Município com atividades desportivas, dinâmicas culturais e concertos em formato limitado e apenas durante dois dias, sábado e domingo, promovendo atuações de grupos locais em parceria com os concertos do grupo Resistência e do conhecido cantor Fernando Daniel.
“Após a avaliação dos condicionalismos fixados pelo Governo ainda para o mês de agosto, designadamente quanto às limitações aplicáveis aos eventos culturais e serviço de restauração ao fim de semana, foi entendido não realizar as tradicionais Festas da Batalha, evento que mobiliza milhares de participantes, e apenas assinalar o Dia do Município, com eventos condicionados e apenas nos dias 14 e 15 de agosto”, esclarece Paulo Batista Santos, presidente da câmara.
De 20 a 22 de agosto, o Município de Alcobaça irá assinalar as Comemorações do Dia de São Bernardo com os concertos de Expensive Soul (20 de agosto | 21h30), Jorge Palma (21 de agosto | 21h30) e Toy (22 de agosto | 21h30). Os concertos realizar-se-ão no Estádio Municipal de Alcobaça, com entrada gratuita mediante apresentação de bilhete que pode ser levantado na Tesouraria dos Paços do Concelho, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho (até 13 de agosto) e também no próprio dia no local 2 horas antes do início do espetáculo.
“O encerramento do Cistermúsica foi o exemplo perfeito do sucesso de um festival que mais uma vez alcançou a simbiose entre a sua oferta artística e a aceitação do público”, adiantou a Academia de Música de Alcobaça. E se números não são tudo, não deixam de ser uma preciosa ajuda para explicar a adesão dos espectadores a uma política de programação sólida e abrangente.
Blaya vai atuar, dia 15 de agosto, no Campo de Futebol de Pataias. Blaya é um portento. Quem já viu esta artista ao vivo conhece esse facto: um furacão de palco que canta, dança e agita, que encanta, comunica e transforma, É um exemplo de energia, confiança, orgulho e sensualidade para todas as mulheres. Blaya nasceu no Brasil, cresceu em Portugal e correu mundo antes de nos ensinar a todos a “Fazer Gostoso”.
O In. Santarém “Volta à Rua” esta semana com destaque para o concerto com Conjunto!Evite, esta sexta-feira, dia 30 julho, às 21h, na Parada da Ex-Escola Prática de Cavalaria. Antes, pelas 19h, a Igreja da Graça recebe João Corceiro & Guitarra Clássica, a solo. João Corceiro interpreta obras desde o período Barroco ao Contemporâneo, com autores como J.S.Bach, Mozart, Francisco Tárrega e Astor Piazzolla.
Numa viagem Da Ibéria aos novos tempos, o Cistermúsica fecha o círculo nos próximos dias e traz diversas propostas artísticas nacionais e internacionais a não perder. Da ópera-tango “María de Buenos Aires” de Piazzolla aos sons de fusão do The Nagash Ensemble of Armenia, passando ainda pela música mestiça da Espanha barroca.
Santa Cruz continua a contar com a animação do programa “Onda de Verão”. Artistas, criadores e agentes culturais locais dão forma à 21ª edição do programa, que decorre até 19 de setembro nesta estância balnear do concelho de Torres Vedras, num formato seguro que respeita as medidas em vigor no âmbito da pandemia.
O Festival de Música de Alcobaça apresenta na Cerca de Mosteiro de Alcobaça mais um grande concerto sinfónico com a estreia em Portugal do Ensemble Instrumental de Cantábria (Espanha). À entrada daquele que será o seu penúltimo fim de semana, o Cistermúsica traz-nos mais um conjunto de espetáculos obrigatórios dentro e fora do concelho de Alcobaça.
Antes dos grandes destaques, o festival informa que antecipou todos os espetáculos à noite para as 21h00 – inicialmente agendados às 21h30. A alteração decorre da entrada de Alcobaça na lista de concelhos com risco elevado de incidência de Covid-19 e das correspondentes medidas mais restritivas no setor da cultura.
A Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos e iniciativas culturais, que decorrem durante os meses de julho a setembro, com o objetivo de proporcionar animação cultural à população e aos veraneantes que visitam o concelho. A programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com a parceria da PROTUR – Associação para o Turismo, Paróquia de Vieira de Leiria (Capela da Praia), Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio.
Lugares Património Mundial do Centro – Rede Cultural 2.0 apresenta os concertos da Orquestra Clássica do Centro (24 de julho) e da Banda Sinfónica de Alcobaça (31 de julho) na Cerca do Mosteiro de Alcobaça. O espetáculo da Orquestra Clássica do Centro será de homenagem ao Maestro António Vitorino de Almeida.
Este fim de semana regressam os Concertos de Verão 2021 ao concelho de Alcobaça com os espetáculos de Mafalda Veiga esta sexta-feira (16 de julho, 21h15) e de Capicua este sábado (17 de julho, 21h15) ambos a realizar no Campo de Futebol de São Martinho do Porto (junto ao ginásio Dino’s).
O Município da Batalha e o Politécnico de Leiria concretizaram um projeto de cooperação para promoção de uma Semana Temática dedicada à Cultura, nos anos 2021, 2022 e 2023, dedicada a estudantes do ensino secundário.
A semana temática deve realizar-se no mês de julho, com o envolvimento de 50 estudantes e 4 monitores, que farão o seu acompanhamento.
O Cistermúsica não esgota a sua infindável oferta e promete mais uma série de espetáculos imperdíveis. “La Serva Padrona” de Pergolesi é a primeira de duas óperas que serão apresentadas no festival num fim de semana que traz ainda a Orquestra Metropolitana de Lisboa e Marta Menezes e Trio de Cordas.
Após aprovação pelo Executivo Municipal, a Assembleia Municipal de Leiria sufragou por unanimidade esta sexta-feira, o Plano Estratégico Municipal da Cultura. O momento celebra o trabalho realizado pela Rede Cultura 2027 nos mais de dois anos de atividade de tecelagem cultural de um território longo de 180km entre os seus extremos, amplo de mais de 5.800km2 atravessando 3 Comunidades Intermunicipais (Leiria, Oeste e Médio Tejo), com mais de 800 mil cidadãos, e reconhecido pela UNESCO nos seus três Lugares Património Mundial, nas três Cidades Criativas, nas três Cidades de Aprendizagem e nas duas Cátedras.
O Cistermúsica apresenta propostas este fim de semana para vários gostos e idades, não apenas no concelho de Alcobaça mas também fora deste. Dia 10 de julho, no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça, teremos a História do Soldado, de Stravinsky, pelo Ensemble Darcos e com narração do ator Paulo Pires, espetáculo que viajará no dia seguinte, até ao Mosteiro de S. Bento de Cástris.
O Cistermúsica prossegue já esta semana com mais uma série de concertos imperdíveis, sempre no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça, a começar com Solistas do Coro de Câmara de Granada e o Samsaoui Ensemble que nos propõe, no dia 2 de julho, O Périplo de Magalhães e Elcano: uma Volta ao Mundo em 12 Obras.
No aguardado regresso a Leiria, os Concertos para Bebés apresentam o programa “Uma Musa Chamada Débora”, convidando para solista a multi-instrumentista leiriense SURMA.
Neste programa internacional estreado em Madrid no passado mês de Março com cinco concertos esgotados nos Teatros del Canal e em La Cabrera, bebés e famílias deixaram-se deliciar com os sons mágicos que a acarinhada Débora Umbelino faz nascer dos seus botões, pedais e guitarras.
As recriações históricas estão de volta com as “As Cortes de Leiria de 1254”, em tempos de pandemia, regressando ao local da sua génese: o Castelo de Leiria. Para animar os fins de semana de julho, há animação deambulante, música, exposições, performances de falcoaria e teatro.
Ao longo de quase 3 décadas, o Cistermúsica tem explorado a simbiose entre a música e o património, sobretudo, nos espaços do emblemático Mosteiro de Alcobaça. A 29.ª edição prossegue essa missão , com uma viagem musical que inclui música de câmara e coral, recitais, concertos sinfónicos e óperas, com alguns dos melhores grupos na área da música erudita a nível nacional e internacional, mas também produções de jazz, músicas do mundo, dança contemporânea e atividades complementares.
São 40 espetáculos dedicados às celebrações dos 500 anos da circum-navegação e às efemérides musicais deste ano.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, convocou, em articulação com o Presidente da Junta da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, uma reunião de trabalho para avaliação das condições de realização de um espetáculo musical, agendado para sábado, dia 19 de junho, às 21h00 e de um espetáculo tauromáquico agendado para o dia 20 de junho, domingo, às 18h00.
O fadista António Pinto Basto irá atuar sábado, pelas 21h, na Praça de Touros do Cartaxo, na celebração dos 50 anos de carreira, tendo Teresa Tapadas e Gustavo como convidados.
Domingo, pelas 18 , terá lugar a corrida de touros, com João Moura Caetano, Duarte Pinto e Parreirita Cigano, frente a touros da ganadaria Engº Jorge de Carvalho. Pegam os forcados amadores de Azambuja, Clube Taurino Alenquerense e Cartaxo.
A reunião decorreu esta quinta-feira, dia 16 de maio, por videoconferência. O autarca convocou a autoridade de saúde pública, que se fez representar por Sérgio Lourenço, responsável pela área de saúde pública local e por Helena Sousa, Delegada de Saúde; Délio Pereira, presidente da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, entidade que detém a concessão da Praça de Touros; o adjunto de comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Vítor Rodrigues; a PSP do Cartaxo e Luís Pombeiro, empresário que promove quer o espetáculo tauromáquico, quer o espetáculo musical.
Na reunião foram avaliadas as condições de cumprimento de todas as diretivas da Direção-Geral da Saúde em vigor e foi analisado o plano de contingência para os dois espetáculos. De acordo com o parecer de Helena Sousa, Delegada de Saúde, foi definido que ambos os espetáculos têm condições para se realizar, devendo cumprir as medidas de prevenção elencadas no parecer, que descreve as medidas exigidas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19, indica os promotores dos espetáculos como responsáveis pelo seu cumprimento e deixa recomendações que vão além das exigidas.
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo explicou que convocou a reunião para que “entidades de saúde pública e promotores pudessem trabalhar em parceria para garantir, por um lado, a realização dos espetáculos e, por outro, que todas as partes envolvidas tivessem conhecimento sobre as medidas de segurança e prevenção que têm de ser cumpridas”, o autarca destacou a importância “da retoma das atividades, quer para a economia local, quer para as associações e empresários, mas cada passo deve ser dado com segurança para que o concelho não regrida no plano de desconfinamento”.
Fonte: GIC|CMC
O Festival Impulso está de regresso à cidade das Caldas da Rainha com programação multidisciplinar que, entre junho de 2021 e junho de 2022, vai levar ao Centro Cultural e de Congressos momentos musicais únicos e inéditos, através de residências artísticas que culminarão em apresentações, workshops, exposições e ciclos de cinema.
O Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria, com o horizonte definido para os próximos 10 anos, foi aprovado por unanimidade esta terça-feira, 8 de junho, em reunião da Câmara Municipal de Leiria, e será agora submetido à próxima Assembleia Municipal para aprovação.
De 16 a 19 de junho, a 24ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2021” terá 3 concertos no Cine-Teatro e um na Universidade de Aveiro, com Tino Costa, Tiago Pirralho, Dies Duo, Andreia Rodrigues, Carlos Poeiras, Rui Matos, Bayan Quartet, Pedro Miguel Santos, Trio Porteño, Italian Accordion Trio, Iulian Ciobanu, Duo Russo, Pedro Miguel Santos e Italian Accordion Trio.
O Teatro Virgínia, em Torres Novas, recebe este sábado, às 18h, o concerto de Samuel Úria. Os bilhetes têm o custo de 10€ (sendo aplicáveis descontos) e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta 15h-18h30), nos pontos aderentes Fnac e Worten ou online em www.bol.pt. O repertório deste novo trabalho foi composto e gravado em período pré pandemia.
A Tertúlia Comemorativa do 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça vai realizar-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 3 de julho, às 15 h. A moderação é de José Alberto Vasco, com a participação de Carlos Nunes, António Manzarra, César Augusto Vasco, Hugo Amado, Miguel Ribeiro e Rita Nabais.
O Teatro Municipal de Ourém foi inaugurado quarta-feira, dia 2 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, na presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca. Descerrada a placa, os convidados desta cerimónia solene tomaram lugar na plateia da Sala Principal do TMO, a partir de onde tiveram a oportunidade de desfrutar do dom de um dos maiores autores e intérpretes da música portuguesa, António Zambujo. João Aidos, antigo diretor-geral das Artes é o primeiro diretor artístico do TMO e o grande responsável pela qualidade da programação.
O Mosteiro da Batalha recebeu esta quarta-feira, dia 2 de junho, a conferência de imprensa de apresentação do ciclo “Rede Cultural 2.0”, que acontece no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro. Este ciclo, apoiado por fundos comunitários, prossegue a lógica da primeira Rede Cultural e vai levar concertos, exposições e outras formas de arte e cultura aos quatro sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial na região: Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo em Tomar e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.
A cerimónia de inauguração do Teatro Municipal de Ourém que irá decorrer esta quarta-feira, dia 2 de junho, a partir das 20 horas, vai contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque. A cerimónia inclui um espetáculo que juntará António Zambujo, Luís Figueiredo e a Ourearte.
Este verão, o Município de Alcobaça irá proporcionar nove momentos de celebração da época estival, sempre com respeito pelas regras de higiene e segurança. Serão nove “Concertos de Verão” realizados nos principais campos de futebol do concelho, com lotação limitada para permitir o devido distanciamento. As Canções da Maria, HMB, Sociedade Filarmónica Vestiariense, Mafalda Veiga, Capicua, Blaya, Expensive Soul, Jorge Palma e Toy são os artistas convidados.
O primeiro concerto será já no próximo dia 5 de junho com o espetáculo infantil “As Canções da Maria”, a realizar no Estádio Municipal de Alcobaça a partir das 17h00 – os bilhetes para este espetáculo estão disponíveis a partir de hoje, 26 de maio.
Os bilhetes para todos os restantes “Concertos de Verão” estarão disponíveis 15 dias antes de cada espetáculo e podem ser levantados na Tesouraria dos Paços do Concelho e nas respetivas bilheteiras do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro e do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita.
“Com esta iniciativa, o Município de Alcobaça procura retomar o ritmo normal da atividade cultural no concelho, neste período pós-confinamento. Estamos a dar uma prova de que a cultura é segura se as regras forem cumpridas, o que será sempre uma prioridade. Estes espetáculos trazem alguns dos artistas nacionais de maior renome e destinam-se a toda família”, esclarece a vereadora da Cultura, Inês Silva.
Confira em baixo a programação:
As Canções da Maria (Comemorações do Dia Mundial da Criança)
5 JUNHO 2021. 17H
Estádio Municipal de Alcobaça
Sinopse: As Canções da Maria, projeto infantil criado por Maria de Vasconcelos com o objetivo mostrar às crianças que aprender pode ser divertido. Maria, Mathias, Mathilde e Manon vão mostrar várias canções, poemas, lengalengas e muitas curiosidades, ao mesmo tempo que passam por temáticas escolares tão interessantes como a História de Portugal ou noções de matemática.
HMB
18 JUNHO 2021. 19H
Estádio Municipal de Alcobaça
Sinopse: A Câmara Municipal de Alcobaça assinala o encerramento do ano letivo com uma das bandas portuguesas de maior sucesso nacional e internacional: HMB. O concerto vai percorrer o percurso dos HMB nos últimos anos, com destaque para o último disco “Melodramático”, editado no início da pandemia. Promete-se um grande concerto, alegre e com muito ritmo, num estilo musical que passa pelo soul e funk, sempre cantado em português.
Sociedade Filarmónica Vestiariense
19 JUNHO 2021. 19H
Estádio Municipal de Alcobaça
Sinopse: Com a direção a cargo do Maestro Élio Murcho, a Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, pretende neste concerto apresentar um conjunto diversificado de obras musicais, compostas essencialmente para esta formação. Da sua já longa vida musical serão selecionadas para o programa do concerto, um conjunto diferenciado de temas, que têm feito parte do repertório nas últimas apresentações da Banda.
MAFALDA VEIGA
16 JULHO 2021. 21H30
Campo de Futebol – São Martinho do Porto
Sinopse: Mafalda Veiga é uma escritora de canções que tem com o seu público uma relação única no panorama musical português. Começou a tocar guitarra aos 11 anos, após o seu pai lhe oferecer este instrumento, e a compor a partir dos 13. Ainda hoje é à guitarra que compõe grande parte dos seus temas. Continua na estrada com banda,
para levar junto do público duas mãos cheias de canções que esperam ouvir; é acompanha por João Gil, João Pinheiro, David Santos, António Vasconcelos Dias e José Guilherme Vasconcelos Dias, músicos que têm a particularidade de serem, quase todos, multi-instrumentistas, o que permite uma dinâmica de espetáculo profundamente musical e diversa. O espetáculo conta ainda com uma cenografia assente em televisores analógicos, com conteúdos de vídeo realizados pela própria Mafalda Veiga, estando todo o conceito dirigido para uma dinâmica mais orgânica da imagem.
CAPICUA
17 JULHO 2021. 21H30
Campo de Futebol – São Martinho do Porto
Após anos intensos de concertos, com repertório dos discos anteriores, Capicua faz um “reset” e começa nova tour, com novo disco, nova formação e novo cenário. “Madrepérola” vem para renovar o repertório, mas sobretudo o espírito do espetáculo da rapper. Sendo um álbum de canções, com muitas vozes convidadas e muito mais dançável, exige que no palco se concretize essa energia. Assim, além dos músicos que habitualmente a acompanham (D-One, Virtus, Luís Montenegro e Sérgio Alves), Capicua passará a estar ladeada de duas vozes cantadas (Inês Pereira e Joana Raquel), para fazer jus à musicalidade dos novos temas e abrir novas possibilidades de descoberta do antigo repertório, com a reinvenção de velhos temas. Visualmente, o espetáculo ganha nova identidade, com muita luz, texturas e brilho, numa alusão à iridescência da madrepérola e à policromia dos encantos subaquáticos. É sem dúvida uma nova etapa que começa, plena de energia vital e poesia convertida em música.
BLAYA
15 AGOSTO 2021. 21H30
Campo de Futebol – Pataias
Sinopse: Blaya é um portento. Quem já viu esta artista ao vivo conhece esse facto: um furacão de palco que canta, dança e agita, que encanta, comunica e transforma, Blaya é um exemplo de energia, confiança, orgulho e sensualidade para todas as mulheres. E Blaya bem que pode ser esse ícone porque nasceu no Brasil, cresceu em Portugal e correu mundo antes de nos ensinar a todos a “Fazer Gostoso”. A todos mesmo. Até a Madonna… Com mais de 100 concertos realizados entre Abril de 2018 e Maio último, Blaya impôs-se como uma das mais relevantes artistas do presente, tendo acumulado números muito elevados — na ordem das muitas dezenas de milhões – nas plataformas de streaming graças ao impacto global de temas como “Faz Gostoso”, “Má Vida”, “Eu Avisei” ou “Vêm na Vibe”, autênticos hinos em palco e verdadeiras explosões de cor, vida, ritmo e atitude nos vídeos que literalmente invadiram ecrãs de todos os tamanhos.
EXPENSIVE SOUL
20 AGOSTO 2021. 21H30
Estádio Municipal de Alcobaça
Comemorações Dia de São Bernardo
Sinopse: Expensive Soul é hoje uma das grandes bandas nacionais, com uma sonoridade única em Portugal, que tem conquistado gerações, inúmeros prémios (entre os quais, 2 Globos de Ouro, melhor música em 2011 e melhor grupo em 2013), airplay nas rádios e lugares cimeiros nas tabelas de vendas. “A Arte das Musas”, o álbum lançado em 2019, marcou um ano de afirmação e celebração para os Expensive Soul que, não só celebraram 20 anos de carreira com um novo disco como partilharam este momento de celebração com o público num espetáculo inesquecível e totalmente criado à sua imagem no fim de 2019, na Altice Arena. Expensive Soul são conhecidos pelos seus concertos “mágicos”. Porque a Cultura é segura, acreditamos que estaremos em breve num concerto ao vivo, perto de si!
JORGE PALMA
21 AGOSTO 2021. 21H30
Estádio Municipal de Alcobaça
Comemorações Dia de São Bernardo
Sinopse: Jorge Palma dispensa apresentações. Com mais de 40 anos de carreira é um nome incontornável do panorama musical português. Compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, o percurso de vida de Jorge Palma observa-se sempre a par da música. Tendo começado a aprender piano com seis anos de idade, mais tarde, correu a Europa de guitarra em punho tocando nas ruas de cidades como Paris e Copenhaga. Terminou o Curso Superior de Piano em 1990 e editou vários discos de originais, compondo êxitos, somando discos de ouro, tendo atingindo a marca da dupla platina com “Voo Nocturno”. Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual. O seu álbum “Com Todo o Respeito” foi ainda galardoado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o prémio Pedro Osório.
TOY
22 AGOSTO 2021. 21H30
Estádio Municipal de Alcobaça
Comemorações Dia de São Bernardo
Sinopse: Teremos cerca de hora e meia em viajem pelas músicas que marcam épocas e tempos diferentes. Iremos conhecer o Toy nas mais variadas vertentes; intérprete, músico, compositor e autor; desde festivais a programas de televisão nas formas mais variadas de apresentação em palco. Iremos ouvir as baladas mais românticas, os temas
mais divertidos, as interpretações mais variadas. Estupidamente Apaixonado, Rosa Negra, És tão Sensual, Toda a noite, Cerveja no Congelador, novela Amor Amor…enfim, uma panóplia de sucessos que nos farão sentir a música nos variados sentidos emocionais em redor de uma carreira que fala por si. Toy ao vivo com a sua banda é um concerto que não se pode perder.
ABERTURA DE PORTAS 1 HORA ANTES
Entrada gratuita, com acesso condicionado mediante apresentação de bilhete.
Devido às medidas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, o recinto terá a lotação limitada.
Os bilhetes poderão ser levantados no Cine-Teatro de Alcobaça, na Tesouraria dos Paços do Concelho ou no Centro Cultural Gonçalves Sapinho e também no próprio dia no local 2 horas antes do início do espetáculo.
Bilhetes disponíveis 15 dias antes do espetáculo.
Cada pessoa poderá levantar um máximo de quatro bilhetes.
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
#ACULTURAÉSEGURA
NOTA: ESPETÁCULOS SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO MEDIANTE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO PANDÉMICA
Fonte: GRPP|CMA
Arranca este sábado, dia 15 de maio, pelas 16h na igreja de São Pedro da Cadeira, o primeiro evento do Festival de Musica Antiga de Torres Vedras. Maria Bayley, talentosa artista especializada em teclados históricos pela Schola Cantorum de Basileia, irá apresentar um repertório ibérico inédito em harpa ibérica, cravo e canto.
Os 3 municípios responsáveis pela organização do projeto VOLver irão receber, entre 18 de maio a 11 de dezembro de 2021, um total de 84 eventos culturais nas áreas da música, exposições, dança, teatro, arte urbana, cinema e conferências. O mote VOLver – Programação Cultural em Rede, é dado pela história, tradição e património militar que une estes territórios do Médio Tejo. Num eixo de 15 km, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Torres Novas têm 65.000 residentes com hábitos de circulação e usufruto de equipamentos, serviços, espaços de cultura e lazer que dão corpo a esta urbe regional
O Município de Pombal associa-se à campanha solidária Missão Continente “Todos Por Todos”, acolhendo o concerto do grupo Calema, esta quinta-feira, 6 de maio, às 19h30 no Teatro-Cine. O espetáculo gratuito destina-se a todos aqueles que, ao comprarem vales alimentares no âmbito daquela campanha, venceram um convite duplo para assistir aos concertos com bandas conhecidas do público em geral, a realizar em várias localidades de norte a sul do país. Uma iniciativa que pretende, também, apoiar e promover a cultura portuguesa e a atividade artística, profundamente afetadas pela pandemia.
A dupla Calema – António e Fradique – já conta com mais de 120 milhões de visualizações no YouTube e mais de 200 concertos realizados por mais de 12 países. O grupo é o fenómeno dos últimos dois anos, tanto em Portugal, assim como nos países lusófonos, tendo pisado os melhores e maiores palcos, dos mais consagrados festivais às mais importantes salas de espetáculos nacionais e internacionais.
No início deste ano, os Calema lançaram no mercado um novo trabalho discográfico: Yellow, que dá igualmente nome à Tour 2020. Na estrada, a dupla agarra temas já conhecidos do grande público e estas novas sonoridades com influências da cultura afro. Yellow promete ser um reforço positivo para todos. Não só pela alegre e contagiante sonoridade, mas também pela mensagem positiva embebida em cada “BPM”…
Fonte: GC|CMP
O Cercal (localidade do concelho do Cadaval) está a acolher, desde dia 20 de abril, a iniciativa “Museu na Aldeia”, um projeto de intervenção artística e social, que está a envolver os municípios da Rede Cultura 2027 na interligação dos museus e comunidades, procurando reduzir a solidão dos idosos em territórios isolados e com baixa densidade populacional. A próxima sessão acontece dia 11 de maio, pelas 10h00, uma vez mais na coletividade cercalense.
A 11ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves, realiza-se de 23 a 27 de agosto em Alcobaça, aliando uma forte componente de formação a uma série de concertos imperdíveis, numa celebração da versatilidade dos instrumentos de metais graves (tuba, eufónio e trombone).
Este evento, que é considerado um dos mais importantes do género a nível internacional, volta a contar com a direção artística de Sérgio Carolino e Hugo Assunção. Entre os artistas confirmados contam-se Bart Van Lier, Dirk Hirthe, Dave Kutz, Anthony Caillet, Oren Marshall, Peter Steiner, Francisco Couto, Ricardo Carvalhoso, Ricardo Antão, Gabriel Antão, Henrique Costa e Mauro Martins, alguns dos mais reputados intérpretes e embaixadores desta família de instrumentos.
As inscrições para a 11ª edição estão abertas, podendo ser consultados no site oficial (www.gravissimofestival.com) o regulamento e a ficha de inscrição. O número de participantes é limitado, de modo a permitir que o festival se realize cumprindo todas as normas de segurança.
Assinalando uma nova etapa em mais de dez anos de existência, o Gravíssimo! apresenta-se ainda nesta edição com uma imagem totalmente renovada. Colhendo inspiração na representação gráfica da tabela periódica dos elementos, a nova marca torna a ir de encontro ao espírito arrojado e irreverente do seu público.
O Gravíssimo! é organizado pela Banda de Alcobaça e conta com os apoios da Direção-Geral das Artes e do Município de Alcobaça. É realizado em estreita colaboração com o Mosteiro de Alcobaça/Direção-Geral do Património Cultural, e orgulha-se de apresentar como patrocinadores desta edição a Yamaha, Adams, Miraphone, Vincent Bach, C.G. Conn, Gewa e SE Shires Co., algumas das mais reputadas marcas dos metais graves.
Mais informações em https://www.gravissimofestival.com/pt
Fonte: DM|DC|AMA
A 24ª edição do Festival de Jazz do Valado arrancará a 8 de maio com o concerto da Big Band do Município da Nazaré e FF, no cineteatro da vila, a sala que acolherá o segundo momento do mesmo evento, a 15 de maio, com Salvador Sobral e Alma Nuestra.
A inauguração da reabilitação da envolvente do Almonda Parque é o ponto alto das comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril. Destaque também para o concerto de Fernando Tordo, no Teatro Virgínia, às 11 horas da manhã, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa e lotação limitada) e a a exposição virtual «Os Bichos de Abril» a partir da obra com o mesmo nome da autoria de Carlos Pinhão e ilustrações de João Martins.
Programa
24 de abril (sábado) . 16h00
Webinar «Conversas sobre 25 de Abril» . Canal Youtube do Município de Torres Novas
25 de abril (domingo)
08h30 | Hastear da bandeira ao som do hino nacional . Praça 5 de Outubro
09h00 | Inauguração do Almonda Parque
09h30 | Sessão solene . Praça dos Claras . Canal Youtube do Município de Torres Novas
11h00 | Concerto de Fernando Tordo . Teatro Virgínia entrada gratuita mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) . lotação limitada
23 a 30 de abril | Exposição de trabalhos alusivos ao 25 de abril elaborados por alunos das escolas . rotundas do concelho
Exposição virtual «Os Bichos de Abril» a partir da obra com o mesmo nome da autoria de Carlos Pinhão e ilustrações de João Martins
https://issuu.com/municipiodetorresnovas/docs/exposicao_bichosabril
Com esta mostra, a partir do livro infantil homónimo, pensado para miúdos, mas também para graúdos, com textos do jornalista e escritor Carlos Pinhão e ilustrações de João Martins, pretende-se transmitir com alguma ironia, tendo como referente o pós-revolução 25 de abril e o modo como se exercitavam ou não os valores de abril, estereótipos de pessoas, personificadas por ilustrações de animais. Tratando-se de um livro editado em 1977 para um público infantil, a exposição apresenta algumas notas em torno do panorama literário infantil da década de 70 e de um conjunto de livros que existem no fundo documental da biblioteca.
Considerando o atual cenário de pandemia, e de forma a dar cumprimento às recomendações de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde, será dada primazia à transmissão das iniciativas nas plataformas digitais, sendo limitada a participação do público, de forma a que os munícipes possam acompanhar as comemorações sem sair de casa. Nesse sentido, os interessados podem seguir através do canal do Youtube do Município o Webinar «Conversas sobre 25 de Abril» e a sessão solene com os discursos dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, bem como do presidente desse mesmo órgão e do presidente da Câmara Municipal.
Fonte: AF|DTICMA|CMTN
O trabalho “From Nazaré … With Love”, que junta os músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário Vinagre será lançado esta quarta-feira, 21 de abril, através de uma iniciativa que será divulgada nas plataformas do Município da Nazaré, às 21h. O CD, resultado do projeto musical desenvolvido pelos 3 músicos, reúne 10 temas originais de inspiração nazarena.
Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra lançam, no âmbito do movimento “Consciência Somos Nós”, a iniciativa “Cultura no Centro”, para apoiar artistas e entidades do setor cultural. A iniciativa arrancou em 2020, com o objetivo de receber propostas que serão implementadas ao longo de 2021.
Tendo como tema “O Que Significava Tocar no Bar Ben?”, a tertúlia Concurso de Música Moderna de Alcobaça terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 3 de julho, com moderação de José Alberto Vasco (cofundador do concurso) e participação de Carlos Nunes (gestor e programador do Bar Ben).
Respirar” é a canção criada por Gerardo Rodrigues (composição e produção) e Jorge Mangorrinha (letra) para a voz de Sofia Miradouro. O vídeo foi gravado nas paisagens naturais de Peniche com a participação de Gerardo Rodrigues (Piano), Miguel Mota (Percussão), Inês Fernando (Viola de Arco) e Rita Piño (Violoncelo).
Leiria Cultura apresenta a programação para esta Primavera, com múltiplos destaques, selecionados pelo Município, que acolhem áreas diversificadas da produção artística, até finais de junho. A opção por estações do ano surgiu da necessidade de dar resposta à incerteza das condições de programação que vivemos, mas também, para a fazer coincidir a com as condições meteorológicas.
Inserido no Ciclo de Concertos da Justiça e numa parceria com os Tribunais da Relação do país, a Orquestra Clássica do Centro apresenta no dia 2 de abril, às 19h, o Concerto de Páscoa “In Memorian Vítimas da Pandemia COVID 19”. A iniciativa, a transmitir exclusivamente através de streaming , na Igreja de Santa Justa em Coimbra, conta com a parceria dos municípios da Batalha e Coimbra, da Liga dos Amigos da Confraria Rainha Santa Isabel e da DGArtes / Ministério da Cultura.
Inserido na programação online “Sentir Cultura”, organizada pelo Teatro Cine de Torres Vedras e Câmara Municipal de Torres Vedras, o pequeno concerto/documentário online passará em diferido no facebook do Município de Torres Vedras e Teatro Cine de Torres Vedras, no próximo domingo dia 21 de Março pelas 16h. O evento online, com a duração de 10 minutos, assinala o nascimento de J.S.Bach (nascido a 21 de março de 1685), assim como o dia europeu da música antiga, fazendo referência à música barroca em Portugal.
Fundada em 1920, a Banda de Alcobaça celebra no dia 19 de março o seu 101.º aniversário, com a estreia online na sua página de Facebook, às 21 horas, da gravação vídeo do Concerto Comemorativo dos 125 Anos da Morte de Adolphe Sax, realizado a 23 de fevereiro de 2019 no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro.
o interesse cultural e a qualidade artística e técnica ou ainda a valorização do património cultural do concelho, entre outros.
Divididas em seis categorias, são os eventos de “relevância turística na mobilização e afluência de público” que recebem a maior fatia deste apoio financeiro, quase 160 mil euros para 32 iniciativas, seguindo-se 19 Filarmónicas com mais de 121 mil euros. A 11 conservatórios de música é atribuída a verba de quase 82 mil euros, enquanto são 15 os grupos de teatro que irão beneficiar de um auxílio que se aproxima dos 64 mil euros.
Comemora-se em 2021 o 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, que o Bar Ben levou a efeito em sete edições. Destaque para a doação ao Arquivo Nacional do Som das maquetes de candidatura das bandas.
A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) deu esta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, música aos doentes internados no Hospital de Santo André (HSA), para celebrar o Dia Mundial do Doente. Os três momentos musicais, interpretados por músicos e cantores voluntários, ocorreram na Consulta Externa para doentes de ambulatório, no parque de estacionamento para os doentes da torre poente e junto ao Serviço de Urgência Geral para os doentes da torre nascente. Atuaram o Trio de Cavaquinho Sónia Vieira, o cantor João Miguel e o quarteto Helena Lima, Beatriz Vieira, Alexandra Vieira e Marcelo Menino.
Depois do Videoclip de “Just a Virus”, lançado no dia em que se assinalaram seis meses sobre o início da Pandemia de COVID-19, a banda Rock sediada em Caldas da Rainha “Os Lapsos” partilha agora o áudio desse mesmo tema, ao mesmo tempo que partilha também em áudio e vídeo o tema “Confinados”, mais uma reflexão sobre a realidade que se vive atualmente e que ainda vai perdurar algum tempo… Este tema foi ele próprio criado e gravado em pleno confinamento no início de novembro último, pelo mentor do projeto, Paulo Sousa.
O pontapé de saída da Final Four Allianz Cup será dado através de um concerto de Dino D’Santiago e que tem como convidada a leiriense Surma, este sábado, dia 16 de janeiro, às 22h30, em pleno relvado do Estádio Municipal de Leiria, num evento que irá contar com a transmissão nos meios digitais da Liga Portugal, nomeadamente Facebook e Youtube.
A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou, por unanimidade, na reunião desta terça-feira, dia 5 de janeiro, um voto de pesar pelo falecimento de Carlos do Carmo no dia 1 de janeiro.
Filho da fadista Lucília do Carmo, Carlos do Carmo passou por alguns dos principais palcos mundiais ao longo dos seus 57 anos de carreira artística. Conquistou o Prémio Goya, em 2008, na categoria de Melhor Canção Original com o Fado da Saudade. No mesmo ano, viria a atuar em Torres Vedras, no âmbito das Festas da Cidade.
Em 2014 venceu o Grammy Latino de Carreira, tornando-se no segundo artista português a conquistar um Grammy, o mais prestigiado prémio de música do mundo. Foi um dos principais embaixadores da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade. Despediu-se dos palcos em 2019.
Fonte: ACM|CMTV
Santarém volta a promover o já habitual Concerto Solidário de Ano Novo, no dia 8 de janeiro, pelas 20h00, no CNEMA, este ano pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), dirigida pelo maestro Sebastian Perłowski.
Esta é a 5ª edição do Concerto de Ano Novo, que tem mantido sempre o cariz solidário de apoio as três IPSS do concelho, para as quais reverte a totalidade da receita de bilheteira.
A cantora cadavalense Laura Varges protagonizou, no dia 19 de novembro, o concerto de Natal promovido pelo Município, em formato “live streaming” para o Facebook, desde o Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), tendo uma boa adesão à transmissão em direto.