Edição: 249

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/8/3

Alcobaça

Blaya atua dia 15 de agosto no Campo de Futebol de Pataias

Blaya vai atuar, dia 15 de agosto, no Campo de Futebol de Pataias. Blaya é um portento. Quem já viu esta artista ao vivo conhece esse facto: um furacão de palco que canta, dança e agita, que encanta, comunica e transforma, É um exemplo de energia, confiança, orgulho e sensualidade para todas as mulheres. Blaya nasceu no Brasil, cresceu em Portugal e correu mundo antes de nos ensinar a todos a “Fazer Gostoso”.

Cistermúsica à beira de completar outra edição de sucesso artístico e de público

Festival de Música de Alcobaça encerra dia 1 de agosto com a música antiga da Accademia del Piacere

Numa viagem Da Ibéria aos novos tempos, o Cistermúsica fecha o círculo nos próximos dias e traz diversas propostas artísticas nacionais e internacionais a não perder. Da ópera-tango “María de Buenos Aires” de Piazzolla aos sons de fusão do The Nagash Ensemble of Armenia, passando ainda pela música mestiça da Espanha barroca.

Alcobaça

Orquestra XXI e Ensemble Instrumental de Cantábria abrem a reta final do Cistermúsica

O Festival de Música de Alcobaça apresenta na Cerca de Mosteiro de Alcobaça mais um grande concerto sinfónico com a estreia em Portugal do Ensemble Instrumental de Cantábria (Espanha). À entrada daquele que será o seu penúltimo fim de semana, o Cistermúsica traz-nos mais um conjunto de espetáculos obrigatórios dentro e fora do concelho de Alcobaça.

Antes dos grandes destaques, o festival informa que antecipou todos os espetáculos à noite para as 21h00 – inicialmente agendados às 21h30. A alteração decorre da entrada de Alcobaça na lista de concelhos com risco elevado de incidência de Covid-19 e das correspondentes medidas mais restritivas no setor da cultura.

Iniciativa Lugares Património Mundial do Centro – Rede Cultural 2.0

Orquestra Clássica do Centro e Banda Sinfónica de Alcobaça ao vivo na Cerca do Mosteiro de Alcobaça

Lugares Património Mundial do Centro – Rede Cultural 2.0 apresenta os concertos da Orquestra Clássica do Centro (24 de julho) e da Banda Sinfónica de Alcobaça (31 de julho) na Cerca do Mosteiro de Alcobaça. O espetáculo da Orquestra Clássica do Centro será de homenagem ao Maestro António Vitorino de Almeida.

No triénio de 2021 a 2023

Câmara da Batalha assina protocolo com Politécnico de Leiria para a promoção de uma Semana Temática dedicada à Cultura

O Município da Batalha e o Politécnico de Leiria concretizaram um projeto de cooperação para promoção de uma Semana Temática dedicada à Cultura, nos anos 2021, 2022 e 2023, dedicada a estudantes do ensino secundário.
A semana temática deve realizar-se no mês de julho, com o envolvimento de 50 estudantes e 4 monitores, que farão o seu acompanhamento.

Leiria aposta numa Estratégia Cultural Municipal com ambição europeia

Assembleia Municipal de Leiria aprova o Plano Estratégico da Cultura por unanimidade

Após aprovação pelo Executivo Municipal, a Assembleia Municipal de Leiria sufragou por unanimidade esta sexta-feira, o Plano Estratégico Municipal da Cultura. O momento celebra o trabalho realizado pela Rede Cultura 2027 nos mais de dois anos de atividade de tecelagem cultural de um território longo de 180km entre os seus extremos, amplo de mais de 5.800km2 atravessando 3 Comunidades Intermunicipais (Leiria, Oeste e Médio Tejo), com mais de 800 mil cidadãos, e reconhecido pela UNESCO nos seus três Lugares Património Mundial, nas três Cidades Criativas, nas três Cidades de Aprendizagem e nas duas Cátedras.

Festival de Música de Alcobaça arrancou com concertos esgotados

Cistermúsica traz "O Périplo de Magalhães e Elcano", Ópera de Homenagem a Mariella Devia e jazz de “Outros Mundos”

O Cistermúsica prossegue já esta semana com mais uma série de concertos imperdíveis, sempre no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça, a começar com Solistas do Coro de Câmara de Granada e o Samsaoui Ensemble que nos propõe, no dia 2 de julho, O Périplo de Magalhães e Elcano: uma Volta ao Mundo em 12 Obras.

Recriações históricas vão animar os fins de semana do mês de julho

Castelo de Leiria assinala o início da participação democrática com “As Cortes de Leiria de 1254”

As recriações históricas estão de volta com as “As Cortes de Leiria de 1254”, em tempos de pandemia, regressando ao local da sua génese: o Castelo de Leiria. Para animar os fins de semana de julho, há animação deambulante, música, exposições, performances de falcoaria e teatro.

Câmara Municipal garante cumprimento de todas as medidas de saúde pública

Cartaxo recebe corrida de touros e noite de fados este sábado e domingo

Reunião de segurança decorreu em formato online

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, convocou, em articulação com o Presidente da Junta da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, uma reunião de trabalho para avaliação das condições de realização de um espetáculo musical, agendado para sábado, dia 19 de junho, às 21h00 e de um espetáculo tauromáquico agendado para o dia 20 de junho, domingo, às 18h00.

O fadista António Pinto Basto irá atuar sábado, pelas 21h, na Praça de Touros do Cartaxo, na celebração dos 50 anos de carreira, tendo  Teresa Tapadas e Gustavo como convidados.

Domingo, pelas 18 , terá lugar a corrida de touros, com João Moura Caetano, Duarte Pinto e Parreirita Cigano, frente a touros da ganadaria Engº Jorge de Carvalho. Pegam os forcados amadores de Azambuja, Clube Taurino Alenquerense e Cartaxo.

A reunião decorreu esta quinta-feira, dia 16 de maio, por videoconferência. O autarca convocou a autoridade de saúde pública, que se fez representar por Sérgio Lourenço, responsável pela área de saúde pública local e por Helena Sousa, Delegada de Saúde; Délio Pereira, presidente da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, entidade que detém a concessão da Praça de Touros; o adjunto de comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Vítor Rodrigues; a PSP do Cartaxo e Luís Pombeiro, empresário que promove quer o espetáculo tauromáquico, quer o espetáculo musical.

Na reunião foram avaliadas as condições de cumprimento de todas as diretivas da Direção-Geral da Saúde em vigor e foi analisado o plano de contingência para os dois espetáculos. De acordo com o parecer de Helena Sousa, Delegada de Saúde, foi definido que ambos os espetáculos têm condições para se realizar, devendo cumprir as medidas de prevenção elencadas no parecer, que descreve as medidas exigidas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19, indica os promotores dos espetáculos como responsáveis pelo seu cumprimento e deixa recomendações que vão além das exigidas.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo explicou que convocou a reunião para que “entidades de saúde pública e promotores pudessem trabalhar em parceria para garantir, por um lado, a realização dos espetáculos e, por outro, que todas as partes envolvidas tivessem conhecimento sobre as medidas de segurança e prevenção que têm de ser cumpridas”, o autarca destacou a importância “da retoma das atividades, quer para a economia local, quer para as associações e empresários, mas cada passo deve ser dado com segurança para que o concelho não regrida no plano de desconfinamento”.

   Fonte: GIC|CMC

Para os próximos 10 anos

Câmara aprova Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria

O Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria, com o horizonte definido para os próximos 10 anos, foi aprovado por unanimidade esta terça-feira, 8 de junho, em reunião da Câmara Municipal de Leiria, e será agora submetido à próxima Assembleia Municipal para aprovação.

Torres Novas

Samuel Úria traz Canções do Pós-Guerra ao Teatro Virgínia

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, recebe este sábado, às 18h, o concerto de Samuel Úria. Os bilhetes têm o custo de 10€ (sendo aplicáveis descontos) e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta 15h-18h30), nos pontos aderentes Fnac e Worten ou online em www.bol.pt. O repertório deste novo trabalho foi composto e gravado em período pré pandemia.

João Aidos, antigo diretor-geral das Artes, é o primeiro diretor artístico

Teatro Municipal de Ourém inaugurado com promessa de programação de qualidade

O Teatro Municipal de Ourém foi inaugurado quarta-feira, dia 2 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, na presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca. Descerrada a placa, os convidados desta cerimónia solene tomaram lugar na plateia da Sala Principal do TMO, a partir de onde tiveram a oportunidade de desfrutar do dom de um dos maiores autores e intérpretes da música portuguesa, António Zambujo. João Aidos, antigo diretor-geral das Artes é o primeiro diretor artístico do TMO e o grande responsável pela qualidade da programação.

Espetáculo juntará António Zambujo, Luís Figueiredo e a Ourearte

Ministra da Cultura inaugura o Teatro Municipal de Ourém no dia 2 de junho

A cerimónia de inauguração do Teatro Municipal de Ourém que irá decorrer esta quarta-feira, dia 2 de junho, a partir das 20 horas, vai contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque. A cerimónia inclui um espetáculo que juntará António Zambujo, Luís Figueiredo e a Ourearte.

Festival homenageia ex-presidente Carlos Bernardes

III Festival de Música Antiga de Torres Vedras arranca este sábado

Arranca este sábado,  dia 15 de maio, pelas 16h na igreja de São Pedro da Cadeira, o primeiro evento do Festival de Musica Antiga de Torres Vedras.  Maria Bayley, talentosa artista especializada em teclados históricos pela Schola Cantorum de Basileia, irá apresentar um repertório ibérico inédito em harpa ibérica,  cravo e canto.

Iniciativa pretende apoiar e promover a cultura portuguesa e a atividade artística

Pombal recebe concerto do grupo "Calema" integrado na campanha Missão Continente

Cartaz

O Município de Pombal associa-se à campanha solidária Missão Continente “Todos Por Todos”, acolhendo o concerto do grupo Calema, esta quinta-feira, 6 de maio, às 19h30 no Teatro-Cine. O espetáculo gratuito destina-se a todos aqueles que, ao comprarem vales alimentares no âmbito daquela campanha, venceram um convite duplo para assistir aos concertos com bandas conhecidas do público em geral, a realizar em várias localidades de norte a sul do país. Uma iniciativa que pretende, também, apoiar e promover a cultura portuguesa e a atividade artística, profundamente afetadas pela pandemia.

A dupla Calema – António e Fradique – já conta com mais de 120 milhões de visualizações no YouTube e mais de 200 concertos realizados por mais de 12 países. O grupo é o fenómeno dos últimos dois anos, tanto em Portugal, assim como nos países lusófonos, tendo pisado os melhores e maiores palcos, dos mais consagrados festivais às mais importantes salas de espetáculos nacionais e internacionais.

No início deste ano, os Calema lançaram no mercado um novo trabalho discográfico: Yellow, que dá igualmente nome à Tour 2020. Na estrada, a dupla agarra temas já conhecidos do grande público e estas novas sonoridades com influências da cultura afro. Yellow promete ser um reforço positivo para todos. Não só pela alegre e contagiante sonoridade, mas também pela mensagem positiva embebida em cada “BPM”…

     Fonte: GC|CMP

Festival e Academia Internacional de Metais Graves decorre de 23 a 27 de agosto

Festival Gravíssimo! regressa em 2021 a Alcobaça com imagem renovada

Francisco Couto

A 11ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves, realiza-se de 23 a 27 de agosto em Alcobaça, aliando uma forte componente de formação a uma série de concertos imperdíveis, numa celebração da versatilidade dos instrumentos de metais graves (tuba, eufónio e trombone).

Este evento, que é considerado um dos mais importantes do género a nível internacional, volta a contar com a direção artística de Sérgio Carolino e Hugo Assunção. Entre os artistas confirmados contam-se Bart Van Lier, Dirk Hirthe, Dave Kutz, Anthony Caillet, Oren Marshall, Peter Steiner, Francisco Couto, Ricardo Carvalhoso, Ricardo Antão, Gabriel Antão, Henrique Costa e Mauro Martins, alguns dos mais reputados intérpretes e embaixadores desta família de instrumentos.

As inscrições para a 11ª edição estão abertas, podendo ser consultados no site oficial (www.gravissimofestival.com) o regulamento e a ficha de inscrição. O número de participantes é limitado, de modo a permitir que o festival se realize cumprindo todas as normas de segurança.

Assinalando uma nova etapa em mais de dez anos de existência, o Gravíssimo! apresenta-se ainda nesta edição com uma imagem totalmente renovada. Colhendo inspiração na representação gráfica da tabela periódica dos elementos, a nova marca torna a ir de encontro ao espírito arrojado e irreverente do seu público.

O Gravíssimo! é organizado pela Banda de Alcobaça e conta com os apoios da Direção-Geral das Artes e do Município de Alcobaça. É realizado em estreita colaboração com o Mosteiro de Alcobaça/Direção-Geral do Património Cultural, e orgulha-se de apresentar como patrocinadores desta edição a Yamaha, Adams, Miraphone, Vincent Bach, C.G. Conn, Gewa e SE Shires Co., algumas das mais reputadas marcas dos metais graves.

Mais informações em https://www.gravissimofestival.com/pt

Fonte: DM|DC|AMA

Concerto de Fernando Tordo marca também o Dia da Liberdade

Inauguração da reabilitação do Almonda Parque é o ponto alto do 47º aniversário do 25 de Abril em Torres Novas

Parque do Almonda

A inauguração da reabilitação da envolvente do Almonda Parque é o ponto alto das comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril. Destaque também para o concerto de Fernando Tordo, no Teatro Virgínia, às 11 horas da manhã, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa e lotação limitada) e a a exposição virtual «Os Bichos de Abril» a partir da obra com o mesmo nome da autoria de Carlos Pinhão e ilustrações de João Martins.

Programa

24 de abril (sábado) . 16h00

Webinar «Conversas sobre 25 de Abril» . Canal Youtube do Município de Torres Novas

25 de abril (domingo)

08h30 | Hastear da bandeira ao som do hino nacional . Praça 5 de Outubro

09h00 | Inauguração do Almonda Parque

09h30 | Sessão solene . Praça dos Claras . Canal Youtube do Município de Torres Novas

11h00 | Concerto de Fernando Tordo . Teatro Virgínia entrada gratuita mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) . lotação limitada

23 a 30 de abril | Exposição de trabalhos alusivos ao 25 de abril elaborados por alunos das escolas . rotundas do concelho

Exposição virtual «Os Bichos de Abril» a partir da obra com o mesmo nome da autoria de Carlos Pinhão e ilustrações de João Martins

https://issuu.com/municipiodetorresnovas/docs/exposicao_bichosabril

Com esta mostra, a partir do livro infantil homónimo, pensado para miúdos, mas também para graúdos, com textos do jornalista e escritor Carlos Pinhão e ilustrações de João Martins, pretende-se transmitir com alguma ironia, tendo como referente o pós-revolução 25 de abril e o modo como se exercitavam ou não os valores de abril, estereótipos de pessoas, personificadas por ilustrações de animais. Tratando-se de um livro editado em 1977 para um público infantil, a exposição apresenta algumas notas em torno do panorama literário infantil da década de 70 e de um conjunto de livros que existem no fundo documental da biblioteca.

Considerando o atual cenário de pandemia, e de forma a dar cumprimento às recomendações de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde, será dada primazia à transmissão das iniciativas nas plataformas digitais, sendo limitada a participação do público, de forma a que os munícipes possam acompanhar as comemorações sem sair de casa. Nesse sentido, os interessados podem seguir através do canal do Youtube do Município o Webinar «Conversas sobre 25 de Abril» e a sessão solene com os discursos dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, bem como do presidente desse mesmo órgão e do presidente da Câmara Municipal.

    Fonte: AF|DTICMA|CMTN

“Cultura no Centro” inclui o LeiriaShopping

Sonae Sierra vai apoiar artistas e entidades de âmbito cultural nos seus centros comerciais

Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra lançam, no âmbito do movimento “Consciência Somos Nós”, a iniciativa “Cultura no Centro”, para apoiar artistas e entidades do setor cultural. A iniciativa arrancou em 2020, com o objetivo de receber propostas que serão implementadas ao longo de 2021.

Com composição e produção de Gerardo Rodrigues e letra de Jorge Mangorrinha

Sofia Miradouro grava videoclip da canção “Respirar” nas paisagens naturais de Peniche

Respirar” é a canção criada por Gerardo Rodrigues (composição e produção) e Jorge Mangorrinha (letra) para a voz de Sofia Miradouro. O vídeo foi gravado nas paisagens naturais de Peniche com a participação de Gerardo Rodrigues (Piano), Miguel Mota (Percussão), Inês Fernando (Viola de Arco) e Rita Piño (Violoncelo).

Iniciativa conta com transmissão streaming e realiza-se a 02 de abril, às 19h00

Câmara da Batalha e Orquestra Clássica do Centro homenageiam vítimas da pandemia no concerto de Páscoa

Inserido no Ciclo de Concertos da Justiça e numa parceria com os Tribunais da Relação do país, a Orquestra Clássica do Centro apresenta no dia 2 de abril, às 19h, o Concerto de Páscoa “In Memorian Vítimas da Pandemia COVID 19”. A iniciativa, a transmitir exclusivamente através de streaming , na Igreja de Santa Justa em Coimbra, conta com a parceria dos municípios da Batalha e Coimbra, da Liga dos Amigos da Confraria Rainha Santa Isabel e da DGArtes / Ministério da Cultura.

Instituição revela a gravação do espetáculo de homenagem a Adolphe Sax

Aniversário da fundação da Banda de Alcobaça é assinalado com publicação de concerto online

 Fundada em 1920, a Banda de Alcobaça celebra no dia 19 de março o seu 101.º aniversário, com a estreia online na sua página de Facebook, às 21 horas, da gravação vídeo do Concerto Comemorativo dos 125 Anos da Morte de Adolphe Sax, realizado a 23 de fevereiro de 2019 no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro.

Por ocasião do 30º aniversário

Concurso de Música Moderna de Alcobaça doa maquetes de canções ao Arquivo Nacional do Som

Comemora-se em 2021 o 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, que o Bar Ben levou a efeito em sete edições. Destaque para a doação ao Arquivo Nacional do Som das maquetes de candidatura das bandas.

Depois do Videoclip de "Just a Virus"

Banda caldense "Os Lapsos" publica no youtube tema rock pandémico "Confinados"

Depois do Videoclip de “Just a Virus”, lançado no dia em que se assinalaram  seis meses sobre o início da Pandemia de COVID-19, a banda Rock sediada em Caldas da Rainha “Os Lapsos” partilha agora o áudio desse mesmo tema, ao mesmo tempo que partilha também em áudio e vídeo o tema “Confinados”, mais uma reflexão sobre a realidade que se vive atualmente e que ainda vai perdurar algum tempo… Este tema foi ele próprio criado e gravado em pleno confinamento no início de novembro último, pelo mentor do projeto, Paulo Sousa.

Câmara Municipal de Torres Vedras aprova voto de pesar pelo falecimento de Carlos do Carmo

Carlos do Carmo

A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou, por unanimidade, na reunião desta terça-feira, dia 5 de janeiro, um voto de pesar pelo falecimento de Carlos do Carmo no dia 1 de janeiro.

Filho da fadista Lucília do Carmo, Carlos do Carmo passou por alguns dos principais palcos mundiais ao longo dos seus 57 anos de carreira artística. Conquistou o Prémio Goya, em 2008, na categoria de Melhor Canção Original com o Fado da Saudade. No mesmo ano, viria a atuar em Torres Vedras, no âmbito das Festas da Cidade.

Em 2014 venceu o Grammy Latino de Carreira, tornando-se no segundo artista português a conquistar um Grammy, o mais prestigiado prémio de música do mundo. Foi um dos principais embaixadores da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade. Despediu-se dos palcos em 2019.

    Fonte: ACM|CMTV

Orquestra Metropolitana de Lisboa atua no Concerto Solidário de Ano Novo em Santarém

Santarém volta a promover o já habitual Concerto Solidário de Ano Novo, no dia 8 de janeiro, pelas 20h00, no CNEMA, este ano pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), dirigida pelo maestro Sebastian Perłowski.
Esta é a 5ª edição do Concerto de Ano Novo, que tem mantido sempre o cariz solidário de apoio as três IPSS do concelho, para as quais reverte a totalidade da receita de bilheteira.

Dia 30 julho, às 21h00, na Parada da Ex-Escola Prática de Cavalaria

In. Santarém “Volta à Rua” sexta-feira com Conjunto!Evite

O In. Santarém “Volta à Rua” esta semana com destaque para o concerto com Conjunto!Evite, esta sexta-feira, dia 30 julho, às 21h, na Parada da Ex-Escola Prática de Cavalaria. Antes, pelas 19h, a Igreja da Graça recebe João Corceiro & Guitarra Clássica, a solo. João Corceiro interpreta obras desde o período Barroco ao Contemporâneo, com autores como J.S.Bach, Mozart, Francisco Tárrega e Astor Piazzolla.

Torres Vedras

"Onda de Verão" traz arte e cultura a Santa Cruz

Santa Cruz continua a contar com a animação do programa “Onda de Verão”. Artistas, criadores e agentes culturais locais dão forma à 21ª edição do programa, que decorre até 19 de setembro nesta estância balnear do concelho de Torres Vedras, num formato seguro que respeita as medidas em vigor no âmbito da pandemia.

Programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande

Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos e iniciativas culturais este verão

A Praia da Vieira e São Pedro de Moel recebem espetáculos e iniciativas culturais, que decorrem durante os meses de julho a setembro, com o objetivo de proporcionar animação cultural à população e aos veraneantes que visitam o concelho. A programação é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com a parceria da PROTUR – Associação para o Turismo, Paróquia de Vieira de Leiria (Capela da Praia), Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio.

Sexta-feira e sábado às 21h15

Mafalda Veiga e Capicua ao vivo este fim de semana em São Martinho do Porto

Este fim de semana regressam os Concertos de Verão 2021 ao concelho de Alcobaça com os espetáculos de Mafalda Veiga esta sexta-feira (16 de julho, 21h15) e de Capicua este sábado (17 de julho, 21h15) ambos a realizar no Campo de Futebol de São Martinho do Porto (junto ao ginásio Dino’s).

De 16 a 21 de julho

Uma ópera, uma orquestra e um reencontro são os principais destaques do Cistermúsica esta semana

O Cistermúsica não esgota a sua infindável oferta e promete mais uma série de espetáculos imperdíveis. “La Serva Padrona” de Pergolesi é a primeira de duas óperas que serão apresentadas no festival num fim de semana que traz ainda a Orquestra Metropolitana de Lisboa e Marta Menezes e Trio de Cordas.

Este fim de semana

Cistermúsica apresenta espetáculos para vários públicos dentro e fora do concelho de Alcobaça

O Cistermúsica apresenta propostas este fim de semana para vários gostos e idades, não apenas no concelho de Alcobaça mas também fora deste. Dia 10 de julho, no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça, teremos a História do Soldado, de Stravinsky, pelo Ensemble Darcos e com narração do ator Paulo Pires, espetáculo que viajará no dia seguinte, até ao Mosteiro de S. Bento de Cástris.

Com o programa “Uma Musa Chamada Débora”

Concertos para Bebés regressam a casa com programa exclusivo em julho

No aguardado regresso a Leiria, os Concertos para Bebés apresentam o programa “Uma Musa Chamada Débora”, convidando para solista a multi-instrumentista leiriense SURMA.
Neste programa internacional estreado em Madrid no passado mês de Março com cinco concertos esgotados nos Teatros del Canal e em La Cabrera, bebés e famílias deixaram-se deliciar com os sons mágicos que a acarinhada Débora Umbelino faz nascer dos seus botões, pedais e guitarras.

Festival apresenta “Da Ibéria aos novos tempos”, de 25 de junho a 1 de agosto

Cistermúsica proporciona viagem musical com 40 espetáculos este verão

Ao longo de quase 3 décadas, o Cistermúsica tem explorado a simbiose entre a música e o património, sobretudo, nos espaços do emblemático Mosteiro de Alcobaça. A 29.ª edição prossegue essa missão , com uma viagem musical que inclui música de câmara e coral, recitais, concertos sinfónicos e óperas, com alguns dos melhores grupos na área da música erudita a nível nacional e internacional,  mas também produções de jazz, músicas do mundo, dança contemporânea e atividades complementares.
São 40 espetáculos dedicados às celebrações dos 500 anos da circum-navegação e às efemérides musicais deste ano.

Evento é promovido em parceria com a Escola Superior de Artes e Design

Festival Impulso volta às Caldas da Rainha com programação repleta de concertos únicos, workshops e ciclos de cinema

O Festival Impulso está de regresso à cidade das Caldas da Rainha com programação multidisciplinar que, entre junho de 2021 e junho de 2022, vai levar ao Centro Cultural e de Congressos momentos musicais únicos e inéditos, através de residências artísticas que culminarão em apresentações, workshops, exposições e ciclos de cinema.

Organização da Associação de Acordeão de Portugal

24ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2021” decorre de 16 a 19 de junho

De 16 a 19 de junho, a 24ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2021” terá 3 concertos no Cine-Teatro e um na Universidade de Aveiro, com Tino Costa, Tiago Pirralho, Dies Duo, Andreia Rodrigues, Carlos Poeiras, Rui Matos, Bayan Quartet, Pedro Miguel Santos, Trio Porteño, Italian Accordion Trio, Iulian Ciobanu, Duo Russo, Pedro Miguel Santos e Italian Accordion Trio.

Sob o título/ tema “O Que Significava Tocar no Bar Ben?”

Tertúlia comemorativa do 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça vai realizar-se no dia 3 de julho

A Tertúlia Comemorativa do 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça vai realizar-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 3 de julho, às 15 h. A moderação é de José Alberto Vasco, com a participação de Carlos Nunes, António Manzarra, César Augusto Vasco, Hugo Amado, Miguel Ribeiro e Rita Nabais.

Apresentação da iniciativa juntou autarcas no Mosteiro da Batalha.

Rede Cultural 2.0 vai levar cultura e arte aos Lugares Património Mundial do Centro

O Mosteiro da Batalha recebeu esta quarta-feira, dia 2 de junho, a conferência de imprensa de apresentação do ciclo “Rede Cultural 2.0”, que acontece no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro. Este ciclo, apoiado por fundos comunitários, prossegue a lógica da primeira Rede Cultural e vai levar concertos, exposições e outras formas de arte e cultura aos quatro sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial na região: Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo em Tomar e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.

9 razões para celebrar o verão 2021 no concelho de Alcobaça

Município de Alcobaça promove nove “Concertos de Verão” nos principais campos de futebol do concelho

Cartaz

Este verão, o Município de Alcobaça irá proporcionar nove momentos de celebração da época estival, sempre com respeito pelas regras de higiene e segurança. Serão nove “Concertos de Verão” realizados nos principais campos de futebol do concelho, com lotação limitada para permitir o devido distanciamento. As Canções da Maria, HMB, Sociedade Filarmónica Vestiariense, Mafalda Veiga, Capicua, Blaya, Expensive Soul, Jorge Palma e Toy são os artistas convidados.

O primeiro concerto será já no próximo dia 5 de junho com o espetáculo infantil “As Canções da Maria”, a realizar no Estádio Municipal de Alcobaça a partir das 17h00 – os bilhetes para este espetáculo estão disponíveis a partir de hoje, 26 de maio.

Os bilhetes para todos os restantes “Concertos de Verão” estarão disponíveis 15 dias antes de cada espetáculo e podem ser levantados na Tesouraria dos Paços do Concelho e nas respetivas bilheteiras do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro e do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita.

“Com esta iniciativa, o Município de Alcobaça procura retomar o ritmo normal da atividade cultural no concelho, neste período pós-confinamento. Estamos a dar uma prova de que a cultura é segura se as regras forem cumpridas, o que será sempre uma prioridade. Estes espetáculos trazem alguns dos artistas nacionais de maior renome e destinam-se a toda família”, esclarece a vereadora da Cultura, Inês Silva.

Confira em baixo a programação:

As Canções da Maria (Comemorações do Dia Mundial da Criança)
5 JUNHO 2021. 17H
Estádio Municipal de Alcobaça

Sinopse: As Canções da Maria, projeto infantil criado por Maria de Vasconcelos com o objetivo mostrar às crianças que aprender pode ser divertido. Maria, Mathias, Mathilde e Manon vão mostrar várias canções, poemas, lengalengas e muitas curiosidades, ao mesmo tempo que passam por temáticas escolares tão interessantes como a História de Portugal ou noções de matemática.

HMB
18 JUNHO 2021. 19H
Estádio Municipal de Alcobaça

Sinopse: A Câmara Municipal de Alcobaça assinala o encerramento do ano letivo com uma das bandas portuguesas de maior sucesso nacional e internacional: HMB. O concerto vai percorrer o percurso dos HMB nos últimos anos, com destaque para o último disco “Melodramático”, editado no início da pandemia. Promete-se um grande concerto, alegre e com muito ritmo, num estilo musical que passa pelo soul e funk, sempre cantado em português.

Sociedade Filarmónica Vestiariense
19 JUNHO 2021. 19H
Estádio Municipal de Alcobaça

Sinopse: Com a direção a cargo do Maestro Élio Murcho, a Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, pretende neste concerto apresentar um conjunto diversificado de obras musicais, compostas essencialmente para esta formação. Da sua já longa vida musical serão selecionadas para o programa do concerto, um conjunto diferenciado de temas, que têm feito parte do repertório nas últimas apresentações da Banda.

MAFALDA VEIGA
16 JULHO 2021. 21H30
Campo de Futebol – São Martinho do Porto

Sinopse: Mafalda Veiga é uma escritora de canções que tem com o seu público uma relação única no panorama musical português. Começou a tocar guitarra aos 11 anos, após o seu pai lhe oferecer este instrumento, e a compor a partir dos 13. Ainda hoje é à guitarra que compõe grande parte dos seus temas. Continua na estrada com banda,

para levar junto do público duas mãos cheias de canções que esperam ouvir; é acompanha por João Gil, João Pinheiro, David Santos, António Vasconcelos Dias e José Guilherme Vasconcelos Dias, músicos que têm a particularidade de serem, quase todos, multi-instrumentistas, o que permite uma dinâmica de espetáculo profundamente musical e diversa. O espetáculo conta ainda com uma cenografia assente em televisores analógicos, com conteúdos de vídeo realizados pela própria Mafalda Veiga, estando todo o conceito dirigido para uma dinâmica mais orgânica da imagem.

CAPICUA
17 JULHO 2021. 21H30
Campo de Futebol – São Martinho do Porto

Após anos intensos de concertos, com repertório dos discos anteriores, Capicua faz um “reset” e começa nova tour, com novo disco, nova formação e novo cenário. “Madrepérola” vem para renovar o repertório, mas sobretudo o espírito do espetáculo da rapper. Sendo um álbum de canções, com muitas vozes convidadas e muito mais dançável, exige que no palco se concretize essa energia. Assim, além dos músicos que habitualmente a acompanham (D-One, Virtus, Luís Montenegro e Sérgio Alves), Capicua passará a estar ladeada de duas vozes cantadas (Inês Pereira e Joana Raquel), para fazer jus à musicalidade dos novos temas e abrir novas possibilidades de descoberta do antigo repertório, com a reinvenção de velhos temas. Visualmente, o espetáculo ganha nova identidade, com muita luz, texturas e brilho, numa alusão à iridescência da madrepérola e à policromia dos encantos subaquáticos. É sem dúvida uma nova etapa que começa, plena de energia vital e poesia convertida em música.

BLAYA
15 AGOSTO 2021. 21H30
Campo de Futebol – Pataias

Sinopse: Blaya é um portento. Quem já viu esta artista ao vivo conhece esse facto: um furacão de palco que canta, dança e agita, que encanta, comunica e transforma, Blaya é um exemplo de energia, confiança, orgulho e sensualidade para todas as mulheres. E Blaya bem que pode ser esse ícone porque nasceu no Brasil, cresceu em Portugal e correu mundo antes de nos ensinar a todos a “Fazer Gostoso”. A todos mesmo. Até a Madonna… Com mais de 100 concertos realizados entre Abril de 2018 e Maio último, Blaya impôs-se como uma das mais relevantes artistas do presente, tendo acumulado números muito elevados — na ordem das muitas dezenas de milhões – nas plataformas de streaming graças ao impacto global de temas como “Faz Gostoso”, “Má Vida”, “Eu Avisei” ou “Vêm na Vibe”, autênticos hinos em palco e verdadeiras explosões de cor, vida, ritmo e atitude nos vídeos que literalmente invadiram ecrãs de todos os tamanhos.

EXPENSIVE SOUL
20 AGOSTO 2021. 21H30
Estádio Municipal de Alcobaça
Comemorações Dia de São Bernardo

Sinopse: Expensive Soul é hoje uma das grandes bandas nacionais, com uma sonoridade única em Portugal, que tem conquistado gerações, inúmeros prémios (entre os quais, 2 Globos de Ouro, melhor música em 2011 e melhor grupo em 2013), airplay nas rádios e lugares cimeiros nas tabelas de vendas. “A Arte das Musas”, o álbum lançado em 2019, marcou um ano de afirmação e celebração para os Expensive Soul que, não só celebraram 20 anos de carreira com um novo disco como partilharam este momento de celebração com o público num espetáculo inesquecível e totalmente criado à sua imagem no fim de 2019, na Altice Arena. Expensive Soul são conhecidos pelos seus concertos “mágicos”. Porque a Cultura é segura, acreditamos que estaremos em breve num concerto ao vivo, perto de si!

JORGE PALMA
21 AGOSTO 2021. 21H30
Estádio Municipal de Alcobaça
Comemorações Dia de São Bernardo

Sinopse: Jorge Palma dispensa apresentações. Com mais de 40 anos de carreira é um nome incontornável do panorama musical português. Compositor, poeta, intérprete e exímio pianista, o percurso de vida de Jorge Palma observa-se sempre a par da música. Tendo começado a aprender piano com seis anos de idade, mais tarde, correu a Europa de guitarra em punho tocando nas ruas de cidades como Paris e Copenhaga. Terminou o Curso Superior de Piano em 1990 e editou vários discos de originais, compondo êxitos, somando discos de ouro, tendo atingindo a marca da dupla platina com “Voo Nocturno”. Venceu o prémio José Afonso em 2002, e em 2008 e 2012 foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual. O seu álbum “Com Todo o Respeito” foi ainda galardoado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o prémio Pedro Osório.

TOY
22 AGOSTO 2021. 21H30
Estádio Municipal de Alcobaça
Comemorações Dia de São Bernardo

Sinopse: Teremos cerca de hora e meia em viajem pelas músicas que marcam épocas e tempos diferentes. Iremos conhecer o Toy nas mais variadas vertentes; intérprete, músico, compositor e autor; desde festivais a programas de televisão nas formas mais variadas de apresentação em palco. Iremos ouvir as baladas mais românticas, os temas

mais divertidos, as interpretações mais variadas. Estupidamente Apaixonado, Rosa Negra, És tão Sensual, Toda a noite, Cerveja no Congelador, novela Amor Amor…enfim, uma panóplia de sucessos que nos farão sentir a música nos variados sentidos emocionais em redor de uma carreira que fala por si. Toy ao vivo com a sua banda é um concerto que não se pode perder.

ABERTURA DE PORTAS 1 HORA ANTES

Entrada gratuita, com acesso condicionado mediante apresentação de bilhete.

Devido às medidas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, o recinto terá a lotação limitada.

Os bilhetes poderão ser levantados no Cine-Teatro de Alcobaça, na Tesouraria dos Paços do Concelho ou no Centro Cultural Gonçalves Sapinho e também no próprio dia no local 2 horas antes do início do espetáculo.

Bilhetes disponíveis 15 dias antes do espetáculo.

Cada pessoa poderá levantar um máximo de quatro bilhetes.

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

#ACULTURAÉSEGURA

NOTA: ESPETÁCULOS SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO MEDIANTE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO PANDÉMICA

    Fonte: GRPP|CMA

VOLver - Programação Cultural em Rede é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020

Entroncamento, Torres Novas e Barquinha vão promover 84 eventos culturais em 2021

Os 3 municípios responsáveis pela organização do projeto VOLver irão receber, entre 18 de maio a 11 de dezembro de 2021, um total de 84 eventos culturais nas áreas da música, exposições, dança, teatro, arte urbana, cinema e conferências. O mote VOLver – Programação Cultural em Rede, é dado pela história, tradição e património militar que une estes territórios do Médio Tejo. Num eixo de 15 km, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Torres Novas têm 65.000 residentes com hábitos de circulação e usufruto de equipamentos, serviços, espaços de cultura e lazer que dão corpo a esta urbe regional

Aproximar museus e comunidades, reduzindo a solidão dos idosos

"Museu na Aldeia" anima comunidade sénior do Cercal, no Concelho do Cadaval

O Cercal (localidade do concelho do Cadaval) está a acolher, desde dia 20 de abril, a iniciativa “Museu na Aldeia”, um projeto de intervenção artística e social, que está a envolver os municípios da Rede Cultura 2027 na interligação dos museus e comunidades, procurando reduzir a solidão dos idosos em territórios isolados e com baixa densidade populacional. A próxima sessão acontece dia 11 de maio, pelas 10h00, uma vez mais na coletividade cercalense.

Festival decorre de 8 maio a 5 de junho

Salvador Sobral vai atuar no 24º Festival de Jazz de Valado dos Frades

A 24ª edição do Festival de Jazz do Valado arrancará a 8 de maio com o concerto da Big Band do Município da Nazaré e FF, no cineteatro da vila, a sala que acolherá o segundo momento do mesmo evento, a 15 de maio, com Salvador Sobral e Alma Nuestra.

CD junta nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário Vinagre

Trabalho discográfico “From Nazaré...with Love!” é divulgado esta quarta-feira

O trabalho “From Nazaré … With Love”, que junta os músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário Vinagre será lançado esta quarta-feira, 21 de abril, através de uma iniciativa que será divulgada nas plataformas do Município da Nazaré, às 21h. O CD, resultado do projeto musical desenvolvido pelos 3 músicos, reúne 10 temas originais de inspiração nazarena.

Tendo como tema “O Que Significava Tocar no Bar Ben?”comemorativa do 30º Aniversário do

Tertúlia celebra o 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça no dia 3 de julho

Tendo como tema “O Que Significava Tocar no Bar Ben?”, a tertúlia Concurso de Música Moderna de Alcobaça terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 3 de julho, com moderação de José Alberto Vasco (cofundador do concurso) e participação de Carlos Nunes (gestor e programador do Bar Ben).

Produção artística e oferta cultural decorre até finais de junho

Leiria Cultura apresenta programação municipal para a primavera

Leiria Cultura apresenta a programação para esta Primavera, com múltiplos destaques, selecionados pelo Município, que acolhem áreas diversificadas da produção artística, até finais de junho. A opção por estações do ano surgiu da necessidade de dar resposta à incerteza das condições de programação que vivemos, mas também, para a fazer coincidir a com as condições meteorológicas.

Com Daniel Oliveira no órgão e Sofia Cosme em flauta barroca

Torres Vedras homenageia a figura de J.S.Bach e o Dia Europeu da Música Antiga

Inserido na programação online “Sentir Cultura”, organizada pelo Teatro Cine de Torres Vedras e Câmara Municipal de Torres Vedras, o pequeno concerto/documentário online passará em diferido no facebook do Município de Torres Vedras e Teatro Cine de Torres Vedras, no próximo domingo dia 21 de Março pelas 16h. O evento online, com a duração de 10 minutos, assinala o nascimento de J.S.Bach (nascido a 21 de março de 1685), assim como o dia europeu da música antiga, fazendo referência à música barroca em Portugal. 

No âmbito do Regulamento PRO Leiria

Associações culturais do concelho de Leiria recebem apoio superior a 500 mil euros

o interesse cultural e a qualidade artística e técnica ou ainda a valorização do património cultural do concelho, entre outros.

Divididas em seis categorias, são os eventos de “relevância turística na mobilização e afluência de público” que recebem a maior fatia deste apoio financeiro, quase 160 mil euros para 32 iniciativas, seguindo-se 19 Filarmónicas com mais de 121 mil euros. A 11 conservatórios de música é atribuída a verba de quase 82 mil euros, enquanto são 15 os grupos de teatro que irão beneficiar de um auxílio que se aproxima dos 64 mil euros.

Dia Mundial do Doente assinalou-se no dia 11 de fevereiro

Centro Hospitalar de Leiria ofereceu música ao vivo aos doentes internados no Hospital de Santo André

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) deu esta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, música aos doentes internados no Hospital de Santo André (HSA), para celebrar o Dia Mundial do Doente. Os três momentos musicais, interpretados por músicos e cantores voluntários, ocorreram na Consulta Externa para doentes de ambulatório, no parque de estacionamento para os doentes da torre poente e junto ao Serviço de Urgência Geral para os doentes da torre nascente. Atuaram o Trio de Cavaquinho Sónia Vieira, o cantor João Miguel e o quarteto Helena Lima, Beatriz Vieira, Alexandra Vieira e Marcelo Menino.

Concerto de Dino D’Santiago inaugura este sábado em Leiria a Final Four Allianz Cup

O pontapé de saída da Final Four Allianz Cup será dado através de um concerto de Dino D’Santiago e que tem como convidada a leiriense Surma, este sábado, dia 16 de janeiro, às 22h30, em pleno relvado do Estádio Municipal de Leiria, num evento que irá contar com a transmissão nos meios digitais da Liga Portugal, nomeadamente Facebook e Youtube.

Laura Varges protagoniza concerto de Natal "online" a partir do Moinho das Castanholas

A cantora cadavalense Laura Varges protagonizou, no dia 19 de novembro, o concerto de Natal promovido pelo Município, em formato “live streaming” para o Facebook, desde o Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), tendo uma boa adesão à transmissão em direto.