Edição: 245

Diretor: Mário Lopes

Data: 2021/4/23

CD junta nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário Vinagre

Trabalho discográfico “From Nazaré...with Love!” é divulgado esta quarta-feira

O trabalho “From Nazaré … With Love”, que junta os músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário Vinagre será lançado esta quarta-feira, 21 de abril, através de uma iniciativa que será divulgada nas plataformas do Município da Nazaré, às 21h. O CD, resultado do projeto musical desenvolvido pelos 3 músicos, reúne 10 temas originais de inspiração nazarena.

Tendo como tema “O Que Significava Tocar no Bar Ben?”comemorativa do 30º Aniversário do

Tertúlia celebra o 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça no dia 3 de julho

Tendo como tema “O Que Significava Tocar no Bar Ben?”, a tertúlia Concurso de Música Moderna de Alcobaça terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 3 de julho, com moderação de José Alberto Vasco (cofundador do concurso) e participação de Carlos Nunes (gestor e programador do Bar Ben).

Produção artística e oferta cultural decorre até finais de junho

Leiria Cultura apresenta programação municipal para a primavera

Leiria Cultura apresenta a programação para esta Primavera, com múltiplos destaques, selecionados pelo Município, que acolhem áreas diversificadas da produção artística, até finais de junho. A opção por estações do ano surgiu da necessidade de dar resposta à incerteza das condições de programação que vivemos, mas também, para a fazer coincidir a com as condições meteorológicas.

Com Daniel Oliveira no órgão e Sofia Cosme em flauta barroca

Torres Vedras homenageia a figura de J.S.Bach e o Dia Europeu da Música Antiga

Inserido na programação online “Sentir Cultura”, organizada pelo Teatro Cine de Torres Vedras e Câmara Municipal de Torres Vedras, o pequeno concerto/documentário online passará em diferido no facebook do Município de Torres Vedras e Teatro Cine de Torres Vedras, no próximo domingo dia 21 de Março pelas 16h. O evento online, com a duração de 10 minutos, assinala o nascimento de J.S.Bach (nascido a 21 de março de 1685), assim como o dia europeu da música antiga, fazendo referência à música barroca em Portugal. 

No âmbito do Regulamento PRO Leiria

Associações culturais do concelho de Leiria recebem apoio superior a 500 mil euros

o interesse cultural e a qualidade artística e técnica ou ainda a valorização do património cultural do concelho, entre outros.

Divididas em seis categorias, são os eventos de “relevância turística na mobilização e afluência de público” que recebem a maior fatia deste apoio financeiro, quase 160 mil euros para 32 iniciativas, seguindo-se 19 Filarmónicas com mais de 121 mil euros. A 11 conservatórios de música é atribuída a verba de quase 82 mil euros, enquanto são 15 os grupos de teatro que irão beneficiar de um auxílio que se aproxima dos 64 mil euros.

Dia Mundial do Doente assinalou-se no dia 11 de fevereiro

Centro Hospitalar de Leiria ofereceu música ao vivo aos doentes internados no Hospital de Santo André

A Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) deu esta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, música aos doentes internados no Hospital de Santo André (HSA), para celebrar o Dia Mundial do Doente. Os três momentos musicais, interpretados por músicos e cantores voluntários, ocorreram na Consulta Externa para doentes de ambulatório, no parque de estacionamento para os doentes da torre poente e junto ao Serviço de Urgência Geral para os doentes da torre nascente. Atuaram o Trio de Cavaquinho Sónia Vieira, o cantor João Miguel e o quarteto Helena Lima, Beatriz Vieira, Alexandra Vieira e Marcelo Menino.

Concerto de Dino D’Santiago inaugura este sábado em Leiria a Final Four Allianz Cup

O pontapé de saída da Final Four Allianz Cup será dado através de um concerto de Dino D’Santiago e que tem como convidada a leiriense Surma, este sábado, dia 16 de janeiro, às 22h30, em pleno relvado do Estádio Municipal de Leiria, num evento que irá contar com a transmissão nos meios digitais da Liga Portugal, nomeadamente Facebook e Youtube.

Laura Varges protagoniza concerto de Natal "online" a partir do Moinho das Castanholas

A cantora cadavalense Laura Varges protagonizou, no dia 19 de novembro, o concerto de Natal promovido pelo Município, em formato “live streaming” para o Facebook, desde o Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), tendo uma boa adesão à transmissão em direto.

“Cultura no Centro” inclui o LeiriaShopping

Sonae Sierra vai apoiar artistas e entidades de âmbito cultural nos seus centros comerciais

Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra lançam, no âmbito do movimento “Consciência Somos Nós”, a iniciativa “Cultura no Centro”, para apoiar artistas e entidades do setor cultural. A iniciativa arrancou em 2020, com o objetivo de receber propostas que serão implementadas ao longo de 2021.

Com composição e produção de Gerardo Rodrigues e letra de Jorge Mangorrinha

Sofia Miradouro grava videoclip da canção “Respirar” nas paisagens naturais de Peniche

Respirar” é a canção criada por Gerardo Rodrigues (composição e produção) e Jorge Mangorrinha (letra) para a voz de Sofia Miradouro. O vídeo foi gravado nas paisagens naturais de Peniche com a participação de Gerardo Rodrigues (Piano), Miguel Mota (Percussão), Inês Fernando (Viola de Arco) e Rita Piño (Violoncelo).

Iniciativa conta com transmissão streaming e realiza-se a 02 de abril, às 19h00

Câmara da Batalha e Orquestra Clássica do Centro homenageiam vítimas da pandemia no concerto de Páscoa

Inserido no Ciclo de Concertos da Justiça e numa parceria com os Tribunais da Relação do país, a Orquestra Clássica do Centro apresenta no dia 2 de abril, às 19h, o Concerto de Páscoa “In Memorian Vítimas da Pandemia COVID 19”. A iniciativa, a transmitir exclusivamente através de streaming , na Igreja de Santa Justa em Coimbra, conta com a parceria dos municípios da Batalha e Coimbra, da Liga dos Amigos da Confraria Rainha Santa Isabel e da DGArtes / Ministério da Cultura.

Instituição revela a gravação do espetáculo de homenagem a Adolphe Sax

Aniversário da fundação da Banda de Alcobaça é assinalado com publicação de concerto online

 Fundada em 1920, a Banda de Alcobaça celebra no dia 19 de março o seu 101.º aniversário, com a estreia online na sua página de Facebook, às 21 horas, da gravação vídeo do Concerto Comemorativo dos 125 Anos da Morte de Adolphe Sax, realizado a 23 de fevereiro de 2019 no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro.

Por ocasião do 30º aniversário

Concurso de Música Moderna de Alcobaça doa maquetes de canções ao Arquivo Nacional do Som

Comemora-se em 2021 o 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, que o Bar Ben levou a efeito em sete edições. Destaque para a doação ao Arquivo Nacional do Som das maquetes de candidatura das bandas.

Depois do Videoclip de "Just a Virus"

Banda caldense "Os Lapsos" publica no youtube tema rock pandémico "Confinados"

Depois do Videoclip de “Just a Virus”, lançado no dia em que se assinalaram  seis meses sobre o início da Pandemia de COVID-19, a banda Rock sediada em Caldas da Rainha “Os Lapsos” partilha agora o áudio desse mesmo tema, ao mesmo tempo que partilha também em áudio e vídeo o tema “Confinados”, mais uma reflexão sobre a realidade que se vive atualmente e que ainda vai perdurar algum tempo… Este tema foi ele próprio criado e gravado em pleno confinamento no início de novembro último, pelo mentor do projeto, Paulo Sousa.

Câmara Municipal de Torres Vedras aprova voto de pesar pelo falecimento de Carlos do Carmo

Carlos do Carmo

A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou, por unanimidade, na reunião desta terça-feira, dia 5 de janeiro, um voto de pesar pelo falecimento de Carlos do Carmo no dia 1 de janeiro.

Filho da fadista Lucília do Carmo, Carlos do Carmo passou por alguns dos principais palcos mundiais ao longo dos seus 57 anos de carreira artística. Conquistou o Prémio Goya, em 2008, na categoria de Melhor Canção Original com o Fado da Saudade. No mesmo ano, viria a atuar em Torres Vedras, no âmbito das Festas da Cidade.

Em 2014 venceu o Grammy Latino de Carreira, tornando-se no segundo artista português a conquistar um Grammy, o mais prestigiado prémio de música do mundo. Foi um dos principais embaixadores da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade. Despediu-se dos palcos em 2019.

    Fonte: ACM|CMTV

Orquestra Metropolitana de Lisboa atua no Concerto Solidário de Ano Novo em Santarém

Santarém volta a promover o já habitual Concerto Solidário de Ano Novo, no dia 8 de janeiro, pelas 20h00, no CNEMA, este ano pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), dirigida pelo maestro Sebastian Perłowski.
Esta é a 5ª edição do Concerto de Ano Novo, que tem mantido sempre o cariz solidário de apoio as três IPSS do concelho, para as quais reverte a totalidade da receita de bilheteira.