Edição: 270
Diretor: Mário Lopes
Data: 2023/5/29
É já este fim de semana que se inicia a 30ª edição do Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que não será diferente em 2022. Sob o tema “Amores Proibidos”, propõe-se contar e cantar histórias de amores tão controversos quanto apaixonantes, como o de D. Pedro I e D. Inês.
A assinatura do “auto de consignação” da obra da Unidade de Convalescença do Centro Hospitalar de Leiria, com o empreiteiro Certifi- coimbra, simboliza o início da execução da obra que terá a duração de 9 meses. Ato teve lugar na comemoração dos 57 anos do Hospital Distrital de Pombal, no dia 27 de junho.
O secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, participa sexta-feira, dia 1 de julho às 12 h no Encontro de Produtores de Leite organizado pela Associação dos Produtores de Leite de Portugal. Encontro, que reúne mais de uma centena de produtores de leite e técnicos do setor, inclui visita à Queijaria Flor do Vale, no Valado de Santa Quitéria.
Step by Stone é a exposição de escultura do ex-ministro da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado na Central das Artes de Porto de Mós, de 25 de junho 2022 a 5 de fevereiro de 2023. Trata-se de dezenas de esculturas esculpidas em pedras oriundas dos quatro cantos do mundo que Luís Amado esculpiu na sua terra natal de Porto de Mós. O primeiro cenário de proveniência desta pedra, da qual o escultor fez obra, é ele mesmo um cenário geológico e paisagístico em cuja familiaridade pode por vezes fazer esquecer esse confronto da temporalidade humana que se reveza e deixa marcas sucessivas na aparente estabilidade geológica, esta última que é a Serra de Aire, decorada à superfície pelos muros de pedra seca dos homens, decorada no interior pelas vastas grutas e algares que um outro tempo fez…
“O que sabes sobre Vinhos Verdes?” é o desafio lançado pela Comissão de Viti- cultura da Região dos Vinhos Verdes em articulação com Revista de Vinhos para ações de formação que visam promover esta Denominação de Origem Protegida junto de apreciadores. Santarém entra neste roteiro, no Bar e Tapas Beco da Ribeira, dia 2 de julho, das 16h às 18h.
Foi assinado esta terça-feira, dia 28 de junho, na Estação Ferroviária de Caldas da Rainha, o auto de consignação que dá início à empreitada de Modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha. A empreitada é desenvolvida no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, e representa um investimento de 38,4 milhões de euros, comparticipado com fundos da União Europeia no âmbito do COMPETE 2020, tendo a obra uma duração prevista de 22 meses.
As Festas do Bodo foram apresentadas no dia 27 de junho, no Jardim das Tílias, junto aos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão. A festa mais importante do concelho de Pombal está de regresso de 28 de junho a 2 de agosto, com Dino D’Santiago, Pedro Abrunhosa, Wet Bed Gang, Anjos, Os quatro e meia e Quim Barreiros.
A ARS de Lisboa e Vale do Tejo informa que, devido a doença súbita de dois profissionais, a urgência de Ginecologia / Obstetrícia do Centro Hospitalar Médio Tejo, em Abrantes, estará encerrada entre as 9h do dia 29 e as 9h de 30 de junho. Neste caso, as grávidas devem dirigir-se/serão encaminhadas para o Hospital de Santarém e caso se justifique, para outras unidades hospitalares da região. Poderão também existir limitações em algumas unidades hospitalares, que, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU/INEM, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS.
No dia 27 de junho, a Comissão Política Distrital da Área Oeste, do Partido Social Democrata, apresentou à imprensa a Moção Estratégica a ser exposta no Congresso Nacional do PSD, que irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de julho, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto.
Para o efeito, foi convidado o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, que divulgou a Moção Estratégica que expressa a urgência da falta de cuidados de saúde primários, a urgência na captação de profissionais de saúde para colmatar a falta de médicos que existe no Oeste, e em vários pontos do país e ainda, evidencia a urgência em iniciar o processo de construção de um novo Hospital do Oeste, que sirva com toda a dignidade à população.
Convento de Cristo tem nova entrada, temporária, devido a obras de Conservação e Restauro das fachadas e coberturas da Nave Manuelina e Charola que inibem o acesso ao convento pelo Jardim / Castelo. O Convento de Cristo informa que a partir de 29 de junho a entrada temporária para o Monumento será feita exclusivamente pela Portaria Filipina, na fachada norte.
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos associou-se à iniciativa legislativa “Valorização do ensino politécnico nacional e internacionalmente”, promovida por cidadãos, que requer alteração da designação dos Institutos Politécnicos para Universidades Politécnicas, bem como a pos- sibilidade legal de outorga do grau de doutor.
Após dois anos de interregno devido à Covid – 19, está de volta a Feira de São Bernardo, em Alcobaça,de 19 a 22 de agosto. Carolina Deslandes (Dia 19), Carlão (20), Gisela João (21) e Tony Carreira (22), são os cabeças de cartaz que atuarão na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro. Contudo, o resto do certame vai decorrer na Cova da Onça.
“Criança + Segura” é o nome do projeto vencedor da iniciativa “Nós também Participamos – Orçamento Partilhado do Centro Hospitalar de Leiria 2022”, uma candidatura do enfermeiro Gonçalo Pereira, da Urgência Pediátrica do Hospital de Santo André (HSA), que visa a instalação de uma central de monitorização no balcão de enfermagem na Urgência Pediátrica, com capacidade para visualizar os sinais vitais de cinco utentes em simultâneo. O projeto, orçado em 15.074,32€ e que conquistou os votos de 88 colaboradores, prevê também a aquisição de um monitor de parâmetros vitais a adicionar aos quatro já existentes no serviço e que possibilitam a ligação remota à central.
O aspiring Geoparque Oeste vai estar no evento One Sustainable Ocean organizado pela Câmara de Lisboa, Fórum Oceano, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Universidade de Lisboa e outras entida- des, no âmbito da Conferência das Nações Unidas para o Oceano, que decorrerá de 27 de junho a 1 de julho 2022.
A Câmara Municipal do Cartaxo assinalou, no dia 27 de junho, o 40.º Aniversário da inauguração do edifício-sede do Município. A cerimónia contou com a presença de Renato Campos, presidente responsável pela construção do edifício, Domingos Horta e Maria José Campos, vereadores da Câmara Municipal à data da inauguração do edifício. João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, afirmou que “há datas que importa celebrar e esta, por todo o simbolismo que acarreta para o Poder Local, é uma delas. É um gesto simples e simbólico, mas importante”.
A Infraestruturas de Portugal realiza, dia 28 de junho, na Estação assinatura do auto de consignação da empreitada de modernização do troço Torres Vedras – Caldas da Rainha, da Linha do Oeste. O evento terá lugar na Estação das Caldas da Rainha, às 16h, e contará com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
A Assembleia Municipal do Bombarral aprovou, no dia 24 de junho, uma Moção sobre o Hospital do Oeste. A Moção recorda que o estudo sobre “O Futuro da Política Pública da Saúde do Oeste”, encomendado pela OesteCIM à Universidade Nova de Lisboa, aponta o Bombarral como a melhor localização para a construção do novo Hospital do Oeste.
Feira Internacional de Antiguidades de Aljubarrota está de regresso após dois anos de interrupção devido à pandemia. Esta 5ª edição conta já com a inscrição de 50 participantes, vindos de Portugal, Espanha e França. De 29 a 31 de Julho, a vila de Alcobaça receberá não só colecionadores, mas também o público em geral, que poderá encontrar carros antigos, mobílias, eletrodomésticos, livros, elementos decorativos, utensílios vários, entre muitos outros objetos.
Município da Lourinhã informou esta segunda-feira, 26 de junho, que o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), o Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã (GAEL), o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) e os serviços de Desenvolvimento Turístico, do município, estão já a funcionar nas novas instalações do Antigo Edifício Sede dos Paços do Concelho.
“Sopro Imergente”, a Exposição de Pintura de Marta de Castro na Central das Artes, em Porto de Mós, está a decorrer de 25 de junho de 2022 a 5 de fevereiro de 2023. No percurso temático que nos oferece “Sopro Imergente”, a música é a génese para o delinear narrativo que nos é oferecido através da pintura, bem como para a sugestão de movimento. Este último que pode ser o delicado e minucioso da “Bordadeira”, ou o movimento mais fluido de “Dançando o fado” onde os corpos sugerem uma sensualidade naturalmente implícita, ou ainda o equilíbrio dos movimentos musicais rigorosos de “Um passo de dança”. “Uma ode à música” explícita de forma evidente, inclusive pelo seu título, a referida matriz. Simultaneamente, foi inaugurada a exposição de escultura “Step by Stone”, de Luís Amado.
A Central das Artes de Porto de Mós foi inaugurada este sábado, dia 25 de junho, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no primeiro dia das Festas de São Pedro. O novo espaço cultural resulta da requalificação da antiga Central Termoelétrica de Porto de Mós, construída nos anos 30 para levar a eletricidade à vila e que agora terá um novo destino, um edifício multifuncional à Cultura. A primeira exposição – de grande qualidade, sublinhe-se – é da autoria do ex-ministro Luís Amado (escultura), natural do concelho, e da sua mulher, a artista madeirense Marta de Castro (pintura).
Seminário “Gestão da água no regadio do Vale do Lis: Desafios da modernização” decorreu, no dia 21 de junho, na sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, em Monte Real, para dar a conhecer as obras de reabilitação do Vale do Lis. Evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricul- tura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.
Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebeu, no dia 21 de junho, o X Encontro “Politécnico de Leiria + Indústria”, no qual foram celebrados acordos com 27 empresas da região, para a atribuição de 52 bolsas aos melhores alunos de 15 cursos do Politécnico e assim aproximar indústrias, estudantes, professores e investigadores.
Novo sistema municipal muda o paradigma da classificação de processos, alterando significativamente a forma como os profissionais da gestão de informação o concretizam, melhorando os níveis de assertividade da classificação. Por ocasião do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de junho, o Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais (GTAM) realizou uma tertúlia online, onde o inovador projeto de “Inteligência Artificial aplicada à Gestão Documental”, desenvolvido pelo Município de Abrantes, foi apresentado e dissecado pelos participantes.
Docentes do curso “Teaching tolerance, diversity and active citizenship in the 21 century classroom” foram recebidos, dia 22 de junho, nos Paços do Concelho, por Vânia Horta, da Câmara de Santarém, que deu as boas-vindas aos 13 professores de 4 nacionalidades – búlgara, grega, italiana e alemã.
A Feira de S. Pedro abriu portas quinta-feira, 23 de junho, no Parque Regional de Exposições de Torres Vedras. Ato inaugural contou com presença do secre- tário de Estado da Agricultura, Rui Martinho. A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras Laura Rodrigues frisou que a Feira de São Pedro “destaca-se pela sua forte componente agroindustrial, não fosse a região Oeste líder nacional na produção hortícola, frutícola e vitícola”. Nesta edição, destaque para o espaço “Vinho nas Linhas”, onde se pode degustar e adquirir vinhos de produtores de Torres Vedras e da região de Lisboa e o IV Fórum Agricultura 4.0.
Os deputados do PS eleitos pelo distrito de Leiria congratulam-se pela aprovação na generalidade, de duas importantes iniciativas para a região de Leiria. A primeira é referente ao IC8. O projeto de resolução foi aprovado por unanimidade, com o objetivo de promover a requalificação daquela via em toda a sua extensão. O segundo defende a valorização do ensino superior politécnico.
O Politécnico de Leiria celebrou dois protocolos que visam a formalização das spin-offs Minutos Emblemáticos, dedicada ao desenvolvimento de jogos terapêuticos, e Sensimeter-Healthcare and Technology Solutions, dedicada ao desen- volvimento, produção e comercialização de dispositivos médicos, partindo de um dispositivo médico que já se encontra em protótipo.
O verão de 2022 assinala o regresso dos grandes eventos desportivos ao concelho de Alcobaça, com público e muita emoção. Corrida, spinning, ciclismo e triatlo são modalidades de destaque nas 4 grandes provas a decorrer entre julho e setembro, com o Município como coorganizador: Circuito de Ciclismo de São Bernardo, 24h de Spinning de São Martinho do Porto, Runset e Triatlo de São Martinho do Porto.
Ministério da Saúde atribuiu, dia 15 de junho, 33 vagas para recém-especialistas no Centro Hospitalar de Leiria em anestesiologia, cardio- logia, cirurgia geral (2), dermatovenereologia, doenças infeciosas, endocrinologia e nutrição, gastrenterologia, ginecologia / obstetrícia (2), hematologia, medicina interna (4), medicina intensiva, medicina no trabalho, neurologia, nefrologia, ortopedia (2), oftalmologia, oncologia médica, otorrinolaringologia, pediatria (2), pneumologia (2), psiquiatria (3), reumatologia, e urologia.
Foi aprovada na última Reunião de Câmara a proposta de constituição da Empresa Municipal de Águas da Batalha e dos dos seus estatutos, da minuta do contrato de gestão e do estudo de viabilidade económica e financeira, para o horizonte de 15 anos. PSD votou contra.
Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), nos dias 21 e 22 de junho, deteve dois homens de 32 e 37 anos por violência doméstica, em duas situações distintas, nos concelhos de Marinha Grande e Porto de Mós.
Ana Cristina Tavares
Francisco de Azevedo Lima (1736-1783), que veio a ser proprietário da Quinta de Santa Teresa (como à frente iremos verificar), era irmão de Paulo de Azevedo Lima Pitta, por parte do pai. Lembramos que Paulo Pitta foi considerado o primeiro dono da Quinta do Retiro ou Quinta da Serra, Benedita. O pai de ambos era Cavaleiro da Ordem de Cristo, e conseguiu que todos os seus filhos professassem nesta Ordem. Domingos de Azevedo Lima já aforava a Quinta do Retiro, pertencente à Câmara de Santarém, no então denominado Casal da Guerra. Seu filho Paulo continuou a aforar, até que em 1780, surge já, como proprietário.
Francisco de Azevedo Lima foi filho de Domingos de Azevedo de Lima através do seu segundo casamento com D. Francisca Thomazia de Aquino Froes, a qual por sua vez, já tinha sido casada com o Alferes Antonio Correia Sardinha, também Cavaleiro da Ordem de Cristo, sendo que desta união resultaram mais filhos. Maria Antonia Ignês Correia da Silva Froes, fruto deste enlace, foi mãe de Thereza Josepha Francisca Pina, a qual veio a contrair matrimónio com Francisco de Azevedo Lima. Desta última união não houve descendentes.
A madrinha de batizado de Francisco de Azevedo Lima foi D. Geronima da Silveira Pitta Corte Real, tia-avó dos meios-irmãos de Francisco. A este propósito não deixa de ser curioso ler sobre a Igreja Matriz de Santa Catarina: “Tem esta Vila Casa de Câmara, Cadeia, (…) Sepultura do Rev. Dr. Francisco de Azevedo Lima, Pároco nesta Igreja (…) Aqui jaz D. Catarina Cristina da Silveira Pita Corte Real, filha do Capitão Manuel Andrade de Eça, faleceu a 28 de Dezembro de 1720 (548) = A mãe desta senhora foi D. Jerónima da Silveira.” [1] Nota: o sublinhado é da nossa autoria.
Já sobre Évora de Alcobaça, a mesma fonte refere na página 55: “ (…) na Quinta dos Velosos, denominada de Santa Teresa (202)[2], que é de Francisco de Azevedo Lima, Cavaleiro do Hábito de Cristo;”.
Muito curioso, porque na Quinta de Santa Teresa veio a nascer o Presidente da Câmara de Alcobaça e dono da Quinta da Serra (Benedita), José de Almeida e Silva (1853-1912), descendente da família Pitta e nesta Quinta estiveram instalados alguns boers, a convite deste seu proprietário. A filha de Almeida e Silva, Catarina, casou com Jacbus Abraham de Klerk, na dita Quinta.
Quantas histórias as 2 Quintas nos teriam para contar…
Ana Cristina A. Tavares
Mestre em Museologia e Museografia
[1] In, LEROUX, Gérard, Frei Manuel de Figueiredo: Memórias de Várias Vilas e Terras dos Coutos de Alcobaça (1780-1781), Editora: Jornal O Alcoa, Alcobaça, 2020:143.
[2] (202) Hoje dividida entre várias famílias e muito alterada.
[1] In, LEROUX, Gérard, Frei Manuel de Figueiredo: Memórias de Várias Vilas e Terras dos Coutos de Alcobaça (1780-1781), Editora: Jornal O Alcoa, Alcobaça, 2020:143.
[1] (202) Hoje dividida entre várias famílias e muito alterada.
O “Foral Manuelino de Olivença 1510”, de Saul António Gomes, Mário Rui Simões Rodrigues e José Antonio González Carrillo é uma obra que caracteriza a História de Olivença, editada em 2021, pela Diputación de Badajoz-Universidade de Extremadura, Espanha, e que vai ser apre- sentada dia 2 de julho, às 16 h, no CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.
A Feira mais antiga do concelho da Chamusca está de regresso à freguesia do Chouto, já este fim de semana, numa organização do Município da Chamusca e da União das Freguesias de Parreira e Chouto.
A Feira de S. Pedro e do Chocalho, conhecida antigamente por Feira de Levante, começa esta sexta-feira, dia 24 de junho, e prolonga-se até domingo (26 de junho). Durante três dias não vão faltar espetáculos de música, exposições, atividades desportivas, hípicas e taurinas, gastronomia, folclore, mostras de artesanato e de produtos locais, animação e sobretudo cultura e tradição.
A ementa não engana: são oito dias a servir a melhor sardinha e a melhor música! Está de volta mais uma edição do Festival da Sardinha, na Praia do Pedrógão, de 7 a 10 e 14 a 17 de julho, que, como é tradição, faz da sardinha rainha da festa, mas apresenta grandes nomes na ementa musical. O Festival terá o seu epicentro no recinto montado junto à rotunda sul, mas à semelhança do que aconteceu no ano passado, estende-se aos restaurantes aderentes que fazem dos seus espaços extensões deste certame que é já uma referência do programa de animação de Verão nas praias da região.
PSD denuncia que “maioria “independente” e socialista que agora governa a Câmara Municipal da Batalha fez aprovar, no dia 20 de junho, a criação de mais uma empresa municipal para gerir e explorar os sistemas públicos de captação e distribuição de água na Batalha, com encargos acrescidos para o Município, consumidores e empresas.”
Município de Pombal organiza este fim de semana o Festival de Estátuas Vivas, que conta com a participação de António Santos, detentor de cinco recordes do Guinness como Homem Estátua. A iniciativa decorre sábado, dia 25 de junho, e insere-se no ‘Roteiro 5 sentidos’, projeto que reúne ainda os municípios de Castanheira de Pera e Sertã.
O projeto Oeste Adapta, financiado pelo Programa Ambiente, Alterações Ciimáticas e Economia de Baixo Carbono do EEA Grants 2014-2021 promoveu, no dia 21 de junho de 2022, o Webinar #5 que teve por obietivo defínir o plano de adaptação local às alterações climáticas
O Comando Distrital de Leiria da PSP informou que quarta-feira, dia 22 de junho, pelas16h30, foi solicitada a sua presença numa residência na Quinta da Alçada em Marrazes onde foi detetada já sem vida uma mulher de 54 anos em avan- çado estado de decomposição. No apartamento foi também encontrado um homem com 62 anos, ainda com vida, mas em estado de saúde grave, pelo que foi conduzido ao Hospital de Santo André, em Leiria.
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça comemora em 2022 a sua 30ª edição, apresentando a maior programação de sempre com 50 concertos, dos quais 40 serão no concelho de Alcobaça e os restantes em diversos locais do país. Sob o tema “Amores proibidos” a edição deste ano decorre de 1 de julho a 6 de agosto. Artur Pizarro (3 de julho), Voces Caelestes com & Real Câmara com Paul Agnew (8 de julho), Cister Meta Orchestra com cristina Branco (9 de julho), Quorum Ballet (15 de julho) ou John Pizzarelli (21 de julho), são alguns dos destaques do festival.
A Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio foi contem- plada com o prémio excelência Climate Action Project School of excellence atribuída pelos orga- nizadores mundiais do Climate Action Project e Take Action Global, pelo seu empenho em ações dedicadas à educação ambiental. Alunos das turmas do 9.º e 10.º ano da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio participaram em várias atividades deste projeto mundial, focadas na sensibili- zação para os efeitos, causas e soluções das alterações climáticas, que culminaram com a pintura de um mural alusivo, com a colaboração do artista nazareno Filipe Ferreira.
Inês Barroso, Isaura Morais e João Moura, deputados do PSD por Santarém, criticam a incapacidade do Governo para responder à falta de médicos especialistas em anestesiologia e ortopedia no Hospital Distrital de Santarém. Para o PSD, “a grande dificuldade não é só a contratação de novos médicos, mas a gestão dos que já trabalham no SNS”.
Município de Leiria homenageou, dia 20 de junho, cerca de 80 entidades e empresas pelo apoio solidário prestado a refugiados ucranianos no âmbito da campanha SOS Ucrânia promovida pelo Município de Leiria uma cerimónia que contou com a presença da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
O Município de Torres Novas promove, de 24 de junho a 3 de julho, a 1.ª Mostra de Sabores e Produtos do Território em 25 restaurantes aderentes do concelho. Durante estes dias servem-se à mesa dos restaurantes A Gamela dos Sonhos, A Tertúlia do Nabeiro, Atrás dos Vinhos, Babalhau by Chef Lurdes, BlueG’IN Bistro, Brasão Real, Casa das Enguias, Çoudos Antigo, De’Gustar, Dom Gula, Hotel Torres Novas – Restaurante, Inprovável, Mamma Mia, Mário Alturas, Marisqueira Aquário, Mosteiro do Leitão, O Regresso, Restaurante Nersant, Retiro da Ti Lena, Ritonicho, Rossio Restaurante Bar, Saborearte, Seven Restaurante, Solar da Valada e Temperos da Luz, diversas especialidades e produtos típicos da gastronomia torrejana.
O Hospital Distrital de Santarém foi autorizado a contratar 28 médicos especialistas, na sequência do concurso aberto pelo Governo para contratar novos médicos a nível nacional. Hospital espera conseguir reforçar o quadro médico e prestar melhores cuidados de saúde .
Chamusca inaugura quarta-feira, dia 22 de junho, a Casa do Moscadim, um novo projeto museológico e patrimonial, que pretende ser uma referência em restauro, conservação e musealização. Projeto é da responsabilidade da empresa de gestão e promoção de bens culturais Patrimonium. Evento contará com o edil Paulo Queimado e António Maria de Mello, da Associação Portuguesa de Casas Antigas.
A Federação Distrital do PS Leiria contesta as declarações do PSD Leiria, que criticou o presidente da Assembleia Municipal de Leiria e secretário de Estado da Saúde, António Sales por não resolver os proble- mas do Centro Hospitalar de Leiria e garante que “o que incomoda verdadeira- mente o PSD é a verdade dos números.”
Após dois anos de interrupção devido à pandemia, as Tocatas de Verão regressam ao Cadaval dias 1, 2 e 3 de julho para a sua 14ª edição. O evento, de acesso gratuito ao público, terá lugar no auditório externo dos Paços do Concelho e também no cineauditório Valentina de Abreu. Está assim de volta uma atividade que pretende demonstrar o trabalho desenvolvido pelas bandas locais e ao nível da formação musical, bem como proporcionar espetáculos musicais gratuitos e, sempre que oportuno, ao ar livre. As Tocatas de Verão constituem uma iniciativa anual organizada conjuntamente pela Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval (AFCC) e a Câmara Municipal do Cadaval, contando com o apoio da Junta de Freguesia do Cadaval e Pero Moniz.
Maternidade do Centro Hospitalar do Oeste encontra-se centralizada desde 1 de junho de 2013 na Unidade de Caldas da Rainha, assegurando a resposta aos nove concelhos da área de influência. Desde junho de 2013, foram realizados 12 435 partos, 14 047 internamentos, 90 311 episódios de urgência e acompanhados cerca de 2 822 bebés.
Ourém celebrou no dia 20 de junho, o Dia do Município. Cerimónia ficou ainda marcada por intervenções do presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque e do presi- dente da Assembleia Municipal, João Moura, na presença da Secretária de Estado do Desenvol- vimento Regional, Isabel Ferreira.
A Infraestruturas de Portugal informou esta segunda-feira, dia 20 de junho, que no âmbito da empreitada para a execução das obras de beneficiação do troço do IC2, entre Asseiceira e Freires, e por forma a dar segui- mento aos trabalhos previstos, será necessário realizar novo condicionamento de trânsito na freguesia de Benedita a partir de quinta-feira, dia 23 de junho. Nesta fase, e durante aproxima- damente 60 dias, os trabalhos decorrem no troço entre os quilómetros 81 e 81,7, o que obriga ao impedimento de aceder de e para o IC2 através dos arruamentos municipais, bem como proceder a viragens à esquerda.
A Câmara da Batalha assinou um protocolo com a Eurosistra Portugal – empresa do ramo da segurança rodoviária e Bombeiros Voluntários da Batalha para garantir, na rede viária municipal, o serviço de restabelecimento da circulação automóvel pós-acidente.
Dia da Constituição da Ucrânia celebra-se a 28 de junho. O Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia de Fátima e a Liga dos Amigos do Museu vão unir-se à Comunidade Ucraniana em Portugal a fim de comemorar esta data, com a presença dos representantes dos Ucranianos no nosso país. Estará presente o padre Gabriel Timchyk, o Coordenador da Capelania Greco-Católica Ucraniana em Portugal e Pavlo Sadokha, presidente da Associação de Ucranianos. O Museu e a Liga dos Amigos juntam-se também à Cooperativa Arte-Via na recolha de 10 milhões de livros para enviar para a Ucrânia.
O fadista Rui Tanoeiro venceu sexta-feira, dia 17 de junho, a 1.ª edição do Concurso Nacional da Canção Rural promovido pelos Municípios do Vinho em Pinhel. Foi com o tema “Morena da minha Aldeia” com letra e música original da sua autoria que o cantor chamusquense arrecadou o 1.º prémio do concurso e ainda o prémio de melhor música em representação do Município da Chamusca na Cidade do Vinho 2020/22.
Integrado na iniciativa “Palco no Rossio”, dinamizada pelo muni- cípio de Alcobaça, o interior do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça recebeu, de 9 a 11 de junho, a peça de teatro “Pedro, O Cru”, de António Patrício, em estreia nacional. Encenada pelo batalhense Tobias Monteiro e produzida pela KBB – Kind of Black Box, com o apoio da DGArtes, a peça contou com a atriz Teresa Sobral, no papel de D. Pedro I, sendo a primeira vez que uma mulher interpretou o papel de homem em Portugal. A peça levou os espectadores a circular por vários espaços do monumento como a Sala dos Reis, Capela do Desterro, Igreja e túmulo de D. Inês de Castro.
Seis empresas do distrito de Leiria, com atividades ligadas a máquinas, equipamentos e matérias-primas para a indústria cerâmica, vão participar na feira CERAMITEC, que decorre entre 21 e 24 de junho, em Munique, Alemanha, contando para tal com o apoio da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.
A Região Centro conta com 91 empresas Gazela, que empregam 3875 pessoas e geram volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações. Das 91 empresas, 13 estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste: cinco em Torres Vedras, duas cada em Alcobaça, Alenquer e Caldas da Rainha e uma em Arruda dos Vinhos e Lourinhã.
Município da Lourinhã promove, desde 15 de junho, uma campanha de sensibilização comunitária para valorização do cidadão cego, apresentando-os como pessoas resilientes, capazes de se adaptarem à sua condição, com exemplos de conquistas pessoais. Campanha foca-se nas histórias de superação, coragem e amizade.
O projeto de música clássica para a primeira infância integra a programação do International Children’s Festival in Šibenik, que este ano celebra a sua 62ª edição. Koncerti za bebe é o nome que as famílias croatas irão poder encontrar, pela primeira vez, nos cartazes de programação do 62º International Children’s Festival in Šibenik, entre os dias 18 de junho a 2 de julho.
No âmbito da discussão na Assembleia da República da Iniciativa legislativa de cidadãos (Projeto de Lei n.º 809/XIV/2.ª (Cidadãos): Valorização do ensino politécnico nacional e internacionalmente), prevista para debate parlamentar no dia 23 de junho, os autarcas dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria manifestaram, no dia 17 de junho, o seu apoio a esta iniciativa de cidadãos, que partiu dos conselhos gerais de institutos superiores públicos e pretende regulamentar a atribuição do grau de doutor pelos politécnicos.
O Festival Artes à Vila 2022 vai manter a música bonita a tocar no Mosteiro de Santa Maria da Vitória na vila da Batalha. Capelas Imperfeitas do Mosteiro, Património Mundial da Unesco, acolhe o Palco Santa Casa, que para além de Paulo de Carvalho, recebem no sábado e domingo, 25 e 26 de junho, Valter Lobo, Pedro Mestre e Hélder Bruno. O Artes à Vila realiza-se no Mosteiro da Batalha com espetáculos e concertos que promovem a cultura portuguesa e as músicas do mundo.
A companhia S.A.Marionetas e a Orquestra Filarmonia da Beiras apresentam domingo, dia 19 junho, às 11h, no Coliseu do Porto no âmbito dos concertos Promenade 2.0 · “O Retábulo de Mestre Pedro”, de Manuel de Falla. O Retábulo de Mestre Pedro é uma obra de Manuel de Falla composta a partir de um episódio do clássico de Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes.
Esta quarta-feira, 22 de junho, o Município de Alcobaça acolhe mais uma edição da iniciativa RHI, um projeto promovido pela associação Arte Institute, sedeada em Nova Iorque.
O projeto pretende repensar a cultura contemporânea e mobilizar artistas, agentes culturais e público para uma nova atitude. Motivado pela necessidade de reinventar o diálogo entre artes & negócios, cultura & turismo, o RHI_Think continua e amplia a missão do Arte Institute de valorizar a produção artística e criar pontes entre artistas portugueses e projetos mundiais.
Sob o lema “30 anos de FIABA. 3 décadas a abraçar a tradição” o Parque de Eventos de Santa Maria da Vitória, na Vila da Batalha, recebe até domingo, dia 19 de junho a 30ª Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha. 62 expositores de todo o país marcam presença no certame, onde o público pode apreciar diverso artesanato, produtos regionais como azeite, mel, licores, vinho e enchidos. As tradicionais tasquinhas das associações contam este ano com a área totalmente coberta para melhor receber o visitante. A animação junta artistas como Quim Barreiros, Elsa Gomes & Banda, Banda Kroll, Miguel Bravo, Catraia ou AHKORDA.
O Centro Hospitalar de Leiria acaba de abrir o Hospital de Dia de Cardiologia, um espaço dedicado a receber e tratar doentes para procedimentos em ambula- tório nas áreas de hemodinâmica, pacing cardíaco, insuficiência cardíaca e para outras técnicas da especialidade, num investimento de cerca de 200 mil euros.
Decorreu nos Paços do Concelho, dia 14 de junho, a reunião de trabalho e fortalecimento das relações institucionais entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a Associação Portu- guesa de Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER), liderada pelo seu presidente José Luís Sequeira, que contou com cerca de 15 empresários da cerâmica do concelho.
Dia 23 de junho, às 18h30, Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes acolhe a apresentação do filme «Volver», do jovem realizador torrejano Flávio Ferreira. Filme resulta de candidatura ao programa VOLver, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro.
Flávio Ferreira é natural de Torres Novas tendo obtido licenciatura e mestrado em Cinema pela UBI
No dia 15 de junho, Nuno Domingos, vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do património cultural, Raúl Violante, presidente da Junta de Freguesia de Pernes e a tesoureira Ana Isabel Nogueira percorreram locais emblemáticos da freguesia. Visita começou no Rossio, seguindo-se a Igreja da Misericórdia, Torre do Relógio, Capela de Sto. António, Miradouro e Igreja Matriz.
A Administração Regional de Saúde do Centro, no âmbito das suas funções de garantir à população da respetiva área geográfica de intervenção o acesso à prestação de cuidados de saúde, tem estado em permanente contacto com os Conselhos de Administração de Unidades de Saúde da região de forma a fazer levantamento de eventuais constrangimentos no acesso aos Serviços de Urgência. Em contacto perma- nente, a ARS garante que não há nenhum indício de poderem vir a ser verificados quaisquer tipos de constrangimentos de acesso aos Serviços de Urgência, incluindo a urgência de obstetrícia/ginecologia.
Este fim de semana estão de regresso os grandes espetáculos em frente ao Mosteiro de Alcobaça. No feriado de quinta-feira, 16 de junho, 22 h, atua Cottas Club Jazz Band, um espetáculo inserido na iniciativa Termas Centro Jazz Tour). Sexta-feira, o Palco no Rossio traz Francisco Peças (21h) e no sábado é a vez de Churky (21h) atuar.
O Município de Leiria vai atribuir 198 mil euros a 13 associações de cariz cultural do concelho de Leiria, para apoio de obras de conservação e beneficiação de sedes ou outras instalações afetas ao desenvol- vimento de atividades culturais, etnográficas e recreativas ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Auxílios do Município de Leiria, para a melhoria dos equipamentos fruídos pela comunidade.
Carnavais de Portugal voltam a encontrar-se em Santa Cruz este sábado, dia 18 de junho. Centenas de figurantes, representando diferentes festas de Entrudo nacionais, darão forma ao desfile do Carnaval de Verão daquela estância balnear, o qual se constitui, recorde-se, como o mais antigo “Carnaval fora de época” de Portugal (criado em 1995).
Em 28 de Abril, os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria questionaram o ministro da Educação sobre a necessidade de esclarecer se a Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, consta da lista do Ministério da Educação como escola de intervenção prioritária, mas consideram a resposta de João Costa equívoca e pedem esclarecimentos.
A Agência de Modernização Administrativa (AMA) aprovou o investimento previsto, de 1 175 500 euros, para construção da Loja do Cidadão do Cartaxo, dos quais 900 mil euros são elegíveis. A Loja do Cidadão vai funcionar num edifício novo, a construir junto à Escola do Centro, que será “um elemento valorizador daquela zona da cidade, respeitará o património edificado e criará novo espaço verde e de lazer que estará ao serviço de toda a comunidade”, afirmou João Heitor quando, em fevereiro, autarquia apresentou a candidatura. Esta é a primeira Loja do Cidadão a ser criada de raiz. O investimento previsto é de 1 175 500 euros.
O presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, Álvaro Santo, entregou ao presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, dia 13 de junho, na reunião de Câmara pública, um abaixo-assinado com 405 assinaturas dos habitantes da freguesia, para que o executivo municipal faça pressão junto da Altice para que aquela freguesia seja abrangida pela fibra ótica.
O projeto bLueTIDE, que conta com a parceria do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, vai promover uma “Ida à Maré” e uma “Festa na Praia” para dar a conhecer aos alunos de escolas básicas de Peniche e Vila Nova da Barquinha a diver- sidade biológica da zona entremarés rochosa. Atividades decorrem no dia 17 de junho.
O “Revolution Hope Imagination” volta a passar por Torres Vedras. Esta 4ª edição, organizada pelo Arte Institute, decorre entre 17 e 25 de junho, também em outras 11 localidades de Portugal (Évora, Cascais, Lisboa, Alcobaça, Leiria, Loulé, Faro, Porto, Vidigueira, Braga e Funchal), com o objetivo de debater o futuro da cultura e das artes e encontrar estratégias de promoção dos artistas.
O Comando Territorial de Santarém da GNR, via Posto Territorial de Santarém, do Destacamento de Intervenção (DI) de Santarém através dos binómios cinotécnicos e da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS), no dia 12 de junho, resgataram com vida um homem de 82 anos, que se encontrava desaparecido desde o dia 11 de junho, no concelho de Santarém.
Chegou a hora de matar as saudades, da música, dos concertos, das tasquinhas, da festa, do convívio, das marchas, da procissão: as Festas de São Pedro regressam em grande entre os dias 25 de junho e 3 de julho. Programa arranca no dia 25 de junho com a inauguração da Central das Artes, integrando a cerimónia dos Prémios Dom Fuas, e a inauguração de uma exposição de escultura de Luís Amado e de pintura de Marta de Castro. Ao longo de nove dias o recinto será palco de várias atividades, como a 5ª edição de Cozinha de Demonstração diariamente ou o XXXI Festival de Folclore São Pedro.
Os Roteiros Literários vão voltar às ruas da cidade de Leiria entre junho e novembro, com um conjunto de percursos urbanos que têm como mote a obra literária e a vida dos escritores locais Afonso Lopes Vieira, Francisco Rodrigues Lobo e Acácio de Paiva e de escritores consagrados que, por um curto período, viveram em Leiria, como Eça de Queirós e Miguel Torga. O ciclo de Roteiros Literários será orientado por Ângela Pereira, bibliotecária municipal, e dramatizado pelo escritor e ator Fernando José Rodrigues.
Um jovem de 23 anos desapareceu segunda-feira, 13 de junho, no mar de Paredes da Vitória, no concelho de Alcobaça, quando se encontrava na praia com amigos. Alerta para o desaparecimento foi dado para o Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria às 17h48. As buscas iniciaram-se de seguida, foram suspensas às 21h e retomadas às 7h.
Treze estabelecimentos escolares do Concelho da Batalha vão beneficiar de uma nova rede wifi. Os trabalhos vão decorrer no mês de julho e incluem a instalação de equipamento diverso que permitirá melhorar a conectividade local dos computadores instalados nas salas de aula, quer para ligar tablets e outros equipamentos. Imple- mentação da medida beneficiará 700 crianças .
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em inquérito dirigido pelo DIAP de Leiria, deu cumprimento a um mandado de busca domiciliária e a um mandado de detenção que visaram o presumível autor de um roubo violento. Os factos ocorreram no dia 30 de abril, no concelho de Porto de Mós.
No dia 23 de junho a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria comemora 37 anos de atividade ao serviço do tecido empresarial da Região de Leiria. Para assinalar a data, a Associação vai promover um jantar-conferência, no Edifício Nerlei, a partir das 19h30, que contará com o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, como orador convidado.
A ocasião será ainda o momento para homenagear algumas empresas associadas da Nerlei, nomeadamente as que têm 50 ou mais anos de atividade e que ainda não receberam essa distinção em anos anteriores.
A inauguração da XXX Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha terá lugar quinta-feira, dia 15 de junho, às 19 h, no Parque de Santa Maria da Vitória, na Batalha. A cerimónia é presi- dida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel Cartaz conta com Elsa Gomes, Quim Barreiros, Miguel Bravo, Banda Kroll e Banda da Catraia.
Os Open Days do Emprego vão decorrer nos dias 23 e 24 Junho, na ExpOeste, nas Caldas da Rainha.
A escassez de recursos humanos é hoje uma realidade transversal a vários setores da economia. A iniciativa procura gerar conhecimento, definir competências e ajustar perfis às oportunidades existentes no mercado de emprego da região.
O Festival Paz realiza-se a 18 e 19 de junho, na sede do Grupo Cultural Recreativo e Desportivo de Cabeça Gorda, nesta aldeia de Abrantes,
com organização do projeto turístico Aldeias do Zêzere – Living Houses em parceria com Grupo Cultural. Entre as atividades promotoras de estilo de vida saudável, estão yoga, meditação, pilates, música, palestras, massagens, artesãos e produtos locais.
A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que decorre no CNEMA, em Santarém, desde o dia 4 de junho e que encerra este domingo, teve como tema central a “Inovação e Tecnologia”. Certame mostrou que o sector está em mudança permanente, é moderno, e cada vez mais sustentável. Durante os 9 dias de Feira foi possível observar alguns dos mais modernos equipamentos que se utilizam hoje em dia: sensores inteligentes que transmitem as necessidades das plantas, sondas que medem o nível de humidades dos solos, sistemas de mapeamento de terrenos e ainda drones que analisam as culturas em tempo real.
A assinatura do protocolo de parceria para a realização do “Levantamento, caracterização e análise dos Recursos Hídricos da Lezíria do Tejo” teve lugar dia 9 de junho, com os presi- dentes das 4 entidades parceiras: Silvino Lúcio (Azambuja), Ricardo Gonçalves (Santarém), João Heitor (Cartaxo) e Luís Seabra,presidente da Associação de Agricultores do Ribatejo.
Está patente na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, a exposição “José Saramago: Voltar aos passos que foram dados”, disponibilizada pela Fundação José Saramago, em parceria com o Instituto Camões e com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do escritor, Prémio Nobel da Literatura 1998.
SC Braga e Casa do Benfica de Loures irão disputar a final da Euro Winners Cup. A Taça da BSWW será discutida entre duas equipas portuguesas que venceram, sábado, 11 de junho, os seus adversários nas meias finais. Euro Winners Cup, Taça Europeia de Clubes de Futebol de Praia, é um torneio anual de futebol de praia.
O livro “O íntimo – Poemas & Divagações”, da autoria de Arnaldo Matos vai ser lançado no dia 18 de Junho, às 17h, na Galeria Jorge Martins, do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande. A apresentação do livro (com 240 páginas), editado pela Hora de Ler, será feita por Margarida Font. Arnaldo Domingues Matos nasceu na Marinha Grande, no lugar da Ordem, em 1938.
Este domingo, dia 12 de Junho, pelas 12h, será inaugurado o Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos e o Posto de Turismo da Foz do Arelho, na Avenida do Mar da Foz do Arelho, num edifício da Capitania cedido por Direcção-Geral da Autoridade Marítima, fruto de um protocolo assinado com o município das Caldas da Rainha.
Com coorde- nação da Liga para a Proteção da Natureza, o Centro nasce de uma proposta do Conselho da Cidade em 2017 ao Orçamento Participativo de Portugal, na área da Ciência, conta como parceiros Câmaras de Caldas da Rainha e Óbidos, e visa divulgar e estudar ecologia, biologia, história e etnologia.
A ARS de Lisboa e Vale do Tejo informa que, no dia 10 de junho, foram realizados 71 partos nas maternidades dos 13 centros hospitalares/ hospitais que possuem essa valência, valores que, para a ARS, atestam o funcionamento em rede do SNS. Recorde-se que, até 2ª feira alguns hospitais desviarão a sua urgência de Obstetrícia/Ginecologia para outras unidades.
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste esclareceu esta sexta-feira, dia 10 de junho, que, na sequência da ocorrência grave com uma grávida no dia 8 de junho, que deu entrada de urgência na Unidade de Caldas da Rainha, resultando na morte do bebé após uma cesariana, foi aberto um processo de inquérito pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. Por isso, considera prematuro estabelecer qualquer relação de causa-efeito entre o encerramento da urgência obstétrica e o referido episódio.
Just a Change é uma Associação que, com a ajuda de voluntários universitários, se dedica à reabilitação de casas de pessoas em Pobreza Habitacional. Durante o Verão, realiza o programa Camp In, durante 15 dias. De 29 de junho a 10 de julho, vai estar presente em Ferreira do Zêzere, e de 4 a 17 de julho e 15 a 28 de agosto na Chamusca.
As Festas do Almonda, que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas à condição de cidade, estão de regresso ao Jardim das Rosas, de 6 a 10 de julho. O cartaz conta com as atuações de Miguel Araújo, Dino d’Santiago e Carminho, entre outras bandas e espetáculos, incluindo o Festival de Folclore de Torres Novas.
O Arraial do Mercado Municipal promete uma noite de comemoração dos santos populares já dia 15 de junho, quarta-feira, a partir das 19h. Os festejos irão decorrer na Praça Senhor Vinho, junto ao Mercado Municipal de Torres Vedras, ao som da música de Ivo Electrónico – que promete interagir com o público e pôr toda a gente a dançar ao som do seu reportório português e de festas populares. A venda de sardinha assada, bifana e bebidas será assegurada pelos próprios operadores do Mercado Municipal, enquanto a Associação Incluir+ irá dinamizar uma tradicional quermesse.
Com coordenação da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) decorre a 13 e 14 de junho, em Lisboa, a Conferência Nacional de Jovens, que reunirá 32 delegados em represen- tação de 7.500 alunos, da Maia, Aveiro, Sever do Vouga, Benavente, Alcobaça, Santarém, Ferreira do Zêzere, Amadora e Silves, com o objetivo de debater diferentes temáticas ambientais.
Música, cultura, gastronomia, desporto, tradição estão de volta às ruas e praças da cidade bem como a outros espaços do Concelho com as Festas de Abrantes 2022, que se realizam de 9 a 15 de junho, este ano com mais um dia de festa. Presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, abriu o certame com a visita às ruas com artesanato, praças e outros locais.
Assembleia Distrital do Partido Social Democrata (PSD) de Santarém propõe criar no distrito um Pólo de Inovação (“Silicon Valley) na área da agricultura e desenvolvimento agroalimentar com uma forte aposta no agro-tech. A proposta temática da Assembleia Distrital de Santarém ao 40º Congresso Nacional do PSD foi aprovada a 30 de maio por unanimidade, na assembleia distrital, na Golegã. Presidente da Distrital do PSD explicou que pretendem trazer também, simbolicamente, o Ministério da Agricultura para Santarém aproximando-o dos agricultores e apostar no apoio à internacionalização do sector.
A requalificação do Paço dos Condes de Ourém foi distinguida no mês de maio com duas menções honrosas pelo júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana: Menção honrosa na categoria Melhor Intervenção com Impacto Social e Menção honrosa na categoria Melhor Reabilitação com Área Inferior a 1.000 m2.
A associação “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita” marca presença de 10 a 12 de junho no Encontro Mundial das Capitais da Cutelaria com apoio das juntas de freguesia da Benedita e Santa Catarina, das Câmaras de Alcobaça e Caldas da Rainha e da AIRO, com IVO cutelarias, Nicul, Curel, Socutel, Lombo do Ferreiro, Ciol, JERO, e ICEL.
O Município de Leiria identificou seis árvores que se encontram em situação iminente de queda e que representam risco para bens e pessoas, tendo, após avaliação efetuada com base em critérios técnicos, concluído que a melhor opção seria o seu abate.
Em causa estão 2 exemplares de ‘Acer negundo’, três ‘Prunus cerasifera’ e ainda um ‘Schinus molle’.
A FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feita do Ribatejo foi palco, no dia 8 de junho, da Conferência “Os desafios para os agricultores e para a agricultura no futuro”, promovida pela CAP, durante a qual se abordou a perspetiva tecnológica e a transformação que o sector agrícola irá ter nos próximos anos.
No âmbito deste debate, António Câmara, da Universidade Nova de Lisboa, apresentou a sua visão baseada na Internet das coisas e na utilização de várias soluções tecnológicas que permitirão que a agricultura utilize e beneficie dessas soluções. Já A P-Bio, referiu a evolução relacionada com a tecnologia biológica e a sua utilização nos desafios que a agricultura enfrenta.
Teve lugar, no mês de maio, o concurso de maior prestígio mundial na área da vinicultura, Concurso Mundial de Bruxelas. Reuniu peritos da indústria vinícola internacional para provarem mais de 7300 amostras de quase 40 países de todo o mundo.
Alcobaça esteve bem representada pela empresa Entreflores – Quinta dos Capuchos (Ouro e Prata) e pela Adega Cooperativa de Alcobaça (Ouro).
A Comissão de Coordenação e Desenvolvi- mento Regional do Centro concedeu por mais um ano a prorrogação da suspensão parcial do Plano Diretor Municipal (PDM) que estabe- lece medidas preventivas de caráter proibitivo – para a área que circunda as pedreiras históricas do Mosteiro da Batalha, localizadas no lugar da Torre, Reguengo do Fetal.
Espaço do Terminal Rodoviário de Torres Vedras foi melhorado e requalificado, tendo essa intervenção sido inaugurada no dia 3 de junho. Recorde-se que em 2014 o Terminal Rodoviário foi transferido a título provisório da Avenida General Humberto Delgado para Parque Regional de Exposições, passando assim de uma via principal de Torres Vedras para o limite poente desta cidade. A relocalização foi despoletada pelo Plano de Mobilidade de Torres Vedras, que tinha como objetivo reduzir a circulação automóvel na zona central da cidade, objetivo que foi atingido. Sucesso da reloca- lização levou a que passasse de provisória a definitiva.
O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, enalteceu a visão do Politécnico de Leiria pela sua ligação ao mar, com a criação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, na sua intervenção na Conferência Economia do Mar, organizada pela Câmara de Comércio Portugal-Moçam- bique e a ESTM.
A Feira do Livro recebeu mais de 8000 visitantes, entre os quais 4500 alunos das escolas do Concelho, que marcaram presença nos primeiros 3 dias. Ao longo de 5 dias, nomes sonantes do panorama literário português apresentaram os seus livros, como Alice Vieira, Nelson Mateus, Valter Hugo Mãe, Carmen García, Moita Flores e Pedro Chagas Freitas.
Já são conhecidas as datas do Mercado Medieval de Óbidos. De 21 a 31 de Julho, Óbidos volta a mergulhar na história e, dois anos depois da pandemia, regressa para celebrar “Festas, Romarias e Peregrinações”. Nesta 19.ª edição, o evento decorrerá todos os dias, aproveitando o cenário natural da Cerca do Castelo e de Óbidos, havendo, este ano, mais atividades, como a aposta na recriação da vivência medieval, com a existência de mesteres, ofícios, podendo o visitante ‘ser parte da aldeia’. Haverá ainda um mercado da lã, que pretende mostrar a importância da pastorícia na Idade Média
Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso, inaugurado em 2012 e o primeiro do país homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, não consta da publicação “Cyclin`Portugal” – Percursos Cicláveis de Portugal 2022, por ter perdido, em 2021, a homologação por incumprimento de diversos requisitos técnicos.
“Pedro, O Cru” estreará nos dias 9, 10 e 11 de junho, às 21 horas, no Mosteiro de Alcobaça, integrado nas celebrações do Dia de Portugal e contará a lenda da trasladação do corpo de Inez de Castro, de Coimbra para o Mosteiro de Alcobaça, onde se encontra ainda hoje, numa versão centrada na obsessão de D. Pedro pela vingança dos assassinos da sua amada e pela crueldade da coroação da mesma.
A primeira edição da Mostra Mercado da Cerâmica terá lugar no Parque D. Carlos I, de 17 a 19 de Junho, num espaço de celebração da cerâmica caldense e dos que escolheram a cidade para aqui trabalhar, contando com a participação de mais de 30 ceramistas. Iniciativa exalta a exposição e venda de cerâmica das Caldas da Rainha.
A Câmara Municipal de Torres Vedras publicou a Descrição Económica da Vila e Termo de Torres Vedras, de Manuel Agostinho Madeira Torres. A obra, que integra a coleção Linhas de Torres Vedras, foi lançada dia 4 de junho, no Convento de Nossa Senhora da Graça. Edição conta com nota introdutória, transcrição, atuali- zação e índices de Carlos Guardado da Silva, com a colaboração de André Melícias na transcrição. Um trabalho “em benefício da comunidade torriense” que a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, caracterizou como um “gesto cívico que muito louvamos e nos cumpre enaltecer.”
A Oliveiras, S.A – Engenharia e Construção venceu o concurso público com prévia qualificação para a execução da reabilitação da área que acolherá o Recinto Principal da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, evento católico internacional de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa.
A consignação da obra de Conceção-Construção da Reabilitação do Aterro Sanitário Beirolas pela Lisboa Ocidental – Sociedade de Reabilitação Urbana à empresa da Batalha teve lugar a 1 de junho. Este futuro parque intermunicipal acolherá centenas de milhares de jovens católicos de todo o mundo em 2023, com a presença do Papa Francisco.
A Feira de São Bernardo, em Alcobaça, realiza-se de 19 a 22 de Agosto, com Carolina Deslandes a ser o primeiro nome confirmado no cartaz musical. A cantora atuará no palco principal da feira, este ano situado em frente ao Mosteiro de Alcobaça, no dia 19 de Agosto. A revelação foi feita por Inês Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, à margem da apresentação da iniciativa “Palco no Rossio”.
As embarcações que estão a participar no cruzeiro “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” estiveram no início de junho nas Estações Náuticas de Peniche e da Ria de Aveiro. A população pôde visitar a caravela Vera Cruz, entre outras atrações. O cruzeiro teve início em Vila Real de Santo António e termina dia 13 em Santiago de Compostela.
Em funcionamento há 3 anos, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste já prestou cuidados de saúde domiciliar a 812 doentes, libertando 8.628 dias de internamento convencional no hospital Foram realizadas 15832 visitas, tendo sido percorridos 242 803 km pelos concelhos da área do CHOeste.
A 33ª Fersant- Feira Empresarial da Região de Santarém, organizado pela Nersant, foi inaugurada, dia 4 de junho, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, com o objetivo de promover o dinamismo económico da região.
Presidente da República inaugurou dia 4 de junho a 58ª Feira Nacional de Agricultura / 68ª Feira do Ribatejo, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até 12 de junho, que tem como tema a “Inovação e Tecnologia” e realçou “uma feira mais forte, mais virada para o futuro, mais dinâmica e tecnologicamente mais evoluída”. Relativamente às declarações da Ministra da Agricultura e Alimentação de duplicar a produção nacional de cereais, Marcelo Rebelo de Sousa admite que “é uma boa aposta da agricultura e dos agricultores portugueses em conjunto”, no que já foi uma das maiores riquezas nacionais.
“A requalificação deste espaço eleva a atratividade do Mercado de Leiria, que deixa de ser um espaço pouco digno, para se afirmar como um dos cartões de visita do nosso concelho”, frisou Gonçalo Lopes presidente da Câmara Municipal, dia 4 de junho, na inauguração com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria vai premiar alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico que se distinguiram nos concursos “Desafios Matemáticos” e “Matematrix”, reconhecendo o seu esforço e empenho. A cerimónia de entrega de prémios decorre terça-feira, dia 7 de junho, pelas 14h30, no auditório 1 da ESECS, em Leiria.
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Caldas da Rainha, dia 7 de junho, entre as 9h30 e as 12 h, irá realizar uma ação de sensibilização sobre o tema “Vamos Cuidar do Planeta”, em conjunto com “Brigadas do Ambiente Júnior e Sénior”, da Escola Básica 2/3 de Pataias, no concelho de Alcobaça.
«Literatura e Ecologia, modos de ler o que está à nossa volta» é o tema da sessão que a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes promove, dia 17 de junho, sexta-feira, às 21 horas, com o escritor moçambicano Mia Couto. Um olhar atencioso sobre estas duas linguagens, numa conversa com moderação da jornalista Maria João Costa, destinada ao público em geral e de entrada livre.
O Conselho Intermunicipal da “OesteCIM”, na reunião de 2 de junho, tomou conhecimento do sumário executivo dum estudo sobre a “futura política pública de saúde do Oeste – nas suas dimensões qualitativas e proposta de localização do novo Centro Hospitalar do Oeste”, elaborado pela Universidade Nova de Lisboa, que aponta o Bombarral como localização para o novo hospital do Oeste. Em resposta, os Municípios das Caldas da Rainha, Óbidos, após auscultarem o Município de Peniche, contextualizaram a necessidade de efetuar uma proposta de localização do novo CHO em Caldas da Rainha / Óbidos (na zona da ex-Matel).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugura este sábado, 4 de junho às 15h, a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo. O evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e se prolonga até12 junho tem como tema “Inovação e Tecnologia” e pretende dar a conhecer as alterações da atividade agrícola com as novas tecnologias.
Os deputados do PS eleitos pelos círculos de Leiria e Castelo Branco submeteram à Assemb- leia da República um projeto de resolução em que recomendam ao Governo que concretize à requalificação do IC8, assegurando a interven- ção em toda a extensão de forma a aumentar as condições de segurança deste itinerário, que passa no Pinhal Interior no Distrito de Leiria.
Nos dias 6 e 7 de junho, no Hotel Cristal da Praia da Vieira, decorre o Encontro de Oceanografia 2022, organizado pela Associação Portuguesa de Oceanografia (APOCEAN), com o apoio do Município da Marinha Grande.
Trata-se de um Intercâmbio científico de oceanografia organizado pela APOCEAN, considerado um dos mais importantes eventos científicos nacionais da temática e que, este ano, irá decorrer na Praia da Vieira. O Encontro reúne cientistas e estudantes de diferentes áreas e regiões do país, focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).
O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo convidou o presidente da Câmara Municipal a vestir o Kimono no Dia Mundial da Criança. João Heitor, também presidente da direção e diretor técnico da Associação Nacio- nal de Karaté, aceitou o convite e as crianças da Escola Básica José Tagarro aderiram com entusiasmo á aula muito diferente do habitual.
Ceviche de choupa, paté de ca- rapau fumado, lira desidratada, pastéis de serrão e mini-saia frito. Estes foram os produtos que resultaram do VALOREJET, um projeto que pretendia avaliar o potencial de três espécies de peixe com baixo valor comercial (carapau-negrão, choupa e ruivos) e 2 espécies de peixe rejeitadas (mini-saia e serrão-alecrim), cujo conhecimento biológico era baixo e desenvol- ver produtos alimentares com base nessas espécies. Projeto foi promovido pela Faculdade de Ciências de Lisboa e polo de Lisboa do MARE, em parceria com o Politécnico de Leiria, através do polo de Peniche.
Este sábado, 4 de junho, é inaugurada a 33.ª FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, certame empresarial organizado pela NERSANT com o objetivo de promover o dinamismo económico da região. O certame, realizado em paralelo com a Feira Nacional da Agricultura / Feira do Ribatejo abre às 15 h com a presença do Presidente da República.
Na véspera do arranque da época balnear 2022, a Quercus divulga a listagem das 440 praias distinguidas com “Qualidade de Ouro”, um valor recorde na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais. No total, foram distinguidas mais 47 praias face a 2021, com a Região Centro a registar a maior subida (23 praias, crescendo 85%).
Foi inaugurada no dia 2 de junho, no Museu de Toile-de-Jouy, localizado na comuna francesa de Jouy-en-Josas, na região Ilha-de-França, a exposição Chitas de Alcobaça: viagem pela Coleção Pereira de Sampaio. A exposição é organizada pela ADEPA- Associação de Defe- sa e Valorização do Património de Alcobaça e é composta por parte do acervo da ilustre alco- bacense Maria do Céu Pereira de Sampaio.
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo volta a participar na Feira Nacional de Agricultura, que decorre entre 4 e 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A CIMLT dinamiza mais uma vez, em conjunto com os 11 municípios, o stand intermunicipal, “Prazer de Provar”.
Após o pedido do Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) para o encaminhamento de doentes emergentes para os hospitais de referência, no dia 1 de junho, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria vem agora informar que os constrangimentos verificados se encontram ultrapassados e o funcionamento da unidade está normalizado. O CHL esclarece ainda que apesar do Serviço de Urgência Geral ter enfrentado períodos com dificuldades por sobrelotação de doentes não esteve encerrado em nenhum momento, mas só limitado na admissão de doentes.
Câmara de Alcobaça e Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária assinaram no final de maio um protocolo de cooperação que visa contribuir para o desenvolvimento da fruticultura na região através da dinamização de “atividades de investigação, experimentação, demons- tração e formação no Pólo de Alcobaça.”
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, esta terça-feira, dia 31 de maio, a adjudicação para a execução da empreitada de requalificação paisagística da encosta do Castelo, que inclui o espaço verde ali existente, a Fonte do Pocinho e a reabilitação de edificações municipais adjacentes ao antigo Horto Municipal. Num investimento previsto que ascende quase aos 1,3 milhões de euros e com financiamento dos fundos comunitários, o projeto prevê a criação de pequenos percursos dentro da área de intervenção para ligação de diversos pontos de interesse.
Francisca Delerue
O tabaco surge de uma planta chamada Nicotiana Tabacum que é uma substância estimulante. O tabaco encontra-se sob a forma de cigarro, charuto, cachimbo e tabaco de mascar.
O tabagismo é a dependência física e/ou psicológica do consumo de nicotina, é uma das principais causas evitáveis de doença e morte precoce.
Na Europa, segundo a OMS, o tabagismo é responsável pela morte de cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas por ano.
Existem diferentes doenças associadas ao consumo de tabaco e entre elas encontram-se:
O tabaco também afeta a saúde das pessoas que convivem com o fumador, as quais também correm riscos, sobretudo a nível cardiovascular e respiratório. Está também na origem da transmissão de modelos sociais pouco saudáveis: um pai que fuma terá dificuldade em evitar que o filho lhe copie o hábito.
Após deixar de fumar, o risco de desenvolver doenças é igual ao de um não fumador
Cinco anos depois, o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) passa a ser igual ao de um não fumador. Segundo estudos, 15 anos depois, o risco de doença coronária é também igual a alguém que nunca fumou.
Ao deixar de fumar:
Em relação aos cigarros eletrónicos, existe referência que a sua nicotina não provoca problemas respiratórios, mas esta nicotina mantém a dependência da substância, o que interfere negativamente na cessação tabágica definitiva.
Embora o vapor produzido pelos cigarros electrónicos seja quimicamente menos complexo e potencialmente menos nocivo do que o fumo do tabaco ou do que o vapor do tabaco aquecido, não é isento de riscos, quer para os consumidores, quer para os não consumidores expostos em locais fechados.
Como os cigarros eletrónicos são relativamente recentes, os seus efeitos na saúde não são ainda integralmente conhecidos, continuando em investigação.
Não corra riscos! Cuide da sua saúde: deixe de fumar.
É difícil, mas possível: com determinação, força de vontade e muitas vezes, o recurso a consultas especializadas, medicamentos ou produtos de saúde específicos.
São muitos os benefícios de deixar de fumar.
Francisca Delerue
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Raúl de Sousa
Mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiência visual ou cegueira evitável, porque não lhes são assegurados os cuidados de saúde da visão necessários para problemas como miopia, glaucoma ou cataratas. Tragicamente, muitas destas pessoas cegam ou adquirem limitações da visão tão significativas que desenvolvem incapacidades como consequência. Portugal é um dos países onde se observa esta situação e não é de estranhar que a causa de incapacidade de maior prevalência seja a visual.
O relatório “Global Report on Assistive Technology”, publicado pela Organização Mundial da Saúde e pela UNICEF, revelou que mais de 2,5 mil milhões de pessoas necessitam de um ou mais produtos assistivos para as suas incapacidades, porém, cerca de mil milhões não tem acesso, nomeadamente nos países menos desenvolvidos.
O mesmo relatório apresenta várias recomendações para melhorar o acesso, nomeadamente: assegurar a disponibilidade, segurança, eficácia e acessibilidade de preços dos produtos de assistência; ampliar, diversificar e melhorar a capacidade da força de trabalho; envolver ativamente os utilizadores da tecnologia de assistência e as suas famílias; aumentar a consciência pública e combater o estigma; investir em política baseada em dados e provas; investir na investigação, inovação, e um ecossistema propício; e desenvolver e investir em ambientes favoráveis.
Sem os produtos assistivos, as pessoas podem sofrer exclusão, risco de isolamento, pobreza, e serem forçadas a depender da família, comunidade e governo.
O impacto positivo dos produtos assistivos vai além da melhoria da saúde, bem-estar, participação e inclusão dos utilizadores individuais, uma vez que as famílias e as sociedades também beneficiam. Por exemplo, o alargamento do acesso a produtos assistivos de qualidade e seguros leva à redução dos custos de saúde e bem-estar, tais como admissões hospitalares recorrentes ou benefícios estatais, e promove uma força de trabalho mais produtiva, estimulando indiretamente o crescimento económico.
O acesso à tecnologia assistiva para crianças com deficiência é, frequentemente, o primeiro passo para o desenvolvimento infantil, acesso à educação, participação no desporto e na vida cívica, e preparação para o emprego. As crianças com deficiência têm desafios adicionais devido ao seu crescimento, o que requer ajustes ou substituições frequentes dos seus produtos assistivos.
A deficiência visual afeta as atividades diárias das pessoas, muitas vezes por causas que podem ser prevenidas ou evitáveis.
Além disso, o crescimento dos problemas de visão não é igualitário, sendo mais acentuado e predominante em pessoas que vivem em áreas mais rurais do globo, mulheres, idosos, minorias étnicas e países menos desenvolvidos, como é o caso da áfrica subsariana e do sul asiático, onde as taxas de cegueira são oito vezes superiores às dos países desenvolvidos.
É estimado que o número de pessoas necessitadas de um ou mais produtos assistivos aumente para 3,5 mil milhões até 2050, devido ao envelhecimento da população e ao aumento da prevalência de doenças não transmissíveis em todo o mundo. Com o envelhecimento da população, do qual Portugal é uns casos mais sérios, também o surgimento das doenças se torna mais comum, evidente e problemático, sendo fundamental agir o quanto antes e atuar enquanto a prevenção é ainda uma possibilidade.
O mesmo relatório refere a relevância da resposta do sistema de saúde, através de uma adequada força de trabalho de profissionais de saúde. Neste aspeto indica o papel significativo dos optometristas na prestação dos cuidados para a saúde da visão e no acesso às tecnologias assistivas. É uma recomendação muito útil ao Estado Português dado que, em Portugal, os optometristas ainda não estão integrados no Serviço Nacional de Saúde. É apenas natural que seja nesta área que se experienciam e os maiores constrangimentos de acesso a cuidados de saúde, com lista de espera para consulta hospitalar de oftalmologia de mais de 110 mil pessoas e com tempos de espera até mil dias.
Perante esta situação, como pode alguém conseguir a prescrição oftálmica para obter benefício adicional ao complemento solidário ao idoso para aquisição de óculos? Urge refletir sobre este relatório, mas sobretudo urge intervir e agir de forma a assegurar cuidados de saúde e acesso às tecnologias assistivas a todos, em qualquer momento e em todo o lado.
A Tecnologia e Produtos Assistivos, como óculos e ajudas de baixa visão, e o acesso a cuidados para a saúde da visão atempados, de qualidade e de proximidade, mudam vidas e promovem o desenvolvimento pessoal, nacional e igualdade de oportunidades.
É tempo de agir e investir, para poupar e promover vidas!
Raúl de Sousa
Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO)
“Ler, Brincar e Jogar” é o mote do conjunto de atividades lúdicas e desportivas, prepa- radas em diversos espaços da cidade para os mais novos, que, entre 1 e 5 de junho, complementam a Feira do Livro, a decorrer no Mercado Sant’Ana, numa programação concebida tendo em conta que em 2022 Leiria é Capital Europeia do Desporto.
O aspiring Geoparque Oeste esteve presente no Encontro de Geoparques Mundiais da UNESCO Portugal, no Arouca Geopark. Este encontro teve como objetivo conhecer as boas práticas deste Geoparque, assim como enriquecer o trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido.
Marcaram presença os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses – Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO, Arouca Geopark, Azores Geopark, Geopark Terras de Cavaleiros e Estrela UNESCO Global Geopark e com os três aspirantes – Aspiring Geoparque Oeste, Aspiring Geoparque Algarvensis e Aspiring Geoparque Viana do Castelo, bem como o Turismo de Portugal, Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte de Portugal e do Turismo Centro de Portugal.
A Urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, vai estar encerrada por motivo de insuficiência de recursos humanos, alertou o presidente eleito do PSD Luís Montenegro no Twitter, ao início da noite de quarta-feira, dia 1 de junho. “Um hospital distrital que não está em condições de receber doentes por falta de pessoal. Este é mais um exemplo do estado de degradação a que chegou o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, criticou.
As Festas da Cidade 2022 vão decorrer de 3 a 5 de junho, no Parque da Cerca, organizadas pelo Município da Marinha Grande. O cartaz conta com a atuação de mais de 30 grupos locais e envolvendo cerca de 300 artistas, todos com entrada livre. Mariza, Diogo Piçarra, Wet Bed Gang e Cuca Roseta, são alguns dos artistas que fazem parte da programação cultural da edição deste ano, que é complementada com atividades radicais e animação infantil comemorativa do Dia Mundial da Criança, a decorrer em dois palcos (Palco Cidade e Palco Stephens) e no recinto do Parque da Cerca.
Sendo a freguesia caldense Landal responsável por mais de 75 % das codornizes consumidas a nível nacional, é também onde se pode degustar esta iguaria de todos os géneros e feitios. O X Festival da Codorniz no Landal traz de 2 a 5 de junho, animação para todos os seus visitantes, tanto para o deleite gastronómico, como para os amantes da música e dança popular.
Depois do memorável espetáculo “Amália Hoje”, regressa este fim de semana o Palco no Rossio com destaque para os artistas locais e o público infantil. No sábado, 4 de junho, a cultura moderna de Alcobaça está em destaque com os concertos do quarteto de jazz do guitarrista Hugo Trindade e da banda de rock dos Moleanos, Sidewalkers.
De 4 a 12 de junho, os produtos “É de Leiria!” vão estar representados na FNA’22 – Feira Nacional de Agricultura de Santarém, num stand assente numa dinâmica de degustação e com um ambiente visual que nos transporte até Leiria, com o Castelo em grande destaque. Durante os nove dias de Feira, as gulosas Brisas do Liz, o estaladiço Leitão Boa Vista e as tradicionais Morcelas de Arroz serão assegurados por alguns operadores aderentes ao projeto. Os visitantes do stand poderão degustar os produtos “É de Leiria!” mediante um registo prévio, que permitirá girar a roda “É de Leiria!” e aguardar pela sorte.
O livro “Villa Portela – Mais de um século de história”, da autoria de Francisco Queiroz, Ricardo Charters-d’Azevedo e Miguel Saraiva, é lançado dia 4 de junho, sábado, às 15h30, no Celeiro da Casa do Terreiro, em Leiria.
Fundada em finais do século XIX pelo Eng. Roberto Charters Henriques d’Azevedo, a Villa Portela é a mais paradigmática propriedade leiriense da Época Romântica.
João Salgueiro está de regresso à política autárquica
A apresentação da candidatura de João Salgueiro à presidência da Câmara Municipal de Porto de Mós pelo Partido Socialista vai decorrer sábado dia 3 de Julho às 15 horas, no Cineteatro de Porto de Mós. Na sessão serão ainda apresentados os candidatos à presidência da Assembleia Municipal e à Presidência de Juntas de Freguesia, nas próximas eleições autárquicas. Estará presente o secretário-geral adjunto do Partido Socialista, José Luís Carneiro, entre outros ilustres convidados.
“Qualificação, Requalificação e Inovação: impulso para a produ- tividade e competitividade” é o mote da visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que vai decorrer esta sexta-feira, dia 2 de julho, a partir das 13h00, pelos concelhos de Marinha Grande, Pombal e Leiria. O roteiro começa no concelho marinhense, com uma visita à empresa VIPEX, um caso de sucesso na relação entre a academia e o setor empresarial, onde se realiza uma visita guiada por diplomados e estudantes do Politécnico de Leiria aos processos de inovação da empresa.
Célia Cavalheiro abandonou a sessão da Assembleia Municipal de Pombal, dia 29 de junho. A eleita do BE entende ter sido, “mais uma vez, alvo de desrespeito e perseguição pela presidente do órgão, Fernanda Guardado, sendo silenciada” e “impedida de falar”, vendo-se “obrigada a abandonar a reunião, em sinal de protesto.”
Dia 1 de julho, é oficialmente inaugurado um novo Posto de Turismo da Lourinhã, situado no Dino Parque. Este é o terceiro posto que a Câmara Municipal da Lourinhã abre aos visitantes e turistas do concelho, juntamente com o da Lourinhã e da Praia da Areia Branca. O Dino Parque é um parque temático dedicado à história dos dinossauros e é o maior museu ao ar livre em Portugal.
Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, afirmou, dia 28 de junho, na inauguração da Startup de Inovação Social de Leiria, que «Leiria está, uma vez mais, a fazer história», na sua missão em apoiar projetos inovadores sustentáveis capazes de resolver problemas sociais negligenciados.
O Concelho de Azambuja já conta com um novo Albergue de Peregrinos, inaugurado dia 24 de junho com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Fernandez da Silva. As novas instalações situam-se bem no coração da Vila de Azambuja e estão facilmente acessíveis aos muitos peregrinos, que realizam o Caminho Português de Santiago.
Arribas da praia da Nazaré
Está lançado o concurso público para a empreitada de “Estabilização das Arribas da Nazaré”, no Sítio e da envolvente da Plataforma Superior do Ascensor”, no valor base de 1 697 400€. A APA – Agência Portuguesa do Ambiente, que anunciou a abertura do procedimento no passado dia 21 de junho, irá receber as propostas para esta intervenção até ao próximo dia 21 de julho.
A plataforma de Ensino Superior, que junta os Institutos Politécnicos de Tomar, Setúbal, Santarém e Leiria e prevê mais de 35 cursos em oito concelhos destinados a cerca de 900 estudantes, foi apresentada, no dia 24 de junho. A plataforma tem como principal objetivo responder à necessidade de oferta formativa de Ensino Superior Público ao nível de formações breves, cursos de pós-graduações e cursos técnicos superiores profissionais (cTeSP).
O novo projeto expositivo do Centro de Interpretação do Paul do Boquilobo foi inaugurado, no dia 24 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e pelo diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, Rui Pombo. No âmbito da candidatura intermunicipal Rotas e Percursos no Médio Tejo, especificamente dedicado à valorização das áreas protegidas e cofinanciado no contexto do Programa Operacional Centro 2020, o Município de Torres Novas estruturou o projeto Rota do Almonda – do Carso ao Paul, uma rota homologada (PR1TNV) de promoção da continuidade e integração entre o PNSAC e a RNPB, com várias ações associadas.
Com o intuito de acompanhar as medidas de desconfinamento que serão anunciadas esta segunda-feira pelo Governo, a Câmara da Batalha vai incrementar a realização a campanha de testes rápidos à COVID-19 por antigénio e através da distribuição de autotestes, uma medida considerada essencial pela Direção Geral da Saúde (DGS) no controlo da pandemia.
Carlos Pinto Machado vai apresentar-se como candidato a presidente da Câmara Municipal de Óbidos pelo Partido da Terra, depois de ter protagonizado uma candidatura idêntica pelo CDS em 2013 e 2017. Segundo Pinto Machado, “esta reflexão pode mesmo ser considerada uma verdadeira constatação”, referindo que “ estamos no fim de um ciclo de 20 anos em que uma “geringonça” liderada pelo PSD, coadjuvada pelo PS, que governou o concelho e gerou um saldo pouco positivo para a maioria da população e para o território. Estamos fartos de Direita e de Esquerda que só se preocupam com as suas dinâmicas partidárias.”
Cartaz
A candidatura à Bandeira Azul em cada época balnear integra um programa de atividades de Educação Ambiental, da responsabilidade do Município de Alcobaça. Em 2021, o tema é “Recuperação de ecossistemas”. A maioria das atividades programadas acontece durante a época balnear e nas praias que se candidatam ao galardão – neste caso, São Martinho do Porto e Paredes de Vitória cumprindo as medidas de segurança Covid-19 – e destinam-se a miúdos e graúdos!
A Fundação para a Educação Ambiental na Europa (FEEE) iniciou, em 1987, o programa de Bandeira Azul da Europa. O operador Nacional do Programa é a Associação Bandeira Azul e o júri é composto pelos seguintes elementos: Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto da Nazaré, Turismo do Oeste e Direção Geral de Saúde.
A Bandeira Azul é um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades na melhoria do ambiente marinho e costeiro. É atribuída durante uma época balnear a determinada praia mediante a verificação de algumas condições e requisitos mínimos.
O Programa Bandeira Azul exige que as praias candidatas sejam identificadas e que apresentem excelente qualidade da água. As praias do Concelho de Alcobaça galardoadas com a Bandeira Azul na época balnear 2021, foram as praias de Paredes de Vitória e de São Martinho do Porto. A candidatura à Bandeira Azul em cada época balnear integra um programa de atividades de Educação Ambiental, da responsabilidade do Município de Alcobaça.
Em 2021, o tema é “Recuperação de ecossistemas”. A maioria das atividades programadas acontece durante a época balnear e nas praias que se candidatam ao galardão – neste caso, São Martinho do Porto e Paredes de Vitória cumprindo as medidas de segurança Covid-19 – e destinam-se a miúdos e graúdos! Conheça o programa das Atividades de Educação Ambiental 2021 inseridas na candidatura da Bandeira Azul no Concelho de Alcobaça.
LABORATÓRIO DO MAR
Praia de São Martinho do Porto – perto dos WC
7 e 21 julho: 10h00-12h00 e das 14h30-16h30 Praia de Paredes da Vitória – areal da entrada principal
14 e 28 julho: 10h00-12h00 e das 14h30-16h30
Público-alvo: utentes da praia
Org.: Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra | CMA
VISITA À FÁBRICA DE ÁGUA DE SÃO MARTINHO
23 agosto: 10h30 – 11h30
Ponto de encontro: ETAR de São Martinho do Porto
Informações/inscrições para: visitas.adta@adp.pt ou através do telefone: 935 287 007 Público-alvo: público em geral
Org.: Águas do Tejo Atlântico | CMA
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA : “ENTRE RIO E MAR: REGISTO DE HABITATS EM MUDANÇA”
Posto de Turismo de São Martinho do Porto – junho a setembro
Biblioteca de praia de Paredes da Vitória – junho a setembro
Público-alvo: público em geral
Org.: MARE – Universidade de Coimbra | CMA
CAMINHADA COM AS ALGAS
Praia de São Martinho do Porto
25 junho, 16h30
16 julho, 16h30
20 agosto, 9h30
4 setembro, 9h30
Ponto de encontro: Posto de Turismo de São Martinho do Porto
Duração: 2h30
Público-alvo: público em geral
Inscrição limitada a 15 pessoas para: CAF (Centro Atividade Física) – Ana Afonso 917 139 280
Informações aev@cm-alcobaca.pt ou linha gratuita 800 206 624
Org.: CAF (Centro Atividade Física) | CMA
CAMINHADA DO MAR AO VALE DA RIBEIRA DE PAREDES
Praia de Paredes da Vitória
26 junho, 9h30
23 julho, 16h30
20 agosto, 16h30
11 setembro, 9h30
Ponto de encontro: junto à ETAR
Duração: 1h30
Público-alvo: público em geral
Inscrição limitada a 15 pessoas para: CAF (Centro Atividade Física) – Ana Afonso 917 139 280
Informações: aev@cm-alcobaca.pt ou linha gratuita 800 206 624
Org.: CAF (Centro Atividade Física) | CMA
PRAIA COM ETIQUETA
Praia de São Martinho do Porto
14 julho e 6 agosto (tarde)
Praia de Paredes da Vitória
22 de julho e 13 agosto (tarde)
Público-alvo: utentes da praia
Org.: SUMA | CMA
Fonte: GRPP|CMA
Dia 30 de junho, pelas 19h30, na sede do PSD em Alenquer, vai decorrer uma Sessão Aberta com o candidato a presidente da Câmara Municipal, Nuno Miguel Henriques. Estará também presente a deputada à Assembleia da República, antiga vereadora em Lisboa com o pelouro do Urbanismo e Professora na Faculdade de Arquitetura, Filipa Roseta.
O +MPM – Movimento pela Marinha apresentou, no dia 19 de junho, Aurélio Ferreira como candidato a presidente da Câmara da Marinha Grande e Jorge Santos como mandatário. A sessão contou com as presenças dos presidentes das Câmaras Municipais do Porto, Rui Moreira, e de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira.
Os alunos da Escola Básica da Ponte do Rol já têm acesso a ferramentas de ensino tecnológicas, através da Sala 2.0. A apresentação desta sala decorreu dia 25 de junho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras que visa promover a criação de Ambientes Educativos Inovadores nas escolas do Concelho.
A importância e o impacto socioeconómico que o setor da pesca assume em Portugal, aliada a uma aparente quebra nos stocks pesqueiros assinalada nos últimos anos, estiveram na base da criação do projeto “e-Fishing – Novas ferramentas moleculares para apoio à gestão das pescas”, promovido e coordenado por uma equipa de investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, em estreita colaboração com a Organização de Produtores de Peixe do Centro (OPCentro).
O PSD da Batalha ultimou sexta-feira as listas candidatas aos órgãos autárquicos do concelho. Listas constituídas por “muitas pessoas, de vários quadrantes políticos e com muita vontade em participar”, frisou o candidato à Câmara Municipal, Paulo Batista Santos, enaltecendo a generosidade e disponibilidade dos candidatos.
O Cistermúsica prossegue já esta semana com mais uma série de concertos imperdíveis, sempre no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça, a começar com Solistas do Coro de Câmara de Granada e o Samsaoui Ensemble que nos propõe, no dia 2 de julho, O Périplo de Magalhães e Elcano: uma Volta ao Mundo em 12 Obras.
A inauguração da Feira de São Pedro terá lugar terça-feira, na Expotorres, em Torres Vedras. Em 2021, a Feira surge numa versão mais reduzida e decorre de 29 de junho a 4 de julho. O momento irá contar com a presidente da Câmara de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e do presidente da Promotorres, Rui Penetra.
No aguardado regresso a Leiria, os Concertos para Bebés apresentam o programa “Uma Musa Chamada Débora”, convidando para solista a multi-instrumentista leiriense SURMA.
Neste programa internacional estreado em Madrid no passado mês de Março com cinco concertos esgotados nos Teatros del Canal e em La Cabrera, bebés e famílias deixaram-se deliciar com os sons mágicos que a acarinhada Débora Umbelino faz nascer dos seus botões, pedais e guitarras.
O Programa Operacional Regional do Centro aprovou 100 projetos para remoção de fibrocimento nas escolas, representando um investimento total de 11,4 milhões de euros, com uma comparticipação de fundos europeus de cerca de 10 milhões de euros. Os projetos vão permitir a remoção e substituição de cerca de 175 mil m2 de coberturas com amianto, o equivalente a 17 campos de futebol. Os apoios concedidos visam a remoção e substituição das estruturas com amianto nas escolas públicas dos níveis de ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, que estão sob a gestão da administração central ou local.
As recriações históricas estão de volta com as “As Cortes de Leiria de 1254”, em tempos de pandemia, regressando ao local da sua génese: o Castelo de Leiria. Para animar os fins de semana de julho, há animação deambulante, música, exposições, performances de falcoaria e teatro.
A Câmara Municipal de Ourém ratificou uma proposta de lançamento de concurso público destinada à requalificação urbana da EN 113, um troço entre a Avenida D. Nuno Álvares Pereira e o viaduto do IC9 (direção Tomar). A empreitada representa um investimento municipal de cerca de 1,4 milhões de euros e vai dotar este troço de condições de segurança e mobilidade.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve no dia 24 de junho, dois homens suspeitos da prática, entre outros, de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, praticado com arma de fogo ocorrido na zona da Marinha Grande no dia 20 de maio de 2021. Na sequência de distúrbios provocados pelos arguidos, em contenda familiar, foram disparados vários tiros contra um edifício e contra um homem de 47 anos de idade que correu perigo de vida.
O Estádio Municipal do Cartaxo vai receber a Final da Taça do Ribatejo Seniores 2020-2021. O jogo está marcado para as 11h00 de domingo, dia 27 de junho e tem transmissão em direto para o canal Eleven. Na disputa do título vão as estar as equipas do Rio Maior Sport Clube e do Sport Clube Desportos de Glória do Ribatejo. Os ingressos para o jogo podem ser adquiridos no Estádio, no dia do jogo. Consulte o Plano de Contingência do Estádio Municipal do Cartaxo em https://bit.ly/3vOB8i2
Quem visitar Caldas da Rainha já pode tirar uma fotografia com Rafael Bordalo Pinheiro. No ano de comemoração dos 175 anos do seu nascimento, a autarquia quis homenagear o consagrado artista português com uma estátua no centro da cidade, na Rua das Montras. Bordalo Pinheiro não está sozinho e tem a companhia de um dos seus personagens mais icónicos, Zé Povinho. Esta é uma forma de “homenagear e divulgar este que é um artista incontornável da arte e cultura portuguesas”, afirma Tinta Ferreira, presidente da autarquia.
No encerramento da abertura do IX Workshop Internacional de Turismo Religioso, a decorrer em Fátima, na quinta e sexta-feira, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, disse que “o sector do turismo religioso aprendeu muito e sairá disto tudo ainda mais forte”, justificando que a “pandemia veio aguçar a vontade de uma viagem espiritual”.
Ana Catarina Mendes, presidente do Grupo Parlamentar do PS, desloca-se ao Distrito de Leiria, na segunda-feira, com visitas aos concelhos da Marinha Grande e Nazaré. Subordinada à área das empresas e das pescas, a deputada visitará a Planimolde, na Marinha Grande e Luís Silvério e Filhos, na Zona Industrial de Valado dos Frades.
No âmbito do galardão Bandeira Azul, irão ser desenvolvidas ações de educação ambiental nas duas praias galardoadas: São Martinho do Porto e Paredes da Vitória. Dentro das várias atividades propostas, duas direcionam-se no tema anual da Bandeira Azul” Recuperação de ecossistemas”. Decorrerão em julho, agosto e setembro e dirigem-se a todas as faixas etárias.
Os símbolos de qualidade da Praia da Nazaré subiram aos mastros, no dia 21 de junho, numa cerimónia simbólica com a participação das entidades locais. A bandeira ColorAdd, sistema de identificação de cores para daltónicos; a certificação ambiental internacional ISO, as Bandeiras Azul e Praia Mais Acessível.
Na sequência da visita da deputada da CDU ao Concelho do Cadaval, Sandra Pereira entregou no Parlamento Europeu uma pergunta à Comissão Europeia. O fogo bacteriano, uma doença causada pela bactéria Erwinia amylovora, afecta diferentes espécies de plantas da família Rosaceae, que são as que têm maior importância agrícola no grupo das árvores frutíferas de semente, como a maçã, a pera ou a nêspera.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e da Diretoria do Centro, na madrugada de terça-feira, dia 22 de junho, desencadeou uma operação visando a localização e detenção de cinco suspeitos de crimes de rapto, tentativa de homicídio, abuso sexual de criança e danos com arma de fogo, nas cidades de Leiria e Marinha Grande, em cumprimento de mandados emitidos pelo DIAP de Leiria.
A Feira do Livro de Leiria abriu ao público, no Mercado de Sant’Ana, esta quarta-feira e pode ser visitada até domingo, dia 27 de junho. Esta é uma e edição dedicada ao tema “Somos Ciência com livros!” e adaptada à pandemia da COVID-19, com o objetivo de salvaguardar a segurança de todos. Para a vereadora da Educação, Anabela Graça, a ligação dos livros ao tema da Ciência tem uma enorme importância porque, se a ciência sempre teve um papel de relevo na evolução da história da humanidade, nos tempos que vivemos, a sua importância é ainda mais relevante.
Uma série televisiva sobre “O Crime do Padre Amaro” vai ser gravada em Leiria, numa produção cultural apoiada pelo Município de Leiria. A série é baseada numa adaptação para televisão da obra homónima do escritor Eça de Queiroz, nome grande da literatura nacional que se inspirou em Leiria para escrever uma das suas principais obras, que será realizada por Leonel Vieira e será exibida na RTP 1, num total de seis episódios, com a duração aproximada de 45 minutos cada.
A Startup Leiria e o Politécnico de Leiria vão inaugurar as instalações da Startup de Inovação Social de Leiria, no dia 28 de junho. A cerimónia vai decorrer no Hub de Inovação em Saúde do Politécnico de Leiria, com intervenções de Gonçalo Lopes, presidente do Município, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Eduarda Fernandes, presidente da Startup Leiria, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A nova Startup visa apoiar projetos inovadores sustentáveis capazes de responder a problemas sociais negligenciados que afetam a comunidade.
A Comissão Política Concelhia do CDS da Batalha irá apresentar a Candidatura “Batalha no Coração” no Hotel Vila Batalha este sábado, dia 26 de junho às 17horas, com a presença do presidente da Direção do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acompanhado por Pedro Melo, Manuel Monteiro e José Ribeiro e Castro.
A Câmara da Batalha vai realizar protocolos com as Juntas de Freguesias e com a Agência para a Modernização Administrativa para a criação de um Espaço Cidadão em cada freguesia. O alargamento da rede de Espaços de Cidadão será iniciado através de protocolo com a Freguesia de São Mamede e será formado um mediador de atendimento digital.
A Câmara de Ourém aprovou esta segunda-feira, uma proposta de protocolo que vai viabilizar a constituição de uma nova Equipa de Intervenção Permanente afeta ao concelho. Na mesma reunião foi também aprovado um protocolo a celebrar com as associações de bombeiros concelhias para fornecimento de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios urbanos, além de máscaras de carbono aptas para o combate a incêndios rurais.
Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo / Crédito Agrícola, venceu de forma brilhante a Taça de Portugal de Cadetes, cuja final se disputou neste fim de semana no concelho da Anadia, com um contra-relógio de 14 km no sábado e uma prova em linha de 85 km no domingo. O atleta natural de Pedralhos, fez o pleno, vencendo no sábado e no domingo.
Ao longo de quase 3 décadas, o Cistermúsica tem explorado a simbiose entre a música e o património, sobretudo, nos espaços do emblemático Mosteiro de Alcobaça. A 29.ª edição prossegue essa missão , com uma viagem musical que inclui música de câmara e coral, recitais, concertos sinfónicos e óperas, com alguns dos melhores grupos na área da música erudita a nível nacional e internacional, mas também produções de jazz, músicas do mundo, dança contemporânea e atividades complementares.
São 40 espetáculos dedicados às celebrações dos 500 anos da circum-navegação e às efemérides musicais deste ano.
“Dizem os mais antigos, que quem beber da água da fonte do Castelo nunca mais sai de Porto de Mós.” Se o Castelo é o ex libris do concelho, a zona envolvente é repleta de histórias e lendas que acompanham as memórias dos portomosenses.
O Centro Hospitalar de Leiria foi homenageado com a medalha de mérito municipal, setor da Saúde, pela Câmara Municipal de Ourém, pelo seu contributo para o desenvolvimento social e saúde do concelho, mormente, disponibilidade, empenho, competência e dedicação com os cuidados de saúde prestados aos munícipes, durante a pandemia por Covid-19.
O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Abrantes, no dia 19 de junho, deteve um homem de 50 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Abrantes. Na sequência de um alerta a dar conta de uma situação de desacatos entre familiares, os militares deslocaram-se ao local e detetaram na residência produtos estupefacientes.
A campanha ‘Torres Novas dá uma Renda’ visa incentivar e apoiar a manutenção dos pequenos negócios locais que, devido à pandemia, tiveram quebras substanciais, apelando à sustentabilidade da economia local.
Esta iniciativa, que consubstancia um apoio de 20.000 euros, destina-se aos bens e serviços com sede fiscal no concelho.
Carlos Guerra, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Alcobaça apresentou na sua sede de campanha, na Rua Afonso de Albuquerque, em Alcobaça, as 10 grande linhas estratégicas do PS de Alcobaça para os próximos anos. Acompanhado de Mário Cerol, também ligado à proteção civil, o ex-vereador e atual Comandante Distrital de Operações de Socorro de Leiria, Carlos Guerra traçou um cenário de fim de ciclo da gestão autárquica de 24 anos do PSD, pouco organizada, burocratizada e sem dar resposta atempada aos interesses dos munícipes.
A Câmara Municipal de Porto de Mós e a Fábrica da Igreja Paroquial do Arrimal assinaram um contrato de comodato, que delega no Município a responsabilidade de recuperar e dignificar o edifício da igreja velha do Arrimal, património abandonado e degradado há largas dezenas de anos.
A Câmara Municipal da Marinha Grande está a executar a fase 1 da construção da rede de abastecimento de água da Amieira, a norte da cidade, através da realização de um investimento superior a 300 mil euros. A empreitada tem um prazo de execução de cinco meses e visa dotar o lugar da Amieira de infraestruturas de abastecimento de água remodeladas.
O Arte Institute promove em Portugal a IIIª edição do RHI: Revolution, Hope, Imagination, que em Leiria tem lugar a 25 e 28 de junho. A iniciativa procura promover o diálogo entre Arte e Negócio, Cultura e Turismo, criando novos modelos de negócio para as artes e cultura contemporânea num circuito nacional, com palestras, workshops/webinars e espetáculos em 12 cidades diferentes: Leiria, Évora, Loulé, Braga, Alcobaça, Torres Vedras, Lisboa, Porto, Funchal, Vidigueira, Faro e Ponte de Lima.
O concelho de Arruda dos Vinhos contava, no dia 18 de junho, 24 casos de COVID-19, o que o coloca na zona de risco laranja, com mais de 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O concelho do sul da Região Oeste é um dos nove concelhos do País, a par de Albufeira, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira e Sertã que, em resultado do Conselho de Ministros de 17 de junho, terá regras específicas de controlo da pandemia, nomeadamente, encerramento do comércio às 21h e da restauração às 22h30, excepto em regime de take away.
Nuno Miguel Henriques, candidato do PSD à Câmara de Alenquer, comunicou este sábado, ao primeiro-ministro António Costa a sua contestação às limitações impostas pela PSP no acesso à Estação Ferroviária do Carregado, por se encontrar dentro da Área Metropolitana de Lisboa, onde não há quaisquer limitações de movimento de pessoas.
Rute Leite Ferreira, diplomada em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e Ana Silvério, diplomada em Informática para a Saúde e mestre em Gestão de Sistemas de Informação Médica, na ESTG, são duas das cinco nomeadas na categoria Software Developer, na quarta edição dos prémios Portuguese Women in Tech, que têm como objetivo apoiar as mulheres na área da Tecnologia, proporcionando visibilidade, networking e mentoria. As cinco mais nomeadas por categoria passam à fase de votação, que se encontra a decorrer neste momento, na qual qualquer pessoa pode votar.
Delegação do PCP na COOPVAL
Sandra Pereira, eleita pela CDU ao Parlamento Europeu, visitou a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (COOPVAL), no dia 16 de junho. A deputada esteve acompanhada pelos candidatos e eleitos da CDU no Cadaval e reuniu com a Direção da Coopval e fez uma visita às instalações. A iniciativa insere-se nas Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu, com o tema “ A produção nacional fator essencial do desenvolvimento do País”.
A Comitiva valorizou a Cooperativa e o seu contributo para o desenvolvimento económico e social, saudando todos os cooperantes pelo trabalho desenvolvido em mais de 50 anos.
O impacto da pandemia, a saída do Reino Unido e o impacto nas importações, as alterações climáticas, a política agrícola comum, o fogo bacteriano e a burocracia nacional foram algumas das questões abordadas.
Algumas das questões colocadas serão alvo de intervenção no Parlamento Europeu.
Esta visita insere-se nas Jornadas de Trabalho dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu dedicadas ao tema “A produção nacional – fator essencial do desenvolvimento do País”.
As Jornadas terminaram com a realização do Seminário “O papel da produção nacional na promoção do desenvolvimento do País – Os impactos das políticas da UE», no dia 17 de junho, na Casa do Alentejo, em Lisboa, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, a encerrar o programa.
Estas Jornadas de Trabalho inserem-se na atividade regular desenvolvida pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos problemas do país e a contar com soluções para os ultrapassar, através do contacto direto com os trabalhadores e os diversos sectores e áreas de atividade, potenciando, desta forma, a defesa dos interesses nacionais na sua intervenção no Parlamento Europeu.
Os Conselhos Intermunicipais das CIM da Lezíria do Tejo, do Médio Tejo e do Oeste em reunião conjunta realizada no dia 17 de junho, em Santarém, assinaram um memorando de entendimento recomendando a criação de uma nova NUTS II englobando os territórios das NUTS III Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste. Assinaram o Memorando Investimento Territorial Integrado os ministros Alexandra Leitão, Nelson de Souza e Ana Abrunhosa, e os presidentes dos Conselhos Intermunicipais da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, do Médio Tejo, Anabela Freitas e do Oeste, Pedro Folgado.
A Coordenação Distrital de Leiria da Coligação Democrática Unitária informou, no dia 18 de junho que o mandatário da Candidatura da CDU no Concelho de Peniche é António José Correia, consultor para Assuntos do Mar e dos Oceanos, coordenador da fileira da Náutica e do Turismo Náutico, coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal. Entre várias outras responsabilidades autárquicas e associativas, António José Correia foi presidente da Câmara Municipal de Peniche entre 2005 e 2017, eleito pela CDU.
A arte da cantaria e calcetaria vai ser valorizada através de um Memorial ao Bodo, levado a cabo pela Tertúlia Berço da Tauromaquia, no âmbito do projeto Territórios de Pedra, lançado este ano pelos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal. A inauguração daquela peça acontecerá pelas 10h deste domingo, 20 de junho, em Abiul.
A exposição “Mãe Nossa no Oceano”, da autoria de Nuno Vasco Rodrigues, biólogo marinho, fotógrafo de conservação e investigador do MARE – Politécnico de Leiria, e da escritora Ana Filomena Amaral, que esteve em destaque na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, e na Biblioteca Municipal de Arganil, vai ser apresentada em Pedrógão Grande.
Durante o mês de junho, a Câmara Municipal de Alcobaça entregou a 5 turmas do 4º ano do 1º ciclo os diplomas de participação no programa “Comer Bem é Ser Fixe”, uma iniciativa de promoção de hábitos de alimentação saudáveis. O projeto pretende promover junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente um comportamento positivo relativo à alimentação, com um forte incentivo à adoção de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável.
O Grupo Roca, empresa de Leiria líder mundial na conceção, produção e comercialização de produtos para espaços de banho, consolida-se como operador global com a aquisição do fabricante alemão Sanit, especializado em sistemas de instalação de produtos sanitários. Com esta compra, que está pendente da aprovação das autoridades da concorrência, o Grupo Roca, que opera em 170 países e conta com 85 fábricas, reforçará a sua presença numa categoria na qual a Sanit é a terceira operadora de referência na Alemanha e a quinta na Europa.
A candidatura “Torres Vedras + BIO” apresentada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras com vista à Recolha Seletiva e Valorização de Biorresíduos em Portugal Continental” foi aprovada. Esta operação tem como principais objetivos: implementar a recolha seletiva de biorresíduos no Município, reduzir a quantidade de resíduos cujo destino final é o aterro sanitário e preparar a implementação de um sistema Pay As You Throw (PAYT), que premeie as boas práticas e conduza ao aumento da eficiência da recolha de resíduos.
“A minha casa é o meu Jardim” é o título que acompanha a exposição de arte pública da autoria do escultor Thierry Ferreira, inaugurada na cidade de Alcobaça, esta quinta-feira, dia 17 de junho, no Parque Verde e no Museu do Vinho de Alcobaça e que ficará patente ao público até 31 de dezembro de 2021.
Reunião de segurança decorreu em formato online
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, convocou, em articulação com o Presidente da Junta da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, uma reunião de trabalho para avaliação das condições de realização de um espetáculo musical, agendado para sábado, dia 19 de junho, às 21h00 e de um espetáculo tauromáquico agendado para o dia 20 de junho, domingo, às 18h00.
O fadista António Pinto Basto irá atuar sábado, pelas 21h, na Praça de Touros do Cartaxo, na celebração dos 50 anos de carreira, tendo Teresa Tapadas e Gustavo como convidados.
Domingo, pelas 18 , terá lugar a corrida de touros, com João Moura Caetano, Duarte Pinto e Parreirita Cigano, frente a touros da ganadaria Engº Jorge de Carvalho. Pegam os forcados amadores de Azambuja, Clube Taurino Alenquerense e Cartaxo.
A reunião decorreu esta quinta-feira, dia 16 de maio, por videoconferência. O autarca convocou a autoridade de saúde pública, que se fez representar por Sérgio Lourenço, responsável pela área de saúde pública local e por Helena Sousa, Delegada de Saúde; Délio Pereira, presidente da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, entidade que detém a concessão da Praça de Touros; o adjunto de comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Vítor Rodrigues; a PSP do Cartaxo e Luís Pombeiro, empresário que promove quer o espetáculo tauromáquico, quer o espetáculo musical.
Na reunião foram avaliadas as condições de cumprimento de todas as diretivas da Direção-Geral da Saúde em vigor e foi analisado o plano de contingência para os dois espetáculos. De acordo com o parecer de Helena Sousa, Delegada de Saúde, foi definido que ambos os espetáculos têm condições para se realizar, devendo cumprir as medidas de prevenção elencadas no parecer, que descreve as medidas exigidas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19, indica os promotores dos espetáculos como responsáveis pelo seu cumprimento e deixa recomendações que vão além das exigidas.
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo explicou que convocou a reunião para que “entidades de saúde pública e promotores pudessem trabalhar em parceria para garantir, por um lado, a realização dos espetáculos e, por outro, que todas as partes envolvidas tivessem conhecimento sobre as medidas de segurança e prevenção que têm de ser cumpridas”, o autarca destacou a importância “da retoma das atividades, quer para a economia local, quer para as associações e empresários, mas cada passo deve ser dado com segurança para que o concelho não regrida no plano de desconfinamento”.
Fonte: GIC|CMC
Está a decorrer, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o procedimento de Avaliação de lmpacte Ambiental do projeto Ampliação da Área de Localização Empresarial de Porto de Mós, do qual faz parte a Consulta Pública.
Assim, o Estudo de lmpacte Ambiental e o Resumo Não Técnico encontram-se disponíveis para consulta, no Portal Participa, até ao dia 20 de julho. No âmbito do processo da Consulta Pública, todas as opiniões e sugestões, apresentadas por escrito, serão consideradas e apreciadas, desde que relacionadas, especificamente, com o projeto em avaliação.
Paisagem do Maciço Calcário Estremenho na Batalha
Até ao final do mês de junho será criado o BUPi (Balcão Único do Prédio) da Batalha, que funciona como uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, que reúne informação sobre as propriedades e os seus donos, e onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.
A Câmara Municipal da Batalha viu aprovada uma candidatura a fundos europeus para implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado e do Balcão Único do Prédio (BUPi), no valor de 140 966,40€, e que irá permitir desenvolver no concelho da Batalha o cadastro predial, num regime simplificado e mais acessível para os cidadãos.
“Só assim conseguiremos proteger e valorizar essas propriedades, através de um melhor planeamento e gestão sustentável do território que resultam, entre outras vantagens, numa maior prevenção de incêndios”, esclarece o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos.
“A inscrição dos terrenos nas Finanças (Autoridade Tributária e Aduaneira) não é suficiente para garantir a proteção dos direitos de propriedade”. “Neste Sistema Simplificado será possível fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da propriedade, obtida através do BUPi, seja por via digital ou no atendimento presencial criado nos serviços municipais”, esclarece o autarca.
Através do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, cada prédio passa a ter um número de identificação (NIP) destinado ao tratamento e harmonização da informação de índole predial, possibilitando, desse modo, a gestão informática dos conteúdos cadastrais num único sistema de informação. O registo dos prédios rústicos e mistos, com área igual ou inferior a 50 hectares, será gratuito até 2023.
Fonte: MB
António Moniz, sociólogo, Professor universitário na Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Peniche e Dulce Encarnação, de 54 anos, natural de Lisboa e residente em Peniche, Licenciada em Tradução pelo ISLA, é a candidata à Assembleia Municipal.
Diogo Jesus, médico de Reumatologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), foi premiado com o seu trabalho de investigação intitulado “The SLE-DAS enables accurate and user-friendly definitions of remission and categories of lupus disease activity: Derivation and validation study in 1.190 SLE patients”, no Congresso Europeu de Reumatologia.
O Festival Impulso está de regresso à cidade das Caldas da Rainha com programação multidisciplinar que, entre junho de 2021 e junho de 2022, vai levar ao Centro Cultural e de Congressos momentos musicais únicos e inéditos, através de residências artísticas que culminarão em apresentações, workshops, exposições e ciclos de cinema.
Depois de já se conhecerem os cabeças de lista a todos os órgãos autárquicos, o +MPM inicia este sábado, mais uma etapa na sua candidatura, com a apresentação de Aurélio Ferreira a presidente da Câmara da Marinha Grande e Jorge Santos como mandatário. Para apadrinhar este percurso, o +MPM recebe na Marinha Grande um dos presidentes de Câmara com maior destaque, com obra feita e que se posiciona para um terceiro mandato à frente da Câmara do Porto. Rui Moreira vem dar o seu apoio a Aurélio Ferreira como candidato independente à Câmara da Marinha Grande.
A Lourinhã continua a dar novos achados de dinossauros, segundo o Museu da Lourinhã, que está a fazer as escavações de verão em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e com o apoio do Dinoparque da Lourinhã. Os resultados deste ano foram várias jazidas com ossos de crocodilo, tartarugas, dinossauros carnívoros, estegossauros e um grande dinossauro saurópode. A maioria dos ossos estão ainda envoltos em rocha dura, o que demorará meses a ser preparado no laboratório do Museu da Lourinhã, convidando os voluntários que queiram ajudar nos trabalhos de preparação laboratorial.
Cerimónia de apresentação da candidatura de Nuno Duarte ao Global Teacher Prize Portugal
A Câmara Municipal recebeu, no dia 14 de junho, nos Paços do Concelho o professor Nuno Duarte, docente da disciplina de Aplicações Informáticas B do Agrupamento de Escolas de Cister que foi selecionado para o grupo de 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal (consulte a lista de candidatos).
O vencedor deste prestigiado galardão, considerado o “Nobel da Educação” será conhecido no dia 18 de junho, mas para a vereadora da Educação, Inês Silva, “a presença de um professor do concelho de Alcobaça na distinta lista de finalistas já constitui uma grande vitória para toda a comunidade. A educação é um pilar da sociedade que deve ser valorizado das mais diversas formas e este é um justo reconhecimento pelo trabalho de um profissional que representa toda uma classe de pessoas dedicadas à formação das novas gerações de cidadãos. O Município de Alcobaça manifesta desta forma um imenso orgulho pelo professor Nuno Duarte e deseja-lhe as maiores felicidades.”
Nuno Duarte partilhou “um sentimento de profundo agradecimento, em primeiro lugar, pelo reconhecimento dos meus alunos. Um professor tem a capacidade de transformar um aluno e potenciar as suas melhores qualidades. Porém, os alunos são também capazes de transformar um professor tornando-o melhor profissional. Em segundo lugar, este momento é resultado de todo um contexto de ensino que me permitiu chegar até aqui. Nada disto seria possível sem uma boa escola, bons colegas, uma boa direção e um bom Município focado na melhoria das condições de ensino.”
Fundador das “Mentes Empreendedoras”, entidade organizadora e promotora do Global Teacher Prize Portugal, Afonso Reis explicou que “a motivação primordial de implementar esta iniciativa no nosso país foi de colocar o debate sobre a Educação numa perspetiva motivacional e positiva. Este prémio pretende incentivar uma das classes profissionais mais importantes da nossa sociedade de modo a que o seu trabalho seja reconhecido de uma forma global”.
A sessão de homenagem contou com a presença de todos os diretores escolares do concelho de Alcobaça.
Fonte: GRPP|CMA
O jovem cadavalense Afonso Fonseca continua a trazer troféus para casa, estando presentemente a liderar o Campeonato Nacional Enduro CFL 2021 / Minicampeonato Enduro JETMAR 2021, numa iniciativa da Federação de Motociclismo de Portugal. O motociclista todo-o-terreno, de 14 anos de idade e radicado no Cadaval, sagrou-se recentemente campeão do 2.º Enduro Sprint de Castelo Branco (categoria Juvenis), primeira prova do supracitado campeonato, realizada a 29 de maio deste ano.
A candidatura de Pedro Pimpão à Câmara Municipal de Pombal irá promover um ciclo de sessões participativas, sobre áreas temáticas chave para o futuro do concelho de Pombal, naquele que é o compromisso de construir um programa participativo onde todos tenham voz.
A transição digital será o tema a abordar na primeira sessão, que se realiza já na próxima sexta-feira, 18 de junho, a partir das 21 horas, no Edifício RIVU.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) disponibiliza desde o dia 11 de junho uma consulta de Psiquiatria de follow-up a doentes internados por infeção por SARS-CoV-2, seguidos em consultas pós-infeção por Covid-19. A nova consulta semanal permite a avaliação diagnóstica e respetivo tratamento de doentes que tiveram alta de internamento em Serviços do CHL por Covid-19, e em que se suspeite de eventual patologia psiquiátrica decorrente dessa infeção. Além das complicações médicas (respiratórias, trombóticas, neurológicas e outras) que a doença Covid-19 provoca, verifica-se também o desenvolvimento de patologia mental causadora de disfunção, perda de autonomia e sofrimento psíquico muito significativo. A patologia mental pós-Covid pode manter-se, ou surgir, após vários meses.
Uma espécie de plesiossauro, que viveu há 195 milhões de anos, foi descoberta na região de São Pedro de Moel. Este plesiossauro é o mais completo e antigo da Península Ibérica, datado do início do Período Jurássico, há cerca de 195 milhões de anos. Estes répteis marinhos, da Era dos dinossau- ros, tinham de vir à superfície respirar e conservaram os membros, braços e pernas, que evoluíram para barbatanas, com uma forma que lembra o mítico “monstro de Loch Ness”. A nova espécie portuguesa foi batizada de Plesiopharos moelensis, que quer dizer “perto do farol de São Pedro de Moel”.
Ministra da Agricultura e ministro da Economia à entrada do CNEMA
A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, dinamizou mais uma edição da Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém. A 32.ª edição do certame marca o regresso do evento em modo presencial, tendo decorrido de 9 a 13 de junho, no CNEMA em Santarém. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcaram presença no certame empresarial.
A Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém encerrou ontem, 13 de junho, depois de cinco dias a promover o tecido económico da região do Ribatejo. O certame marca o regresso da feira à sua realização presencial, depois de no ano passado a mesma ter sido cancelada devido à pandemia Covid-19.
Nesta que foi a 32.ª edição da Fersant, o certame manteve-se, no entanto, com número reduzido de dias e de lotação, tendo estado em exposição 31 empresas no espaço destinado ao certame empresarial da Nersant.
Ao longo do certame – que se realizou em paralelo com a Feira Nacional da Agricultura / Feira do Ribatejo – a Fersant acolheu a visita de diversas entidades governamentais. Na inauguração marcou presença na Fersant o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, tendo o encerramento do certame contado com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Domingos Chambel, presidente da Direção da Nersant, recebeu os ilustres visitantes no stand da Nersant, tendo ainda tido a oportunidade de apresentar o certame e associação empresarial a Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República recebeu ainda do presidente da Nersant o livro comemorativo dos 30 anos da Associação Empresarial da Região de Santarém, que documenta a história da associação empresarial. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, acompanhou de igual modo as visitas de inauguração e encerramento do certame.
Paralelamente à realização presencial da Fersant, a Nersant está a realizar também a edição virtual da Fersant na sua plataforma de negócios, Compro no Ribatejo, com a participação de todos os expositores presentes na edição presencial. O certame virtual pode ser visitado até 30 de junho, em https://compronoribatejo.pt/feira/xxxii-fersant-2021.
De referir que a Fersant é o maior certame empresarial da região de Santarém, que perfaz a sua 32.ª edição este ano. O evento nasceu em Torres Novas, tendo crescido ao longo dos anos e migrado para Santarém, em 2010, com o seu impacto a ser exponenciado desde então.
Fonte: Nersant
A peça de teatro A Gaivota, da Companhia João Garcia Miguel, sobe ao palco do Teatro Virgínia esta sexta-feira, dia 18 de junho, a partir das 21h. O Projeto Gaivota é uma peça de teatro original, que aborda o tema de género de múltiplas formas, cruzando 2 eixos principais: a personagem Treplev da peça “A Gaivota” de Anton Tchekov e a a história verdadeira de uma rapariga transgénero.
O PSD de Pombal já começou a escolha dos candidatos às Assembleias de Freguesia, seguindo aquele que é o seu plano estratégico para as Autárquicas 2021. O primeiro nome a ser anunciado pela Concelhia é Humberto Lopes, aprovado pelo PSD de Pombal como candidato a um 2º mandato como Presidente da Junta de Freguesia de Almagreira.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) divulga a atualização dos horários de visitas, no que se refere ao horário de visitas pelo segundo progenitor no Serviço de Pediatria e na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos (UCEP), já em vigor. Está restringida a entrada a um acompanhante/cuidador, sem a possibilidade de troca, e nas primeiras 24 horas após o internamento estão suspensas as entradas do acompanhante/cuidador, à exceção do Serviço de Obstetrícia
O Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria, com o horizonte definido para os próximos 10 anos, foi aprovado por unanimidade esta terça-feira, 8 de junho, em reunião da Câmara Municipal de Leiria, e será agora submetido à próxima Assembleia Municipal para aprovação.
Tholos do Barro é um sepulcro coletivo, do III.º milénio a. C., descoberto no início de 1909 pelo eminente arqueólogo francês Paul Bovier-Lapierre
Para celebrar as Jornadas Europeias de Arqueologia, o Museu Municipal de Torres Vedras promove no dia 20 de junho, entre as 16h00 e as 19h00, visitas às escavações arqueológicas que estão a decorrer no Tholos do Barro, 112 anos após a descoberta deste sítio e a realização dos primeiros trabalhos arqueológicos no mesmo.
A campanha que está a decorrer este ano no Tholos do Barro pretende reestudar este monumento, promover a sua salvaguarda e melhorar as condições de visita ao local, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
De referir que o Tholos do Barro é um sepulcro coletivo, do III.º milénio a. C., descoberto no início de 1909 pelo eminente arqueólogo francês Paul Bovier-Lapierre. As primeiras escavações arqueológicas realizadas nesse local tiveram lugar logo em 1909, sob o patrocínio do Museu Etnológico Português e a direção de Félix Alves Pereira, e com a colaboração de Paul Bovier-Lapierre e Eugénio Jalhay, então residentes no Colégio do Barro.
Os trabalhos na altura realizados identificaram um sepulcro coletivo, do tipo tholos, formado por uma câmara circular, com cerca de 6m de diâmetro e teto em falsa cúpula, cujo acesso era feito por um corredor, com uma extensão aproximada de 4m, na altura ainda fechado pela laje original. A entrada do corredor, orientada a sul, sobressaía de um tumulus de terra que cobria originalmente o tholos, com cerca de 13m de diâmetro. O Tholos do Barro é o maior e mais bem conservado sepulcro de falsa cúpula do país.
Relativamente às Jornadas Europeias de Arqueologia, refira-se que é um evento organizado por 47 países europeus, entre os quais Portugal, sob a coordenação do Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP). A coordenação nacional destas jornadas cabe à Direção Geral do Património Cultural. As Jornadas Europeias de Arqueologia decorrem anualmente, no terceiro fim-de-semana de junho, em todos os países membros do Conselho da Europa.
A iniciativa destina-se a incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia a valorizarem o património arqueológico. Tem por base uma plataforma digital que pretende chamar a atenção do público para a multiplicidade e a diversidade dos patrimónios e das iniciativas relacionados com a arqueologia na Europa.
Mais informações sobre as visitas ao Tholos do Barro que se realizarão no dia 20 de junho, as quais são gratuitas, podem ser obtidas pelo e-mail: museu@cm-tvedras.pt.
Fonte: ACM|CMTV
A valorização do mel português, o on-line e a comercialização de produtos agroalimentares e os circuitos curtos agroalimentares estiveram sábado em discussão no seminário “Comercialização no setor agroalimentar pós-pandemia”, que esteve a cargo da FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal. No encerramento, houve lugar para a Entrega de Prémios do Concurso Nacional de Mel 2021. Domingo, último dia da Feira Nacional de Agricultura, o Presidente da República visita o evento pelas 12 h, visitando os “Mercados Tradicionais”, Escolas de Toureio e Treinos de Forcados e assistindo ao Concurso de Saltos Nacional.
O Ministério da Agricultura abriu as candidaturas para apoio a investimentos em projetos de tratamento e valorização de efluentes suinícolas, com uma verba de 20 milhões de euros, com um nível de apoio de 50 por cento. O anúncio da criação da medida de apoio foi efetuado no dia 4 de junho em Leiria, numa visita do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, durante a assinatura de um protocolo de colaboração relativo ao Projeto de Apoio à Rede de Aceleração e Inovação Agrícola, que decorreu no Estabelecimento Prisional de Leiria.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro visitam este domingo, dia 13 de junho pelas 12 horas, a FNA 21 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo. No mesmo dia, pelas 11h30, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, participa na Feira Nacional de Agricultura, na Sessão de Assinatura do Protocolo de Constituição do Living Lab Agrotech, a convite do presidente da Câmara Municipal do Fundão.
De 16 a 19 de junho, a 24ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2021” terá 3 concertos no Cine-Teatro e um na Universidade de Aveiro, com Tino Costa, Tiago Pirralho, Dies Duo, Andreia Rodrigues, Carlos Poeiras, Rui Matos, Bayan Quartet, Pedro Miguel Santos, Trio Porteño, Italian Accordion Trio, Iulian Ciobanu, Duo Russo, Pedro Miguel Santos e Italian Accordion Trio.
A Polícia Judiciária confirmou. No dia 12 de junho, a detenção de um homem, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo MP no DIAP de Leiria, pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado e de um crime de detenção de arma proibida. Os factos aconteceram no passado dia 4 do corrente mês de junho, na localidade de Castanheira de Pera, e ocorreram em contexto de violência doméstica, tendo o arguido surpreendido a vitima, na sua residência, quando se encontrava deitada, no seu quarto, desferindo-lhe dois tiros, que a atingiram mortalmente.
Dr. Rogério Ferreira
A importância do ritmo certo é transversal a tudo no nosso dia-a-dia: seja no trabalho, na música, ou no coração. Ao celebrarmos dia 13 de junho o Dia Mundial do Ritmo Cardíaco, temos presente a importância de trazer para o conhecimento público o enorme impacto que as arritmias têm na saúde dos portugueses.
A fibrilhação auricular, a arritmia mais frequente na prática clínica, aumenta 3 a 5 vezes o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) isquémico e constitui um fator de risco independente para a mortalidade de causa cardíaca.
Como a sua frequência aumenta com a idade, o envelhecimento da população portuguesa vai inevitavelmente levar a que ela também se torne cada vez mais frequente. Mesmo assim, em Portugal, estima-se que 1 em cada 3 pessoas que tem fibrilhação auricular não sabe que a tem.
Além das suas consequências diretas e indiretas que custam milhões de euros por ano, estima-se que mais de 3% das mortes em Portugal possam ser atribuídas à fibrilhação auricular.
A complexidade desta doença implica, cada vez mais, a constituição de equipas multidisciplinares de profissionais que, de forma proactiva, aproveitem cada contacto com o doente (seja em contexto de urgência, internamento ou consulta) para o diagnóstico, e que possam discutir as melhores estratégias terapêuticas para cada doente.
É importante percebermos que é uma doença heterogénea, que em alguns casos pode ser possível diagnosticar com um simples electrocardiograma, mas noutros casos pode necessitar de realização de monitorizações electrocardiográficas mais prolongadas para chegar ao diagnóstico.
Para maior sucesso na prevenção de eventos vasculares é indispensável que a população esteja bem informada acerca dos potenciais riscos da doença e dos ganhos que terá ao aderir cuidadosamente à terapêutica: tomar a medicação não é um fim em si, mas o caminho para prevenir AVC, incapacidade, morte.
Diariamente, continuamos a admitir pessoas em serviços de urgência portugueses com complicações causadas por terem deixado de tomar a medicação prescrita. Percebemos assim que temos ainda um longo caminho a percorrer.
A Medicina Interna, integrada numa ampla rede de profissionais a trabalhar em articulação, de onde se destaca o papel crucial das especialidades de Medicina Geral e Familiar, Neurologia e Cardiologia, manterá a sua atividade diária a diagnosticar, esclarecer e tratar um problema de saúde que é uma preocupação comum de todos. Acreditamos, contudo, que ano após ano, melhorando a comunicação e articulação entre profissionais de saúde empenhados e uma população bem informada, poderemos melhorar a nossa realidade nacional.
Rogério Ferreira
Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra / Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular da SPMI
Rui Alexandre, ex-presidente da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS, apresentou no dia 10 de junho, na confluência dos rios Alcoa e Baça, em Alcobaça, a sua candidatura independente à Câmara Municipal de Alcobaça. Ao seu lado estiveram o mandatário Cândido Ferreira, médico, ex-presidente da Distrital de Leiria do PS e ex-candidato à Presidência da República, João Neto, arquiteto, ex-vereador da Câmara Municipal de Porto de Mós e diretor de campanha da candidatura, e Joaquim Rocha Afonso, presidente do “Nós, Cidadãos”, partido que patrocina politicamente a candidatura.
Numa curta comunicação à comunicação social, Rui Alexandre sublinhou que “os votos desta candidatura não têm cor, este é um movimento que tem em primeiro lugar a paixão por Alcobaça e é esse amor pela terra que queremos transmitir à população.”
Segundo o candidato, “o aparecimento desta nossa Candidatura Independente “Cidadãos por Alcobaça” é o resultado do desalento com o que se tem passado ao nível político no nosso Concelho, somos um grupo de cidadãos que não se identificam com o rumo que o Concelho tem tido nos últimos anos. Por isso, proponho-me liderar uma equipa que se rege por princípios éticos e de transparência, e pela ação em prol do bem comum. Uma equipa orientada por valores Humanistas e Culturais.”
Para Rui Alexandre, “está implícito neste nosso empenho e determinação a forte convicção de que o movimento “Cidadãos por Alcobaça” é a única alternativa credível que nos levará à mudança de rumo do nosso concelho. Um concelho que se mantém dormente, e com fortes sinais de ausência de força anímica local. No meu entender, esta realidade resulta das más opções políticas que se arrastam há muito. A verdade é que o PSD e este PS não tem projeto sustentado e estruturante para o concelho de Alcobaça e não vislumbramos nenhuma outra candidatura que o tenha.”
A candidatura do “Cidadãos por Alcobaça” à Câmara de Alcobaça é assim “uma proposta com um projeto forte, exequível, responsável, competente, integrado e sustentável, focada nos anseios do quotidiano das pessoas e que permita reposicionar Alcobaça no roteiro da dignidade e do crescimento sustentável.”
Rui Alexandre recordou que Alcobaça é a “Terra de Paixão, onde temos uma das maiores histórias mundiais ligados ao amor – o amor de Pedro e Inês – e, por isso, escolhemos o Jardim do amor para transmitir esse amor a toda a população de Alcobaça. O deputado municipal conta com “o apoio de todos para que o Município de Alcobaça chegue ao nível dos concelhos vizinhos, nomeadamente, Caldas da Rainha, Leiria e Marinha Grande.”
Por sua vez, o presidente do “Nós, Cidadãos” começou por recordar que “deste o início da nacionalidade que Alcobaça tem estado sempre à frente nos momentos de mudança do País, primeiro lutando contra os mouros, impondo o território unificado de Portugal e, mais recentemente, no arranque da candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República”, estando agora presente no lançamento da primeira candidatura apresentada pelo “Nós Cidadãos”.
Joaquim Rocha Afonso explicou que o partido reúne movimentos de cidadania de todo o País, transversais a todo o espetro político, tendo como vice-presidentes os dois maiores movimentos de cidadania, o Mais Movimento de Cidadania Independente e Democracia XXI. A matriz do partido tem sido “o apoio à sociedade civil e à independência relativo aos partidos do costume e o potenciar e agregar todos estas pessoas e movimentos que não se revêm neste sistema bacoco que está a destruir o País. O lema e o mote desta e de todas as candidaturas a nível nacional é a revolução da cidadania.”
Investigador e militar de carreira aposentado, o presidente do “Nós, Cidadãos” sublinhou que “os militares do 25 de Abril fizeram uma revolução que devolveu esperança num futuro melhor, esperança num regime democrático e essa esperança está-se a perder. O povo já não acredita que com este PS e este PSD nós consigamos ter uma vida melhor e garantir o futuro aos nossos filhos, melhor do que a vida que nós temos. Esta é a ambição mais simples que qualquer família pode ter.”
Por fim, Cândido Ferreira recordou que acompanha Rui Alexandre deste o início da sua carreira política, como militantes do PS, conhecendo muito bem Alcobaça, não apenas por ter passado muitos dias de visita ao concelho ao longo da sua vida, mas também por ter convivido, como médico, com centenas de doentes alcobacenses ao longo de 40 anos.
O mandatário da candidatura deixou um apelo: “Tal como o Alcoa e o Baça se juntam neste local, como Pedro e Inês aqui se juntaram, é fundamental que os homens e mulheres de Alcobaça a partir de agora também se juntem em torno desta candidatura porque, no Juízo Final, este homem, se for eleito, vai ser certamente muito bem julgado.”
Rui Alexandre garantiu que o movimento “Cidadãos por Alcobaça” vai tentar apresentar candidaturas em todas as Juntas de Freguesia, e em tempo oportuno irá divulgar as listas para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.
As razões do apoio do “Nós, Cidadãos!” a Rui Alexandre
O Nós, Cidadãos! comunica que o Dr. Rui Alexandre, especialista em recursos humanos e dirigente associativo, residente em Alcobaça, será candidato à Câmara Municipal de Alcobaça pelo Nós, Cidadãos! nas próximas Eleições Autárquicas.
O candidato ao executivo de Alcobaça pelo Nós Cidadãos, Rui Alexandre, é um rosto
conhecido no concelho pela sua participação política e cívica, desde há vários anos a esta parte. Com um vasto percurso profissional na gestão de recursos humanos, Rui Alexandre possui formação específica na matéria e em língua alemã.
Ao nível do associativismo e das causas da sociedade civil, tem vasta experiência como
dirigente associativo, com créditos reconhecidos não só ao nível concelhio como também distrital e nacional. É fundador do movimento “Cidadãos por Alcobaça” que se tornou público em 2017 e que pretende construir uma alternativa política e social ao nível local, movimento esse que será amplamente potenciado com esta candidatura.
Rui Alexandre é candidato à câmara de Alcobaça com o propósito de dar voz aos descontentes e desprotegidos, num concelho onde a igualdade de oportunidades e a
melhoria da qualidade de vida dos seus residentes têm sido sistematicamente esquecidos.
Fundado em 2015 a partir de movimentos cívicos, o Nós, Cidadãos! é o partido que apoiou nas eleições autárquicas de 2017 o maior número de grupos de cidadãos em várias regiões do país. Ao participar em 13 concelhos, obteve 12 495 votos, tendo elegido 1 presidente de Câmara, 4 vereadores, 15 deputados em Assembleias Municipais e 42 presidentes e vogais de Junta de Freguesia. Nas eleições Legislativas de 2019, o NC representou a sociedade civil e os movimentos de cidadãos em quase todos os círculos eleitorais.
O lançamento do volume n.º 9 de “Anais Leirienses – estudos & documentos” terá lugar este domingo, dia 13 de Junho de 2021, pelas 16h, no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Este é um volume específico sobre Leiria, com 330 páginas, inteiramente da autoria do Prof. Doutor Saul António Gomes e apoiado pela União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, que visa celebrar o Dia da Freguesia de Leiria.
Intervenções visam aumentar os benefícios ambientais e “ajudar na restauração de ecossistemas, revertendo impactos ambientais”
O Município da Nazaré plantou quase 400 novas árvores em várias ruas do concelho. O Plano de Plantações teve início em setembro de 2020, tendo esta fase sido concluída em finais de abril deste ano, com a introdução de várias espécies autóctones, entre as quais o pinheiro manso, amendoeiras, carvalhos, salgueiros, medronheiros e tramagueiras.
As intervenções realizadas, em cerca de 20 ruas, nos últimos oito meses, inserem-se nas opções do Pelouro com estas atribuições e tiveram em vista o aumento dos benefícios ambientais, para além de “ajudar na restauração dos ecossistemas, revertendo os impactos ambientais”.
“Os espaços verdes em meio urbano desempenham múltiplas e diversas funções, desde a contribuição para a preservação da biodiversidade à aproximação da população à natureza, promovendo, dessa forma, a saúde e o bem-estar”, explica Salvador Formiga, vereador na Câmara Municipal.
Fonte: SM|GCI|CMN
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vai participar no formato físico da Feira Nacional de Agricultura, que decorre entre 9 e 13 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A CIMLT dinamiza mais uma vez, em conjunto com os onze Municípios associados, o stand intermunicipal da Lezíria do Tejo, na Nave “Prazer de Provar”, onde os visitantes podem conhecer melhor as atratividades turísticas da região.
Logótipo do programa
Estão abertas, entre os dias 15 de junho e 23 de julho, as candidaturas ao Programa BrightStart da Deloitte no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), uma iniciativa de aceleração de competências na área das tecnologias informáticas, que permite aos estudantes finalistas do ensino secundário adquirirem, enquanto estudam, conhecimentos práticos em ambiente real de trabalho, preparando-os para a vida profissional.
A participação neste Programa inclui a atribuição de uma bolsa de estágio de longa duração, sendo todos os custos académicos suportados pela Deloitte, incluindo as propinas mensais e taxas de inscrição no curso. O valor da bolsa é progressivo e depende do desempenho académico-profissional do estudante ao longo do curso. O programa tem duração de 5 anos durante os quais os alunos irão completar um Curso Técnico Superior Profissional e terão a oportunidade de concluir uma licenciatura na área das Tecnologias Informáticas.
Os alunos ou encarregados de educação interessados podem participar nas sessões de esclarecimento online que decorrerão no dia 16 e 30 de junho, 14 e 21 de julho, às 18h30.
Os links de inscrição estão disponíveis no site da Deloitte
Para Paulo Pessanha de Almeida, Partner da Deloitte, “este é um programa totalmente inovador, centrado em cada um dos alunos que o integram, dando instrumentos de trabalho que complementam o plano curricular e de estudo com casos práticos em ambiente real de trabalho. Este programa prepara e até insere estes novos talentos no mercado de trabalho.”
O BrightStart representa uma oportunidade para os jovens estudantes desenvolverem competências-chave na sua futura área de trabalho, colaborando com as equipas de especialistas da Deloitte. A duração deste Programa está alinhada com o calendário académico e o plano de formação inclui unidades curriculares como Programação, Tecnologias de Mercado, Tecnologias Emergentes, metodologias ágeis de desenvolvimento de software, entre outros.
O programa nasceu em Belfast, com a Deloitte e a Universidade de Ulster, e foi lançado pela primeira vez em Portugal com o Instituto Politécnico de Setúbal em 2017. O sucesso desta iniciativa originou, nos anos seguintes, o alargamento da rede nacional ao Politécnico de Leiria e ao Politécnico de Viseu.
As candidaturas à edição deste ano, podem ser realizadas, a partir de 15 de junho, no site do Instituto Politécnico de Leiria.
Para mais informações consulte o site BrightStart,.
Sobre a Deloitte
“Deloitte” refere-se a uma ou mais firmas membro e respetivas entidades relacionadas da rede global da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). A DTTL (também referida como “Deloitte Global”) e cada uma das firmas membro são entidades legais separadas e independentes. A DTTL não presta serviços a clientes. Para mais informação aceda a www.deloitte.com/pt/about.
A Deloitte é líder global na prestação de serviços de audit & assurance, consulting, financial advisory, risk advisory, tax e serviços relacionados. A nossa rede de firmas membro compreende mais de 150 países e territórios e presta serviços a quatro em cada cinco entidades listadas na Fortune Global 500®. Para conhecer o impacto positivo criado pelos aproximadamente 330.000 profissionais da Deloitte aceda a www.deloitte.com.
Esta comunicação contém apenas informação de caráter geral, pelo que não constitui aconselhamento ou prestação de serviços profissionais pela Deloitte Touche Tohmatsu Limited, pelas suas firmas membro ou pelas suas entidades relacionadas (em conjunto a “Rede Deloitte”). Deve aconselhar-se com um profissional qualificado antes de tomar qualquer decisão que possa afetar as suas finanças ou negócio. Nenhuma entidade da Rede Deloitte pode ser responsabilizada por quaisquer danos ou perdas sofridos por quem haja baseado a sua decisão nesta comunicação.
Fonte: JLM&A
A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que tem como tema a Água, abriu quarta-feira as portas e decorre até domingo, 13 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A inauguração contou com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira e da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. À margem da visita ao evento, a responsável da pasta da Agricultura afirmou que Portugal, que preside ao Conselho da União Europeia até final de junho, terá nos próximos 7 anos 9.400 milhões de euros para tornar a agricultura portuguesa mais competitiva.”
Duarte Pacheco
No dia 4 de junho, decorreu uma reunião dos candidatos da coligação Afirmar Torres Vedras (PSD, CDS-PP e PPM) com a organização de produtores agrícolas e com a associação interprofissional de horticultores do Oeste, nas instalações da empresa Carmo e Silvério. O encontro serviu para aprofundar o conhecimento sobre as suas preocupações e projetos de futuro.
Duarte Pacheco, candidato a presidente da câmara municipal pela coligação, começou por salientar a “necessidade de agilizar na câmara municipal os prazos para apreciação de projetos de investimento”. Para além disso, refere ainda ser “fundamental acautelar no processo de revisão do PDM (Plano Diretor Municipal) a construção de instalações dignas, destinadas a trabalhadores das explorações agrícolas”.
O candidato declarou ainda que “Afirmar Torres Vedras é defender a produção agrícola de excelência do nosso concelho” e que isso inclui “apoiar as empresas e todos os que têm ideias, projetos e aqui trabalham”.
O candidato Duarte Pacheco concluiu ainda, com confiança, dizendo que “uma câmara amiga e próxima das empresas e das pessoas será uma realidade já a partir de outubro, com a vitória da coligação Afirmar Torres Vedras”.
Fonte: ATV
O Teatro Virgínia, em Torres Novas, recebe este sábado, às 18h, o concerto de Samuel Úria. Os bilhetes têm o custo de 10€ (sendo aplicáveis descontos) e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta 15h-18h30), nos pontos aderentes Fnac e Worten ou online em www.bol.pt. O repertório deste novo trabalho foi composto e gravado em período pré pandemia.
O Município de Azambuja lamenta profundamente e manifesta o seu total repúdio contra os atos de vandalismo na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, em Azambuja, no dia 9 de junho, com uma ação deliberada de pura e simples destruição da placa toponímica da Praça de Toiros.
O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, foi um dos distinguidos pela Liga dos Combatentes com a Medalha de Honra Mérito Ouro, na cerimónia do “Dia Internacional dos Capacetes Azuis”, no dia 29 de maio, em Belém. O autarca recebeu a Medalha como reconhecimento da permanente disponibilidade e apoio dedicado à Instituição.
Entre esta quinta-feira e sábado, abrem mais 191 do total de 643 praias do País. A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável aproveita esta ocasião para anunciar as 53 praias Zero poluição em Portugal. O distrito de Leiria e a Área Oeste do Distrito de Lisboa apresentam 13 praias em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das 3 últimas épocas balneares. O concelho de Alcobaça lidera (4 praias), seguido de Peniche (3), Lourinhã (2) e Nazaré, Caldas da Rainha, Torres Vedras e Óbidos (1 cada).
No âmbito do projeto Territórios de Pedra, lançado este ano pelos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, estão a ser desenvolvidas intervenções artísticas, que promovem a valorização da cantaria e calcetaria, nos três municípios. As Intervenções artísticas são coordenadas por Fernando Freire, reconhecido professor local de escultura.
Luís Guerra Marques, economista, revisor oficial de contas e atual presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, é o cabeça de lista da CDU a este órgão autárquico. A decisão da recandidatura de Luís Guerra Marques ao cargo é a aposta num experiente e reconhecido autarca, respeitado inclusive pelos seus adversários políticos.
O Centro Ciência Viva de Constância acompanha esta quinta-feira, dia 10 de junho, Dia de Portugal, o Eclipse anular do Sol, parcial em Portugal, fenómeno que terá lugar entre as 9h30 e as 11h30. Poderá participar no Workshop, na Observação do Sol através de telescópios especiais ou em Simulações do Fenómeno, sendo indispensável a inscrição prévia. Poderá também assistir à transmissão do fenómeno em direto no facebook do Centro Ciência Viva de Constância.
O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Coruche, no dia 7 de junho, resgatou cinco cães que foram sujeitos a maus-tratos, no concelho de Benavente. No decorrer da ação foram identificados dois homens de 25 e 31 anos por maus-tratos a animais de companhia.
A Feira Nacional da Agricultura vai voltar a realizar-se presencialmente de 9 a 13 de junho, no CNEMA em Santarém. O primeiro-ministro e o Presidente da República vão estar presentes no certame, com António Costa a inaugurar e Marcelo Rebelo de Sousa, a encerrar. Também o presidente do PSD, Rui Rio, estará presente esta quarta-feira no CNEMA, no primeiro dia do certame que terá como tema “A água na Agricultura”.
«Num ano, tratarmos mais de 300 doentes em sua casa, como se estivessem no nosso hospital, nos nossos internamentos, é obra! enalteceu Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, na cerimónia de celebração do primeiro aniversário da UHD, realizada no dia 7 de junho, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria.
Mário Custódio
O nazareno Mário Custódio foi distinguido com o prémio “Melhor Diretor de Hotel” pelos Prémios Xénios – Excelência na Hotelaria, promovidos pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP). O diretor do EPIC SANA Algarve Hotel foi um dos 7 galardoados da noite de um Prémio que enaltece os melhores diretores de hotéis e empresas do setor do turismo no nosso país.
Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Coruche, resgatou, dia 7 de junho, uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) em cativeiro, no concelho de Coruche.
No seguimento de uma ação de fiscalização direcionada para as condições sanitárias e licenciamento para a detenção de animais, os elementos do NPA detetaram a ave juvenil, cuja espécie é protegida pela Convenção de Berna sobre a Vida Selvagem e os seus Habitats Naturais na Europa, que se encontrava em cativeiro.
No decorrer das diligências policiais foi identificado o proprietário, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por detenção de espécie protegida. A ave foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF), localizado na Reserva Natural do Estuário do Tejo, em Alcochete, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Fonte: CTS|GNR
Devido às obras iniciadas no Largo de São Pedro, em Leiria, está previsto que os acessos ao Comando Distrital da PSP de Leiria sejam vedados, entre os dias 14 e 24 de Junho, às viaturas particulares. Será apenas garantido o acesso pedonal aos polícias e colaboradores não policiais, bem como, a qualquer cidadão que pretenda deslocar-se às instalações do Comando Distrital. O Comando Distrital da PSP de Leiria recomenda a 2.ª Esquadra em Marrazes para eventual utilização alternativa, assim como o parque gratuito junto ao Estádio, agora com o elevador mecânico já em funcionamento.
Foi publicado segunda-feira em Diário da República o decreto que classifica como tesouro nacional o esqueleto da Criança do Lapedo e artefactos arqueológicos associados, em depósito no Museu Nacional de Arqueologia. O achado pertencente a uma criança do Paleolítico Superior, com cerca de 29.000 anos, ocorreu em 1998, na região de Leiria, num abrigo natural existente na margem esquerda do Vale do Lapedo, denominado Abrigo do Lagar Velho que tem vindo a revelar importante sequência de ocupações humanas do Paleolítico Superior, estando, desde 2013, classificado como Monumento Nacional.
Sérgio Silva é primeiro candidato da lista da CDU à Câmara Municipal de Leiria e Joana Cartaxo a primeira candidata da lista da Coligação à Assembleia Municipal. Sérgio Silva é um reconhecido técnico em matérias da gestão municipal, cidadão interventivo e conhecedor do concelho e da região de Leiria e com ininterrupta participação cívica no seio do movimento associativo local e na defesa dos interesses das populações e membro da Assembleia da União das Freguesias de Marrazes e Barosa.
Realizou-se sábado, dia 5 de junho, a atividade “Vamos limpar a Serra de Montejunto”, uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial do Ambiente promovida pela Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval que reuniu 93 participantes de ambos os concelhos.
A Câmara Municipal da Batalha aprovou o financiamento necessário para a constituição de Equipa de Vigilância e Intervenção, coordenada pelo Comando dos Bombeiros Voluntários da Batalha e que concretiza um novo dispositivo de patrulhamento, combate inicial de incêndios rurais, rescaldo e vigilância após-incêndio no Concelho da Batalha.
A secretária de Estado da Ação Social esteve presente nos Paços do Concelho da Batalha este sábado, dia 5 de junho, para apresentação da decisão municipal de assumir novas competências na área da ação social. Rita da Cunha Mendes inaugurou ainda a Residência para Idosos Nossa Senhora da Vitória, um projeto da Santa Casa da Misericórdia da Batalha que resultou na requalificação do antigo Hospital Psiquiátrico das Brancas. A nova Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) que confina com a Unidade de Cuidados Continuados da Batalha, representa um investimento de 1,6 milhões de euros.
A requalificação paisagística e ambiental da Vala dos Amiais, na entrada norte da cidade de Torres Vedras, foi inaugurada este sábado. No Dia Mundial do Ambiente, a presidente da Câmara de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recordou o empenho de Carlos Bernardes na defesa do ambiente e da sustentabilidade e na requalificação desta linha de água.
Gilberto Mendes, secretário do Estado de Desportos e Cláudio Pinto, embaixador das Seleções Nacionais de Futebol de Moçambique, efetuaram, no dia 2 de junho, uma visita à Nazaré e às suas infraestruturas desportivas, nomeadamente ao Estádio do Viveiro – Jordan Santos.
O areal da Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, junto à Avenida Marginal, tem desde o dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, um espaço de jogo e recreio instalado pela Câmara Municipal da Marinha Grande. A Câmara Municipal investiu cerca de 10 mil euros no novo espaço.
O Município do Cadaval irá promover, proximamente, um conjunto de sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”, vocacionadas para diversas entidades concelhias. A iniciativa decorre da recente integração, por parte da Câmara Municipal, do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, constituindo, até ao momento, o único município do Oeste aderente.
A Tertúlia Comemorativa do 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça vai realizar-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 3 de julho, às 15 h. A moderação é de José Alberto Vasco, com a participação de Carlos Nunes, António Manzarra, César Augusto Vasco, Hugo Amado, Miguel Ribeiro e Rita Nabais.
O ‘Passaporte das Caldas da Rainha’ está disponível para todos os que visitem a cidade, a partir de 5 de junho, dando a oportunidade a quem pernoita, no mínimo, duas noites em hotéis do Concelho, um registo da experiência. O documento oferece, ainda, visitas guiadas e vouchers para utilizar nos estabelecimentos aderentes. Esta iniciativa da autarquia, em conjunto com a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e do Oeste, pretende incentivar o turismo na região e apoiar o comércio local. O projeto foi apresentado, este sábado, pelo vereador do Turismo, Hugo Oliveira, na Bolsa de Viagens, em Lisboa.
O Auditório do Cineteatro em Porto de Mós vai receber, no dia 23 de Junho, um colóquio subordinado ao tema “Indústria dos Recursos Minerais, da Cerâmica e do Vidro: Que desafios e oportunidades? Quais são os Aceleradores Tecnológicos?”.
O evento promovido pelo Município de Porto de Mós e o Centro de Interface Tecnológica, num programa a disponibilizar brevemente, reúne entre os seus convidados, entidades do sistema cientifico tecnológico, universidades e empresas. O
público-alvo são empresários e quadros técnicos dos setores da Cerâmica, Vidro e Recursos Minerais.
O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Tomar, resgatou, dia 1 de junho, um cavalo abandonado no concelho de Ferreira do Zêzere.
No seguimento de um alerta de um cavalo a vaguear num terreno, os militares da Guarda apuraram que o animal estava abandonado há cerca de 15 anos.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, assinou, no dia 4 de junho, cinco contratos de apoio à instalação de novos estabelecimentos de comércio no Concelho de Ourém, no âmbito do apoio prestado ao combate do impacto da pandemia Covid-19.
Este sábado, dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, foi inaugurada a obra de Valorização do Ribeiro de Aveiras, em Aveiras de Baixo. A intervenção, recentemente concluída, teve início em outubro de 2020 e é cofinanciada pelo Fundo Ambiental. De referir que esta obra representa um investimento global de 200 mil euros, dos quais a Câmara Municipal conseguiu um financiamento de 170 mil euros, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental enquadrada no objetivo “Adaptar o território às alterações climáticas – concretizar o P3AC”.
O Teatro Municipal de Ourém foi inaugurado quarta-feira, dia 2 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, na presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca. Descerrada a placa, os convidados desta cerimónia solene tomaram lugar na plateia da Sala Principal do TMO, a partir de onde tiveram a oportunidade de desfrutar do dom de um dos maiores autores e intérpretes da música portuguesa, António Zambujo. João Aidos, antigo diretor-geral das Artes é o primeiro diretor artístico do TMO e o grande responsável pela qualidade da programação.
No dia 1 de junho, realizou-se no Teatro José Lúcio da Silva, Leiria, a cerimónia de entrega dos prémios do concurso escolar de cinema “Gentes e Lugares”, no qual o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto venceu na categoria de “2.º e 3.º Ciclos”. O filme vencedor “Entrevista ao Ti Luís”, produzido pelo 9ºA, deu a conhecer uma das figuras mais acarinhadas pela comunidade são-martinhense, com grande tradição marítima e piscatória.
Foi aprovada, na reunião do dia 31 de maio, a Prestação de Contas do Município de Porto de Mós referente ao ano de 2020. O principal destaque vai para a saúde financeira do município, que atinge o melhor nível dos últimos 20 anos. Desde o início deste mandato a dívida total da autarquia reduziu mais de 1,3 milhões de euros.
O La Vie avança com uma nova iniciativa, “Centro das Conversas” que trará ao Centro Comercial personalidades caldenses, com muitas histórias para contarem. Como primeiro convidado, o La Vie conta esta sexta-feira, dia 4 de junho, pelas 17 h, no Piso 2, com a presença do Arquiteto Jorge Mangorrinha.
O Partido Socialista de Azambuja já concluiu a escolha de todos os seus candidatos às Juntas de Freguesia do Concelho para as eleições Autárquicas 2021.
Desta feita, renovam a candidatura em Alcoentre, António Morgado, em Aveiras de Baixo, Carlos Piriquito, e em Vila Nova da Rainha, Mário Parruca, todos atuais presidentes da Junta da sua respetiva freguesia. Nas restantes freguesias, caras novas, por Aveiras de Cima, Gonçalo Pratas da Costa, por Azambuja, André Salema, pela União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa, Paulo Valada e por Vale do Paraíso, Sérgio Alexandre.
O Mosteiro da Batalha recebeu esta quarta-feira, dia 2 de junho, a conferência de imprensa de apresentação do ciclo “Rede Cultural 2.0”, que acontece no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro. Este ciclo, apoiado por fundos comunitários, prossegue a lógica da primeira Rede Cultural e vai levar concertos, exposições e outras formas de arte e cultura aos quatro sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial na região: Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo em Tomar e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.
Lemos Figueiredo- Adega das Frutas de Alcobaça é uma empresa familiar dedicada à produção de bebidas artesanais utilizando frutas da região. Depois da ginja e vermouth, a adega lança agora o Casanova, um dry gin produzido com Maçã de Alcobaça e cariz sustentável: utiliza fruta feia e apresenta-se numa garrafa de vidro reciclado.
A Câmara Municipal da Marinha Grande procedeu a trabalhos de arranjos diversos nos muros e escadas na marginal da Praia da vieira, de modo a garantir a segurança de pessoas e bens, aquando da sua utilização deste espaço público. A intervenção representou um investimento de cerca de 30 mil euros e realizou-se no paredão junto à Lota da Praia da Vieira, muretes e escadas de acesso ao areal da Praia da Vieira.
Enquanto algumas pessoas parecem subir de escada rolante até ao topo da carreira, outras não evoluem da forma desejada
Todos gostamos de pensar em nós próprios como profissionais-estrela e exemplares, mas há uma realidade incontornável: enquanto algumas pessoas parecem subir de escada rolante até ao topo da carreira, há outras cujo crescimento profissional não evolui da forma desejada. Se sente que está a estagnar e não consegue subir os degraus que deseja na sua carreira de trabalho, é provável que reúna as características de um dos sete perfis-tipo que nunca prosperam em ambiente laboral. A Adecco Portugal identifica os perfis e os passos que pode dar para modificar algumas posturas e prosperar na carreira profissional.
Se entende que o seu crescimento profissional está longe de prosperar, está na hora de se ‘olhar ao espelho’ e descobrir que tipo de profissional é. Se se revê em algum dos sete perfis-tipo identificados pela Adecco Portugal, está na hora de operar algumas mudanças na sua postura de trabalho para evoluir da forma que deseja. E nestes perfis vai reconhecer que são essencialmente as suas soft skills que pesam a seu (des)favor: trabalhar em equipa é saber constantemente interagir com os outros.
1 – O inseguro
O seu nível de autoconfiança pode ser o traço de personalidade que está a atrasar e a dificultar o seu crescimento profissional. A sua insegurança e falta de autoestima podem ter um grande impacto na sua carreira.
DICA: Vê-se retratado nesta descrição? Se duvidar frequentemente de si próprio no trabalho, terá de silenciar a sua crítica interior e deixar de pedir desculpa pelos erros detetados. Se duvida de si próprio, catalogue as suas realizações para que possa ver com os seus próprios olhos as áreas em que foi bem-sucedido. A recolha de provas concretas das suas realizações profissionais pode melhorar a sua confiança.
2 – O intriguista
Ninguém gosta de intrigas, mas a realidade é que todos os escritórios têm alguns. No entanto, a divulgação de rumores sobre colegas de trabalho pode ter grandes repercussões. Os mexericos no trabalho prejudicam as relações, não as constroem.
DICA: Ninguém vai confiar num bisbilhoteiro, o que significa que a sua reputação no local de trabalho irá sofrer. Sair do moinho de bisbilhotices e maledicência do escritório permitir-lhe-á reparar relações com colegas que tenha ofendido.
3 – O hipersensível
Tem dificuldade em aceitar críticas construtivas? Está longe de estar sozinho, mas o seu feedback construtivo destina-se a ajudá-lo, não a magoá-lo, e pode ser uma ferramenta valiosa para o seu crescimento profissional. Por conseguinte, é necessário desenvolver uma pele espessa que o impeça de ser uma daquelas pessoas que nunca prosperam no trabalho por causa disso.
DICA: As pessoas que crescem na sua carreira profissional tiveram, provavelmente, muitas críticas e nem todas positivas ao longo do seu percurso. Muito frequentemente, as pessoas hipersensíveis são as suas piores críticas, e isso pode dificultar a aceitação do feedback que recebem e fazer uma mudança positiva. Por isso, terá de aprender a silenciar a sua crítica interior, ouvir realmente o que a outra pessoa está a dizer, por muito desconfortável que isso o possa fazer sentir, e criar um plano de ação sobre como se está a sair no trabalho. Use o feedback que recebe para sair do saco daqueles que nunca prosperam no trabalho.
4 – O seguidor
Se acredita mais no julgamento dos outros, do que no seu próprio, para o guiar nas iniciativas de trabalho, é melhor preparar-se para assumir que o seu chefe irá escolher outro colega na hora de promover alguém da equipa. Seguramente alguém a quem sabe que pode recorrer e que mostre iniciativa.
DICA: Por conseguinte, chegar-se à frente é estabelecer-se como líder. Independentemente de estar ou não numa posição de gestão, mostrar capacidades de liderança ajuda-o a ganhar visibilidade dentro de uma organização, o que pode levar a mais oportunidades de progresso. A sua melhor abordagem é criar oportunidades que o ajudem a diferenciar-se dos seus colegas de trabalho em vez de os seguir. Para ganhar visibilidade, considere assumir um papel de liderança num comité na sua organização. Precisa de construir primeiro a sua confiança? Começar a falar durante as reuniões da equipa e oferecer-se para liderar um projecto. Não se desvanecer do grupo.
5 – O perfil de baixo rendimento
Para promover o seu crescimento profissional, terá de melhorar o seu desempenho. É in-con-tor-ná-vel!
DICA: A chave para melhorar a qualidade do seu trabalho é obter um feedback construtivo do seu gestor direto sobre a identificação de áreas problemáticas. Descubra porque não está a corresponder às suas expetativas. Se o seu chefe adotar uma abordagem mais descontraída em relação à gestão, terá de solicitar ativamente o seu feedback para passar de um desempenho abaixo do normal para um desempenho acima do normal.
6 – O sabe-tudo
Um sabe-tudo é a primeira pessoa a avaliar qual deve ser o orçamento mensal, quantos artigos a publicar no blogue da empresa, ou como lidar com um cliente difícil. Contudo, estes perfis também podem ser extremamente difíceis de trabalhar porque não gostam de receber feedback e pensam que têm todas as respostas. Acabam por ser pessoas que nunca prosperam no trabalho.
DICA: Soa familiar? Antes de dar a sua opinião, faça uma pausa e ouça realmente o que os outros estão a dizer. Deve permanecer aberto à colaboração e considerar as opiniões de outras pessoas.
7 – O capacho
Está farto de ser pisado pelos seus colegas e chefias? Deixar os seus colegas tratá-lo desta forma pode dificultar a sua seleção para uma promoção, mesmo que seja a pessoa mais qualificada para o trabalho que desempenha.
DICA: A maioria dos ‘capachos’ são pelo menos parcialmente responsáveis pelo seu estatuto de pisoteado. Identificar as razões pelas quais está a ser pressionado (está a evitar conversas difíceis ou a deixar que outros fiquem com os louros do seu trabalho?) para que possa começar a mudar esses comportamentos.
Saber progredir na carreira profissional inclui reconhecer quando está na hora de sair de um mau trabalho. Sente-se como se estivesse a ser passado por cima uma e outra vez sem culpa sua? É tempo de procurar outro emprego e deixar um lugar onde se tenha tornado uma daquelas pessoas que nunca prosperam no trabalho. É tempo de encontrar um empregador que valorize as suas contribuições.
Sobre o Grupo Adecco
O Grupo Adecco é a empresa líder em consultoria de talento e soluções de Recursos Humanos. Acreditamos na construção de um futuro inclusivo, que funcione para todos e, todos os dias, possibilitamos mais de 3,5 milhões de carreiras.
Capacitamos, desenvolvemos e contratamos talentos em 60 países, permitindo que as organizações abracem o futuro do trabalho. Como uma empresa Fortune Global 500, lideramos pelo exemplo, criando valor compartilhado que alimenta economias e constrói sociedades melhores.
A nossa cultura de inclusão, empreendedorismo e trabalho de equipa capacita os nossos 30.000 colaboradores. Estamos orgulhosos de ter sido constantemente classificados como um dos ‘Melhores Locais do Mundo para Trabalhar’ pelo Great Place to Work®.
A The Adecco Group AG está sediada em Zurique, Suíça (ISIN: CH0012138605) e listada na SIX Swiss Exchange (ADEN). O Grupo é alimentado por três unidades de negócios globais: Adecco, Talent Solutions e Modis.
Fonte: IMS|GSM
“Prédio Ideal em quarentena”, de Tânia Lopes Martins
“Cubículo: A Saída” é o nome da exposição online e edição serigráfica que a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria acaba de lançar, através de um cruzamento de diferentes áreas discursivas da Escola, mediante um exercício de curadoria experimental, onde obras de vídeo, desenho, fotografia, som e pintura, convergem num modelo binário de galeria virtual e edição em serigrafia enviada por correio postal. A exposição foi lançada no dia 1 de junho e está disponível no site www.cubiculoasaida.com, até dia 16 de junho.
A exposição resulta da sexta edição do “Cubículo”, onde foi lançada uma open call a estudantes e recém-licenciados da ESAD.CR, com a intenção de apresentarem um retrato, ainda que indireto, da produção artística no contexto de sucessivos confinamentos, constrangimentos e distanciamentos, num período marcado pela limitação de liberdades e aumento de intolerâncias, mas também pelo despertar e reformular de consciências.
Toda a programação funciona no site da exposição, num formato de apresentações duplas, diariamente entre 1 e 16 de junho. Paralelamente, pode ser feita no mesmo site a subscrição da publicação em serigrafia, com contribuições de alguns dos participantes.
O projeto conta com as participações de Ana Felício e João Lopes, Filipa Morgado, Gabriel Bôtto, Inês Bijóia, Joana Cruz, Luísa Pereira da Fonseca, Luíze Reina Jundze, Maria Fradinho, Maria Miguel von Hafe, Mariana Marques, Miguel Ângelo Marques, Pedro Nunes, Romie, Rui Faria e Filipe Mendes, Sebastião Casanova, Tânia Lopes Martins, Teresa Sampaio, Tomás Marreiros, João Duarte, João Amélio, Álmos Fekete, MVTILDE e o coletivo Luscofusco.
O “Cubículo” é um projeto curatorial da licenciatura em Programação e Produção Cultural, que promove a diversidade de discursos, propostas e criações artísticas, acolhendo obras das diversas áreas disciplinares da ESAD.CR. Mais informações estão disponíveis através do e-mail: cubiculo.esad.cr@gmail.com.
Fonte: Midlandcom
Esta sexta-feira, dia 28 de maio, em Pataias, teve lugar a reunião da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Alcobaça, tendo participado já os militantes que se seguiam na lista A, em consequência da demissão, nas últimas semanas, de alguns militantes da referida lista. Em virtude da vacatura do cargo de presidente da Comissão Política, Ana Margarida Martinho – membro imediatamente a seguir na ordem da lista – aceitou o cargo e vai estar concentrada no trabalho de campanha eleitoral autárquica, apoiando os candidatos autárquicos eleitos democraticamente.
A Câmara Municipal da Batalha vive uma situação financeira saudável e apresenta meios libertos positivos de 1.912.361 euros, que compara com os 1.886.542 euros em 2019, ou seja, um aumento de 1,4%, que serão aplicados em novos projetos de investimento e reforço de medidas de apoio social à população
O Projeto EEA Grants Oeste Adapta – Planeamento da Adaptacao Climática Municipal na Região Oeste, promoveu, no dia 31 de maio, o primeiro Workshop de capacitação técnica de apresentação do programa metodológico dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, da estrutura do programa de capacitação e identificação de necessidades de informação.
Sábado, 5 de junho, o Borboletário Tropical, localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, na freguesia de Santa Margarida da Coutada, concelho de Constância, vai comemorar o seu oitavo aniversário com um leque de atividades alusivas ao evento. Às 10h, terá lugar uma visita guiada ao PASM e ao Borboletário Tropical, denominada «A importância das borboletas na natureza».
O Politécnico de Leiria, o Politécnico de Coimbra e a Universidade do Porto foram as Instituições de Ensino Superior (IES) mandatadas para a outorga da escritura de constituição da Associação Portuguesa de Serviços Desportivos do Ensino Superior (APSDES), que teve lugar no último dia 27 de maio, em Leiria. A associação ficará sediada no Politécnico de Leiria.
A ministra da Agricultura estará presente esta sexta-feira, dia 4 de junho, no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, para a apresentação do projeto e da estratégia definida para a inovação agrícola no concelho de Leiria, seguido da assinatura de protocolo de cooperação no âmbito da Rede de Aceleração e Inovação Agrícola. Maria do Céu Antunes visitará ainda a TecniFerti – Empresa de produção e comercialização de fertilizantes líquidos, com soluções inovadoras, nomeadamente ao nível da agricultura de precisão e fertilização inteligente.
Terminou domingo o Leiria Film Fest 2021 que contou com cerca de 400 visitantes e um programa ambicioso e mais de 50 curtas-metragens. “Dessa Água Não Beberei”, dos realizadores tomarenses Pedro Caldeira e Paulo Graça, foi o filme vencedor da competição regional, que engloba municípios vizinhos para além de Leiria.
Tiveram início os trabalhos de requalificação do Largo de São Pedro, junto ao Castelo de Leiria, uma obra incluída no conjunto de intervenções previstas para toda aquela zona patrimonial. Num investimento de 790 mil euros, financiado por fundos europeus, a empreitada tem como objetivos facilitar o acesso ao Largo e ao Castelo.
O candidato da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Peniche é Alexandre Caneira, de 41 anos de idade, coordenador do Sindicato da Pesca do Centro e da Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca.
A Apresentação Pública do Candidato ocorrerá no dia 5 de junho, no Fórum da Parreirinha.