Edição: 287
Diretor: Mário Lopes
Data: 2024/10/16
Centro histórico de Santarém vai ser palco de visitas guiadas nos próximos meses no âmbito da exposição de rua, ‘Vamos Ver As Montras’, que se encontra patente em algumas montras de antigas lojas, hoje desocupadas.
Orientação é de José Rai- mundo Noras, o autor desta investigação sobre a história do comércio tradicional.
Realiza-se no dia 26 de outubro, com início pelas 9 h, na Black Box da Central do Caldeirão, mais uma edição do Encontro de Historiadores do Ribatejo, uma iniciativa do Fórum Ribatejo com o apoio do Município de Torres Novas. Inscrições são gratuitas, sujeitas à lotação, e devem ser efetuadas até dia 24 de outubro, através do e-mail agenda.museu@cm-torresnovas.pt.
Município de Ourém formalizou, no dia 7 de outubro, o acordo de transferência de gestão das Casas dos Magistrados de Ourém para a autarquia, finalizando o processo que agora permite a reabilitação e a instalação de serviços municipais nestes espaços devolutos da Cidade.
43ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém vai decorrer de 17 a 27 de outubro, na Casa do Campino, em Santarém. O programa foi apresentado a 1 de outubro, no Chefs Agency Studio, em Lisboa. A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) é parceira deste grande certame nacional e vai dinamizar o Salão de Vinhos e Gastronomia, no 1º piso da Casa do Campino, que vai funcionar todos os dias, com provas de vinhos e produtos regionais de todo o país, e animação musical e cultural.
O município da Lourinhã irá organizar o Aguar- dente DOC fest Lourinhã, entre os dias 15 e 17 de novembro, no Pavilhão Polidesportivo Municipal e no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense. Objetivos são promover a Aguardente DOC Lourinhã e os seus produtores, atraindo novos públicos, bem como servir de elo de ligação com produtores de outros destilados, de diferentes pontos do continente e ilhas.
A 2ª edição do Festival do Bunho e do Pão de Barbela realiza-se a 4, 5 e 6 de outubro, pro- movido pela Junta de Freguesia da Moçarria, em parceria com a comunidade e as associ- ações locais.
Face à relevância e notoriedade do evento para a identidade cultural local, o Município de Santarém vai atribuir um subsídio no valor de dez mil euros.
O Município de Alcobaça associa-se e convida todos a participar nas Jornadas Europeias do Património 2024, este ano subordinadas ao tema “Rotas, Redes e Conexões”. Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia desde 1999, cabe ao Património Cultural a Coordenação Nacional das JEP.
51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica arranca já esta segunda-feira, 16 de setembro. Organizado pelos municí- pios de Alcobaça e Caldas da Rainha em colaboração com a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de
Cerâmica, o evento, o primeiro em território nacional, reunirá cerca de 300 especialistas internacionais.
Concertos, espetáculo de paraquedismo, gastronomia regional e venda de cebolas, produtos agroalimentares e artesanato são algumas das propostas da edição de 2024 da Feira Nacional da Cebola (FRIMOR), que decorre de 29 de agosto a 1 de setembro, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior e zona envolvente. Inauguração da FRIMOR contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias; do secre- tário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim; da deputada Isaura Morais; e do presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques.
No dia 15 de agosto comemorou-se em Santa Cruz o “Dia do Saloio” com o habitual cortejo etnográfico e demons- trações de danças e cantares pelos ranchos participantes. Nesta que foi a sua 25.ª edição, estiveram presentes os seis ranchos que mantêm a sua atividade no concelho de Torres Vedras e que neste dia desfilaram pelas ruas de Santa Cruz ao longo de dois percursos distintos.
O Município de Torres Novas vai promover, na Praça 5 de Outubro e na Praça dos Claras, a 37.ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos, que decorrerá de 3 a 6 de outubro. O evento, que se realiza em pleno coração do centro histórico de Torres Novas, procura afirmar o concelho como «capital dos frutos secos» e dinamizar um setor com fortes raízes na tradição e na cultura torrejanas. O recinto incluirá cerca de 80 expositores de frutos secos e derivados, artesanato, produtos alimentares, bem como uma área de restauração e um programa de animação ao longo dos 4 dias do certame.
A Região Oeste de Portugal volta a reunir dois dos seus maiores ícones, o vinho e a Pera Rocha do Oeste, no Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha, que decorre de 13 a 18 de agosto na Mata Nacional do Bombarral. Este evento, que é um dos mais antigos da região, junta mais de 90 expositores e celebra a tradição e a qualidade dos produtos do Oeste proporcionando aos visitantes a oportunidade de, durante seis dias, provarem os melhores vinhos, apreciarem a pera rocha das mais diferentes formas enquanto assistem a concertos de artistas consagrados no panorama musical português.
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria vai lançar e apresentar o projeto ‘Memória Educativa Virtual: Digitalização e Preservação do Acervo do Museu Escolar de Marrazes’, no próximo dia 7 de agosto (quarta-feira), pelas 11h00, no Museu Escolar de Marrazes, em Leiria.
O evento de apresentação do projeto conta com as intervenções de Pedro Morouço, diretor da ESECS, Paulo Clemente, presidente da União das Freguesias de Marrazes e Barosa, Graça Sampaio, diretora do Museu Escolar de Marrazes, Virgínia Ávila, professora da Universidade de Pernambuco (Brasil), e Rita Brites, técnica do Museu Escolar de Marrazes.
O projeto visa a digitalização de materiais impressos, como livros, documentos, jornais, entre outros que compõem o acervo do Museu Escolar de Marrazes, com o propósito de preservar, divulgar e facilitar o acesso online à história e à memória da educação em Portugal, especialmente no distrito de Leiria. A digitalização será realizada nas instalações da ESECS, por bolseiros dos cursos de licenciatura, a cada semestre letivo, por tempo indeterminado.
O Museu Escolar de Marrazes foi criado por um grupo de professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Marrazes, em 1992, resultado do projeto pedagógico ‘A Escola através dos tempos’. O museu foi aberto ao público a 16 de maio de 1997 e, em 2001, passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus. Na exposição permanente do museu destaca-se a réplica de uma sala de aula do Estado Novo, com as carteiras, lousas, ponteiros, canetas de aparo, orelhas de burro, régua, palmatória e as batas. É também possível visualizar uma coleção de brinquedos tradicionais, uma mostra sobre a Mocidade Portuguesa e os livros de instrução primária desde o século XIX.
Convidamos os senhores jornalistas a acompanharem o evento de lançamento e apresentação do projeto ‘Memória Educativa Virtual: Digitalização e Preservação do Acervo do Museu Escolar de Marrazes’, promovido pela ESECS do Politécnico de Leiria, no próximo dia 7 de agosto (quarta-feira), pelas 11h00, no Museu Escolar de Marrazes, em Leiria. Esperamos poder contar com a vossa presença!
Fonte: On-It!
Aljubarrota Medieval, a História ao vivo, está quase a chegar. De 10 a 15 de agosto, pode viajar no tempo pelas tavernas com refeições medievais, onde não faltarão iguarias da época para degustar:carne no espeto, sopas tradicionais, o afamado pão da padeira, queijos, enchi- dos, doces, compotas, vinhos e licores. Os 639 anos da Batalha de Aljubarrota vão ser celebra- dos com a grande recriação no dia 11 de agosto, pelas 18h00. Tavernas Medievais, Acampa- mento Militar, Mostra De Armas, Cortejos, Torneios e Justas, A- nimação, Artes de Rua, Danças e Meneios, Música ao Vivo, Teatro Histórico e Espetáculo de Fogo completam programa.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pombal recebe no dia 29 de julho, às 18h, a sessão de apresentação do Volume I do Tomo I da Obra Completa Pombalina. A apresentação estará a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins, da Fundação Calouste Gulbenkian, e Viriato Soromenho-Marques, um dos coordenadores científicos da Obra.
A Sirolis anunciou a participação na Feira Medieval de Leiria deste ano, apresentando uma réplica 3D em betão do icónico Castelo de Leiria. Este projeto inovador, combina tradição e tecnologia de ponta e promete ser mais uma das atrações do evento, de 18 a 21 de julho. Criada com a tecnologia SIR3D, é demonstrativa da capacidade da Sirolis em trans- formar ideias ambiciosas em realidades concretas.
Câmara Municipal de Alcobaça chegou a acordo com os proprietários do terreno entre o Mosteiro de Alcobaça e o Rio Alcoa, na Rua D. Pedro V e, em breve, levará o assunto a reunião de Câmara e a uma Assembleia Municipal extra- ordinária.
A CDU lamenta, em comunicado, que sucessivos executivos de maioria PSD não tenham avançado para expro- priação, como sempre sugeriu, após tentativas de chegar a acordo, em 1998 e em 2002, quando decorria a obra da envolvente do Mosteiro e pos- teriormente. Lamenta que só agora tenham optado, para en- cerrar o assunto, pela compra, por 2,150 milhões de euros.
A Torre Sineira da Igreja de São João Baptista de Tomar é um verdadeiro tesouro histórico que agora está acessível a todos. A Torre oferece aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar na rica história de Tomar. Classificada como monumento nacional, construída no século XV e requalificada em 2023, esta igreja é um exemplo impressionante da arquitetura manuelina.
O projeto cívico de salvaguarda e musealização do património mineiro de Rio Maior entrou no dia 14 de junho numa nova fase com a assinatura do contrato de empreitada para a execução de obras de reabilitação da antiga secção de trituração da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal, celebrado entre a EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, e a empresa JM Bernardes & Filhos Lda. As obras em curso concretizam o objetivo fundamental que presidiu à criação da EICEL1920 em 2010: a salvaguarda e musealização da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal.
Por proposta da Alambi, Alenquer homenageou Camões no 500º aniversário do seu nascimento, com o descerramento de uma placa invocativa do poeta, no jardim das Águas, local dos olhos de á- gua invocados no canto III d’Os Lusíadas.
Camões referiu várias vezes Alenquer na sua obra, quer na lírica, na correspondência, ou em Os Lusíadas, mostrando um bom conhecimento deste território.
O Município de Torres Novas, em colaboração com 27 restaurantes do concelho, promove de 21 a 30 de junho, a 3.ª Mostra de Sabores e Produtos do Território. As especialidades gastronómicas disponíveis vão desde as costeletinhas de borrego com arroz de frutos secos à enguia frita ou grelhada, sem esquecer a doçaria à base de produtos tradicionais da região.
O Festival da Sardinha da Praia do Pedrógão celebra as bodas de prata e traz a sardinha à mesa vestida de gala. O icónico Festival da Sardinha celebra a sua 25.ª edição de 4 a 7 de julho e de 11 a 14 de julho e a ementa promete, com chefs à volta da grelha, com os chefs João Sá, Joaquim Saragga Leal, Manuel Maldonado,, Vítor Adão, Ilídio, Jorge e Paulo Monteiro.
Tal como manda a tradição, Santarém vai receber na manhã de sábado, 8 de junho, o habitual desfile de campinos e de gado, que vão novamente percorrer as ruas do centro da cidade. A 70ª Feira do Ribatejo/60ª Feira Nacional de Agricultura realiza-se de 8 a 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, que este ano assinala o 30º Aniversário.
“Estudar Trabalho Vidreiro: para uma História à Boca do Forno” foi o tema da conferência proferida pela investigadora Emília Margarida Marques, que teve lugar no sábado, 25 de maio, no Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e do investigador Jorge Custódio, para além do público que foi interagindo com a oradora, durante a apresentação.
O livro ‘O último engraxador de Santarém – me- mórias de Vítor Tomé’ foi apresentado no dia 23 de maio, no histórico Café Central, no centro da cidade, local onde o homenageado exerceu a sua profissão ao longo de décadas. Familiares de Vítor Tomé – hoje com 91 anos e a residir num lar – recordaram episódios do engraxador, que ficou conhecido como ‘excelência’.
“Estudar o Trabalho Vidreiro: para uma História à Boca do Forno” é o título da conferência proferida pela investigadora Emília Margarida Marques, no dia 25 de maio (sábado), pelas 16h, no Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande, integrado no ciclo de conferências “O Vidro no Museu – Necessidades e Narrativas”.
A Vidrala assinou o contrato com a Câmara Municipal da Marinha Grande para doação do património documental da Fábrica Santos Barosa – Vidros S.A., no dia 8 de maio, nas instalações da empresa. O contrato foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, e pelo presidente da Vidrala, Carlos Delclaux.
De 11 a 19 de maio, Constância recebe a 4ª edição do Festival da Fataça, a ter lugar nos 10 restaurantes aderentes. Assim, nos restaurantes A Quinta dos Amores, D. José Pinhão, Central Park, Dewal Divina, Entre Rios, Kais 66, Leopoldina Tavernas, Pezi- nhos no Rio, Taverna 1488 e Vila Camões poderá apreciar vários pratos de fataça.
Museu das Máquinas Falantes de Alcobaça foi inaugurado na tarde do dia 25 de Abril, com a presença do secretário de Esta- do do Planeamento e Desenvol- vimento Regional, Hélder Reis, natural da Maiorga, e da vice-presidente da Turismo do Centro, Anabela Freitas. Este novo museu representa um reforço importante da excelente rede museológica municipal e da sua projeção nacional.
Com esta nova infraestrutura museo- lógica, o Município de Alcobaça cumpre o objetivo de dar a conhecer um património único que nasceu do empreendimento emérito do seu colecionador-fundador: José Madeira Neves (1933-2003).
Desde o 4 de maio até ao dia 12 de maio a Chamusca recebe a maior festa do Concelho – a Semana da Ascensão’24. Durante nove dias não vão faltar grandes concertos e espetáculos, petiscos, showcookings, folclore, artesanato, música tradicional, animação musical, workshops, exposição de produtores e de agentes económicos.
Parece que foi ontem, mas já lá vão três décadas desde que uma ideia simples com um nome perfeito, não só criou um evento de sucesso em Tomar, como o amplificou a nível nacional, tornando a sopa num prato capaz de arrastar multidões. O Mouchão, bucólico jardim rodeado pelo rio Nabão, vai receber sábado, dia 4 de maio, a partir das 12h30, o 30º Congresso da Sopa, este ano com 37 variedades de sopa.
O Museu das máquinas falantes vai ser inaugurado em Alcobaça no dia 25 de abril às 15h, dia em que se assinalam 50 anos da Revolução dos Cravos. O Museu, representado pela sua significativa coleção, tem como aspiração marcar o panorama dos museus da tecnologia do som, das telecomunicações e da rádio difusão.
Este museu cumpre o objetivo do Município de Alcobaça de dar a conhecer um património que nasce a partir do colecionador-fundador: José Madeira Neves (1933-2003). Após a aquisição do es- pólio à família do colecionador, vai estar acessível a todos esta fabulosa coleção que enriquece a rede museológica nacional.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) vai comemorar, dia 30 de abril, o seu 17º aniversário, na Casa do Campino, em Santarém, com a inau- guração da Sede Nacional, a entrega dos Prémios Prestígio, eleição da Cidade do Vinho 2025 e entrega de placas de ade- são a 25 novos municípios associados.
No âmbito dos trabalhos de prospeção do projeto “Carta Arqueológica da Lourinhã”, desenvolvidos ao abrigo de uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foram identificados, no final de 2023, num terreno agrícola na freguesia de Re- guengo Grande, 2 estruturas circulares em argila cozida, com cerca de 70 cm de diâmetro. Após avaliação pela ex-DGPC, decidiu-se por uma intervenção arqueológica de emergência, com o objetivo de salvaguardar as estruturas da sua destruição iminente pelos elementos natu- rais. Foram então identificadas mais cinco estruturas, com características idênticas.
O Município de Leiria associa-se, uma vez mais, à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob o tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza”.
Em Leiria, a data vai ser assinalada com diversos eventos, com o objetivo de promover a consciencialização do público para a importância da salvaguarda e preservação do património cultural. Entre os dias 15, 17, 18 e 20 de abril, os vários espaços culturais da cidade de Leiria transformam-se num palco de enaltecimento ao património, apresentando uma programação diversificada, que vai desde a dança, à música, passando pelo teatro, atelieres e uma exposição temporária de fotografia.
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai inaugurar o Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, dia 16 de abril, às 10h30, após um investimento superior a 600 mil euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assun- tos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020, após as negociações do Município com a Administração Central e que foi desbloqueada em julho de 2023. A ADAE, como o apoio do Município da Marinha Grande, vai apresentar a Estratégia de Desenvolvimento Local – ADAE MAR 2030, com as grandes linhas de apoio às zonas costei- ras dos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal.
O Castelo de Pombal vai regressar à época medieval entre 19 e 21 de abril para se transformar num Mer- cado Medieval para rever entrega do Foral a Pombal, em 1174, por Gualdim Pais. Programa municipal terá três dias de animação, música, danças, teatro e espetáculos.
A partir desta quinta-feira, dia 27 de março, o território do Geoparque Oeste passa a ser reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO. Esta chancela é concedida pela Rede Global de Geoparques e validada pelo Conselho Executivo da UNESCO a este território que integra os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O Geoparque Oeste passa a ser o 6º Geoparque Mundial da UNESCO em Portugal, e um dos mais de 200 territórios com esta chancela em todo o mundo.
Vestir Constância com flores de papel por ocasião da Páscoa é uma tarefa partilhada por escolas, instituições e moradores de todo o concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse nas Festas do Concelho de Constância / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, nos dias 29, 30 e 31 de março e 1 de abril,
maravilhando os que elegem a vila para destino turístico de Páscoa
No arranque da Semana do Turismo Industrial, o Museu do Vidro, na Marinha Grande, proporcionou quatro visitas noturnas, este sábado, 16 de março, que foram conduzidas pelos ilustres Marquês de Pombal e pelos irmãos Guilherme e Philadelphia Stephens. Iniciativa do Município da Marinha Grande pretende dar a conhecer este que é o único museu em Portugal dedicado à indústria vidreira.
Lançado no final de outubro de 2023, o concurso de ideias “Do Mosteiro ao Castelo – Acessibi- lidade e Nova Mobilidade” assu- miu-se como o ponto de partida à promoção da reabilitação urbanística e ambiental do Centro Histórico da cidade de Alcobaça, valorizando o espaço público enquanto fator de dife- renciação e afirmação territorial. Ao todo foram submetidos 8 projetos dos quais seriam esco- lhidos 3 projetos vencedores. O anúncio dos autores teve lugar no dia 11 de março, na reunião de câmara pública: 1º prémio – 10 mil € – João Pedro Siopa Alves;
2º prémio – 5 mil € – Sardoeira & Delgado; 3º prémio – 2500 € – Ana Rita Carvalho.
Como forma de comemorar os 20 anos da Rede Global de Geoparques, foi lançado no dia 28 de fevereiro, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o programa turístico – Portugal na Rota dos Geoparques, que irá percorrer os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses. Este programa é da inteira responsabilidade da agência de viagens – Oestetur – sediada nas Caldas da Rainha, com uma vasta experiência na organização e acompanhamento de grupos, contando com a estreita parceria dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses e apoio do Turismo de Portugal.
O programa das Festas São Pedro 2024 foi apresentado no dia 28 de fevereiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa, com a presença de Eduardo Amaral, vice-presidente e vereador da Cultura e Turismo do Município de Porto de Mós. As Festas terão lugar entre 28 de junho e 7 de julho, tendo como temática a “Liberdade”.
O Município de Torres Novas, em colaboração com 31 restaurantes do concelho, promove de 22 a 31 de março, o 33.º Festival Gastronómico do Cabrito. Pratos vão do cabrito assado no forno com batatas e grelos ao cabrito na púcara, pas- sando pelo ensopado de cabrito, cabrito no vinho e cabrito à padeiro, sem esquecer a doçaria à base de produtos tradicionais, como frutos secos.
Em 2024, o Museu Rural e do Vinho será anfitrião de cinco almoços enogastronómicos que integram a programação Cidade do Vinho 2024. Os vinhos do concelho, da região Tejo, serão apresentados pelos enólogos e produtores, que os conhecem como ninguém. À mesa estarão as propostas de 5 Chefs que aliam a frescura da inovação, à tradição da gastronomia ribatejana. Estão disponíveis 250 lugares À Mesa no Museu para que as pessoas inscritas possam provar dezenas de vinhos de nove marcas do Cartaxo em cinco momentos enogastronómicos únicos apresentados pelos Chefs convidados.
A Feira das Tasquinhas de Rio Maior abre portas a 1 de março e promete, durante 10 dias, dar a conhecer saberes e sabores da culinária regional aos cerca de 100 mil visitantes que,ano após ano, se deslocam ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior. 16 Tasquinhas típicas são geridas por quase mil voluntários, que apresentam os pratos mais apetecidos da sua terra, do ensopado de borrego ao cabrito serrano.
São Pedro pregou uma partida, ao trazer uma meteorologia menos agradável, porém não foi o que impediu os foliões de saírem à rua para fazerem a festa. Cerca de 450 mil foliões estiveram nas ruas de Torres Vedras para as festividades. Com o fim do Carnaval deste ano sob o tema “Carnaval do Futuro”, findaram as celebrações do centenário.
A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada, em Óbidos, realiza-se no dia 18 de fevereiro, domingo, com início às 15 horas. Esta dá início às celebrações pascais na vila de Óbidos e pretende responder às necessidades de preparação espiritual para o período da Quaresma que se inicia.
Mais de 500 pessoas passaram nos dias 27 e 28 de janeiro, pelo Festival das Sopas, promo- vido pelo Sport Clube Escolar Bombarralense com o apoio do Município. Nesta 7.ª edição, o público pôde degustar uma dezena de sopas, confecionadas pelas seções do clube e pelos alunos do Curso Profissional de Restauração do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
O município da Lourinhã, em colaboração com o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, apre- senta livro Dom Lourenço Vicente- Percursos em torno de um Arcebispo em tempos de mudança, a 27 de janeiro, às 15h, no Auditório do Centro Cultural. A sessão contará com a presença de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca Emérito.
O número de visitantes aos espaços museológicos do Município de Leiria atingiu um total de 306 771 pessoas, em 2023. O castelo de Leiria destacou-se no que diz respeito ao número de visitantes, tendo registado 120.742 entradas, corro- borando assim tendência de crescimento que tem mantido nos últimos anos.
O Município do Bombarral assinou, no dia 5 de janeiro, um protocolo de coo-peração com a Universidade Lusófona para o estudo, por alunos de mestrado, da origem da Novena de Famões. O protocolo visa fomentar o estudo do Património Cultural Imaterial concelhio, nomeadamente a Novena de Famões. Pretende-se uma validação científica, identificando as origens e características especificas desta tradição, ativa graças à dedicação da população local.
O Município da Marinha Grande dinamiza a conferência “Inventário Museológico: um belo ponto de partida”, proferida por Filipa Lopes, conservadora / restauradora do Museu da Assembleia da República, no dia 13 de janeiro, às 16h, no Foyer do Museu do Vidro, no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro. A participação é gratuita.
A Direção Regional da Cultura do Centro revela um olhar íntimo sobre o Património Cultural Imaterial com o lançamento do livro “Saber Ser. Saber Fazer. O Património Cultural Imaterial da Região Centro”, que pretende apresentar um mapeamento rigoroso das múltiplas manifestações imateriais da Região Centro.
Dia 19 de dezembro, às 15h30, será realizada a cerimónia de reabertura do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, após conclusão da intervenção promovida pela Direção Regional de Cultura do Centro e financiada no âmbito do PRR-Programa de Recuperação e Resiliência. A cerimónia será presidida pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, contando com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro e da diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.
Com um investimento de cerca de 450 mil euros, intervenção retificou problemas graves do edificado, que colocavam acervo em risco.
A Biblioteca Municipal de Ourém acolheu, no dia 12 de dezembro, a apresentação da obra “Arte de Amar”, de Ovídio, com tradução e anotações de Carlos Ascenso André. Antes da introdução à obra de Ovídio, Carlos André anunciou a sua decisão de doar à Biblioteca Municipal de Ourém todas as suas publicações ainda não incluídas no catálogo.
O Município de Santarém e Direção-Geral do Património Cultural assinaram sexta-feira, dia 24 de novembro, os Contratos Interadministrativo de Cooperação e Financiamento para a realização do projeto de consolidação estrutural das Muralhas de Santarém. Contratos têm apoio financeiro de 2,5 milhões € ao abrigo do PRR.
Os 25 anos da descoberta da Criança do Lapedo e do Abrigo do Lagar Velho vão ser assinalados, em Leiria, com um programa que visa a valorização de um dos mais importantes achados arqueológicos em Portugal, numa parceria entre o Município de Leiria e o Ministé- rio da Cultura, até finais de 2024. Em 1998, a desco- berta do Menino do Lapedo, com 29.000 anos, foi um feito marcante na paleoantropologia mundial.
Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Terri- torial, inaugurou, dia 16 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça, a 25ª Mostra Inter- nacional de Doces e Licores Conventuais. Entre as mais de 300 iguarias destacam-se Cornucópias, Pão-de-Ló de Alfeizerão, Trouxas do Mondego, Brisas do Liz, Licor de Ginja e Pastéis de Santa Clara.
O “Bolo Rei” confecionado pela “Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro” obteve a distinção Melhor dos Melhores no 12º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que decorreu a 7 de novembro e que o CNEMA, em Santarém, realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção.
A 25ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais decorre no Mosteiro de Alcobaça, de 16 a 19 de novembro. Além da tradicional mostra com 34 participantes (26 produtores e 8 mosteiros / ordens monásticas), os 25 anos da Mostra serão assinalados com um vasto programa cultural onde se destaca showcookings com alguns dos maiores especialistas gastronómicos nacionais.
A cerimónia de abertura do Centro de Interpre- tação da Abelha e do Mel terá lugar no dia 26 novembro, domingo, às 11, no edifício da antiga escola primária, no Poço da Chainça, freguesia de São Bento, com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, e do presidente da Vertigem – Associação Promoção do Património, Rui Cordeiro.
No total, são 11 os pratos que vão estar disponíveis nos dez restaurantes aderentes ao 4º Festival do Javali, que vai decorrer em Constância de 18 a 26 de novembro. Bochechas de javali, cataplana de javali; caril de javali; chanfana; ensopado; favada; feijoada e tartelete de javali são algumas das iguarias à mesa.
O concurso “Do Mosteiro ao Castelo – Acessi- bilidade e Nova Mobilidade” foi aprovado, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de Alcobaça, de 16 de outubro. A cidade de Alcobaça, mais propriamente o centro histórico, tem visto o seu despovoamento aumentar progressivamente. Contudo, o período pós pandemia denunciou um grande crescimento em termos turísticos, facto que veio motivar uma intervenção no meio urbano que responda às respetivas necessidades.
Câmaras Municipais do Cartaxo e da Azambuja são coorganizadoras do Dia de S. Martinho no Bairro, que vai percorrer o território vinhateiro dos dois concelhos. O desafio foi lançado pelas casas agrícolas que vão abrir as portas das adegas aos visitantes- Qtª da Lapa (Manique do Intendente), Vinhos Franco (Casais dos Penedos) e Vinhos Casal da Fonte (Vale do Paraíso).
XLVII Feira Nacional do Cavalo, que coincide com a XXIV Feira Internacional do Cavalo Lusitano e com a Feira de São Martinho, um evento de grande impacto nacional e internacio- nal que reúne milhares de visitantes, decorre de 3 a 12 de novembro na Golegã. A GNR, através do Comando Territorial de Santarém, entre os dias 3 e 12 de novembro, desenvolve uma operação para garantir a segurança de todos os visitan- tes, com a colaboração de diversas entidades, na Golegã e envolvente, de modo a garantir a segurança e a tranquilidade pública dos visitantes, entida- des e habitantes locais e o controlo e fluidez rodoviária.
O Município de Santarém aprovou um apoio financeiro de 6 mil euros à Junta de Freguesia da Moçarria para a realização do 1º Festival do Bunho e do Pão (Barbela).
Esta iniciativa, que se realizou de 6 a 8 de outubro, deu a conhecer dois produtos que se revestem, desde sempre, de muita importância nas atividades locais da Freguesia da Moçarria.
A reabertura do restaurante de aplicação pedagógica, “Claustro Monfortino”, da escola de Hotelaria de Fátima, vai ter lugar já no dia 2 de novembro. Menus já estão disponíveis até ao final do mês de novembro.
Para quinta-feira os alunos de Cozinha vão preparar uma refeição com base nos sabores de outono.
Será lançado no dia 4 de novembro, sábado, às 15h30, um livro editado pelo Município de Torres Novas. A obra, intitulada Os judeus em Torres Novas. A repressão inquisitorial no concelho de Torres Novas (séc. XVI-XVII), de António Mário Lopes dos Santos, será apresentada na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, e resulta de um trabalho de anos do autor.
O Município de Torres Novas organiza, entre 17 e 26 de novembro, o VI Festival Gastronómico das Couves com Feijões, que decorrerá em 40 restaurantes aderentes. Este festival visa contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos típicos da gastronomia torrejana e conta com o envolvimento da Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal da Aroeira.
A CIMLT e os municípios da Lezíria do Tejo estão de volta ao Festival Nacional de Gastronomia, que este ano assinala a sua 42ª edição. O Festival decorre de 27 de outubro a 5 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Os municípios da Lezíria do Tejo voltam a animar o certame com promoção turística, cultural e gastronómica no stand intermunicipal da CIMLT e com momentos de cozinha ao vivo no espaço de showcooking do Festival. Os municípios voltam também a animar todo o recinto, com folclore, animação musical e recriações etnográficas. Cada dia do Festival volta a ser dedicado a um município da Lezíria do Tejo, decorrendo com um programa próprio de atividades.
Foi assinado, dia 23 de outubro, entre a Câmara Municipal de Abrantes e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social o auto de cessão do imóvel situado na Estrada Nacional 3, em Alferrarede Velha, onde funcionam as instalações do Centro Cívico de Alferrarede Velha. Com a transferência do imóvel onde hoje funciona o Centro Cívico para o Município de Abrantes, resolve-se um problema antigo.
O imóvel inte- grava o património da Casa do Povo de Abrantes e uma vez que não se encontrava afeto a fins de segurança social, o Município de Abrantes solicitou a transferência de propriedade para a autarquia.
A Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes já abriu portas e até domingo, além dos vários doces e especialidades dos 34 expositores presentes no certame, haverá oficinas de doçaria, espetáculos musicais, atividades culturais e desportivas para toda a família. Doçaria dos Doçaria dos Açores, Alcobaça, Amarante, Aveiro, Arouca, Caldas da Rainha, Constância, Évora, Felgueiras, Lamego, Madeira, Nisa, Ovar, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz, Sardoal, Sintra, Tentúgal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha junta-se à palha de Abrantes, tigelada e outras iguarias abrantinas, no Centro Histórico desta Cidade, na Esplanada 1º de Maio, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.
O Município de Santarém apresentou, no dia 10 de outubro, o projeto Museu de Abril e dos Valores Universais, na Assembleia da República, à respetiva Comissão, com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal e outros autarcas e do coronel Correia Bernardo, Capitão de Abril.
O Prove Leiria Doçaria está de volta ao Mercado de Sant’Ana, de 20 a 22 de outubro, para mais uma edição que promete dar a conhecer o que de mais doce se faz em Leiria. Este evento, de entrada gratuita, vai contar com convidados muito especiais para dinamizar os workshops, entre eles, a pastelaria Atelier do Doce, o Chef Luís Gaspar e a multifacetada Joana Barrios. As crianças também vão ter o seu momento, com um workshop protagonizado pela Chef Lisa Silva. A animação geral ficará a cargo do Luís Trigacheiro e da banda Tinto Verano que apresenta 300 and Friends.
O Workshop’23 decorreu no dia 2 de outubro, na Igreja de Santa Maria da Pena, no Castelo de Leiria, e no Museu de Leiria.
Ao longo do dia foram apresentados, por investigadores e equipas de arqueologia, os resultados mais recentes que surgiram das intervenções arqueológicas realizadas no Castelo de Leiria. O workshop proporcionou às diversas equipas de investigação e de arqueologia preventiva envolvidas nestes trabalhos um espaço de partilha e discussão de resultados, capaz de promover a concretização do potencial científico deste vasto acervo de dados e espólio arqueológico que é o castelo.
Em outubro o coelho volta a ser rei no Concelho do Bombarral em mais uma Quinzena Gastronómica dedicada a esta carne de caça. Esta 6.ª edição decorre de 19 a 29 de outubro, podendo participantes degustar tanto pratos tradicionais, como os mais inovadores. Foram 18 os restaurantes do concelho que responderam positivamente ao desafio da autarquia e que, durante 11 dias, põem à prova deliciosas iguarias. A Quinzena Gastronómica do Coelho é promovida pelo Município do Bombarral, em parceria com os estabelecimentos aderentes, e pretende promover a atração de novos públicos, desafiando-os a experimentarem novos sabores.
A origem do incêndio ocorrido nos Pavilhões do Parque D. Carlos I, símbolo icónico de Caldas da Rainha, não está apurada, estando a decor- rer investigações pela Polícia Judiciária. Para o PCP, “este é um exemplo das consequências da política de património do Estado, com a compla- cência de muitas autarquias, de abandono e desleixo visando a entrega ao capital privado.”
O incêndio que ocorreu no dia 25 de setembro, pelas 16h40, no último piso de um dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, foi controlado em menos de três horas.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques, as causas prováveis da ocorrência remetem indiciariamente para a possibilidade de “intervenção humana”.
O Museu das 2 Rodas, em San- galhos, Anadia, foi o cenário, no dia 28 de setembro, para a ceri- mónia de adesão de 25 novos aderentes da Rede de Turismo Industrial da Região Centro. A ação inseriu-se na celebração do Dia Mundial de Turismo. A adesão dos novos aderentes foi formalizada com a assinatura da Declaração de Colaboração, entre a Turismo Centro de Por- tugal, municípios e parceiros da rede de Turismo Industrial identificados no decorrer do ano de 2023, no âmbito da futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial. Estes novos aderentes juntam-se aos 22 que já tinham entrado na fase inicial do processo, em 2022.
No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o Castelo de Porto de Mós inaugurou um serviço de visitas guiadas, através de áudio guia. O público que visita museus, palácios e monumentos é muito diversificado tendo por isso neces- sidades diferentes relacionadas com nacionalidade, contexto social, condição de saúde, idade e perfil educativo.
Pedro Mafama, D.A.M.A, Sons do Minho e Sai do Chão – Tributo a Ivette Sangalo (seguidos dos djs Bombatuke, Sara Santini, Dupla Mete Cá Sets e I Love 90’s) são os cabeças de cartaz da Feira de Santa Iria, que decorre em Tomar de 13 a 22 de outubro. Como em 2022, os concertos, gratuitos, vão ter lugar na Várzea Grande, estendendo-se o certame entre aquele espaço e o Mercado.
Dia 1 de outubro, comemoram-se em Torres Novas os 833 anos da atribuição do foral por D. Sancho I, em 1190, marcando a fundação do concelho. pro- grama conta com presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, incluindo visita ao núcleo Mu- seológico da Central Hidroelétrica do Caldeirão, a inauguração das obras da Casa Humberto Delgado e apresentação da obra de Sam Abercromby
Terá lugar, dia 30 de setembro, no Núcleo Muse- ológico da Central Hidroelétrica do Caldeirão, mais um Encontro de Historiadores do Ribatejo, uma iniciativa do Município de Torres Novas e do Fórum Ribatejo, com tema influências europeias no Ribatejo. Programa integra a apresentação do livro Cardiga ou a História de uma Quinta (1169 / 2019), do professor e investigador Luís Batista.
Esta quarta-feira, 20 de setembro, às 15h30, a nova residência de estudantes na Vila da Batalha – Casa da Obra – será inaugurada numa cerimónia com a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
A nova residência de estudantes surge no âmbito de um protocolo entre o Município da Batalha e o Politécnico de Leiria.
Município de Alcobaça associa-se e convida todos a participar nas Jornadas Europeias do Património 2023. Este ano subordinadas ao tema Património Vivo, as JEP pretendem explorar práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso patrimó- nio cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e recriando-se através de comunidades e grupos.
Domingo, 24 de setembro, às 15h30, irá realizar-se no Castro de Pragança (Serra de Montejunto) a apresentação do livro “A Metalurgia do Povoado de Pragança,Cadaval,no contexto da Idade do Bronze / I Idade do Ferro na Estremadura”,de Ana Ávila de Melo. Tema foi Tese de Doutoramento, no Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra.
É já nos dias 23 e 24 de setembro que acontece a sétima edição da Ceyceyra Medieval, recriação histórica que tem vindo a atrair mais atenções sobre o passado de Asseiceira, antiga sede de concelho,hoje sede de freguesia,em Tomar. Com o casario bucólico e pitoresco como cenário, an- tiga vila tem as condições ideais para a reconsti- tuição, sempre atenta ao rigor histórico, dos tem- pos medievais em que era ponto de passagem.
O aspiring Geoparque Oeste esteve presente na 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco, em Marraquexe. Conselho Executivo do Programa de Geoparques Mundiais da Unesco reuniu para analisar as novas candi- daturas a Geoparques Mundiais. A candidatura da Associação Geoparque Oeste, foi aprovada por unanimidade, passando assim à fase seguinte.
Seis anos depois da última edição, o Festival de Setembro regressou à Vila Medieval de Ourém. Durante três dias, o Centro Histórico acolheu um conjunto de iniciativas de cultura, conhecimento e diálogo em torno da diversidade cultural. Inspi- rada no tema “Nós, Migrantes”, edição parte das trajetórias da emigração oureense para França, Reino Unido, Brasil, Angola e Moçambique.
O Convento de Cristo recebe, no dia 16 de setembro, conferência “Os Novos Cavalei- ros do Mar (Poder,Responsabilidade, Honra, Oceanos e Templarismo”, no âmbito da Ex- posição/Instalação “Telesma e os Cavaleiros do Mar”, patente no Monumento. Oradores são Luís Vieira-Baptista, artista plástico, e Mário Parra da Silva, bioengenheiro.
O XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval realiza-se de 5 a 9 de setem- bro, no Mosteiro de Alcobaça. O evento é promo- vido pela Associação Hispânica de Literatura Medieval em parceria com a Universidade Aberta e o seu polo do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A Real Estrada D. Maria I / D. Maria Pia foi construída para ligar Lisboa ao Porto no reinado de D. Maria I, também chamada Pia. No concelho de Rio Maior (Asseiceira e Alto da Serra), no de Porto de Mós (Pedreiras) e no da Batalha, (Jardoeira), chama-se Estrada D. Maria I ou apenas D. Maria, mas em Alcobaça tem o nome de D. Maria Pia.
D.A.M.A, Hybrid Theory e Quim Barreiros são cabeças de cartaz da FRIMOR – Feira Nacional da Cebola, que decorre de 31 de agosto a 3 de setembro, na zona em redor do Pavilhão Multiusos de Rio Maior. Festival de Bandas Filarmónicas, um Espaço Lounge e um Radical Park são algumas das novidades desta edição.
No âmbito das Jornadas Europeias da Cultura Judaica, o Centro de Interpretação da Comuni- dade Judaica de Torres Vedras apresenta, de 3 de setembro a 1 de outubro, a exposição A Diás- pora Judaica Portuguesa, organizada por Editorial Chandeigne,apresentada por Associação Hagadá | Tikvá – Museu Judaico Lisboa, sobre a história da diáspora judaica no contexto sefardita.
O município da Lourinhã promove, até 15 de setembro, no sítio arqueológico de S. Lourenço dos Francos, na União de Freguesias de Mira- gaia e Marteleira, a campanha de escavação arqueológica, que decorre no âmbito do Projeto Plurianual de Arqueologia S. Lourenço dos Francos: Entre o Mundo Romano, a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média.
O festival Novas Invasões irá ter lugar entre 31 de agosto e 2 de setembro. A 5.ª edição do evento, inspirado no imaginário das invasões napoleónicas a Portugal, que passaram por Torres Vedras, constitui-se simultaneamente como um ponto de confronto criativo e de afirmação de uma visão europeia baseada na diversidade. A conferência de imprensa de apresentação desta edição do Novas Invasões realizou-se no dia 22 de agosto, num dos locais que acolhe o festival: o Parque do Choupal.
Aitor Arregi, do restaurante estrela Michelin Elkano, irá estar na Lourinhã, a 26 de agosto, a convite de João Rodrigues e do projeto Matéria, num almoço servido no Forte de Paimogo,onde irá cozinhar para dezenas de pessoas. Numa grelha ao ar livre, onde o peixe e marisco serão estrelas, Aitor traz a experiência do restaurante basco, conhecido como “a catedral do peixe”.
O município da Lourinhã celebrou os 215 anos da Batalha do Vimeiro, no dia 21 de agosto, com uma cerimónia em colaboração com o Exército Português, junto ao Monumento Comemorativo do Centenário da Batalha, no Vimeiro. Na inau- guração da mostra “A Cadeira do Rei” esteve presente D. Afonso, da Casa de Bragança, numa alusão à visita de D. Manuel II,115 anos antes.
Os CTT lançaram uma emissão filatélica sobre o Mosteiro Santa Maria da Vitória, uma das mais belas obras da arquitetura nacional e europeia. Este excecional conjunto arquitetónico resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha travada em 14 de agosto de 1385, que garantiu a independência de Portugal.
Dia 21 de agosto, a partir das 9h30, decorrerão, na freguesia do Vimeiro, Lourinhã, as Comemo- rações Oficiais do 215º Aniversário da Batalha do Vimeiro. Às 9h30, há missa evocativa, na Igreja de São Miguel; 11h, Cerimónia de Home- nagem aos Combatentes da Batalha do Vimeiro, em colaboração com o Exército Português; Inau- guração da mostra “A Cadeira do Rei”, no CIBV.
A Feira de São Bernardo, a grande festa do concelho de Alcobaça, é um momento de celebração e de reencontros de todas as gerações. Junto ao Mosteiro, irão atuar 5 artistas nacionais: Calema (dia 18), Wet Bed Gang (19), Os Quatro e Meia (20), Xutos e Pontapés (21) e Ivandro (22).
Destaque ainda para a 1ª Festa da Maçã.
Aljubarrota Medieval celebra, no dia 14 de agosto, os 638 anos da Batalha de Aljubarrota e prossegue até ao feriado, 15 de agosto. Milhares de visitantes já acorreram à vila histórica do concelho de Alcobaça desde sábado, para desfrutar das Tavernas Medievais, Mostra de Armas, Acampamento Militar, Cortejos, Torneios e Justas, Animação, Danças e Meneios, Artes de Rua, Música ao Vivo, Jograis e Rábulas. Aljubarrota Medieval viaja até ao passado glorioso de Portugal. Uma recriação histórica da época medieval e da Batalha de Aljubarrota. São 4 de dias em que se pode viajar no tempo e celebrar com a família e amigos num clima de festa e boa gastronomia.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, vai marcar pre- sença na inauguração do 38.º Festival do Vinho Português e 28.ª Feira Nacional da Pera Rocha, que decorrem de 10 a 15 de agosto na Mata Municipal do Bombarral. O cartaz inclui Banda Xeques Orquestra, ProfJa, Cuca Roseta, Rita Guerra, João Pedro Pais e Toy.
O Mercado Medieval de Óbidos foi visitado, este ano, por mais de 150 mil pessoas. A edição de 2023 teve como tema “A Guerra das Rainhas”, ou seja, a disputa entre D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, naquele que foi o escândalo de bigamia do século XIII. A edição de 2024 já tem data marcada, será de 18 a 28 de julho.
Ruínas romanas Villa Cardílio, em Torres Novas, retomaram, no dia 25 de julho, o seu funcio- namento, após os trabalhos de valorização do espaço, com a requalificação do edifício de acolhimento e enquadramento paisagístico das ruínas e deli- neamento de percurso de visita, com sinalética explicativa. As ruínas romanas, situadas a cerca de 3 km de Torres Novas, foram postas a descoberto pelas escavações de Afonso do Paço em 1962.Trabalhos permi- tiram descobrir um conjunto de alicerces, bases de colunas e pavimentos ornamentados com padrões de «tesselas» de uma quinta romana, com 3 áreas: entrada, peristilo e ninfeu.
Aljubarrota Medieval vai trazer ‘A História ao Vivo’ de 12 a 15 de agosto à freguesia de Aljubarrota, concelho de Alcobaça. Uma recriação histórica da época medieval e da Batalha de Aljubarrota. A feira inclui Tavernas Medievais, Acampamento Militar, Mostra de Armas, Cortejos, Torneios e Justas, Danças e Meneios, Artes de Rua, Música ao Vivo, Jograis e Rábulas.
O Município de Santarém mantém a sua política de cooperação com as freguesias na prossecução de investimentos que promovam os interesses próprios das populações locais e, por isso, aprovou um apoio de 55.884€ à Junta de Freguesia de Alcanhões, para requalificação das Fontes de Santa Marta, do Povo e Santo António.
O Mercado Medieval de Óbidos abriu portas na quinta-feira, 20 de julho, e prolonga-se até dia 30. O dia inaugural juntou alguns milhares de visitantes, num total que, segundo a organização, deverá, até ao final do evento, chegar às 150 mil pessoas. Este ano, o evento terá como base uma “guerra” entre duas rainhas. Trata-se da disputa entre D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, naquele que foi o escândalo de bigamia do século XIII. Evento conta com escultura de figuras em alto-relevo ao vivo e a exposição “Embaixadores da Natureza”, composta por diversas aves de rapina, como corujas, falcões, águias e mochos.
O aspiring Geoparque Oeste recebe, de 24 a 28 de julho, a missão de avaliação da UNESCO, um importante passo no reconhecimento deste território como Geoparque Mundial da UNESCO. Ilias Valiakos (Lesvos Island UGGp) e Allysson Pinheiro (Araripe UGGp) são os avaliadores da Rede Mundial de Geoparques que, durante 5 dias, passarão pelos seis municípios que constituem o aspiring Geoparque Oeste – Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras-, de modo a conhecer o território de forma presencial.
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão, em São Pedro de Moel, está aberta ao público, de 15 de julho a 27 de agosto de 2023.
A Casa-Museu, também conhecida como “Casa-Nau”, pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira (1878-1946), tendo sido o seu local de criação de eleição.
A Câmara Municipal da Marinha Grande iniciou a construção do Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, que representa um investimento de cerca de 500 mil euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020. O Centro Interpretativo será formado por duas componentes – o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovi- suais sobre a arte xávega que ocupará o espaço dos pavilhões 1 e 2; e os espaços “vivos” de apoio à arte nos pavilhões 3 a 8, com a sua utilização pelas companhas, dos apetrechos das artes da pesca tradicional.
Cerca de 800 mil pessoas encheram as ruas da cidade de Tomar este domingo, dia 9 de julho, para assistir ao Cortejo dos Tabuleiros, o ponto mais alto da Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos. A Festa contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de integrar parte do desfile pelas ruas da cidade.
O secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, e José Bernardo Nunes presidente da Câmara do Cadaval marcaram presença nas celebrações do 109.⁰ Aniversário do Município de Castanheira de Pera, no dia 4 de julho. Recorde-se que os dois Municípios partilham uma história comum relativa ao fabrico do gelo, tendo criado recentemente a “Rota do Neveiro”.
A anteceder a abertura das ruas orna- mentadas, decorreu, no dia 5 de julho, o lançamento de um livro fundamental para a preservação dessa tradição e da própria feitura dos tabuleiros. “A Magia das Mãos e do Papel nas Flores dos Tabuleiros”, de José Joaquim Ferreira Marques, é um verdadeiro manual para a confeção de flores de papel.
O Convento de Cristo acolhe o lançamento do livro “A Templária” de Maria João Fialho Gouveia, no dia 8 de julho, pelas 19 horas, que será apresentado pelo Tenente-General Vizela Cardoso. O evento terá lugar no Terreiro do Castelo com a presença da autora, contando ainda com Carlos Almeida, da Bertrand Editora. A Templária retrata o Reino de Portugal no ano de 1296.
O festival das músicas bonitas está de regresso ao Mosteiro e vila da Batalha, de 23 a 25 de junho, com Espetáculos, Exposições, Workshops, Artes Circenses e Atividades Paralelas. Do cartaz constam concertos de David Fonseca, Filipe Sambado, Luca Argel, Cristina Clara e Pedro Jóia, SFISTIkATEd, entre outros espetáculos. Nesta edição com dois palcos – Palco Santa Casa e Palco Emergentes, GDA – dedicado aos talentos emergentes. O festival continua a celebrar a cultura popular e os músicos portugueses e associa-se às comemorações dos 40 anos de Património Mundial do Mosteiro com um espetáculo dedicado ao Fado, à canção de Coimbra e ao Cante Alentejano.
O aspiring Geoparque Oeste inaugura, no dia 29 de junho, na Rua 6 de Outubro nº 2, no Bombarral, o CIGO – Centro de Interpretação Geoparque Oeste. O CIGO pretende ser a principal porta de entrada do aspiring Geoparque Oeste, disponibilizando ao visitante uma viagem por 250 milhões de anos, num único espaço, conhecendo as pegadas que a evolução do planeta Terra deixou neste território, onde destacamos o nascimento do oceano atlântico, os dinossauros e os seus trilhos, o aparecimento do homem, as grandes civilizações, as conquistas portuguesas e os costumes e tradições que moldam a personalidade e o dia a dia das gentes do território.
As Festas do Bodo estão de regresso a Pombal com uma programação diversificada que conjuga tradição com inovação, de 27 de julho a 1 de agosto. Cartaz conta com FF e Banda Filarmó- nica Ilhense (27), Plutónio (28), The Gift (29); Gisela João (30); Resistência (31) e Bonga (dia 1 de agosto).
O Município da Marinha Grande celebrou um contrato de depósito documental com o munícipe Eduardo Gaspar, para guarda, tratamento técnico-arquivístico, conservação, estudo e acesso público de um conjunto de documentos dos séculos XVIII e XIX.
O munícipe manifestou a sua vontade em que os mesmos fossem depositados no Arquivo Municipal da Marinha Grande enquanto fosse vivo.
No seguimento da fase de discussão pública da 2.ª alteração à 1.ª Revisão do PDM da Batalha, e tendo por base o indeferimento da CCRDC ao pedido de prorrogação das medi- das preventivas, irá decorrer, dia 16 de junho, às 21 h, no Salão da Igreja Paroquial do Reguengo do Fétal, uma Assembleia Popular da CED “Pedreiras… só com História”.
Mercado Medieval de Óbidos, que, este ano, decorre de 20 a 30 de julho, terá como tema a “guerra” entre duas rainhas de Portugal. A disputa entre D. Matilde II e D. Beatriz, ambas casadas com D. Afonso III, foi o escândalo de bigamia do século XIII.
O lançamento de “Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo terá lugar no dia 18 de junho, domingo, às 14h30, no Jardim da Biblioteca de Alcanena. A leitura deste livro evidenciará abundantes fundamentos que levaram Luís Duarte Melo a biografar seu bisavô Francisco Serra Frazão, a contextualizar os seus registos de vários Ribatejos em mudança.
De 6 a 9 e de 13 a 16 de julho, começa a 24.ª edição de um evento que já é um clássico dos festivais de verão na região centro. São já duas dúzias de eventos a servir sardinha da boa, mas o cardápio musical não fica nada atrás: Quim Barreiros, Blaya, Polo Norte, Jorge Guerreiro, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Hi-Fi, Banda Rytmos, Cinderela e os Bons Rapazes. O Festival decorrerá no recinto montado junto à rotunda sul e estende-se aos restaurantes aderentes que fazem dos seus espaços extensões deste certame que é já uma referência do programa de animação de verão nas praias da região. São servidos?
Desde 19 de maio, os visitantes do Convento de Cristo têm à sua disposição duas maquetes volumétricas e táteis instaladas no circuito de visita; uma maquete do complexo monumental na portaria e uma segunda maquete da Janela Manuelina, no Claustro de Santa Bárbara. Este projeto de acessibilidade e inclusão foi pensado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) para permitir a todos os visitantes destes monumentos uma melhor compreensão dos espaços e, simultaneamente, responder às necessidades de pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão).
Câmara Municipal da Marinha Grande adjudicou, na reunião de 22 de maio, a construção do Centro Interpretativo da Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, pelo valor de 488 mil euros+IVA, e um prazo de execução de 180 dias. Após 4 anos, o Município recebeu o despacho de homologação do acordo de transferência de competências, a celebrar entre o Estado e o Município da Marinha Grande.
Este domingo, dia 21 de maio, pelas 15h00, a Serra de Montejunto será novamente palco de uma Recriação Histórica na Real Fábrica do Gelo, este ano com uma aposta na profissionalização da iniciativa, que será levada a cabo pela empresa Sons e Ecos.
Este evento pretende “contar a estória” daqueles que viveram e usufruíram do gelo proveniente da serra. Povo e realeza estarão presentes nesta recriação, que também pretenderá trazer ao presente as vivências das gentes do século XVIII.
A 2.ª edição dos livros “Elites políticas de Leiria: 1910-2000”, da autoria de Acácio Fernando de Sousa, produção editorial da Hora de ler, vai ser apresentada no dia 27 de maio, sábado, em Leiria. A sessão decorrerá na recém-restaurada Casa do Deão (ex-edifício do Ateneu), local emblemático no cruzamento da sociedade leiriense, à Praça Rodrigues Lobo, em Leiria. Mas, em vez de uma apresentação formal, a organização propõe uma conversa, conduzida pelo autor, com Isabel Damasceno, 1.ª mulher a ascender à presidência da Câmara de Leiria, e Carlos André, último Governador Civil do Distrito de Leiria do século XX.
Na Praça da República, ranchos do con- celho de Alcobaça, vestidos a rigor, irão recriar, de 20 a 21 de maio, o ambiente do Mercado do séc. XIX, que tinha lugar junto ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Nessa época, agricultores e artesãos, das freguesias do concelho, vinham à Vila regularmente vender os seus produtos: pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, cestas e peças de barro.
É esse ambiente que se procura reviver, onde não faltarão danças, cantares, bailes, jogos tradicionais, idas à fonte e desfiles de noivos.
“Leiria há 100 Anos” regressa à cidade do Lis, no fim de semana de 27 e 28 de maio. Esta recriação histórica é um evento de rua com o qual o Município de Leiria e a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura mostram como era Leiria há 100 anos e como é que os leirienses viviam e se divertiam à época.
A partir de maio, os visitantes do Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Palácio Nacional de Mafra, monumen- tos classificados como Património Mundial e do Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra), terão à disposição maquetes volumétricas dos edifícios e réplicas e pormenores construtivos e decorativos, que poderão tocar e melhor apreender.
As maquetes volumétricas destes edifícios históricos e a reprodução de elementos construtivos e decorativos, de que são exemplo a janela Manuelina do Convento de Cristo, ou os túmulos do Mosteiro de Alcobaça, são materiais tácteis que foram produzidos para melhor poderem ser interpretados no decurso dos percursos expositivos, tornando desta forma o património mundial acessível a todos.
Desde 2017 que o Município de Alcobaça participa na iniciativa europeia “Bom Dia Cerâmica”, que assinala o Dia Europeu da Cerâmica, em cerca de 200 cidades da Europa. O Município de Alcobaça, um dos fundadores da AptCVC, associa-se ao programa europeu e nacional com um conjunto de iniciativas a não perder.
Foi assinada no dia 11 de maio, em Óbidos, a escritura para aquisição do Convento de São Miguel, nas Gaeiras, à Comu- nidade Intermunicipal do Oeste. A partir deste dia, o Município de Óbidos é o dono do imóvel que data dos inícios do século XVII e que possui a construção típica de um convento francis- cano. A autarquia adquiriu o convento por 1,1 milhões de euros, num pagamento diluído em 10 anos. Para o presidente da Câmara de Óbidos, “o valor proposto era ligeiramente inferior, mas, reconhecendo que a qualidade e potencial do investimento vale a pena, a proposta de pagamento em 10 anos é equilibrada”.
O LeiriaShopping acolhe a primeira exposição na cidade de Leiria e na zona Centro dos 120 anos da Harley-Davidson, a marca americana mais famosa para os amantes das duas rodas e de adrenalina. De 12 a 21 de maio, a icónica marca de motociclos associa-se ao centro comercial com a exposição – “Harley-Davidson: A História do Mito” – 120 anos.
A Exposição de Cerâmica de Alcobaça “Teresa e os Pintores de Loiça Artística de Alcobaça” vai ser inaugurada no dia 20 de maio às 15h,no Museu do Vinho de Alcobaça
O Município de Alcobaça, através da programação do Museu do Vinho de Alcobaça, acolhe esta iniciativa da Casa São Bernardo, Estafette Magic Tour e da Coleção de Faiança Família Couto Serrenho.
Nos dias 19, 20 e 21 de maio, a Praça Dr. Eugénio Dias, em Sobral de Monte Agraço, volta a receber a Festa do Pão, uma iniciativa do Município e das associações do concelho para reviver a tradição dos fornos a lenha, recriando várias receitas de pão e de outras iguarias. O certame contará com muita animação, incluindo música e dança, além de visitas ao Moinho de Vento do Sobral.
Decorreu sábado, dia 6 de maio, no Mouchão, a 29ª edição do Congresso da Sopa, iniciativa pioneira de cariz solidário, gastronómico e cultural, organizada pelo Município de Tomar. Cerca de 2500 pessoas aderiram ao evento cuja oferta contou com 42 variedades de sopa, da responsabilidade de 27 entidades participantes, entre restaurantes, associações e o Pingo Doce. Também marcaram presença adegas/ produtores de vinho do concelho, coletividades e produtores locais num congresso com muita animação musical e espaço de diversão para os mais pequenos.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu a “Festa dos Tabuleiros”, concelho de Tomar, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, conforme publicação hoje, 8 de maio de 2023, em Diário da República. A “Festa dos Tabuleiros” integra-se nas festividades desenvolvidas ao Culto do Divino Espírito Santo e realiza-se em Tomar, geralmente de quatro em quatro anos, no princípio de julho, assumindo este formato desde 1987. Porém, a sua realização referencia-se no séc. XIX.
O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, unidade dos Empreendimentos Turísticos Montebelo, foi galardoado com o “Prémio Reabilitação”, no âmbito do Prémio Nacional do Imobiliário 2023.“Prémio Reabilitação” destacou o projeto de requalificação do Claustro do Rachadouro do Monteiro de Alcobaça, que deu lugar ao Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, o mais recente hotel 5 estrelas do Grupo Visabeira.
A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas da Rainha, construída junto ao edi- fício do Hospital Termal, mandado construir pela Rainha D. Leonor, integra o património cultural e museológico do Centro Hospitalar do Oeste e irá reabrir no dia 15 de maio. Reabertura ocorre após fecho para restauro e conservação de todo edifício e que teve um investimento de cerca de 500 mil euros.
O Município de Leiria e a Fundação Caixa Agrícola de Leiria promovem no dia 7 de maio (Domingo), às 15h30, no Museu de Leiria, o lançamento do livro, em grande formato “O Saque da Cidade de Leiria – Catálogo da Exposição”, da autoria de Carlota Simões, José Marques da Cruz e Rui Ribeiro, produção da Hora de Ler.
As comemorações dos 49 anos do 25 de Abril no concelho de Alcobaça passaram, como é tradi- ção, pela cerimónia de homenagem ao Marechal Humberto Delgado, junto ao monumento em sua memória, na Cela Velha. Coube a José Abreu anunciar uma iniciativa da sociedade civil, um projeto de intervenção no local que pretende associar uma estrutura museológica ao monumento a Humberto Delgado que possa, em permanência, dar o testemunho da vida do General Sem Medo e do contributo que deu para a liberdade.
Já lá vão praticamente três décadas que uma boa ideia, não só criou um evento de sucesso em Tomar, como o amplificou a nível nacional, tornando a sopa, num prato capaz, só por si, de arrastar multidões.
Em plena primavera, num dos espaços bucólicos de Tomar, o Mouchão, vai então decorrer, no dia 6 de maio, a partir das 12h30, o Congresso da Sopa. Iniciativa pioneira em Portugal, regressa com 42 tipos de sopa, de 27 participantes, restaurantes, associações e patrocinador.
Haverá sabores para todos os gostos, de sopa de leitão a sopa de cogumelos com paprica, a sopa de caran- guejo, canja ou sopa da pedra, até propostas mais arrojadas.
No âmbito do ciclo de tertúlias que o Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, tem vindo a realizar, decorreu no dia 29 de abril, a sessão “A poesia de Afonso Lopes Vieira”, organizada pelo Município da Marinha Grande e Associação Cultural e Recreativa da Comeira, com cerca de 60 pessoas, entre as quais o presidente Aurélio Ferreira, a vereadora Ana Alves Monteiro, Carlos Franco, Adélio Amaro e Cristina Nobre.
A reabilitação da Azenha da Ponte, no Ameal, foi inaugurada dia 25 de abril. A cerimónia integrou as Comemorações do Dia da Liberdade e contou com dezenas de munícipes, que viram com entusiasmo a reabertura deste edifício que marcou a história da freguesia de Ramalhal. Ato contou com o descerra- mento de uma placa de inauguração.
O Município do Bombarral assinalou, no dia 22 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios proporcionando uma tarde de aprendizagem e diversão com o jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: O Principio do Fim”, que nos convida a viajar no tempo através de alguns dos principais acontecimentos históricos associados às Invasões Francesas, tais como a Batalha da Roliça. A atividade decorreu nas instalações da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó e teve a participação de quatro equipas, que no final da iniciativa foram brindadas pela autarquia com um jogo para puderem aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre este período da história de Portugal.
A Semana da Ascensão’23 decorre este ano de 13 a 21 de maio e reúne grandes espetáculos que prometem animar as nove noites da maior semana do Concelho da Chamusca. Os Quatro e Meia, Toy, Os Azeitonas, Carolina de Deus e Bárbara Tinoco, Karetus, Rosinha, Ivandro, Ana Bacalhau e Custódio Castelo estão no cartaz.
Terá lugar no dia 1 de maio, a inauguração e visita do núcleo museológico da Central do Caldeirão e requalificação patrimonial do moinho e lagar do Caldeirão. Este novo núcleo resulta da recuperação da ex- Central Hidroelétrica, responsá- vel pela produção e distribuição de energia elétrica, em Torres Novas, desde o início do século XX. A coleção de arqueologia industrial original foi intervenci- onada e recuperada,sendo hoje repositório de memórias da vila operária de Torres Novas. O trabalho contou com os teste- munhos de ex-funcionários da Central e foram salvaguarda- das as características arquitetónicas do edifício.
As comemorações oficiais do 25 de Abril em Alcobaça 1974-2023 terão lugar na Cela Velha, localidade da casa de família do General Humberto Delgado, opositor do ditador Oliveira Salazar. Fundador da TAP, Humberto Delgado foi candidato à Presidência da República em 1958, tendo sido assassinado pela polícia política (PIDE) em 1965.
O Município das Caldas da Rainha promove o “Festival da Lagoa”, de 21 de abril a 1 de maio, juntando gastronomia e atividades turístico-culturais na Lagoa de Óbidos, Foz do Arelho e Nadadouro. Na Foz do Arelho, aderiram 7ª Vaga, Cabana do Pescador, Café Central, Cais da Praia, Cocos Veggie&Tal, Inatel, Marisol, O’Clock Café, Novo Oásis, O Gronho e Tibino.
.A Câmara Municipal de Torres Vedras vai assinar o contrato de financiamento para a conservação da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Matacães, dia 20 de abril, com a presença da presidente da Câmara, Laura Rodrigues, secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, e presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida.
Decorreu no dia 16 de abril, a IX Feira da Laranja Conventual, evento organizado pelo Convento de Cristo com as parcerias do Município de Tomar e União de Juntas de Freguesia de S. João Baptista e Santa Maria dos Olivais.Evento solidário contou, entre turistas e visitantes exclusivos para a feira, com mais de 4000 pessoas.
Feira de época de Torres Novas terá lugar de 1 a 4 de junho no centro da cidade, tendo como tema «Femina Mvndi | Ângela e Luiza – As Irmãs Sigeas.
Filhas de Diogo de Sigeu e Francisca de Velasco, família de eruditos e humanistas muito influente na corte de D. João III, as irmãs marcaram a sociedade torrejana no século XVI.
Por ocasião do Dia Mundial da Terra, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe, no dia 21 de abril, sexta-feira, a partir das 10h30, a conferência «Dinossáurios e o Monumento Natural da Pedreira do Galinha» com Galopim de Carvalho, numa iniciativa de entrada livre direcionada à comunidade escolar e ao público em geral.
Está a decorrer a segunda edição da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”. Até 16 de abril, domingo, são mais de 170 experiências originais de norte a sul do País e Açores. “À Descoberta do Turismo Industrial” percorre uma oferta turística diferenciadora, numa agenda pontuada por visitas a fábricas em laboração e equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais. A programação para este ano tem como referência, entre outros, as Salinas de Rio Maior (Rio Maior), a Indústria Vidreira (Marinha Grande) ou o Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento).
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril. O Município de Alcobaça associa-se à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, na comemoração deste dia com a finalidade de promover uma abordagem crítica ao universo do património cultural.
Entre abril e junho, pode descobrir o território apaixonante do concelho de Alcobaça, através das Visitas Gratuitas ao Percurso Camoniano em Cerâmica de Alcobaça, São Martinho do Porto, Parque Verde, Mosteiro de Coz, Aljubarrota e a Estação Arqueológica de Parreitas (Bárrio). Ao todo são 6 propostas para (re)descobrir o património cultural e histórico do concelho de Alcobaça!
Com a primeira saída das coroas, começou oficialmente este domingo de Páscoa, dia 9 de abril, a contagem decrescente para a Festa dos Tabuleiros, que este ano se realiza em Tomar entre os dias 1 e 10 de julho. O momento foi ainda mais especial por coincidir com a reabertura da igreja de S. João Baptista, que foi alvo de profundas obras de recuperação e reabilitação. A saída das coroas e pendões do Espírito Santo marca a apresentação aos tomarenses da sua festa maior, sucedendo em diversos domingos até final de junho, sempre com percursos diferentes ao longo das ruas da cidade.
No dia 10 de abril, (Segunda Feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13h vão chegar a Constância dezenas de embarcações, para participar nas cerimó- nias do Dia do Concelho. Recebidas com salva de foguetes e saudação musical, as embarcações são oriundas da quase tota- lidade dos municípios ribeirinhos do Tejo.
Executivo Municipal de Santarém aprovou apoio de 5 mil euros ao Grupo Académico de Danças Ribatejanas para a realização de obras na sua sede. Esta intervenção vai permitir reparar a cobertura do edifício da sua sede, que sofreu diversas infiltrações devido à chuva, provocando a destruição de parte do teto do Salão Celestino Graça.
A 10ª edição do Leiria Medieval está agendada para decorrer de 20 a 23 de julho, sendo este ano dedicada ao ano de 1496 e sob o tema “Sob um Céu de Peixes”, em referência à chegada da tipografia à cidade de Leiria. Foi na tipografia de Abraão d’Ortas que, a 25 de fevereiro de 1496, foi impressa a primeira publicação, com o nome de Almanach Perpetum, da autoria de Abraão Zacuto, a qual compilava e explicava as suas tábuas de orientação celeste, fundamentais nas demandas marítimas por altura dos Descobrimentos, nomea- damente nas viagens até à Índia (1498) e ao Brasil (1500).
O Teatro-Cine de Torres Vedras celebrou o seu centenário no sábado, 1 de abril, assi- nalando os 100 anos da sua inauguração com um programa de entrada livre que convidou à fruição de várias propostas culturais multidisciplinares.
O dia começou com uma visita que deu a conhecer o equipamento da sala de espetáculos.
O Executivo Municipal aprovou, dia 3 de abril, um apoio de 26 mil euros à Confraria da Gastronomia do Ribatejo para realizar diversas atividades, de forma a dinamizar e promover a gastronomia do Concelho de Santarém, como a promoção de ações de formação e sensibilização junto das unidades hoteleiras e de restauração.
As bonequinhas tradicionais de Constância, cerâmicas, artigos em couro, bijutaria em aço, prata e ouro, costura criativa, jogos em madeira, tapetes, mantas, cortiça, utensílios de cozinha em madeira, pintura em tecido, mobiliário em madeira, cera, etc., são os materiais da 32ª Mostra Nacional de Artesa- nato, em Constância, de 7 a 10 de abril.
Cidade de Ourém foi palco, a 28 de março, da celebração nacional do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses. Data, criada em 1993, tem uma ligação a Alexandre Herculano, figura incontornável da cultura portuguesa que, com grande convicção, defendeu o património nacional.
Vestir Constância com flores de papel por ocasião da Páscoa é uma tarefa partilhada por escolas, instituições e moradores de todo o concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse nas Festas do Concelho 2023 – Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, um evento que decorrerá nos próximos dias 7, 8, 9 e 10 de abril.
Serão milhares de flores de papel que ornamentarão as ruas, recantos e praça de Constância, fazendo as maravilhas de todos os que elegerem a vila, como destino turístico na próxima Páscoa.
Concelho da Chamusca recebe de sexta- feira até domingo, 26 de março, a 1ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas. O certame decorre na freguesia de Vale de Cavalos e junta gastronomia, petiscos, showcookings, animação musical, caminhada, workshops, exposição de produtores e de agentes económicos. Romana, Cláudia Pascoal e Pedro Pinhal, com a participação especial de Teresa Tapadas e Manuel João Ferreira, são os cabeças de cartaz. Hernâni Ermida e José Maria Lino são os chefs de destaque.
O Movimento Cívico pela Defesa do Promon- tório da Nazaré afirma ter sido apanhado de surpresa relativamente à planeada intervenção nas arribas do Promontório da Nazaré, a executar após projeto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com base na necessidade da proteção de pessoas e bens.
O Movimento adianta ter verificado, nos poucos documentos disponíveis ao público sobre tal projeto, que haverá, entre as demais, uma profunda intervenção na zona de proteção do imóvel classificado da Ermida da Memória e no Bico da Memória, que, além de outras, leva à retirada dos seculares muros vernaculares de proteção, para os substituir por estrutura de metal, colocando-se ainda uma estrutura elevada no solo, feita também em metal e que será suportada a partir de uma lage artificial de betão, mais recuada, e que para a sua fixação terão que ser executados 32 furos com 10 metros de profundidade na atual rocha que serve de base de suporte ao Bico da Memória.
Para a CDU, a consolidação das arribas do Sítio da Nazaré corre o risco de se tornar uma via para a destruição do património local, no caso, o Bico da Memória. A CDU entende que “a indignação é transversal e vai desde a população que sente aquele local como seu, de culto, de memória, de contemplação, até aos especialistas e académicos.”
No dia em que se comemora os 876 anos da Tomada de Santarém aos Mouros, dia 15 de março, o Município de Santarém assinalou a data junto à Estatua de D. Afonso Henriques, no Jardim Portas do Sol. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), relembrou, nesta cerimónia de evocação, “o nosso Rei Fundador” e como “a conquista de Santarém foi de vital importância para a estratégia do Reino e consequentemente para a História de Portugal”.
O Conselho de Administração da Fundação Batalha de Aljubarrota comunicou, no dia 12 de março, o falecimento do seu Presidente e principal impulsionador, Dr. Alexandre Patrício Gouveia, por doença prolongada, sublinhando que “Alexandre Patrício Gouveia deixou a sua marca em Portugal através do seu exemplo de integridade, caráter e de defesa inabalável das causas e valores em que acreditava. À sua determinação e a sua visão materializaram-se em contributos ímpares em todas as atividades que desenvolveu, sempre com incomparável dedicação e generosidade.”
Com uma rara capacidade de inspirar todos os que com ele se cruzaram e animado por um espírito patriótico de missão pela História e Cultura portuguesas, a ele se deve a promoção e defesa da classificação do Campo Militar de São Jorge e dos vários campos militares relacionados com as Guerra da Independência no final do século XIV (Atoleiros, Trancoso e Aljubarrota), assim como as Guerra da Restauração do século XVII (Linhas de Elvas, Ameixial e Montes Claros) a recuperação de património cultural, a visão e a execução de toda a atividade desenvolvida pela Fundação, destacam Miguel Horta e Costa, Diogo Lucena e Gustavo Guimarães.
Um dos seus projetos mais acarinhados consistiu na conceção e construção do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, um equipamento cultural já visitado por centenas de milhares de pessoas, com especial destaque para os estudantes portugueses.
Estaremos para sempre gratos pelo seu altruísmo, dedicação e exemplo que deixa como testemunho e herança à Fundação e a Portugal. ”
Também o Conselho de Curadores, constituído por Daniel Proença de Carvalho, Jaime Nogueira Pinto, Manuel Braga da Cruz e Manuel Pinto Barbosa, destaca que “tendo presidido à Administração da Fundação desde o seu início, por decisão do Fundador António Champalimaud, Alexandre Patrício Gouveia dedicou os últimos 20 anos da sua vida na recuperação e divulgação dos principais campos de batalha associados à Guerra da Independência (1383 a 1432) e à Guerra da Restauração (1640 a 1668), e em especial o campo da Batalha de Aljubarrota, proporcionando aos portugueses, aos turistas que nos visitam e aos investigadores da nossa história, o melhor conhecimento dos acontecimentos aos jovens na confiança de um futuro para Portugal e um exemplo de patriotismo e de mecenato de que o País tanto precisa. “
As cerimónias fúnebres irão realizar-se em Lisboa, na Basílica da Estrela, onde o corpo estará em câmara ardente, a partir das 18 horas de segunda feira, dia 13 de março. Às 13 horas de terça-feira, será celebrada Missa de corpo presente, saindo o funeral, às 14 horas, para Vila Nogueira de Azeitão.
O Município de Torres Novas, em colaboração com 33 restaurantes do concelho, promove de 31 de março a 9 de abri, a 32.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. Pratos vão do cabrito assado no forno com batatas e grelos ao cabrito na púcara, passando pelo ensopado ou caril de cabrito, sem esquecer a doçaria à base de pro- dutos da região, como os frutos secos.
No âmbito do protocolo assinado entre o Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão e a Academia da Marinha foi realizada, no dia 9 de março, a Assembleia de Investigadores nº 179 do CIJVS, nos Paços do Concelho. A sessão solene contou com a presença do presidente da Academia da Marinha, Almirante Francisco Vidal.
No dia 16 de abril o Convento de Cristo recebe a IX edição da Feira da Laranja inspirada no laranjal deste Monumento. A feira, pelo seu carácter solidário, que apoia instituições – IPSS, Coletividades e Associações de Pais das Escolas, entre outras, já conquistou os visitantes neste dia, que apoiam com a compra de produtos, produzidos a partir da laranja.
No Dia Internacional da Mulher – celebrado esta quarta-feira, dia 8 de março – é lançado o livro de atas do Colóquio Internacional Francesas em Portugal: itinerários múltiplos,evento inserido na Temporada Cruzada Portugal/França, realizado em Alcobaça e Leiria em 2022. Sessão na Bibli- oteca Municipal de Alcobaça tem apresentação da vereadora Inês Silva e dos coordenadores.
O Município da Lourinhã, em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e a Associação Napoleónica Portuguesa, volta a realizar evento “Recriação Histórica & Mercado Oitocentista”, entre 14 e 16 de julho, na área adjacente ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, sob o tema “Da Guerra para a Paz”.
Uma equipa da Turismo Centro de Portugal, liderada pelo seu presidente, Pedro Machado, realizou uma visita de trabalho ao concelho de Abrantes, onde ficou a conhecer com detalhe alguns dos recursos turísticos do território e conversou com o executivo da autarquia. A visita começou no Castelo/Fortaleza de Abrantes, com a presença do presidente da autarquia, Manuel Jorge Valamatos. Aqui, a comitiva teve oportunidade de conhecer o resultado da requalificação do Panteão dos Almeida, situado na Igreja de Santa Maria do Castelo, entre outros espaços do castelo.
Foi publicado esta terça-feira, 28 de fevereiro, em Diário da República o anúncio referente à consulta pública para efeitos de inscrição da Festa dos Tabuleiros no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Nesse sentido, dá-se assim início ao processo de consulta pública que terá a duração de 30 dias.
A VI edição do Festival do Cogumelo da Parreira realiza-se este ano de 3 a 5 de março. O evento de dinamização e promoção territorial, com base num produto endógeno da charneca, cogumelo, é organizado em parceria pelo Município da Chamusca e União de Freguesias de Parreira e Chouto. Baila Maria, Maninho e Emanuel Moura são os cabeças de cartaz deste ano.
Depois do sucesso da edição anterior, com cinco rotas dramatizadas ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, sempre esgotadas, o Município de Leiria vai reeditar a Rota d’ O Crime do Padre Amaro.
Esta nova edição conta com cinco sessões, marcadas para o último domingo de cada mês, que decorrem entre março e julho de 2023.
A empreitada de requalificação do Largo Ramiro Nobre e Rua Dr. Mendes Pedroso foi inaugurada dia 25 de fevereiro. Ricardo Gonçalves, edil de Santarém, lembrou que “este projeto se encontra integrado no con- junto de operações urbanísticas de requali- ficação urbana que o Município está a realizar na área do Centro Histórico”.
De 15 a 19 de março, Santarém vive as Festas de São José. A apresentação do programa foi feita no dia 25 de fevereiro, no Largo Ramiro Nobre, pelo vice-presidente João Teixeira Leite. As Festas combinam as vivências do sagrado e do profano, promove artesanato e gastronomia, com tasquinhas e restaurantes. Novidade é a Praça Central onde as Juntas de Freguesia vão partilhar sabores, cantares e saberes locais.
No dia 8 de março, quarta-feira, pelas 19 h, o Convento de Cristo, celebra Dia Internacional da Mulher com uma visita guiada animada “O Convento no Feminino – Mulheres que influenciaram o rumo da História.”
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória, através dos seguintes contactos: se@ccristo.dgpc.pt ou 249 315 089.
O historiador e Professor catedrático Fernando Rosas é o orador convidado para a conferência ‘48 Anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime’, no dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 21h, na Central das Artes, em Porto de Mós, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (2022-2024) em Porto de Mós,
A Confraria do Frango na Púcara, com sede em Alcobaça, esteve representada na 1ª Peregrina- ção das Confrarias ao Santuário de Fátima que se realizou no dia 11 de fevereiro.
Inscreveram-se no evento 103 confrarias gastronómicas e báquicas portuguesas. Ao almoço, o qual teve lugar no hotel Casa São Nuno, estiveram em confraternização 400 pessoas.
Depois do roteiro pelas ruas da cidade de Leiria, o Município propõe nova experiência sensorial inspirada na literatura de Eça de Queirós, em especial o seu romance “O crime do padre Amaro”.
Nos oito restaurantes que aderiram a esta iniciativa – Ao Largo (sujeito a reserva), Aromas com Tradição, Bottega de Tapas, Cervejaria LizBar, Mata Bicho, Cardamomo, Monte Carlo e Porto Artur – poderá encontrar petiscos como os ovos com chouriço, o arroz de favas, a cabidela, o bacalhau com pimentos e o creme queimado, descritos nas obras do escritor.
Começa já dia 15 de março o Tomar à Prova, roteiro de tapas e petiscos, que se prolonga até 5 de março, no âmbito da programação dos Dias de Thomar,em 12 espaços de resta- uração e cafetaria do concelho que se juntam, por iniciativa do Município, para promover os melhores petiscos nabantinos. Com opções para todos os gostos, a 4 euros com bebida.
Secretária de Estado da Cultura Isabel Cordeiro e diretor-geral do Património Cultural João Carlos Santos marcaram presença, no dia 3 de fevereiro, nos Paços do Concelho. Reunião serviu para fazer o ponto de situação dos Contratos de Cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural e o Município de Alcobaça, no âmbito do PRR.
O centenário órgão de tubos de Alqueidão da Serra, que há mais de 3 décadas se encontra num lastimoso estado de conservação, vai ser recuperado. A paróquia de Alqueidão da Serra decidiu avançar para a recuperação desta importante e histórica peça do seu património e vai adjudicar o restauro ao organeiro Dinarte Machado, responsável pela recuperação dos 6 órgãos de tubos do Convento de Mafra.
O Monumento deste ano ao Carnaval de Torres Vedras foi inaugurado ao início da noite deste domingo, na Praça da República desta cidade. Apesar do frio que se sentia, centenas de pessoas foram ao centro de Torres Vedras para presenciar esse ato, no qual marcaram presença todas as associações carnavalescas torrienses, grupo musical OSGA, grupo de percussão Ribombar e os tradi- cionais Cabeçudos e grupos de mascarados. De referir que todo o “ecossistema carnavalesco” realizou anteriormente um desfile com início na praça do Mercado Municipal de Torres Vedras e final na Praça da República.
O livro “Culto de Nossa Senhora da Nazaré – perspetiva multidisciplinar” foi apresentado este sábado, 28 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na presença dos autores. A obra reúne as apresentações feitas no colóquio científico sobre o culto (2020), no âmbito da can- didatura a Património Imaterial da Humanidade, em conjunto com o Governo do Estado do Pará.
Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura, apresentou, no dia 27 de janeiro, as obras de conservação e restauro no Mosteiro da Batalha, no âmbito do PT 2020 e do programa de intervenção no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Intervenções já estão concluídas no claustro D. Afonso V, bem como na nova Loja do Mosteiro, estando a decorrer ainda no Claustro D. João I. As obras representam um investimento de 1 milhão e 100 mil euros, suportado em 85% por fundos comunitários. A DGPC prevê que até final de 2025 seja efetuado novo conjunto de intervenções, no valor de 1,6 milhões de euros.
A cerimónia de entrega do Prémio Villa Portela 2022 realizou-se no dia 25 de janeiro, no Museu de Leiria, com entrega do prémio ao vencedor da 6ª edição – Pedro António Fonseca Jorge, arquiteto, da Benedita, com o trabalho “A casa rural no Concelho de Alcobaça em 1961. Da teorização erudita à prática popular”.
O Cadaval assinalou o 125.º Aniversário da Restauração do Concelho no dia 13 de janeiro. Apresentação do novo site e imagem do Município, a assinatura do protocolo para criação da ‘Rota do Gelo’ com a Câmara Municipal de Castanheira de Pera e as homenagens ao Padre José Inácio Pereira e ao Dr. Luiz Damas Mora marcaram o Feriado Municipal.
A criação da ‘Rota do Gelo’ nos dois concelhos é justificada por terem uma história em comum relativa ao fabrico do gelo, respetivamente, nas serras da Lousã e de Montejunto.
O volume n.º 12 de “Anais Leirienses – estudos & documentos” será lançado no Museu do Vinho de Alcobaça este sábado, dia 28 de Janeiro, às 16h, tendo como apresentador o coordenador científico, Professor Saul António Gomes.Sessão conta com uma visita guiada ao Museu. Entrada livre.
Editado pela Hora de ler, de Leiria, volume tem 488 páginas com temáticas do Distrito.
A Confraria do Frango na Púcara já lançou o seu website institucional e foi convidada pela Confraria Gastronómica de Olivença a partici- par no Encontro Transfronteiriço de Confrarias Eno-Gastronómicas que decorre em Olivença, no sábado, dia 1 de abril. A delegação que vai representar a confraria alcobacense será constituída no mínimo por 4 confrades.
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, foi alvo de reabilitação pelo Município da Marinha Grande, através de uma intervenção que representou um investimento superior a 70 mil euros. Os trabalhos realizados visaram assegurar a adequada preservação material do património museológico e suprir patologias que decorreram da natural degradação dos materiais originais que constituem as fachadas, coberturas e cantarias do edifício residencial do núcleo da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.
O Município da Marinha Grande vai apresentar a requalificação do Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, no dia 14 de janeiro (sábado), pelas 17h30, na praça do Parque Mártires do Colonialismo, junto à Rotunda do Vidreiro. Trata-se de uma iniciativa que decorre da conclusão dos trabalhos de requalificação do conjunto escultórico e da respetiva intervenção no espaço público.
O Município de Santarém e a Academia Militar prestaram homenagem, no dia 6 de janeiro, ao General Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, conhecido como Marquês de Sá da Bandeira, por ocasião do 147º aniversário da sua morte. Sá da Bandeira foi o fundador da Escola do Exército, precursora da Academia Militar.
O parque da encosta do Castelo vai receber 80 freixos e salgueiros e 500 arbustos que irão substituir as 25 árvores que existem no parque da encosta do Castelo, sendo a grande maioria considerada espécie invasora, como acácias e ailantos. Plantação inclui espécies autóctones: 50 freixos, 30 salgueiros, 100 aroeiras, 100 marmeleiros, 100 abrunheiros e 200 pilriteiros.
Concurso Público Internacional para aquisição de serviços de virtualização e digitalização de Património Móvel na Região Centro, lançado pela Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito do Plano do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), encontra-se aberto para entrega de propostas até 18 de janeiro. Após concurso público para a realização da empreitada de Requalificação do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, cuja obra se iniciou no dia 10 de outubro com o prazo de execução de 10 meses, a Direção Regional de Cultura do Centro lança agora o segundo concurso público no âmbito das intervenções do PRR.
Azambuja vai assinalar centenário do nascimento do etnógrafo popular Sebastião Mateus Arenque com conjunto de atividades ligadas ao folclore, ao fado e ao Ribatejo presentes na sua obra. Evento terá lugar sábado, 7 de janeiro de 2023, dia em que “Mestre Sebastião” completaria 100 anos de vida. A organização é do Grupo Tradicional “Os Casaleiros” de Casais dos Britos.
Pedro António Fonseca Jorge venceu o 6º Prémio Villa Portela, com o trabalho “A casa rural no Concelho de Alcobaça em 1961. Da teorização erudita à prática popular”.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a criação de trabalhos de inves- tigação sobre história local e o património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.
A Câmara Municipal de Óbidos vai comprar o Convento de São Miguel, nas Gaeiras, à Comu- nidade Intermunicipal do Oeste. Aprovação da alienação do imóvel foi tomada no dia 19 de dezembro, na Assembleia Intermunicipal da OesteCIM. O Município de Óbidos vai adquirir o convento por 1,1 milhões de euros, num pagamento diluído em 10 anos. O imóvel data de inícios do século XVII e possui a construção típica de convento franciscano. Em 1994, a então Associação de Municípios do Oeste adquiriu o edifício, tendo iniciado obras de recuperação e restauro em 1998. Espaço foi alvo de profunda recuperação, que decorreu até 2001
O restaurante Solar do Bacalhau, em Coimbra, recebeu apresentação de uma receita tradicional esquecida há gerações e agora redescoberta: “Bacalhau à Coimbra”. Este prato vai passar a ter o destaque que merece e integrar as ementas dos principais restaurantes da cidade, fruto da parceria entre a Câmara de Coimbra e a AHRESP, com apoio da TCP e da Lugrade.
O magnífico mercado José Estêvão, no Largo da Praça do Peixe, em Aveiro, foi o cenário da apresentação do livro e do documentário “Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal”, da autoria do Turismo Centro de Portugal, com curadoria do chef Diogo Rocha, no dia 14 de dezembro.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no concelho de Abrantes no dia 7 de dezembro para a visita dedicada aos Museus de Abrantes, na véspera do 1º aniversário do Museu Ibérico de Arqueolo- gia e Arte de Abrantes. Marcelo Rebelo de Sousa visitou ainda o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, Prémio Museu do Ano 2018
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, felicitou o Município de Aveiro pelo “extraordinário trabalho realizado na candida- tura desta cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.” Mas nem tudo se perdeu, apesar de ter sido Évora a escolhida. A partir de 2024, haverá uma Capital Portuguesa da Cultura. As primeiras serão Aveiro, Braga e Ponta Delgada.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita esta quarta-feira, dia 7 de dezembro, o concelho de Abrantes, com o seguinte programa: às 15h, visita o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, às 16h, o Panteão dos Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo, e às 17h, o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes
O Município de Porto de Mós irá organizar, em dezembro, a 2ª edição do “Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Alho”, com o objetivo de promover, incentivar e divulgar a gastronomia e restauração local. Iniciativa ocorre de 10 a 25 de dezembro, nos restaurantes aderentes, com bacalhau, azeite e alho como ingredientes.
O Presépio de Filipe Ferreira regressa por mais um ano ao Centro histórico da Marinha Grande estando patente no Edifício da Resinagem de 1de dezembro a 8 de janeiro, sendo já é considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região. O autor, contabilista de 33 anos, dedica boa parte dos tempos livres a criar peças para o Presépio.
Câmara Municipal de Alcobaça tem reunido com Universidade de Coimbra, empresas e outros parceiros para acertar regresso do ensino superior a Alcobaça. A informação foi avançada, dia 22 de novembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, que recordou estar a decorrer a pós-graduação em Património Alimentar, estando em vista um doutoramento.
O concelho de Tomar, e em particular a freguesia de Asseiceira, conta com uma obra imprescindível para a salvaguarda de um dos ofícios típicos do território, a olaria, cuja presença é notória nas tradições ligadas à Festa dos Tabuleiros.
De José Joaquim Marques, “Asseiceira: a arte de trabalhar o barro vermelho” é um livro sobre a tradição dos oleiros e talheiros do sul do concelho.
O “Bolo Rei” confecionado pela “Pousadinha”, de Tentúgal, obteve a distinção Melhor dos Melhores no 11º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português e Broinha Castelar da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, obteve prémio semelhante no 11º Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal.
Cerca de 30 oradores estrangeiros e nacio- nais debateram o vidro, em diversas áreas, durante a Conferência Internacional “Vidro hoje, uma ponte para o futuro”, de 17 a 19 de novembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no âmbito do Ano Internacional do Vidro. Evento foi organizado pelo Município marinhense.
O vencedor do Melhor Doce Conventual da 24.º Mostra Internacional de Doces e Licores Conven- tuais foi a Pastelaria Alcôa (Alcobaça), com o doce “Manjar Real”. As menções Honrosas foram para o Atelier do Doce (Alcobaça), com “Pão-de-Ló de Alfeizerão”, Casa dos Doces Conventuais (Alcobaça), com “Papão D’anjo”, e Abadia de Herkenrode (Bélgica), com “Pralines Belges”.
O Presidente da República de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, presidiram sábado, dia 19 de novembro, à inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, que teve lugar durante a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais. Grupo Visabeira investiu nesta unidade 24,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Torres Novas foi confrontada no sábado, 19 de novembro, com a operação em obra que demoliu as duas chaminés que simbolizavam historicamente a existência naquele espaço da antiga Fábrica António Alves. As duas chaminés faziam parte do projeto da obra em curso, para instalação do novo Intermarché, pormenor que deverá ser respeitado. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, o dono da obra foi contactado de imediato, esclarecendo que, por motivos de falta de sustentabilida- de e eventual perigosidade futura- com pareceres técnicos que irão ser apresentados com urgência, terão conduzido à demolição.
A Feira Nacional do Cavalo e a “Golegã, Capital do Cavalo” estão vivas e com grandes perspetivas de futuro, após uma edição de 2022 que foi marcada pela grande afluência de visitantes e pelo maior número de cavalos alguma vez inscritos e a participar na Feira, garante a organização.
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, presidem sábado, dia 19 de novembro, à inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel. O investimento no 7º hotel do Grupo Visabeira é de 24,5 milhões de euros.
24ª Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais abre esta quinta-feira, dia 17 de novembro e prossegue até domingo, 20 de novembro, em Alcobaça, voltando a estar, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência.
Teve início quarta-feira, dia 16 de novembro, os trabalhos de reabilitação da Casa dos Pintores, em Leiria, depois do aparecimento de fissuras na estrutura na sequência de um abatimento de terras na Rua Acácio Paiva.
Com um prazo previsto de 150 dias, a obra tem um custo estimado em 159.600 euros e é expectativa do Município que o espaço possa reabrir ao público no 2º trimestre de 2023.
O XXI Fórum Nacional de Apicultura e XIX Feira Nacional do Mel realizam-se de 18 a 20 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Após dois anos de interregno, a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Câmara Municipal de Santarém e a Associação dos Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste uniram esforços na organização destes eventos que são considerados os maiores do setor apícola nacional, no sentido de promover e debater esta atividade tão importante para o País e para a região do Ribatejo.
A CIM Região de Leiria esteve presente na XIII edição da Bienal Ibérica de Património Cultural AR&PA, que decorreu em Valladolid, entre 10 e 13 de novembro.
AR&PA constit um ponto de encontro e debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural, pela sua área expositiva, atividades científicas e profissionais e programação cultural.
Sede da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, foi inau- gurada dia 11 de novembro pelo Presidente da República Marce- lo Rebelo de Sousa, para quem Torres Vedras é uma realidade urbana forte, que nunca perdeu a identidade e as raízes rurais.
A antiga Adega Cooperativa das Cortes vai ser objeto de requalificação, medida que pretende valorizar a importância patrimonial e histórica do espaço, atribuindo-lhe nova utilidade e potencial turístico-cultural. Localizadas junto ao rio Lis, as instalações serão intervencionadas com objetivo de as transformar num espaço aprazível à estadia, circulação, convívio e contemplação.
Em dia de S. Martinho, Golegã assinalou o cinquentenário da Feira Nacional do Cavalo descerrando a placa alusiva pelo secretário de Estado da Administração Local e Orde- namento do Território, Carlos Miguel, e pelo presidente da Câmara da Golegã, António Camilo.
Périplo teve início no Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres.
No total, são 11 os pratos disponíveis nos oito restaurantes aderentes ao 3º Festival do Javali, que decorre em Constância a partir de sábado, dia 12 e se prolonga até 20 de novembro, com lombinhos de javali com ameixa, mel e vinho do Porto, Javali estufado com ervas aromáticas, Chanfana de javali, Caril de javali, Ensopado de javali, Cataplana de javali ou feijoada de javali.
Os membros da Comissão de Honra da XLVI Feira Nacional do Cavalo, XXIII Feira Internacional do Cavalo Lusitano e Feira de São Martinho virão visitar a feira da Golegã no final da semana. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia e o príncipe Saud Bin Abdulmohsen Bin Abdulaziz Al Saud, embaixador da Arábia Saudita em Portugal, visitam a feira na quinta-feira, dia 10 de Novembro, entre as 12 e as 16 horas, assistindo pelas 14 horas à Cerimónia Oficial da Comemoração dos 50 Anos da FNC. Já na sexta-feira, dia de São Martinho e da Romaria de São Martinho, será a vez da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, visitarem o certame equestre mais importante do país.
A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais está de regresso ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, local de grande simbo- logia histórica e cultural, depois do interregno de dois anos devido à pandemia. E foram muitas as novidades anunciadas, como o grandioso espe- táculo de vídeomapping “Terra de Paixão”, proje- tado na fachada do Mosteiro de Santa Maria.
Tem início esta sexta-feira, na Golegã, a secular e tradicional Feira de São Martinho, XLVI Feira Nacional do Cavalo e XXIII Feira Internacional do Cavalo Lusitano, um evento que promete atrair milhares de pessoas ao Largo do Arneiro. Desportos e espetáculos equestres, exposições, palestras ou o cortejo dos romeiros de São Martinho, são algumas das atividades do programa deste certame que irá decorrer até 13 de novembro na Capital do Cavalo. Além disso, podemos encontrar tasquinhas, restaurantes, venda de diversos produtos equestres, e claro, a famosa ginja, a tradicional água-pé e a gostosa castanha assada.
O Município de Torres Novas organiza, entre 18 e 27 de novembro, o V Festival Gastronómico das Couves com Feijões, em 45 restaurantes, o maior número de aderentes registado desde a criação do certame.
Este festival visa contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos típicos da gastronomia torrejana, com apoio da Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal da Aroeira.
De 27 de outubro a 12 de novembro, de S.Gonçalo de Lagos a S.Martinho, as Festas da Cidade de Torres Vedras trarão muita animação à cidade e ao concelho durante um período de duas semanas, em dois núcleos: o espaço das Tasquinhas e o Festival Inter- nacional de Acordeão.
A Vila de Azambuja volta a atrair a atenção gastronómica da região, de 04 a 06 de novembro de 2022, com mais uma edição da “Festa do Torricado”. O evento decorrerá no Pavilhão do Grupo Desportivo de Azambuja, junto ao posto da GNR. A iniciativa é uma parceria entre o GDA-Grupo Desportivo de Azambuja e o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja, e conta com os apoios, nomeadamente, da Junta de Freguesia de Azambuja e da Câmara Municipal de Azambuja.
Numa organização da Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral e da Câmara do Bombarral, terá lugar no dia 26 de novembro, um simpósio com o tema “património como fator de desenvolvimento local”, com João Campos, Alberto Guerreiro, Gabriela da Rocha, Patrícia Cordeiro, Carlos Neto Carvalho, Paula Cassiano, José Luiz Silva e Sérgio Leandro.
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi de novo distinguido com um prémio internacional, na 12ª edição dos Prémios Ibermuseus de Educação. O projeto premiado, lançado em 2022 pelo MCCB, consiste num programa vocacionado para a promoção do conhecimento, a preservação e a divulgação do património cultural e ambiental, com especial incidência para o Rio Lena.
A assinatura do contrato de adjudicação da empreitada de Requalificação do Museu Dr. Joaquim Manso, entre Direção Regional de Cultura do Centro e a empresa Revivis aconteceu esta segunda-feira, dia 24 de outubro, numa cerimónia no Palácio Real da Confraria de N. S. Nazaré. Com o prazo de execução de 12 meses, as obras deverão iniciar-se já em novembro e irão dotar o edifício de condições de segurança, salubridade e conforto. No total, o projeto de requalificação do Museu da Nazaré ascenderá a 1 milhão e 100 mil euros.
A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã regressa de 10 a 24 de novembro para a sua 11.ª edição. A iniciativa, promovida pelo Município da Lourinhã, reúne 22 restaurantes com diversas propostas de entradas, pratos especiais, sobremesas e cocktails, em que a bebida rainha da região ganha protagonismo, com um conjunto de sugestões gastronómicas em 22 estabelecimentos do concelho. Ao todo são 54 entradas, pratos principais e sobremesas e, ainda, 5 cocktails a não perder.
A XX Feira Nacional de Doçaria Tradicional está a decorrer de 21 a 23 de outubro, na Esplanada 1º de Maio, em Abrantes. Destaque para as Oficinas de Doçaria, com Broas fervidas de noz e mel, Broas sem glúten, Broas sem açúcar, Fofas de mel, Arroz doce e Filhós de algas e para animação musical a cargo de Cant’Abrantes, , Sons de Sempre, Xaral’s Dixie e Saltimbancos de Tomar.
A CIMLT e os 11 municípios da Lezíria do Tejo estão de volta ao Festival Nacional de Gastronomia. O Festival decorre de 21 de outubro a 1 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Os municípios da Lezíria do Tejo voltam a animar o certame com promoção turística, cultural e gastro- nómica no stand intermunicipal da CIMLT, e com momentos de cozinha ao vivo.
A Lourinhã recebeu o primeiro Encontro da Sociedade Portuguesa de Paleontologia (SPdP), um evento que decorreu nos dias 15 e 16 de outubro, organizado pela Sociedade Portuguesa de Paleontologia, com o apoio do município da Lourinhã e outros parceiros locais e nacionais, com os objetivos de celebrar a Paleontologia em Portugal, a partilha de interesses, curiosidades e necessidades, permitindo conhecer tudo o que está a ser feito a nível nacional, não só no âmbito científico, mas também cultural, educativo, museológico ou recreativo.
De 21 a 23 de outubro, o Prove Leiria Doçaria está de volta ao Mercado de Sant’Ana para a sua oitava edição, com o mesmo objetivo de sempre, dar a conhecer o que de mais doce se faz em Leiria. Serão três dias de showcookings, Funny Cooks, Stand Up Cooks, música e muita doçaria .
41º edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém está a chegar e a inauguração acontece já sexta-feira, 21 de outubro, na Casa do Campino. Com um programa repleto de novidades como banquetes, petiscos, showcookings, harmonizações com produtos representativos de cada região, workshops, street food e animação musical, o evento gastronómico de maior repre- sentatividade nacional vai pôr à prova os melhores sabores de diversas regiões do país. Com a curadoria do chef Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém, o Festival é promovido pela Câmara Municipal de Santarém.
Carta de Compromisso para a defesa do Património Geológico do aspirante Geoparque Oeste foi assinada, dia 14 de outubro, no Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto, entre os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O património geológico abrangido pelo aspirante Geoparque Oeste (aGO) tem por base o Período Jurássico e é internacionalmente reconhe- cido, não só pelas suas caracte- rísticas únicas de preservação, mas também pelas descobertas e estudos científicos na área da paleontologia.
Destaque para a Ponta do Trovão, em Peniche, reconhecida em 2016.
A exposição “Braamcamp Freire: o génio poli- édrico”, inaugurada no dia 15 de outubro, na Casa do Brasil, evoca o centenário da morte de Anselmo Braamcamp Freire (1849-1921), figura ímpar da história contemporânea portu- guesa, com ligações familiares a Santarém, cidade a quem deixou um valiosíssimo legado artístico, bem como a sua biblioteca.
O Centro Cultural da Levada de Tomar foi escolhido para o lançamento do site “Portugal Manual, Curated Cultural Experiences”, iniciativa da Portugal Manual, rede de artesãos contemporâneos e empreendedores num ecossistema de negócios e transmissão de saberes, que pretende dar a conhecer ao mundo o que de melhor se faz em Portugal.
Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das mais antigas feiras tradicionais do país. Depois de dois anos suspensas pela pandemia, este ano, a Feira de Todos os Santos vai decorrer, a par da ExpoCartaxo, de 28 de outubro a 1 de novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira.
Começou no dia 12 de outubro, na Biblioteca Municipal de Tomar, II Colóquio Internacional da TREF. Entidade congregadora dos vários lugares que guardam na Europa memória da presença templária, a Rota Templária Euro- peia é atualmente presidida pelo Município de Tomar. Perspetiva científica pretende valorizar esta imensa herança patrimonial.
Um olhar científico sobre os Templários é o que propõe o II Colóquio Internacional da TREF – Rota Templária Europeia, que decorre esta semana, entre os dias 12 e 14 de outubro, em Tomar e na Barquinha. Subordinado ao tema “Templários – Da (re)conquista ao povoamento”, o encontro contará com 16 conferências presenciais por reputados especialistas nacionais e estrangeiros que virão contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos sobre esta temática.
O Castelo de Pombal vai viver “Dias Templários” nos dias 15 e 16 de outubro, num evento que cruza a história e o património, sem descurar momentos de animação e entretenimento e uma tertúlia sobre Templários em Portugal. Iniciativa é das associações Thomar Honoris, Turismo Militar, Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém, a par do Município e Adilpom.
Integrada nas comemorações do Dia Nacional dos Castelos terá lugar, neste Monumento, esta sexta-feira, dia 7 de outubro, às 11 h, uma visita guiada gratuita ao Castelo Templário de Tomar. D. Gualdim Pais, cruzado português, freire templário e cavaleiro de D. Afonso Henriques, foi o fundador, em 1160, o castelo e vila de Tomar. As participações carecem de inscrição prévia até dia 6 de outubro, pelas 17h.
A apresentação do programa do 41º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém decorreu esta segunda-feira, dia 3 de outubro, na Quinta da Bela Vista, em Santarém. O evento que pretende, nesta edição, duplicar o número de visitantes, está de volta à Casa do Campino de 21 de outubro a 1 de novembro, numa mostra nacional de chefes, produtos e cultura gastronómica de todo o país. Junta a tradição à modernidade, trazendo as memórias mais profundas, onde a zona de petiscos estará à responsabilidade de 24 Chefes. Com um programa diverso que vai desde a restauração a showcookings, masterclasses com chefs nacionais, artesãos ao vivo, fóruns e debates, stands de expositores do setor e animação musical, esta iniciativa do programa Santarém Capital da Gastronomia coloca o município como palco privilegiado da gastronomia portuguesa.
Com a chegada do mês de Outubro, regressa o evento que assinala o fim das colheitas; a Festa das Adiafas | XIX Festival Nacional de Vinho Leve. A decorrer de 15 a 23 de outubro, reúne gastronomia, exposições, espetáculos e atividades equestres, espaços de conversa acerca do setor produtivo, Concurso de Vinhos Leves de Lisboa e a eleição da Miss Adiafas.
Caldas da Rainha recebe o “VI Encontro Nacional de Molinologia”, dias 8 e 9 de outubro, na Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha. Sábado, dia 8 de outubro, é dedicado a Conferências subordinadas aos temas Molinologia – “Moinhos e Moleiros” e Desenvolvimento e Empreendedorismo – “Já – Viveiro de projetos”.
A Professora Maria Helena da Cruz Coelho, catedrática aposentada do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, acaba de publicar o livro “D. João I – O Homem e o Rei”.
A coleção Scriptorium insere-se na colaboração que há muitos anos se estabeleceu entre o Mosteiro da Batalha (DGPC) e o Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH).
A travessia aérea do Atlântico Sul constitui o principal feito aeronáutico de Portugal. Deve – se a Gago Coutinho e a Sacadura Cabral tamanha audácia e engenho num feito histórico que orgulha todos os portugueses. Por isso, a Câmara da Batalha acolhe este domingo, 2 de outubro, um conjunto de iniciativas para assinalar este feito histórico.
As obras de Requalificação da Encosta Norte do Castelo de Porto de Mós foram inaugura- das no dia 26 de setembro, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala. Intervenção teve o custo de cerca de 270 mil euros e assumiu como principais objetivos promover o alargamento da rede de circuitos entre o Castelo e a sua envolvente, nomeadamente através de um acesso pedonal até à Fonte do Castelo. Visou, ainda, dotar percursos pedonais de melhores condições de mo- bilidade, melhorar a qualidade estética e paisagística do local e reabilitar a Fonte do Castelo.
Com entrada livre, decorrerá entre 12 e 14 de Outubro, em Tomar e na Barquinha, o II Colóquio Internacional da Rota Templária Europeia, subor- dinado ao tema “Templários – Da (re)conquista ao povoamento”.
São 16 conferências presenciais por reputados especialistas nacionais e estran- geiros que virão contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a temática templária.
Associadas à exposição “A “Mascarada Política”-O Carnaval na Obra de Rafael Bordalo Pinheiro patente no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras de 29 de setembro até 5 de fevereiro, as Tertúlias Bordalianas pretendem dar a conhecer a vida e obra do autor. A 1ª tertúlia decorre no dia 29 de setembro.
Jornadas Europeias do Património 2022 decorrem a 23, 24 e 25 setembro, este ano subordinadas ao tema Património Sustentável, explorando medidas que podem ser tomadas para proteger o rico e di- versificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e degradação ambiental. Foco estará no papel das comunidades e do patri- mónio na construção de um futuro sustentável.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em conjunto com a Rede de Arquivos regional, está a organizar a ação de sensibilização sobre a Salvaguarda dos Arquivos das Associações deste território. Ação realiza-se no dia 30 de setembro, no Arquivo Distrital de Leiria, com a colaboração da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e o apoio da CPCCRD.
O Município de Torres Novas, com apoio técnico da ADSAICA – Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros, irá promover, no dia 25 de setembro, um passeio interpretativo no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, com o objetivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas. Este passeio tem concentração marcada para as 9h15 no Posto de Turismo de Torres Novas e início às 10h no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios. A duração prevista é de 3h, num total de 3 km de distância, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.
Após a realização de vários trabalhos de requalificação, o Museu Municipal de Azambuja, sediado no Páteo do Valverde, vai reabrir as portas ao público este sábado, 17 de setembro, pelas 11h, numa cerimónia que terá como convidado de honra o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Museu, que tem como patrono o etnógrafo autodidata Sebastião Mateus Arenque, foi alvo de uma profunda obra de remodelação e modernização. Inicialmente, foi efetuado um trabalho essencial para conser- vação das madeiras de toda a cobertura do edifício, seguida, de uma grande intervenção ao nível do conceito museográfico do espaço e do espólio.
A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvi- mento, no âmbito da sua tradicional metodologia de monitorização dos projetos em curso e antecipação de trabalho para novos desafios, organizou em Penela, as suas Jornadas Internas de Avaliação Progresso. Revisitar projetos em curso e antecipar trabalho para novos desafios foi a motivação que reuniu autarcas e técnicos.
O Município de Santarém associou-se, no dia 10 de setembro, às comemorações alusivas dos 200 anos da Independência do Brasil. A sessão solene, organizada pela Associação Internacional Luso Brasileira, realizada na Casa do Brasil, em Santarém, contou com as intervenções de Leonel Fadigas, Jorge Bacelar Gouveia, José Miguel Noras e Thiago Rodrigues Pereira.
Começam segunda-feira, 12 de setembro, os trabalhos de adaptação das áreas devo- lutas do antigo Paço Episcopal de Leiria, edifício onde está a Loja do Cidadão, a uma plataforma de criação artística, com o objetivo de dinamizar património municipal e a cultura do concelho. A obra tem um prazo de execução previsto de 360 dias.
As Ruínas Romanas Villa Cardílio estarão encerradas, a partir do dia 12 de setembro, para obras de valorização do percurso de visita e dos espaços de acolhimento de público. Na reunião camarária de 17 de maio foram aprovadas a minuta de contrato e a adjudicação da empreitada “Valorização das Ruínas Romanas de Villa Cardílio – requalificação do edifício de acolhimento e enquadramento paisagístico das ruínas e delineamento de percurso de visita” à empresa Obrimofer Construções Unipessoal, Lda, pelo valor de 217 437,10 euros, acrescido de IVA, e prazo de execução de 180 dias.
O Município de Ourém e a Fundação Batalha de Aljubarrota vão celebrar um acordo de cooperação, no âmbito da valorização, promoção e divulgação dos factos históricos ocorridos durante a Guerra da Independência (1383-1411), nos quais se inclui a intervenção política e militar de D. Nuno Álvares Pereira, parte da qual decorrida no Concelho de Ourém.
A Biblioteca Municipal de Alcobaça vai ser palco, no dia 10 de Setembro (sábado), às 15h30, do lançamento do livro “Bernardo de Claraval contra Pedro Abelardo – Claridades e sombras de uma controvérsia adiada”, ensaio de Amílcar Coelho. Sessão conta com a dramatização das figuras de Bernardo de Claraval, Pedro Abelardo e Heloísa por Rui Rasquilho, Gaspar Vaz e Inês Silva.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria em conjunto com a Rede de Arquivos regional, organiza uma ação de sensibilização sobre a Salvaguarda dos Arquivos
das Associações deste território, cientes da importância que esta temática suscita, como modo de
salvaguardar a memória das associações e da própria comunidade.
Ação realiza-se dia 30 de setembro, no Arquivo
Distrital.
Câmara Municipal de Abrantes visitou, dia 29 de agosto, 4 obras importantes para o Concelho: Escola Básica de Alvega, Escola Básica de Abrantes, Parque Radical e Edifício Carneiro, que irá acolher o Museu de Arte Contemporâ- nea Charters de Almeida, num investi- mento de mais de 6 milhões de euros.
Município da Lourinhã informou, dia 26 de agosto, após anos de impasse quanto ao destino do equipamento propriedade da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), que será lançado, já em setembro, um concurso de ideias para a elaboração de um projeto de recuperação do referido edifício. O processo está a ser dirigido pela CIMBB, em articulação com a Câmara Municipal da Lourinhã e com a Ordem dos Arquitetos. A requalificação prevê instalar um equipamento de hotelaria, tirando partido da prática do surf, e conjugar uma oferta que sirva os municípios da CIMBB, num investimento de 3,8 a 4,2 milhões de euros.
Torres Vedras celebra Jornadas Europeias da Cultura Judaica com uma visita no dia 4 de setembro, domingo, às 16h, com partida da Praça do Município. Na visita, o Centro de Interpretação da Comunidade Judaica convida os participantes a descobrir locais do Centro Histórico que foram habitados, durante séculos, pela comunidade judaica.
O contrato de promessa compra e venda entre o Município de Torres Novas e o Novo Banco, com vista à aquisição do complexo da antiga Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas, foi assinado no dia 16 de agosto de 2022, assinado. Esta aquisição, pelo valor de 700 mil euros, resulta de uma ambição antiga, que remonta já a 2013 e que, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, pretende «perpetuar a memória coletiva» da população torrejana, muito ligada aos 166 anos de laboração da antiga empresa.
A Feira de São Bernardo arrancou no dia 19 de agosto, com a visita de milhares de pessoas que percorreram as ruas entre a Cova da Onça e o Rossio de Alcobaça. A cantora Carolina Deslandes abriu o cartaz, fazendo vibrar a multidão que a aplaudiu em frente ao Mosteiro de Alcobaça. Feira decorre até 22 de agosto, segunda-feira.
A Sessão de Abertura das comemorações do 214º aniversário da Batalha do Vimeiro terá lugar esta sexta-feira, dia 19 de agosto, às 19 h, e a Cerimónia de Homenagem aos Combatentes da Batalha do Vimeiro decorrerá em colaboração com o Exército Português, no dia 21 de agosto, às 10h. As sessões contarão com a presença do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho.
Os dias 1 e 2 de Outubro vão marcar o regresso à aldeia de Asseiceira, freguesia no concelho de Tomar, daquele que foi, nos anos pré-pandemia, o evento local do ano: a Ceyceyra Medieval. Sexta edição da recriação histórica é organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Asseiceira, em parceria com a Junta de Freguesia e o Município de Tomar.
250 figurantes, vestidos a rigor, participaram, dia 14 de agosto, em que se comemoraram 637 anos da Batalha de Aljubarrota, na recriação da mesma, atraindo milhares de visitantes que vibraram com a atuação da Companhia Livre, com o apoio de muitos grupos históricos, e onde participou também o conhecido ator Quimbé.
Após dois anos de interrupção devido à pandemia, Aljubarrota volta a estar Medieval. A abertura do certame ocorreu na tarde do dia 12 de Agosto, e até 15 de Agosto, as ruas da vila voltam a receber as tavernas com a sua gastronomia medieval; os acampamentos do século XIV; os torneios medievais a pé e a cavalo, havendo ainda como pontos altos do certame a Procissão Medieval, o Casamento Medieval, a Noite da Padeira de Aljubarrota ou a Recriação da Batalha de Aljubarrota, no dia 14 de Agosto às 18h, onde irão participar centenas de figurantes.
O Aspirante Geoparque Oeste, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, desenvolveu um conjunto de rotas turísticas, com o objetivo de promover o território, o seu património natural e cultural. Em cada rota, o visitante é convidado a conhecer outros pontos de interesse, a provar produtos locais com o selo “Prego Dourado” e a ter experiências gastronómicas únicas. Estas rotas podem também ser consultadas no site do aspiring Geoparque Oeste num espaço inteiramente dedicado e que pode ser consultado no seguinte link: https://www.geoparqueoeste.com/menu/1817/rotas
Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa quarta-feira, dia 10 de agosto, às 19 h, na inauguração do 37º Festival do Vinho Português e da 27ª Feira Nacional da Pera Rocha, no Bombarral. Certame decorre na Mata Municipal e promove os dois principais setores económicos do concelho, assumindo um papel relevante na economia local.
Feira de São Bernardo 2022, a mais importante festa do concelho, vai ter lugar num novo espaço, junto ao Mosteiro de Alcobaça, entre a Cova da Onça e o Rossio. Entre 19 e 22 de agosto, Alcobaça homenageia São Bernardo de Claraval (1090, Dijon, França – 1153, Abadia de Claraval, França), uma das personalidades eclesiásticas mais influentes do século XII, e figura de maior projeção da Ordem de Cister.
Aljubarrota Medieval está de regresso, de 12 a 15 de agosto, no ano em que se celebram 637 anos da Batalha de Aljubarrota, com muita animação e boa gastronomia.
Um dos momentos altos deste evento é a Recriação da Batalha de Aljubarrota, com dezenas de figurantes, que encena a vitória militar portuguesa, encabeçada por Nuno Alvares Pereira, sobre os castelhanos invasores.
Durante agosto, ao final da tarde de dias úteis, o Largo de S. Pedro, em Torres Vedras, acolhe, mais uma vez, a iniciativa “Vinhos A.Gosto”. Com a mesma pretende-se celebrar o Vinho de Torres Vedras, proporcionando-se uma interessante seleção de vinhos locais. Paralelamente, convida-se a uma degustação de propostas gastronómicas de restaurantes do concelho de Torres Vedras. Será ainda proporcionado, às quintas e sextas-feiras, atuações musicais, a cargo de músicos e DJ’s.
Município da Lourinhã aprovou, no dia 13 de julho, o protocolo de colaboração com a Associação Patrimonium- Centro de Es- tudos e Defesa do Património da Região de Peniche, para intervenções arqueo- lógicas no Povoado Histórico do Paço, comparticipando em 2.500 euros parte dos custos com os trabalhos deste ano.
A 1.ª Fase de construção da Rota dos Moinhos de Água, no concelho de Ourém, entrou na fase final. A cerimónia de inauguração da 1.ª Fase da Rota dos Moinhos de Água/ Parque de Lazer de Olival está agendada para 5 de agosto às 18h30. Rota dos Moinhos de Água ligará o Parque de Lazer do Olival à Fonte da Conceição, com um percurso pedestre em plena natureza, em resultado da valorização do património paisagístico nesta intervenção. O percurso desenhado na 1.ª Fase apresenta a extensão de 400 m, envolvendo uma área de 10500m2, interligando azenhas, levadas, linhas de água e outras maravilhas naturais.
No dia 25 de julho, em Tomar, foi lançado um guia que servirá de apoio ao Peregrino e de elemento promotor dos Caminhos de Santiago e de Tomar. Para além de uma breve contextualização sobre o Caminho de Santiago, traz informação útil de cariz patrimonial e cultural, como igrejas, capelas, museus e hotéis, entre outros.
A Confraria do Frango na Púcara vai realizar 3 eventos até ao final deste ano, tendo decidido marcar o seu Primeiro Grande Capítulo para 19 de novembro, em Alcobaça, coincidindo com a Mostra Internacional de Doces e Licores Con- ventuais (de 17 a 20 de novembro). No evento, serão entronizados os confrades fundadores, novos confrades e confrades honorários.
Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, preside à sessão solene de abertura das seculares Festas do Bodo, que terá lugar na sexta-feira, 29 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As Festas do Bodo são organizadas pelo Município de Pombal, Empresa Municipal PMUGEST e Adilpom, sendo uma referência no calendário regional de eventos. O evento reflete, para além da tradição popular, o desenvolvimento e as potencialidades de empreende- dores pombalenses no campo da competitividade e inovação. Assume o seu carácter religioso na secular procissão em honra de Nossa Senhora do Cardal, no último domingo de julho.
Aljubarrota Medieval está de regresso, no ano em que celebramos 637 anos da Batalha de Aljubarrota. Na vila da Padeira de Aljubarrota, por esses dias haverá muitas tavernas, com excelente gastronomia medieval, e animação a recriar a época. Outro ponto alto, a Recriação da Batalha, autêntica aula de história, terá dezenas de figurantes a encenar a vitória militar portuguesa sobre os castelhanos invasores.
Festas da Batalha prometem atrair multidões, de 12 a 15 de agosto, com cartaz abrangente, para vários públicos. Animação, gastronomia tradicional, atividades desportivas e uma feira de atividades económicas integram também este certame, a realizar no parque de eventos Santa Maria da Vitória.
No que se refere aos concertos, todos com entrada gratuita, pelo palco das Festas da Batalha atuarão Anselmo Ralph, Fernando Pereira, Quatro e Meia e Miguel Araújo, além de grupos locais como Mãe Lua, EN1, Tiago Pinho e Tiago Borges & O Gato Maltês, todos no parque de eventos Santa Maria da Vitória.
Começa já quinta-feira, 21 de Julho, mais um Mercado Medieval de Óbidos. A edição tem sabor especial, depois de dois anos de interregno, sendo o tema base “Festas, Romarias e Peregrinações”.
O evento, que acontece todos os dias, até 31 de Julho, junta centenas de figurantes, atores, músicos e… muitos amantes da História. Tem como grande enfoque o casamento entre D. Afonso e Dona Urraca de Castela, que recebeu, como dote, a valiosa Vila de Óbidos. Por essa razão, os Torneios Medievais são um dos focos de atração do evento, que irá decidir qual será a casa senhorial que, no futuro, irá capitanear a hoste da vila.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) apresentou, no dia 18 de julho, no Convento de Cristo, em Tomar, a intervenção de conservação e restauro da Janela Manuelina e das fachadas da igreja que já está a decorrer no monumento Património Mundial, com a presença da secretá- ria de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e do diretor-geral do Património Cultural.
Está agendado para o dia 21 de julho, quinta-feira, o início da quinta edição da Quinzena Gastronómica do Coelho, iniciativa dinamizada pelo Município do Bombarral que vai decorrer até ao final do mês em 11 restaurantes do concelho. Afirmando-se, a cada ano que passa, como uma referência no que diz respeito à oferta gastronómica do concelho bombarralense, a atividade resultou de um desafio lançado pela autarquia aos vários estabelecimentos de restauração, que de pronto aderiram, apresentando diversos pratos confecionados com carne de coelho e outros produtos locais.
O Leiria Medieval, que se realiza de 21 a 24 de julho, recebe um ciclo de “Conversas sobre a Idade Média”, iniciativa do Município em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Sociedade Portuguesa de Estudos Medie- vais. A coordenação científica é de Catarina Fernandes Barreira e Maria de Lurdes Rosa.
A 3ª Quinzena Gastronómica do Carapau do eco- MAR decorre de 15 a 31 de julho, nos restaurantes aderentes da orla costeira de Torres Vedras e da Lourinhã. Menus dos nove restaurantes aderentes apresentam um ou mais pratos com carapau, que podem ser inovadores ou de cunho tradicional.
O objetivo passa por preservar, valorizar e promover o acervo gastronómico tradicional dos 2 concelhos.
Arrancaram no segundo fim de semana de julho as iniciativas integradas no “Mapa à Descoberta da Cerâmica”, um programa que propõe diversas atividades ligadas à produção artística e ao património cerâmico. O programa “Mapa à Descoberta da Cerâmica” estende-se ao longo de todo o mês de julho e abre as portas dos espaços onde esta arte é pensada e vivida diariamente, dando a conhecer os seus protagonistas: os ceramistas e os seus ateliers.
O projeto “Museu na Aldeia” foi premiado no âmbito dos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards, na categoria de Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos. Abrangendo mais de 40 países na Europa, é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura e apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
O verão vai ter mais sabor no Castelo aos fins de semana e feriados, com a comercialização de produtos típicos de Leiria, um projeto desenvolvido pelo Município em colaboração com os agrupamentos de escuteiros do concelho, em que é recriado um espaço de comercialização de iguarias gastronómicas de inspiração medieval.
Os produtos base desta recriação fazem parte do cabaz do projeto É de Leiria, podendo ser degustadas no castelo iguarias como a bola de leitão da Boa Vista, morcela de arroz, xágria, limonada com hortelã, café medieval, merendeiras de batata doce, bolo das festas, amendoim torrado e as inevitáveis e deliciosas Brisas do Liz.
A localidade de Aveiras de Baixo, no Concelho de Azambuja, prepara-se para receber mais uma edição do “Retiro do Torricado”, que decorrerá nos dias 8, 9 e 10 de julho, no recinto em frente à Junta de Freguesia. Evento celebra riqueza gastronómica típica local, promovendo a atividade e o convívio entre as coletividades da freguesia. Haverá serviço de almoços, com início às 12h, e de jantares, a partir das 20h.
A Universidade de Coimbra, através do CESUCA – Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, irá promover no ano letivo 2022-2023, uma pós-graduação em Património Alimentar e Desenvolvimento do Território. Estão abertas 25 vagas para este primeiro curso, que resulta de uma candidatura da Universidade de Coimbra ao PRR.
O Grupo Municipal da CDU na Assembleia Municipal da Nazaré entregou na sessão de 28 de junho uma proposta de voto de louvor a José Soares da Conceição. Tendo completado 100 anos, no dia 24 de maio, foi atribuído o seu nome à biblioteca da Nazaré, que passou assim a identificar-se como Biblioteca Municipal José Soares.
“O que sabes sobre Vinhos Verdes?” é o desafio lançado pela Comissão de Viti- cultura da Região dos Vinhos Verdes em articulação com Revista de Vinhos para ações de formação que visam promover esta Denominação de Origem Protegida junto de apreciadores. Santarém entra neste roteiro, no Bar e Tapas Beco da Ribeira, dia 2 de julho, das 16h às 18h.
As Festas do Bodo foram apresentadas no dia 27 de junho, no Jardim das Tílias, junto aos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão. A festa mais importante do concelho de Pombal está de regresso de 28 de junho a 2 de agosto, com Dino D’Santiago, Pedro Abrunhosa, Wet Bed Gang, Anjos, Os quatro e meia e Quim Barreiros.
Convento de Cristo tem nova entrada, temporária, devido a obras de Conservação e Restauro das fachadas e coberturas da Nave Manuelina e Charola que inibem o acesso ao convento pelo Jardim / Castelo. O Convento de Cristo informa que a partir de 29 de junho a entrada temporária para o Monumento será feita exclusivamente pela Portaria Filipina, na fachada norte.
Feira Internacional de Antiguidades de Aljubarrota está de regresso após dois anos de interrupção devido à pandemia. Esta 5ª edição conta já com a inscrição de 50 participantes, vindos de Portugal, Espanha e França. De 29 a 31 de Julho, a vila de Alcobaça receberá não só colecionadores, mas também o público em geral, que poderá encontrar carros antigos, mobílias, eletrodomésticos, livros, elementos decorativos, utensílios vários, entre muitos outros objetos.
O “Foral Manuelino de Olivença 1510”, de Saul António Gomes, Mário Rui Simões Rodrigues e José Antonio González Carrillo é uma obra que caracteriza a História de Olivença, editada em 2021, pela Diputación de Badajoz-Universidade de Extremadura, Espanha, e que vai ser apre- sentada dia 2 de julho, às 16 h, no CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.
A ementa não engana: são oito dias a servir a melhor sardinha e a melhor música! Está de volta mais uma edição do Festival da Sardinha, na Praia do Pedrógão, de 7 a 10 e 14 a 17 de julho, que, como é tradição, faz da sardinha rainha da festa, mas apresenta grandes nomes na ementa musical. O Festival terá o seu epicentro no recinto montado junto à rotunda sul, mas à semelhança do que aconteceu no ano passado, estende-se aos restaurantes aderentes que fazem dos seus espaços extensões deste certame que é já uma referência do programa de animação de Verão nas praias da região.
Município de Pombal organiza este fim de semana o Festival de Estátuas Vivas, que conta com a participação de António Santos, detentor de cinco recordes do Guinness como Homem Estátua. A iniciativa decorre sábado, dia 25 de junho, e insere-se no ‘Roteiro 5 sentidos’, projeto que reúne ainda os municípios de Castanheira de Pera e Sertã.
O Município de Torres Novas promove, de 24 de junho a 3 de julho, a 1.ª Mostra de Sabores e Produtos do Território em 25 restaurantes aderentes do concelho. Durante estes dias servem-se à mesa dos restaurantes A Gamela dos Sonhos, A Tertúlia do Nabeiro, Atrás dos Vinhos, Babalhau by Chef Lurdes, BlueG’IN Bistro, Brasão Real, Casa das Enguias, Çoudos Antigo, De’Gustar, Dom Gula, Hotel Torres Novas – Restaurante, Inprovável, Mamma Mia, Mário Alturas, Marisqueira Aquário, Mosteiro do Leitão, O Regresso, Restaurante Nersant, Retiro da Ti Lena, Ritonicho, Rossio Restaurante Bar, Saborearte, Seven Restaurante, Solar da Valada e Temperos da Luz, diversas especialidades e produtos típicos da gastronomia torrejana.
Chamusca inaugura quarta-feira, dia 22 de junho, a Casa do Moscadim, um novo projeto museológico e patrimonial, que pretende ser uma referência em restauro, conservação e musealização. Projeto é da responsabilidade da empresa de gestão e promoção de bens culturais Patrimonium. Evento contará com o edil Paulo Queimado e António Maria de Mello, da Associação Portuguesa de Casas Antigas.
No dia 15 de junho, Nuno Domingos, vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do património cultural, Raúl Violante, presidente da Junta de Freguesia de Pernes e a tesoureira Ana Isabel Nogueira percorreram locais emblemáticos da freguesia. Visita começou no Rossio, seguindo-se a Igreja da Misericórdia, Torre do Relógio, Capela de Sto. António, Miradouro e Igreja Matriz.
Os Roteiros Literários vão voltar às ruas da cidade de Leiria entre junho e novembro, com um conjunto de percursos urbanos que têm como mote a obra literária e a vida dos escritores locais Afonso Lopes Vieira, Francisco Rodrigues Lobo e Acácio de Paiva e de escritores consagrados que, por um curto período, viveram em Leiria, como Eça de Queirós e Miguel Torga. O ciclo de Roteiros Literários será orientado por Ângela Pereira, bibliotecária municipal, e dramatizado pelo escritor e ator Fernando José Rodrigues.
A inauguração da XXX Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha terá lugar quinta-feira, dia 15 de junho, às 19 h, no Parque de Santa Maria da Vitória, na Batalha. A cerimónia é presi- dida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel Cartaz conta com Elsa Gomes, Quim Barreiros, Miguel Bravo, Banda Kroll e Banda da Catraia.
A requalificação do Paço dos Condes de Ourém foi distinguida no mês de maio com duas menções honrosas pelo júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana: Menção honrosa na categoria Melhor Intervenção com Impacto Social e Menção honrosa na categoria Melhor Reabilitação com Área Inferior a 1.000 m2.
Já são conhecidas as datas do Mercado Medieval de Óbidos. De 21 a 31 de Julho, Óbidos volta a mergulhar na história e, dois anos depois da pandemia, regressa para celebrar “Festas, Romarias e Peregrinações”. Nesta 19.ª edição, o evento decorrerá todos os dias, aproveitando o cenário natural da Cerca do Castelo e de Óbidos, havendo, este ano, mais atividades, como a aposta na recriação da vivência medieval, com a existência de mesteres, ofícios, podendo o visitante ‘ser parte da aldeia’. Haverá ainda um mercado da lã, que pretende mostrar a importância da pastorícia na Idade Média
A Câmara Municipal de Torres Vedras publicou a Descrição Económica da Vila e Termo de Torres Vedras, de Manuel Agostinho Madeira Torres. A obra, que integra a coleção Linhas de Torres Vedras, foi lançada dia 4 de junho, no Convento de Nossa Senhora da Graça. Edição conta com nota introdutória, transcrição, atuali- zação e índices de Carlos Guardado da Silva, com a colaboração de André Melícias na transcrição. Um trabalho “em benefício da comunidade torriense” que a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, caracterizou como um “gesto cívico que muito louvamos e nos cumpre enaltecer.”
Sendo a freguesia caldense Landal responsável por mais de 75 % das codornizes consumidas a nível nacional, é também onde se pode degustar esta iguaria de todos os géneros e feitios. O X Festival da Codorniz no Landal traz de 2 a 5 de junho, animação para todos os seus visitantes, tanto para o deleite gastronómico, como para os amantes da música e dança popular.
De 4 a 12 de junho, os produtos “É de Leiria!” vão estar representados na FNA’22 – Feira Nacional de Agricultura de Santarém, num stand assente numa dinâmica de degustação e com um ambiente visual que nos transporte até Leiria, com o Castelo em grande destaque. Durante os nove dias de Feira, as gulosas Brisas do Liz, o estaladiço Leitão Boa Vista e as tradicionais Morcelas de Arroz serão assegurados por alguns operadores aderentes ao projeto. Os visitantes do stand poderão degustar os produtos “É de Leiria!” mediante um registo prévio, que permitirá girar a roda “É de Leiria!” e aguardar pela sorte.
O livro “Villa Portela – Mais de um século de história”, da autoria de Francisco Queiroz, Ricardo Charters-d’Azevedo e Miguel Saraiva, é lançado dia 4 de junho, sábado, às 15h30, no Celeiro da Casa do Terreiro, em Leiria.
Fundada em finais do século XIX pelo Eng. Roberto Charters Henriques d’Azevedo, a Villa Portela é a mais paradigmática propriedade leiriense da Época Romântica.
O MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi distinguido com o prémio “Comunicação online” atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia que decorreu no dia 27 de maio, na Academia Militar, Amadora. Distinção enfatiza a preocupação do equipamento tutelado pelo Município da Batalha, em criar um repositório acessível online com uma missão inclusiva.
A iniciativa “Avenida Cultural-Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho” recebeu, no dia 27 de maio, na Amadora, o prémio na categoria de Marketing e Merchandising Cultural, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Exposição foi inaugurada na Avenida Heróis de Angola em novembro de 2021 e estará em exibição até ao final deste ano.
O Município da Batalha obteve a posse dos antigos depósitos do Instituto da Vinha e do Vinho após uma candidatura de manifestação de interesse junto da Direção-Geral do Tesouro e Finanças. Está equacionado um projeto de valorização patrimonial e ambiental de relevante interesse público para o local. Depois de diversas tentativas ao longo dos últimos anos, a recente candidatura do Município obteve luz verde do organismo governamental que acedeu à pretensão do Município quanto à gestão dos antigos depósitos do Instituto da Vinha e do Vinho por um período de 50 anos.
De 22 de maio de 2021 a 21 de maio de 2022, o Castelo de Leiria mereceu a visita de 138.938 pessoas, um número considerado bastante positivo, após 2 anos de encerramento para a realização de obras de requalificação daquele que é um dos maiores valores patrimoniais do concelho. Com um total de 112.733 de turistas nacionais e 27160 estrangeiros, o Castelo recebeu, nos meses de maio a dezembro de 2021, 108.887 visitantes, enquanto, em 2022, de 1 de janeiro a 21 de maio, foram contabilizados 30.051. Estes valores mostram uma tendência de subida em relação aos registados antes da requalificação do espaço.
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai comemorar o Dia do Município (Quinta-Feira da Ascensão), no dia 26 de maio, numa cerimónia no Teatro Stephens, na qual irá atribuir distinções a cidadãos do concelho num evento cultural e gastronómico no Par- que de Merendas da Portela, com João Só e Carolina Deslandes e o Chef Rui Paula.
O Município do Bombarral promoveu este fim de semana, dias 21 e 22 de maio, a iniciativa “Cantar à Mesa dos Chefs”, que juntou música e gastronomia, tendo como pano de fundo o vasto e rico património histórico que nos oferecem as Quintas do Sanguinhal e da Granja, integrada no projeto “À Mesa também se canta”.
Complexo Cultural da Levada foi palco no dia 18 de maio do lançamento do Roteiro Museológico de Tomar, instrumento infor- mativo que oferece agora ao público um guião com opções a visitar no concelho. Além da oferta museológica convencional, apresenta projetos locais, equipamentos e coleções visitáveis, património rural e etnográfico de interesse cultural e turístico, desenvolvidos por Juntas de Freguesia e Associações locais.
A 30ª Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha tem lugar de 15 a 19 de junho, no Parque de Eventos de Santa Maria da Vitória. Esta edição vai contar com nova disposição dos diversos espaços que integram o certame, como a zona de restauração, que passa a ser totalmente coberta, e novos espaços afetos ao artesanato e instituições. 12 produtores dão a conhecer o que de melhor a Batalha tem para oferecer em produtos como o mel, o azeite, os licores, o vinho e enchidos. Associações trazem os sabores típicos do concelho e animação conta com Quim Barreiros, Elsa Gomes & Banda, Miguel Bravo, Banda Kroll, Catraia e Ahkorda
No âmbito da Temporada Cruzada Portugal – França que decorre nos dois países, tem lugar Colóquio Internacional Francesas em Portugal. Itinerários múltiplos. As sessões decorrem em Leiria na sexta-feira e em Alcobaça no sábado, dia 21 de maio. Depois, em Outubro, teremos a versão contrárias, Portuguesas em França, que terá lugar na Sorbonne em Paris.
Como em anos anteriores, as cidades e vilas de cerâmica portuguesas e membros honorários, participam na jornada europeia das Cidades Cerâmicas Bom Dia, Cerâmica! de 21 e 22 de maio, com o objetivo de chamar a atenção do público para a cerâmica nacional e europeia, através da realização de vários eventos.
Executivo da Câmara Municipal de Leiria aprovou terça-feira, 17 de maio, por unanimidade, a adjudicação da empreitada para criação de uma plataforma de criação artística nas áreas devolutas do antigo Paço Episcopal, edifício da Loja do Cidadão. A obra tem um prazo de execução previsto de 360 dias e um orçamento estimado em 1.538.771,09 euros, que serão candidatados a fundos comunitários, permitindo dotar o espaço de condições para “capacitar os agentes culturais profissionais e amadores para criação e formação artística”, salientou Anabela Graça, vereadora da Cultura, aquando da aprovação do projeto.
Até ao dia 28 de maio, a Marinha Grande acolhe comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala no dia 18 de maio, com várias atividades dirigidas às famílias, que tiveram início no passado fim de semana. O programa, organizado pelo Município, decorre no Museu do Vidro e no Museu Joaquim Correia e enquadra-se na comemoração do Ano Internacional do Vidro.
Quarta-feira, dia 18 de maio, celebra-se mais uma edição do Dia Internacional dos Museus, este ano motivado pelo tema “O Poder dos Museus”, promovido pelo ICOM Portugal. Em Alcobaça, vão estar abertos os museus municipais (Museu do Vinho, Central Confluência dos Rios e Museu Raul da Bernarda).
A zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça é o palco da Recriação do Mercado do século XIX. No fim de semana de 21 e 22 de maio, Alcobaça tem a oportunidade de assistir a recriações de vivências passadas, danças, cantares e bailes de outros tempos, jogos tradicionais, idas à fonte e desfiles de noivos.
Elementos dos ranchos de Alcobaça, vestidos a rigor, recriarão o ambiente do Mercado do séc. XIX que tinha lugar junto ao Mosteiro. Nessa época, os agricultores e os artesãos, das freguesias do Concelho vinham à Vila vender os seus produtos: pão, fruta, hortaliças, enchidos, azeite, vinho, mel, entre outros.
Projeto para a Reabilitação do Núcleo Amuralhado do Castelo de Leiria conquistou Prémio Reabilitação Urbana, na categoria Espaços Públicos, na edição dos Prémios SIL do Imobiliário 2022, organizados pela Fundação AIP. Cerimónia de entrega decorreu a 12 de maio, na FIL, tendo o prémio sido atribuído à intervenção que inclui arranjos exteriores, e de reabilitação da Casa do Guarda, Cisternas e Igreja.
Bicentenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso à Vila de Azambuja, entre os 25 e 30 de maio de 2022. Após dois anos de pandemia, a ser festejada em formato online, a feira volta agora em força às ruas, com mais um dia de festa do que é hábito. Serão seis dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, animação popular e muita música. Em destaque, a mágica “noite da sardinha assada”, sexta-feira, dia 27 de maio, recebe a atuação do cantor Toy, e no sábado, dia 28, sobem ao palco os “Expensive Soul”. Duas grandes propostas musicais, gratuitas para todo o público, no Campo da Feira, junto à Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.
Câmara Municipal de Santarém promove várias atividades, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, às 18h, com a visita guiada à Igreja de S. João de Alporão. Às 19h, tem lugar a Palestra intitulada “Querer é poder? O Museu de S. João de Alporão: expetativas e vicissitudes”, por Luís Mata e Fátima de Llera, na Casa do Brasil.
Município de Óbidos junta-se às celebra- ções do Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio, com a rainha D. Maria I no centro do programa. Assim, Município propõe 2 visitas guiadas e encenadas com a rainha D. Maria I como anfitriã, dado que o atual Museu foi adaptado em 1782 para receber a rainha.
Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós Jorge Vala apresentou, no dia 9 de Maio, em conferência de imprensa, as Festas de São Pedro, evento que assinala o padroeiro da vila e que este ano decorrem de 25 de junho a 3 de julho. Este regresso ocorre dois anos depois da última edição, devido à pandemia de Covid.
Sábado, 7 de maio, Constância vai receber a II edição do Festival da Fataça, evento que decorre nos 6 restaurantes aderentes, até 15 de maio. Assim, nos restaurantes D. José Pinhão, Os Lusíadas, Taverna 1488, Leopoldina Tavernas, Pezinhos no Rio e Vila Camões, será possível apreciar pratos variados deste peixe típico de rio.
Plano de Urbanização de Fátima vai iniciar o período de Discussão Pública já no dia de 11 de maio. O plano fornece as diretrizes de desenvolvimento para a concretização da política municipal de ordenamento do terri- tório e de urbanismo na cidade de Fátima.
Revisão deve-se às alterações sociais e económicas registadas desde 2002.
A rodagem da produção cinematográfica internacional “Damsel” levará ao encerra- mento do Convento de Cristo, de 23 a 27 de maio, e do Mosteiro da Batalha, de 19 a 20 de maio, anunciou no dia 6 de maio, a Direção Geral do Património Cultural. No Convento de Cristo já se iniciaram a montagem e preparação dos cenários.
É já a 6, 7 e 8 de maio que que se realiza a 16ª edição da Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja. O evento é já uma tradição em toda a região e afirma-se como a festa do vinho das mais castiças do país. Após dois anos a ser festejada em formato online, volta agora em força às ruas de Aveiras de Cima, que irá celebrar os excelentes néctares da colheira 2021. A abertura desta edição contará com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro. A organização da Ávinho é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”.
Com as restrições pandémicas reduzidas, o Congresso da Sopa vai ser o primeiro evento de grande escala a acontecer em Tomar. Espaço de festa e de convívio, em que partilha é um conceito essencial, tem agora todas as condições para decorrer em pleno, e será já no dia 7 de maio a partir das 12h30 no seu local emblemático: o Mouchão. A iniciativa pioneira na consagração deste prato como destino gastronómico em Portugal, regressa com mais de 40 variedades de sopa, da responsabilidade de 27 entidades participantes, entre restaurantes, associações e o patrocinador do evento.
O “Plesiopharos moelensis”, conhecido como Plesiossauro de São Pedro de Moel, tem 195 milhões de anos e é o réptil marinho do período Jurássico mais antigo e completo da Península Ibérica e um dos mais antigos no mundo. Os fósseis foram descobertos em São Pedro de Moel e estão em exposição no Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande, até ao dia 29 de junho. A “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel” foi inaugurada este sábado, 30 de abril, e resulta de uma parceria entre o Município da Marinha Grande, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e o Museu da Lourinhã.
O Município de Santarém atribuiu um apoio de 48.352,91€ ao Círculo Cultural Scalabitano para obras no Teatro Taborda. Para Ricardo Gonçalves, “o Teatro Taborda é espaço de referência cultural para o Concelho de Santarém e que carece de obras de melhoramentos para se tornar mais um recinto fixo para espetáculos de natureza artística.
Município da Marinha Grande, em parceria com Parque dos Dinossauros da Lourinhã e com o Museu da Lourinhã, inaugura a “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel”, no Foyer do Museu do Vidro, sábado, 30 de abril, pelas 15h.
Exposição exibe e documenta a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, encontrado junto ao Farol de São Pedro de Moel, pertencendo ao início do Período Jurássico, com cerca de 195 milhões de anos, e que permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho contemporâneo do tempo dos dinossauros, batizada com o nome de Plesiopharos moelensis que significa “perto do farol de São Pedro de Moel”.
A reabilitação, requalificação, restauro e conservação da Villa Portela tem início na terça-feira, dia 26 de abril, uma empreitada que irá reconverter o histórico espaço leiriense num Centro de Artes.
Com prazo de execução estimado em 540 dias e um investimento de 2.869.765,95 euros, trabalhos visam adaptar e transformar os espaços exteriores e todo o edificado em equipamento público cultural, com uma área de implantação dos edifícios de cerca de dois mil metros quadrados e uma zona verde/jardim com 17 mil metros quadrados.
O historiador e colecionador Jorge Pereira de Sampaio publicou um livro de memórias dedicado á sua mãe, Maria do Céu Pereira de Sampaio, recentemente desaparecida. “Pode assumir-se como uma fotobiografia por um lado, mas, por outro, tem testemunhos de uma série de pessoas que conheceram a minha mãe e que com ela conviveram”, revela. Maria do Céu Sampaio e o seu marido, Luís Pereira de Sampaio, foram proprietários durante cerca de meio século do café Tertúlia e colecionadores de faiança, tendo fundado, com o seu filho, a Galeria Conventual e, mais recentemente, o Museu de Faiança de Alcobaça.
Exposição, venda e provas de vinho, cozinha ao vivo e harmonizações para o público degustar livremente, tasquinhas regionais, operadores turísticos e empresas do setor vitivinícola, artesanato e muita animação, são as propostas da XXXII edição da Festa do Vinho do Cartaxo que, depois de duas edições suspensas, irá voltar ao Pavilhão Municipal do Cartaxo. Abertura oficial está agendada para 29 de abril, às 18h, num dia em que a Festa do Vinho começa com máxima animação: os Besouros da SFIP, banda de jovens da Sociedade Filarmó- nica Incrível Pontevelense, antecipando o grande concerto da noite com The Black Mamba.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se no dia 18 de abril, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Para assinalar este Dia realiza-se o Encontro “Património e Clima”, no dia 18 de abril, no espaço privilegiado do Convento de Cristo, em Tomar.
“O Turismo Industrial é um produto turístico fundamental para a região, uma vez que está disponível 365 dias por ano e promove a coesão territorial”, destacou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Rede de parceiros do Turismo Industrial do Centro de Portugal foi constituída esta terça-feira, 12 de abril, numa cerimónia no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, com a presença do Turismo de Portugal. Foi ainda assinada a Declaração de Compromisso entre o Turismo do Centro e os Municípios e outros parceiros, tendo em vista a criação da futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial.
No dia 18 de abril, (Segunda-Feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13h vão chegar a Constância dezenas de embarcações, para as cerimónias do Dia do Concelho. Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, bem como de alguns particulares do Vale do Zêzere.
O Conselho Geral da Rede Cultura 2027 reuniu dia 11 de abril, no Museu de Leiria, no seu 12.º encontro. O Júri a quem coube a decisão de escolher as cidades finalistas para o título de Capital Europeia da Cultura deixou de fora a candidatura de Leiria, e por consequência, a Rede Cultura 2027. Contudo, e ainda antes de receber o relatório de justificação por parte dos jurados, os membros da Rede Cultura iniciam com os diferentes órgãos e equipas uma avaliação de todo o processo da REDE.
Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, assinou, dia 12 de abril, a Declaração de Compromisso, no âmbito do Quadro da Dinamização do Turismo Indus- trial em Portugal. Porto de Mós é representado pela empresa do setor da pedra, Airemármores, a Casa Féteira, produtora de azeite e o MIAT- Museu Industrial e Artesanal do Têxtil.
O Castelo de Leiria e o m|i|mo – museu da imagem em movimento são os vencedores das categorias Monumentos Nacionais e Museus, respetivamente, recebendo a classificação de Ícone de Referência Nacional, atribuída pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões, depois de uma votação a nível nacional.
Bonequinhas tradicionais de Constância, artigos em pele/couro, cerâmica, bijutaria em aço, prata e ouro, costura criativa, tapetes, passadeiras, jogos em madeira, mantas, cortiça, utensílios de cozinha em madeira, sabão, bonecas/bonecos, pintura em tecido, mobiliário, cera ou artesanato em materiais reciclados estão na 31ª Mostra Nacional de Artesanato, em Constância, de 15, a 18 de abril.
Município de Leiria passa a gerir as antigas instala- ções do Instituto da Vinha e do Vinho, junto à estação da CP, com objetivo de recuperar o imóvel e de o transformar num espaço ligado à cultura e arte contemporânea, como as artes performativas, música, multimédia e artes plásticas.
Edifícios térreos eram destinados à armazenagem, arrecadação, destilaria e apoios à vitivinicultura.
Vestir Constância com flores de papel por ocasião da Páscoa é uma tarefa partilhada por escolas, instituições e moradores de todo o concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse nas Festas do Concelho 2022 – Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, um evento que decorrerá nos dias 15, 16, 17 e 18 deste mês de abril.
Serão milhares de flores de papel que ornamentarão as ruas, recantos e praça de Constância, fazendo as maravilhas de todos os que elegerem a vila, como destino turístico na próxima Páscoa.
A sessão de abertura da “Semana Nacional do Turismo Industrial – À Descoberta do Turismo Industrial” vai decorrer na Marinha Grande, esta sexta-feira, 8 de abril, no Centro Empresarial, organizada pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, em parceria com o Município. Empresas e municípios de todo o país dinamizam iniciativas de Turismo Industrial, contribuindo para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade.
A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou, a 5 de abril, a adjudicação da empreitada «Parque Almonda- Moinho dos Duques, Rua do Caldeirão e Rua do Centro Republicano» à empresa Canas Engenharia e Construção por 376.824 euros + IVA. Durante o acompanhamento arqueológico, foram encontradas infraestruturas de dois complexos proto-industriais da Época Moderna.
A Semana Santa de Óbidos está de volta, depois de um interregno devido à pandemia. Este ano, as celebrações decorrem de 10 a 17 de abril. As cerimónias religiosas e culturais atraem milhares de pessoas nesta época do ano à vila de Óbidos. Recorde-se que estas cerimónias são das mais antigas do País, tendo a procissão dos Passos mais de 400 anos de existência.
A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, vai acolher, no dia 24 de abril, o lançamento do livro «Vamos Regar os Cravos», de Nanda Borghetti, e ilustrações de Alefes Silva. Segue-se a oficina plástica e de ilustração para crianças e famílias, intitulada «Os Cravos da Liberdade». Nanda Borghetti nasceu em 1975 no Brasil, tendo-se mudado para Portugal em 1998.
Entre 9 e 17 de abril, a Câmara Municipal de Porto de Mós promove o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego. A realização desta 3ª edição tem como objetivos valorizar e divulgar estes dois produtos regionais e promover a culinária, como património cultural, e os estabele- cimentos de restauração, procurando criar uma base de referência para o público que os procura.
Como manda a tradição, vai realizar-se dia 10 de abril, domingo, pelas 17 h, no salão nobre dos Paços do Concelho, a reunião do povo do concelho de Tomar, para deliberar sobre a realização da Festa dos Tabuleiros. Caberá aos munícipes tomarem a decisão de realizar ou não a Festa em 2023, man- tendo a sua regularidade de 4 em 4 anos, bem como a escolha do mordomo.
Decorreu na Escola de Hotelaria de Fátima de 21 a 25 de março, a 10ª edição do Festival de Gastronomia “Cozinhas do Mundo- Sabores de Portugal” e a 2ª edição do festival “Pastela- rias do Mundo – Sabores de Portugal”. Foram 5 dias, com 20 equipas e 4 preparações em simultâneo, onde 43 alunos de 3º Ano estive- ram em prova (cursos de Pastelaria/Padaria, Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria).
O Município de Torres Novas, em colaboração com 34 restaurantes do concelho, promove de 8 a 17 de abril de 2022, a 31.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. As especialidades gastronómicas disponíveis vão desde o cabrito assado no forno com batatas e grelos ao cabrito na púcara, passando pelo ensopado ou caril de cabrito, sem esquecer a doçaria à base de produtos tradicionais da região, como frutos secos.
Integrado na Semana Santa de Porto de Mós, o 1º Festival do Folar e do Licor terá lugar nos dias 9 e 10 de abril, no Jardim Municipal de Porto de Mós. O Festival do Folar e do Licor é a iniciativa que pretende promover e incentivar a produção e comercialização de produtos existentes no Concelho de Porto de Mós. Pretende, ainda, motivar os produtores a privilegiar o uso de ingredientes locais e/ou tradicionais, como forma de manter a qualidade, a genuinidade e a diferença.
O Carnaval de Torres Vedras é Património Cultural Imaterial nacional. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) aprovou o pedido de registo do evento no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial apresentado pela Câmara Municipal de Torres Vedras. A decisão foi conhecida 6ª feira, 25 de março. Anúncio da DGPC frisa a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu a manifestação do património cultural imaterial na contemporaneidade.”
O IV Encontro Internacional de Abadias Cisterci- enses, dedicado ao tema “Património Cisterciense europeu e desenvolvimento sustentável: novos desafios de gestão”, realiza-se nos dias 8 e 9 de abril no Mosteiro de Alcobaça. O evento é organi- zado pela Direção-Geral do Património Cultural/ Mosteiro de Alcobaça e pela Associação Leader Oeste, em parceria com o Município de Alcobaça.
O Bar do Teatro Sá da Bandeira acolheu, dia 27 março, Dia Mundial do Teatro, a apresen- tação do livro “Voz Própria.Jorge Ginja e Mário Viegas. Poesia. Resistência e Liberdade”. O livro reúne 49 textos de autores, como Manuel Alegre, Alexandre O’Neill e José Carlos Ary dos Santos e 2 CD com a voz de Mário Viegas a dizer poesia selecionada por Jorge Ginja.
Isabel Stilwell apresentou, no dia 12 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Alcobaça o romance “Inês de Castro”, a amante do príncipe D. Pedro, que reza a lenda, foi coroada rainha depois de morta. Com vasta experiência em livros históricos a escritora revelou ser comum as famílias nobres na época enviarem as filhas mais inteligentes e bonitas para seduzirem os príncipes.
A Feira das Tasquinhas de Rio Maior está de volta, depois de dois anos de interrupção. De 25 de março a 3 de abril, serão 10 dias em que o visitante pode conhecer os saberes e sabores da gastronomia regional no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, no celebrado “regresso à normalidade” do concelho.
Na terça-feira, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água e a Câmara Municipal de Caldas da Rainha escolheu assinalar a efeméride com a ligação da água no chafariz da Rua Nova, a fonte do Largo D. Manuel I e a fonte dentro do Hospital Termal, reabilitadas pela Autarquia. A cerimónia começa com momento musical por Pedro Caldeira Cabral, Orlando Trindade e Joaquim Silva, seguindo-se depois a ligação dos fontanários.
Caldas da Rainha, além da ligação umbilical às Artes, mantém uma ligação especial com as águas, não se confinando apenas às termais, mas também a chafarizes e fontanários.
De 9 a 17 de abril, Porto de Mós volta a celebrar a Semana Santa, evento que foi cancelado em 2020 devido à situação pandémica e que regressa dois anos depois. A apresentação da Semana Santa 2022 realizou-se dia 17 de março, no Largo da Igreja de S. João. Celebrações que assinalam o período pascal serão realizadas em parceria com Paróquia de Porto de Mós, que, para o edil Jorge Vala, são um indicador do município “voltar à normalidade que nos foi retirada pela pandemia”. A par da Semana Santa, realiza-se o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego e Festival do Folar, de forma a atrair mais visitantes ao concelho.
O Município de Tomar vai estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, de 16 a 20 de março, em Lisboa. Município de Tomar irá promover diversas atividades de animação, tanto no stand da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, inserido no Pavilhão do Turismo, como no stand da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago.
Foi inaugurada dia 17 de março, na Biblioteca Municipal de Tomar, a exposição itinerante “1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul”, que celebra o centenário da viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral entre Portugal e o Brasil. A inauguração contou com os diretores do Museu da Marinha, comodoro José António Favinha, e do Museu do Ar, coronel Carlos Raposo.
Vila Medieval de Ourém volta a acolher a Via- Sacra ao Vivo na Sexta-feira Santa, 15 de abril. A recriação histórica, reconhecida como uma das melhores do país, regressa após dois anos de interregno e com novidades. A Via-Sacra ao Vivo é dramatizada por cerca de 100 atores e figurantes da comunidade. Requalificação do Castelo e Paço dos Condes de Ourém propor- cionará ainda novo ator para Jesus Cristo.
O Município do Cartaxo construiu um projeto para a freguesia de Valada que terá nas aldeias de Valada e da Palhota o seu centro de ação e na ciência o fator de valorização da identidade da comunidade ribeirinha. A autarquia quer valorizar a sustentabilidade ambiental enquanto fator diferenciador de atratividade turística para a freguesia.
Turismo Centro de Portugal felicitou o município de Aveiro por ser uma das quatro cidades portuguesas finalistas na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, numa decisão conhecida dia 11 de março, esperando que consiga trazer a Capital Europeia da Cultura para a Região Centro pela primeira vez e seria uma grande honra para a região e para o país.
Leiria foi afastada esta sexta-feira da lista de candidatos a Capital Europeia da Cultura 2027. As cidades de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foram pré-selecionadas, no dia 11 de março, na competição para o título em Portugal. Após uma reunião de quatro dias, um painel de peritos independentes recomendou a pré-seleção a partir de uma lista de 12 cidades portuguesas.
Um ano a comemorar o centenário do Carnaval de Torres Vedras, de 17 de fevereiro de 2023 a 14 de fevereiro de 2024. O anúncio foi feito no dia 2 de março, no Centro de Artes e Criatividade, na apresentação do plano relativo à comemoração, com elementos ligados ao Carnaval, membros de associações carnavalescas, executivo municipal e da empresa municipal Promotorres.
Os estabelecimentos de restauração do concelho do Bombarral vão ser palco, entre os dias 17 e 31 de março, do evento “Quem Come Seus Males Espanta”, que apresenta uma ementa com o melhor da gastronomia e momentos musicais. Dinamizada pelo Município do Bombarral, a iniciativa conta com envolvimento de 15 restaurantes.
A V edição do Festival do Cogumelo da Parreira arranca esta sexta-feira, dia 4 de março, pelas 18 h e vai até domingo, dia 6 de março. O evento de dinamização e promoção territorial, com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo, é organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.
O dinossauro Draconyx loureiroi, o primeiro ornitópode de Portugal, voltou a ser estudado, após a descoberta de novo material, incluindo uma mão quase completa, 20 anos após a descrição da espécies. Draconyx era um pequeno, grácil, dinossauro bípede comedor de plantas, relacionado com dinossauros muito maiores.
O Município de Porto de Mós já concluiu a requalificação e restauro da Via Romana do Alqueidão da Serra e assinalou esse feito dia 23 de fevereiro, com uma visita ao local, que contou com a presença da diretora Regional de Cultura do Centro, Susana Menezes, do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala e do arqueólogo Jorge Figueiredo. A intervenção visou recuperar as zonas destruídas há cerca de 20 anos, além de ter sido feita uma leitura arqueológica da via, que permitiu confirmar o método de construção e a datação mais exata da via.
Inserido no projeto turístico “5 sentidos”, Afonso Cruz, Álvaro Laborinho Lúcio e Maria do Rosário Pedreira são alguns dos escritores envolvidos no projeto de promoção turística através da literatura e história dos municípios. Concluída a fase exploratória, os autores juntam-se para a criação de um roteiro literário como mapa de narrativas livres, onde cada um oferece a sua identidade ao território. A ideia é construir um livro cujas histórias têm como premissa as estátuas edificadas nos três municípios. A curadora do roteiro é a ilustradora, editora, livreira e mediadora de leitura Mafalda Milhões.
Foi lançado sábado, dia 19 de fevereiro, no Complexo Cultural da Levada, perante uma casa completamente cheia, o primeiro volume Cadernos Culturais Nabantinos. Como frisou o vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, trata-se da nova revista cultural do Município, que vem retomar o papel do antigo Boletim Cultural.
A Mostra da Lampreia regressa a Tomar a partir de 26 de fevereiro, num conjunto de restaurantes aderentes, e o Município aposta na sedução de novos públicos. A XXIII Mostra da Lampreia decorre de 26 de fevereiro a 27 de março, aos fins-de-semana e dia 1 de março (feriado municipal), em 12 restaurantes e 8 pastelarias locais
Face aos recentes atos de vandalismo ocorridos no Abrigo do Lagar Velho, Lapedo, no concelho de Leiria, a Direção da Organização Regional de Leiria do PCP pronunciou-se sobre a situação deste sítio património nacional arqueológico, conde- nando os atos de vandalismo, que reclamam adequada inves- tigação e responsabilização dos seus autores. A passagem dos terrenos para o património do Estado é uma emergência pela qual o PCP promete bater-se, na Assembleia da República. Defende ainda o investimento do Estado para criar condições de segurança, proteção e salva- guarda deste património, bem como campanhas de campo.
Mesmo sem a realização dos tradicionais desfiles carnava- lescos que trazem dezenas de milhares de foliões às suas ruas, Torres Vedras não deixa de assinalar o Entrudo. O Carnaval de Torres Vedras tem em 2022 um formato diferente, que apela de forma particular à reflexão sobre a sua história e identidade. “Cidade Carnaval” é o mote do Carnaval organizado pelo Município.
O sítio arqueológico Abrigo do Lagar Velho loca- lizado no Vale do Lapedo, em Santa Eufémia foi recentemente alvo de ações de vandalismo, tendo a ocorrência sido comunicada à Direção Geral do Património Cultural e Direção de Cultu- ra do Centro, e formalizada queixa-crime à GNR. Danos foram infligidos no Testemunho Pendurado, na parede de fundo do abrigo.
O documentário Matrafonas terá a sua antestreia domingo, 20 de fevereiro, no Centro de Artes e Criatividades de Torres Vedras. Filme lança um olhar sobre este símbolo do Carnaval de Torres Vedras com a perspetiva de diferentes matrafonas que vivem e sentem os seis dias de folia.
Em 2021, os monumentos dos distritos de Leiria e Santarém sob a responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) registaram aumento de visitantes face a 2020, passando para 1.346.250, um crescimento de 3,9 %. O Tinta Fresca analisou a evolução das entradas no Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e Convento de Cristo, nos últimos cinco anos.
A Exposição do Carnaval da Nazaré 2022 “É d’çeda a nossa gente”, que o público poderá continuar a visitar no Centro Cultural da Nazaré até ao dia 6 de março, irá estar à conversa, no Facebook do Carnaval, com vários convidados, em duas sessões, sobre esta festa tão aguardada pela população.
Integrado nas celebrações dos Dias de Thomar, irá decorrer dia 19 de fevereiro, no Complexo Cultural da Levada de Tomar, o lançamento do 1º volume Cadernos Culturais Nabantinos – Revista Cultural do Município de Tomar, inspirado no antigo Boletim Cultural Municipal e nos seus objetivos de investigação e de transferência de conhecimento para o território.
Sobejamente conhecida pelos seus romances históricos, a escritora e jornalista Isabel Stilwell, irá apresentar o seu último livro, “Inês de Castro – Espia, Amante, Rainha de Portugal”, este sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 16h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Inês de Castro nasceu na Galiza, entre 1320 e 1325 e faleceu em Coimbra, a 7 de janeiro de 1355. Filha ilegítima de um nobre galego, foi rainha póstuma de Portugal, entronada pelo rei D. Pedro I de Portugal, após a sua coroação, com quem teve quatro filhos. Foi assassinada por ordem do rei D. Afonso IV, pai do Infante D. Pedro.
De 15 de fevereiro a 6 de março, há opções para todos os gostos, a 3 euros com bebida incluída, em 15 espaços de restauração e cafetaria do concelho de Tomar. Uma viagem de sabores com “passaporte” para carimbar na totalidade. Tomar volta a colocar à prova o melhor das suas tapas e petiscos. No âmbito dos Dias de Thomar, espaços de restauração e cafetaria juntam-se, por iniciativa do Município, para promover esta rota.
Reconhecendo o contributo do património cultu- ral edificado na construção da matriz identitária da comunidade onde se insere, a sua natureza tutelar e hospitaleira na relação umbilical com o território, as gentes, e a sua capacidade de promover uma reflexão intemporal, este projeto Horizontes 26 convoca o património existente à escala de cada concelho da Rede Cultura 2027 para um desafio com novos horizontes. Vai começar em Alcanena um trilho por castelos, fortes, faróis e outros lugares onde se contempla e cuida o território.
O ator brasileiro Fábio Porchat, conhecido da série humorística Porta dos Fundos, esteve, no dia 2 de fevereiro, na Marinha Grande para gravar cenas alusivas à indústria vidreira, para um episódio da série “Viagem a Portugal”, sobre a obra homónima de José Saramago, transmitir a partir de setembro, na RTP1.
O Museu do Vinho de Alcobaça acolheu, no dia 28 de janeiro, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas da Cerâmica (APTCVC), para a qual o Município de Alcobaça foi eleito vice-presidente. A representação foi delegada na vereadora com o pelouro da Cultura, Inês Silva.
A eleição decorreu a 14 de janeiro em Aveiro, município que assumirá a direção da Associação fundada em 2018 pelos municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila Nova de Poiares, Oliveira do Bairro, Porto de Mós, Leiria e Condeixa, à qual já se juntaram Porto de Mós, Oliveira do Bairro, Leiria, Condeixa-a-Nova e Fundão.
O Município de Leiria aprovou, esta terça-feira, dia 25 de janeiro, em reunião de Câmara, a adjudicação da obra de reabilitação, requalificação, restauro e conservação da Villa Portela, uma empreitada que irá reconverter o histórico espaço leiriense num Centro de Artes. Com um prazo de execução estimado em 540 dias e um investimento de 2.869.765,95 euros, os trabalhos visam adaptar e transformar os espaços exteriores e todo o edificado num equipamento público cultural, com uma área de implantação dos edifícios de cerca de 2 mil m2 a zona verde/jardim de 17 mil m2.
A obra de requalificação no Largo da Sé irá reiniciar no dia 24 de janeiro, após suspensão de dois meses, devido à necessidade de inter- venção no posto de transformação ali existente. De acordo com o projeto de execução, a infraestrutura elétrica será deslocalizada para o subsolo da Rua Pêro Alvito, tendo os trabalhos de reposicionamento detetado algumas anomalias desconhecidas no atual posto.
“Quando amanhecerá, camaradas?” é a mostra documental que está patente no Sport Operário Marinhense, no âmbito das celebrações do 18 de janeiro de 1934, organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande. A mostra foi aberta ao público este domingo e está patente até 30 de janeiro, de 2ª a 6ª feira.
No dia 18 de janeiro (terça-feira), às 15h00, a “Aldeia vai ao Museu… de Arte Popular Portuguesa de Pombal”. O Museu de Pombal vai receber os habitantes da Aldeia da Folgarosa, no concelho de Torres Vedras, que vão retribuir a visita ao Museu do qual receberam a peça museológica. Esta segunda fase de implementação do projeto “Museu na Aldeia” começou com a visita ao Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, e continua, até maio, no território da Rede Cultura, a promover o encontro das comunidades mais isoladas com a cultura.
Médico cirurgião plástico, de profissão, João Mota da Costa desenvolve trabalho autoral, ao longo dos anos, na área da fotografia. Conta com várias exposições a título individual, de Abstrações, a Lunch Time Affair, Pin e Do Outro Lado do Espelho. Expõe agora o seu novo trabalho, que retrata o ciclo de decadência dos Pavilhões do Parque D. Carlos I.
Patente até dia 9 de janeiro, o Presépio de Filipe Ferreira pode ser visto no Edifício da Resinagem, no centro Histórico da Marinha Grande. Desde a sua inauguração, no dia 3 de Dezembro já contou com mais de 3 mil visitantes. O Presépio destaca-se pelas suas dezenas de peças em movimento e detalhes nas cenas apresentadas. Estes factos têm sido a receita para que este seja uma verdadeira escola entre gerações.
O mercado José Estêvão, no Largo da Praça do Peixe, em Aveiro, foi esta terça-feira, dia 14 de novembro, o cenário da apresentação do livro e do documentário “Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal”, da autoria do Turismo Centro de Portugal, com curadoria do chef Diogo Rocha. No livro, e no documentário, o chef Diogo Rocha, distinguido com uma Estrela Michelin, é protagonista de um percurso pelo melhor que a região Centro de Portugal tem para oferecer a nível da gastronomia e dos vinhos.
O Politécnico de Leiria, através da unidade de investigação do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em Peniche, criou o paté de percebe com amora silvestre, produto inovador rico em antioxidantes naturais. O projeto PAS visa contribuir para a promoção e valorização gastronómica do percebe, em particular o da Reserva Natural das Berlengas.
O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes [MIAA] foi inaugurado quarta-feira, dia 8 de dezembro, pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos. A cerimónia contou com as presenças das ministras da Cultura, Graça Fonseca; da Agricultura, Maria do Céu Antunes (ex-presidente da Câmara); do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel; da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno e do vice-presidente da CDDR de Lisboa e Vale do Tejo, José Alho. O museu tem um investimento global de 6,3 milhões de euros, incluindo um apoio do FEDER de 2,5 milhões de euros.
A tradicional Feira dos Pinhões regressa à vila do Cadaval no dia 8 de dezembro (feriado), sediada no Campo da Feira. Também conhecida como Feira de N. Sra. da Conceição, é a feira local mais participada, em termos de feirantes e de visitantes. Muito antiga e típica, esta feira mantém-se um acontecimento ímpar na região, pela diversidade de artigos que continua a trazer ao Concelho.
O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão assinalou, dia 4 de dezembro, os 125 anos do Teatro Taborda, na sua Assembleia de Investigadores nº157. Esta iniciativa, realizada no Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano, contou com a presença de João Leite, vereador da Câmara Municipal de Santarém, que referiu a intenção da autarquia de requalificar este Teatro.
A “Sopa Dourada” confecionada pelo Café Corcel, Porto, obteve a distinção Melhor dos Melhores no 10º Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal que decorreu a 11 de novembro e que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção..
Leitão da Boa Vista é um projeto dinamizado pelo Município de Leiria, em parceria com a Junta de Freguesia da Boa Vista e com a ACILIS, que pretende ligar e valorizar o setor da produção, assadura e restauração, afetas a este produto, representando o melhor que a região de Leiria tem para oferecer aos apreciadores do bom Leitão.
Foi instalada, na 4ª semana de novembro, uma barreira física junto ao Forte São Miguel Arcanjo destinada a impedir a passagem para uma área exposta a riscos de segurança. A intervenção foi executada pelo Município, sob proposta da Agência Portuguesa do Ambiente e da Capitania do Porto da Nazaré. “Esta ação foi integrada num conjunto de outras que visam a salvaguarda e segurança de pessoas que acorriam à área, que detinha um risco de queda elevado”, explica Orlando Rodrigues, vereador da Câmara Municipal.
O m|i|mo – museu da imagem em movimento comemora o seu 25º aniversário no dia 8 de dezembro, com uma programação variada, destinada a diversos públicos e que decorrerá ao longo do dia, a partir das 10h30. Por esta ocasião, o m|i|mo celebra também a aprovação de duas candidaturas ao programa de apoio aos museus da Rede Portuguesa de Museus (RPM), e cujo financiamento em 60% do valor total das mesmas, por esta entidade, contribui para a prossecução da missão do museu na investigação de um dos mais importantes fundos da coleção, o “Projeto Fundo casa Fabião”.
O Município do Bombarral marcou presença, no dia 20 de novembro, no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, que termina este domingo. A ação contou com a presença do vereador Bruno Santos e os visitantes puderam deliciar-se com Gorjões do Palácio, Mimosos, doces e licores da Licofrutos, Sidrada – Sidra do Oeste, Ginja e vinhos do Sanguinhal.
Este ano o Natal em Porto de Mós tem mais encanto e mais sabor com o 1º Festival Gastronómico do Bacalhau, que decorrerá de 11 a 26 de dezembro nos restaurantes aderentes do concelho. A realização deste festival tem o objetivo de valorizar e divulgar o bacalhau, tão tradicional da gastronomia portuguesa, mas também da época natalícia.
Livro de Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 foi entregue, no dia 18 de novembro, na estação dos CTT de Leiria, cumprindo a 1ª etapa na corrida a Capital Europeia da Cultura. A candidatura liderada por Leiria congrega as vontades de 26 municípios, alcançando mais de 800 mil habitantes e quase 6.000 km2 de extensão. O anúncio dos finalistas será conhecido em março de 2022. O Bid Book foi entregue pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, pelo coordena- dor do grupo executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, e ainda por Ana Bonifácio e Lígia Afonso, duas das redatoras.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, deslocaram-se no dia 13 de novembro, aos concelhos da Batalha e de Alcobaça, onde participaram nas cerimónias de assinatura dos contratos inter – administrativos de cooperação para as intervenções previstas no Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na Batalha, o investimento global é de cerca de 1,8 milhão de euros e, em Alcobaça, na ordem dos 4,4 milhões de euros.
Conselho Geral da Rede Cultura 2027, órgão máximo da Rede da qual emana a candidatura de Leiria, enquanto cidade candidata representante da Rede, a capital Europeia da Cultura 2027, reuniu no dia 18 de novembro, dia da entrega formal do Dossier de Candidatura (Bid Book) junto das autoridades nacionais.
A CIMLT e os 11 municípios da Lezíria do Tejo estão de volta ao Festival Nacional de Gastronomia, que este ano assinala a sua 40ª edição. O Festival decorre de 18 a 28 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Os municípios da Lezíria do Tejo voltam a animar o certame com promoção turística, cultural e gastronómica no stand intermunicipal da CIMLT e com momentos de cozinha ao vivo no espaço de showcooking do Festival. Os Municípios voltam também a animar todo o recinto, com folclore, animação musical e recriações etnográficas.
A Câmara Municipal de Alcobaça, em parceria com a ACSIA – Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria, promove, de quinta-feira a domingo, 18 a 21 de novembro, uma edição “Especial Doces & Licores Conventuais – nas casas alcobacenses com tradição na Mostra”.
A Maçã de Alcobaça IGP em parceria com o Projeto Heróis da Fruta da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), chegou ao pequeno ecrã dia 10 novembro, com um episodio inteiramente dedicado à Maçã de Alcobaça IGP, no âmbito de uma série de animação portuguesa, com objetivo de prevenir a obesidade infantil.
Trata-se de uma iniciativa de parceria entre o projeto Vita Maçã do PDR2020, da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), e o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que visa o incentivo ao consumo diário de frutas e legumes, nas quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), junto de um público mais jovem.
Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projeto Heróis da Fruta explica que “esta série é uma adaptação para desenhos animados da iniciativa Heróis da Fruta que a APCOI implementa nas escolas, desde 2011, para prevenir a obesidade infantil, através do incentivo e que já melhorou os hábitos alimentares de 502.122 crianças”.
Esta série de animação portuguesa estreou no dia 16 de outubro, e conta com um conjunto de 26 episódios que retratam as aventuras de um grupo de super heróis que querem salvar o planeta “à dentada”, viajando pelo país à procura de frutas e legumes de origem nacional para ganharem superpoderes.
A serie conta com a participação especial dos atores Jessica Athayde e Diogo Amaral que dão voz às personagens principais desta série.
“Adorei dar voz à personagem Sushi neste projeto da APCOI. É fundamental formarmos os nossos filhos para bons hábitos alimentares. Espero que os Heróis da Fruta ajudem a despertar novos hábitos nas casas de quem nos vai ouvir”, afirma a atriz Jessica Athayde a propósito da sua participação.
Para o ator Diogo Amaral, “enquanto pai, poder dar a voz pelo projeto Heróis da Fruta é para mim algo muito especial. Espero que esta ação da APCOI ajude a sensibilizar muitos pais e crianças e que as refeições fiquem mais coloridas.”
O episódio foi transmitido em todos os canais de televisão parceiros da iniciativa: Canal Panda, RTP2, RTP Madeira, Porto Canal e Localvisão TV. No MEO Kids ficará disponível uma área exclusivamente dedicada aos Heróis da Fruta na qual os mais pequenos poderão ver e rever este episódio dedicado à Maçã de Alcobaça IGP assim como todos os outros 25 episódios, sempre que quiserem, na posição 53.
A Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça orgulha-se de ser parceira da APCOI e do Projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, desde 2012, e de ajudar a melhorar os hábitos alimentares das crianças portuguesas para que cresçam mais felizes e saudáveis.
Trata-se de mais um projeto de colaboração da APMA com a APCOI, no âmbito da prevenção da obesidade infantil, neste caso, integrado no projeto da APMA Vita Maçã, da medida do PDR2020, 10.2.1.5 – Promoção de produtos de qualidade locais, de muitos outros que brevemente serão divulgados.
Fonte: APMA
O Prove Leiria Doçaria 2021 chegou ao fim e, segundo a organização, o sucesso deste ano é incontestável. Em apenas 3 dias o Mercado de Sant’Ana recebeu a visita de cerca de 8000 pessoas, que quiseram testemunhar a doçura de Leiria, representada por 10 pastelarias do concelho, nomeadamente a Alexmel, Brisanorte, Dolce Peccato, Maglice, Pão Quente, Permarcati, Pires, Ponto Rebuçado, Sar&Doce e Real Padaria e ainda por quatro produtores locais de mel, compotas e confeitaria.
O Largo do Pelourinho, em Aljubarrota recebe domingo, dia 14 de novembro, o mercadinho de São Martinho, onde vários vendedores da freguesia expõem os seus produtos, tais como pão, doces, frutos secos e frescos, queijos e enchidos, vinhos licores e mel. Evento decorre das 10 às 17h e é uma organização da Junta de Freguesia de Aljubarrota, que quer “dinamizar a freguesia” e ajudar os vendedores locais.
“Homens sem coração” dá nome ao livro que retrata a vida de um homem na pesca do bacalhau, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que o autor Guilherme Piló apresentará este sábado, dia 13 de novembro, às 16 horas, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. A sessão contará com a presença do autor, amigos e familiares e ainda de música tradicional local.
No dia 15 de novembro, segunda-feira, o Museu de Leiria celebra o 104.º aniversário da sua fundação e o 6.º da sua instalação no antigo Convento de Santo Agostinho. O programa de comemorações desenrola-se entre os dias 13 e 15 de novembro e inclui visitas guiadas, inauguração de exposições, sessões pedagógicas e lúdicas e um concerto.
O Município de Torres Novas organiza, entre 19 e 28 de novembro, o IV Festival Gastronómico das Couves com Feijões, que decorrerá em 42 restaurantes aderentes. Este festival visa contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos típicos da gastronomia torrejana e conta com o envolvimento da Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal da Aroeira.
O projeto do Município de Torres Novas que visa transformar a Casa Memorial, sediada no Boquilobo, no Centro Humberto Delgado, um centro de estudos sobre o republicanismo e oposição à ditadura, recebeu uma menção honrosa no âmbito da 1.ª Edição do Prémio Autárquico «Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça» promovido pela Direção-Geral das Autarquias Locais.
São 12 os pratos que vão estar disponíveis nos 7 restaurantes aderentes ao 2º Festival do Javali, um evento que vai decorrer em Constância a partir de sábado e que se prolonga até 14 de novembro: Lombinho de javali com mel, ameixa e vinho do Porto, Javali estufado com ervas aromáticas, Caril de javali, Javali estufado em molho de caju e frutos secos, O piano e a batuta, Costelinhas de javali em redução de molho de ameixa, Ensopado de javali, Cataplana de javali, Empanada de javali, Pica-pau de javali, Carne assada de javali em molho de laranja e mel e Costeletas de javali grelhadas com migas e batata frita são os múltiplos pratos disponíveis no 2º Festival do Javali.
As Aldeias Históricas de Portugal são o único destino português convidado para a conferên- cia “From Policy to Pratice: Responsible Heritage Tourism for Scotland”, integrada na Cimeira do Clima em Glasgow, na Escócia. Dalila Dias, coordenadora da associação Aldeias Históricas de Portugal, vai partilhar boas práticas ao nível do turismo responsável.
O Encontro Científico “1821-2021 – Nos 200 Anos da Extinção do Tribunal do Santo ofício – Impactos da Inquisição na Região de Leiria” realiza-se no CDIL – Igreja da Misericórdia este sábado, 6 de novembro. Este evento, de grande qualidade e dimensão científica, conta com a presença dos investigadores Maria de Fátima Reis – Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste -Centro de História da Faculdade de Letras de Lisboa, Saul António Gomes e José Vieira Leitão, da Universidade de Coimbra, e Ricardo Pessa de Oliveira, do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.
Este ano, Prove Leiria Doçaria, o evento mais doce da cidade, regressa à sua casa habitual, o Mercado de Sant’Ana, de 12 a 14 de novembro. Com o mesmo objetivo de sempre, mostrar o que de melhor e mais doce se faz em Leiria, o evento deste ano promete Showcookings, Pastry Battles, Djs Sets e, claro, muita doçura! Durante 3 dias dedicados à doçaria local, 11 pastelarias do concelho, a Alexmel, Brisanorte, Dolce Peccato, Maglice, Mimo Doce Heritage, Pão Quente, Pires, Permarcati, Ponto Rebuçado, Sar&Doce e Real Padaria vão levar ao coração da cidade os seus doces mais conceituados e as Brisas do Liz.
Já começou a Feira de São Simão. A tradicional feira realiza-se entre os dias 28 de outubro a 1 de novembro, no Mercado Municipal de Alcobaça, onde pode encontrar frutos secos e os passados, assim como outros produtos alimentares regionais: queijos, enchidos, azeite e doces tradicionais, como as típicas broas de batata-doce, entre outras. A inauguração oficial decorreu este sexta-feira, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Marques, e da vereadora da Cultura, Inês Silva.
Os Prémios APOM 2021, atribuídos pela Associação portuguesa de Museologia, distinguiram o “Museu na Aldeia” – projeto SAMP apoiado pelo Portugal Inovação Social, como vencedor na categoria “Inovação e Criatividade” e com uma menção honrosa na categoria “Projeto de Educação e Mediação Cultural”.
O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Alda Sales Gonçalves, ocorrido este sábado, com 94 anos.
Alda Sales, investigadora, é autora de diversas obras, tendo dado um importante contributo para o conhecimento da história de Leiria e para a preservação da nossa identidade como comunidade e registo para as gerações vindouras.
Foi distinguida com o Galardão Municipal da Câmara Municipal de Leiria em 1994 e com a Medalha de Prata do Mérito de Serviços Relevantes também pela Câmara em 1996.
Em 2015, o Município de Leiria prestou homenagem a Alda Sales com atribuição um topónimo com o seu nome na praceta entre as ruas Pedro Nunes e Tenente Aragão, junto ao Arquivo Distrital de Leiria.
Além do trabalho de investigação, Alda Sales foi arquivista na Autarquia leiriense durante 47 anos, entre 1949 até 1996.
Pelo importante contributo dado à comunidade, o Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de Alda Sales e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.
Fonte: GRPG|CML
A Câmara Municipal de Ourém aprovou a proposta de aquisição da Sinagoga da Vila Medieval, na reunião do dia 25 de outubro. O Município tinha em curso um processo de expropriação do imóvel, que foi revogado já que foi possível chegar a acordo com os proprietários para a aquisição deste símbolo representativo da presença judaica em Ourém.
Os vestígios da Sinagoga da Vila Medieval encontram-se na Rua D. Afonso IV Conde de Ourém e consistem numa fachada que apresenta um elevado risco de desmoronamento, colocando em perigo a circulação rodoviária e a integridade física de transeuntes e residentes.
A aquisição vai ser efetuada pelo valor de 8700€, criando condições para a preservação desta importante marca simbólica judaica que integra o património histórico disponível na Vila Medieval de Ourém e que poderá ser potenciada turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias de Portugal.
Fonte: GC|CMO
No sábado, dia 13 de novembro, na Associação Desportiva e Cultural de Coz, às 17 horas, decorrerá um evento restrito aos convidados, embora informal, para apresentação da obra “Vermelho – Vidas contadas e algumas reflexões partilhadas de seis comunistas portugueses”, escrito de Isabel Ferreira, licenciada em Política Social (ISCSP – 1992) e mestre em Mediação Intercultural e Intervenção Social (IPL – 2018), publicado pela Lisbon International Press.
É um trabalho de caráter sociológico que se destina, por isso, a um público com interesse nas áreas da sociologia e das ciências sociais e políticas, sobretudo a um público jovem que acede desta forma, com uma linguagem pouco hermética, a conteúdos de cultura geral, da história social e da política nacional.
Com ele procuro explorar uma compreensão dos contextos sociais e de patrimónios socioculturais que possam ter motivado a militância ativa do comunismo. Procura igualmente contribuir para uma melhor compreensão do ativismo nas bases do PCP, desmistificando o próprio Partido, por um lado, e aproximando os leitores de um maior entendimento e pessoalização de quem assume este espaço de intervenção, diluindo barreiras de compreensão, por outro.
Além do reporte biográfico de cada um dos entrevistados, de caráter mais pessoal, a obra apresenta um conjunto de notas de rodapé, com ligação a artigos disponíveis na internet, para aprofundamento dos factos ou de personalidades históricas ou mesmo de organizações. Serve-se, assim, do relato de cada entrevistado para contextualizar, no tempo e no espaço, uma série de acontecimentos nacionais e internacionais que rodearam a nossa história recente enquanto país, que vão desde o Estado Novo até aos dias de hoje.
A esta apresentação diacrónica, soma-se ainda uma contextualização geográfica sumária da envolvente social, política e cultural do microcosmo que envolve cada um dos entrevistados (naturais de Alcobaça, Marinha Grande, Madeira, Nazaré e Fundão).
A “Mostra do Traje de Leiria” é inaugurada no domingo, dia 24 de outubro, pelas 15h30, na galeria Manuel Artur dos Santos, Mercado de Sant’Ana, e ficará patente ao público até 14 de novembro. Organizada pelo Agromuseu Municipal D. Julinha / Município de Leiria, tem a participação de 18 grupos de folclore do concelho de Leiria.
As obras de requalificação da Avenida Vieira Guimarães vão ser retomadas, após a suspensão dos trabalhos durante o verão. A intervenção neste canal privilegiado de entrada na malha urbana, cujo investimento total é de 769.724,98€, prevê a instalação de mobiliário urbano em linha com o existente noutras artérias já requalificadas, bancos coletivos, papeleiras e parques de bicicletas.
O programa da RTP, Praça da Alegria, esteve na Escola de Hotelaria de Fátima no dia 12 de outubro. A criação, pela Escola, do “Carmelito” e do “Pão Doce de Bolota”, tem vindo a aguçar a curiosidade do grande público, uma vez que são produtos turísticos inspirados na valorização da Rota Carmelita.
O concelho de Pombal é um dos palcos escolhidos para o ‘Roteiro dos 5 sentidos’, uma iniciativa que promete levar os visitantes à experiência de redescoberta de sensações e emoções através da audição, do olfato, do paladar, do tato e da visão. Ao longo de vários meses vai ser possível descobrir a ’Rota do Mouro Al-Pal-Omar’, a ´Rota Botânica’ e também a ‘Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá’. Esta última conta com a presença de figuras tão relevantes como Caetano Veloso, Camané, Carminho, Daniela Amorim, Flávio Cardoso, Gilberto Gil, Pierre Aderne e Valter Hugo Mãe.
Entre os dias 17 de outubro e 21 de novembro, serão apresentados ao público com visitas acompanhadas, os mais recentes percursos oficialmente marcados pelo Município de Alcobaça. O concelho oferece um conjunto de 17 percursos marcados, quer sejam para solitários caminhantes, famílias ou grupos organizados. Seja para lazer, desporto espontâneo ou simplesmente para respirar ar puro. São quase 120 km espalhados pelo concelho permitindo a incursão pelo património natural, cultural e arquitetónico, que enaltecem a natureza e a história trilhadas por todos os que por aqui passaram.
O Mercado Medieval vai regressar este fim de semana ao Castelo de Pombal depois de uma pausa causada pela pandemia. Uma referência nacional que, durante três dias, 8, 9 e 10 de outubro, reúne artesãos, taberneiros, regatões, animações e recriações históricas, interpretando as vivências medievais, focadas no tema dos Templários e a Construção do Castelo de Pombal.
A EICEL1920 e o Clube UNESCO para o Património Cultural voltaram a aderir ao convite da DGPC tendo em vista a participação nas Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que visa aproximar os cidadãos e realçar a dimensão europeia e o valor do património cultural nos estados signatários da Convenção Cultural Europeia.
Agora já é possível encontrar o famoso Carapau Seco e Carapau Enjoado da Nazaré, com a certeza de que a sua produção cumpre rigorosamente as exigências de qualidade e segurança alimentar. A Luís Silvério & Filhos, S.A. produz e comercializa esta iguaria muito apreciada de norte a sul do país e além-fronteiras. Recorrendo ao saber transmitido de geração em geração mas agora suportado por processos produtivos seguros, é possível colocar no mercado um produto 100% fiável, com todo o sabor e textura típicos.
Na celebração do reconhecimento régio de Sebastião José de Carvalho e Melo como Marquês de Pombal, em 1770, e evocando Carlos Rodrigues Jaca, académico que dedicou parte da vida ao ensino, divulgação e preservação da memória histórica de Portugal, Município de Pombal lança a obra “Marquês de Pombal – Ascensão e Queda”.
A Direção-Geral do Património Cultural atribuiu um apoio financeiro extraordinário a 31 Projetos de Investigação Plurianual em Arqueologia, encontrando-se, entre as candidaturas elegíveis recebidas, dois projetos que mereceram financiamento a 100%, desenvolvidos no território de Leiria e apoiados pelo Município.
A Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um protocolo com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL) com vista à definição de modelos flexíveis de cooperação no domínio da paleontologia, tanto na exposição e divulgação do património paleontológico, como na sua investigação e conservação.
O Município de Azambuja promove o festival “A Gula – à mesa dos restaurantes do concelho”, este ano entre os dias 1 e 31 de outubro. Com esta iniciativa, a autarquia apoia os estabelecimentos aderentes na valorização da gastronomia do concelho e na dinamização da economia local. Uma vez mais, “A GULA” prossegue a aposta na afirmação da marca Azambuja Terras Do Torricado.
O Workshop’21: Investigação arqueológica no Morro do Castelo de Leiria vai decorrer no dia 20 de setembro. Trata-se de uma reunião científica para apresentação do estado atual dos conhecimentos sobre a história e a arqueologia do Morro do Castelo de Leiria e discussão das vias de investigação científica que este acervo de dados reclama.
O 4º festival Novas Invasões decorreu de 2 a 5 de setembro, na cidade de Torres Vedras. O festival, com programação contemporânea e histórica, recebeu cerca de 10 mil visitantes das mais diversas gerações. Epicentro da iniciativa foi o Mercado Oitocentista – Largo de S. Pedro, Largo Wellington e R. Almirante Gago Coutinho – com recriação de quadros cénicos da época.
Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira apresentam no dia 10 de setembro, pelas 18h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro “O Chalé da Gafa e os seus Ilustres Ocupantes”. A obra resulta de um estudo que foca a história da Quinta da Gafa desde o tempo dos Monges até à instalação da Câmara no seu Chalé, construído pela família Oriol Pena e, depois, tudo o que sucedeu no concelho de Alcobaça ao longo dos mandatos dos Presidentes, desde o início da década de 1940 até 2005. Jorge Pereira de Sampaio revelou ao Tinta Fresca que este trabalho de investigação foi realizado a convite do ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça José Gonçalves Sapinho. O livro será apresentado por Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.
A AMA – Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça apresentou no dia 4 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense”. A obra que reúne estudos de 35 investigadores e um ensaio fotográfico de Jorge Prata, pretende ser um marco da historiografia local e regional. O livro, que foi coordenado por Rui Rasquilho e António Valério Maduro, conta com 1198 páginas e com um peso de 2,4 kg. A produção é da Hora de Ler, com uma tiragem de 500 exemplares que estarão à venda a partir de Outubro.
Na apresentação do livro, estiveram presentes alguns dos autores dos estudos apresentados, bem como os coordenadores Rui Rasquilho e António Valério Maduro, o produtor Carlos Fernandes, da Hora de Ler, e o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
Na ocasião, Paulo Inácio recordou que este livro reúne “todos os saberes de historiadores da nossa terra”, classificando-o como “uma bíblia” e “um regalo para os alcobacenses” porque “com este livro ficamos a saber muito da nossa região e da sua história”. O autarca agradeceu o trabalho dos intervenientes e aproveitou a ocasião para homenagear José Eduardo Reis Oliveira (Jero) e Maria do Céu Sampaio, alcobacenses que faleceram recentemente, tendo JERO participado com um estudo neste livro.
Por seu turno, Carlos Fernandes garantiu que este é um livro de peso “tem 2,4 kg” e admitiu que quando iniciaram este projeto ninguém imaginava a dimensão que teria”, de tal forma que “pode tornar-se numa Bíblia para Alcobaça” e “uma obra marcante da historiografia regional e, muito concretamente, da historiografia de Alcobaça”.
Coube a António Valério Maduro apresentar os temas que compõem o livro, referindo que este resulta de “um projecto, um desígnio colectivo em reunir estudos sobre a região”. O historiador referiu que o livro contempla, entre outros, temas como o povoamento do território antes dos cistercienses, a construção do Mosteiro de Santa Maria, as granjas, as relações entre os monarcas e o Mosteiro, o trabalho do Scriptorium, as Termas da Piedade, as Artes industriais das terras de Alcobaça, os Chalets e Palacetes alcobacenses ou a história da Cooperativa Agrícola de Alcobaça.
Rui Rasquilho salientou que o livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense” junta “os estudos de 35 ensaístas em 1198 páginas e um magnífico ensaio fotográfico de Jorge Prata”, classificando-o de “extraordinário” e lembrando que todos os autores foram “informativos, analíticos e rigorosos em todos os temas tratados”.
Participam com estudos no livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense” Alberto Guerreiro; Aires Augusto do Nascimento; Amílcar Coelho; Antonieta Vera de Sousa; António Valério Maduro; Carlos Fidalgo; Carlos Gil Moreira; Eduardo Gonçalves; Filomena Monteiro; Fleming de Oliveira; Hermínio de Freitas Nunes; João Oliva Monteiro; Jorge Custódio; Jorge Figueiredo; Jorge Mangorrinha; Jorge Pereira de Sampaio; Jorge Prata; José Eduardo Reis Oliveira; José Lopes Coutinho; José Manuel de Mascarenhas; Leonel Fadigas; Leonor Carvalho; Luís Peres Pereira; Maria Alegria Marques; Maria Augusta Pablo Trindade Ferreira; Maria do Céu S. Tereno; Maria Virgínia Faria João Rodrigues Henriques; Maria Zulmira Furtado Marques; Marízia Menezes Dias Pereira; Miguel Dias Santos; Pedro Barbosa; Rui Rasquilho; Saul António Gomes; Susana Leão e Vítor Serrão.
Mónica Alexandre
Leonel Fadigas irá apresentar sábado, na Biblioteca Municipal de Alcobaça o seu livro, “De Alcobaça à Independência do Brasil- O coronel Isidoro Rodrigues Pereira e as transformações sociais, económicas e políticas no Maranhão colonial entre 1775 e 1825”. Nascido na Maiorga em 1758, Isidoro emigrou para S. Luís do Maranhão, aos 21 anos.
Decorreu no dia 6 de setembro, no Castelo de Ourém, o 1º encontro presencial do grupo de reflexão e trabalho dedicado aos Castelos, Fortes e Fortalezas da Rede Cultura 2027, aberto a todos os municípios da rede mesmo aos que não possuem nenhuma fortificação.
O Fórum Terra Mágica das Lendas, da Benedita, promove desde 2014 atividades sobre o estudo do Património Local e considera, em comunicado, ‘relevante e único’ o núcleo agrícola da Quinta da Serra, que o Lagar com placa ‘camera de Santarém anno 1730’, a sua chavanca, a eira, etc., testemunham e que corre o risco de ser demolido como foi a sua capela barroca.
O III Encontro da Cultura Popular do Ribatejo vai ter lugar no dia 20 de Novembro no Auditório Municipal da Barquinha, numa organização do Fórum Ribatejo e do Município da Barquinha. O Ribatejo- território,gentes e cultura- é uma região marcada pela diversidade. De identidade fluida e plural, é uma região que reconhece o seu nome e tem de si uma imagem, que foi trabalhada pelo tempo e pela política, pelo comércio e pelas andanças.
A FRIMOR 2021 – Feira Nacional da Cebola tem início esta quarta-feira, voltando a ocupar a zona envolvente ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior, com novidades e alterações em relação a anos anteriores, devido às regras impostas pela DGS. Recorde-se que no ano passado, decorreu apenas o Mercado da Cebola, no exterior do Pavilhão.
Numa iniciativa dos autores e da editora, no dia 25 de setembro será apresentada no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, a obra “Arquiteto João Antunes-vida e obra”. O livro, da autoria de António Borges da Cunha e Pedro Moniz, publicado pela Hora de Ler, percorre no tempo a vida e o trabalho do arquiteto João Antunes, que continuou as obras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
O Município de Torres Novas vai promover, nos dias 18 e 19 de setembro, a quarta iniciativa do projeto «Caminhadas 2021». A Caminhada das Ruínas Romanas terá um percurso de cerca de 10km e partida junto a Vila Cardílio. Esta é uma iniciativa de participação gratuita e as inscrições podem ser efetuadas a partir de 3 de setembro através do site: https://www.queroir.pt/
Numa iniciativa da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça, a região vai passar a dispor de uma obra abrangente, intitulada “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense”. São 1200 páginas com estudos de 35 investigadores que abordam áreas diversas da temática alcobacense. O lançamento terá lugar a 4 de setembro, às 16h30, na Biblioteca Municipal de Alcobaça.
“Estrela do Mosteiro”, do restaurante Mosteiro do Leitão, na Batalha, na Categoria Carne, é o único prato da região a chegar à final das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. Depois de terem sido apuradas as últimas finalistas, através de votação popular, em direto a partir da Sertã, num Programa Especial de Repescagem, transmitido pela RTP, iniciou-se agora a contagem decrescente para a realização da Grande Final. Nesta fase do concurso, há duas candidatas por cada categoria: Petiscos, Vegana, Vegetariana, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.
No âmbito da quarta edição do festival Novas Invasões, Torres Vedras vai acolher mais um mercado oitocentista, o qual terá lugar no Largo de Wellington, no Largo de São Pedro e na Rua Almirante Gago Coutinho, entre os dias 2 e 5 de setembro. Sendo que o festival Novas Invasões é um evento que tem como ponto de partida a evocação da resistência à terceira invasão francesa a Portugal e a construção das Linhas de Torres, o referido mercado expressará a atividade humana na região de Torres Vedras no início do século XIX, rica em vivências e costumes.
Torres Vedras prepara-se para acolher a 4ª edição do Novas Invasões entre os dias 2 e 5 de setembro. O festival evoca a época das Guerras Peninsulares e da construção das Linhas de Torres Vedras, com uma vasta programação contemporânea em vários pontos da Cidade. O evento foi apresentado esta segunda-feira, no Parque do Choupal.
Durante os meses de agosto e setembro, estará patente na Oficina d’Artes Casa Mestre João Santos, a Exposição de parte do espólio da fábrica de faiança Vestal propriedade da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV). A inauguração da 2ª Mostra Vestal teve lugar no dia 20 de Agosto, no centro histórico de Alcobaça. Esta mostra contará com a integração de peças de colecionadores de Alcobaça e Vestiaria, a par de parte do espólio administrativo da empresa que laborou durante cerca de 60 anos, na freguesia da Vestiaria, no concelho de Alcobaça, e que encerrou no início deste século.
A Cidade de Pombal passou a disponibilizar um novo roteiro, onde dá a conhecer algumas personalidades que identificam Pombal em diferentes vertentes e convida a um passeio pela história, desafiando a descobrir a vida e obra de D. Gualdim Pais, D. Maria Fogaça, Conde Castelo Melhor e o célebre Marquês de Pombal, e a admirar a riqueza patrimonial ímpar da cidade.
O projeto Figuras com História tem como objetivo principal fomentar e potenciar o desenvolvimento turístico associado ao concelho de Pombal, na vertente turismo cultural, tendo em conta o património cultural e imaterial existente, através da implementação de suportes informativos.
Em vários locais da cidade pode-se associar um nome de figuras históricas que marcaram monumentos, praças e ruas. Junto ao edifício dos Paços do Concelho e a Igreja de Nossa Senhora do Cardal está instalada a figura de D. Luís de Vasconcelos e Sousa, Conde Castelo Melhor, enquanto no Largo do Cardal os visitantes são convidados a conhecer D. Maria Fogaça, figura da tradição popular preservada pelo povo pombalense, cujo nome se associa à narrativa fantasiosa da origem das seculares Festas do Bodo.
No Castelo de Pombal encontra-se retratado D. Gualdim Pais, que em 1156 mandou construir o monumento. Por sua vez, Sebastião José de Carvalho e Melo está instalado em pleno centro histórico na praça onde o Marquês mandou construir os edifícios da Cadeia e o Celeiro, onde no interior é possível vislumbrar a cobertura de madeira que suporta o telhado, recordando o caso de um navio, onde foi aplicada a técnica de construção antissísmica de estrutura em gaiola utilizada na baixa de Lisboa.
O Roteiro Figuras com História junta-se Rota Pombalina que convida à realização de um percurso pedestre pela Cidade de Pombal ao longo do qual os participantes ficam a conhecer o património relacionado com Sebastião José de Carvalho e Melo, como a Praça Marquês de Pombal, a antiga Cadeia/Museu Marquês de Pombal, a Casa do Marquês, o Celeiro, o Busto de Homenagem ao Marquês de Pombal para além da Torre do Relógio Velho e a Igreja do Cardal.
Fonte: GC|CMP
O festival Novas Invasões volta a decorrer na cidade de Torres Vedras, de 2 a 5 de setembro. A quarta edição irá integrar voluntários, que se poderão inscrever até ao dia 20 de agosto. O programa de voluntariado visa o envolvimento da comunidade, promovendo a participação cívica e o aprofundamento das relações com o património histórico e cultural local.
Os caminhos percorridos há 213 anos pelos exércitos francês e anglo-luso na Batalha da Roliça foram novamente palmilhados, com o intuito de recordar este conflito que contribuiu decisivamente para o final da 1ª invasão francesa a Portugal. Recentemente marcado e sinalizado pela Câmara do Bombarral, o “Trilho da Batalha da Roliça” tem 10 km.
Nos dias 13 e 14 de agosto, terá lugar na Estalagem de Aljubarrota, o espetáculo teatral “Margens da Batalha: As Mulheres de Aljubarrota”, um espetáculo inserido na iniciativa “Rede Cultural – Aljubarrota 1385”, uma candidatura conjunta dos municípios de Alcobaça, de Batalha e de Porto de Mós, apresentada ao programa CENTRO 2020.
O espetáculo tem entrada gratuita (mediante apresentação de bilhete) e é uma produção conjunta das companhias locais S.A. Marionetas, A Corda e Companhia Livre, com dramaturgia de Elsa Maurício Childs.
O Município de Alcobaça é o parceiro líder das iniciativas que concretizam o projeto em rede, sob a designação “Programação Cultural em Rede” do Programa Operacional Regional do Centro POR), que concede apoios financeiros aos investimentos que visem promover a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios designadamente através da sua qualificação e valorização turística.
Como parceiros, surge a companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, de Alcobaça, na qualidade de copromotor e a Fundação Batalha de Aljubarrota, enquanto parceiro institucional.
INFORMAÇÃO SOBRE O ESPETÁCULO
13 e 14 de agosto | 21h00
Vila de Aljubarrota
Aljubarrota 2021
“Margens da Batalha: As Mulheres de Aljubarrota”
Texto/ Dramaturgia/ Narração: Elsa Maurício Childs
Pelas companhias: A Corda | Companhia Livre | S.A. Marionetas
As páginas da História escreveram o nome dos heróis da Batalha de Aljubarrota – os incontornáveis D. João I, Mestre de Avis, e o Santo Condestável, D. Nuno Álvares Pereira, tantas vezes silenciando, pelo olhar quase sempre patriarcal da História, as mulheres que também definiram essa luta de bastardos.
Este novo texto sobre os acontecimentos de Aljubarrota, escrito de propósito para esta celebração, procura, através da reconstrução da leitura que as mulheres guerreiras da Batalha terão tido desta luta, conferir centralidade à sua participação na luta.
Através de diferentes textos literários que recontam a Batalha em si e os heróis e heroínas que a ela se entregaram – de Camões, no Canto IV dos Lusíadas, à Mensagem de Pessoa, passando, centralmente, por poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Fiama Hasse de Paes Brandão e por vários textos poéticos escritos para deliberadamente para esta ocasião pela autora do texto dramatúrgico –, Margens da Batalha: As Mulheres de Aljubarrota procura tornar protagonistas da Batalha as filhas lusitanas de Atena – Maria de Sousa, Joana Fernandes e Brites de Almeida (a já mítica Padeira de Aljubarrota) –, que nela lutaram.
Sem esquecer os papéis essenciais desempenhados por Filipa de Lencastre e pela figura da Nossa Senhora Virgem de Oliveira, a quem D. João I, dedica a sua vitória, ao longo de 3 atos procura-se dar conta não apenas da Batalha em si, mas dos caminhos que a ela conduziram e dos que dela emergem.
O texto procura, assim, retirar estas personagens femininas das margens da História, dando-lhes o espaço e o tempo necessários para que sobre elas brilhe o foco dos acontecimentos de Aljubarrota.
Para esta tarefa, contribui, ainda, a poesia de Safo (a mais famosa mulher poeta da Antiguidade), que serve de mote para o texto, pelo olhar de centralização do feminino que a define.
Bilhetes|Reservas
Abertura de portas 1 hora antes do espetáculo.
Entrada gratuita, com acesso condicionado mediante apresentação de bilhete.
Devido às medidas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, o recinto terá a lotação limitada.
Os bilhetes poderão ser levantados na Tesouraria dos Paços do Concelho, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, Benedita (até dia 13 de agosto) e também no próprio dia 2 horas antes do início do espetáculo.
Bilhetes disponíveis 15 dias antes do espetáculo.
Cada pessoa poderá levantar um máximo de quatro bilhetes.
Caso não seja possível levantar o bilhete presencialmente poderá efetuar a sua reserva através dos seguintes contactos: T. 262 580 857 | cultura@cm-alcobaca.pt
NOTA: reservas até dia 11 de agosto às 16h00.
#Aculturaésegura
Nota: Espetáculos sujeitos a confirmação mediante avaliação da situação pandémica
Informação sobre as companhias
A Corda
A Corda nasceu em 2018 e apresenta-se como uma plataforma de criação artística multidisciplinar centrada, primordialmente, no Teatro, na Música e na Literatura, assim como na exploração de diferentes linguagens cénicas.
Pretende funcionar como uma rede em expansão permanente, através da colaboração com outros membros da comunidade artística, fomentando a interação e a ligação das diversas formas de trabalho inerentes às artes. A Corda tem como princípio basilar exercer uma atividade ligada à comunidade, quer pela produção artística supracitada, quer pela formação nas áreas teatral e musical.
Na sua produção artística, destaca a criação e a apresentação de espetáculos que visam a exploração de linguagens cénicas e que se situam na interligação entre o Teatro, a Música e a Literatura – são exemplo disso os espetáculos “Epopeia”, “Jogo de Espelhos – Um Reflexo de Pessoa”, “Quadraginta dies Silentio”, “Ad Lucem”, “Sobre o Cristal Transparente”, as Tertúlias Literárias Encenadas sobre diferentes poetas portugueses, dos espetáculos para a infância “Babar” e “Fala Bicho” e do projeto In Verso (projeto de Teatro Playback da associação).
A Corda tem exercido uma atividade contínua, tanto na zona Oeste (Alcobaça, Porto de Mós e Rio Maior), como em Lisboa (nas Caves do Liceu Camões, no Centro Cultural da Malaposta e no Auditório Camões), tendo integrado, ainda, a programação de alguns festivais de teatro, como o Festival Internacional de Teatro de Setúbal (“Epopeia”, 2018), o Festival Books & Movies (com as tertúlias encenadas “Tempus Fugit: Os Horizontes do Tempo em Camilo Pessanha” e “Walt Whitman e os poetas portugueses”, 2018 e 2019, respetivamente, em Alcobaça), o Festival Novo Palco (“Jogo de Espelhos”, 2020, em Alcobaça) e o Festival Avesso (“Sobre o Cristal Transparente”, 2020, na Madeira).
Ficha Artística
Direção de Atores: Ruben Saints
Texto/ Dramaturgia/ Narração: Elsa Maurício Childs
Interpretação: Diogo Bach, Inês Lucas, Lea Managil, Rita Carolina Silva, Ruben Saints, Tiago Bôto e Mestre André (músico)
Música e Sonoplastia: Mestre André
Figurinos: Ruben Saints
Adereços: Marinel Matos
Apoio à Produção: Joana Bastos
Agradecimentos: Ana Castanhito, Helena Raposo, Maria do Carmo Rebelo, António Santos, Margarida Guerreiro, Ana Costa e Vitor Lucas
S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos
É uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais e em português, com o objetivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas. Nessa perspetiva, o seu trabalho passa pela investigação e a procura de novas soluções estéticas, bem como a preservação da tradição popular portuguesa através da pesquisa e continuidade na realização do Teatro D. Roberto.
Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espetáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta.
Ainda no cumprimento destes objetivos, a companhia organiza, desde 1998, o Festival Nacional de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” em Alcobaça, onde está sediada. Em 2015 o festival foi distinguido com o “EFFE Label”. Tem participado em diversos Festivais em Portugal, tendo também representado o país em Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Turquia, Áustria, Irão, Tailândia. Já foi distinguida com mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais pelas suas produções e desde 1997 já criou 51 produções originais.
Ficha Artística:
Direção de Cena: José Gil
Manipulação: Natacha Costa Pereira, Henrique Bértolo, Rodrigo Moreira, Luis Gil, Tomé Simão, Diogo Rainho
Escultura das Marionetas: Natacha Costa Pereira
Construção das Marionetas: Natacha Costa Pereira, José Gil, Sofia Olivença Vinagre e Luis Gil
Estruturas: Luis Gil
Desenho de Luz: José Gil e Óbidos Produções
Produção: Sofia Olivença Vinagre
Companhia Livre
A Companhia Livre é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2008 e que tem como objetivo promover atividades de caráter cultural e educativo, contribuir para a divulgação, valorização e prestígio da história de Portugal.
Estudamos, pesquisamos e recriamos o quotidiano civil e militar de diversos períodos da história de Portugal.
É nossa missão divulgar a História de Portugal.
Somos um grupo de atores e animadores socioculturais com vasta experiência em interpretação e recreação histórica.
Interpretamos momentos, personagens e aventuras, sempre contadas na primeira pessoa, recorrendo a trajes e adereços de cada época.
Somos contadores de histórias, somos narradores de factos históricos e intérpretes.
Personificando personagens da História de Portugal, proporcionamos uma viagem pedagógica e estimulamos a imaginação, o interesse e a motivação pela História e cultura de Portugal – uma aula de história ao vivo, uma aprendizagem lúdica e divertida.
Lista de participantes:
Nuno Marques; Vera Pinto; Nuno Cardo; Luis Gomes; Nuno Esteves; Nuno Figueiredo; Nuno Gonçalves; José Carvalho; Fernando Brecha; Vera Rebelo; Carla Alves; Maria do Céu Sotta; João Conrado; Vitor Mendes; Paulo Polido; Martim Antunes; José Marcos; Luis França; Vasco Alves; Rui Simões; António Serra; Guida Santos; Maria José Vicente; Beatriz Figueira; Olga Figueira; Pedro Fortunado; André Inácio; Belarmino Figueiredo; Luis Figueiredo; Justina Silva; David Santos; Francisco Camacho; Luis Ferreira; José Pereira; Manuel Lobo; Ângelo Lobo; Miguel Rocha; Jorge Nunes; Joaquim Silva e Nuno Rodrigues.
SOBRE A BATALHA DE ALJUBARROTA
Este ano comemora-se o 636º aniversário da Batalha de Aljubarrota, um momento decisivo para a independência de Portugal, decorrido a 14 de agosto de 1385.
Nesta época, em plena Idade Média, Portugal vivia um clima de tensão política e social. Por um lado, durante a Crise de 1383, subsistia dentro da corte o desejo da união a Castela. Por outro, muitos lutavam para defender a independência de Portugal. O povo português não aceitava perder a nacionalidade.
O rei, D. João I, Mestre de Avis, há muito que preparava a defesa de Portugal. Do lado de Castela, D. Juan I planeava tomar o trono português e opta por fazer um cerco a Lisboa. E assim foi. O cerco durou 3 longos meses e só terminou quando Almada se rendeu por falta de água.
A Batalha foi-se aproximando dos Coutos de Alcobaça e viria a decorrer entre os campos de S. Jorge e os de Aljubarrota. Frei João de Ornelas, Abade do Mosteiro de Alcobaça, foi uma preciosa ajuda para o exército de D. João I. Enviou cerca de 300 homens para combater os castelhanos e, defendendo a ponte de Chiqueda, fez com que o exército de D. Juan I se atrasasse.
Mesmo em desvantagem numérica no número de cavaleiros e com a população fragilizada, D. João I decidiu avançar e elegeu D. Nuno Álvares Pereira como o estratega para comandar o destino dos portugueses.
Para este combate, D. Nuno criou uma prática militar, a técnica do quadrado, que impulsionou a vitória portuguesa.
Para esse dia, na charneca de S. Jorge, posicionou os cavaleiros em quadrado para criar uma ilusão de que existiam mais homens. Conseguiram assim atrair os invasores para dentro do quadrado atacando-os de todas as frentes. Os numerosos fossos e covas-de-lobo, cobertos com abatises foram autênticas armadilhas. Portugal venceu quando estava em clara desvantagem. A diferença numérica não ditou o seu destino.
Esta Batalha representa a afirmação da independência de Portugal e da sua gente.
Sobre a Padeira de Aljubarrota
Após a Batalha, depois de vencidos, muitos castelhanos fugiram temendo pelas suas vidas.
Conta a lenda que sete fugitivos ao tentar encontrar abrigo e mantimentos, entraram em casa de Brites de Almeida, a Padeira de Aljubarrota. Os homens encontraram a casa vazia, quando Brites teria ido ajudar a população de Aljubarrota a expulsar os invasores que ficaram depois da Batalha.
Brites de Almeida, mulher forte, alta, feia de aspeto, com uma força e coragem admirável, ao chegar a casa naquela noite, encontrou a porta fechada e desconfiou. Deu de caras com sete castelhanos famintos dentro do seu forno e não esteve com meias medidas. A Padeira e a sua gente, com a pá apontada pelo ferro afiado do raer, que utilizava para afastar as brasas do forno, mataram os sete castelhanos de uma só vez.
Assim se eternizou a lenda Padeira de Aljubarrota: heroína e mulher do povo, símbolo do patriotismo e do nacionalismo português. Defendeu a independência nacional com as suas próprias mãos, e, por isso, permanecerá no imaginário dos portugueses.
Fonte: GRPP|CMA
A senhora que vende tremoços na praia de S. Pedro de Moel desde 1975 e o senhor que faz redes de pesca desde menino na praia da Vieira são 2 das 10 pessoas de 10 praias que a Rede Cultura apresenta nas redes sociais: S. Pedro de Moel, Vieira, Osso da Baleia, S. Martinho do Porto, Pedrógão, Foz do Arelho, Nazaré, Areia Branca, Baleal e Santa Cruz são as 10 praias que vão apresentar os seus Capitães da Areia, pela mão de André Pereira.
O Município da Batalha vai colaborar com o Governo na execução das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência afetas a obras no Mosteiro da Batalha, de forma a otimizar verbas de reabilitação de edifícios públicos classificados. Em resposta ao Ministério da Cultura, a Câmara Municipal decidiu por unanimidade criar um contrato de cooperação entre a DGPC e o Município, para executar as intervenções de valorização do Mosteiro da Batalha. O investimento tem um valor estimado de 1.610.400€, sem IVA, com financiamento assegurado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Passaporte Cultural e Turístico de Torres Vedras é o novo documento que convida a descobrir o concelho de Torres Vedras. Através da divulgação dos equipamentos culturais e da oferta turística, a iniciativa visa dinamizar o turismo no território, com ofertas e descontos no acesso aos serviços.
A apresentação da Equipa Redatora e das Linhas Gerais da Proposta de Candidatura (Bid Book) da Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, promovida pela Rede Cultura 2027 teve lugar no dia 30 de julho, no Castelo de Leiria. A Equipa Redatora escolhida é formada por Ana Bonifácio, 45 anos, arquiteta; Ana Umbelino, 41 anos, autarca; Elisabete Paiva, 45 anos, diretora artística; Lígia Afonso, 40 anos, professora e curadora; Teresa Andresen, 64 anos, arquiteta paisagística e engenheira agrónoma.
São várias as novidades que os apreciadores de carne de coelho irão encontrar entre os pratos que constam nas ementas apresentadas pelos 11 restaurantes do concelho do Bombarral que irão participar na Quinzena Gastronómica do Coelho, que vai ter lugar entre os dias 5 e 15 de agosto. Nesta 4ª edição, as duas principais novidades são o Hambúrguer de Coelho, em pão de cenoura, com molho de ervilha, cogumelos frescos e cebola caramelizada, na Cervejaria B705, e o Pastel de Coelho com salada de Pera Rocha e queijo Gorgonzola, na Hamburgueria OB, bem como a Cabidela de Coelho, no restaurante O Lagar.
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai apresentar a peça de teatro “Avieiros”, pelo Teatresco – Grupo de Teatro, no dia 21 de agosto (sábado), pelas 21h00, na Praia da Vieira, na margem norte do Rio Liz junto ao Parque de Merendas. A participação na iniciativa é gratuita, limitada à lotação do espaço e sujeita ao cumprimento das regras de segurança e higiene impostas pela Direção-Geral de Saúde.
O consórcio Termas Centro apresentou dia 27 de julho o site e os primeiros resultados do projeto “Aldeias do Conhecimento”, que está a proceder a uma recolha audiovisual das memórias e histórias das estâncias termais da região Centro e dos territórios onde estão implantadas. A apresentação decorreu no Hospital Termal das Caldas da Rainha.
O Castelo de Ourém vai reabrir as suas portas ao público no dia 27 de julho, após investimento superior a 2.1 milhões de euros e financiamento de 1.671.380 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que possibilitou a reabilitação do Castelo e do Paço dos Condes e sua adaptação para espaços museológicos. A cerimónia protocolar de reabertura do Castelo de Ourém vai decorrer às 15h do dia 27 de julho, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e até 1 de agosto será disponibilizada programação cultural de excelência repleta de música, performances e atividades, com acesso gratuito.
A Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, presidirá esta sexta-feira, à sessão solene de abertura de “Em Dias de Bodo”, inaugurando as exposições que estarão patentes ao público em espaços públicos da cidade. A iniciativa pretende assinalar os dias em que, tradicionalmente, se realizariam as seculares Festas do Bodo, mas que o atual contexto de pandemia SARS-CoV-2 não permite, exigindo um elevado e cuidadoso critério de segurança e saúde pública.
O Município da Batalha e o Politécnico de Leiria concretizaram um projeto de cooperação para promoção de uma Semana Temática dedicada à Cultura, nos anos 2021, 2022 e 2023, dedicada a estudantes do ensino secundário.
A semana temática deve realizar-se no mês de julho, com o envolvimento de 50 estudantes e 4 monitores, que farão o seu acompanhamento.
O Ministério da Administração Interna, através do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e o Município da Lourinhã, através do presidente da Câmara, assinaram, no dia 28 de junho, um Acordo de Cedência do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo e Antigo Posto da Guarda Fiscal – Paimogo-Lourinhã.
O acordo, que vigorará por 50 (cinquenta) anos, enquadra-se no processo em curso de descentralização da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais e tem por objetivo a apresentação de uma candidatura, por parte da Câmara Municipal da Lourinhã, que permita a conservação do Forte e a reconversão de todo o espaço envolvente.
Após aprovação pelo Executivo Municipal, a Assembleia Municipal de Leiria sufragou por unanimidade esta sexta-feira, o Plano Estratégico Municipal da Cultura. O momento celebra o trabalho realizado pela Rede Cultura 2027 nos mais de dois anos de atividade de tecelagem cultural de um território longo de 180km entre os seus extremos, amplo de mais de 5.800km2 atravessando 3 Comunidades Intermunicipais (Leiria, Oeste e Médio Tejo), com mais de 800 mil cidadãos, e reconhecido pela UNESCO nos seus três Lugares Património Mundial, nas três Cidades Criativas, nas três Cidades de Aprendizagem e nas duas Cátedras.
Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido a sugestão de 1147 candidaturas dedicadas à Nova Gastronomia, o Painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e 2 regiões autónomas, teve a função de efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para 7 restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias. Os candidatos da região pertencem aos concelhos de Abrantes, Alenquer, Almeirim, Batalha, Óbidos, Nazaré, Porto de Mós, Torres Novas e Santarém.
A Emissão Filatélica alusiva ao Museu inspirado na História de amor de “Pedro e Inês”, foi apresentado no dia 1 de julho, em Serra D’El-Rei. Numa iniciativa conjunta, entre a Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei e os CTT, vai ser lançado o Inteiro Postal e o Carimbo alusivo ao Museu de Serra D’El-Rei, D. Pedro I. Esta apresentação decorreu no âmbito do Aniversário da Vila de Serra D’El-Rei, no Fórum da Serra. Com esta edição da filatelia nacional pretende-se valorizar o magnífico património, história e identidade local desta Vila do concelho de Peniche.
As recriações históricas estão de volta com as “As Cortes de Leiria de 1254”, em tempos de pandemia, regressando ao local da sua génese: o Castelo de Leiria. Para animar os fins de semana de julho, há animação deambulante, música, exposições, performances de falcoaria e teatro.
“Dizem os mais antigos, que quem beber da água da fonte do Castelo nunca mais sai de Porto de Mós.” Se o Castelo é o ex libris do concelho, a zona envolvente é repleta de histórias e lendas que acompanham as memórias dos portomosenses.
A Câmara Municipal de Porto de Mós e a Fábrica da Igreja Paroquial do Arrimal assinaram um contrato de comodato, que delega no Município a responsabilidade de recuperar e dignificar o edifício da igreja velha do Arrimal, património abandonado e degradado há largas dezenas de anos.
Uma espécie de plesiossauro, que viveu há 195 milhões de anos, foi descoberta na região de São Pedro de Moel. Este plesiossauro é o mais completo e antigo da Península Ibérica, datado do início do Período Jurássico, há cerca de 195 milhões de anos. Estes répteis marinhos, da Era dos dinossau- ros, tinham de vir à superfície respirar e conservaram os membros, braços e pernas, que evoluíram para barbatanas, com uma forma que lembra o mítico “monstro de Loch Ness”. A nova espécie portuguesa foi batizada de Plesiopharos moelensis, que quer dizer “perto do farol de São Pedro de Moel”.
O Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria, com o horizonte definido para os próximos 10 anos, foi aprovado por unanimidade esta terça-feira, 8 de junho, em reunião da Câmara Municipal de Leiria, e será agora submetido à próxima Assembleia Municipal para aprovação.
O lançamento do volume n.º 9 de “Anais Leirienses – estudos & documentos” terá lugar este domingo, dia 13 de Junho de 2021, pelas 16h, no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Este é um volume específico sobre Leiria, com 330 páginas, inteiramente da autoria do Prof. Doutor Saul António Gomes e apoiado pela União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, que visa celebrar o Dia da Freguesia de Leiria.
Foi publicado segunda-feira em Diário da República o decreto que classifica como tesouro nacional o esqueleto da Criança do Lapedo e artefactos arqueológicos associados, em depósito no Museu Nacional de Arqueologia. O achado pertencente a uma criança do Paleolítico Superior, com cerca de 29.000 anos, ocorreu em 1998, na região de Leiria, num abrigo natural existente na margem esquerda do Vale do Lapedo, denominado Abrigo do Lagar Velho que tem vindo a revelar importante sequência de ocupações humanas do Paleolítico Superior, estando, desde 2013, classificado como Monumento Nacional.
O Mosteiro da Batalha recebeu esta quarta-feira, dia 2 de junho, a conferência de imprensa de apresentação do ciclo “Rede Cultural 2.0”, que acontece no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro. Este ciclo, apoiado por fundos comunitários, prossegue a lógica da primeira Rede Cultural e vai levar concertos, exposições e outras formas de arte e cultura aos quatro sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial na região: Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo em Tomar e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.
Lemos Figueiredo- Adega das Frutas de Alcobaça é uma empresa familiar dedicada à produção de bebidas artesanais utilizando frutas da região. Depois da ginja e vermouth, a adega lança agora o Casanova, um dry gin produzido com Maçã de Alcobaça e cariz sustentável: utiliza fruta feia e apresenta-se numa garrafa de vidro reciclado.
Tiveram início os trabalhos de requalificação do Largo de São Pedro, junto ao Castelo de Leiria, uma obra incluída no conjunto de intervenções previstas para toda aquela zona patrimonial. Num investimento de 790 mil euros, financiado por fundos europeus, a empreitada tem como objetivos facilitar o acesso ao Largo e ao Castelo.
A Coordenadora Concelhia da CDU defende, em comunicado assinado por Clementina Henriques, António Raposo e Rogério Raimundo, no dia 31 de maio, que é preciso mesmo investigar, estudar, analisar, valorizar, o que não aconteceu desde que o PSD dirige a Câmara (1998). Destaca, ainda, 10 exemplos que têm merecido referências, mais constantes.
Apos a visita ao Montejunto realizada pela CDU Cadaval, a deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou no Parlamento uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério da Defesa Nacional, sobre o antigo quartel da Força Aérea que se encontra desativado há anos, não servindo, assim, a sua atividade principal, estando a degradar-se, em plena Serra de Montejunto, que integra o Sistema Montejunto-Estrela e se localiza nos concelhos de Cadaval e Alenquer, sendo Paisagem protegida desde 1999.
A Associação Salgueiro Maia (ASM) inaugurou este sábado, dia 29 de maio, a sua sede nacional no antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, em instalações cedidas pelo município. No local de onde saiu, na madrugada de 25 de abril de 1974, a coluna comandada por Salgueiro Maia, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, recordou a importância do Capitão de Abril “que fez uma revolução não para si, mas para os seus pares, mas principalmente, para as futuras gerações”.
A idade média irá voltar a Óbidos, de 15 de julho a 15 de agosto, num evento de formato “híbrido” que irá preencher os dias deste Verão, que se mantêm ainda sob a influência da pandemia. Num misto de atrativos, pensados para realçar o melhor da História de Óbidos, o projeto Óbidos Medieval compõe-se de visitas guiadas pelas ruas, percursos pedestres, conversas sobre a História de Óbidos na idade Média (num formato digital), cenografia de época, exposições, recriação histórica com oficinas, mesteres, acampamento e trajes, e diferentes espetáculos de música, teatro e fogo.
Para complementar este projeto, no dia 11 de julho, terá lugar o VIII Torneio de Tiro com Arco, uma prova de Arco e Besta Histórico organizada pela Associação de Recriação Histórica Ilustre Cruzada, em parceria com o Município de Óbidos e a Óbidos Criativa, integrada no Campeonato Rota dos Castelos da FABP – Federação de Arqueiros e Besteiros Portuguesa. Posteriormente, no decorrer do projeto Óbidos Medieval, haverá direito a treino de caça medieval pelas matas do concelho e repasto, recriando os tempos áureos em que esta atividade era a grande diversão entre reis e senhores.
Óbidos Medieval é um projeto diferente do que se tem vindo a realizar e divide-se em diferentes áreas de atuação: desde a vertente histórico-educativa, com a apresentação de vestígios arqueológicos ou de uma curta história da Óbidos Medieval, até à imersão do público em experiências encenadas, ou num percurso pelas florestas medievais, ou vivendo a idade média através da recriação e da música, do fogo e da dança.
Para o sucesso destas iniciativas será sempre essencial a aplicação das sinergias com o setor privado do concelho de Óbidos, num esforço conjunto para alavancar a economia local, maioritariamente dependente da atividade turística e cultural, que anseia o regresso do público às suas portas.
Mais informações em obidos.pt.
Fonte: DV|GCD|CMO
O Mosteiro da Batalha, desde 1983 Património da Humanidade, é uma das mais belas obras da arquitetura europeia e ponto de interesse científico e turístico. “A sua conservação e valorização constitui uma opção estratégica, pelo que a situação de elevada degradação e insuficiente iluminação é motivo de forte preocupação para o município da Batalha”.
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, anunciou, dia 22 de maio, a criação do “Fórum José Mattoso – Cultura e Desenvolvimento Local”, bienal, dedicado à partilha de boas práticas, reflexão de desafios e partilha de soluções de política pública cultural. O anúncio foi feito na abertura de uma conferência no Castelo de Leiria, realizada em homenagem ao historiador leiriense José Mattoso, com as participações de Bernardo Vasconcelos, João Bonifácio Serra e Saul António Gomes.
O Município do Bombarral assinalou esta terça-feira, dia 18 de maio de 2021, o Dia Internacional dos Museus com a abertura da mostra dos painéis de azulejo da Quinta de Santo António, que vão estar em exposição no Mercado Municipal durante os próximos meses. A iniciativa tem lugar após a doação dos painéis por parte da empresa Oitante.
A Sala Interativa de Ernesto Korrodi (SIEK), que esteve patente no Banco das Artes Galeria entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, foi distinguida com um prémio no âmbito dos Digital Signage Awards, na categoria de “Creative Execution (Technical Achievement)”.
Organizada em parceria com as empresas byAR, P-06 Atelier e Stripeline Teams, a SIEK realizou-se durante o evento “150 anos de Ernesto Korrodi”.
Potenciar o envolvimento da comunidade, em particular da comunidade educativa, e dinamizar o centro histórico da cidade de Pombal tornando-o mais atrativo e florido, são os objetivos principais da atividade Molduras Barrocas. Integrada no projeto Chegada da Primavera ao Centro Histórico e promovido no âmbito do Maio Mês do Marquês, a iniciativa é uma galeria de arte coletiva composta por trabalhos artísticos alusivos à primavera e inspirados em molduras da época em que viveu Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal.
No âmbito do Dia Internacional dos Museus. a editora Hora de Ler, o ISMAI e o Museu do Vinho de Alcobaça vão promover no dia 22 de Maio, sábado, o lançamento dos livros “Anais Leirienses”, n.º 8, “Heráldica – do liberalismo aos nossos dias, passando por Alcobaça” e “Enomemórias & Enoturismo: O Património Secular do Vinho”
O Hospital Termal Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, reabre portas a 15 de maio, dia da cidade e feriado municipal. Depois de uma suspensão de 4 meses, devido à pandemia, os tratamentos das vias respiratórias voltam a estar disponíveis no hospital termal mais antigo do mundo.
O programa comemorativo dos 400 anos da morte do poeta Francisco Rodrigues Lobo (1621-2021) apresenta, nos dias 21 e 22 de maio, três eventos que darão a conhecer alguns aspetos da vida e obra do poeta seiscentista leiriense, considerado um dos grandes vultos da poesia portuguesa. No dia 21 de maio, pelas 17 horas, é inaugurada a Exposição “Francisco Rodrigues Lobo: Património Bibliográfico”,
Pelas 18 horas, a nova edição de “Corte na Aldeia e Noites de Inverno”, de Francisco Rodrigues Lobo, da responsabilidade da editora Hora de Ler, terá a sua apresentação a cargo de António Gordo.
O Roteiro Cultural dedicado exclusivamente a Francisco Rodrigues Lobo realiza-se no dia 22 de maio (Dia do Município de Leiria) e tem início às 10:30.
O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (DIM), pelo segundo ano consecutivo associando igualmente o evento do Bom Dia Cerâmica. O conjunto dos dois eventos terá lugar entre 15 e 22 de maio, envolvendo os museus municipais e agentes culturais do concelho de Alcobaça.
O projeto de reabilitação do interior do castelo de Torres Novas, candidato a financiamento comunitário no âmbito do Plano de Dinamização «Investimento de Proximidade», foi aprovado por maioria na reunião de Câmara Municipal de Torres Novas, no dia 4 de maio. A empreitada terá como valor base 771.838,00€ + IVA. Foram aprovados por maioria, na mesma reunião, o projeto e as peças do procedimento para acessibilidades ao castelo, nomeadamente escadas e elevador. Seguir-se-á o lançamento de concurso público da empreitada, que terá como valor base 564.750,00€ + IVA.
A Câmara Municipal de Alcobaça encontra-se a elaborar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO no âmbito da Gastronomia, a qual será submetida em junho do corrente ano. A candidatura irá evidenciar, através da gastronomia, o património e o potencial agro-alimentares de Alcobaça, únicos a nível mundial.
Está aberto, durante o mês de maio, o período de envio de contributos para o futuro projeto de recuperação e valorização do miradouro e parque verde do Moinho da Forca, no Cadaval. Para o efeito, os serviços camarários elaboraram um programa preliminar, mas, à semelhança do que aconteceu em 2016 com o Parque Radical, a Câmara Municipal do Cadaval solicita a participação pública na elaboração deste projeto.
Em maio Arruda dos Vinhos assinalada o desconfinamento da restauração e promove os sabores tradicionais do campo com a “Mostra Gastronómica – Carnes de Capoeira”. A Mostra Gastronómica “Carnes de Capoeira”, que conta com quase uma dezena de edições, decorrerá durante o mês de maio em 20 restaurantes aderentes, dinamizando a gastronomia local e convidando a visitar o concelho de Arruda dos Vinhos – Vale Encantado.
A classificação do Menino do Lapedo como Tesouro Nacional foi aprovada no dia 22 de abril, pelo Governo, em reunião de Conselho de Ministros dedicada à Cultura. Na reunião foi aprovada a requalificação de 46 museus e monumentos, e de três teatros nacionais do país, cuja conservação foi incluída no Plano de Recuperação e Resiliência. A classificação do Menino do Lapedo e artefactos arqueológicos associados, descobertos em 1998 no Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, Leiria, inseriu-se na área do Património que classifica diversos bens móveis como bens/conjunto de interesse nacional.
“Quotidianos da Revolução: o 25 de Abril em Porto de Mós” é o título do livro apresentado dia 24 de abril, no Cineteatro de Porto de Mós. A obra visa caracterizar o contexto social, cultural e económico local, por um lado, e registar o testemunho dos que viveram o período pré e pós revolução, por outro, num total de 20 depoimentos.
A Igreja de Santa Maria de Coz juntamente com o seu antigo dormitório e restantes dependências do Mosteiro foram decretadas oficialmente como Monumento Nacional, após decisão tomada em Conselho de Ministros realizado dia 22 de abril. O Mosteiro de Coz integra um lote de cinco imóveis até ao momento considerados de “Interesse Nacional”, tendo agora lhes sido atribuída a designação de “Monumento Nacional” considerando, designadamente, “o interesse dos bens enquanto testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos”.
O cardeal-patriarca de Lisboa efetuou esta sexta-feira, uma visita informal à Igreja de São Gião, em Famalicão (Nazaré). O edifício tem estado em obras de recuperação, encontrando-se quase finalizadas. A aproveitar uma deslocação à Região, e após uma reunião da Vigararia Alcobaça-Nazaré, D. Manuel Clemente efetuou uma visita ao local “um dos mais antigos templos cristãos do território português e que, felizmente, manteve o essencial da construção. Tinha uma ligação forte à freguesia, onde ainda há memória da celebração litúrgica”.
A inauguração do novo circuito de visitação e da loja do Mosteiro de Alcobaça teve lugar segunda-feira, 19 de abril, com a presença do diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e da diretora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará. A primeira componente do Plano Diretor do Mosteiro de Alcobaça – Requalificação da portaria conventual e Loja – representa um investimento de 330 mil euros e foi concluída a 31 de dezembro de 2019.
O Município de Alcobaça, associa-se à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e ao ICOMOS Portugal, na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com eventos nos dias 17 e 18 de abril, no Mosteiro de Cós, Museu do Vinho de Alcobaça, Central da Confluência dos Rios e Museu Raul da Bernarda.
Por ocasião das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), o Diretor-Geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, inaugura esta segunda-feira, dia 19 de abril, às 15 h, a nova Portaria e Loja do Mosteiro de Alcobaça. A cerimónia termina com um recital de piano e canto pela OPART. A nova receção situa-se na antiga portaria do Mosteiro, que assim recupera a sua função primeva. Já a Loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, situada simultaneamente no início e no fim do novo percurso de visita.
O Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um debate online, no dia 19 de abril, onde será abordado o tema “Passado complexos: futuros diversos”, tópico proposto pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para as comemorações de 2021. A iniciativa tem início às 15h, a partir da página de Facebook do MMCR e irá juntar numa mesa-redonda online três investigadores das áreas de arqueologia, história e património: João Zilhão, Marco Liberato e Carlos Fabião.
A marca é lançada dia 17 de abril, com uma campanha online que se estende até dia 2 de maio. Durante a campanha, será possível encomendar o Leitão da Boa Vista com serviço gratuito de entregas em todo o país. Os residentes em Leiria podem encomendar Leitão com o serviço gratuito de entregas Leiria no Prato.
O Presidente da República, presidiu esta sexta-feira, dia 9 de abril, às Cerimónias Comemorativas do 100.º aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes, do 103.º aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente na Batalha, realizadas no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha. Marcelo Rebelo de Sousa presidiu também à cerimónia de inauguração do Memorial ao Combatente da Batalha, instalado no Jardim do Condestável, junto ao Mosteiro da Batalha.
O Monumento a Camões, uma notável criação artística do escultor Lagoa Henriques que se transformaria num ícone da vila de Constância, foi inaugurado em junho de 1981. Passados 40 anos, os efeitos do tempo eram já bem visíveis: o monumento apresentava crescentes sinais de degradação na sua estrutura de betão, com desagregação de materiais.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente às Cerimónias Comemorativas do 100.º aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes, do 103.º aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente na Batalha, esta sexta-feira, dia 9 de abril, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha. Do Programa, consta a concelebração eucarística, pelos combatentes falecidos, Cerimónia Militar evocativa, deposição de coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido na Sala do Capítulo e Cerimónia de Inauguração do Memorial aos Combatentes Batalhenses.
Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras é o novo espaço cultural dedicado ao Carnaval que tem inauguração marcada para o dia 25 de abril. Através de um percurso expositivo que celebra a vida, o equipamento dará a conhecer uma expressão cultural que se manifesta em várias partes do mundo, mas também a história e as características do Carnaval de Torres Vedras.
Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade é a exposição permanente, que irá centrar-se numa multiplicidade cultural tendo como denominador comum o Carnaval, dando a conhecer mais de 30 carnavais de 7 regiões do mundo.
A Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas está de regresso em formato digital, devido à pandemia Covid-19. Entre 9 e 11 de abril poderá assistir a conteúdos dedicados à festa, à etnografia e às atividades ligadas à vitivinicultura do Concelho de Azambuja. Esta iniciativa é dinamizada pela Câmara Municipal de Azambuja, em parceria com a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a Associação Vila Museu do Vinho.
Valorização do património, maior inclusão e mais atratividade turística foram os objetivos apontados pelo presidente da Câmara Municipal sobre a intervenção já concluída no Castelo de Leiria, numa visita realizada esta segunda-feira, dia 29 de março, com os órgãos de comunicação social. Encontram-se também em fase de conclusão os acessos mecânicos ao Castelo, que permitirão a subida a pessoas de mobilidade reduzida, bem como uma maior aproximação entre a envolvente da cidade ao centro histórico, já que poderão ser utilizados gratuitamente e por moradores e pessoas que trabalhem naquela zona.
Após quase três meses de encerramento, devido ao confinamento geral que temos vivido, o Jardim-Horto de Camões reabre ao público no dia 6 de abril. Desenhado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, o Jardim-Horto de Camões, considerado o mais vivo e singular monumento erguido no mundo a um poeta, foi inaugurado em 1991.
As Termas Centro concluíram a primeira fase da instalação de um conjunto de geocaches no território das 20 estâncias termais que compõem a rede. Um total de 12 geocaches foram “escondidas” nesta primeira fase de instalação, por uma equipa do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra. Entusiastas desta atividade têm já à disposição 12 geocaches escondidas nas termas da região Centro. Quando estiver concluída, a rede terá 50 “tesouros escondidos”.
O Município de Porto de Mós está a promover a 2ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego, a decorrer entre 26 de março e 4 de abril em regime take away.
Para a organização, “não é tempo de crise, é tempo de oportunidades. É tempo de fechar portas mas de abrir janelas. É tempo de estar em casa, vivendo a vida lá fora. É hora de levar para a mesa os sabores de sempre! A porta pode estar fechada mas a cozinha estará sempre aberta!”
O festival pretende promover dois produtos característico da quadra pascal – o cabrito e o borrego – que em Porto de Mós se refletem na gastronomia tradicional como iguarias com particularidades que vale a pena conhecer. Criados ao ar livre, em pleno Parque Natural, o cabrito e o borrego de Porto de Mós são distintivos pelo tipo de pastagens onde são criados.
Esta edição contará com a participação de cinco restaurantes locais – A Gralha, Taberna da Vila, Adega do Luís, Dom Abade e Requinte dos Amigos. Os pratos estão disponíveis, entre os vários estabelecimentos, todos os dias. O festival funciona em regime take away.
Para quem não tem possibilidade de se deslocar ao restaurante, está disponível a entrega ao domicílio, assegurada pelo município, através de uma parceria estabelecida com os táxis do concelho. Assim, para fazer as reservas basta consultar as condições de participação de cada restaurante na informação disponível em anexo. Caso se pretenda o serviço de entrega ao domicílio, aquando da reserva basta informar o restaurante.
Esta iniciativa cumpre, assim, dois objetivos distintos. Em primeiro lugar destacar e promover a gastronomia local e, em segundo lugar, dinamizar o comércio e o turismo, seja através da divulgação dos restaurantes participantes, seja através da parceria estabelecida com treze táxis das dez freguesias do concelho.
A tradição ainda é o que era e as iguarias das Serras de Aire e Candeeiros estão melhores do que nunca! Usufrua dos pratos tradicionais da Páscoa, com os sabores tão característicos da região e faça as suas encomendas nos restaurantes aderentes.
Fonte: PA|GC|CMPM
Foi aprovado na última reunião de Câmara de Porto de Mós a abertura do procedimento para a recuperação da Casa dos Calados no Juncal. Passados 19 anos após aquisição do edifício por parte do Município esta obra vai finalmente ser concretizada. O projeto de reabilitação foi adjudicado a um dos descendentes do antigo proprietário e após a apresentação do estudo, da aprovação do projeto em Reunião de Câmara, foi publicado no dia 24 de março, no Diário da Republica, o lançamento do concurso público para execução dos trabalhos, com um investimento previsto de 1,3 milhões de euros.
Numa pergunta à ministra da Cultura, os deputados do PSD por Santarém criticam a violação dos compromissos assumidos pelo Estado com a Rota Cultural Etnográfica das Ribeiras de Arcês e Rio Frio e do Rio Tejo. “Como justifica o Governo um atraso desta natureza no pagamento das suas responsabilidades relativamente à Proposta Regional Centro N.º 529 – Rota Cultural Etnográfica das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo aprovada no Orçamento Participativo de Portugal para 2017? Quando prevê o Governo que esta dívida esteja saldada por parte da Direção Geral do Património Cultural (DGPC)”, questionam os deputados.
De acordo com os deputados social-democratas, nos últimos quatro anos, o único valor que os promotores do projeto receberam da parte da DGPC foram 8.820 euros, em 2019, como adiantamento. O Estado está em falta com dezenas de milhares de euros.
“Algumas destas associações assinaram de boa-fé os protocolos com o Governo e com a Administração Central, avançaram com os investimentos acordados, contrataram os meios que estavam previstos, receberam o primeiro pagamento/adiantamento, realizaram os projetos e, entretanto, desesperam com os atrasos no pagamento e vêm a sua imagem denegrida por incumprimento dos seus compromissos”, lamentam os deputados.
A Rota Cultural Etnográfica das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo foi inaugurada em 26 de setembro de 2020 e classificada como grande rota GR-55 pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMO). Percorre os municípios de Abrantes, Mação e Sardoal.
“Importa salientar que são parceiros deste projeto e integram o protocolo assinado com a DGPC, além da entidade promotora – a Associação Cultural das Rotas das Mouriscas (ACROM)- as autarquias pelas quais passa esta rota, nomeadamente a Câmara Municipal de Abrantes, a Câmara Municipal do Sardoal e a Câmara Municipal de Mação”, referem os deputados.
Assim, o PSD quer saber como justifica o Governo um atraso desta natureza no pagamento das suas responsabilidades relativamente à Proposta Regional Centro N.º 529 – Rota Cultural Etnográfica das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo aprovada no OPP2017 e quando prevê o Governo que esta dívida esteja saldada por parte da DGPC.
Os parlamentares sociais-democratas perguntam ainda quais os montantes totais em dívida aos promotores vencedores do OPP 201, quais os montantes totais em dívida aos promotores vencedores do OPP 2018 e quais os níveis de execução dos projetos e protocolos assinados relativamente aos OPP de 2017 e 2018 respetivamente.
O Município de Torres Novas, em colaboração com 17 restaurantes do concelho, promove de 26 de março a 4 de abril de 2021, a 30.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. Dado o estado de emergência em vigor, o evento irá decorrer em regime de Take-Away com alguns restaurantes a disponibilizarem serviços de entregas (Delivery). Os restaurantes aderentes são: A Gamela dos Sonhos, A Tertúlia do Nabeiro, Babalhau By Chef Lurdes, Brasão Real, Cabaça’s, De’Gustar, Hotel de Torres Novas – Restaurante, Inprovável, Mamma Mia, Manjar do Botequim, Mário Alturas, Mosteiro dos Leitões, O Pocinho, Retiro da Ti Lena, Solar da Valada, Sopas & Saladas, Temperos da Luz.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assinou, no dia 16 de março, o contrato de comodato que permitirá à autarquia intervir no edifício da antiga Central Elétrica. O contrato vigora pelo período de três anos, sendo renovado se se mantiver o interesse da autarquia e da EDP, empresa proprietária do edifício.
A Assembleia da República aprovou, com os votos contra do PS, uma Recomendação ao Governo proposta pelo PSD para classificar a área composta pela Duna de Salir do Porto, pela antiga Alfândega, Capela de Sant’Ana e as “Pocinhas” de Salir do Porto, em São Martinho do Porto, concelho de Caldas da Rainha, como Paisagem Protegida. O Partido Socialista depois de ter dado entrada este projeto de resolução também deu entrada com um projeto de resolução sobre o mesmo assunto que também foi aprovado.
O Programa ‘Tradições’ da EDP vai apoiar dez projetos vencedores desta 4ª edição, entre os quais as Artes Tradicionais da Festa dos Tabuleiros, projeto promovido pela Câmara Municipal de Tomar, e as Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer, promovido pela Câmara Municipal de Alenquer. Além de preservarem tradições, estes projetos financiados pela EDP podem ainda contribuir para criar emprego e dinamizar a economia local.
A antiga Escola Básica do 1º Ciclo do Bombarral, situada junto à Praça da República, foi o espaço escolhido para a instalação do futuro Centro de Interpretação do Geoparque Oeste – Terras do Jurássico.
A cedência do antigo edifico escolar foi formalizada esta segunda-feira, dia 8 de março, através da celebração de um protocolo, assinado pelos presidentes da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, e da direção da AGEO – Associação Geoparque Oeste, João Serra, num momento que contou ainda com presença do vereador Vítor Fonseca.
O Centro de Interpretação terá como principal missão dar a conhecer todo o território do Geoparque, as suas maravilhas geológicas, ambientais e heranças culturais que tornam este território único e motivo de orgulho das suas gentes, permitindo continuar a preservação deste património, a despertar o interesse para a ciência e a promover o desenvolvimento sustentável na região.
Fonte: PC|GAPOM|SRPCI
Depois da realização de obras de requalificação e modernização do Mercado Municipal de Santarém, no valor de cerca de 2 milhões de euros, a maioria (PSD) que gere a Câmara Municipal prepara-se para entregar a gestão deste espaço a privados. O Partido Ecologista “Os Verdes” denuncia que a autarquia quer “chutar dali os vendedores e vendedoras tradicionais, que durante anos lhe deram vida contra todas as dificuldades e todos os contraciclos decorrentes da concorrência dos grandes hipermercados” e, por isso, não pode aceitar esta decisão que considera “de uma grande injustiça.”
“Os Verdes” garantem não terem nada contra a renovação do mercado municipal e até consideram que esta renovação era há muito necessária para responder às exigências sanitárias do presente e para melhorar o conforto dos próprios vendedores e dos clientes.
Os ecologistas também não veem mal que este espaço possa vir a desempenhar funções polivalentes, com novas valências culturais e gastronómicas, desde que estas mudanças não se façam à custa das funções que deve desempenhar um mercado municipal: servir a economia local, como espaço privilegiado de venda de produtos de pequenos produtores locais ou regionais, e proporcionar às populações uma oferta diferente da que encontram nas grandes superfícies comerciais, nomeadamente, na relação vendedor/cliente.
Segundo o PEV, “com a privatização de um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, classificado patrimonialmente, espaço privilegiado de História viva da cidade e do concelho, a maioria PSD à frente do Executivo Camarário que gere Santarém, pretende concretizar dois objetivos de uma só vez: transformar este edifício num espaço VIP, mais perfumado e com mais glamour e ver-se livre de mais uma das funções e tarefas municipais, funções estas que dão trabalho e exigem muito empenho e dedicação dos autarcas.”
Para os ecologistas, “a concessão a privados, criando um intermediário que vai lucrar com este equipamento público fundamental, representa o fim da sua gestão pública, com as inerentes garantias de imparcialidade e de salvaguarda do interesse público acima do lucro, mas representa, ainda, a perda de controlo democrático das opções de gestão, a perda de transparência nessa mesma gestão, a ameaça dum resgate chorudo da concessão que deixará a cidade refém do privado, e acima de tudo, uma grande injustiça para com os vendedores tradicionais do Mercado, sem os quais este espaço nunca mais será o mesmo.”
Assim, segundo o PEV, “a proposta do Executivo PSD, na Câmara Municipal de Santarém, é uma afronta à cidade e a todo o concelho e à nossa memória coletiva: porque não salvaguarda o interesse público municipal; porque não respeita os direitos dos antigos vendedores; e porque o faz de um modo cobarde, usando um privado, como intermediário, a quem caberá concluir o processo de “despejo” que a Câmara começou, recusando-se a negociar e a encontrar soluções para garantir a continuidade dos antigos comerciantes, em condições justas relativas ao passado.”
Os ecologistas não aceitam os argumentos da Câmara Municipal de Santarém relativos à precariedade dos vínculos dos comerciantes, à antiguidade do Regulamento existente, ou aos princípios do Código dos Contratos Públicos, considerando que a edilidade “nada fez, ao longo dos anos, para encontrar uma solução que regularizasse a situação dos vendedores e acabasse com a sua precariedade. Deixou arrastar uma situação que não resolveu e pela qual é o PSD o único responsável e que agora usa como argumento para roubar a esperança aos antigos comerciantes. Uma situação que Os Verdes consideram tanto mais injusta, dado o momento tão difícil de grave crise social que estamos todos a viver.”
O PEV questiona “o que ganhará o município, a cidade, ou o concelho com a entrega por 15 anos, por um preço base de 2.000,00€ mensais (!), a uma empresa privada, dum espaço público com dezenas de lojas e bancas, requalificado graças a quase 2 milhões de euros de dinheiros públicos e do orçamento municipal (ou seja, de todos nós)?” E questiona: “Quanto vai lucrar esse privado? Quanto vai lucrar o Município? Que vão lucrar os clientes?”, assegurando que “a resposta é clara, só lucrará o privado a quem são dadas todas as vantagens de gerir diretamente este espaço, numa lógica perfeita de centro comercial” e, quanto à Câmara, aos antigos vendedores e aos clientes, conclui que não irão lucrar nada.
O Partido Ecologista “Os Verdes” alega que “Santarém já tem um Centro Comercial às portas do Centro Histórico, não precisa de mais um. Santarém precisa é de um Mercado Municipal, Público, de todos e para todos, para escoar a produção agrícola local e para os nossos comerciantes poderem vender” e, por isso, defende que “o Mercado é dos comerciantes e da população, é da cidade, não é do PSD nem deve ser de nenhum privado.”
Se o PSD desistiu de gerir o património municipal, os Verdes asseguram que “não vão desistir de lutar por um Mercado que cumpra as suas funções, servir toda a população escalabitana e não apenas uma elite” nem desistir da gestão pública do Mercado Municipal.”
O Município de Alcobaça, através do Museu Raul da Bernarda, irá participar no projeto transconcelhio “Museu na Aldeia”, reunindo as comunidades de 13 aldeias e os objetos de 13 museus, divididos entre si. O museu municipal fornecerá uma peça de cerâmica contemporânea integrante do seu espólio que irá permanecer e interagir com a aldeia de Cabeças, em Alvaiázere. Esta quinta-feira, 4 de março, o Município realizou uma visita técnica a Cabeças onde a peça será trabalhada e reinterpretada.
Este projeto integra a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, envolvendo 26 concelhos da Rede Cultura 2027, estrutura de suporte a esta candidatura.
Organizado e coordenado pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), de Leiria, o projeto tem como objetivo: chegar a pessoas que vivam em comunidades mais isoladas e que se encontrem em solidão.
O “Museu na Aldeia” potencia ser um estudo de caso a nível nacional e desenvolve-se do encontro entre uma equipa que inclui artistas, museólogos, sociólogos, psicólogos e a população. A partir de objetos que os participantes têm em casa, desenvolve-se e esclarece-se a ideia de museu e do valor museológico. Numa fase posterior, um objeto de cada museu será apresentado à comunidade, que o reinterpretará num novo formato artístico a mostrar no museu que cedeu a peça original.
O projeto decorre até ao fim de 2022 e compreende ainda a criação de um museu virtual, com informação que permita a replicação e disseminação do processo noutros pontos do país. Em paralelo, decorrerá uma avaliação do impacto pelo Politécnico de Leiria.
Este projeto é financiado pela Iniciativa Portugal Inovação Social e pela Câmara Municipal de Leiria.
Fonte: GRPP|CMA
A cédula do marítimo de Constância, Bartolomeu Pereira, tirada em 1943, é a Peça do mês em destaque no próximo mês de março, no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, uma oferta da sua filha, Isaura Pereira. Esta Cédula de Inscrição Marítima n.º 17720 pertenceu ao marítimo Bartolomeu Pereira, nascido em Constância, em 1888, filho de João Pereira, também marítimo, que tinha dois dos maiores barcos da região, o Boa Viagem e o Benjamim.
O ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios emitiu um parecer técnico, no dia 15 de fevereiro, em que valida a intervenção da DGPC na escadaria da antiga portaria do Mosteiro de Alcobaça. O documento, assinado por Soraya Genin, presidente do ICOMOS Portugal, repete no seu parecer todos os argumentos já indicados pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC).
Os municípios de Alcobaça, Batalha e Porto de Mós serão os territórios beneficiários do projeto cultural que envolve vários parceiros institucionais com o objetivo de, por um lado, apoiar a realização de eventos associados ao património, à cultura e a bens culturais, e também apostar na divulgação e integração territorial, através de iniciativas de cooperação territorial e institucional que permitam integrar a programação cultural, as visitas guiadas e a divulgação de equipamentos, bens culturais e serviços prestados.
Na sequência do comunicado de imprensa divulgado a 11 de fevereiro, pelo PS de Alcobaça, que anuncia uma alegada intervenção de betonagem nos degraus de escadaria do Mosteiro de Alcobaça, a Direção-Geral do Património Cultural garante que se trata de “uma informação falsa”. A DGPC alerta que, “tratando-se de um Monumento Nacional que é Património Mundial, as consequências desta mentira ultrapassam o âmbito local”, afetando a reputação de Portugal no mundo, nomeadamente junto da UNESCO.”
As ruínas romanas de Villa Cardillium, situadas a dois quilómetros a sul de de Torres Novas, no sítio de Caveira, vão ser alvo de um projeto de valorização que visa requalificar o espaço, conferindo uma maior dignidade a este Monumento Nacional desde 1967 e melhorando a experiência de visitação. No total, serão investidos 370 mil euros, acrescidos de IVA.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) desmentiu este sábado, o conteúdo do comunicado divulgado no dia 11 de fevereiro, pelo PS Alcobaça, considerando ser inteiramente falso que esteja a ser colocada uma rampa em betão na escadaria da antiga portaria do Mosteiro de Alcobaça. Segundo a DGPC, os degraus desta Portaria apresentam-se muito desgastados e com uma perda muito significativa de material pétreo com riscos evidentes para a sua utilização, e tendo em conta o seu evidente valor patrimonial, optou-se por conservá-los, colocando uma chapa de aço cortene sobre parte dos degraus existentes.
As recentes notícias sobre o Relatório do Património Mundial em Risco do Conselho Internacional de Monumentos (ICOMOS), onde está incluído o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, deixou muita gente preocupada. Não obstante toda esta problemática, esta semana teve lugar mais duas intervenções polémicas: a utilização de betão no “restauro” da escadaria monástica ou a construção de uma escada de acesso na Ala Norte do Mosteiro. Para a Concelhia do PS de Alcobaça, qualquer das situações é grave, sendo certo haver outras formas de acessibilidade ao monumento sem prejudicar o Património
O PS Alcobaça, presidido por Rui Alexandre, já fez saber que é um assunto que interessa a todos os alcobacences e tendo sido questionado acerca do assunto, remeteu para a Câmara Municipal de Alcobaça uma explicação, considerando que a obra também é da responsabilidade da autarquia.
A Comissão Política de Alcobaça do PS está ciente que o Património e a Cultura são fatores fundamentais para o desenvolvimento integrado e sustentável do concelho de Alcobaça e, por isso, entende que as entidades responsáveis deveriam respeitar mais as recomendações para assegurar a proteção do nosso património.
O PS Alcobaça entende que não pode ficar indiferente a “tamanha atrocidade ao nosso património e gostaria de uma explicação urgente por parte da Edilidade responsável a todos os munícipes para o que se está a passar.”
A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou, na reunião de 9 de fevereiro, adquirir, pelo valor de 61 mil euros, o prédio sito na Rua do Freixeiro, nº1, em Rexaldia, vulgarmente conhecido como “Lagar da Rexaldia”.
A fim de tentar resolver uma situação de perigosidade rodoviária no centro da aldeia de Rexaldia, considerando que a localização do imóvel, construído há muitos anos, conflitua com o trânsito existente nos dias de hoje, tapando a visibilidade a quem ali circula, pretende-se demolir a parte do edifício que retira visibilidade a quem conduz naquela zona e adaptar o velho Lagar (e toda a área disponível que inclui um logradouro com uma área substancial) a um polo cultural e recreativo, implantado no centro da aldeia.
Pretende-se que esta aquisição venha a contribuir para o enriquecimento da qualidade de vida daquela aldeia e freguesia, promovendo neste caso maior segurança rodoviária e gerando desafios nos campos político, social, cultural e associativo para se tirar partido dum património emblemático que urge preservar e promover, sempre em parceria com o município, como proprietário.
Fonte: AF|DTICMA|CMTN
O Município de Torres Novas apresentou uma candidatura no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, no que se refere a «Renovação de Aldeias», para intervenções na Casa Memorial Humberto Delgado, local onde nasceu o “General Sem Medo” dedicado à divulgação dos seus feitos e obras, nomeadamente na área da aviação civil e intervenção política.
O quarto Comité de Direção do projeto Interreg NAPOCTEP – Rotas Napoleónicas por Espanha e Portugal decorreu no dia 22 de janeiro, em formato online. A reunião serviu para apresentar trabalhos já desenvolvidos no âmbito do projeto, como a apresentação das rotas turísticas relativas à Terceira Invasão Francesa. No território nacional, a invasão iniciou-se em Almeida e continuou para o Bussaco, onde teve lugar uma importante batalha, tendo terminado nas Linhas de Torres Vedras.
O Grupo Parlamentar do PSD recomendou ao Governo a classificação da duna de Salir do Porto como paisagem protegida. A duna de Salir do Porto, no concelho de Caldas da Rainha, no limite da Baía de São Martinho do Porto, é a maior de Portugal e, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa. Vista da baía de São Martinho do Porto, estende-se por cerca de 200 metros de comprimento e 50 de altura acima do nível do mar.
Têm início esta semana as obras de requalificação das ruas Cónego Lacerda e Cónego Lacerda e do largo junto ao Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, na freguesia dos Milagres, uma intervenção que pretende dotar a zona de maior conforto e atratividade e revitalizar a dinâmica da área. Num investimento de quase 750 mil euros, a empreitada tem uma duração prevista de 270 dias (cerca de nove meses) e inclui um conjunto de trabalhos que, segundo o vereador das Obras Municipais e Requalificação do Espaço Público, Ricardo Santos, “visam tornar o espaço mais agradável e aprazível para quem o frequenta, contribuindo para um futuro aumento do turismo, já que serão também melhoradas as condições para a realização das festas tradicionais da freguesia”.
A Câmara Municipal de Torres Vedras encontra-se a desenvolver uma rota dedicada ao enoturismo. A rota irá acompanhar o percurso da Estrada Nacional 9 no Concelho, uma via estruturante que acompanha as áreas de maior concentração de vinha no território. Esta estrada liga Sintra (Lourel) à EN1 em Alenquer, passando por Montelavar, por Mafra, por São Pedro da Cadeira, por Torres Vedras e pela Carvoeira. Entre Lourel e Montelavar existe uma variante em formato de autoestrada, com a designação R 19.
João Ferreira, candidato à Presidência da República, visitou, no dia 30 de dezembro, o futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche. Esta não é a primeira vez que a importância do Forte de Peniche como símbolo da luta contra o regime fascista é recordado em eleições presidenciais, já que há 12 anos, Manuel Alegre iniciou neste Monumento Nacional a sua campanha eleitoral.
A Câmara Municipal de Tomar deliberou na última reunião do ano a adjudicação da empreitada de recuperação/requalificação da Igreja de S. João Baptista à empresa SIGNINUM – Gestão de Património Cultural, finalizando assim o concurso público realizado. Esta será uma obra no valor de 1.589.680,99€, candidatada pelo município a fundos europeus que a financiarão a 85%, em parceria com a Vigararia de Tomar.