Edição: 242

Diretor: Mário Lopes

Data: 16/1/2021

Orçamento e GOPs do Município de Tomar – serão estas as prioridades?!

Lurdes Ferromau Gonçalves

Balcão Único, Retail Park e ensino superior

Carlos Bonifácio

Nós nos Outros / Maria Helena da Bernarda: a arte de converter em livro uma elegia do saber ouvir

José Alberto Vasco

Seis formas de manter a sua casa de madeira

PSD recomenda ao Governo classificar a duna de Salir do Porto como paisagem protegida

O Grupo Parlamentar do PSD recomendou ao Governo a classificação da duna de Salir do Porto como paisagem protegida. A duna de Salir do Porto, no concelho de Caldas da Rainha, no limite da Baía de São Martinho do Porto, é a maior de Portugal e, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa. Vista da baía de São Martinho do Porto, estende-se por cerca de 200 metros de comprimento e 50 de altura acima do nível do mar.

Torres Vedras irá criar rota de enoturismo em torno da Estrada Nacional 9

A Câmara Municipal de Torres Vedras encontra-se a desenvolver uma rota dedicada ao enoturismo. A rota irá acompanhar o percurso da Estrada Nacional 9 no Concelho, uma via estruturante que acompanha as áreas de maior concentração de vinha no território. Esta estrada liga Sintra (Lourel) à EN1 em Alenquer, passando por Montelavar, por Mafra, por São Pedro da Cadeira, por Torres Vedras e pela Carvoeira. Entre Lourel e Montelavar existe uma variante em formato de autoestrada, com a designação R 19.

Empreitada de recuperação e requalificação da Igreja de São João Baptista vai avançar

A Câmara Municipal de Tomar deliberou na última reunião do ano a adjudicação da empreitada de recuperação/requalificação da Igreja de S. João Baptista à empresa SIGNINUM – Gestão de Património Cultural, finalizando assim o concurso público realizado. Esta será uma obra no valor de 1.589.680,99€, candidatada pelo município a fundos europeus que a financiarão a 85%, em parceria com a Vigararia de Tomar.

Município de Leiria requalifica zona junto ao Santuário dos Milagres

Têm início esta semana as obras de requalificação das ruas Cónego Lacerda e Cónego Lacerda e do largo junto ao Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, na freguesia dos Milagres, uma intervenção que pretende dotar a zona de maior conforto e atratividade e revitalizar a dinâmica da área. Num investimento de quase 750 mil euros, a empreitada tem uma duração prevista de 270 dias (cerca de nove meses) e inclui um conjunto de trabalhos que, segundo o vereador das Obras Municipais e Requalificação do Espaço Público, Ricardo Santos, “visam tornar o espaço mais agradável e aprazível para quem o frequenta, contribuindo para um futuro aumento do turismo, já que serão também melhoradas as condições para a realização das festas tradicionais da freguesia”.

João Ferreira visita o Forte de Peniche, símbolo da luta pela liberdade e democracia

João Ferreira, candidato à Presidência da República, visitou, no dia 30 de dezembro, o futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche. Esta não é a primeira vez que a importância do Forte de Peniche como símbolo da luta contra o regime fascista é recordado em eleições presidenciais, já que há 12 anos, Manuel Alegre iniciou neste Monumento Nacional a sua campanha eleitoral.