Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/17

Edição 276 - 11/2023

Organizado pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril

Presidente da República preside aos 50 anos do encontro de Capitães do 25 de Abril em Óbidos

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril evoca esta sexta-feira, dia 1 de dezembro, em Óbidos, na Casa da Música, os 50 anos de um encontro de Capitães que foi determinante para a organização do Movimento, e que marca uma evolução no seu propósito: a guerra e a questão colonial passam a estar no centro das atenções, acabando por, em poucos meses, conduzir à decisão de derrubar o regime. Esta iniciativa será realizada em parceria com a Associação 25 de Abril e com a Câmara Municipal de Óbidos, contando com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. .

O Município conserva os títulos de Praia com Bandeira Azul há vários anos

Praias do Salgado e da Nazaré premiadas pela preservação de condições de excelência

O Município da Nazaré foi distinguido com os prémios 5 anos consecutivos de Bandeira Azul na Praia do Salgado
[Famalicão] e 15 anos consecutivos de Bandeira Azul na Praia da Nazaré.
Os prémios foram entregues na cerimónia oficial da Bandeira Azul 2023, no dia 21 de novembro, em Oeiras.

Centro de Recursos para a Inclusão Digital ajuda Leiria a ser mais inclusiva

CRID faz 17 anos como referência internacional na área da inclusão

Dia 7 de dezembro, pelas 15H30, o CRID, Centro de Recursos para a Inclusão Digital, vai estar de portas abertas para dar a conhecer o trabalho que
realiza. Considerado uma referência internacional na área da inclusão, detendo um know-how único, e tendo trabalho realizado em prol da sociedade, que é possível encontrar em poucos locais no mundo, este centro da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, tem recebido vários prémios a nível nacional e internacional, facto que contribui para tornar Leiria como uma das cidades mais inclusivas do País,

A partir de segunda-feira, dia 4 de dezembro

Carreira "Rápida" vai ligar os concelhos de Leiria e da Marinha Grande pela A8

‘Rápida’, autocarro que ligará os concelhos de Leiria e da Marinha Grande pela A8 entra em funcionamento a partir de segunda-feira, 4 de dezembro. Trata-se de um serviço de transporte mais rápido, cómodo, seguro e menos poluente. Este novo serviço funcionará entre as 6h35 e as 20h20 dos dias úteis e será gratuito até final do ano.
Percurso é estimado entre 15 e 20 minutos.

Árvore de Natal, carrosséis, animação, casinha do Pai Natal e Mercado de Natal

Rossio será a casa da família alcobacense durante a quadra natalícia

Este Natal, o Rossio de Alcobaça será o ponto de encontro para toda a família.
Depois do sucesso dos anos anteriores, a Câmara Municipal irá organizar o programa “É Natal em Alcobaça”, em parceria com a UFAV, a ACSIA e freguesias do concelho. Esta sexta-feira, 1 de dezembro, a partir das 15h30, não perca o Desfile de Natal.

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Ministra Ana Mendes Godinho assina protocolos em Caldas da Rainha, Fátima de Santarém

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segu- rança Social participa quinta-feira, 30 de novembro, às 9h30, na inauguração da ERPI do Centro Social do Nadadouro. Pelas 12h, Ana Mendes Godinho inaugura a Creche do Centro Infantil Santa Maria de Leuca, Fátima. Às 15h, a governante participa na assinatura do Protocolo entre o Ministério e a RUTIS.

Ascendendo a 112,5 milhões de euros

Orçamento de Leiria aposta nas freguesias e em novos projetos, mantendo o rigor financeiro

Foi aprovada esta terça-feira, dia 28 de novembro, em reunião de Câmara a proposta de orçamento para 2024, com um montante de 112,5 milhões de euros, um documento em que se destacam investimentos com impacto estrutural no concelho, tal como a aposta nas freguesias, com um montante de transferências de 11,9 milhões de euros, mantendo-se a preocupação de garantir uma gestão pautada por um grande rigor e equilíbrio financeiro. A proposta, que vai ser submetida à Assembleia Municipal, recebeu os votos favoráveis dos vereadores do PS e contra dos vereadores independentes (ex-PSD) e da vereadora do PSD.

A convite dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior

VMER do do Hospital Distrital de Santarém participa em simulacro num cenário multivítimas

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém participou, no dia 25 de novembro, num simulacro que envolveu um acidente entre veículo pesado de passageiros e um ligeiro, a convite dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior. Simulacro visou treinar o primeiro impacto das equipas de emergência em cenários do qual resultaram cerca de duas dezenas de vítimas.

Verbas inscritas no documento ascendem a 28 milhões de euros

Orçamento da Câmara da Nazaré aumenta 6,58 milhões de euros para aproveitar fundos do PRR

Documentos previsionais do Muni- cípio da Nazaré e a proposta de Orçamento da Câmara Municipal da Nazaré para o exercício económico-financeiro 2024, foram aprovados [por maioria, com os votos a favor do PS, e os votos contra do PSD (2) e CDU (1)].

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro

II Festival Leiria Cidade Criativa da Música vai ter três dias de música e 15 criações em estreia

O Festival Leiria Cidade Criativa da Música está de regresso à cidade do Lis para a 2ª edição, de 7 a 9 de dezembro, com três dias de música em estreia absoluta sobre o tema “Património Natural e
Arquitetónico de Leiria”. Respondendo às guide- lines de ação Unesco, Festival pretende solenizar músicos de Leiria, colocando-os em diálogo com nomes do panorama musical português.

Nos distritos de Leiria e Santarém e na Região Oeste

15 municípios da região recebem a bandeira verde para políticas amigas da família

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis divulgou, dia 27 de novembro, os 108 municípios portugueses que vão receber em Coimbra, a 6 de dezembro, bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”. Apoio a pessoas em situação de fragilidade social é identificado em 97% destas autarquias, da habitação à saúde. Apoio ao nascimento é dado em 54% das autarquias. Os Municípios do Distritos de Santarém e Leiria e Oeste dis- tinguidos são Abrantes, Mação, Alcanena, Coruche, Santarém, Torres Novas, Entroncamento, Sardoal, Alvaiázere, Porto de Mós, Leiria, Pombal, Alenquer, Torres Vedras e Arruda.

No âmbito do Plano de Ação da Intervenção Territorial Integrada da CIMRL

Leiria investe 5 milhões de euros no reforço de meios para a proteção civil

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria avança com um plano de investimentos de cerca de 5 milhões de euros para reforço os meios do dispositivo da proteção civil a região e dos corpos de bombeiros, com destaque para a aquisição de equipamentos de proteção individual e de veículos florestais de combate aos incêndios.

Podendo ser visitado de 1 de dezembro 2023 a 7 de janeiro de 2024

Maior Presépio Tradicional da região está de regresso à Marinha Grande

O Presépio de Filipe Ferreira volta a ganhar vida no Edifício da Resinagem, no centro da Marinha Grande, com entrada gratuita, podendo ser visitado de 1 de dezembro a 7 de janeiro. Presépio retrata o Nascimento do Jesus, mas também representa muitos usos, costumes e tradições portuguesas.

Vencedor da “maratona” internacional dos oceanos, em Peniche, vai estar na final

Inteligência artificial aplicada aos oceanos irá representar Portugal em França

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, do Politécnico de Leiria,acolheu pela primeira vez o Ocean Hackathon 2023, que decorreu em simultâneo com outras 13 cidades em todo o Mundo.
Em Portugal, esta “maratona” de desafios foi um evento ininter- rupto de 48 h, durante o qual as equipas participantes desenvol- veram um protótipo para dar resposta a desafios colocados por entidades nacionais e inter- nacionais. O grande vencedor foi o desafio Galene, que visa tirar vantagem da aplicação da inteligência artificial para dar resposta aos desafios dos oceanos. Equipa irá representar Portugal na final em Brest.

Mestrado inclui a Nazaré como referência de estudos de desenvolvimento local

Nazaré integra plano de estudos de mestrado de turismo da Universidad Complutense – Madrid

A Universidad Complutense de Madrid figura entre as mais antigas do mundo. Foi fundada em 1499. Um dos mestrados inclui a Nazaré como referência de estudos de desenvolvimento local. Meia centena de estudantes que frequentam um mestrado na área do turismo da Universidad Complutense de Madrid [Espanha] estiveram, no dia 24 de novembro, na Nazaré, um caso integrado no Plano de Estudos deste curso do 2º ciclo do ensino superior, para conhecer, no terreno, a evolução de um município que se tornou numa marca internacional.

Startup Nersant – Torres Novas

Nersant tem nova incubadora de empresas em Torres Novas, já certificada pela Startup Portugal

A Nersant- Associação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito da sua estratégia de reforço do apoio ao empreendedorismo, tem já disponível a nova incubadora de empresas. Trata-se da Startup Nersant – Torres Novas, infraestrutura de acolhimento empresarial localizada no seu pavilhão de exposições, junto à sede da associação em Torres Novas. Este novo espaço de acolhimento empresarial integra a rede de incubadoras de empresas geridas pela Nersant, com infraestruturas em Santarém, Ourém e Alcanena, prevendo-se a expansão para outros concelhos.

Apoio de 2,5 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência

Câmara de Santarém e DGPC assinam protocolo para a recuperação das Muralhas

O Município de Santarém e Direção-Geral do Património Cultural assinaram sexta-feira, dia 24 de novembro, os Contratos Interadministrativo de Cooperação e Financiamento para a realização do projeto de consolidação estrutural das Muralhas de Santarém. Contratos têm apoio financeiro de 2,5 milhões € ao abrigo do PRR.

De novembro de 2023 até finais de 2024

Município de Leiria e Ministério da Cultura celebram 25 anos da descoberta da Criança do Lapedo e Abrigo do Lagar Velho

Os 25 anos da descoberta da Criança do Lapedo e do Abrigo do Lagar Velho vão ser assinalados, em Leiria, com um programa que visa a valorização de um dos mais importantes achados arqueológicos em Portugal, numa parceria entre o Município de Leiria e o Ministé- rio da Cultura, até finais de 2024. Em 1998, a desco- berta do Menino do Lapedo, com 29.000 anos, foi um feito marcante na paleoantropologia mundial.

No âmbito da campanha para eleições legislativas

Mariana Mortágua participa este domingo num almoço comício do Bloco de Esquerda na Marinha Grande

Bloco de Esquerda promove um almoço comício, dia 26 de novembro (domingo), pelas 12h30, no restaurante Casa do Vidreiro, na Marinha Grande, no âmbito das eleições legislativas. A iniciativa contará com intervenções de Mariana Mortágua (coordenadora nacional), e de Rafael Henriques e Lina Oliveira.

De 1 a 30 de dezembro

“Um Natal e Peras” regressa ao Bombarral para um mês repleto de atividades

Em contagem decrescente para o Natal, o Município do Bombarral lança, no dia 24 de novembro, o cartaz para a quadra festiva que se aproxima. De 1 a 30 de dezembro, “Um Natal e Peras” regressa ao Coração do Oeste, com uma programação diversificada, pensada para todos os tipos de público.
O início oficial das atividades natalícias acontece no dia 1 de dezembro, pelas 19h00, com a inauguração da Iluminação e da Árvore de Natal, na Praça do Município, um momento que vai culminar com a chegada do Pai Natal.

Investimento estimado de 6,5 milhões de euros.

Projeto Inovador quer transformar a Mobilidade Urbana na Região de Leiria

O Município de Leiria e a Comunidade Intermunicipal da região de Leiria (CIMRL), juntamente com os municípios de Ourém, Marinha Grande, Pombal, Batalha e Porto de Mós, apresentam o projeto “Sistema de Mobilidade da Região de Leiria/Ourém”. Este projeto destaca-se por sua ambição de enfrentar os desafios prementes da mobilidade urbana na região.

Com um investimento estimado de 6,5 milhões de euros, o projeto visa atingir objetivos estratégicos fundamentais para o desenvolvimento sustentável da mobilidade na região.

No dia 25 de novembro

Santarém inaugura Mercado Biológico

No âmbito do acordo de parceria entre o Muni- cípio de Santarém e a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, tem início no próximo sábado, dia 25 de novembro, o Mercado Biológico – Mercado AGROBIO de Santarém, na Praça Sá da Bandeira, das 9h às 14h.
Promovido pela AGROBIO, este mercado, que se vai realizar aos sábados, visa facilitar o acesso aos produtos de agricultura biológica.

Município vai aumentar apoios de 80 para 102 agregados familiares

Programa de Apoio ao Arrendamento em Torres Vedras irá abranger mais famílias em 2024

Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou, em reunião de Executivo, a 15ª edição do Programa de Apoio ao Arrendamento.Medida representa desde 2009 um dos pilares das políticas sociais de habitação do Município, já tendo apoiado 1189 famílias. Este ano, foram entregues no Centro de Atendimento Social Integrado, 124 candidaturas.

Novos concursos vão ser lançados para investir na região centro

Programa Centro 2030 disponibiliza 500 milhões de euros de fundos europeus e já arrancou

O Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Centro (Centro 2030) reuniu no dia 22 de novembro, em Coimbra, para aprovar os critérios de seleção de várias tipologias de investimento, o que vai permitir lançar novos concursos a curto prazo. O Programa Centro 2030, que dispõe de 2,2 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos na região, estrutura-se em cinco objetivos estratégicos: Centro mais competitivo e inteligente, Centro mais verde, Centro mais conectado, Centro mais social e inclusivo e Centro territorialmente mais coeso e próximo dos cidadãos.

Workshop teve como um dos objetivos a apresentação do Projeto Biorural

Circularidade na Bioeconomia debatida em Alcobaça com a presença do secretário de Estado da Agricultura

Alcobaça acolheu, dia 22 de novembro, o workshop “Inovação para a Circularidade na Bioeconomia”, em que foram apresen- tadas e debatidas soluções de execução do conceito de “economia circular” na agricultura, com a presença do vice-presi- dente da Câmara, Paulo Mateus, e do secretário de Estado da Agricultura.

Projeto vai continuar em 2023/2024

Primeiro ano do Projeto Piloto “Se não vestes Valoriza!” teve recolha e valorização de 6 toneladas de têxteis em Leiria

Projeto piloto “Se não vestes Valoriza!” permitiu recolha e valorização de 6 toneladas de têxteis em Leiria, revelou o vereador Luís Lopes. Além da recolha, foram realizadas sessões de informação/formação sobre sustentabilidade e economia circular em cada local de recolha, tendo sido criado o sistema de recolha de resíduos têxteis e efetuada a sua valorização. 

23/09/2023 – Comemoração das Jornadas do Património Europeu

Terra Mágica das Lendas

Ana Cristina Tavares

No passado dia 23/09/2023, dia das Jornadas do Património Europeu, a Cooperativa Cultural Terra Mágica das Lendas comemorou este dia com o apoio de várias associações culturais, juntas de freguesia e empresas. Este ano as Jornadas tiveram por mote o “Património Vivo”.

No dia 23/09 foram inaugurados totens com QR Code, em vários pontos da antiga Estrada Real D. Maria I, desde a Asseiceira (Rio Maior) até à vila da Batalha.

Este evento pretendeu divulgar um património nacional, sobre o qual refletiram pelo menos alguns outros europeus que transitaram pela dita estrada e nos deixaram testemunhos escritos com as impressões dos sítios por onde passaram. Por outro lado, foram recolhidos testemunhos orais de pessoas com memórias da antiga estrada, os quais foram passados a escrito e se encontram agora nos respetivos códigos, acessíveis a outras gerações. Desta forma, é feita a passagem de testemunho patrimonial de geração em geração.

Alto da SerraNa Asseiceira, a inauguração foi feita com a presença da senhora presidente da Junta de Freguesia, D. Filipa Raimundo, no local em que D. Lucília tinha plantado uma oliveira em 25/03/2023.

No Alto da Serra teve lugar um discurso prévio pelo senhor António Coito, presidente do Conselho de Melhoramentos do Alto da Serra. A seguir discursou o senhor João Rebocho, presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior. Logo após a inauguração, feita em conjunto com o senhor António Coito, foi colocada uma coroa de flores junto ao totem. Voltou a discursar o senhor António Coito sobre a Comissão de Melhoramentos do Alto da Serra, numa perspetiva histórica e foi colocada uma coroa de flores junto ao monumento que honra os falecidos membros, da dita comissão. Seguiu-se uma missa na Capela Nossa Senhora da Saudade e por fim um beberete oferecido pela Comissão de Melhoramentos a todos os presentes.

Na Lagoa do Frei João (Benedita), no lugar onde tinha sido plantada uma nogueira em 25/03/2023, em frente à taberna Ti Maria Galinha, o senhor Júlio Carriço inaugurou o totem, em colaboração com a professora Lúcia Serralheiro, diretora da Terra Mágica das Lendas. Neste lugar algumas pessoas leram partes do texto que consta no QR Code e foram ainda lidas algumas poesias alusivas ao momento.

No Covão do Milho (Turquel) o senhor António David Carvalho, presidente da Associação da Maré – Redondas, procedeu à inauguração do totem. Ana Tavares, elemento da Terra Mágica das Lendas, leu o texto que se pode consultar no respetivo código e D. Rosa Marques leu poemas sobre aquela ocasião.

Em Moleanos, o totem foi inaugurado com a presença do senhor Fernando Azeitona, presidente da Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça e do representante do senhor José Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Aljubarrota, uma vez que esta localidade pertence às duas freguesias. Estiveram também presentes o senhor Luís Ferreira, presidente do Rancho Folclórico dos Moleanos, bem como algumas pessoas dos Moleanos de Aljubarrota.

Em Jardoeira (Batalha), a inauguração contou com a presença do Dr. Adélio Amaro, presidente do Conselho de Património da Estremadura (C.E.P.A.E.) e o senhor Fernando Oliveira, presidente da Junta de Freguesia da Batalha.

A plantação de árvores em alguns destes lugares no dia 25/03/2023 ou a homenagem prestada a árvores já existentes nos locais designados, deve-se à prestação de um tributo à rainha D. Maria I, que pelo alvará datado de 11/03/1796, IX, manda plantar árvores da mesma espécie das existentes nos locais, ao longo da Estrada Real.

Na Lagoa do Frei João e no Alto da Serra a Terra Mágica das Lendas teve a honra da presença da Dr.ª Ana Verde de Oliveira, descendente de um dos autores dos mapas topográficos desde Lisboa a Coimbra. Neste caso em concreto, foi o engenheiro Joaquim de Oliveira incumbido, segundo o alvará de 28/03/1791, de realizar o levantamento topográfico do troço de Leiria até Coimbra. O mapa tem a referência do local e data, Condeixa, 1796.

Mapa Topográfico levantado pelo engenheiro Joaquim de Oliveira

Aproveitámos a magnífica oportunidade para realizar uma entrevista à economista, Dr.ª Ana Oliveira, no seu solar em Leiria. É de referir que a entrevistada participa nas Jornadas Europeias de Património, desde 2011, na sua casa senhorial de Leiria.

A Dr.ª Ana começou por referir que o seu antepassado Joaquim Oliveira, natural de Lisboa, na antiga Rua dos Calafates, hoje Rua Diário de Notícias, devido aos trabalhos incumbidos pela Rainha D. Maria I, na região de Leiria resolveu ter uma segunda residência, esta na cidade de Leiria, datada de 1780-1781 ao estilo da época. A fachada       denota o estilo neoclássico e o interior possuí um conjunto de artes decorativas em estilo rocócó tardio, evidenciando já algumas características neoclássicas, com tetos estucados, obra do estucador Joachim Putze, (putze, que significa estucador em alemão) e tetos pintados em madeira, assim como painéis de azulejos.

A entrevistada julga que o seu antepassado terá permanecido em Leiria, para a realização dos trabalhos, de levantamentos topográficos, da Estrada Real D.  Maria I, de Lisboa, Coimbra e provavelmente até à cidade do Porto. Também poderá ter estado envolvido em projetos de arquitetura, de infraestruturas, de carácter social.

Com as Invasões Francesas a cidade de Leiria foi muito destruída. Consta que a Casa Senhorial Verde Oliveira terá servido de quartel-general às tropas francesas invasoras e terá sido saqueada no seu interior, valendo um caseiro que estava por perto e terá evitado o pior.

Nas lutas entre absolutistas e liberais, Joaquim d’Oliveira, que pertencia ao grupo dos liberais, esteve em risco de ser preso.

O seu filho, Olímpio Joaquim, exerceu funções nos Paços de Concelho de Leiria, Vila Viçosa e Lisboa, tendo participado na elaboração do primeiro Código Administrativo do país.

O bisavô da Dr.ª Ana, Carlos Augusto Oliveira, faleceu em Lisboa, no ano de 1925. Este seu bisavô casou com a prima em primeiro grau do saudoso poeta, Cesário Verde, e teve funções no reino, tendo servido o rei D. Luís e D. Carlos. Quando se deu a mudança de regime em Portugal, o bisavô foi afastado das suas funções.

A Dr.ª Ana Oliveira dinamiza atividades como visitas guiadas, workshops, teatro, palestras, concertos, à Casa Senhorial Verde Oliveira. Criou uma marca própria de   merchandising cultural “Rocaille Leiria”, com uma produção de vários artigos, como por exemplo, blocos de notas, sacos em lona, canecas, saquetas de cheiro e velas perfumadas dentro de vidro soprado à mão da Marinha Grande.

Há doze anos que participa nas Jornadas Europeias do Património. Este ano, cujo tema foi o “Património Vivo”, realizou um evento com uma mostra do Artesanato Regional de Leiria, onde esteve presente o Centro de Artesanato (CEARTE). Também tem participado no “Early Music Day” (Dia da Música Antiga), uma iniciativa europeia, que celebra o aniversário de Johann Sebastian Bach e o início da primavera. Este ano e o ano passado a sala encheu, com esta iniciativa. Neste ano vieram estudantes de música tocar cravo e no ano passado destacou-se a participação da MAAC, em que o conceituado violoncelista português, Gonçalo Lélis, veio interpretar obras de Bach.

Encontrou-se a braços com a dificuldade, que para si foi esperar seis anos, pelo licenciamento camarário, de forma a poder levar a cabo as obras necessárias na Casa Senhorial Verde Oliveira.

Ana Verde Oliveira, que frequentou o Mestrado de Projetos Culturais, é membro de várias associações ligadas ao património cultural, como a Associação Portuguesa de Casas Históricas, a European Historic Houses (E.H.H.) e a Europa Nostra.

Esperemos num futuro próximo, após as obras previstas, a abertura de uma pequena unidade para turismo, para além do desenvolvimento de vários eventos também de âmbito cultural.

Opinião

As rotundas no IC2

Nuno Catita

Segundo uma notícia do RC na última quinta-feira, foram apresentados na Assembleia de Freguesia da Benedita os projetos relativos às três novas rotundas no IC2, projetos estes solicitados pela Junta de Freguesia ao artista Rui Basílio, apelando à sua criatividade com base na história e na identidade da freguesia. Era exatamente isto que se pretendia. A Benedita tem tanto que a identifica e esta era uma excelente oportunidade.

No entanto, e sublinhando a declaração do artista convidado, em que as três rotundas “terão um conceito diferente daquilo que é o habitual em Portugal”, os projetos que foram apresentados não salientam  de forma evidente os tais aspetos históricos e identitários da Benedita.

Para a primeira rotunda, no sentido sul-norte, o projeto  pretende “simular vários elementos do Mosteiro de Alcobaça e o ambiente gótico em que ele se insere”. Embora seja Património da Humanidade e tenhamos orgulho em tão importante monumento, que foi a base do que é hoje o concelho de Alcobaça, a nossa identidade atual não está próxima dele.

Na segunda rotunda, a que fica junto à Área de Localização Empresarial, pretende criar-se uma ilusão ótica, com a representação de todas as empresas sediadas na Benedita, através de 651 barras pretas. Evidentemente que, à primeira vista, parece-me que será difícil distinguir o que quer que seja. nome, marca, logotipo. Por que não referir apenas os setores de atividades?

Para a terceira rotunda, o projeto apresentado tem como objetivo salientar as raízes religiosas da Benedita. Segundo o artista, a” ideia é representar Jesus Cristo de um lado e Maria do outro”. Ora, também aqui não se reflete propriamente a nossa entidade e história, uma vez que os nossos padroeiros são Santa Maria e S. Brás.

Esta minha opinião é somente sustentada no facto de a Benedita ter sempre conseguido cultivar a sua própria identidade, com características diferentes da maioria das restantes que formam o concelho de Alcobaça. Dou o benefício da dúvida relativamente ao que está a ser projetado para a rotunda da ALEB, ainda que a pretensão de uma “ilusão ótica” me pareça ser apenas uma ilusão. Já a alusão ao Mosteiro de Alcobaça numa das rotundas, ela afasta-nos da nossa história. Pior seria se, na rotunda norte, fosse representada a figura de São Bernardo.

Embora com algumas dúvidas, não posso deixar de exprimir, como beneditense, e como sempre fiz, a minha opinião pessoal.

  Nuno Catita

Nazaré

Skate Park do Valado reabriu renovado

O Skate Park de Valado dos Frades foi alvo de obras de manutenção,com repa- rações, limpeza e melhoria dos acessos ao espaço. Intervenção, realizada pelos serviços da Câmara, contemplou o restauro dos equipamentos, destinados à prática da atividade desportiva, com a finalidade servir a população com maiores condições de segurança.

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato esteve presente

Bairro académico de Torres Vedras ganha forma com inauguração de duas residências estudantis

No dia 21 de novembro foram inauguradas as residências estudantis em pleno centro histórico de Torres Vedras, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da presidente da Câmara Munici- pal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e do presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão. Residências desti- nam-se a alunos bolseiros e deslocados e já estão a ser ocupadas. A intervenção contou com um investimento de 393.928 €, financiado em 326.550 € pelo PRR, ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

Obras são da autoria de Estela Alexandre e Hristo Goleminove

Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria já tem duas obras finalistas

“Senhora do Monte”, de Estela Alexandre, e “Fibers”, de Hristo Goleminove, foram as obras, na categoria de Jazz, que foram selecionadas como finalistas no Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria. Promovido pelo Município de Leiria, concurso premeia os dois primeiros lugares com 2 mil e mil euros, respetivamente. 

Promovida pela empresa Lecil

Peniche recebe a 1ª Conferência Incentivos 2030 - Mar, Agricultura & Turismo

A Lecil- empresa de contabilidade e fiscalidade da região centro desde 1987, com escritórios na Marinha Grande, Leiria, Peniche, Cabo Verde e operações em França, promove a 1ª Conferência Incentivos 2030 – Mar, Agricultura & Turismo, no dia 24 de novembro, às 18h, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, com oradores de excelência.

Concurso público inclui quatro empreitadas

Câmara de Pombal lança obras a concurso de requalificação urbanística e rede viária no valor de 1,5 milhões de euros

A Câmara Municipal de Pombal vai lançar a concurso público quatro empreitadas num valor global a rondar os 1,5 milhões de euros, na área da requalificação urbanística e rede viária. Os procedimentos concursais foram aprovados, por unanimidade, na última reunião camarária. O maior investimento, de 540 mil euros, é a requalificação da Rua dos Muros, em Abiul.

Estudos preveem estação conjunta

Leiria-Gare ou uma nova estação na Barosa são alternativas para Alta Velocidade e linha do Oeste

A requalificação da estação ferroviária da linha do Oeste em Leiria-Gare ou a construção de uma nova estação na Barosa são as duas alternativas para a localização da Estação da Linha da Alta Velocidade no concelho de Leiria.
As alternativas foram apresentadas esta segunda-feira, dia 20 de novembro, pela Infraestruturas de Portugal, numa reunião que juntou o executivo da Câmara Municipal, representantes de alguns partidos com assento na Assembleia Municipal, membros e presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, e presidentes da Acilis, Nerlei e Politécnico de Leiria.

Nazaré

Funicular da Pederneira deve ser inaugurado no verão de 2025

A Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” e o Município da Nazaré assinaram, no dia 20 de novembro, o contrato de investimento no novo “Funicular da Nazaré”, que irá ligar a Praia à Pederneira. O contrato garante o financiamento de 10 milhões de euros para uma obra destinada a aproximar populações e evitar a utilização do carro particular

Dia 24 de novembro no Auditório da Central das Artes

Conferência com Maria Inácia Rezola em Porto de Mós aborda “A Revolução de Abril: memória, mitos e debate público”

A última sessão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Porto de Mós contará com a presença de Maria Inácia Rezola, comissária da Comissão Comemo- rativa dos 50 Anos 25 Abril. A sessão, no dia 24 de novembro, às 21h, na Central das Artes, tem o tema “A Revolução de Abril: memória, mitos e debate público”.

Lourinhã

CCDR distingue Ana Garcia como Empreendedora 50+ da Região Centro 2023

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) entregou, no dia 20 de novembro, na Lourinhã, a distinção “Empreendedor 50+ da Região Centro”, edição de 2023, a Ana Garcia, pelo desenvolvimento e execução de projetos de Turismo Acessível e Inclusivo na Região Centro.Sessão contou com a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa.

Pendurando balões de fala nalgumas estátuas em pontos estratégicos da cidade

Movimento 'Casa para Viver - Leiria' voltou a sair à rua com a ação 'Estátuas pela habitação'

O Movimento ‘Casa para Viver – Leiria’, como prometido, voltou a sair às ruas com a ação de ruas ‘Estátuas pela habitação’. A ação decorreu na madrugada de dia 20 de novembro (segunda-feira) e passou por pendurar balões de fala nalgumas estátuas em pontos estratégicos da cidade (Fonte Luminosa, Praça Rodrigues Lobo, Jardim Luís de Camões e Fonte das três bicas), balões esses que reclamam o direito à habitação e a limitação das rendas. O Governo prometeu um aumento das rendas previsto para 2024 de 6,94%, sendo o maior aumento dos últimos 30 anos.

De 30 de novembro a 31 de dezembro

Em Óbidos, o Natal veste-se de feitiços e de neve

O Óbidos Vila Natal volta a trazer encanto à quadra natalícia. Durante 31 dias, o castelo transforma-se em Escola de Feiticeiros com muita neve, onde não faltam diversões, como a pista de gelo e a visita ao Pai Natal, e outras tantas novidades, como o Laboratório das Poções, a Herbologia ou a Casa do Gigante.

Na noite do dia 17 para 18 de novembro

PSP detém homem por coação de jovens na cidade de Leiria e roubo com recurso ao multibanco

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão Policial de Leiria, na noite de 17 para 18 de no- vembro, deteve um homem de 29 anos, pela prática de um crime de roubo em flagrante delito cometido sobre um jovem de 24 anos, na cidade de Leiria.

No 6º Workshop Indústria de Futuro

Roteiro para a introdução dos gases renováveis no setor industrial nacional debatido na Marinha Grande

A Floene realiza dia 24 de novem- bro das 9h às 12h, no Centro Empresarial da Marinha Grande, o 6ª workshop do projeto Indústria de Futuro-Roteiro para a Introdução de Gases Renováveis no Setor Indus- trial Nacional, a última do programa Indústria de Futuro em 2023.

Comissão executiva integra o CHL e os ACES de Pinhal Litoral, do Médio Tejo e do Oeste Norte

Unidade Local de Saúde da Região de Leiria vai começar a funcionar no dia 1 de janeiro de 2024

De acordo com o Decreto-Lei n.º 102/2023, publicado no dia 7 de novembro, entrou em funções no dia 8 de novembro uma comissão executiva, constituída pelo presidente do Centro Hospitalar de Leiria, Licínio de Carvalho, o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Pinhal Litoral, Marco Neves, a diretora executiva do ACES do Médio Tejo, Diana Leiria, e o diretor executivo do ACES do Oeste Norte, João Gomes, com o objetivo de desenvolver todas as diligências necessárias para que a nova Unidade Local de Saúde da Região de Leiria inicie o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024.

Distinção a Luís Miguel Albuquerque foi entregue pelo Cardeal D. Américo Aguiar

Presidente da Câmara de Ourém recebe do Papa Francisco distinção de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre

Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, foi distinguido pelo Papa Francisco, no dia 16 de novembro com a ordem, do Estado do Vaticano, de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre. Distinção foi entregue pelo Cardeal D. Américo Aguiar e reconhece o contributo do Município na receção a Sua Santidade e na organização da Jornada Mundial da Juventude.

Anteriormente gerida pela Segurança Social

CIMLT passa a coordenar a plataforma supraconcelhia da Lezíria do Tejo no âmbito da rede social

A CIMLT organizou, no dia 14 de novembro, a primeira reunião da Plataforma Supraconcelhia da Lezíria do Tejo no âmbito da Rede Social. A CIMLT é agora a coordenadora da Plataforma, antes a cargo do Centro Distrital de Santarém da Segurança Social. Esta reunião ocorreu na sequência da publicação do Decreto-Lei que concretizou a transferência de competências para as entidades intermunicipais no domínio da ação social.

Consulta de Cardiologia Pediátrica no Centro Hospitalar do Oeste

Serviços de Pediatria e de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste vão disponibilizar consulta de Cardiologia Pediátrica

Desde 7 de novembro, o Serviço de Pediatria e o Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) passaram a ter disponível a consulta de Cardiologia Pediátrica. A presença da especialidade no CHO resulta da parceria com o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, através da presença, mensal, de uma médica especialista na Unidade de Caldas da Rainha.

Alcobaça

Ministra Ana Abrunhosa inaugurou a 25ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Terri- torial, inaugurou, dia 16 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça, a 25ª Mostra Inter- nacional de Doces e Licores Conventuais. Entre as mais de 300 iguarias destacam-se Cornucópias, Pão-de-Ló de Alfeizerão, Trouxas do Mondego, Brisas do Liz, Licor de Ginja e Pastéis de Santa Clara.

No dia 22 de novembro

Teatro Miguel Franco e Mercado de Sant’Ana recebem conferência sobre criatividade NEXXT Leiria

Leiria recebe a conferência sobre criatividade NEXXT Leiria, no dia 22 de novembro, a partir das 9h, no Teatro Miguel Franco e no Mercado de Sant’Ana. O NEXXT Leiria não é apenas uma conferência, é uma chamada geral à ação, uma celebração da imaginação e do engenho, da criatividade e do talento. Esta plataforma aberta visa criar um futuro mais inovador para Leiria.

Distinção Melhor dos Melhores teve lugar em Santarém

Bolo Rei da “Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro” premiado no 12º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português

O “Bolo Rei” confecionado pela “Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro” obteve a distinção Melhor dos Melhores no 12º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que decorreu a 7 de novembro e que o CNEMA, em Santarém, realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção.

PJ deteve homem pelo crime de burla qualificada

Burla “Olá Pai/Olá Mãe” supera as 200 denúncias em Leiria com valores superiores a 100 mil euros

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no seguimento de uma denúncia, iniciou investigação, titulada pelo Ministério Público de Leiria, tendo por base o fenómeno conhecido por “Olá, Mãe / Olá, Pai”, burla em crescendo, com vítimas por todo o território nacional e, também, muito disseminado noutros países europeus. Na área deste DIC, este tipo de burla supera as 200 denúncias, com valores que, no total, ultrapassam os 100 mil euros.

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro

Marinha Grande recebe Encontro Nacional de Médicos de Família

De 16 a 18 de novembro, a Marinha Grande recebe o Encontro Nacional de Grupos de Estudos da Associação Portuguesa de Medi- cina Geral e Familiar com apoio do Município reunindo cerca de 200 médicos de medicina geral e familiar.Painéis de formação e debate decorrem no Teatro Stephens, Edifício da Resinagem, Biblioteca Municipal e EPAMG.

Rede MEO registou mais de 40 TB de tráfego em quatro dias

Web Summit recebeu mais de 70 mil visitantes de 153 países

Empreendedorismo, investimento, tecnologia e inovação foram as palavras de ordem ao longo destes quatro dias e que marcam mais uma edição da Web Summit em Portugal. Foram mais de 70 mil pessoas, vindas de 153 países, que viram as necessidades de comunicação serem acolhidas com tecnologia de última geração da MEO: o consumo de tráfego em todas as redes ultrapassou 40 TB.

Opinião

S.O.S - Últimos Vestígios da Igreja de Santa Maria a Velha da Vila da Batalha

Pormenor dos últimos vestígios do monumento

Na vila da Batalha, nas traseiras do Mosteiro da Batalha encontra-se um painel informativo de “Batalha Inesquecível” sobre a Igreja de Santa Maria a Velha ou Capela de Nossa Senhora da Vitória, situando a sua construção em finais do século XIV ou início do século XV, referindo que o edifício serviu aos frades da Ordem Dominicana e à população local, terminando com a indicação de que na década de 60 do século XX, época do Estado Novo, a mesma foi demolida a favor do denominado Plano de Urbanização da Batalha.

No chão, muito próximo a este painel encontra-se o que resta desta igreja, sem qualquer tipo de proteção.

Na pedra observa-se a gravação de marcas dos construtores e de dois registos escritos, que passamos a transcrever: “Aqui se […] a igreja de Santa Maria a Velha mandada construir por D. João I «pera» assistência religiosa aos operários do Mosteiro” e “Esta primeira igreja da Batalha foram sepultados alguns mestres e oficiais das obras do Mosteiro [e] outros moradores da vila”.

Estes últimos vestígios existentes no chão encontram-se expostos, sem qualquer perímetro com barreiras, nem umas simples correntes presas a uns pilares a proteger, permitindo que pessoas e bicicletas passem sobre o que resta, fazendo com que se vá desgastando e desaparecendo irremediavelmente… E assim, com incúria lamentável, vamos vendo o que sobra do nosso património desaparecer lentamente!

Ana Cristina Alexandre Tavares
Mestre em Museologia e Museografia

Nas áreas das infraestruturas, recursos marinhos e Património

Deputados do PS do distrito de Leiria apresentam propostas de alteração ao Orçamento de Estado

Os Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, no âmbito da discussão e votação do Orçamento do Estado para o ano de 2024, apresentaram três importantes propostas de alteração ao orçamento nas áreas das infraestruturas, da gestão e proteção dos recursos marinhos e da proteção do património cultural. Em causa está o a requalificação do IC8, no troço entre Pombal e Avelar, o financiamento do Comité de Cogestão para a Apanha de Percebes na Reserva Natural das Berlengas e medidas necessárias e adequadas à proteção do Mosteiro da Batalha do impacto do IC2.

Nazaré

Contrato de financiamento de 10 milhões de euros para Funicular da Pederneira já foi assinado

A estrutura de missão “Recuperar Por- tugal” e o Município da Nazaré assina- ram, no dia 14 de novembro, o contrato de financiamento para o “Funicular da Nazaré”, que irá ligar a Praia à Pederneira.
O contrato, no âmbito do PRR, disponibiliza o montante global de dez milhões de euros.

Nos diferentes espaços culturais e de lazer

Livraria Arquivo instala tecnologia de ponta Checkpoint Systems para proteger os seus artigos

O sector livreiro cresceu desde o confinamento da covid-19, retornando os leitores ao livro físico e às livrarias. A pensar neste crescimento, a Livraria Arquivo decidiu equipar o seu espaço com antenas S20 da Checkpoint Systems. A livraria de Leiria combina diferentes espaços culturais e de lazer que ficam assim protegidos de perdas indesejadas.

No concelho da Marinha Grande

PSP de Leiria investiga crimes de falsificação de documentos e de furto de viaturas

Comando Distrital de Leiria da PSP lançou, a 16 de novembro, uma Operação Policial, no concelho da Marinha Grande, detendo, em flagrante delito, 1 homem, com 48 anos, indiciado do crime de falsificação de documentos (incluindo matrículas de viaturas), detenção de arma proibida e furto/recetação de viaturas furtadas.

Candidatura permitiu captar 320 mil euros para o desenvolvimento deste projeto

Abrantes acolheu viagem inaugural do primeiro autocarro movido a hidrogénio do Médio Tejo

Primeiro autocarro a hidrogénio da região do Médio Tejo iniciou a circulação em Abrantes esta segunda-feira, 13 de novembro. Um projeto piloto que pretende demonstrar e promover a utilização de veículos movidos a hidrogénio. O autocarro, a circular nos próximos oito meses nos 11 concelhos do Médio Tejo, surge no âmbito do projeto europeu Hy2Market ao qual a MédioTejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul viu aprovada candidatura. Trabalho teve início em 2021 com uma candidatura que permitiu captar 320 mil euros para o desenvolvimento deste projeto.

Certame decorre até domingo, 19 de novembro

25ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais abre esta quinta-feira em Alcobaça

A 25ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais decorre no Mosteiro de Alcobaça, de 16 a 19 de novembro. Além da tradicional mostra com 34 participantes (26 produtores e 8 mosteiros / ordens monásticas), os 25 anos da Mostra serão assinalados com um vasto programa cultural onde se destaca showcookings com alguns dos maiores especialistas gastronómicos nacionais.

Com nove instituições de ensino superior e mais de 200 participantes europeus

Leiria recebe universidade europeia RUN-EU nos dias 16 e 17 de novembro

Nos dias 16 e 17 de novembro, Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) acolhe The Shape(s) of RUN-EU. Trata-se de uma conferência internacional que reúne as nove instituições de ensino superior pertencentes à Regional University Network – European University, conhecida como RUN-EU e que trará a Leiria mais de 200 participantes europeus.

Município apoia comércio e famílias no Natal com 35 mil euros

Comércio da Marinha Grande sorteia este Natal 300 cupões de 100 euros cada

Face ao sucesso da iniciativa Natal 2022- Famílias ao Centro, a Câmara Municipal da Marinha Grande e ACIMG – Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande vão realizar a iniciativa “Marinha Natal 2023 – Famílias ao Centro”, de 18 de novembro a 31 de dezembro, no âmbito da estratégia para dinamizar o comércio local, incentivando a compra nos estabelecimentos comerciais e apoiar as famílias. Município aprovou a atribuição à ACIMG do montante até 35.000€, na sua reunião de 30 de outubro. A iniciativa conta com o sorteio de 300 cupões de 100 euros cada, para serem descontados nos estabelecimentos aderentes.

Projeto urbanístico conta um orçamento de cerca de 38 milhões de euros

Novo projeto de loteamento urbano em Alcobaça prevê a construção de 210 fogos

Câmara Municipal de Alcobaça apresentou durante a reunião pública do dia 13 de novembro o novo projeto de loteamento urbano, nos terrenos da Quinta da Conceição, por detrás do quartel dos Bombeiros Voluntá- rios de Alcobaça. Este projeto prevê a construção de 210 fogos habitacionais em 7 lotes, numa área total de construção de superior a 44 mil m2 e com um orçamento de cerca de 38 milhões de euros.
Serão privile- giadas as tipologias de T2 e T3 para que mais famílias possam fixar-se no concelho. Três dos sete lotes (90 apartamentos) ficarão na posse do Município para que seja geridos com rendas de baixo custo.

Porto de Mós

Centro de Interpretação da Abelha e do Mel abre no dia 26 novembro na freguesia de São Bento

A cerimónia de abertura do Centro de Interpre- tação da Abelha e do Mel terá lugar no dia 26 novembro, domingo, às 11, no edifício da antiga escola primária, no Poço da Chainça, freguesia de São Bento, com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, e do presidente da Vertigem – Associação Promoção do Património, Rui Cordeiro.

Prémio Educação e Cultura “é o reconhecimento de um longo trabalho de cooperação com a República Popular da China”

Politécnico de Leiria recebe distinção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa

A 8ª Gala Portugal-China, que decorreu no dia 8 de novembro, no Casino Estoril, foi um motivo de festa para o Politécnico de Leiria. O estabelecimento de ensino superior com sede em Leiria recebeu o Prémio Educação e Cultura, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC).

Com a Via Verde para o investimento

Guia do Investidor quer afirmar Pombal enquanto território inovador e atrativo

A Câmara Municipal de Pombal, via Gabinete de Apoio ao Investidor e Desenvolvimento Económico, aca- ba de lançar o Guia do Investidor. Um passo importante para alavancar “a afirmação de Pombal enquanto território inovador e atrativo para as empresas.”

PCP apresenta no Orçamento do Estado para 2024 cinco propostas estruturais para o distrito de Leiria

Para o Partido Comunista Português, “a opção por garantir a aprovação deste Orçamento do Estado para 2024, encapotada como elemento necessário para a estabilidade – e apesar das aparentes divergências entre PS, PSD, IL e Chega -, na verdade, o que demonstra é a convergência na política de direita num orçamento mau para o povo e o país.” A DORLei do PCP, também no distrito de Leiria, assegura que não abdica de intervir em todas as circunstâncias para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e das populações. Nesse sentido apresentou e bater-se-á pela aprovação de cinco investimentos estruturais para o distrito no quadro do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Apreendendo 199 doses de haxixe e 85 doses de MDMA

GNR faz três detidos por tráfico de estupefacientes no concelho de Leiria

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Leiria, dia 8 de novembro, deteve dois homens e uma mulher, entre 17 e os 40 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Leiria. No decorrer de ação de patrulhamento, foi possível apreender numa viatura 199 doses de haxixe e 85 doses de MDMA.

Smart City Expo World Congress decorreu de 7 a 9 de novembro

Oeste Smart Region integrou a primeira linha da inovação de territórios inteligentes em Barcelona

A Oeste Smart Region, da OesteCIM, esteve novamente na primeira linha da inovação dos territórios inteligentes, ao integrar a maior feira mundial do género, a Smart City Expo World Congress (SCEWC), que decorreu em Barcelona, de 7 a 9 de novembro. A SCEWC 2023 teve mais de 25 mil visitantes, mais de 1100 stands, 577 oradores, mais de 140 países representados, 273 sessões e mais de 800 cidades e regiões Smart. Presença na Catalunha foi apenas mais um passo de um caminho e estratégia que visa colocar o Oeste na vangu- arda da inteligência territorial numa lógica integrada com as melhores práticas internacionais

Para comemorar o Dia Mundial da Diabetes

Centro Hospitalar de Leiria assinala em Alcobaça a iniciativa “A cozinhar é que a gente se entende”

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dinamiza a iniciativa “A cozinhar é que a gente se entende”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, destinadas a crianças e adultos, nos dias 13 e 14 de novembro, em Alcobaça. O Dia Mundial da Diabetes celebra-se a 14 de novembro e o mote adotado entre 2021 e 2023 é o “Acesso aos Cuidados da Diabetes”.

No Centro de Artes e Criatividade

Tubista Sérgio Carolino e grupo Ensemble Darcos juntam-se em concerto em Torres Vedras

No âmbito “Temporada Darcos”, o Centro de Artes e Criatividade, em Torres Vedras, acolhe, no dia 17 de novembro, às 21h30, um concerto que será levado a cabo pelo tubista Sérgio Carolino e pelo grupo de música de câmara Ensemble Darcos.

Promovido pelo GIP - Gabinete de Inserção Profissional e pelo GIP Imigrante

Município de Leiria promove iniciativas de apoio à Integração Profissional

O Município de Leiria promove, dia 24 de novembro, no Mercado de Sant’Ana, o evento “O caminho para a integração no mercado de trabalho”, promovido pelo Gabinete de Inserção Profissional e pelo GIP Imigrante, visando esclarecer e capacitar população migrante para a integração no mercado de trabalho, através da partilha de informações e de ferramentas úteis no âmbito legal, profissional e pessoal.

Últimos bilhetes disponíveis para o Coliseu do Porto

The Gift esgotam Coliseu de Lisboa

É já este mês que os The Gift sobem ao palco dos Coliseus para a consagração do álbum Coral, estando o concerto em Lisboa, agendado para dia 18 de novembro já esgotado, restando apenas os últimos bilhetes para o espetáculo do Coliseu do Porto, no dia 23. Se a digressão de sucesso da tour Coral já deu provas de um encontro titânico em palco entre a voz de Sónia Tavares e a eletrónica de Nuno Gonçalves, acompanhada por um coro de 20 vozes e uma cenografia arrojada, os Coliseus vão ainda mais longe com a presença de um coro ainda mais grandioso e a incorporação de grandes clássicos e grandes novidades no alinhamento.

Politécnico de Leiria coorganiza evento “Youth – Action – Culture: Rumo à Democracia Cultural” nos dias 13 e 14 de novembro

Caldas recebe conferência internacional com ministros da Cultura e da Educação sobre direitos culturais dos jovens

A conferência internacional “Youth – Action – Culture: Rumo à Democracia Cultural” irá acontecer nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Trata-se de um evento promovido pelo Plano Nacional das Artes e coorganizado pelo Politécnico de Leiria.

Na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto

Carlos Fiolhais, Joana Lobo Antunes e Fábio Silva participam em Torres Novas em sessão no Dia Mundial da Ciência

No âmbito do Dia Mundial da Ciência e do Dia Nacional da Cultura Científica, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto vai promover, no dia 25 de novembro, sábado, uma conversa entre três personalidades de relevo nacional ligadas à Ciência e à Cultura Científica. A sessão vai contar com a participação de Carlos Fiolhais e Joana Lobo Antunes e moderação de Fábio Silva.

Resultado das 66 candidaturas à Bandeira Verde já é conhecido

Nazaré, Pombal e Leiria são os três concelhos do distrito de Leiria com o Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2023

A Cerimónia de Divulgação dos Resultados ECO XXI 2023 decorreu no dia 7 de novembro, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark em Oeiras, onde foram conhecidos os resultados das 66 candidaturas à Bandeira Verde Município ECOXXI 2023. Nesta edição do pro- grama ECOXXI, inscreveram-se 68 municípios, tendo 66 submetido a sua candidatura.

Caldas da Rainha

Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste reabre após obras de melhoramento

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste informou, dia 10 de novembro,que estão concluídas as obras de requalificação do Serviço de Obstetrí- cia do CHOeste, na Unidade de Caldas da Rainha, para remodelação do interna- mento de Obstetrícia e bloco de partos. Reabertura ocorre a 13 de novembro.

Apresentação do Programa teve lugar no Festival Nacional de Gastronomia

Cartaxo, Santarém, Almeirim e Alpiarça são os quatro municípios Cidade do Vinho 2024

Cartaxo, Santarém, Almeirim e Alpiarça são os 4 municípios Cidade do Vinho 2024. A apresentação pública do programa de ações e eventos que vão decorrer no território dos quatro concelhos foi apresentado, no dia 4 de novembro, na Casa do Campino, no âmbito do Festival Nacional de Gastronomia.

No dia 11 de novembro

Dia do Município de Pombal vai ser marcado pela atribuição de condecorações a cidadãos e entidades

A Câmara Municipal de Pombal celebra o Dia do Município, no dia 11 de novembro, com a sessão solene de atribuição de condecorações a cidadãos, instituições e empresas. O feriado municipal é marcado pela entrega da Medalha de Honra (ouro) ao cofundador do Grupo Iberomoldes, Joaquim Menezes, presidente do Conselho de Administração da Iber-Oleff.

Dez restaurantes aderentes vão ter o menu até 26 de novembro

4º Festival do Javali tem 11 pratos diferentes a partir de 18 de novembro em Constância

No total, são 11 os pratos que vão estar disponíveis nos dez restaurantes aderentes ao 4º Festival do Javali, que vai decorrer em Constância de 18 a 26 de novembro. Bochechas de javali, cataplana de javali; caril de javali; chanfana; ensopado; favada; feijoada e tartelete de javali são algumas das iguarias à mesa.

Integrando o Hospital Distrital de Santarém e o Agrupamento de Centros de Saúde

Já está criada a nova Unidade Local de Saúde da Lezíria

Foi publicado esta terça-feira, 7 de novembro, o decreto-lei que cria 32 novas Unidades Locais de Saúde, incluindo a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, que integra o Hospital Distrital de Santarém (HDS) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria.

Documentando a passagem pelo campo de concentração de Auschwitz Birkenau

Fotojornalista José Lorvão apresenta em Alcobaça o livro “Do Not Forget Auschwitz”

Esta sexta-feira, 10 de novembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o foto- jornalista natural da freguesia da Cela, José Lorvão, irá apresentar a obra “Do Not Forget Auschwitz”, que documenta a sua passagem marcante pelo campo de concentração de Auschwitz Birkenau, na Polónia, com poesia de Pierre Sotér e textos de Viktor Tegner.

Politécnico de Leiria apresentou resultados finais deste projeto premiado 

Ministro da Economia e secretário de Estado do Ensino Superior elogiam em Leiria projeto Link Me Up – 1000 ideias

Promover o espírito empresarial através da capa- citação de estudantes e/ou empreendedores com vista ao incremento da qualidade do emprego e à criação de empresas inovadoras é o objetivo maior do projeto Link Me Up – 1000 ideias, coordenado pelo Politécnico de Leiria. A apresentação dos resultados finais, em Leiria, contou com António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar.

Cortes- Leiria

Casa-Museu João Soares recebe mesa-redonda "Willy Brandt e Mário Soares: a solidariedade não é uma palavra vazia"

A Casa-Museu João Soares/Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a Fundação Willy Brandt e a Fundação Friedrich Ebert, promove, no dia 18 de junho, às 21h, uma mesa-redonda dedicada ao tema “Willy Brandt e Mário Soares: a solidariedade não é uma palavra vazia”, a ter lugar na Casa-Museu, em Leiria.

Para ligar o Mosteiro ao Castelo

Câmara de Alcobaça aprova concurso de conceção para acessibilidade e nova mobilidade do Mosteiro ao Castelo

O concurso “Do Mosteiro ao Castelo – Acessi- bilidade e Nova Mobilidade” foi aprovado, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de Alcobaça, de 16 de outubro. A cidade de Alcobaça, mais propriamente o centro histórico, tem visto o seu despovoamento aumentar progressivamente. Contudo, o período pós pandemia denunciou um grande crescimento em termos turísticos, facto que veio motivar uma intervenção no meio urbano que responda às respetivas necessidades.

Sob o lema “Natal e magia é em Leiria!”

Leiria Natal 2023 chega no dia 24 de novembro e vai ter 44 dias de magia

O Leiria Natal regressa ao centro histórico da cidade, de 24 de novembro a 6 de janeiro, com um programa que promete mais de um mês repleto de ‘magia’ e de espírito natalício. A inauguração do evento, com a ligação da iluminação, acontece no dia 24, às 21h30, na Fonte Luminosa, com a presença do Pai Natal, momento que é um dos pontos altos do programa, destacando-se a Parada de Natal, a 26 de novembro. Esta edição fica também marcada com a instalação da Árvore de Natal na Praça Rodrigues Lobo, rodeada por pequenas barracas do Mercadinho Doce, e pela ex- posição de construções LEGO, no Mercado de Sant’Ana.

Câmara da Nazaré alerta interessados

Titulares de registo de alojamento local têm dois meses para comprovar a manutenção da atividade

Os titulares de registo de alojamento local estão obrigados a comprovar, no prazo de 2 meses, a contar de 7 de outubro de 2023, a manutenção da atividade de exploração, mediante apresentação de uma declaração contributiva que demonstre a efetividade do exercício da atividade, sob pena de cancelamento do registo, por decisão do Presidente da Câmara Municipal territorialmente competente.

Crime teve lugar numa habitação na localidade de Águas Férreas

Polícia Judiciária detém homem suspeito de ter ateado um incêndio urbano no concelho de Pombal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Guarda Nacional República de Ansião e Pombal, deteve um homem, de 37 anos, pela pre- sumível prática de um crime de incêndio, numa habitação na localidade de Águas Férreas, concelho de Pombal, ocorrido no dia 07 de novembro, pelas 0h45.

Iniciativa percorre o território vinhateiro dos dois concelhos

Municípios do Cartaxo e Azambuja e três adegas promovem o Dia de S. Martinho no Bairro

Câmaras Municipais do Cartaxo e da Azambuja são coorganizadoras do Dia de S. Martinho no Bairro, que vai percorrer o território vinhateiro dos dois concelhos. O desafio foi lançado pelas casas agrícolas que vão abrir as portas das adegas aos visitantes- Qtª da Lapa (Manique do Intendente), Vinhos Franco (Casais dos Penedos) e Vinhos Casal da Fonte (Vale do Paraíso).

Batalha

Comissão de Defesa do Reguengo do Fétal marca Assembleia para discutir instalação de Linha Elétrica de Muito Alta Tensão

Terá lugar este sábado, 11 de novembro, às 21 h, no salão do Centro Recreativo e Desportivo da Torre, a Assembleia Geral da Comissão Especial de Defesa do Reguengo do Fétal “Pedreiras só com História”, com o objetivo de discutir o projeto de instalação de uma Linha Elétrica de Muito Alta Tensão, entre a Subestação de Rio Maior e Subes- tação da Batalha (Celeiro – Reguengo do Fétal).

Professor emérito da Universidade Técnica de Lisboa irá falar sobre I&D

Carlos Salema é convidado do Politécnico de Leiria na oração de sapiência da sessão solene da abertura do ano letivo

Instituto Politécnico de Leiria vai assinalar oficialmente a abertura do ano académico no dia 8 de novembro, com uma sessão solene a ter lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A oração de sapiência será proferida, por Carlos Salema, professor emérito da Universidade Técnica de Lisboa e professor Honoris Causa do IPL.

No 26º aniversário nas atuais instalações

Biblioteca de Tomar proporciona fantásticas viagens no seu aniversário, dos marcadores aos poetas e pintores

A Biblioteca Municipal de Tomar está a comemorar este mês o 26º aniversário nas instalações atuais, e, terça-feira, foi dia para a inauguração da exposição ”Tabuleiros de histórias numa coleção de marcadores”, uma fascinante viagem pelo mundo dos livros e arredores a partir da coleção de Guida Bruno.

Propostas podem ser apresentadas até dia 24 de novembro

Orçamento Participativo da Nazaré dotado de 15 mil euros

Os munícipes do concelho da Nazaré podem apresentar as propostas ao Orçamento Partici- pativo até às 16h30 de 24 de novembro. Todos os cidadãos maiores de 16 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes na área afeta ao Município podem participar .

GNR monta operação de segurança para o certame

XLVII Feira Feira Nacional do Cavalo decorre de 3 a 12 de novembro na Golegã

XLVII Feira Nacional do Cavalo, que coincide com a XXIV Feira Internacional do Cavalo Lusitano e com a Feira de São Martinho, um evento de grande impacto nacional e internacio- nal  que reúne milhares de visitantes, decorre de 3 a 12 de novembro na Golegã. A GNR, através do Comando Territorial de Santarém, entre os dias 3 e 12 de novembro, desenvolve uma operação para garantir a segurança de todos os visitan- tes, com a colaboração de diversas entidades, na Golegã e envolvente, de modo a garantir a segurança e a tranquilidade pública dos visitantes, entida- des e habitantes locais e o controlo e fluidez rodoviária.

DORLei do PCP recorda apoio inicial dos autarcas socialistas

PCP acusa PS de se demarcar dos independentes na Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche a meio do mandato

A Direção da Organização Regional de Leiria do PCP (DORLei), na sua reunião 4 de novembro, analisou as condições de vida dos trabalhadores e das populações no distrito e a situação política, económica e social. Avaliou ainda o desenvolvimento das tarefas do Partido e definiu as prioridades de intervenção para os próximos meses, designadamente a intensificação da luta de massas e o reforço partidário. O PCP alerta que, “a meio do atual mandato autárquico são visíveis as movimentações do PS para se apresentar descomprometido com as chamadas candidaturas de independentes na Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche que até há bem pouco tempo apoiou.”

Através da redução da tarifa da disponibilidade na classe de consumo doméstico

Vereadores do PSD da Batalha propõem redução de tarifário das águas para 2024

No dia 6 de novembro, em reunião ordinária da Câmara Municipal da Batalha, os vereadores do PSD Batalha apresentaram uma proposta que visava aliviar o orçamento familiar dos munícipes para o ano de 2024, em resposta às crescentes dificuldades económicas e financeiras que as famílias enfrentam.  Com a gestão das águas do município agora a cargo da empresa municipal Águas da Batalha, e tendo em conta o último Estudo de Viabilidade Económica-Financeira datado de 31/05/2023, que prevê um EBITDA de 400 mil euros para 2024, a proposta do PSD baseava-se na redução da tarifa da disponibilidade na classe de consumo doméstico em 50% face à tarifa praticada no atual ano. 

Junta de Freguesia da Moçarria organizou o evento

Festival do Bunho e do Pão recebe apoio da Câmara de Santarém

O Município de Santarém aprovou um apoio financeiro de 6 mil euros à Junta de Freguesia da Moçarria para a realização do 1º Festival do Bunho e do Pão (Barbela).
Esta iniciativa, que se realizou de 6 a 8 de outubro, deu a conhecer dois produtos que se revestem, desde sempre, de muita importância nas atividades locais da Freguesia da Moçarria.

Alcobaça  

25ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais exalta estatuto de pioneira nacional

A 25ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais vai ter lugar no Mosteiro de Alcobaça, em novembro, entre os dias 16 a 19. A tradicional mostra com 34 participantes (26 produtores e 8 mosteiros / ordens monásticas), terá os 25 anos assinalados com um vasto programa cultural no qual se destaca os showcookings com alguns dos maiores especialistas gastronómicos nacionais. O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, sublinhou na conferência de imprensa de lançamento da 25ª edição, no dia 30 de outubro, o estatuto de pioneira desta Mostra a nível nacional.

Nazaré

Jacinta encerra a 26ª edição do Festival de Jazz do Valado

Um regresso, após 20 anos, ao Festival de Jazz de Valado dos Frades de uma das melhores vozes do jazz nacional. Jacinta voltará a apresentar-se em formato de Quarteto de Jazz tradicional, à semelhança do aconteceu na estreia no Festival, no dia 2 de dezembro, às 22h, no cineteatro da Nazaré, encerrando esta 26ª edição.

No âmbito da campanha “De que lado estás?”

LeiriaShopping convida comunidade a plantar 1 hectare de pinheiros na Mata do Urso

Tendo como objetivo apoiar a reflorestação e a conservação de uma das zonas mais autênticas do Pinhal de Leiria, o LeiriaShopping vai plantar 1 hectare de pinheiros mansos na Mata do Urso, no seguimento da ação de limpeza florestal realizada no âmbito da campanha “De que lado estás?”, no mês de junho. A reflorestação vai decorrer no dia 13 de novembro.

Luís Santiago Batista recebe Prémio Fernando Távora com trabalho em parceria

Professor da ESAD vence prémio de arquitetura com projeto sobre a arquitetura do bunker

Luís Santiago Baptista, docente da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria recebeu o Prémio Fernando Távora 2023. Esta distinção deve-se ao projeto Na Linha da Frente, que desenvolveu com a arquiteta Maria Rita Pais. Trabalho representa a arquitetura do bunker nas linhas de defesa da Europa Central.

No dia 2 de novembro

Restaurante Claustro Monfortino reabriu na cidade de Fátima com os sabores de outono

O restaurante de aplicação Claustro Monfortino, da Escola de Hotelaria de Fátima,  reabriu ao público no dia 2 de novembro, com ementas adequadas ao período de outono que estamos a viver. Restaurante pedagógico constitui uma aula prática dos diversos cursos, nas turmas de Cozinha, Restaurante/Bar.

Autarquia vai apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens abrangidos

Câmara de Pombal abre candidaturas para incentivar ao arrendamento jovem

A Câmara Municipal de Pombal tem a decorrer, até ao dia 4 de dezembro, o período de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem – Vive Pombal, que visa atribuir um incentivo ao arrendamento, por jovens, ou casais jovens, de habitações para residência permanente, mediante a concessão de uma subvenção mensal por um ano, renovável, até três anos consecutivos.

No Concelho de Azambuja

Centro de Marcha e Corrida de Aveiras de Cima já iniciou a época 2023/2024

O Centro de Marcha e Corrida de Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja, já retomou a sua atividade para a época 2023/2024. As sessões de treino realizam-se duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, às 19h, no Mercado Diário de Aveiras de Cima. Centro está integrado no Programa Nacional de Marcha e Corrida e tem apoio do IPDJ.

No primeiro dia da visita à região de Lisboa Área Oeste

Luís Montenegro inaugurou a nova sede do PSD Oeste em Torres Vedras

Quinta-feira, 2 de novembro, Luís Montenegro, presidente do PSD, cumpriu o primeiro dia da visita à região de Lisboa Área Oeste. A manhã começou no concelho de Arruda dos Vinhos, onde se reuniu a Comissão Política Permanente do PSD e se realizou o almoço com produtores agrícolas locais. À tarde, o líder social-democrata visitou Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, em Sobral de Monte Agraço, e o Centro de Saúde local onde se comprovou, como no resto do país, a falta de médicos. Em Torres Vedras, Montenegro visi- tou Cerâmica Outeiro do Seixo, viajou de comboio e inaugurou a nova sede do PSD Oeste.

Mapa de vagas por instituição foi publicado em Diário da República

Hospital Distrital de Santarém vai abrir 60 vagas para novos médicos internos de formação geral

Hospital Distrital de Santarém

Foram atribuídas ao Hospital Distrital de Santarém (HDS) 45 vagas para médicos internos de formação geral. O mapa de vagas por instituição foi publicado em Diário da República, no dia 31 de outubro, tendo em vista o processo de colocação em janeiro de 2024.

Somando as 45 vagas para formação geral com as 15 vagas já conhecidas para a formação de médicos internos em seis especialidades – anatomia patológica, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, cirurgia geral, pediatria e medicina interna – , ao todo foram disponibilizadas 60 vagas para novos médicos no HDS.

De acordo com Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, “a formação de médicos é uma das vertentes mais valorizadas pelo Hospital”, sendo “fundamental o papel que os seus tutores têm assumido na continuação da formação de excelência”.

Fonte: GCI|HDS

Mostra “O Vil Metal” abre no dia 10 de novembro

Armazém das Artes inaugura exposição em parceria com a Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM)

O Armazém das Artes -Fundação Cultural, e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em parceria com o Município de Alcobaça, apresentam “O Vil Metal”, exposição temporária dedicada ao fabrico e circulação da moeda nacional. De 10 de novembro de 2023 a 3 de março de 2024.
Dividida em temáticas, contemplando tanto a vertente histórica como a tecnológica.

Turiberia é um evento dedicado ao turismo de Portugal e Espanha

Nazaré participa nas Jornadas de “Águas e Turismo” em Feira do Turismo de Portugal e Espanha – Badajoz

O Município da Nazaré esteve na 32ª edição da Feira de Turismo de Espanha e Portugal, em Badajoz como convidado das Jornadas “Água e Turismo”. Nazaré foi um dos convida- dos da Turiberia, evento dedicado ao turismo de Portugal e Espanha, que reúne mais de cem expositores, 50% dos quais portugueses, com produtos agrícolas, têxteis e artesanato.

Dormidas de visitantes estrangeiros subiram 23 por cento desde janeiro

Turismo no Centro de Portugal teve melhor verão de sempre em 2023

O verão de 2023 foi o melhor de sempre da atividade turística na região Centro de Portugal. De acordo com a análise do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, com base em números preliminares do INE, dormidas no território totalizaram 2,93 milhões nos meses de julho, agosto e setembro.

Nazaré

Justine Dupont e Nathan Florence dominaram os Prémios Big Wave Challenge

Justine Dupont e Nathan Florence dominaram os Prémios Big Wave Challenge. Os surfistas de ondas grandes celebraram as suas conquistas de 2022 numa Gala de Prémios que decorreu no cineteatro da Nazaré. Justine Dupont foi a grande vencedora dos prémios do Big Wave Challenge, arrecadando os troféus de Maior Onda, Onda do Ano e Surfista do Ano (feminino). A onda surfada em Cortes Bank, a 100 milhas da costa da Califórnia, em janeiro de 2022, enquanto filmava para a série documental da HBO 100 Foot Wave, esteve na origem destes prémios atribuídos à surfista francesa.

47ª loja da cadeia de supermercados em Portugal

Mercadona Torres Vedras abre portas ao público

O supermercado Mercadona em Torres Vedras abriu as suas portas ao público, tornando-se a 47ª loja da cadeia de supermercados em Portugal. Na inauguração esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que referiu ser um privilégio para o Concelho ter um espaço desta dimensão para servir a população, que procura produtos de qualidade. Acrescentou que esta oferta vai complementar outras já existentes, sinal de que Torres Vedras continua a atrair agentes económicos interessados em investir na zona.

Em Vale de Estacas e Jardim de São Domingos

Risco de queda leva ao abate de árvores em Santarém

O salgueiro existente no espaço verde de Vale de Estacas estava também em risco de queda, com ramos desgarrados, pelo que por razões de segurança, foi necessário proceder ao seu abate. Legislação em vigor estipula que em caso de abate, é obrigatória a reposição de arvoredo que garanta a duplicação do nível de sequestro de CO2, preferencialmente com árvores nativas.

Organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Ex-hospital Dr. José Maria Antunes Júnior acolhe em Torres Vedras curso de gestão multivítimas

A Faculdade de Medicina da Univer- sidade de Lisboa (FMUL) organizou, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, o primeiro curso de Gestão Multivítimas, que teve lugar no Antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior.

Ministro da Economia e ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Politécnico de Leiria apresenta resultados do premiado projeto Link Me Up com a presença de dois ministros

O Politécnico de Leiria vai apresentar, dia 3 de novembro, os resultados finais do Projeto Link Me Up – 1000 Ideias. Sessão irá evidenciar os resultados alcançados, após três anos do pro- jeto que teve como objetivo promover o espírito empresarial via capacitação de estudantes e empreendedores para melhorar a qualidade do emprego e criar empresas inovadoras.

Ourém

Escola de Hotelaria de Fátima reabre no dia 2 de novembro o restaurante "Claustro Monfortino"

A reabertura do restaurante de aplicação pedagógica, “Claustro Monfortino”, da escola de Hotelaria de Fátima, vai ter lugar já no dia 2 de novembro. Menus já estão disponíveis até ao final do mês de novembro.
Para quinta-feira os alunos de Cozinha vão preparar uma refeição com base nos sabores de outono.

Investigação por tráfico de estupefacientes decorria há cerca de sete meses

GNR efetua 11 detenções em Óbidos e Peniche por tráfico e apreende 1 350 doses de estupefacientes

O Comando Territorial de Leiria da GNR, via Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, no dia 25 de outubro, deteve 11 pessoas com idades entre17 e 56 anos por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, nos concelhos de Óbidos e Peniche.
Foram cumpridos 21 mandados de busca, 14 domiciliárias, 6 em veículos.

Santarém

Associação 25 de abril apoia Museu de Abril e dos Valores Humanos Universais

O Município de Santarém apresentou o projeto MAVU-Museu de Abril e dos Valores Universais à Associação 25 de Abril, numa reunião na sua sede em Lisboa, com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, do vereador Nuno Domingos, do general Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, de Correia Bernardo e de João Madeira Lopes.

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

ARU + ORU de Porto de Mós e Corredoura iniciam Discussão Pública e Sessão de Esclarecimento

A Câmara Municipal de Porto de Mós iniciou um procedimento de nova delimitação da Área de Reabilitação Urbana e elaboração da respetiva Operação de Reabilitação Urbana (ORU), através de Programa Estratégico de Reabilitação Urbana. A fase de Discussão Pública da proposta de Rea- bilitação Urbana para Porto de Mós e Corredoura terá início a 6 de dezembro e dura 20 dias úteis.

Com o filme promocional de Natal "Tanta Magia"

Turismo do Centro promove campanha de Natal de sensibilização para o isolamento social

O filme promocional de Natal da Turismo Centro de Portugal, “Tanta Magia” pretende sensibilizar e consciencializar quanto à questão do isolamento social. A Turismo Centro de Portugal tem procurado adotar comportamentos socialmente responsáveis e estar consciente do papel ativo que, enquanto instituição, deve assumir na sociedade. A esta questão, acresce o facto do turismo ser a “indústria dos sorrisos” e “da paz”, pelo que não poderia passar ao lado desta realidade.

Aviões da empresa europeia entrarão ao serviço até 2035

Airbus revela motor zero-emissões alimentado a hidrogénio

A Airbus revelou que está a desenvolver um motor de células de combustível alimenta- das a hidrogénio. Sistema de propulsão está a ser considerado como uma das potenciais soluções para equipar as aeronaves Airbus de emissões zero, que entrarão ao serviço até 2035.
Airbus começará a testar em terra e em voo a arquitetura do motor, integrado no seu avião de testes ZEROe, até 2025.

Domingos Chambel emitiu um comunicado esta quarta-feira

Nersant acusa jornal “O Mirante” de criticar a associação como retaliação por lhe ter cortado a publicidade

O presidente da direção da Nersant, Domingos Chambel, emitiu um comunicado, quarta-feira, face ao que entende serem “inqualificáveis e sucessivos ataques do jornal “O Mirante” à Nersant.” A Nersant considera que não pode e não deve ser conivente com interesses instalados, correndo o risco de amanhã ser questionada sobre as contrapartidas pessoais ou coletivas de estar a pagar ao Mirante serviços inexistentes.

Ex-primeira-ministra é “abrantina ímpar e cidadã universal”

Câmara Municipal atribui o nome de Maria de Lourdes Pintasilgo à nova Escola Básica de Abrantes

A Câmara Municipal de Abrantes vai atribuir o nome da Maria de Lourdes Pintasilgo (1930 – 2004) à nova Escola Básica de Abrantes, homenageando a extraordinária relevância da sua biografia, como abrantina ímpar e cidadã universal.
Foi aprovada esta terça-feira, dia 29 de novembro, por unanimidade, a proposta de atribuição do nome à nova escola que iniciou a atividade no presente ano-letivo, após obras de requalificação do edifício do antigo Colégio de Fátima, escola privada com 75 anos de permanência em Abrantes. A proposta foi acompanhada de parecer positivo do órgão de gestão do Agrupamento de Escolas nº1 de Abrantes.

Integrada na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola de Leiria regista 100% de sucesso escolar

Atualmente com 38 alunos, a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira disponibiliza aos alunos-atletas atividades como Ballet, Judo, Andebol, Ju-Jitsu ou Natação. Espaço inclusivo, criado com a preocupação de garantir o bem-estar e integração dos alunos-atletas, oferece apoio psicopedagógico a alunos deslocalizados.

Obra representou um investimento de cerca de 40 mil euros

Câmara de Porto de Mós conclui ligação pedonal à Mendiga

Obras de construção de muros e passeios que ligam Marinha da Mendiga à Mendiga já estão concluídas. Intervenção consistiu na execução de passeios, permitindo o seu alargamento com o objetivo de garantir a circulação de peões em segurança. Foram, ainda, construídos os respetivos muros de pedra rústica e executado o sistema de drenagem pluvial. A obra representou um investimento de 139.286,48 euros e vem afirmar a ligação social e cultural entre as populações locais.

Com Pista de Gelo, Mercadinho de Natal e Árvore de Natal

“Um Natal e Peras” anima o Bombarral entre os dias 3 e 30 de dezembro

Está agendado para sábado, dia 3 de dezembro, o início de mais “Um Natal e Peras”, evento promovido pelo Município do Bombarral que apresenta um vasto conjunto de atividades, como a Pista de Gelo, que vai estar na Praça do Município entre os dias 1 e 30, o Mercadinho de Natal, que se vai realizar no Mercado Municipal nos dias 10 e 11, e o concerto de Sofia Escobar com a Banda do Circulo de Cultura Musical Bombarralense, que vai decorrer no Teatro Eduardo Brazão nos dias 20 e 21. O início oficial das atividades natalícias terá lugar na noite de 3 de dezembro com a inauguração da iluminação e da Árvore de Natal, na Praça do Município, onde vai ter igualmente lugar a chegada do Pai Natal,

No Centro Nacional de Exposições

Avisan 2022 abre portas esta sexta-feira em Santarém

Avisan 2022 – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de sexta-feira, 2 de dezembro, a domingo, 4 de dezembro. A Avisan visa a apresentação de novos produtos e serviços e para a concretização de bons negócios. O objetivo é congregar num só espaço as várias marcas além de proporcionar a profissionais e a criadores um amplo leque de escolhas.

Polícia Judiciária procedeu à detenção do cidadão estrangeiro

DIAP das Caldas da Rainha emite mandado de detenção de homem por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, via Departamento de Investigação Criminal de Leiria, executou mandados de detenção emitidos pelo DIAP das Caldas da Rainha, para detenção de um homem, indiciado pelo crime de abuso sexual de crianças.
Desde 2017, agressor, progenitor da criança, aproveitava-se dos momentos a sós para cometer abusos.

143 projetos têm comparticipação de fundos europeus de 89 milhões de euros

Centro 2020 aprova 100 milhões de euros em áreas prioritárias para os cidadãos

Programa Operacional Centro 2020 aprovou 100 milhões de euros para projetos de qualifi- cação dos territórios em áreas prioritárias para as populações: educação, regeneração urbana, mobilidade sustentável, áreas de acolhimento empresarial, eficiência energética, saúde e património cultural e natural, promovidos por municípios. 143 novos projetos têm compartici- pação de fundos europeus de 89 milhões de euros, a que se junta o reforço de financiamento de 40 projetos já aprovados no valor de 11 milhões de euros, para intervenções em escolas, monumentos, centros de saúde, espaços públicos, mobilidade e áreas empresariais.

Patente no Edifício da Resinagem de 1de dezembro a 8 de janeiro

Presépio de Filipe Ferreira regressa ao Centro histórico da Marinha Grande com mais novidades

O Presépio de Filipe Ferreira regressa por mais um ano ao Centro histórico da Marinha Grande estando patente no Edifício da Resinagem de 1de dezembro a 8 de janeiro, sendo já é considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região. O autor, contabilista de 33 anos, dedica boa parte dos tempos livres a criar peças para o Presépio.

Orçamento do Estado para 2023 foi aprovado no dia 25 de novembro

Deputados do PS Leiria incluem no OE 2023 norma para despoluição dos Rios Lis, Lena e Ribeira dos Milagres

Por proposta dos deputados do PS eleitos pelo distrito de Leiria, o Orçamento de Estado de 2023, aprovado no dia 25 de novembro, pela Assembleia da República, inclui uma norma que determina que o Governo adote as medidas necessárias para a mitigação dos impactos ambientais das descargas dos efluentes agropecuários e agroindustriais na bacia dos rios Lis e Lena e Ribeira dos Milagres.

“Aqui Entre Nós” acabou no Top 3 na categoria “Destinos Turísticos - Regiões”

Filme do Centro de Portugal conquista lugar no pódio do circuito mundial de festivais de filmes turísticos

O filme promocional “Aqui Entre Nós”, da Turismo Centro de Portugal, encerrou de forma muito positiva a presença no circuito internacional de festivais internacionais de cinema de turismo. O filme da região Centro de Portugal recebeu em Espanha o troféu correspondente ao terceiro lugar na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”.

Pavilhão Multiusos deve ser inaugurado em outubro

Câmara, Universidade de Coimbra e empresas acertam regresso do ensino superior a Alcobaça

Câmara Municipal de Alcobaça tem reunido com Universidade de Coimbra, empresas e outros parceiros para acertar regresso do ensino superior a Alcobaça. A informação foi avançada, dia 22 de novembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, que recordou estar a decorrer a pós-graduação em Património Alimentar, estando em vista um doutoramento.

A par do Festival do Bacalhau, Azeite e Alho

Natal Encantado em Porto de Mós aposta num ambiente familiar

Por que razão o Natal Encantado, em Porto de Mós, é diferente? Porque o conceito deste Natal se baseia na criação de um ambiente familiar, intimista e acolhedor, que rivaliza com os eventos de Natal massificados. Aqui, as crianças podem brincar e divertir-se, enquanto os pais bebem um chá ou café, e o comércio dá lugar ao artesão, ao lojista local e aos produtos endógenos.

Com estudantes, professores, investigadores e colaboradores de todo o mundo

Politécnico de Leiria adere à United Nations Academic Impact e reforça sustentabilidade

O Politécnico de Leiria acaba de aderir à United Nations Academic Impact (UNAI), uma iniciativa que alinha instituições de ensino superior com a Orga- nização das Nações Unidas no apoio e contributo para a concretização dos objetivos da ONU, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabil- idade e resolução de conflitos. Criada em 2010, UNAI é atual- mente uma rede que envolve estudantes, professores, investigadores e colaboradores de do ensino superior, entre outras. Existem mais de 1.400 instituições membros em mais de 147 países, que atingem mais de 25 milhões de pessoas.

Com um mês de atividades

Batalha vai transformar-se numa História de Natal ao longo do mês de dezembro

A parada natalícia pelas ruas da Vila da Batalha no dia 1 de dezembro, às 15h, que contará com mais de 700 crianças do Pré-escolar e do 1º CEB, marca arranque do programa “Batalha uma História de Natal”. Celebração inclui concertos com entrada gratuita na Igreja do Mosteiro, bem como eventos desportivos, como a 9ª prova de “São Silvestre” e o Passeio de BTT Solidário.

Tetraphilla Ensemble, Orquestra Real Câmara (com Mira Glodeanu e Céline Scheen) e Projeto Remember Jobim são os próximos destaques

Cistermúsica apresenta uma imperdível “seleção internacional” de concertos em Alcobaça e Mação

Cistermúsica vai trazer até a Alcobaça e a Mação mais um conjunto de grandes espetáculos que contarão com a presença de artistas internacionais e cuja impressão multicultural levar-nos-á a viajar por diversos territórios musicais – da Espanha de Elcano à Itália dos compositores barrocos tardios e ao Brasil e à bossa nova de Tom Jobim.

Autor mudou-se para a região norte de Portugal procurando evitar a sua captura

PJ detém homem por violação de menor no Concelho de Ourém

A Polícia Judiciária, via Departamento de Investigação Criminal de Leiria, procedeu, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Tomar, à detenção de um homem, estrangeiro, de 28 anos, forte- mente indiciado pelo crime de violação de uma menor de 16 anos, num estabeleci- mento de diversão noturna, em Ourém.

Tomar

José Joaquim Marques apresenta livro sobre a arte de trabalhar o barro vermelho na Asseiceira

O concelho de Tomar, e em particular a freguesia de Asseiceira, conta com uma obra imprescindível para a salvaguarda de um dos ofícios típicos do território, a olaria, cuja presença é notória nas tradições ligadas à Festa dos Tabuleiros.
De José Joaquim Marques, “Asseiceira: a arte de trabalhar o barro vermelho” é um livro sobre a tradição dos oleiros e talheiros do sul do concelho.

Sabores de Évora

1ª Mostra de Artesanato e produtos da Freguesia de Évora de Alcobaça vai decorrer nos dias 10 e 11 de dezembro

A Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça vai organizar a 1ª Mostra de Artesanato e produtos da Freguesia, nos dias 10 e 11 de dezembro, com o objetivo de divulgar os produtos locais.
Mostra conta com expositores de áreas como artesanato, mel,vinho,ginja, doçaria,enchidos e fruta. Sábado, haverá espetáculo com Tiago Maroto e, domingo, é a vez dos Eira e de Ruben Palmeira.

Valorizar o mundo rural e impulsionar o turismo de forma integrada

Associação de Municípios Portugueses do Vinho cria Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal

Após várias ações de apresentação do projeto e reuniões com os municípios associados, a Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal vai ser constituída no dia 1 de dezembro, às 10h30, no Cine-Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. A Rede de Aldeias Vinhateiras de Portugal é o mais recente projeto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Trata-se da constituição de uma rede nacional de aldeias e freguesias em territórios com tradição vitivinícola, olivícola e corticeira e tem como objetivo “contribuir para valorizar o património, fomentar o desenvolvimento sustentável e impulsionar o turismo de forma integrada no território nacional”, destaca José Arruda, secretário-geral da AMPV.

Conferência decorre na segunda-feira, dia 28, a partir das 10h00

Politécnico de Leiria debate diversidade no Ensino Superior e apresenta desafios e oportunidades do Projeto 100% in

 “Diversidade no Ensino Superior: Inovação, Inclusão e Acessibilidade” é o tema da conferência promovida pelo Politécnico de Leiria no dia 28 de novembro, no âmbito do Projeto 100% in- Projeto de Inovação Social para Inclusão Integral de Estudan- tes com Necessidades Específicas.

Torres Vedras destaca-se entre os municípios portugueses na ação climática

Torres Vedras destaca-se entre os municípios portugueses na ação climática

O Município de Torres Vedras encontra-se bem classificado no Mapa da Ação Climática Municipal, que dá a conhecer a resposta dos 308 municípios portugueses às alterações climá ticas. Na plataforma criada pela empresa Get2c, Torres Vedras preenche 3 dos 4 requisitos de referência avaliados. Município possui Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climá- ticas e Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética e assumiu compromisso de neu- tralidade carbónica em 2021. O Mapa da Ação Climática Municipal foi apresentado no âmbito da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27).

Vítima aparentava evidente desgaste físico e dificuldade em manter-se consciente

GNR resgou mulher do interior de um poço em Coruche

Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Coruche e da Equipa de Proteção Florestal do Núcleo de Proteção Ambiental de Coruche, resgatou, dia 22 de novembro, do interior de um poço uma mulher de 63 anos, no concelho de Coruche. Após um alerta, os militares e os elementos da EPF deslocaram-se ao local e encontraram a vítima no fundo do poço.

Serviço estará em funcionamento durante um ano e meio

BUPi de Alcobaça já permite aos proprietários o registo gratuito de terrenos não urbanos

Em funcionamento desde 14 de novembro no edifício da Biblioteca Digital, situado no Jardim do Tribunal, o Balcão Único do Prédio (BUPi) é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como projeto piloto e chegou agora a Alcobaça.

Nazaré

Luís Silvério & Filhos inaugura unidade industrial de Valado dos Frades no mês em que comemora 35 anos

Inauguração da nova unidade industrial da Luís Silvério & Filhos, em Valado dos Frades teve lugar no dia 19 de novembro. O evento contou com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.

No Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português e Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal

Bolo Rei da Pousadinha de Tentúgal e Broinha Castelar da padaria e pastelaria Flor de Aveiro são Melhores dos Melhores

O “Bolo Rei” confecionado pela “Pousadinha”, de Tentúgal, obteve a distinção Melhor dos Melhores no 11º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português e Broinha Castelar da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, obteve prémio semelhante no 11º Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal.

Organizado pelo Município de Leiria e o CLDS 4G Del Rei

Leiria discute riscos de catástrofe sob um cenário fictício de terramoto

Decorre esta sexta-feira, dia 25 de novembro, uma conferência que irá reunir diversos técnicos que irão falar de riscos de catástrofe, para partilha de informação com agentes de Proteção Civil e cida- dãos interessados, culminando com um simulacro no centro histórico, no sábado de manhã. Organização é do Município de Leiria e Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G Del Rei.

Porto de Mós

Reabilitação da Envolvência do Campo de Futebol da Calvaria de Cima vence OP 2022

No dia 19 de novembro decorreu a cerimónia de inauguração da obra do Orçamento Participativo 2021, a Requalificação do Circuito de Manutenção das Pedreiras e a apresentação do projeto vencedor da edição do Orçamento Participativo 2022.
O Circuito de Manutenção das Pedreiras contempla 14 estações, com 3 níveis de dificuldade distintos, inclui um espaço de slide para crianças e é, ainda, acompanhado por um percurso com espécies da flora local, devidamente identificadas. Esta proposta teve como preponente Ana Santo e permitiu tornar o espaço mais aliciante, proporcionando a utilização intergeracional, contribuindo para a prática de desporto, saúde e bem-estar de todos, sendo, agora, um local que vale a pena visitar!

Criação da UICD pretende facilitar o fluxo diário de doentes

Urgência Geral do CHL dispõe de Internamento de Curta Duração e médico intensivista 24h

O Serviço de Urgência Geral (SUG) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dispõe de uma Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD) na área médica, que visa facilitar o fluxo de doentes com entrada no CHL através do SUG. O Serviço de Medicina Intensiva do CHL assegura ainda a presença de médico intensivista afeto à Sala de Emergência 24/24 horas, sete dias por semana. A nova unidade de internamento, que agora se designa por UICD, é composta por 20 camas, com a possibilidade de disponibilizar mais cinco camas suplementares em situações de sobrelotação de doentes no SUG, e funciona 24/24 horas, todos os dias. As áreas amarela e verde do SUG designam-se agora por Área de Decisão Clínica.

Comunidade Intermunicipal estabelece em parceria com os municípios

CIM da Região de Leiria pretende investir 700 mil euros para abrir creche para os filhos dos profissionais de saúde

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com os municípios da região e o Centro Hospitalar de Leiria, encontra-se a desenvolver um projeto para instalar a primeira creche intermunicipal do país, com o objetivo de alargar a capacidade de resposta para os filhos dos profissionais de saúde que decidam fixar-se em Leiria.

Fundador do partido quer 'soprar' CDS no Distrito

Horácio Moita Francisco candidata-se à Distrital de Leiria do CDS

Horácio Moita Francisco, viúvo, natural da Marinha Grande, ex-vereador da Câmara Municipal da Batalha, consultor de empresas aposentado, cofundador do CDS, homem de abril, neto de comunista, Manuel Francisco, o «terrível machadeiro» da Marinha Grande, quer «assoprar» o CDS no Distrito de Leiria a mil e tantos graus, com o mesmo fôlego com que começou com 11 anos, em relação ao vidro incandescente, durante 18 anos, na saudosa, Stephens (FEIS), na Marinha Grande e de onde saiu como vogal da administração em 1987.

Distrital da Área Oeste do PSD espera contar com os votos do PS

PSD propõe no Orçamento do Estado abertura do concurso para o novo Centro Hospitalar do Oeste

Em julho, a Comissão Política Distrital da Área Oeste do Partido Social Democrata apresentou no Conselho Nacional a moção estratégica que expressa a urgência da falta de cuidados de saúde primários e evidencia a urgência em iniciar o processo de construção do novo Hospital do Oeste, que foi aprovada por 75% dos deputados.

Oradores nacionais e estrangeiros debateram o vidro na Marinha Grande

Presidente da República envia mensagem à Conferência Internacional “Vidro hoje, uma ponte para o futuro”

Cerca de 30 oradores estrangeiros e nacio- nais debateram o vidro, em diversas áreas, durante a Conferência Internacional “Vidro hoje, uma ponte para o futuro”, de 17 a 19 de novembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no âmbito do Ano Internacional do Vidro. Evento foi organizado pelo Município marinhense.

Óbidos

Bilhete para a Vila Natal 2022 vai dar acesso a todos os divertimentos na Cerca do Castelo

Óbidos Vila Natal, vai decorrer de 30 de novembro a 31 de dezembro, tendo como tema o brilho. Filipe Daniel, edil da Câmara Municipal de Óbidos, justifica com “o brilho das luzes de Natal, mas também o brilho da chama dos sentimentos e valores que são atribuídos a esta época – como Esperança, Paz, Amor e Solidariedade- que queremos que se perpetuem durante todo o ano”. Uma das novidades da edição de 2022 é a disposição dos divertimentos ao longo da vila e na Cerca do Castelo. Quem tiver bilhete para o evento, não terá de pagar à parte qualquer divertimento na Cerca do Castelo. À parte ficam o Carrossel e a Pista de Gelo.

Teatro Miguel Franco lotou a sala com professores e educadores

Primeiro Fórum Ambiente de Leiria indica caminho para "Transformar a escola numa sala de aula fora de portas"

O I Fórum Ambiente, com o tema- “Transformar a escola numa sala de aula fora de portas” teve lugar a 21 de novembro, no Teatro Miguel Franco. Iniciativa dedicada à educação ambiental lotou a sala com professores e educadores, contando com testemunhos de várias escolas, do pré-esco- lar ao superior, e uma palestra pela especialista em educação ambiental, Milene Matos.

Da Pastelaria Alcôa (Alcobaça)

“Manjar Real” foi o doce vencedor da 24.º Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais

O vencedor do Melhor Doce Conventual da 24.º Mostra Internacional de Doces e Licores Conven- tuais foi a Pastelaria Alcôa (Alcobaça), com o doce “Manjar Real”. As menções Honrosas foram para o Atelier do Doce (Alcobaça), com  “Pão-de-Ló de Alfeizerão”, Casa dos Doces Conventuais (Alcobaça), com “Papão D’anjo”, e Abadia de Herkenrode (Bélgica), com  “Pralines Belges”.

64% dos portugueses assume que usa o telemóvel para jogos online

Geração Z passa cinco horas por dia online no telemóvel

A Geração Z, pessoas entre 16 e 24 anos, passa 5 horas online no telemóvel por dia, enquanto a geração Boomer, pessoas com idades entre 58 e 64 anos, passa apenas 2 horas. São conclusões de um estudo da Adsmovil em parceira com a GWI. O digital está presente no dia a dia dos portugueses e prova disso é o facto de dedicarem cerca de duas horas e meia às redes sociais por dia.

Opinião

O coração e a alma

Nuno Catita

A Vila da Benedita está a assistir ao maior investimento alguma vez feito no seu território, com a construção da Área de Localização Empresarial. Uma infraestrutura reclamada há dezenas de anos pelo coração empreendedor dos empresários locais, cujo crescimento sustentado tem sido limitado pelo espaço físico.

A conclusão da obra está prevista para o final de 2023, daí a ansiedade que vai existindo relativamente à forma de aquisição de lotes, entre outros aspetos.  É interessante assistirmos à resiliência do setor empresarial. As incertezas económicas são uma realidade, agrava-se o custo do financiamento para as empresas, a inflação é galopante, mas a vontade continua a ser determinante para que se possa encarar o futuro com todo o otimismo. Mais investimento significa mais postos de trabalho. Com mais oferta de emprego abrem-se as portas para o crescimento da população, significando aumentar a necessidade de construção de habitação e o natural desenvolvimento comercial da freguesia. Este será um momento histórico, só equiparado, em termos de importância local, com a criação, em 1965, do Instituto Nossa Senhora da Encarnação.

Não será nunca demais recordar o motor que levou ao aparecimento do Externato Cooperativo da Benedita: a força e a crença da população, que queria para os seus filhos uma maior e melhor educação que aquela que lhe fora oferecida pelo Estado e que se resumia à 4ª classe, para quem não podia ir estudar para fora. Com a sabedoria que a vida proporcionou aos beneditenses, criou-se a primeira cooperativa de ensino do país, que primou sempre pela qualidade, tornando-se um pilar estruturante desta região.

É por estes quase 60 anos de serviço público, substituindo o Estado na educação de dezenas de milhares de alunos, dos quais muitos têm hoje uma carreira profissional de sucesso, que não podemos deixar de acompanhar a “guerra” ideológica que tem sido feita pelos mais diversos governos a este tipo de instituições de ensino, deixando-as debilitadas e até condenadas a fechar,  apenas porque não são entendidas com Escola Pública. Por isso, por questões de “poupança” de dinheiros públicos, o que é uma argumentação contraditória porque o  custo por aluno é bem mais baixo,  vai-se tentando prejudicar o bom funcionamento de instituições que têm uma génese de “ensino público”. Há por isso que olhar para o Externato Cooperativo da Benedita com a preocupação de salvaguardar o real valor desta instituição, sem se aceitar decisões que vêm da esfera da “má política”. Todos os anos a preocupação é enorme. O Ministério da Educação vai cortar turmas? Vai condicionar a área de influência da escola? Vai diminuir os valores do contrato de associação? Em cada questão, uma preocupação para um Instituto que há anos tem custos maiores que a contrapartida que recebe do Estado, para cumprir o seu  serviço público de educação.

No final da avenida, bem no centro da Benedita, nasce a esperança de crescimento e investimento do empreendedorismo que foi, é e será sustentado pelo que se aprendeu cá em cima, no início da avenida.

Somos quem somos, e, naturalmente, iremos compreender que pouco nos vale ter um coração forte, se permitirmos que nos arranquem a alma.

     Nuno Catita

1044 doses de cocaína e 591 de haxixe apreendidos em Ferrel e Atouguia da Baleia

GNR desmantela rede de tráfico de estupefacientes e detém três pessoas em Peniche

Comando Territorial de Leiria da GNR, via Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, entre 21 e 23 de novembro, dois homens e uma mulher, com idades entre 25 e 35 anos, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, em Ferrel e Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche.

7º hotel do Grupo Visabeira em Portugal

Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel mantém sobriedade do Património Mundial

O Presidente da República de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, presidiram sábado, dia 19 de novembro, à inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, que teve lugar durante a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais. Grupo Visabeira investiu nesta unidade 24,5 milhões de euros.

Pedro Machado destacou contributo das regiões para o crescimento do Turismo em Portugal no 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

Governo anuncia em Fátima programa de 50 milhões de euros para ajudar empresas turísticas a reabilitar ativos imobiliários

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou, no dia 17 de novembro, em Fátima, o importante papel das regiões na procura de soluções para os grandes desafios postos à atividade turística, no 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, promovido pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal.

Além da melhoria das condições dos militares e agentes no concelho

Conselho Municipal de Segurança reclama reforço de efetivo das Forças de Segurança em Leiria

Conselho Municipal de Segurança de Leiria, reunido no dia 18 de novembro, em sessão ordinária, manifestou expressamente a necessidade de incremento de efetivo das forças de segurança, mas também a melhoria das condições dos militares e agentes no concelho de Leiria, quer no que respeita a instalações e equipamentos.

“Saltos no tempo – uma visita especial ao MCCB”

Museu da Batalha lança livro multiformato no Dia da Pessoa Com Deficiência

O MCCB celebra o Dia da Pessoa com Deficiência com o lançamento do livro multiformato “Saltos no tempo – uma visita especial ao MCCB”, no dia 3 de dezembro, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha. Obra junta a história da investiga- dora em acessibilidade cultural, Desirée Nobre, a diversos recursos multiformato. 

Médico foi diretor do Centro Hospitalar de Leiria durante 14 anos

Helder Roque é o novo consultor e diretor Clinico do Grupo H Saude

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, Policlínica Central da Benedita e Centro Médico de Pataias, funções que acumula com Consultor do Grupo H Saúde.
Aposentado do sector público, o Helder Roque é uma referência na área da saúde, possuindo vasta experiência como médico e gestor, sendo pós-graduado em Medicina do Desporto e Gestão de Serviços de Saúde.

No espaço da antiga Fábrica António Alves

Obras do novo Intermarché de Torres Novas derrubam chaminés históricas do local

A Câmara Municipal de Torres Novas foi confrontada no sábado, 19 de novembro, com a operação em obra que demoliu as duas chaminés que simbolizavam historicamente a existência naquele espaço da antiga Fábrica António Alves. As duas chaminés faziam parte do projeto da obra em curso, para instalação do novo Intermarché, pormenor que deverá ser respeitado. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, o dono da obra foi contactado de imediato, esclarecendo que, por motivos de falta de sustentabilida- de e eventual perigosidade futura- com pareceres técnicos que irão ser apresentados com urgência, terão conduzido à demolição.

Junto ao Tribunal de Alcobaça

Câmara Municipal de Alcobaça inaugura o Balcão Único do Prédio no antigo espaço da Biblioteca Digital

Câmara Municipal de Alcobaça inaugura o Balcão BUPi esta terça-feira, 22 de novembro, pelas 11h, no antigo espaço da Biblioteca Digital, junto ao Tribunal de Alcobaça. BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma dirigida a proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como um projeto piloto em 10 Municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o País.

Organização procedeu ao balanço do evento

Feira Nacional do Cavalo e “Golegã, Capital do Cavalo” marcada pela grande afluência de visitantes

A Feira Nacional do Cavalo e a “Golegã, Capital do Cavalo” estão vivas e com grandes perspetivas de futuro, após uma edição de 2022 que foi marcada pela grande afluência de visitantes e pelo maior número de cavalos alguma vez inscritos e a participar na Feira, garante a organização.

Detidos têm antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza

GNR detém três homens e três mulheres por furto em residência no concelho de Pombal

GNR de Pombal, deteve, a 18 de novembro, 3 homens e 3 mulheres, entre os 28 e os 32 anos de idade, por furto em residência, no concelho de Pombal. Militares depararam-se com duas viaturas estacionadas, de forma suspeita, junto a uma residência, tendo os suspeitos sido surpreendidos, já no exterior, na posse de diverso material furtado.

Enfermeiros estão em greve nos dias 17, 18, 22 e 23

Centro Hospitalar de Leiria regista elevada afluência de utentes nos serviços de urgência

Na semana que agora termina o Centro Hospitalar de Leiria tem verificado elevada afluência de utentes que procuram os seus serviços de urgência, o que tem gerado constrangimentos no seu funcionamento interno. Os picos de procura destes últimos dias dificultam dar a resposta atempada e coincidem com a auditoria para revalidação da acreditação do CHL pela Joint Commission International. O Conselho de Administração apela à compreensão dos utentes que procuram os seus Serviços pelo atual contexto nacional e local que atravessa. Recorde-se que os enfermeiros estão em greve nos dias 17, 18, 22 e 23 de novembro.

Ministro da Economia abriu em Fátima o maior congresso da hotelaria nacional

Câmara de Ourém apela ao Governo para ser incluída nos preparativos da visita do Papa a Portugal em 2023

Decorreu no dia 17 de novembro, a Sessão de Abertura do 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, um evento de expressão nacional e internacional, a decorrer em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI. O presidente da Câmara Municipal de Ourém esteve entre os convidados da Sessão, marcada pela presença do ministro da Economia e do Mar, Costa Silva.

Para otimizar a transmissão da informação na passagem turno

Projeto dos enfermeiros de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém vai ser financiado pela Ordem dos Enfermeiros

O Projeto “Bem Comunicar para Melhor Cuidar – Serviço de Cardiologia do HDS”, proposto pelos enfermeiros do Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém, é um dos 5 vencedores do Orçamento Participativo 2022 da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros. Objetivo é otimizar a transmissão da informação na passagem turno.

Detido em prisão domiciliária cortou a pulseira eletrónica e pôs-se em fuga

PSP detém homem foragido à justiça por violência doméstica em Leiria

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, em articulação com o DIAP de Leiria, procedeu, dia 17 de novembro, à detenção de um homem com 50 anos, suspeito do crime de violência doméstica e se encontrava em fuga à justiça. O detido violou a medida de coação de prisão domiciliária que lhe havia já sido decretada.

Presidentes da República de Portugal e de Moçambique inauguram sábado o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel

Grupo Visabeira investe 24,5 milhões em hotel de 5 estrelas num projeto do arquiteto Souto Moura

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, presidem sábado, dia 19 de novembro, à inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel. O investimento no 7º hotel do Grupo Visabeira é de 24,5 milhões de euros.

Sessão solene terá lugar no dia 21de novembro

Ministra da Justiça abre oficialmente o novo ano académico do Politécnico de Leiria

Politécnico de Leiria assinala oficialmente a abertura do ano académico 2022/2023 esta segunda-feira, 21 de novembro, com uma sessão solene no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Oração de sapiência será proferida pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, sobre o tema “Justiça, Inovação e Novas Tecnologias”.

Alcobaça

Regantes debatem na Cela a eficiência dos perímetros hidroagrícolas nas XIII Jornadas da FENAREG

As XIII Jornadas da FENAREG – Encontro do Regadio 2022 realizam-se a 28 e 29 de novembro, na nova sede da Associação de Beneficiários da Cela, em Alcobaça, com a Eficiência a marcar a agenda do debate que reunirá entidades que tutelam o regadio e associações de regantes de todo o país, gestoras dos perímetros hidroagrícolas.

Com transmissão nos Congressos Federativos de Leiria, Santarém e Oeste

António Costa intervém nos Congressos Federativos do PS no próximo fim de semana

O secretário-geral do Partido Socialista intervém nos congressos federativos deste fim de semana cujos presidentes foram eleitos nas eleições de 4 e 5 de novembro.Intervenção de António Costa no Congresso de Castelo Branco, sábado, será transmitida, em simultâneo, nos Congressos Federativos de Évora, Aveiro, Guarda, Santarém, Leiria, Oeste, Portalegre e Viseu.

Saboreie as melhores delícias conventuais reunidas num espaço único

24ª Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais abre esta quinta-feira em Alcobaça

24ª Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais abre esta quinta-feira, dia 17 de novembro e prossegue até domingo, 20 de novembro, em Alcobaça, voltando a estar, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência.

No Foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens

Artista plástica Vânia Colaço regressa à Marinha Grande com “História Desenhada: Vidro a Lápis de Cor”

Por ocasião do Ano Internacional do Vidro, Vânia Colaço apresenta, de 26 de novembro – 8 de janeiro, no Foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens – Entrada Museu do Vidro na Marinha Grande, uma seleção de desenhos realistas. Criando um percurso simbólico que funciona como homenagem, às suas raízes e à sua cidade. Enfocando peças de vidro emblemáticas que escolheu pela relevância histórica e/ou significado afetivo, representadas na técnica que desenvolveu nos últimos anos: o lápis de cor. “História Desenhada: Vidro a Lápis de Cor” rompe a sua obra habitual de retratista, com um realismo minimalista, onde a forma supera a função.

Edifício integra o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria

Casa dos Pintores já começou a ser reabilitada

Teve início quarta-feira, dia 16 de novembro, os trabalhos de reabilitação da Casa dos Pintores, em Leiria, depois do aparecimento de fissuras na estrutura na sequência de um abatimento de terras na Rua Acácio Paiva.
Com um prazo previsto de 150 dias, a obra tem um custo estimado em 159.600 euros e é expectativa do Município que o espaço possa reabrir ao público no 2º trimestre de 2023.

Dia da Inovação nas Pescas e Aquicultura

Ministra da Agricultura e da Alimentação visita mostra de pescas e aquicultura na Exposalão

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, visitam sexta-feira, dia 18 de novembro, às 16h30, na Exposalão, na Batalha, uma mostra, promovida pelo Programa Operacional MAR 2020, no âmbito da comemoração do Dia da Inovação nas Pescas e Aquicultura.

Operação “Feldspato 2022”

160 ações de fiscalização da GNR detetaram 75 infrações em pedreiras

A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, entre 7 e 11 de novembro, realizou ações de fiscalização a locais onde se procede à exploração e/ou armazenagem de massas minerais, bem como extração de inertes, no âmbito da Operação “Feldspato 2022”, em todo o País.

Ambos os documentos foram aprovados por maioria

Assembleia Municipal de Ourém aprova planos de urbanização de Ourém e de Fátima

A Assembleia Municipal de Ou- rém ‘trocou’ a Sala de Reuniões dos Paços do Concelho e instalou-se no Auditório Domus Carmeli, em Fátima, ao abrigo da estratégia de proximidade e descentralização implementada pelo presidente da Assembleia Municipal, João Moura, e seus pares. Carácter extraordinário da sessão foi justificada com a premência de 2 temas centrais: apreciação e aprovação das propostas sobre os planos de urbanização de Ourém (PUO) e de Fátima (PUF). Ambos os documentos foram aprovados por maioria. PUO passou com 32 votos a favor e duas absten- ções;PUF teve 29 votos a favor, 4 abstenções e 1 contra.

Presidente da SEDES aceitou convite do PSD

Álvaro Beleza preside nas Caldas da Rainha a conferência da Academia do Poder Local do PSD

Álvaro Beleza vai estar presente na Academia do Poder Local do PSD, que decorre entre 18 e 20 de novembro, no Hotel Inatel, na Foz do Arelho, concelho de Caldas da Rainha, a convite do Associado da SEDES e presidente dos Autarcas Social Democratas Hélder Sousa Silva. A intervenção do presidente da SEDES terá lugar dia 19, num jantar-conferência.

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro

Santarém recebe XXI Fórum Nacional de Apicultura e a XIX Feira Nacional do Mel

O XXI Fórum Nacional de Apicultura e XIX Feira Nacional do Mel realizam-se de 18 a 20 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Após dois anos de interregno, a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Câmara Municipal de Santarém e a Associação dos Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste uniram esforços na organização destes eventos que são considerados os maiores do setor apícola nacional, no sentido de promover e debater esta atividade tão importante para o País e para a região do Ribatejo.

Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, vai acolher a edição de 2023

Região de Leiria passa edição portuguesa da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural para os Açores

A CIM Região de Leiria esteve presente na XIII edição da Bienal Ibérica de Património Cultural AR&PA, que decorreu em Valladolid, entre 10 e 13 de novembro.
AR&PA constit um ponto de encontro e debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural, pela sua área expositiva, atividades científicas e profissionais e programação cultural.

Detido já tem antecedentes criminais

PJ detém um homem pela prática de crimes de incêndio florestal concelho de Coruche

A Polícia Judiciária, via Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, procedeu à detenção fora de flagrante delito, de um homem de 44 anos por existirem contra ele fortes indícios da prática de seis crimes de incêndio florestal, que ocorreram entre julho e outubro últimos, num terreno inculto, de mato e vegetação, junto a uma zona residencial situada no concelho de Coruche.

Obra nesta Unidade Centro Hospitalar do Oeste está orçada em 141 mil euros

Requalificação do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche já começou

No início de novembro, iniciou-se a obra de requalificação do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste, orçada em 141.385,77 €, com duração de três meses. Esta é a primeira obra de requalificação neste Serviço, desde a inauguração em 1986, e irá contemplar a renovação do piso e da iluminação, pinturas, portas, colocação de loiças sanitárias e ainda alterações na rede de esgotos. A concretização desta obra irá permitir melhorar a qualidade de acolhimento, conforto e atendimento aos doentes que acorrem a esta Unidade Hospitalar, e prevenir as infeções hospitalares. Também os profissionais que diariamente exercem as suas funções neste Serviço irão ver melhoradas as suas condições de trabalho.

Marcelo Rebelo de Sousa reconhece o vinho como fator de identidade do país

Presidente da República inaugura em Torres Vedras a sede da Associação Mundial de Enoturismo

Sede da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, foi inau- gurada dia 11 de novembro pelo Presidente da República Marce- lo Rebelo de Sousa, para quem Torres Vedras é uma realidade urbana forte, que nunca perdeu a identidade e as raízes rurais.

Dois novos percursos pedestres para descobrir

Município do Bombarral concluiu marcação e sinalização do Percurso do Carvalhal e do Percurso de Barrocalvo

Dando continuidade à estratégia de potenciar e valorizar a riqueza paisagística do concelho, o Município do Bombarral concluiu a marcação e sinalização de dois novos percursos: o “PR2 – Percurso do Carvalhal” e o “PR3 – Percurso de Barrocalvo”, ambos em fase de homologação.
Com o “PR1 – Trilho da Batalha da Roliça”, o Município reforça a rede de percursos pedestres até 22,6 km.

Leiria

Município de Leiria vai requalificar antiga Adega Cooperativa das Cortes

A antiga Adega Cooperativa das Cortes vai ser objeto de requalificação, medida que pretende valorizar a importância patrimonial e histórica do espaço, atribuindo-lhe nova utilidade e potencial turístico-cultural. Localizadas junto ao rio Lis, as instalações serão intervencionadas com objetivo de as transformar num espaço aprazível à estadia, circulação, convívio e contemplação.

Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está presente

Politécnico de Leiria recebe lançamento de mecanismo de monitorização de empregabilidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lança na terça-feira, 15 de novembro, às 14h30, no Auditório dos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, o Graduate Tracking Portugal 2022. Evento de lançamento, conta com a presença de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e tem transmissão online.

Nova IMS e AICEP levam Portugal à Smart Cities World Congress

Comunidade Intermunicipal do Oeste estará presente no Smart Cities World Congress em Barcelona

De 15 a 17 de novembro, a Comunidade Intermunicipal do Oeste estará presente no Smart Cities World Congress, em Barcelona. No dia 16 de novembro será a apresentação pública do Projeto Oeste Smart Region, presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e pelo presidente da Oeste CIM, Pedro Folgado.

Espaço na Casa do Centro serve para abrir o projeto à comunidade

Espaço MyMachine Portugal inaugurado dia 11 de novembro em Óbidos

“A construção da Educação é feita em comunidade e trabalhar em comunidade é precisar de todos.” Foi desta forma que Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Educação, falou da abertura do Espaço MyMachine Portugal, a funcionar desde o dia 11 de novembro, na Casa do Centro (antiga biblioteca municipal), em Óbidos.

Novo serviço em funcionamento no edifício da Biblioteca Municipal

Cadaval já conta com Gabinete de Apoio ao Emigrante

Foi recentemente criado o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) do Cadaval, resultado de um protocolo de colaboração entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portu- guesas e a Câmara Municipal.
GAE é um novo serviço de apoio aos cidadãos portugueses emigrados, naturais do concelho do Cadaval, que tenham regressado, pretendam regressar a Portugal ou iniciar um processo de migração.

A par da Estrutura Federativa das MS - ID Leiria

Cláudia Avelar tomou posse como presidente da Federação das Mulheres Socialistas de Leiria

A Comissão Política da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas- Igualdade e Direitos (MS-ID) de Leiria, no dia 12 de novembro, na sede da Federação Distrital de Leiria do PS. A tomada de posse da Comissão Política Distrital segue-se à eleição de Cláudia Avelar como presidente da Estrutura Federativa de Leiria das MS-ID, a 4 de novembro.

Com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria

Município de Porto de Mós apoia Medida de Compromisso de Emprego Sustentável

O Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria e o Município de Porto de Mós promoveram, no dia 11 de novembro, uma sessão informativa sobre as candidaturas para as empresas, no âmbito da Medida de Compromisso de Emprego Sustentável. A sessão contou com a abertura de Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós e de Paula Vaz, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria. De referir que o município tem um serviço especializado de apoio à inserção profissional – GIP – que funciona na autarquia com a parceria do IEFP.

Alcobaça

Equipa de ciclismo CRP Ribafria pronta para a época de 2023

A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra –Dinazoo – Riomagic, com sede na freguesia da Benedita, no concelho de Alcobaça, encontra-se pronta para a nova época. Depois de uma época com alguma turbulência devido a quedas e lesões, a direção da equipa passou os últimos três meses, a redefinir entradas e saídas de atletas, delineando a época 2023.

Nazaré

Empreitada de Arborização do Parque da Pedralva já arrancou

Empreitada de arborização da área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início, no dia 8 de novembro, num investimento que totaliza 81.730,45 €. Investimento na arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11 / REACT-EU/2021 – (Re) Arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano.

A partir de 1 de janeiro de 2023

Hospital Distrital de Santarém vai formar 12 médicos especialistas

O Hospital Distrital de Santarém vai ter 12 vagas para formação de médicos especia- listas em seis especialidades. O mapa de distribuição das vagas de formação de médicos especialistas nas unidades hospi- talares e de cuidados de saúde primários, determinado pelo Ministério da Saúde, foi publicado em Diário da República.

Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres

Golegã exige investimento no Hippos em ano de cinquentenário da Feira Nacional do Cavalo

Em dia de S. Martinho, Golegã assinalou o cinquentenário da Feira Nacional do Cavalo descerrando a placa alusiva pelo secretário de Estado da Administração Local e Orde- namento do Território, Carlos Miguel, e pelo presidente da Câmara da Golegã, António Camilo.
Périplo teve início no Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres.

Através de protocolo com a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais

Município de Azambuja acolhe reclusos a cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Alcoentre em Regime Aberto

A Câmara da Azambuja aprovou, no dia 8 de novembro, a minuta do protocolo a estabelecer entre o município e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que prevê o acolhimento pela autarquia de reclusos a cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Alcoentre e que se encontrem em Regime Aberto.

Roastelier® chega à pastelaria de Alcobaça

Atelier do Doce adota nova solução que permite personalizar o café e torrá-lo na hora na sua recém-aberta cafetaria

A Nestlé Professional anuncia uma nova expansão do seu mais recente projeto Roastelier®, agora em Alcobaça. Solução que permite torrar o café em loja e na hora, pode ser encontrada no Atelier do Doce, célebre por produzir doces conventuais e pastelaria tradicional. Na nova área, é possível experienciar Roastelier®, onde o consumidor pode escolher o tipo e origem de café que mais gosta.

Projeto desenvolvido pela Companhia Portuguesa

Concelho da Chamusca já tem um Clube de Produtores

Em outubro foi apresentada a Marca Clube de Produtores da Chamusca. Projeto desenvolvido pela Companhia Portuguesa, empresa com sede em Leiria, tem o total apoio do Município da Chamusca e nasceu com o objetivo de promover, o que de melhor se faz e se produz no território, seja na gastronomia, seja no artesanato.

No átrio da Biblioteca José Saramago, em Leiria

Politécnico de Leiria e Orquestra Metropolitana promovem concerto-conferência sobre o compositor Iannis Xenakis

“Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço” é o mote do concerto-conferência que vai decorrer já esta terça-feira, dia de novembro 15, a partir das 16h, no átrio da Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria. Numa produção do Politécnico de Leiria e programação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, o evento pretende assinalar o centenário do nascimento do compositor Iannis Xenakis, juntando em palco o conferencista Benoît Gibson e seis percussionistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com o maestro Marco Fernandes.

Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel

Presidentes de Portugal e Moçambique e António Costa inauguram hotel no Mosteiro de Alcobaça

A inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel vai ter lugar no dia 19 de novembro, às 18 h, na entrada principal do Mosteiro de Alco- baça, com as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, do primeiro-ministro António Costa. Segue-se uma visita guiada e a sessão solene e jantar na Bibli- oteca, Salão Nobre do Monte- belo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em que estarão também presentes o presidente do Conselho Geral do Grupo Visabeira, Fernando Nunes, e o presidente Executivo do Grupo, Nuno Terras Marques.

Torres Novas, Chamusca, Almeirim também poderão aderir à futura associação

Golegã e Santarém vão integrar a Associação de Municípios Portugueses do Cavalo

A Feira da Golegã foi o palco para a assinatura do Protocolo de Constituição da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, dia 10 de novembro. A ideia começou a ganhar força na Feira do Cavalo de Ponte de Lima com a assinatura de um memorando de entendimento entre vários municípios. Agora foi assinado o protocolo que permite avançar com todos os requisitos legais para a constitu- ição efetiva da associação, com a presença dos municípios da Golegã, Ponte de Lima, Alter do Chão, Almeida, Barcelos, Esposende, Fundão, Lagoa, Santarém, Serpa, Valongo, Viana do Alentejo, Vila Franca de Xira e Vila Pouca de Aguiar.

A par do Cine-Teatro de Benavente e o Centro Cultural de Carregal do Sal

Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço integra a rede de teatros e cine-teatros portugueses

O Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço é um dos três novos teatros / cineteatros que passam a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. 84 cineteatros, teatros e outros equipamentos trabalham em rede em prol da oferta cultural de qualidade e diversificada.

Vítima era a esposa de 45 anos

GNR aprende armas e munições num processo por violência doméstica no concelho de Leiria

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Leiria, apreendeu, dia 9 de novembro, armas e munições no âmbito de um processo por violência doméstica, no concelho de Leiria.
Os militares apuraram que o agressor, um homem de 60 anos, exercia violência e ameaçava física e psicologicamente a vitima, sua esposa de 45 anos.

Presentes o francês Stephane Poudrel e o campeão do mundo Timo Salonen

Rallye Verde Pino volta à região de Leiria este fim de semana

O Rallye Verde Pino, a prova automobilística mais antiga da região Centro realiza-se este fim de semana, de 11 a 13 de novembro, e vai passar pelos dez concelhos da região de Leiria, com a participação de 42 equipas, entre pilotos nacionais e 6 equipas francesas, 3 espanholas e 1 equipa belga. Piloto francês Stephane Poudrel e campeão do mundo de ralis, Timo Salonen, vão estar presentes.

Corte no tempo de iluminação atinge os 50 %

Leiria Natal regressa com investimento de 130 mil euros e poupança energética

Leiria Natal regressa às ruas da cidade de 30 de novembro a 1 de janeiro, decorrendo dentro da normalidade, após dois anos de pandemia, num ambiente associado à poupança energéti- ca. A edição deste ano mantém a tradicional Casa do Pai, o Recreio dos Duendes com animação para todas as idades, a pista de gelo, o carrossel, o comboio de carril, tasquinhas, teatro,música, dança,concertos, etc., que chegam a Leiria para trazer o espírito natalício.
Sob o lema ‘Natal e magia é em Leiria’ são 33 dias em que as ruas da cidade e os espaços culturais terão iniciativas diárias, como a inauguração da iluminação e a chegada do Pai Natal.

Em Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos, Porto de Mós e Rio Maior

GNR desmantela rede de tráfico na zona Oeste e apreende mais de 23 mil doses de droga

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, deteve, no dia 9 de novembro, quatro homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 65 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos, Porto de Mós e Rio Maior.

Parque gratuito da Câmara Municipal tem capacidade para 697 viaturas

Utentes e profissionais do Hospital de Santo André já têm acesso pedonal ao parque de estacionamento nas Olhalvas

A partir desta quinta-feira, 10 de novembro, os utentes e profissionais do Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dispõem de um novo acesso pedonal, entre a entrada da Consulta Externa e o parque de estacionamento gratuito nas Olhalvas, criado pela Câmara Municipal de Leiria, com capacidade para 697 viaturas. O acesso está aberto todos os dias úteis, entre as 7h00 e as 21h00.

A partir de sábado

11 pratos diferentes vão estar disponíveis no 3º Festival do Javali em Constância

No total, são 11 os pratos disponíveis nos oito restaurantes aderentes ao 3º Festival do Javali, que decorre em Constância a partir de sábado, dia 12 e se prolonga até 20 de novembro, com lombinhos de javali com ameixa, mel e vinho do Porto, Javali estufado com ervas aromáticas, Chanfana de javali, Caril de javali, Ensopado de javali, Cataplana de javali ou feijoada de javali.

Debate com militantes vai ter lugar em todos os distritos do País

Direção Nacional do PSD debate Orçamento de Estado 2023 em Leiria, Santarém e Oeste

Presidente do PSD, Luís Monte- negro, o secretário-geral, Hugo Soares, os vice-presidentes e o líder parlamentar iniciam na sexta-feira, dia 11 de novembro, uma deslocação a todos os distritos do País que termina no dia 16 de novembro. A iniciativa “Construir a Alternativa” conta também com a participação dos dirigentes distritais e insere-se na discussão do Orçamento de Estado 2023 e visa debater com militantes as falhas deste orça- mento e propostas alternativas do PSD. Dia 12 de novembro, o vice-presidente Miguel Pinto Luz estará em Torres Novas. A 15 de novembro,vice-presidente Leitão Amaro estará em Leiria e, dia 16, em Torres Vedras.

IV Plenário da Comunidade de Trabalho Transfronteiriça da EUROACE

Regiões Centro, Alentejo e Extremadura renovam Protocolo de Cooperação

A região Centro recebe quinta-feira, em Proença-a-Nova, o IV Plenário da Comunidade de Trabalho Transfronteiriça da EUROACE – Eurorregião Alen- tejo, Centro e Extremadura, com a assinatura de um Protocolo de cooperação e pela apresentação da Estratégia de Cooperação Territorial Transfron- teiriça para 2021-2027 e a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

Projeto surgiu em Kortrijk (Bélgica)

Espaço MyMachine Portugal inaugurado em Óbidos

Vai ser inaugurado no dia 11 de novembro, às 14h30, o Espaço MyMachine Portugal, na Casa do Centro (antiga biblioteca municipal), Largo de São João de Deus, na vila de Óbidos.

O espaço MyMachine, a ser criado em Óbidos, pretende ser um núcleo multidisciplinar e transversal, garantindo uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia: Ideia, Design e Construção. A metodologia fará um cruzamento com a Agenda 2030, garantindo um conjunto de experiências para avaliar o equilíbrio entre o bem-estar humano e o bem-estar ambiental.

União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria

UFAV adere a programa EuSouDigital que pretende ensinar o digital a quem mais precisa

A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria aderiu ao programa EuSouDigital, que pretende ensinar o digital a quem mais precisa, seja de que idade for.
Este Programa de Capacitação Digital irá ajudar milhares de portugueses adultos que nunca usaram a internet ou que têm dificuldades em a utilizar.

Mais de meia centena de empresários participaram nas sessões setoriais

Empresários da Batalha reclamam medidas urgentes do Governo para fazer face a 2023

Mais de 60 empresários do concelho da Batalha participaram em sessões setoriais realizadas pela Autarquia, para analisar as perspetivas económicas para 2023, com apoio da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria e da ARICOP – Associação Regional dos Industriais de Construção de Leiria e Ourém.

Organizado pela Dorlei do PCP

Jerónimo de Sousa participa na Marinha Grande em sessão pública evocativa dos 109 anos de Álvaro Cunhal

O PCP irá realizar, na Marinha Grande, uma sessão pública evocativa dos 109 anos do nascimento de Álvaro Cunhal. esta quinta-Feira, 10 de novembro, pelas 21h, no Auditório José Vareda, na Sede do Sport Operário Marinhense. A iniciativa contará com a intervenção do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Município de Leiria emite nota de pesar

Faleceu o fundador da empresa de comunicação Midlandcom António José Laranjeira

O Município de Leiria lamenta profundamente a perda de António José Laranjeira, de 59 anos, natural de Leiria, que faleceu este domingo, dia 6 de novembro, com uma longa carreira ligada ao jornalismo e à comunicação.
Fundador da agência de comunicação Midlandcom, sediada em Leiria, António José Laranjeira foi especializado em jornalismo económico e jornalismo político, tendo exercido funções de direção e de chefia em órgãos de referência como o Diário Económico, Semanário Económico e Semanário. Em Leiria, foi coordenador do Diário de Leiria e um dos fundadores do Jornal de Leiria e do Notícias de Leiria.

Certame decorre de 4 a 13 de novembro

Ministras, secretários de Estado e príncipe saudita visitam a Feira da Golegã

Os membros da Comissão de Honra da XLVI Feira Nacional do Cavalo, XXIII Feira Internacional do Cavalo Lusitano e Feira de São Martinho virão visitar a feira da Golegã no final da semana. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia e o príncipe Saud Bin Abdulmohsen Bin Abdulaziz Al Saud, embaixador da Arábia Saudita em Portugal, visitam a feira na quinta-feira, dia 10 de Novembro, entre as 12 e as 16 horas, assistindo pelas 14 horas à Cerimónia Oficial da Comemoração dos 50 Anos da FNC. Já na sexta-feira, dia de São Martinho e da Romaria de São Martinho, será a vez da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, visitarem o certame equestre mais importante do país.

De 23 a 27 de novembroI

Biblioteca Municipal de Alcobaça celebra 21º aniversário com apresentação de oito livros

A Biblioteca Municipal de Alcobaça celebra 21 anos no dia 23 de novembro. Para esta data festiva, a BMA propõe uma programação inclusiva, com opções para todos os gostos idades e a apresentação de 8 livros de 7 autores: Ricardo Baptista Leite, Laborinho Lúcio, Natércia Inácio, Rui Rasquilho, António Maduro, Alberto Guerreiro e José Manuel Mascarenhas.

Com a Cooperativa de Ensino Universitário (CEU)

Câmara do Cartaxo assina acordo de cooperação que vai trazer o ensino superior para o concelho

A Câmara Municipal do Cartaxo estabeleceu um Protocolo de Cooperação Estratégica com a Cooperativa de Ensino Universitário (CEU), entidade instituidora da Universidade Autónoma de Lisboa, com vista à realização de cooperação científica, técnica e operacional entre a CEU e a autarquia, para o desenvolvimento conjunto de projetos de transferência de conhecimento, em áreas como a economia social, inovação, empreendedorismo, transforma- ção digital, com formação graduada e não graduada. A apresentação do protocolo de Cooperação vai decorrer no Auditório Municipal Quinta das Pratas, a 10 de novembro.

Através de Carlos Guerra, António José Henriques e Liliana Vitorino

Vereadores do PS de Alcobaça propõem apoio municipal às IPPS para compra de viaturas elétricas

Vereadores do PS na Câmara Municipal de Alcobaça propuseram ao executivo liderado por Hermínio Rodrigues (PSD), a atribuição de uma verba de cinco mil euros a várias IPSS que prestam Serviço de Apoio Domiciliário, para a compra de viaturas 100 por cento elétricas e eficiência energética dos edifícios.

Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas

CPPME alerta Governo para milhares de empresas em situação potencialmente explosiva

A Confederação Portuguesa de Micro, Pe- quenas e Médias Empresas acaba de cha- mar à atenção do Governo, para a situação potencialmente explosiva em que estão as Micro, Pequenas e Médias Empresas que subscreveram linhas de crédito estatais, para enfrentar dificuldades provocadas pela pandemia e outras calamidades.

“CADA-AVE-VAL” atraiu entusiastas da ornitologia à vila

Aves de todo o mundo estiveram em exposição e concurso no Cadaval

Pavilhão Municipal Dr. João Francisco Ribeiro Corrêa, no Cadaval, foi palco da 11.ª Exposição Internacional da Confederação Ornitológica Mundial, que decorreu entre 4 e 6 de novembro. Cerca de 215 criadores de aves deslo- caram-se ao “coração do Oeste” para o “Avixira 2022 – CADA-AVE-VAL”.

Ex-deputada substituiu António Lacerda Sales no Parlamento

Cláudia Avelar eleita presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas do Distrito de Leiria

Cláudia Avelar, ex-deputada da Assembleia da República, foi eleita sexta-feira, dia 4 de novembro, presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos do Distrito de Leiria. Advogada, natural de Figueiró dos Vinhos, Cláudia Avelar protago- nizou a única candidatura ao cargo, tendo saído vencedora a lista A com 77% dos votos.

No Centro Histórico

Requalificação do Largo da Alcáçova e da Avenida 5 de Outubro inaugurada em Santarém

A requalificação do Largo da Alcáçova e da Avenida 5 de Outubro foi inaugurada sábado, dia 5 de novembro. Ricardo Gonçalves frisou que “este projeto faz parte da estratégia que temos definida para a revitalização do espaço público do nosso Centro Histórico” e visa “otimizar as potencialidades do espaço, devolvendo-o às pessoas”.

Por proposta da CDU

Câmara da Nazaré pede mais apoios públicos à aquisição de combustíveis na pesca profissional

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma proposta da CDU, na reunião de 31 de outubro, intitulada “Escalada dos preços dos combustíveis: impactos no sector da Pesca no plano local – necessidade de reforço das medidas de apoio”. Proposta, do vereador da CDU, João Paulo Delgado, solicita que se reforcem financeiramente e prolonguem os apoios públicos à aquisição de todos os com- bustíveis utilizados na pesca profissional e que, e tendo em conta as características da frota local, se harmonize a forma de aquisição da gasolina para a pesca, alinhando-a com a aquisição do gasóleo, com descontos no ato de compra.

Segundo a Associação das Cidades Europeias do Desporto

Leiria é a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2022

Leiria foi eleita a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2022 pela ACES Europe (Asso- ciação das Cidades Europeias do Desporto), que reconheceu o “trabalho extraordinário” e “grande esforço” do Município.
Concorreu com 8 outras cidades europeias (Cartagena e Getafe, Espanha; L’Aquila, Macerat, Sesto San Giovanni e Trviso, Itália, Panagyurishte, Bulgária; Rijeka, Croácia).

Após interregno devido à pandemia

Alcobaça volta a receber a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais 2 anos depois

A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais está de regresso ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, local de grande simbo- logia histórica e cultural, depois do interregno de dois anos devido à pandemia. E foram muitas as novidades anunciadas, como o grandioso espe- táculo de vídeomapping “Terra de Paixão”, proje- tado na fachada do Mosteiro de Santa Maria.

Na entrega dos Prémios dos Concursos “O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022” e “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022”

Ministra da Agricultura e da Alimentação participa este domingo nas Festas de Torres Vedras

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa este domingo, dia 6 de novembro, às 21h30, na cerimónia de entrega dos Prémios dos Concursos “O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022” e “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022”, no âmbito das Festas de Torres Vedras.

Ourém

Jornadas da Comarca de Santarém recordaram julgamento mediático sobre o atentado contra o Papa João Paulo II

O Teatro Municipal de Ourém acolheu, na manhã de 4 de novembro, as II Jornadas de Direito Criminal da Comarca de Santarém, iniciativa que juntou em Ourém, alguns dos protagonistas do julgamento da tentativa de atentado contra o Papa João Paulo II em Fátima, em Maio de 1982. Esta 2ª edição das Jornadas teve como objetivo, assinalar o grande simbolismo histórico deste mediático processo, tendo contado com a presença, e depoimentos, do coletivo de juízes que, em 02 de maio de 1983, condenou o Padre Juan Krohn a uma pena única de sete anos de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, na forma tentada, e de detenção e uso de arma proibida, acrescida da condenação por injúrias ao tribunal.

Em parceria com os laboratórios Corine de Farme

Município da Lourinhã volta a entregar Box Oferta Recém-nascido a famílias do concelho

O Município da Lourinhã entregou, no dia 4 de novembro, 38 Box Oferta Recém-nascido a famílias da Lourinhã, na cerimónia no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã no âmbito do projeto Oeste + Grávida.
Projeto da Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com laboratórios Corine de Farme, é dirigido a bebés da Região Oeste.

Encerramento conta com a presença do Presidente da República

Leiria recebe 4º Encontro Nacional de Cuidadores Informais

4º Encontro Nacional de Cuidadores Informais decorre no sábado, no Centro de Diálogo Inter- cultural de Leiria e online. Sessão de abertura conta com a presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, Liliana Gonçalves, e o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, e o fecho com a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Com XLVI Feira Nacional do Cavalo e XXIII Feira Internacional do Cavalo Lusitano

Feira de São Martinho começa esta sexta-feira na Golegã

Tem início esta sexta-feira, na Golegã, a secular e tradicional Feira de São Martinho, XLVI Feira Nacional do Cavalo e XXIII Feira Internacional do Cavalo Lusitano, um evento que promete atrair milhares de pessoas ao Largo do Arneiro. Desportos e espetáculos equestres, exposições, palestras ou o cortejo dos romeiros de São Martinho, são algumas das atividades do programa deste certame que irá decorrer até 13 de novembro na Capital do Cavalo. Além disso, podemos encontrar tasquinhas, restaurantes, venda de diversos produtos equestres, e claro, a famosa ginja, a tradicional água-pé e a gostosa castanha assada.

Marginal da Praia da Nazaré vai ter dois palcos e tenda orbital

Passagem de Ano 2022-2023 na Nazaré vai trazer Quim Barreiros, Sons do Minho, Roda de Samba e Função Públika

O cartaz da festa de Passagem de Ano 2022-2023 na Nazaré está fechado e trará Quim Barreiros, Sons do Minho, Roda de Samba e Função Públika, para além de muitos outros artistas, que acompanharão residentes e visitantes nos festejos.Festa é gratuita e decorre na marginal da Praia da Nazaré, em dois palcos e na tenda orbital.

Entre os dias 18 e 27 de novembro

V Festival Gastronómico das Couves com Feijões junta 45 restaurantes do concelho de Torres Novas

O Município de Torres Novas organiza, entre 18 e 27 de novembro, o V Festival Gastronómico das Couves com Feijões, em 45 restaurantes, o maior número de aderentes registado desde a criação do certame.
Este festival visa contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos típicos da gastronomia torrejana, com apoio da Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal da Aroeira.

Tribunal decretou a prisão preventiva

GNR detém homem na Chamusca por tráfico de estupefacientes com mais de 1 500 doses apreendidas

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Torres Novas, no dia 2 de novembro, deteve um homem e duas mulheres, entre os 27 e os 42 anos por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, no concelho da Chamusca. Os detidos foram presentes, no dia 3 de novembro, no Tribunal Judicial de Santarém.

Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo emitiu Nota de Pesar

Faleceu Luís Nepomuceno, ex-presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique

Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, em seu nome pessoal e em nome do Município do Cartaxo, apresentou condolências à família e amigos de Luís Nepomuceno, que faleceu no dia 3 de novembro.  “Pela sua perda, que chegou brutal, inesperada e dolorosamente, exprimo o mais profundo pesar”, vincou, deixando ainda “os mais respeitosos cumprimentos à família enlutada.”
Natural de Vila Chã de Ourique, Luís Nepomuceno dedicou muito da sua vida à terra que o viu crescer e que o inspirou a abraçar a causa pública.

Com presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro

Requalificação da zona ribeirinha de Azambuja inaugurada com investimento de 2,3 milhões

O Município de Azambuja inaugurou, no dia 29 de outubro, duas intervenções de reabilitação da área ribeirinha de Azambuja, com o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro. A primeira inauguração resultou dos tra- balhos de Requalificação e Beneficiação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro.

Leiria

Construção de ciclovia em Monte Redondo vai a concurso

O projeto de execução e a abertura do concurso para execução de uma ciclovia partilhada na EN109-9, entre Monte Redondo e a Aroeira, foram aprovados esta terça-feira, dia 1 de novembro, em reunião de Câmara, num investimento de 744.879,19 euros.
Com um prazo estimado em 270 dias, o projeto prevê a criação de uma via partilhada para bicicletas e peões com início após a linha da ferrovia, junto ao Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, até ao pontão da Aroeira, numa extensão de 1.090 metros, através da construção de passadiços em madeira de pinho numa parte do traçado, onde as características topográficas do terreno, nomeadamente os cursos de água e as zonas de cheias, não permitem outro tipo de construção.

Integrado nas II Jornadas de Direito Criminal da Comarca de Santarém

40 Anos do processo-crime do atentado de 12 de maio de 1982 contra o Papa João Paulo II assinalado em Ourém

Diretor nacional da Polícia Judiciária Luís Neves participa nas II Jornadas de Direito Criminal da Comarca de Santarém, organizadas pelo Tribu- nal Judicial da Comarca de Santarém, em que se assinalam os 40 Anos do processo-crime do atentado de 12 de Maio de 1982 contra o Papa João Paulo II.
O evento decorre no dia 4 de novembro no Teatro Municipal de Ourém.

Munícipes contribuíram com cerca de 1500 sufrágios nesta edição

Bombeiros do Cadaval e projetos de Alguber vencem Orçamento Participativo de 2022

Já se conhecem vencedores do Orçamento Participativo do Cadaval, que contou com 10 projetos finalistas e 1459 votos. Projetos “Bombeiros Voluntários do Cadaval. Material para resposta a Emergência Pré-hospitalar”, “Alguber Saudável” e “Alguber a Brincar” venceram o concurso que, este ano, contou com dois escalões distintos.

Com certificação de Entidade Formadora de Nível 3, no masculino e feminino

Cister Sport de Alcobaça obtém a mais alta certificação concedida pela Federação de Andebol de Portugal

O Cister Sport de Alcobaça obteve no início de novembro a certificação de Entidade Formadora de Nível 3, nos géneros masculino e feminino, a mais alta concedida pela Federação de Andebol de Portugal, atribuída a entidades com potencial para formar praticantes para os mais elevados níveis competitivos, nomeadamente para a sua equipa principal.

Nos concelhos de Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã

Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste volta a assegurar cuidados de psiquiatria e saúde mental a utentes

Nos últimos anos, devido à ausência da valência de psiquiatria na Unidade de Torres Vedras, a prestação de cuidados de saúde mental em internamento e em ambulatório à população da área geográfica da Unidade Hospitalar (conce- lhos de Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã), foi assegurada pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, através do NIC – Torres Vedras.

Com capacidade para 2500 lugares sentados

Município de Leiria estuda construir pavilhão junto às piscinas por 1/3 do valor proposto antes

A construção de um pavilhão junto às Piscinas Municipais de Leiria, com 2500 lugares senta- dos e capacidade para prática desportiva, eventos culturais e económicos, é destaque do Estudo de Análise e Implantação de Equipamentos Desportivos em área contígua ao Polis, apresentado segunda-feira, 31 de outubro, em reunião de Câmara, um trabalho que recomenda a construção de uma estação de bicicletas com ligação ao BTT, um campo de treinos de apoio ao Estádio Mu- nicipal, e ainda a requalificação de equipamentos desportivos existentes no Percurso Polis. O investimento entre 6 M€ e 8 M€ é 1/3 face à anterior proposta de construção de um multiusos naquela zona.

Associação Ação para a Internacionalização promove evento dia 10 de novembro

AAPI organiza Jantar-Conferência em Leiria para debater a importância dos fundos comunitários na economia nacional

No ano em que faz dez anos, a Associação Ação para a Internacionalização, organiza um Jantar-Conferência para debater a importância dos fundos comunitários na economia nacional, que conta com um distinto painel de oradores, tem lugar dia 10 de novembro, pelas 19h numa unidade hoteleira de Leiria.

Cartaxo

SOS Natureza: Os Verdes celebram 40 anos assinalando ponto negro na Vala da Azambuja

Este sábado, dia 5 de novembro, o Partido Ecologista Os Verdes realizará uma ação de contacto com a população do Cartaxo, que visa alertar e sensibilizar para a defesa da recuperação da Vala da Azambuja. Ação inicia-se às 10h, frente ao Mercado Municipal, com a presença de dirigentes nacionais do PEV e ativistas locais.

Através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria

PJ detém cidadão estrangeiro nas Caldas da Rainha pelos crimes de furto, abuso de cartão e falsificação

Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve um homem fortemente indiciado por crimes de furto e abuso de cartão de crédito, am- bos qualificados e de falsificação. Factos ocorreram na região do Oeste, tendo num primeiro momento, havido um furto, que vitimou uma turista, cidadã estrangeira.

Associação somou uma nova dimensão política para fortalecer a rede institucional de apoio aos desafios emergentes no horizonte 2030.

Terras de Sicó junta autarcas em Pombal no I Encontro de Freguesias do Território de Intervenção

Terras de Sicó-Associação de Desenvolvimento, dando sequência às orientações assumidas nas suas Jornadas de Avaliação Interna, convidou todos os autarcas das Freguesias do território de intervenção para um Iº Encontro de Freguesias da Terras de Sicó, centrado na dinamização de uma nova plataforma de trabalho.

Iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas

Cine-Teatro de Alcobaça participa na Festa do Cinema de 7 a 9 de novembro com bilhetes a 3 euros

Além da programação regular de cinema do mês de novembro, o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro associa-se a mais uma edição da Festa do Cinema, iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio da FEVIP/GEDIP, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Academia Portuguesa de Cinema e dos exibidores nacionais.

Até às 9 horas de quarta-feira

Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste encerra no feriado

Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste informou esta terça-feira, dia 1 de novembro, que a Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste não dispõe de recursos humanos suficientes para o preenchimento da escala respetiva entre as 09 horas de 01 de novembro e as 09 horas de 02 de novembro. Por isso, recomenda aos utentes que não se desloquem à Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras neste período, sem contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.

Foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) o encaminhamento de todas as situações graves e politraumatizados para a Unidade de Caldas da Rainha, outra unidade que faz parte deste Centro Hospitalar. Este procedimento, utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS, salvaguarda o atendimento com celeridade de doentes com situação clínica complexa ou exigente, assegurando que são encaminhados para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede.

Aconselha-se ainda aos utentes que nos dias úteis recorram aos cuidados de saúde primários, dirigindo-se ao seu centro de saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente. Caso seja necessário o recurso em dias não úteis, encontra-se em funcionamento o SAP de Mafra.

O Conselho de Administração continua a envidar todos os esforços para contratar recursos humanos para assegurar o normal funcionamento dos vários Serviços deste Centro Hospitalar.

O Centro Hospitalar do Oeste agradece aos Profissionais da instituição o profissionalismo, o empenho, a dedicação e o esforço adicional na prestação de cuidados de saúde à população, e apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 292.5346 habitantes.

   Fonte: VN|GC|CHO

Com a presença do piloto de ralis Timo Salonen

Rali Verde Pino 2022 aposta na competição e na promoção turística dos municípios da região de Leiria

Adiado em abril devido ao estado de emergência ainda em vigor na altura por causa da pandemia, a edição 2022 do Rali Verde Pino tem a sua data marcada para os dias 11 a 13 de novembro e apresenta como novidade a passagem por todos os concelhos da região de Leiria e a participação de equipas internacionais, com destaque para o Campeão do Mundo de Ralis Timo Salonen.

Marinha Grande

Monumento ao 18 de janeiro de 1934 vai ser deslocalizado para “meia-lua”

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande informou, na reunião de 31 de outubro, que a deslocalização do Monumento ao 18 de janeiro de 1934 vai ser finalizada, estando a decorrer os trabalhos que permitirão inaugurar o novo local. Há dias, após ouvir a posição de um Movimento Cívico, Aurélio Ferreira informou que a decisão tida há anos se irá manter.

Mesmo que visitas e acompanhantes estejam vacinados

Centro Hospitalar de Leiria alerta que acompanhantes e visitas devem apresentar teste negativo à Covid-19

Na sequência da declaração de situação de Calamidade, no âmbito da pandemia de Covid-19, determinada em resolução do Conselho de Ministros, o Centro Hospitalar de Leiria alerta que desde 1 de dezembro, acompanhantes e visitas de doentes internos devem apresentar sempre teste negativo à Covid19, mesmo vacinados, ou certificado de recuperação.

Ricardo Vicente volta a encabeçar a lista

Catarina Martins apresenta candidatos do Bloco de Esquerda no distrito de Leiria

A direção nacional do Bloco de Esquerda anunciou já os primeiros lugares das listas em todo o país. Pelo distrito de Leiria os primeiros três candidatos são Ricardo Vicente, atual deputado eleito pelo distrito, 37 anos, Engenheiro Agrónomo, Lina Oliveira, 53 anos, professora no Agrupamento de Escolas de Pombal, e Carlos Ubaldo, 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha. A totalidade da lista e o mandatário serão apresentados pela coordenadora do BE Catarina Martins num comício a realizar em Leiria esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, feriado, pelas 16h, no Hotel Eurosol Leiria & Jardim.

“Um Natal e Peras”

Pista de Gelo Ecológica é a grande novidade da programação de Natal do Bombarral

A edição de 2021 do evento “Um Natal e Peras”, promovido pelo Município do Bombarral, apresenta, como grande novidade, uma Pista de Gelo Ecológica, amiga do ambiente, uma vez que para funcionar não é necessário recorrer a água, nem a energia elétrica. Com uma área de 100 m2, a pista irá funcionar entre os dias 1 e 31 de dezembro, na Praça do Município. O acesso à pista é pago, revertendo a totalidade da verba resultante da venda dos bilhetes para as associações do concelho que irão assegurar o seu funcionamento.

Infrações foram remetidas ao Tribunal Judicial das Caldas da Rainha

GNR identifica nove pessoas nas Caldas da Rainha por contrafação de mais de 3 000 artigos

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, no dia 28 de novembro, identificou cinco homens e quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 68 anos, e apreendeu mais de 3 000 artigos por contrafação, no concelho de Caldas da Rainha.

Entre o Cartaxo e Salvaterra de Magos

Circulação rodoviária na Ponte Rainha Dona Amélia interrompida ao início da tarde de quinta-feira

A Câmara Municipal do Cartaxo informa que no dia 2 de dezembro, quinta-feira, das 14h00 às 15h30, a circulação rodoviária na Ponte Rainha Dona Amélia estará interrompida. A interrupção é necessária para a reposição de um dos dois pórticos que limitam a altura dos veículos que podem circular nesta infraestrutura.

Documento já foi remetido ao Governo

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria apresenta propostas para o Portugal 2030

A Comunidade Intermunicipal de Leiria defendeu, em sede de consulta pública da proposta de Acordo de Parceria – Portugal 2030 a previsão de financia- mento a projetos estruturantes para a região, com destaque para a ampliação e reequipa- mento do Centro Hospitalar de Leiria e para os trabalhos de requalificação e segurança no IC2 e IC8. A criação, ampliação e modernização das áreas de acolhimento empresarial, cujo valor inscrito no PRR é de apenas 110 milhões de euros para todo o território nacional, é considerado “muito baixo” pelos autarcas, que preconizam o “reforço de verbas”.

Objeto era uma faca de bolso com lâmina de 8 cm de comprimento

PSP de Alcobaça apreendeu arma branca usada nas agressões entre dois alunos da Escola Básica D. Pedro I

PSP foi chamada, dia 25 de novembro, à Escola Básica 2,3 D. Pedro I, em Alcobaça, após agressões mútuas entre dois alunos com arma branca, que obrigou a atendimento hospitalar. A PSP apreendeu o objeto em questão – faca de bolso com lâmina de 8 cm – que terá sido usado para a agressão, participou os factos ao DIAP de Alcobaça e iniciou diligências de Inquérito.

Estrutura defende integração em lugar elegível pelo círculo eleitoral de Leiria

PSD Pombal indica João Antunes dos Santos como candidato a deputado à Assembleia da República

A Comissão Política do PSD de Pombal reuniu no dia 24 de novembro, tendo emitido parecer favorável à integração de João Antunes dos Santos, na lista de candidatos a deputados pelo PSD no círculo eleitoral de Leiria, em lugar elegível. Com 31 anos, o advogado tem uma forte ligação ao movimento associativo e é conhecedor das instituições locais.

Nazaré

Acesso às escadas exteriores do Forte de São Miguel Arcanjo vedado por motivos de segurança

Foi instalada, na 4ª semana de novembro, uma barreira física junto ao Forte São Miguel Arcanjo destinada a impedir a passagem para uma área exposta a riscos de segurança. A intervenção foi executada pelo Município, sob proposta da Agência Portuguesa do Ambiente e da Capitania do Porto da Nazaré. “Esta ação foi integrada num conjunto de outras que visam a salvaguarda e segurança de pessoas que acorriam à área, que detinha um risco de queda elevado”, explica Orlando Rodrigues, vereador da Câmara Municipal.

Com a orientação científica e metodológica da Universidade Católica

Câmara de Pombal apresenta Plano Estratégico Educativo à comunidade escolar

A Câmara de Pombal apresenta terça-feira, 30 de novembro, o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) que se afirma como um referencial que, essencialmente, incide na promoção do sucesso educativo e prevenção do abandono escolar, na aprendizagem e qualificação ao longo da vida e na valorização dos serviços e recursos educativos.

Paulo Rangel venceu na Área Oeste do Distrito de Lisboa

Rui Rio vence eleições para a presidência do PSD nos distritos de Leiria e Santarém

Rui Rio venceu as eleições para a presidência do PSD no distrito de Leiria, obtendo 54,1% dos votos, contra 45,9% de Paulo Rangel. O atual presidente do PSD venceu também no distrito de Santarém, obtendo 54,6% dos votos, contra 45,4 % de Paulo Rangel. Já na Área Oeste do Distrito de Lisboa, venceu Paulo Rangel, com 54,4% dos votos, contra 45,6% de Rui Rio.

Medicina genómica - personalizada e de precisão - é uma área emergente da saúde

Universidade de Coimbra lidera consórcio que pretende criar rede estratégica para a Medicina Genómica na Região Centro

Ter a funcionar uma rede de referência para a área da medicina genómica na região Centro do país, dentro de dois anos, é o grande objetivo do consórcio liderado pela Universidade de Coimbra em parceria com a CCDR do Centro. A medicina genómica, personalizada e de precisão, é uma área emergente que, através de testes genéticos (análise de DNA), deteta várias doenças.

Candidata da CDU estará no Auditório da Biblioteca Afonso Lopes Vieira

Heloísa Apolónia realiza encontro com dirigentes e ativistas sindicais na cidade de Leiria

Heloísa Apolónia

Na sequência da nota de anúncio da candidatura de Heloísa Apolónia como cabeça de lista da CDU no Círculo Eleitoral de Leiria, a candidata participa, entre as 9h30 e as 11h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, num Encontro com Dirigentes e Ativistas Sindicais na Cidade de Leiria, em que, entre outros, participará a coordenadora da União dos Sindicatos do Distrito de Leiria, Ana Rita Carvalhais e os principais dirigentes de vários sindicatos.

Dos concursos ao mercado de Natal

Natal regressa ao Cadaval com animação variada

Cartaz

A 1 de dezembro, quarta-feira, a vila do Cadaval volta a vestir-se de acordo com a quadra natalícia, com iluminação e exposição de esculturas alusivas, a par de um conjunto de atividades com destaque para animação natalícia e mercado de Natal. Nesta quadra, decorrerão ainda dois concursos, no comércio tradicional e nos restaurantes do Concelho que tenham aderido à iniciativa camarária.

No dia 1 de dezembro, pelas 18h00, dar-se-á o acendimento da iluminação de Natal nas principais artérias da vila, a par da abertura do Parque de Natal, que estará localizado no Parque de Lazer.

O Parque de Natal incluirá diversos elementos decorativos, tais como túnel de luzes, árvore de Natal, boneco de neve, baloiço de Natal, que estarão patentes de 1 de dezembro a 6 de janeiro.

O referido Parque de Natal acolherá também, ao fim de semana (dias 11, 12, 18 e 19 de dezembro), entre as 10h00 e as 17h00, insufláveis e karts a pedais, atividades gratuitas que prometem fazer as delícias da pequenada.

Nos dias 11 e 18 (sábado), das 10h00 às 17h00, o Parque de Lazer recebe também o Ateliê de Natal da Biblioteca, baseado na construção de origamis. Nesses dias e horário, o Museu Municipal vai estar aberto ao público que queira aproveitar para o visitar.

Também dias 11 e 18, das 10h00 às 17h00, a Praça da República recebe o já habitual Mercado de Natal, com a presença de artesanato e produtos locais. Em paralelo, a vila acolherá animação de rua alusiva à quadra, onde não faltará o pai natal, duendes encantados e animação musical.

No dia 18, pelas 21h00, acontecerá também um espetáculo de videomapping, projetado na fachada do edifício da biblioteca e museu municipais. Subordinado ao tema “O Natal Encantado”, trata-se de uma história animada em projeção, com recurso a muita cor, som e imagem, de acesso livre ao público.

Nos dias 14, 15 e 16, dar-se-á a habitual visita do Pai Natal às escolas e jardins de infância da rede pública, acompanhado por um duende e um soldadinho de chumbo, para entrega de presentes.

Até dia 6 de janeiro, poderá ainda presenciar, na Praça da República (vila do Cadaval), a Exposição de Esculturas de Natal, realizadas anualmente pelas escolas e IPSS’s do Concelho sob proposta camarária.

De 1 a 6 de dezembro, decorrerá, no comércio tradicional e restaurantes concelhios aderentes (e identificados para o efeito), os concursos “Natal é no Comércio Tradicional” e “Natal à Mesa”. Quem usufruir de compras ou refeições nos espaços aderentes, habilitar-se-á ao sorteio de um total de 40 prémios.

O Município deseja a todos um excelente Natal em família, com todos os cuidados possíveis em virtude da conjuntura, com votos de um feliz ano de 2022 a todas as famílias do Concelho e aos demais visitantes.

      Fonte: BF|SCRP|CMC

Constância

António Lacerda Sales inaugura Extensão de Saúde de Montalvo

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, inaugura no dia 6 de dezembro, segunda-feira, às 12h00, a Extensão de Saúde de Montalvo, concelho de Constância. A cerimónia irá contar ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira.

Medidas de combate à Covid-19 anunciadas pelo Governo pesaram na decisão

Nazaré cancela festas de rua na passagem de ano

A Câmara Municipal da Nazaré anunciou esta sexta-feira, dia 26 de novembro, o cancelamento dos festejos de rua da Passagem de ano 2021-2022. A Câmara refere que a decisão surge após uma ponderada reflexão sobre as medidas anunciadas pelo Governo, que entrarão em vigor a partir do próximo dia 1 de dezembro.

Hugo Oliveira sucedeu no cargo a Rui Rocha

Distrital de Leiria do PSD presidida por Hugo Oliveira reuniu pela primeira vez

A nova Comissão Política Distrital de Leiria do PSD, presidida por Hugo Oliveira, reuniu no dia 22 de novembro, abordando assuntos que merecem a máxima preocupação no que respeita aos interesses das populações do distrito de Leiria, com particular destaque para as questões de infraestruturas, da segurança rodoviária, ambiente e saúde.

Valor do furto era de cerca de 1.000 euros

PSP detém três homens e uma mulher por furto em estabelecimento comercial nas Caldas da Rainha

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra das Caldas da Rainha, deteve, em flagrante delito, dia 25 de novembro, 3 homens e uma mulher, com idades entre os 25 e os 35 anos, quando haviam acabado de furtar diversos artigos em comunhão de esforços, num estabelecimento comercial.

Com atividades entre 1 de dezembro e 6 de janeiro

Município da Lourinhã desenvolve programa de Natal pensado para todas as gerações

O município da Lourinhã desenvolveu um programa de natal pensado para todas as gerações, onde a cultura, as tradições e o património histórico do concelho assumem os principais papéis. O programa de natal contempla atividades entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. Destaque para o Roteiro de Presépios de Rua, a partir do dia 1.

Localizada na Quinta das Pratas

Câmara do Cartaxo candidata Árvore do Chá a Árvore do Ano 2022

A Câmara Municipal do Cartaxo candidatou a Árvore do Chá, da Quinta das Pratas, a Árvore do Ano 2022. O júri nacional já a considerou uma das 10 mais extraordinárias do país, agora é tempo de votar para a levar à Europa. Calcula-se que foi há 112 anos que a Árvore do Chá foi plantada na Quinta das Pratas, no Cartaxo. Com nome científico Melaleuca Armillaris, de origem australiana, a árvore encontrou no Cartaxo terra fértil para crescer até à dimensão extraordinária com que hoje se apresenta –  um tronco com seis metros de perímetro do qual saem longos ramos que se alongam até aos 9 metros de altura.

Museu da imagem em movimento anuncia programa comemorativo em Leiria

m|i|mo celebra 25º aniversário com candidaturas aprovadas pela Rede Portuguesa de Museus

O m|i|mo – museu da imagem em movimento comemora o seu 25º aniversário no dia 8 de dezembro, com uma programação variada, destinada a diversos públicos e que decorrerá ao longo do dia, a partir das 10h30. Por esta ocasião, o m|i|mo celebra também a aprovação de duas candidaturas ao programa de apoio aos museus da Rede Portuguesa de Museus (RPM), e cujo financiamento em 60% do valor total das mesmas, por esta entidade, contribui para a prossecução da missão do museu na investigação de um dos mais importantes fundos da coleção, o “Projeto Fundo casa Fabião”.

Na Albufeira do Arnoia, no Convento de São Miguel, na Lagoa de Óbidos e na aldeia de Sobral da Lagoa

Turismo Centro de Portugal visita projetos turísticos estratégicos do concelho de Óbidos

Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e outros elementos deste organismo realizaram, no dia 23 de novembro, uma visita a vários locais do concelho de Óbidos. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e os vereadores Telmo Félix, Ana Margarida Reis e José Pereira.

Com Gorjões do Palácio, Mimosos, doces e licores, ginja, sidrada e vinhos

Visitantes do Festival Nacional de Gastronomia deliciaram-se com os produtos do Bombarral

O Município do Bombarral marcou presença, no dia 20 de novembro, no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, que termina este domingo. A ação contou com a presença do vereador Bruno Santos e os visitantes puderam deliciar-se com Gorjões do Palácio, Mimosos, doces e licores da Licofrutos, Sidrada – Sidra do Oeste, Ginja e vinhos do Sanguinhal.

Doenças neuromusculares, alfa 1 antitripsina e insuficiência respiratória crónica

Centro Hospitalar de Leiria abre três novas consultas no Serviço de Pneumologia

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria dispõe de três novas consultas para diagnóstico e tratamento de patologias respiratórias, nas seguintes subespecialidades: neuromusculares, alfa 1 antitripsina e insuficiência respiratória crónica, que entram em funcionamento ainda este mês de novembro. As doenças neuromusculares englobam um grande número de patologias com evoluções clínicas diversas. A ação da Pneumologia centra-se no acompanhamento em parceria com a Neurologia e promove a ação atempada necessária, que frequentemente passa pelo uso de ventilação não invasiva.

Entre 26 de novembro e 6 de janeiro

Torres Vedras leva animação de Natal a todo o concelho

De 26 de novembro a 6 de janeiro, o programa “Este Natal… Torres Vedras é sua!” celebra a época natalícia com mais de 70 atividades. Música, teatro e oficinas fazem parte deste programa, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional. Ao cair da noite, as iluminações de Natal irão encher as ruas da cidade de luz e cor. A inauguração da iluminação de Natal será a 27 de novembro.

No Cine-Teatro ouvir-se-á G. Holst, L. Bernstein, P. Sparke, J. Zdechlik e J. Barnes

Banda Sinfónica de Alcobaça apresenta em concerto as obras mais emblemáticas dos últimos 20 anos

A Banda Sinfónica de Alcobaça realiza, dia 3 de dezembro, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, Concerto Comemorativo do 36.º Aniversário do seu ressurgimento, com 4 obras emblemáticas que já tocou: Suite n.º 1 de Gustav Holst; Overture to “Candide” de Leonard Bernstein, To a New Dawn de Philip Sparke e Chorale and Shaker Dance de John Zdechlik.

Alcobaça

Alunos do Externato Cooperativo da Benedita debatem "ser de esquerda/ser de direita" com João Ferreira e João Almeida

Alunos de Ciência Política do Externato Cooperativo da Benedita organizaram duas conferências enquadradas no programa da nova disciplina. Na plateia do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, foram apresentados dois temas: Ser de Esquerda e Ser de Direita, com João Ferreira, membro da Comissão Política do PCP, e João Almeida, deputado do CDS-PP.

Cerimónia de jubilação decorre esta quinta-feira, dia 25, pelas 15h00, na ESECS

Professor Andrzej Kowalski dá última aula sobre “Televisão e Rádio Comunitárias – Comunicação e Desenvolvimento”

O professor Andrzej Kowalski vai jubilar-se e dar a última aula esta quinta-feira na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, sob o tema “Televisão e Rádio Comunitárias – Comunicação e Desenvolvimento”.

Iniciativa conta com a presença do maestro Victorino de Almeida

Galeria Ogiva (Óbidos) celebra domingo 50 anos

No dia 28 de novembro, pelas 15 horas, assinala-se 50 anos da Galeria Ogiva com uma festa que conta com a participação do maestro Victorino d’Almeida, bem como com o lançamento de um livro de memórias do mestre José Aurélio, fundador daquele espaço.
Recorde-se que a Galeria Ogiva, agora chamada de novaOgiva, é parte integrante da Rede de Museus e Galerias de Óbidos, com foco na arte contemporânea, constituindo uma aposta na expressão artística, de elevada qualidade e partindo da dinamização e recuperação de uma ideia – a descentralização da divulgação das artes – e de um espaço único.

Na avaliação ambiental estratégica do plano hidrológico do tejo de Espanha para 2022/2027

proTEJO acusa Espanha de querer ludibriar o Estado português com “falsos” caudais ecológicos em Cedillo

O proTEJO – Movimento pelo Tejo apresentou a sua discordância com a “Avaliação Ambiental Estratégica dos Impactos do Plano Hidrológico e Plano de Gestão dos Riscos de Inundação (2022-2027) da parte Espanhola da Região Hidrográfica do Tejo sobre Meio Ambiente em Portugal”, no portal Participa, do Ministério do Ambiente.

Ex-deputada de “Os Verdes”

Heloísa Apolónia volta a ser a 1ª candidata da CDU pelo Círculo Eleitoral de Leiria às eleições legislativas de 2022

A Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV tornou público, no dia 24 de novembro,  que a 1ª candidata da lista da CDU no Círculo Eleitoral de Leiria às eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022, é Heloísa Apolónia, jurista e dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”. Foi deputada à Assembleia da República nas VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII Legislaturas.

Abordados laços históricos de Portugal com outros povos

José Dias apresenta na Biblioteca Municipal do Cadaval livro “Goa – Passado, que Futuro?”

José Graça Dias e José Bernardo Nunes

O cadavalense José Manuel Graça Dias defendeu recentemente, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o papel de Portugal no caminho para o reconhecimento da identidade goesa, pelos laços históricos entre os dois povos. É uma das ilações do encontro em torno do livro “Goa – Passado, que futuro?”, no regresso das sessões presenciais à biblioteca cadavalense.

José Manuel Graça Dias radicou-se em 2019 na Dagorda (Cadaval) e é coautor e coordenador do livro apresentado no Cadaval no dia 13 de novembro.

Numa parceria com Elsa Rodrigues dos Santos e outros colaboradores, José Dias aborda Goa – território indiano que foi português durante cerca de 450 anos e está atualmente integrado na Índia, que a anexou em 19 de dezembro de 1961, sendo Estado Federado desde 1 de janeiro de 1987.

A obra, com o selo da Calçada de Letras (dezembro 2012), conta ainda com testemunhos de «amigos de Goa», tal é o caso do general Ramalho Eanes, antigo Presidente da República Portuguesa.

José Dias assume-se «um português nascido em Goa», que só em adulto viria a aprofundar os conhecimentos acerca da história da Índia e sobre a cultura hindu.

Emigrado em 1962 para Lisboa, assistiu, em dezembro de 1961, ao avanço lento das tropas indianas e à rendição das forças armadas portuguesas.

Para o autor, a política do Estado Novo foi nociva para os goeses porque criou a ideia dos «portugueses de segunda classe» e estagnou a economia de Goa. «A história de Portugal não pode esquecer os goeses», declara.

«Portugal e a India só estão interessados em relações económicas», afirma. «O futuro das populações de Goa, Damão e Diu, veículo principal da relação de Portugal com a India, ficou um bocado esquecido», entende o autor.

«Penso que os goeses representam um veículo de ligação da Europa à Asia», acrescenta José Dias, considerando que a Europa não pode declinar o seu passado. «Gostava de ver sinais positivos no futuro», observa.

«Cada vez mais se vê Goa a indianizar-se e a perder identidade. É preciso lutar contra a corrente, é preciso ir a Goa. E falar português. Há goeses que têm saudades da língua portuguesa», relata.

«Penso que os portugueses devem visitar Goa. Porque há ainda ligações dos portugueses a Goa», salienta, não obstante considerar que a rendição portuguesa, em ‘61, era inevitável.

«Não quero ser conservador; não quero voltar ao passado, mas penso que o passado não deve ser desrespeitado», declara.

No mesmo âmbito, José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, considera que é importante preservar as tradições. Segundo o autarca, se nada for feito, a tendência será para desaparecerem as referências culturais portuguesas em Goa. O edil referiu que ao visitar aquele território, não encontrou outras referências a Portugal para além de alguns traços arquitetónicos. «Era necessário haver possibilidade do ensino do português», acrescenta.

Por seu turno, José Dias entende que era necessário procurar influenciar a Índia no sentido de se preocupar mais com Goa, Damão e Diu.

«Estamos a pensar pedir uma entrevista à senhora embaixadora indiana, levar o livro e saber o que é que vai fazer o membro observador indiano na CPLP [Comunidade Portuguesa de Língua Portuguesa]. É capaz de procurar só negócios», afirma.

José Dias defende a garantia do respeito pela memória e cultura portuguesas em Goa, Damão e Diu, na medida em que constituem a história daqueles povos.

«O livro é um mosaico com vários aspetos da cultura goesa. Ele defende a identidade goesa. E dá a opção de fazer um referendo junto dos goeses sobre a independência, ou de Goa integrar a CPLP como membro coordenador, função que, neste momento, foi transferida para a Índia.

Biografia de José Manuel Graça Dias

José Manuel da Graça Dias, nascido em Margão (Goa) em 1947, reside em Portugal desde 1962 e no concelho do Cadaval desde 2019.

Antigo preso da PIDE/DGS, por ações contra o aumento da carestia de vida e guerra colonial, é licenciado em Economia (ISEG) e em Sociologia (ISCTE).

Possui mestrado em Economia, Política e Planeamento de Energia (ISEG), pós-graduação em Estudos Europeus (FDL) e doutoramento de Sociologia (ISCTE).

Para além do trabalho que ora apresenta, conta já com a seguinte bibliografia em nome próprio: “Estudo sobre as perdas de água em quantidades (Mcúbicos), nas áreas dos Serviços Municipalizados de Oeiras em 1982” (1983, versão mimeografada); “Statistical data is the pulp and paper industry and other sectores related” (Eucepa, Florença, 1986); “Contribuições para o estudo das relações entre a união económica e monetária e a racionalização do desenvolvimento industrial” (AAFDL, 1994).

É ainda coautor de dois dicionários de economia e gestão português-inglês (edição de autor, 1995/96) assumindo ainda a coautoria da obra “Voz de operário na alvorada do século XX”, (ed. Imprensa Municipal, 2009).

Encontra-se atualmente aposentado do setor marítimo-portuário, como economista, desde 2011.

   Fonte: BF|SCRP|CMC

Um ou mais munícipes poderão acompanhar Regina Piedade num dia de trabalho

Munícipes da Nazaré convidados a conhecer um dia de trabalho da vereadora eleita

Dia com a Vereadora vai permitir a munícipes interessados em conhecer o desempenho dos eleitos dentro de um organismo vivo e intenso, que é uma Autarquia.
A vereadora da Nazaré, Regina Piedade, irá definir um dia na sua agenda, ao longo do mandato (2021-2025), para mostrar o seu dia de trabalho nas suas áreas de ação,

Equipamento possibilita a realização de todos os estudos vasculares

Centro Hospitalar de Leiria investe 800 mil euros em angiógrafo digital no Serviço de Imagiologia

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem um novo angiógrafo digital já em funcionamento no Serviço de Imagiologia no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, um investimento no valor de cerca de 800 mil euros. «A mais recente aquisição, um angiógrafo de última geração, que substituiu o equipamento já descontinuado, vai não só permitir a realização de estudos de patologia hepato-bilio-pancreática com elevada qualidade, assim como a realização de todos os estudos vasculares, quer na área da Radiologia quer na Neurorradiologia», explica Vítor Pardal, diretor do Serviço de Imagiologia.

De 11 a 26 de dezembro

Porto de Mós recebe 1º Festival Gastronómico do Bacalhau

Este ano o Natal em Porto de Mós tem mais encanto e mais sabor com o 1º Festival Gastronómico do Bacalhau, que decorrerá de 11 a 26 de dezembro nos restaurantes aderentes do concelho. A realização deste festival tem o objetivo de valorizar e divulgar o bacalhau, tão tradicional da gastronomia portuguesa, mas também da época natalícia.

Concelho tem 693 novos casos nos últimos 14 dias, por 100 mil habitantes

Vereadores do PSD da Batalha querem retoma de programas de distribuição gratuita de máscaras e de testes à Covid-19

Os eleitos do PSD na Câmara da Batalha, face à evolução dos casos positivos de Covid-19, que regista uma incidência considerada de risco muito elevado, com um indicador de 693 novos casos nos últimos 14 dias, por 100 mil habitantes, o mais expressivo dos municípios do Pinhal Litoral, defendem a retoma de programas de distribuição gratuita de máscaras e de testes à Covid-19.

Opinião

A semana passada

Nuno Catita

Na passada semana tive oportunidade de participar em dois eventos e, com as devidas diferenças, foram duas enormes e positivas surpresas. A primeira foi no âmbito da comemoração dos 40 anos da AIRO, Associação Empresarial da Região Oeste, uma associação bastante abrangente a nível territorial e com todas as provas dadas no apoio às empresas, ao empreendedorismo, à formação e criação do próprio emprego e a sua especial envolvência com vários estabelecimentos de ensino dá-lhes uma capacidade de envolvência no desenvolvimento empreendedor muito acima da média de associações desse tipo.

A organização desta comemoração de quatro décadas de vida, espelha o empenho e o brio que as sucessivas direções têm conseguido implementar e fazer vingar. Arrisco em afirmar que a surpresa foi transversal a todos os convidados, talvez não tanto aos que lidam frequentemente com a AIRO e com a sua direção, pois essa experiência permite-lhes olhar para este evento como uma consequência da qualidade que impera na associação. Qualquer organização ligada a empresas não precisa de mais nada, a não ser seguir este exemplo.

Dias mais tarde uma nova surpresa. Dei por mim no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, para assistir a um concerto dos Moonspell. Ouvi falar pela primeira vez nesta banda em 1995, quando a editora do grupo me ofereceu o CD Wolfheart. Confesso que só ouvi os primeiros segundos de cada música e desisti. Não era realmente o meu estilo. Vinte e seis anos depois, um convite não recusável, fez com que voltasse a ouvir o Fernando Ribeiro. Uma sala cheia de gente, uma parte significativa vestindo as t-shirts dos Moonspells apuraram a minha vontade em voltar a tentar gostar deste tipo de música.

Mais de uma hora e meia depois, fiquei encantado com a peculiar forma deste grupo em arrebatar a plateia e com a disponibilidade e simpatia com que cada um deles preencheu o palco. A curiosidade e o encanto deste concerto, leva-me a concluir que, vou ter de adquirir o álbum 1755, lançado há 4 anos.

Dois eventos e duas agradáveis surpresas.  Dois exemplos distintos, um por falta de melhor conhecimento e outro por ter sido colocado de parte pela primeira impressão, e que, décadas depois, me dão esta sensação de querer recuperar o tempo perdido.

A AIRO provou que não se limita a ser, também faz questão de parecer e os Moonspells provaram que nem tudo o que me pareceu é.

O que é que a AIRO e os Moonspells têm em comum? Permitiram-me ter uma grande semana.

   Nuno Catita

Espaço dedicado à bricolage, construção e jardim cria 23 postos de trabalho

Bricomarché investe mais de 3 milhões de euros na Marinha Grande

O Bricomarché, do Grupo Os Mosqueteiros, abre esta quinta-feira, dia 25 de novembro uma nova loja na cidade de Marinha Grande. Resultado de um investimento de 3,35 milhões de euros, este ponto de venda dedicado à bricolage, construção e jardim, tem uma superfície comercial de 2.700m2 e permitirá criar 23 novos postos de trabalho.

De 20 a 28 de novembro

Alcobaça participa pela 7ª vez na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Pelo 7º ano consecutivo, o Município de Alcobaça participa na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, uma iniciativa comunitária destinada a chamar à atenção das comunidades locais e nacionais, dos consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos populacionais para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar para a sua redução e prevenção.

Bid Book da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura foi entregue ao Júri Europeu

Rede Cultura 2027 caminha para “um novo fundamento da Cultura do nosso território”

Livro de Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 foi entregue, no dia 18 de novembro, na estação dos CTT de Leiria, cumprindo a 1ª etapa na corrida a Capital Europeia da Cultura. A candidatura liderada por Leiria congrega as vontades de 26 municípios, alcançando mais de 800 mil habitantes e quase 6.000 km2 de extensão. O anúncio dos finalistas será conhecido em março de 2022. O Bid Book foi entregue pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, pelo coordena- dor do grupo executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, e ainda por Ana Bonifácio e Lígia Afonso, duas das redatoras.

Alcobaça

Sindicato Vidreiro acusa empresa Vista Alegre Atlantis de impedir a sua entrada nas instalações da fábrica

O Sindicato Vidreiro denunciou, no dia 19 de novembro, que a empresa Vista Alegre Altlantis, no Casal da Areia, no concelho de Alcobaça, impediu a entrada de dois dirigentes seus para reunirem com a Comissão Sindical da fábrica. Tal situação originou de imediato uma queixa à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) por violação da atividade sindical na empresa e a reunião realizou-se à porta da fábrica com denúncia pública da situação.

Torres Vedras

Bluefest promove em Santa Cruz reflexão sobre economia azul e sustentabilidade

Bluefest é o fórum que irá promover a reflexão em torno da transição para uma economia azul, o desenvolvimento sustentável e a saúde dos oceanos. “A Ciência, novas tecnologias e inovação para um oceano sustentável” é o tema do Bluefest, que decorre a 30 de novembro, na Noah Surf House, em Santa Cruz. A conferência inaugural está marcada para as 10h00, com Margarida Marques, eurodeputada, Luís Campos e Cunha, professor catedrático da Nova SBE, e António José Correia, do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar.

Marinha Grande

Museu Joaquim Correia recebe residência artística da bailarina Inesa Markava

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, foi o local escolhido pela bailarina Inesa Markava para realizar a sua residência artística, durante o mês de novembro, que culminará na performance apresentada ao público, a 3 e 4 de dezembro. Performance coreográfica da artista inspira-se na exposição fotográfica “Arbórea”, de Rute Violante, sobre os pinheiros serpentes da Mata Nacional .

Para compras de Natal no comércio local, de rua e online, do concelho de Leiria

Leiria Christmas Market está de volta com prémios de 150 LeiriaCoins

O programa Leiria Christmas Market, promovido pelo Município de Leiria, em parceria com a ACILIS-Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da região de Leiria, regressa mais uma vez para incentivar as compras de Natal nos estabelecimentos de comércio local, de rua e online, do concelho de Leiria.
De 26 de novembro a 31 de dezembro de 2021, por cada 10€ em compras num dos estabelecimentos aderentes ou em www.leiriamarket.pt, os clientes recebem um cupão de participação no sorteio “Leiria Christmas Market 2021”.

Ministra da Cultura presente na assinatura dos contratos interadministrativos de cooperação com as autarquias

PRR consagra 6,2 milhões para a requalificação dos Mosteiros de Alcobaça e da Batalha

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, deslocaram-se no dia 13 de novembro, aos concelhos da Batalha e de Alcobaça, onde participaram nas cerimónias de assinatura dos contratos inter – administrativos de cooperação para as intervenções previstas no Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na Batalha, o investimento global é de cerca de 1,8 milhão de euros e, em Alcobaça, na ordem dos 4,4 milhões de euros.

Conselho Geral da Rede Cultura 2027 reuniu no dia 18 de novembro

Conselho Geral da Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 adota como lema “Curar o Comum”

Conselho Geral da Rede Cultura 2027, órgão máximo da Rede da qual emana a candidatura de Leiria, enquanto cidade candidata representante da Rede, a capital Europeia da Cultura 2027, reuniu no dia 18 de novembro, dia da entrega formal do Dossier de Candidatura (Bid Book) junto das autoridades nacionais.

Aurélio Ferreira quer CIMRL a candidar-se a fundos europeus para a aquisição de meios e equipamentos de apoio

Marinha Grande acolheu reunião distrital do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais

Decorreu na terça-feira, dia 16 de novembro, no auditório do Centro Empresarial, na Zona Industrial do Casal da Lebre, na Marinha Grande, a reunião de balanço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2021, que esteve operacional entre 15 de maio e 31 de outubro.

Atletas e dirigentes do Sport Clube Escolar Bombarralense foram ao Estádio da Luz

Município do Bombarral levou atletas e dirigentes do SCEB a assistir ao jogo da seleção nacional de futebol

O Município do Bombarral aderiu uma vez mais à iniciativa Portugal numa Bancada, dinamizada pela Federação Portuguesa de Futebol, levando meia centena de atletas e dirigentes do Sport Clube Escolar Bombarralense ao Estádio da Luz, em Lisboa, para assistir ao jogo entre as seleções de Portugal e da Sérvia, disputado no passado dia 14 de novembro.

Cerca de 1.250 pessoas serão inoculadas até ao dia 30 de novembro

Centro Hospitalar de Leiria já iniciou a vacinação da 3ª dose contra a Covid-19 dos profissionais

O Centro Hospitalar de Leiria iniciou sexta-feira, dia 19 de novembro, a vacinação da 3ª dose de reforço contra a Covid-19 dos seus profissionais. O Serviço Farmacêutico do CHL recebeu as vacinas necessárias para todos os colaboradores, incluindo os prestadores de serviço, que já perfizeram os 6 meses da primeira vacinação. Até ao dia 30 de novembro serão inoculados cerca de 1.250 profissionais, e até ao dia 7 de dezembro, serão inoculados mais cerca de 500. Os profissionais elegíveis são convocados por mensagem escrita (SMS), respeitando a ordem da vacinação da primeira dose.

Na redação conjunta dos projetos de resolução do PSD, CDS, BE, PEV, PCP e PS

Assembleia da República pede ao Governo para fazer da Linha do Oeste uma linha do século XXI

O Parlamento aprovou, dia 19 de novembro, a redação conjunta dos projetos do PSD, CDS, BE, PEV, PCP e PS sobre a Linha do Oeste e recomenda ao Governo que dê início às diligências necessárias à modernização e requalificação da Linha do Oeste no troço entre Caldas da Rainha e Coimbra/Figueira da Foz, bem como o respetivo projeto de execução.

Promovido pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria

Alcobaça com animação de rua ao fim de semana até ao Natal

A música, a arte circense, as artes em geral e muitas outras novidades vão estar presentes aos fins de semana de dezembro nas ruas de Alcobaça. Acolhendo visitantes com boa disposição, artistas da freguesia e do concelho vão atuar na zona comercial. Entre os dias 1 e 24, das 11h às 18h, verá nas praças da cidade muitas atividades e espetáculos para crianças e famílias.

Com António Vallêra e a Orquestra Metropolitana de Lisboa

Caldas da Rainha acolhe concerto “Música e Ciência: Alterações Climáticas: e agora?”

Integrado na oferta cultural do Politécnico de Leiria e alinhado com o Plano Nacional das Artes, o Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha recebe terça-feira, às 15h30, concerto e conferência “Alterações Climáticas: e agora?”, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o conferencista António Vallêra, da Universidade de Lisboa.

Primeira cidade portuguesa a submeter o documento

Grupo de trabalho enviou o Bid Book de Coimbra 2027: Candidatura a Capital Europeia da Cultura

A Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 já foi entregue. Bid Book da Candidatura agrega trabalho desenvolvido no percurso de preparação e, ainda, as grandes áreas em torno do qual será estruturado o programa de Coimbra 2027.

Após ser detido pela GNR

Tribunal Judicial de Santarém decreta prisão preventiva a homem acusado de violência doméstica

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do NIAVE, deteve, dia 16 de novembro, um homem de 26 anos por violência doméstica, no concelho de Santarém. No âmbito da investigação, os militares apuraram que o suspeito infligia maus-tratos físicos e psicológicos contra a vítima, a ex-companheira de 34 anos.

Lezíria do Tejo apresenta-se no Festival

Festival Nacional de Gastronomia assinala 40ª edição de 18 a 28 de novembro em Santarém

A CIMLT e os 11 municípios da Lezíria do Tejo estão de volta ao Festival Nacional de Gastronomia, que este ano assinala a sua 40ª edição. O Festival decorre de 18 a 28 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Os municípios da Lezíria do Tejo voltam a animar o certame com promoção turística, cultural e gastronómica no stand intermunicipal da CIMLT e com momentos de cozinha ao vivo no espaço de showcooking do Festival. Os Municípios voltam também a animar todo o recinto, com folclore, animação musical e recriações etnográficas.

Alcobaça

“Especial Doces & Licores Conventuais - nas casas alcobacenses com tradição na Mostra” já começou

A Câmara Municipal de Alcobaça, em parceria com a ACSIA – Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria, promove, de quinta-feira a domingo, 18 a 21 de novembro, uma edição “Especial Doces & Licores Conventuais – nas casas alcobacenses com tradição na Mostra”.

Com a presença de Domingos Abrantes e Manuela Bernardino

Museu Resistência e Liberdade inaugura exposição “PCP - 100 anos de vida e de luta” na Fortaleza de Peniche

O Salão Nobre do Museu Nacional Resistência e Liberdade acolherá, entre os dias 21 de Novembro e 5 de Dezembro, a Exposição “PCP – 100 anos de vida e de luta”, organizada pela Comissão Concelhia de Peniche do PCP em colaboração com o Museu Nacional Resistência e Liberdade da Fortaleza de Peniche. A inauguração terá lugar este domingo, 21 de novembro, pelas 16 h, na Fortaleza de Peniche e contará com as intervenções de Domingos Abrantes e Manuela Bernardino.

Acedendo ao desafio lançado pelo Alto Comissariado das Migrações

Município de Leiria acolhe família migrante afegã

Um casal jovem com 4 menores a cargo e com estatuto de refugiado, irá ser realojado numa habitação arrendada pelo Município de Leiria, acedendo ao desafio do Alto Comissariado das Migrações. Para a vereadora Ana Valentim, “Leiria é, por tradição, uma cidade de acolhimento, pelo que estamos em crer que esta família afegã, que chega num contexto de fragilidade e perturbação, irá facilmente adaptar-se à nossa cidade”.

Com a presença de alunos e alunas da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Ação de sensibilização assinala Dia da Floresta Autóctone na Lagoa da Ervedeira

Para assinalar a importância do Dia da Floresta Autóctone, o Município de Leiria irá promover uma ação de sensibilização na Lagoa da Ervedeira, na manhã de 23 de novembro, que contará com a presença de alunos e alunas da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira. Esta ação, dinamizada em parceria com o Instituto Português de Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, consistirá na sensibilização para a importância das espécies autóctones, identificando as espécies que estão adaptadas à região da Lagoa.

Ministério do Mar e Docapesca asseguram 2ª edição depois do sucesso deste ano

Expo Fish Portugal: setor da pesca deve gerar já em 2022 negócios superiores a 2019

A Expo Fish Portugal termina em Peniche com a garantia de que o pescado português está de vez na rota dos mercados internacionais, com perspetivas de ultrapassar os valores de pré-pandemia já em 2022, no que respeita às exportações, ao volume de negócios internos, e ao volume de investimento expectável na indústria e no setor. O sucesso internacional da feira, as perspetivas de negócio geradas, e a procura crescente deste tipo de plataforma, levam a organização a anunciar de imediato, a segunda edição da Expo Fish Portugal para 15 e 16 de novembro do próximo ano.

Troços da EN109, EN-109-9, EN349 e EN350

Município de Leiria recebe gestão de quatro estradas nacionais totalizando 47 km

A Câmara Municipal aprovou, esta terça-feira, dia 16 de novembro, por unanimidade, a aceitação da integração de troços de quatro estradas nacionais na rede municipal, através de um acordo de mutação dominial com a Infraestruturas de Portugal, entidade que terá de entregar uma comparticipação financeira de 2,7 milhões de euros para a realização de obras de conservação.

De 27 de outubro e 11 de novembro

Torres Vedras celebrou as Festas da Cidade numa edição adaptada à situação de pandemia

Torres Vedras voltou a celebrar as Festas da Cidade, com um programa de comemorações entre 27 de outubro e 11 de novembro. Ainda numa edição adaptada à situação de pandemia e sem as tradicionais Tasquinhas, as celebrações contaram com música e atividade física, gastronomia e produtos endógenos, comércio tradicional e inovação. Um dos destaques deste ano foi a segunda edição do Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho. O evento, por onde passaram mais de mil visitantes entre 30 de outubro e 1 de novembro, integrou a “Seleção Gráfica”, uma atividade de desenho de observação inédita, cujos desenhos ficaram expostos no Reserva.

Com vista fantástica para o castelo de Porto de Mós

Miradouro do Chão das Pias inaugurado a 425 m de altura na Serra dos Candeeiros

Foi inaugurado esta segunda-feira, dia 15 de novembro, o Miradouro do Chão das Pias e apresentado o Mural de arte urbana “Muros de Pedra Seca”, em Serro Ventoso, Porto de Mós. O miradouro, da autoria do arquiteto Eusébio Calvário, estende-se para lá do limite da serra, numa altura de cerca de 425m e tem uma vista fantástica sobre a vila de Porto de Mós, com destaque para o Castelo de Porto de Mós. O espaço envolvente foi também intervencionado, numa obra que custou quase 132 mil euros.

Promovido pela Lecil, integrante do Grupo MyManagement de Gestão Global

Marinha Grande recebe Fórum Económico Empresarial 'Os desafios da Indústria no pós-Covid:soluções para empresas?'

A Lecil, empresa de contabilidade e fiscali- dade da Marinha Grande, vai promover o Fórum Económico Empresarial “Desafios da Indústria no pós-Covid – Soluções para as empresas?” Presentes estarão António Costa Silva, presidente da CNA do PRR, Fernando Alfaiate, da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e Aurélio Ferreira. 

Duas mulheres foram aliciadas por um anúncio na rede social Facebook

GNR detém mulher em Leiria por esquema de burla de empréstimos através da Internet

O Comando Territorial de Braga da GNR, através do Posto Territorial de Vieira do Minho, constituiu arguida, no dia 17 de novembro, uma mulher de 59 anos, em Leiria, por crimes de burla de empréstimos pessoais através da Internet. No decurso de uma investigação que decorre desde fevereiro, foi possível apurar-se que duas mulheres foram aliciadas por um anúncio na rede social Facebook para efetuar diversas transferências bancárias com vista à contratualização de um empréstimo bancário.

No âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Rede Cultura envia Livro de Candidatura (Bid Book) para o júri europeu e apresenta Vídeo de Candidatura

É já esta quinta-feira, dia 18 de novembro, que se concretiza um dos passos mais importantes do processo de candidatura do território da Rede Cultura, a Capital Europeia da Cultura 2027, com o depósito do Livro de Candidatura, nos CTT do Leiria Plaza. Às 12h27 – hora emblemática por representar 12 de 2012, a data da última Capital Europeia da Cultura portuguesa (Guimarães) e 27 de 2027, próxima Capital Europeia da Cultura a caber a Portugal e, que a Rede Cultura acredita seja Leiria – o Bid Book será remetido para o júri europeu, assinalando o cumprimento da primeira etapa oficial na corrida a Capital Europeia da Cultura. Após este momento simbólico, vai levantar-se a ponta do véu …

Nazaré

Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades comemora 30º aniversário com 3 concertos

A  Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades vai comemorar o  30º Aniversário, com muita música: 30 Anos – 3 Concertos – 1 Maestro. Todos os Concertos são dirigidos pelo Maestro Adelino Mota, que continua responsável pela Orquestra há 30 anos, trazendo à sua terra os restantes projetos que dirige. Os concertos no Clube do Valado têm entrada livre.

Opinião

A astronomia no tempo de D. Dinis

Carlos Fiolhais

Quando o rei D. Dinis (1261-1325, rei em 1279) criou, em 1 de Março de 1290, o «Estudo Geral» em Lisboa, iniciando o que é hoje a Universidade de Coimbra, já o reino português levava 147 anos. O que se passou de mais importante na astronomia nesse quase século e meio?

Ao contrário do que é corrente, a Idade Média está longe de ter sido uma «noite de dez séculos». A ciência astronómica foi sempre avançando, embora mantendo a cosmovisão aristotélica, adoptada por Ptolomeu, na qual a Terra estava no centro do mundo e os cinco outros planetas então conhecidos – Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno – circulavam à volta da Terra. A Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri, escrita entre 1308 e 1320 e publicada em 1472, apresenta esse modelo aristotélico-ptolomaico, com os planetas em circunferências concêntricas. Para explicar os retrocessos dos planetas do céu, foi preciso criar, ainda na Antiga Grécia, um conjunto de epiciclos, que Ptolomeu incorporou no seu modelo. Epiciclos são pequenas circunferências percorridas por um planeta em torno de um ponto que por sua vez percorre uma grande circunferência em torno da Terra.

O rei Afonso X de Castela (1221-1284, rei em 1252), cognominado o «Sábio» ou o «Astrólogo», que era avô de D. Dinis, conhecia bem esse sistema geocêntrico com os epiciclos. O “Sábio” apoiou a escola de tradutores de Toledo, um grupo de cristãos, judeus e muçulmanos que assegurou a transmissão de muitas obras da Antiguidade Clássica, e mandou instalar um observatório astronómico também nessa cidade. Foi também o compilador das chamadas Tabelas Afonsinas, completadas em 1270, que descrevem as posições dos planetas em 1252, o ano da sua coroação, e o principal impulsionador dos Libros del Saber de Astronomia, preparados entre 1276 e 1279, portanto pouco tempo antes da fundação da primeira universidade portuguesa. As duas obras teriam ampla circulação até ao Renascimento. É famosa uma citação muito conhecida, mas apócrifa, de Afonso X: «Se o Deus todo-poderoso me tivesse consultado antes da criação, eu teria recomendado algo mais simples». O facto de o poderoso rei de Castela se interessar pela astronomia revela o alto estatuto dessa ciência no século XIII. Decerto que em Portugal, no tempo de D. Dinis, se conheciam as obras de Afonso X. Segundo alguns historiadores, D. Dinis teria recebido do seu avô os Libros del Saber. Mais tarde, D. Duarte (1391-1438, rei em 1433) chamaria, no Leal Conselheiro (1438), a Afonso X «aquele honrado rei astrólogo quantas multidões fez de leituras».

Nesse tempo, Astronomia e Astrologia confundiam-se, pois, as posições dos planetas serviam para fazer horóscopos. D. Afonso IV (1291-1357, rei desde 1325), filho de D. Dinis, tinha na sua corte alguns astrólogos, como Afonso Dinis, bispo da Guarda e Évora. Já na dinastia de Avis, o rei D. Duarte tinha na sua corte o astrólogo Mestre Guedelha, cujas indicações nem sempre seguiu. Várias décadas volvidas Frei António de Beja (1493-1517), da Ordem de S. Jerónimo, haveria de publicar o seu livro Contra os Juízos dos Astrólogos (1523), onde contesta a profecia de que o fim do mundo seria no ano seguinte. O matemático Pedro Nunes (1502-1578), professor da Universidade de Coimbra, refere-se à astrologia uma só vez, no seu livro De Crepusculeis (1542). Diz ele que o seu discípulo D. Henrique, futuro Cardeal Rei, «se compraz de modo admirável com a teórica da Astronomia, isto é, da ciência que se ocupa do curso dos astros e da universal composição do céu, que não da crendice vã e já quase rejeitada que emite juízos sobre a vida e a fortuna.» Isto, é o sábio português faz questão de separar astronomia, a ciência dos astros, e astrologia, as previsões com base nos astros.

O primeiro almanaque em português, traduzido do latim, Almanaque Perdurável para Achar os Lugares dos Planetas nos Signos (c. 1321), saído, portanto no reinado de D. Dinis, serviu de base a previsões astrológicas. Contudo, os primeiros almanaques portugueses sob forma impressa só surgiram na segunda metade do século XV, destacando-se o Almanach Perpetuum (1496), do astrónomo judeu Abraão Zacuto (c. 1450 – c. 1522), que seria usado durante as viagens de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

Um dos eventos astronómicos que ocorreu entre D. Afonso Henriques e D. Dinis não foi registado na Europa Ocidental, mas sim na China e no Japão: Tratou-se da supernova de 1181, que permaneceu visível na constelação da Cassiopeia durante 183 dias. Uma supernova é uma grande estrela que explode violentamente por não conseguir manter o equilíbrio da matéria no seu interior. Só houve nove supernovas observadas a olho nu na nossa galáxia ao longo dos tempos históricos.

No Médio Oriente, a astronomia foi, na Idade Média, cultivada ao mais alto nível pelos muçulmanos. O polímata persa Naceradim de Tus ou Nasir al-Din al-Tusi (1201-1274) construiu, a partir de 1259. um observatório astronómico em Maragha (no actual Azerbaijão), que permitiu completar tabelas dos planetas em 1272. Essas tabelas seriam traduzidas para grego no Império Bizantino, mas não chegaram ao Ocidente. O tempo da globalização do saber ainda estava por chegar.

Carlos Fiolhais (Físico)

Em parceria com o Projeto Heróis da Fruta

Maçã de Alcobaça IGP participa em série de animação portuguesa

Cartaz

A Maçã de Alcobaça IGP em parceria com o Projeto Heróis da Fruta da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), chegou ao pequeno ecrã dia 10 novembro, com um episodio inteiramente dedicado à Maçã de Alcobaça IGP, no âmbito de uma série de animação portuguesa, com objetivo de prevenir a obesidade infantil.

Trata-se de uma iniciativa de parceria entre o projeto Vita Maçã do PDR2020, da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), e o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que visa o incentivo ao consumo diário de frutas e legumes, nas quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), junto de um público mais jovem.

Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projeto Heróis da Fruta explica que “esta série é uma adaptação para desenhos animados da iniciativa Heróis da Fruta que a APCOI implementa nas escolas, desde 2011, para prevenir a obesidade infantil, através do incentivo e que já melhorou os hábitos alimentares de 502.122 crianças”.

Esta série de animação portuguesa estreou no dia 16 de outubro, e conta com um conjunto de 26 episódios que retratam as aventuras de um grupo de super heróis que querem salvar o planeta “à dentada”, viajando pelo país à procura de frutas e legumes de origem nacional para ganharem superpoderes.

A serie conta com a participação especial dos atores Jessica Athayde e Diogo Amaral que dão voz às personagens principais desta série.

“Adorei dar voz à personagem Sushi neste projeto da APCOI. É fundamental formarmos os nossos filhos para bons hábitos alimentares. Espero que os Heróis da Fruta ajudem a despertar novos hábitos nas casas de quem nos vai ouvir”, afirma a atriz Jessica Athayde a propósito da sua participação.

Para o ator Diogo Amaral, “enquanto pai, poder dar a voz pelo projeto Heróis da Fruta é para mim algo muito especial. Espero que esta ação da APCOI ajude a sensibilizar muitos pais e crianças e que as refeições fiquem mais coloridas.”

O episódio foi transmitido em todos os canais de televisão parceiros da iniciativa: Canal Panda, RTP2, RTP Madeira, Porto Canal e Localvisão TV. No MEO Kids ficará disponível uma área exclusivamente dedicada aos Heróis da Fruta na qual os mais pequenos poderão ver e rever este episódio dedicado à Maçã de Alcobaça IGP assim como todos os outros 25 episódios, sempre que quiserem, na posição 53.

A Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça orgulha-se de ser parceira da APCOI e do Projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, desde 2012, e de ajudar a melhorar os hábitos alimentares das crianças portuguesas para que cresçam mais felizes e saudáveis.

Trata-se de mais um projeto de colaboração da APMA com a APCOI, no âmbito da prevenção da obesidade infantil, neste caso, integrado no projeto da APMA Vita Maçã, da medida do PDR2020, 10.2.1.5 – Promoção de produtos de qualidade locais, de muitos outros que brevemente serão divulgados.

     Fonte: APMA

Investimento de 46 mil euros

Centro Hospitalar do Oeste inicia obras de recuperação das fachadas na Unidade de Peniche

Dia 15 de novembro foram iniciadas as obras de recuperação das fachadas da Unidade de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E. A empreitada foi entregue à empresa Tecnaco pelo valor de 46.000,04€, mais IVA. O prazo de execução é de 45 dias. A empreitada prevê a reparação estrutural do betão armado, rebocos da fachada e respetiva pintura.

Coroa D. Dinis, da pastelaria Brisanorte, eleita “Escolha Doce dos Leirienses 2021”

Cerca de 8000 pessoas provaram os doces do Prove Leiria Doçaria 2021

O Prove Leiria Doçaria 2021 chegou ao fim e, segundo a organização, o sucesso deste ano é incontestável. Em apenas 3 dias o Mercado de Sant’Ana recebeu a visita de cerca de 8000 pessoas, que quiseram testemunhar a doçura de Leiria, representada por 10 pastelarias do concelho, nomeadamente a Alexmel, Brisanorte, Dolce Peccato, Maglice, Pão Quente, Permarcati, Pires, Ponto Rebuçado, Sar&Doce e Real Padaria e ainda por quatro produtores locais de mel, compotas e confeitaria.

Barcelona

Comunidade Intermunicipal do Oeste e Nova IMS anunciam parceria para projeto de cidades inteligentes

A NOVA Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, anuncia esta terça-feira, uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste para fazer da região uma região inteligente e climaticamente neutra, ao abrigo da ‘Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras’, projeto que conta com apoio da Deloitte.

Escritor dá nome à biblioteca do Campus 2 do Politécnico de Leiria

Politécnico de Leiria celebra Centenário de José Saramago com programa cultural

O Politécnico de Leiria vai promover atividades culturais dirigidas à comunidade académica, para comemorar o Centenário de José Saramago e homenagear o escritor e cidadão. As celebrações têm início no dia 16 de novembro, data em que Saramago completaria 99 anos, e estender-se-ão por 2022. A ligação do Politécnico ao escritor faz-se através da Biblioteca José Saramago.

Opinião

Orçamento chumbado, velório da Geringonça, esperança no futuro

Liliana Sousa

O chumbo do orçamento de estado para 2022 é o reflexo do desgaste do “casamento por conveniência” que, em 2015, levou à constituição de um governo que, não tendo ganho eleições, formou uma “Geringonça” para governar o país.

O orçamento levado a escrutínio tinha poucos estímulos ao crescimento económico, ao apoio às empresas e injetava três mil milhões de euros na TAP e na CP. Registe-se ainda a falta de respeito pela concertação social, que conduziu à retirada de parceiros, em total desacordo com o governo.

Os “braços de ferro” conduziram à reprovação e, consequente marcação de eleições antecipadas.

Cada período eleitoral pode ser visto como uma abertura para um novo ciclo. Os partidos têm agora oportunidade para apresentar novos caminhos, debatê-los, mostrando as alternativas que há a esta esquerda desgastada e motivando os que se avolumam numa percentagem de abstenção preocupante.

Se houver uma maioria de esquerda e os líderes se mantiverem, o acordo entre partes recém-desavindas não será fácil. Por outro lado, uma liderança de direita poderá ter uma aliança dificultada pela imprevisibilidade do Chega.

Não sendo conhecida a solução governativa, o orçamento torna-se imprevisível. As consequências desta indecisão serão, em primeira instância, para as empresas, nomeadamente as que dependem de investimentos estatais.

Em termos práticos, enquanto não há novo orçamento, será aplicado o aprovado para 2021, em regime de duodécimos. Se pode ser positivo, manter-se a autorização de endividamento e a generalidade dos impostos, conduzindo a uma provável diminuição do défice; dificuldades com PRR, o adiamento de decisões de investimento e de consumo, podem atrasar o processo de retoma, já em muito afetado com a crise energética e ausência de componentes industriais no mercado. Também os funcionários públicos e pensionistas poderão ver questionado o seu aumento anual, embora possa ser reposto com retroativos pelo próximo governo.

Em suma, o chumbo do orçamento poderá não ser uma catástrofe para os portugueses. Afinal veio antecipar um ciclo político, depois de esgotada uma solução com parcos resultados, falta de visão estratégica e com áreas fundamentais, como a da saúde, com demissões em bloco, consequentes do desastre governativo.

Que novos ventos, tragam novas vontades…

    Liliana Sousa 
Secretária da Comissão Política do PSD de Alcobaça

No concelho de Constância

Parque Ambiental de Santa Margarida recebe encontro Conhecer Aromas e Sabores de Natureza

Este fim de semana, dias 20 e 21 de novembro, o Parque Ambiental de Santa Margarida – PASM, no concelho de Constância, vai receber o evento Conhecer Aromas e Sabores de Natureza, o qual engloba o Passeio Pedestre Interpretativo Descobrir Aromas e Sabores Silvestres, a Feirinha do Livro, um espetáculo de contos e uma conversa sobre plantas à hora do chá. 

Joel Colaço vai representar Portugal no Campeonato do Mundo, na Tailândia

Atleta da Marinha Grande participa no Campeonato do Mundo de Muaythai

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e a vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, receberam no dia 15 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o atleta de Muaythai, Joel Colaço, que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade.

Autarcas querem a sua localização nas Caldas da Rainha

Autarcas das Caldas reuniram com ministra da Saúde com novo hospital do Oeste na agenda

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, reuniu, no dia 11 de novembro, com a ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhado pela vereadora Conceição Henriques, pelo vereador do PS Luís Patacho, pelo líder do movimento independente Vamos Mudar na Assembleia Municipal, António Curado, e pelos deputados municipais do PSD, Filomena Gonçalves e Pedro Marques. Manifestar um conjunto de preocupações referentes ao estado da Saúde no concelho, e na região, em especial a situação no Hospital das Caldas da Rainha, foi o principal ponto da agenda.

Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Ministro do Mar inaugura em Peniche a Expo Fish Portugal

Expo Fish  Portugal começa já esta terça-feira, dia 16 de novembro, com um conjunto de conferências, que podem ser assistidas online . As conferências também podem ser assistidas ao vivo na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Peniche.

Alcobaça

Festival Books&Movies apresenta últimos espetáculos até 23 de novembro

Festival Books&Movies apresenta últimos espetáculos esta semana: Cine-concerto “Surdina”, com Rodrigo Areias e Tó Trips, Masterclasses de Regina Pessoa e de Abi Feijó, o Encontro com Escritores Gonçalo M. Tavares e A.M. Catarino, a apresentação Literária de João Tordo, o Showcooking com Wine Pairing, por Ricardo Raimundo e Rodrigo Martins, o Encontro de Amigos, com José Luis Peixoto e Fernando Ribeiro (Moonspell), Moonspell ao Vivo e Encontro com Escritores, com Tiago Salazar, Raquel Ochoa e Carla Veríssimo e a Gala Books&Movies, com o concerto de Daniel Bernardes e a homenagem à atriz Isabel Ruth.

Fernando Barão e Carlos Bernardes receberam as maiores distinções municipais

Sessão solene de celebração do feriado municipal de Torres Vedras reconheceu instituições e cidadãos

A Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal de Torres Vedras decorreu em véspera de Dia de São Martinho, 10 de novembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Na ocasião, Laura Rodrigues destacou, de entre os homenageados, “os exemplos de vida, abnegação, entrega à comunidade e à causa pública” de Fernando Barão e Carlos Bernardes.

BUPI está localizado no Edifício da Resinagem

Balcão Único do Prédio já está em funcionamento na Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em funcionamento o BUPi – Balcão Único do Prédio, através de um posto de atendimento presencial localizado no Edifício da Resinagem. O BUPi tem como objetivo possibilitar aos cidadãos identificarem e registarem, gratuitamente, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários. Este serviço está em funcionamento desde o dia 4 de outubro, nos dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Marinha Grande

Projeto “500 Magalhães” leva estudantes do Politécnico a reflorestar a Mata Nacional de Leiria

Mais de 50 estudantes do Politécnico de Leiria contribuíram, dia 11 de novembro, para a replantação da Mata Nacional de Leiria, através de uma ação inserida na iniciativa “500 Magalhães”. Pretendendo ser um meio de sensibilização da comunidade académica para a preservação ambiental, a iniciativa proporcionou ainda aos estudantes a oportunidade de participarem numa conversa temática de sensibilização para as questões ambientais e de sustentabilidade com especialistas convidados, no auditório do Edifício da Resinagem da Marinha Grande.

A ação de replantação decorreu num lote de terreno do Parque do Tremelgo, na Mata Nacional de Leiria, nomeadamente no Talhão n.º 289.

Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche

Centro Hospitalar do Oeste admite congestionamento nos Serviços de Urgência mas garante situação estabilizada

Na sequência das notícias veiculadas sobre os Serviços de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste, reconheceu, no dia 14 de novembro, que os Serviços de Urgência do Hospital de Caldas da Rainha e do Hospital de Torres Vedras têm estado muito congestionados nos últimos meses, devido à elevada afluência de doentes. O movimento na Urgência Geral, desde junho, tem sido idêntico ao registado no período pré-pandemia, agravado em 2021 pela existência das Áreas de Atendimento Respiratório (ADR) para o COVID-19, que têm registado de igual modo elevada procura. Contudo, este domingo, os Serviços de Urgência mantêm-se em funcionamento, com a situação estabilizada,

Em reunião com a ministra da Saúde

Presidentes dos 5 municípios do Estuário do Tejo pedem garantias de funcionamento do Hospital de Vila Franca de Xira

Presidentes das Câmaras de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira foram recebidos, dia 11 de novembro, pela ministra da Saúde, Marta Temido. Os autarcas representantes da área do Estuário do Tejo, servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira, levaram à governante as suas preocupações sobre a capacidade de resposta das unidades de saúde que servem as suas populações.

Evento internacional vai decorrer em Portugal pela primeira vez

Politécnico de Leiria assina protocolo com FENACERCI para organizar 3ª conferência sobre escrita fácil de ler e entender

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria firmou, no dia 11 de novembro, um protocolo de colaboração com a FENACERCI, para organização conjunta da terceira conferência sobre pesquisa em escrita fácil de ler e entender – KLAARA, a decorrer em Leiria, em 2023.

Tráfico ocorria em Alcanena, Torres Novas, Porto de Mós, Golegã e Barquinha

GNR detém três homens por tráfico de mais de 4400 doses de estupefacientes no concelho de Alcanena

O Comando Territorial de Santarém da GNR, via Núcleo de Investigação Criminal de Torres Novas, no dia 10 de novembro, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 19 e 32 anos, por tráfico de mais de 4400 doses de estupefacientes, no concelho de Alcanena.

Pedro Ferreira recorda investimento municipal significativo

Presidente da Câmara de Torres Novas assegura que crise nos bombeiros não põe em causa o socorro à população

Face às notícias sobre a atual situação de crise na Associação de Bombeiros Voluntários Torrejanos, Pedro Ferreira esclarece, enquanto presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, que o socorro à população não está, nem nunca esteve, em causa, uma vez que este é garantido pelo Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).

Após notícias sobre o mau funcionamento deste serviço

Centro Hospitalar do Oeste vai admitir mais enfermeiros para o Serviço de Urgência de Caldas da Rainha

Na sequência das notícias veiculadas sobre o serviço de Urgência do Hospital das Caldas da Rainha, o Centro Hospitalar do Oeste informou, no dia 13 de novembro, que foi autorizada a contratação de profissionais de enfermagem para reforço do serviço de Urgência do Hospital de Caldas da Rainha. Até final deste ano, prevê-se ainda a conclusão da empreitada para remodelação e ampliação do Serviço de Urgência de Caldas da Rainha. A expansão e remodelação deste serviço – um investimento superior a 1,7 milhões de euros – dotará esta unidade de uma segunda Sala de Observação e ampliará a Urgência Pediátrica.

Na iniciativa “Posto de Turismo Com Vida”

Posto de Turismo do Bombarral convida visitantes a degustar produtos locais todas as quintas-feiras

O presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, visitou, no dia 11 de novembro, o Posto de Turismo, onde todas as quintas-feiras vai ser possível degustar produtos do concelho, como o vinho licoroso Quinta de São Francisco, a Ginjinha do Sanguinhal ou os licores e o Doce Extra de Pera Rocha.

Fim simbólico da Primeira Guerra Mundial ocorreu a 11 de novembro de 1918

Dia do Armistício assinalado na Marinha Grande

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, participou na manhã de quinta-feira, 11 de novembro, nas comemorações do 103.º aniversário do Dia do Armistício, a convite da direção do Núcleo da Liga dos Combatentes da Marinha Grande. Foram depositadas coroas de flores no Monumento da Grande Guerra e respeitado um minuto de silêncio em memória dos combatentes. Seguiu-se a leitura de uma mensagem alusiva à data, que assinala o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial ocorrido a 11 de novembro de 1918, e de homenagem à memória dos combatentes.

Alcobaça

Leandro Ferreira Matias eleito presidente da JS de Alcobaça para “unir o concelho”

Dia 6 de novembro, decorreram as eleições para os Órgãos Concelhios da Juventude Socialista de Alcobaça, biénio 2021/2023. Leandro Ferreira Matias, 20 anos, natural de Pataias, Estudante de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade da Beira Interior, foi eleito presidente da Concelhia, sucedendo a Diogo Ramalho.

Alcobaça

Aljubarrota recebe domingo o mercadinho de São Martinho

O Largo do Pelourinho, em Aljubarrota recebe domingo, dia 14 de novembro, o mercadinho de São Martinho, onde vários vendedores da freguesia expõem os seus produtos, tais como pão, doces, frutos secos e frescos, queijos e enchidos, vinhos licores e mel. Evento decorre das 10 às 17h e é uma organização da Junta de Freguesia de Aljubarrota, que quer “dinamizar a freguesia” e ajudar os vendedores locais.

22.150 luminárias de iluminação pública LED Schréder já foram instaladas

Iluminação pública LED permite economia anual de 750 mil euros ao Município de Santarém

A introdução de 22.150 Luminárias LED na iluminação pública do Município de Santarém representa uma poupança energética superior a 5.6 milhões de kwh/ano, que significa uma redução anual na ordem dos 750 mil euros na fatura de energia deste município da Lezíria do Tejo e evita a emissão de 2.665 ton CO2eq para o ambiente. Esta intervenção potencia poupanças significativas que ajudam o município a atingir as suas metas energéticas e ambientais ao mesmo tempo que liberta fundos para outros investimentos em benefício da comunidade.

Torres Vedras

Projeto financiado pelo Governo da Alemanha transforma a Rua da Eletricidade numa “living street”

A Rua da Eletricidade, em Torres Vedras, foi transformada numa rua viva e multicul- tural no âmbito do projeto “Living Streets”. O espaço foi inaugurado no sábado, 6 de novembro. Esta iniciativa é o resultado da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com as associações ILÚ e Untamed.

Atendimento e acompanhamento confidencial e gratuito

Gabinete de Apoio à Vítima inaugurado no Cadaval

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima inaugurou o Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval, localizado no Pátio do Município, no dia 10 de novembro. A abertura do GAV resulta de um protocolo de cooperação, assinado entre o Município do Cadaval e a APAV, com o objetivo de criar uma resposta que apoie as vítimas de qualquer tipologia de crime, bem como familiares e amigos/as.

Iniciativa junta crianças, familiares e membros da Equipa da Diabetes Pediátrica

Centro Hospitalar de Leiria assinala Dia Mundial da Diabetes com encontro e partilha de experiências sobre a doença

A Equipa da Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai realizar um encontro que irá reunir os seus profissionais com crianças e jovens com diabetes, juntamente com as suas famílias, como forma de assinalar o Dia Mundial da Diabetes, na data de 14 de novembro. A iniciativa decorre durante a manhã desse dia, próximo domingo, na vila de Porto de Mós, e prevê reunir cerca de 30 participantes, entre utentes e profissionais.

Editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos

Guilherme Piló apresenta livro “Homens sem coração” na Biblioteca Municipal da Nazaré

“Homens sem coração” dá nome ao livro que retrata a vida de um homem na pesca do bacalhau, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que o autor Guilherme Piló apresentará este sábado, dia 13 de novembro, às 16 horas, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. A sessão contará com a presença do autor, amigos e familiares e ainda de música tradicional local.

Alcobaça

Utentes do Centro de Saúde da Cela fazem ultimato ao ACES Oeste Norte

Mais de meia centena de populares participaram no dia 9 de novembro, na vigília organizada pela comissão dos Utentes do Centro de Saúde da Cela, Alcobaça, como forma de protesto pela falta de clínicos naquele centro de saúde. Após a iniciativa ficou decidido pelos utentes que caso até ao final desta semana, ou seja, sexta-feira, dia 12 de novembro, a responsável pelo ACES Oeste Norte, Ana Pisco, não assine o documento que permite que o Centro de Saúde da Cela passe a ser um pólo da USF Pedro e Inês, os celenses irão em manifestação até junto dos serviços do ACES Oeste Norte.

De 18 a 21 de novembro

Alcobaça recebe Especial Doces & Licores Conventuais nas casas com tradição na Mostra

Município de Alcobaça, em parceria com a ACSIA, promove, de 18 a 21 de novembro a edição “Especial Doces & Licores Conventuais – nas casas alcobacenses com tradição na Mostra”. São várias as pastelarias do concelho de Alcobaça que conservam a tradição e o receituário dos Doces e Licores Conventuais dos Mosteiros de Alcobaça e de Coz. Será uma edição especial da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, ainda adaptada ao contexto pós-pandémico, que promove uma das marcas identitárias do coração dos alcobacenses.

Suspeitos encontravam-se organizados, com tarefas bem definidas

GNR detém quatro homens e uma mulher por furtos em lares de idosos nos concelhos de Pombal e Amadora

A Unidade de Intervenção,através da Secção de Investigação Criminal do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da GNR realizou, no dia 8 de novembro, uma operação policial no âmbito de um inquérito criminal, que culminou na detenção de quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre 25 e 54 anos, em Pombal e Amadora.

Criada a partir dos sons locais relacionados com a pedra

Territórios de Pedra inaugura exposição "O Cantar da Pedra" em Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal

Os Municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, que integram o projeto Territórios de Pedra, vão inaugurar a 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, respetivamente, a exposição itinerante “O cantar da Pedra” pela Binaural Nodar. Projeto inclui atelier para crianças e exposição de expressões sonoras e visuais a partir de trabalho de campo e arquivo digital da Binaural Nodar.

Rui Pedrosa alerta ainda para os constrangimentos orçamentais que a instituição continua a viver

Politécnico de Leiria congratula-se com máximo de estudantes e estabilidade do corpo docente

«Um dos principais marcos alcançados [nos últimos 4 anos] foi a valorização das nossas pessoas, nomeadamente pelo investimento na estabilidade do corpo docente, e pela criação de uma estratégia única de abertura de concursos. Ao fim destes 4 anos foram e serão abertos, incluindo também o ano de 2022, aproximadamente 150 concursos de professor adjunto, coordenador e coordenador principal», afirmou o presidente do Politécnico de Leiria durante a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2021/2022, que decorreu esta segunda-feira, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Opinião

Crónica de uma morte de um Orçamento de Estado anunciada

Isabel Ventura

Nos últimos dias muito se debateu sobre a crise política motivada pelo chumbo do Orçamento de Estado, quase como que fosse uma questão de honra do PS – isto é, – um braço de ferro com o Bloco de Esquerda e a CDU, como se de uma morte de Orçamento de Estado anunciada se tratasse. O Orçamento de Estado para 2022 foi chumbado logo na votação na generalidade, só existindo abstenção por parte do PAN e deputadas independentes, e votos a favor pela bancada do PS. É de recordar que o Orçamento de Estado para 2021 já só tinha sido viabilizado com a abstenção dos comunistas com o evidente voto contra dos bloquistas.

No seguimento da rejeição pelo parlamento do Orçamento para 2022, o Presidente da República, após ouvir os partidos representados na Assembleia da República e o Conselho de Estado, anunciou a 4 de Novembro, e após parecer favorável do Conselho de Estado, dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas para o dia 30 de Janeiro de 2022.

Todos sabemos que as divergências eram e são de fundo, de substância, em áreas sociais relevantes, como a Segurança Social ou legislação do trabalho, e inultrapassáveis. Tanto o Bloco como o PCP perceberam que estavam enganados, a dada altura imaginaram que estavam na Geringonça a construírem um projeto próprio com o PS quando na realidade estavam a ser uma mera muleta do PS – algo que lhes vai custar muitos eleitores. A grande probabilidade, após eleições, é a de haver uma redução na maioria de esquerda no parlamento.

Esta crónica desenrola-se:
O PCP e o Bloco sairão penalizados por terem sustentado um governo que fizeram cair;
O PAN regredirá e ficará sem expressão eleitoral;
O PS independentemente da votação que venha a obter não mais contará com comunistas ou bloquistas para formar governo;
O PSD tem tido alguma dificuldade em ameaçar a atual maioria de esquerda e em fazer oposição, e será que com a crise interna conseguirá clarificar a sua posição? Ponderar governar em bloco central com o PS poderia ser muito penalizante para o partido;
A IL poderá aproveitar uma janela de oportunidade de crescimento apesar do seu posicionamento dúbio em questões políticas de fundo;
O CDS encontra-se numa profunda crise interna e sujeita-se a uma grande perda de votos para o IL e para o Chega;

O Chega, após recentes eleições para reeleição com quase 95% dos votos para o seu Presidente André Ventura e eleição de Deputados ao Congresso Nacional realizar de 26 a 28 de Novembro, será um partido organizado com enfoque nos bons resultados nas eleições de 30 de Janeiro de 2022. Reforçará seguramente a sua dimensão parlamentar.

Sendo um partido liberal na economia e conservador nos valores será o verdadeiro rosto da direita em Portugal, circunstância que hoje já ninguém pode sequer colocar em causa.

     Isabel Ventura

Após reparos de Raul Castro

PSD reitera boa situação financeira da Câmara e exorta “geringonça” da Batalha a deixar-se de queixumes e trabalhar

Vereadores do PSD na Câmara Municipal da Batalha ao tomarem conhecimento de declarações recentes do atual presidente, sugerindo dificuldades financeiras do Município, contrapõem que “a insinuação não corresponde à verdade, procura enganar os cidadãos e instituições locais e revela desconhecimento ou má-fé .”

Cantor abre evento de Natal e cria versão de música original dedicada à cidade

Concerto do cantor Toy marca inauguração do programa “Caldas, Rainha do Natal”

O concerto de Toy marca inauguração do evento “Caldas, Rainha do Natal”. O artista sobe ao palco a 13 de novembro, às 21h30, na Praça 25 de Abril e apresenta uma versão da música “Coração não tem idade (vou beijar)” dedicada à cidade. De destacar a árvore de Natal gigante de 33 m, o trenó, o comboio de Natal e a ecopista de gelo.

Programa de comemorações desenrola-se entre os dias 13 e 15 de novembro

Museu de Leiria celebra o 104º aniversário de fundação e o 6º de instalação no antigo Convento de Santo Agostinho

No dia 15 de novembro, segunda-feira, o Museu de Leiria celebra o 104.º aniversário da sua fundação e o 6.º da sua instalação no antigo Convento de Santo Agostinho. O programa de comemorações desenrola-se entre os dias 13 e 15 de novembro e inclui visitas guiadas, inauguração de exposições, sessões pedagógicas e lúdicas e um concerto.

Homem é utente de um lar de idosos

GNR resgata idoso desaparecido na freguesia de Fátima

O Comando Territorial de Santarém, através do Destacamento Territorial de Tomar, juntamente com o Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI) e com militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS), localizou, dia 10 de novembro, um homem de 63 anos que tinha sido dado como desaparecido, na freguesia de Fátima.

Este ano dedicado ao “Roteiro de Viagem escrito”

João Morgado Oliveira vence prémio internacional Books & Movies

O alcobacense João Morgado Oliveira, que concorreu com o pseudónimo Marco Battuta, foi o vencedor, por unanimidade, do prémio internacional Books & Movies, este ano dedicado ao roteiro de viagem escrito e irá receber um prémio de 5 mil euros. O anúncio foi feito pela vereadora da Cultura Inês Silva no dia 8 de novembro durante a reunião pública mensal do município de Alcobaça. O júri considerou que a obra “Volta ao Mundo. Viagem Musical” tem uma “narrativa original, culta e despretensiosa, provocadora dos sentidos e sobretudo madura na perspetiva de que viajar é, além de ver, escutar-ouvir de forma ativa”.

Torres Novas

IV Festival Gastronómico das Couves com Feijões vai ter 42 restaurantes aderentes

O Município de Torres Novas organiza, entre 19 e 28 de novembro, o IV Festival Gastronómico das Couves com Feijões, que decorrerá em 42 restaurantes aderentes. Este festival visa contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos típicos da gastronomia torrejana e conta com o envolvimento da Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal da Aroeira.

1.ª Edição do Prémio Autárquico «Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses - Holocausto, valores universais, humanismo e justiça»

Projeto do Centro Humberto Delgado em Torres Novas recebeu menção honrosa na DGAL

O projeto do Município de Torres Novas que visa transformar a Casa Memorial, sediada no Boquilobo, no Centro Humberto Delgado, um centro de estudos sobre o republicanismo e oposição à ditadura, recebeu uma menção honrosa no âmbito da 1.ª Edição do Prémio Autárquico «Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça» promovido pela Direção-Geral das Autarquias Locais.

Com início a 15 de novembro

Câmara de Leiria avança com nova frente de obras na Av. General Humberto Delgado

Uma nova frente de obra na Av. General Humberto Delgado, no Troço entre a Rua Emília Silva Carvalho e a Rua João Paulo II, vai ter início dia 15 de novembro, com um prazo de 120 dias. A intervenção inclui a substituição da rede de abastecimento de água, esgotos, rede pluvial, iluminação pública, telecomunicações, energia e gás.

Estruturas de Ferreira do Zêzere e Coruche foram reativadas

Eleições nas concelhias da JS do Distrito de Santarém resultam em oito novos presidentes e cinco reconduções

As eleições para as concelhias da Juventude Socialista no distrito de Santarém decorreram de 29 de outubro a 7 de novembro, com 13 assembleias eleitorais que, por sua vez, elegeram as novas lideranças para o próximo biénio. O saldo da Federação é positivo, com destaque para a reativação das estruturas de Ferreira do Zêzere e Coruche.

Utentes realizam vigília no dia 9 de novembro, às 21h

Utentes do Centro de Saúde da Cela desesperam sem médico de família desde julho

Comissão de utentes do Centro de Saúde da Cela compareceu esta segunda-feira na reunião da Câmara Municipal de Alcobaça

Representantes da comissão de utentes do Centro de Saúde da Cela manifestaram-se na reunião de Câmara de Alcobaça, de 8 de novembro, e exigiram ao Executivo municipal que faça pressão junto do Ministério da Saúde, para que se resolva rapidamente o problema da falta de médicos naquele centro de saúde. Desde julho, altura em que se reformou o médico que ali prestava cuidados de saúde primários, que os cerca de 3 mil celenses têm dificuldades em obter consultas, pedir receituário ou fazer o acompanhamento das suas patologias clínicas.

Rogério Raimundo, um dos membros da comissão de utentes, salientou que “os utentes com doenças crónicas precisam de acompanhamento regular”, sendo a maioria deles idosos, sem capacidade de deslocação para os serviços complementares destinados aos utentes do Centro de Saúde da Cela, que se situam “nas Caldas, na Nazaré e Bombarral”.

Segundo o representante da comissão de utentes, apenas um médico presta serviço naquela unidade de saúde, “duas vezes por semana, à tarde” e “atende apenas 8 utentes”, sendo que a situação ainda se poderá agravar mais, uma vez que este clínico também irá reformar-se. Atualmente existem duas vagas em aberto para médico de família no Centro de Saúde da Cela, que aguardam preenchimento.

Também David Santos, representante dos utentes, considerou que no “concelho de Alcobaça existem utentes de primeira, de segunda e de terceira” e os “utentes da Cela são de terceira porque não têm acesso a cuidados de saúde primários”, acrescentando que, “a nível de instalações, de materiais de diagnóstico, estão completamente obsoletos” e a “freguesia de Cela foi completamente esquecida” neste campo.

Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, admitiu que atualmente o Centro de Saúde da Cela “é dos piores do concelho”, no que se refere às instalações físicas. O edil garantiu à Comissão de utentes que tem acompanhado o caso e que tem a garantia por parte da diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, Ana Pisco, de que “até ao final do ano este assunta será resolvido”.

O presidente da Câmara garantiu que irá continuar a fazer pressão junto do Ministério da Saúde e por sua vez, o vereador do PS, António José Henriques, apelou a que o município exerça a sua pressão não só junto do Ministério mas também junto da Ordem dos Médicos “que também tem grandes responsabilidades nesta matéria”.

No seguimento das ações de protesto contra a falta de clínicos, a Comissão de Utentes irá promover no dia 9 de novembro, às 21h, em frente ao Centro de Saúde da Cela, uma vigília com o objetivo de reivindicar médicos de família para aquele serviço.

 Mónica Alexandre

Em causa estarão militares envolvidos em missões na República Centro Africana

Operação da PJ contra contrabando de diamantes e ouro e tráfico de droga passa pelo Entroncamento

A Polícia Judiciária procedeu à execução, dia 8 de novembro, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, apoiado por Unidades da PJ e Autoridade Tributária, junto com o Juiz de Instrução Criminal e Magistrados do Ministério Público, de 100 mandados de busca, visando a recolha de prova relacionada com práticas criminosas.

Até 14 de novembro

2º Festival do Javali apresenta 12 pratos diferentes a partir de sábado em Constância

São 12 os pratos que vão estar disponíveis nos 7 restaurantes aderentes ao 2º Festival do Javali, um evento que vai decorrer em Constância a partir de sábado e que se prolonga até 14 de novembro: Lombinho de javali com mel, ameixa e vinho do Porto, Javali estufado com ervas aromáticas, Caril de javali, Javali estufado em molho de caju e frutos secos, O piano e a batuta, Costelinhas de javali em redução de molho de ameixa, Ensopado de javali, Cataplana de javali, Empanada de javali, Pica-pau de javali, Carne assada de javali em molho de laranja e mel e Costeletas de javali grelhadas com migas e batata frita são os múltiplos pratos disponíveis no 2º Festival do Javali.

10 de novembro, no Auditório Páteo do Valverde

Município de Azambuja apresenta estudo com vista à recolha de biorresíduos no concelho

O Município de Azambuja vai realizar uma sessão de apresentação do estudo para desenvolvimento do sistema de recolha de biorresíduos a implementar no Concelho de Azambuja. A sessão aberta ao público terá lugar dia 10 de novembro, às 19h, no Auditório Páteo do Valverde, Azambuja. Objetivo é encontrar respostas para a pergunta “o que fazer com os biorresíduos?”, o que exige que eles sejam encarados e geridos como matéria-prima, numa perspetiva de economia circular, com um custo e valor associados, o que vai permitir a obtenção de produtos com valor de mercado, como biogás, energia elétrica e composto.

Sob o tema «Salubridade e Segurança em Edifícios

Empresa GM2E promove ciclo de seminários em Leiria, Abrantes e Santarém

Sob o tema «Salubridade e Segurança em Edifícios- Da conceção à Exploração» estes seminários, são promovidos pela empresa GM2E e decorrem em novembro nos dias 10 na START UP de Leiria, a 17 no TAGUS Valley em Alferrarede – Abrantes e, por último, no dia 24, na START UP de Santarém. Este ano a empresa quis dar destaque às questões da Segurança e Saúde, e.g. caso da legionella, covid, às exigências de Salubridade nos Edifícios e à necessidade da existência de Manutenção.

Aula inaugural do curso da Universidade de Coimbra teve lugar no INIAV

Doutoramento “Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades” arrancou em Alcobaça

A aula inaugural do curso de doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades decorreu dia 5 de novembro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Alcobaça. Curso ministrado pela Universidade de Coimbra pretende abordar os Estudos de Alimentação numa perspetiva holística, centrada nas Humanidades. Além da História, Cultura, Literatura e Artes, serão também abordadas áreas do Turismo, Antropologia, Sociologia, Comunicação e Medicina. Segundo Hermínio Rodrigues, com esta primeira aula “estamos a lançar os alicerces para o futuro do Ensino Superior em Alcobaça”.

Ex-candidato à Câmara Municipal de Alenquer

Nuno Miguel Henriques marca presença no Conselho Nacional do PSD e reafirma candidatura à liderança

Nuno Miguel Henriques apresentou-se já como candidato a presidente do PSD no Conselho Nacional de sábado, em Aveiro. O vereador da Câmara de Alenquer frisou que ‘aquilo que nos une, sociais-democratas, deve ser sempre superior àquilo que nos separa. Precisamos urgentemente de um partido que contribua para a solução e não para a complicação.’

Avenida 1º de Maio volta a ser o local escolhido

Caldas Street Food regressa no início de dezembro

Estão abertas inscrições para o Caldas Street Food, que se realiza no 1º fim de semana de dezembro (dias 3, 4 e 5), com uma forte aposta na qualidade, sustentabilidade e na gastronomia, trazendo à rua milhares pessoas para apreciar as melhores iguarias. A avenida 1º de Maio volta a ser o local escolhido, com o habitual ambiente acolhedor.

Tomar

Patrícia Sampaio sagra-se campeã da Europa de Judo Sub-23

Patrícia Sampaio, atleta da Secção de Judo da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, e da Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS), sagrou-se Campeã da Europa de Sub-23, em representação das cores nacionais, no Campeonato da Europa Sub-23, que decorreu em Budapeste, na Hungria, de 5 a 7 de novembro.

Iniciativa do Politécnico de Leiria e Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO)

Mês do Mar pretende aumentar a consciência azul da sociedade e alavancar a economia do mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, numa parceria alargada a múltiplas entidades, como a Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), está a promover o Mês do Mar para assinalar o papel relevante que o mar assume nas mais diversas vertentes da sociedade. Através da dinamização de palestras, workshops, conferências, ações de limpeza, exposições, entre outras atividades, ao longo do mês de novembro, a ESTM pretende fomentar a difusão de conhecimento, aumentar a consciência azul da sociedade e alavancar a economia do mar.

Torres Novas

Misty Fest traz Avishai Cohen, braço direito de Chick Corea, ao Teatro Virgínia

Domingo, dia 14 de novembro, a partir das 17h30, o Teatro Virgínia recebe Avishai Cohen, um dos mais discretos gigantes do jazz contemporâneo, num concerto integrado no Misty Fest. Avishai Cohen é um baixista e contrabaixista que estudou se formou em Nova Iorque, onde se tornou braço direito de Chick Corea, músico recentemente desaparecido com quem percorreu o planeta.

Abrantes

Art´Andante leva “Homem Delírio” a São Miguel do Rio Torto

A Praça Eduardo Catroga, em São Miguel do Rio Torto, acolhe sábado, dia 6 de novembro, pelas 18h, o espe- táculo “Homem Delírio”, de Ricardo Mondim e música de “Um Corpo Estranho”. Este espetáculo de teatro físico/dança e música ao vivo alerta para “a guerra e o consumo excessivo de recursos materiais”.

Após militares da Guarda fiscalizarem uma viatura

GNR de Torres Novas detém jovem em flagrante por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Torres Novas, deteve em flagrante, dia 3 de novembro, um homem de 22 anos por tráfico de droga, no concelho de Torres Novas. Numa ação de patrulhamento, os militares fiscalizaram uma viatura tendo constatado que o condutor evidenciou um comportamento suspeito.

Num espetáculo musical itinerante

"Oeste sobre Rodas" leva Fernando Pereira e a West Band às freguesias do concelho de Torres Vedras

Oeste sobre Rodas é o espetáculo musical itinerante que irá levar Fernando Pereira e a West Band às freguesias do concelho de Torres Vedras, nos dias 6 e 7 de novembro. O artista irá revisitar clássicos e vozes, mas aposta, sobretudo, em novas sonoridades e arranjos, viajando através do lounge, do urban pop e da música eletrónica.

Iniciativa da JSD Distrital de Leiria arranca esta sexta-feira, em Peniche

Santana Lopes e Poiares Maduro oradores da XIII Academia de Jovens Autarcas do PSD

A JSD Distrital de Leiria realiza este fim de semana (5 a 7 de novembro), em Peniche, a 13.ª Academia de Jovens Autarcas. Este ano, a AJA conta como oradores Santana Lopes, presidente da Câmara da Figueira da Foz, de todos os presidentes de câmara do distrito de Leiria do PSD, do ex-ministro Poiares Maduro e de Rui Pedrosa (IPL).

Com direção artística de César Cardoso

Festival de Jazz da Marinha Grande apresenta estrelas do jazz nacional até 13 de novembro

O Festival Jazz da Marinha Grande teve início esta sexta-feira, 5 de novembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, com a realização do primeiro concerto, que apresentou Ricardo Pinheiro e Miguel Amado. A direção artística do Festival volta a estar confiada ao talentoso músico e compositor de jazz, César Cardoso. No arranque desta 7ª edição, César Cardoso acentuou a grande diversidade de grupos, juntando alguns dos melhores músicos do panorama jazzístico Português.

Entre os dias 10 e 14 de novembro

IV edição do Festival de Balonismo Flutuar volta a descolar em Coruche

Há quatro anos que o Flutuar by Cepsa – Festival Internacional de Balonismo de Coruche, faz da pacata vila ribatejana, ponto de encontro para apaixonados por esta prática, seja para voar a bordo de balões de ar quente ou apenas para admirar estes gigantes coloridos erguerem-se a centenas de metros do chão. Entre 10 e 14 de novembro, cerca de 20 balões de equipas de todo o mundo a sobrevoarão os verdejantes campos de cultivo banhados pelo Vale do Sorraia e da lezíria ribatejana. Entre os balões, destaque para o maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros, com capacidade para 34 pessoas.

Em Meirinhas junto ao IC2

FordTrucks Portugal inaugura novas instalações no concelho de Pombal

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, estará presente na inauguração das novas instalações da FordTrucks Portugal, este sábado, 6 de novembro, em Meirinhas, no concelho de Pombal. Investimento é integrado na estratégia de expansão do Grupo Oneshop, responsável pela importação FordTrucks para Portugal, que escolheu o concelho de Pombal para localizar as suas instalações de venda, manutenção e reparação daquela marca de viaturas pesadas.  

Opinião

A quem servia um orçamento a qualquer custo?

Ricardo Vicente

Um orçamento que não serve os interesses do país merece o voto contra independentemente das conjunturas político-partidárias do momento. Esta é a decisão responsável que se pede à Assembleia da República e foi essa a decisão do Bloco de Esquerda nos últimos dois orçamentos. Desta vez chumbou. Os tempos difíceis que vivemos não justificam a aprovação de maus orçamentos, antes aumentam a exigência de justiça e rigor sobre os mesmos. Hoje quem observar as insuficiências dos Hospitais e Centros de Saúde pode conferir facilmente como esta era a decisão correta já no Orçamento de 2020 – que o Bloco votou contra também. Desde então avolumaram-se as queixas dos utentes e de muitos profissionais que alegam falta de condições para garantir serviços com a devida qualidade. Os Centros Hospitalares de Leiria e do Oeste são bons exemplos destas carências, que se agravaram substancialmente com a pandemia.

A degradação das condições de trabalho no SNS leva a uma sangria dos profissionais para o sector privado e dificulta a contratação de novos profissionais, motivo pelo qual não existem candidatos suficientes para as novas contratações que são colocadas a concurso. Apesar da pandemia, o Governo recusou-se a acordar medidas capazes de corrigir minimamente esta situação.

A crise pandémica agravou fortemente as dificuldades económicas de muitas pessoas, mas o Governo recusa-se a tomar medidas com capacidade suficiente para responder ao país. Não é compreensível que se mantenha um corte extra de 15% nas reformas de milhares de pessoas com longas carreiras contributivas que se reformaram antecipadamente entre 2014 e 2018. A lei mudou, quem se reformar hoje nas mesmas condições já não tem essa penalização. O Bloco propôs que se acabasse com esta injustiça, mas o Governo recusou. Além de ser uma justa medida para quem tem uma vida inteira de trabalho, é também uma forma de garantir emprego a quem está desempregado. Para responder à crise económica é preciso também tomar medidas que promovam o aumento de salários e assim melhorar a distribuição de riqueza, mas o Governo limita a sua ação à subida do salário mínimo nacional e por isso há cada vez mais gente a ganhar o salário mínimo. O Bloco propôs a retirada das medidas lesivas que o Governo da troika colocou no código do trabalho, que facilitam os despedimentos e dificultam a contratação coletiva, mas o Governo recusou. De salientar que o Partido Socialista se opôs a estas medidas aquando do Governo PSD/CDS.

O Governo não aceitou nenhuma das nove propostas apresentadas pelo Bloco e preferiu as eleições pré-anunciadas por Marcelo. Algumas delas não teriam qualquer peso no Orçamento e outras implicariam mudanças nas prioridades do Governo, pois o dinheiro que falta para garantir justiça social parece sobrar em política de favorecimento. Exemplos: o Estado perde mais de 600 milhões de euros por ano ao isentar de impostos muitos pensionistas estrangeiros habitualmente chamados de residentes não habituais. O Estado perdeu injustificadamente mais de 100 milhões de euros em imposto de selo na venda das barragens da EDP.

O que está em causa neste chumbo do Orçamento e, portanto, nas eleições que se avizinham, é o confronto entre o Serviço Nacional de Saúde e os Grupos de Saúde Privados na disputa de dinheiros públicos, é o confronto de pensionistas e trabalhadores com baixos rendimentos com aqueles que lucram com a precariedade e benefícios fiscais lesivos ao interesse público.

   Ricardo Vicente
Deputado do Bloco de Esquerda

Escócia

Aldeias Históricas de Portugal são o único destino nacional convidado a participar na Cimeira do Clima COP26

As Aldeias Históricas de Portugal são o único destino português convidado para a conferên- cia “From Policy to Pratice: Responsible Heritage Tourism for Scotland”, integrada na Cimeira do Clima em Glasgow, na Escócia. Dalila Dias, coordenadora da associação Aldeias Históricas de Portugal, vai partilhar boas práticas ao nível do turismo responsável.

Por unanimidade

Conselho Intermunicipal do Oeste reconduz Paulo Simões como primeiro-secretário da OesteCIM

Paulo Simões

Paulo Simões, atual primeiro-secretário da Comunidade Intermunicipal do Oeste, foi reconduzido, por unanimidade, no dia 5 de novembro, como primeiro-secretário desta CIM para o novo mandato. O dirigente é licenciado em Gestão/Especialização em Recursos Humanos, possui o Curso de Dirigentes de Alta Direção da Administração Pública/Mestrando ISCS Gestão Pública, sendo ainda diplomado em Liderança, diplomado em Gestão Pública e possui uma Pós Graduação em Marketing e Comunicação.

Encontro vai revelar os Impactos da Inquisição na Região de Leiria

Leiria recebe Encontro Científico sobre 200 Anos da Extinção do Tribunal do Santo Ofício

O Encontro Científico “1821-2021 – Nos 200 Anos da Extinção do Tribunal do Santo ofício – Impactos da Inquisição na Região de Leiria” realiza-se no CDIL – Igreja da Misericórdia este sábado, 6 de novembro. Este evento, de grande qualidade e dimensão científica, conta com a presença dos investigadores Maria de Fátima Reis – Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste -Centro de História da Faculdade de Letras de Lisboa, Saul António Gomes e José Vieira Leitão, da Universidade de Coimbra, e Ricardo Pessa de Oliveira, do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Salão de máquinas, equipamentos, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticos

Marinha Grande leva 30 empresas à MOLDPLAS na Batalha

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, esteve presente na inauguração da MOLDPLAS – Salão de máquinas, equipamentos, matérias-primas e tecnologia para moldes e plásticos, no dia 3 de novembro, na ExpoSalão, na Batalha. O autarca evidenciou a vertente exportadora e tecnológica da indústria do concelho, conhecida internacionalmente.

Comemoração do Dia Mundial da Diabetes com literacia para a saúde

Centro Hospitalar de Leiria dedica o novembro à diabetes e sensibiliza para prevenção e tratamento da doença

A Unidade Integrada da Diabetes do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), integrada na Unidade Coordenadora e Funcional da Diabetes do ACES Pinhal Litoral, dedica o mês de novembro ao tema da Diabetes, através da sensibilização da comunidade para a importância do acesso aos cuidados de saúde para prevenir e tratar a doença, comemorando assim o Dia Mundial da Diabetes, que se assinala no dia 14 de novembro.

PSD venceu as eleições com 4 eleitos, contra três do PS

Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo atribuiu pelouros ao vice-presidente e vereadoras do PSD

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, atribuiu ao vice-presidente da autarquia, Pedro Reis, assim como, às vereadoras a tempo inteiro, Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre, todos eleitos pelo PSD, responsabilidade em diversas áreas e serviços da Câmara Municipal.

Opinião

Qual Orçamento de Estado?

Pedro Cintra

Qualquer análise ao chumbo do Orçamento de Estado para 2022 não pode fugir à constatação do jogo de sombras em que a política nacional se tornou. Cria-se uma crise política artificial, encena-se a morte da Geringonça e debilitam-se as lideranças de Direita.

Não por acaso assistimos diariamente nas televisões e jornais à dificuldade dos diferentes analistas políticos ou de economia em apontar quais as razões objectivas que possam ter levado ao falhanço das negociações entre o Governo e os parceiros de esquerda para a viabilização do próximo orçamento de Estado. Isto porque nesta matéria, o que parece NÃO é.

Ainda em fase prematura do processo negocial, em meados de Outubro, o presidente Marcelo preparou o caminho acenando com o papão da crise política: em caso de não aprovação do Orçamento teria de dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas. Segundo ele, “dificilmente o Governo poderia continuar a governar com o orçamento deste ano dividido por 12, sem fundos europeus”. Um argumento completamente questionável pois não existe qualquer regra que impeça o país de receber os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no cenário de um orçamento chumbado.

Tendo sido a “Geringonça” criada como um projecto de poder na perspectiva do PS e de crescimento e consolidação de eleitorado nos casos de CDU e BE, a possibilidade de eleições antecipadas nesta altura surge como última oportunidade para a sobrevivência desse modelo político. O PS ambiciona uma maioria absoluta ou reforçada, o BE e a CDU um novo fôlego iludindo as suas hostes com um afastamento virtual da governação socialista. E tudo isto num período em que os maiores partidos de Direita têm as suas lideranças postas em causa ou em processo de transição.

Ainda recentemente o ministro Pedro Nuno Santos afirmou convictamente que a Geringonça “não foi um parêntesis na nossa democracia”. A experiência pode ser repetível. Pudera!

Cada vez se torna mais claro que entre Governo, BE e CDU, relativamente ao Orçamento, não houve propriamente uma discordância mas sim uma concordância em discordar.

Tempos perversos estes…

… em que um Presidente da República considera um acto eleitoral, não o funcionamento normal da democracia, mas uma “tempestade perfeita”, juntado-a à crise económica e à crise pandémica.

… em que um Orçamento de Estado se resume a uma manobra de interesses partidários e não de política pública.

O meu desejo é que os portugueses deixem de se resignar ao papel de tristes figurantes mas que nas eleições que se adivinham sejam os protagonistas de uma mudança necessária. A chave do fim de ciclo é nossa!

Pedro Cintra
Vice Presidente da Concelhia de Alcobaça do CDS-PP

Golegã

GNR monta operação de segurança na Feira Nacional do Cavalo

A GNR irá realizar, de 5 a 15 de novembro, uma operação de segurança na Golegã e zona envolvente, de modo a garantir a segurança e a tranquilidade pública dos visitantes, entidades e habitantes locais, bem como o controlo e fluidez rodoviária durante a XLV Feira Nacional do Cavalo e Feira de São Martinho.

De 12 a 14 de novembro

Prove Leiria Doçaria 2021 está de volta ao Mercado de Sant’Ana

Este ano, Prove Leiria Doçaria, o evento mais doce da cidade, regressa à sua casa habitual, o Mercado de Sant’Ana, de 12 a 14 de novembro. Com o mesmo objetivo de sempre, mostrar o que de melhor e mais doce se faz em Leiria, o evento deste ano promete Showcookings, Pastry Battles, Djs Sets e, claro, muita doçura! Durante 3 dias dedicados à doçaria local, 11 pastelarias do concelho, a Alexmel, Brisanorte, Dolce Peccato, Maglice, Mimo Doce Heritage, Pão Quente, Pires, Permarcati, Ponto Rebuçado, Sar&Doce e Real Padaria vão levar ao coração da cidade os seus doces mais conceituados e as Brisas do Liz.

Para ser alternativa a Rui Rio e Paulo Rangel

Nuno Miguel Henriques lança candidatura a presidente do PSD

No Conselho Nacional do PSD de sábado, 6 de novembro em Aveiro serão apresentados os pressupostos do 3º candidato ao partido, como a terceira via ideológica, de mudança geracional e com novas ideias e conceitos, assentes numa real matriz social-democrata. No âmbito do processo eleitoral para presidente da Comissão Política Nacional do PSD, marcado para 4 de dezembro, Nuno Miguel Henriques iniciou já o processo de recolha das assinaturas necessárias para a formalização da candidatura à liderança do PSD, que acredita “vai trazer mais vitalidade, dinamismo, participação e entusiasmo democrático”.

No Auditório do Polo de Inovação de Alcobaça do INIAV

Alcobaça recebe Aula Inaugural do Doutoramento em Patrimónios Alimentares da Universidade de Coimbra

Realiza-se na sexta-feira, dia 5, em Alcobaça, a Aula Inaugural do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O evento é um primeiro passo na estratégia de alargamento da oferta formativa da UC a municípios da Região, tendo como polo referencial, neste caso, o Centro de Estudos Superiores da UC em Alcobaça.

Opinião

Partido Comunista e Bloco de Esquerda votam contra os portugueses

Walter Chicharro

O Partido Comunista e o Bloco de Esquerda uniram-se aos partidos da direita e da extrema-direita para reprovarem o Orçamento de Estado. Um orçamento que foi classificado pelo insuspeito Financial Times como “o mais à esquerda na história recente de Portugal”.

Um orçamento que propunha o maior investimento de sempre no Serviço Nacional de Saúde, o maior aumento de sempre no investimento público, o maior aumento de sempre do salário mínimo nacional – de 665 euros para 705 euros –, o aumento generalizado dos vencimentos da função pública que, somados a progressões, promoções e revisões de carreiras, impactaria em cerca de 3% na massa salarial do Estado, a gratuitidade progressiva das creches, o aumento extraordinário de pensões, o aumento do abono de família, o aumento do designado mínimo de existência e o aumento do rendimento disponível das famílias, em especial das classes médias, com desdobramento dos escalões de IRS.

O Partido Comunista e o Bloco de Esquerda não votaram contra o PS. Votaram contra os portugueses, principalmente contra os que menos têm. Os dois partidos à esquerda do PS foram contra os seus princípios por interesses que não são seguramente os de Portugal e o dos Portugueses.

Fundamentaram o seu voto em compromissos que nada tem a ver com o Orçamento de Estado. A verdade é que o que os move são a tentativa de sobrevivência política e deixam claro que não são os interesses de Portugal e dos Portugueses que contam para isso.

Este ato de irresponsabilidade deixa Portugal mergulhado na instabilidade e deixa os Portugueses ainda mais desprotegidos em plena crise pandémica.

Este ato de irresponsabilidade impede a injeção de um reforço de mais de 700 milhões de euros no nosso serviço nacional de saúde, o aumento extraordinário das reformas ou que 170 mil famílias fiquem isentas de IRS já no próximo ano.

O documento reprovado não era apenas o orçamento do PS. Era um documento que incluía diversas propostas acordadas com o BE, PCP, PEV, PAN e com as deputadas não inscritas para incorporar no diploma.

Mas o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda votaram contra. Contra um documento que incluía muitas das suas exigências e que só não incluía mais porque não se pode colocar em causa o crescimento da economia e da credibilidade internacional do país.

Votaram contra, de braço dado com André Ventura, abrindo caminho para que este tenha um crescimento de votos e deputados. Escancararam a porta à extrema-direita, hipotecando o trabalho de seis anos que a esquerda demonstrou saber fazer. Seis anos em que os portugueses perceberam que é possível governar com ideais de esquerda sem por em causa as contas certas e credibilidade internacional do país.

O Partido Socialista demonstrou estar sempre ao lado dos Portugueses e é esse o caminho que continuará a trilhar. É por isso que é fundamental que, nas eleições que se avizinham, os Portugueses saibam que só existem dois caminhos. O do reforço da maioria do PS ou o do crescimento da extrema-direita. Foi esse o caminho que os partidos à esquerda do PS abriram e sei que os portugueses, no momento certo, vão demonstrar que sabem estar do lado certo da história democrática portuguesa.

    Walter Chicharro

Investimento de cerca de 159 mil euros

Município de Azambuja inaugurou a requalificação do Jardim de São Sebastião

O Município de Azambuja realizou, no dia 30 de outubro, a inauguração das obras de requalificação do Jardim de São Sebastião, localizado na sede do concelho junto à Avenida dos Condes de Azambuja. No ato de descerramento da placa, o Presidente da Câmara, Silvino Lúcio, fez questão de convidar o ex-presidente da Autarquia, Luís de Sousa, em cujo mandato foi lançada e desenvolvida toda a obra.

Com um stand promocional

Caminhos de Fátima vão ter presença na Fairway – IV Fórum do Caminho de Santiago

A ACISO – Associação Empresarial de Ourém Fátima vai marcar presença com um stand promocional dos Caminhos de Fátima na FAIRWAY – IV Fórum do Caminho de Santiago, na cidade de Santiago de Compostela, em Espanha, entre os dias 7 e 9 de novembro. A FAIRWAY estará aberta das 10h às 20h no dia 7 de novembro, e das 10h às 19h nos dias 8 e 9 de novembro. O evento será composto por três momentos: Feira, Workshop e Congresso. A ACISO participará na Feira e no Workshop, tendo ao seu dispor um stand de 4 m2, onde promoverá o destino Fátima, através da marca VISIT FÁTIMA, e também os Caminhos de Fátima, desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura.

Marinha Grande

Presidente Aurélio Ferreira delega competências a meio tempo aos dois vereadores do PS

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, escolheu como vereadores a meio tempo, Ana Laura Baridó e António Fragoso, do Partido Socialista, na sequência da deliberação da Câmara, tomada no dia 25 de outubro, que fixa em dois os vereadores sob aquele regime.

Vereadores socialistas Nuno Russo e Nuno Domingos vão ter pelouros

PSD e PS divulgam acordo político pós-eleitoral no Município de Santarém

Na sequência das eleições autárquicas, o PSD e o PS tornaram público os termos globais do acordo de Governação do Município de Santarém para o quadriénio 2021- 2025. Com vista à garantia da estabilidade governativa entenderam, ambos os partidos, de que é fundamental o aproveitamento das oportunidades oriundas do atual contexto económico e sobretudo dos Fundos Comunitários que ficarão disponíveis para os municípios, potenciando o interesse concelhio e os investimentos em diversas áreas.

Investimento global de 320.304,67 euros

Orçamento Participativo do Município de Leiria tem sete propostas vencedoras

Num total de 1170 votos, são sete as propostas que irão ser executadas no Orçamento Participativo de 2021, o que representa um investimento global de 320.304,67 euros. Apenas uma das oito propostas submetidas a votação não irá ser executada na agenda do Município de Leiria para 2022. Em 2021, foi apresentado um total de 42 propostas, tendo o júri admitido oito para votação.

9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove dia 5 de novembro exercício “A Terra Treme”

Exercício em sala de aula

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza esta sexta-feira, dia 5 de novembro, às 11h05, de norte a sul do país, a 9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “A Terra Treme” (www.aterratreme.pt).

É objetivo de “A Terra Treme” capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

A “A Terra Treme” é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Além da população escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros sectores da sociedade civil.

Apesar do exercício ter expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promoverá, a nível nacional, uma ação principal do exercício na Escola EB1JI Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC irão, em parceria com as comunidades educativas locais, Associações de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício “A Terra Treme”, na data e hora convencionadas.

No Distrito de Santarém, a principal ação do exercício “A Terra Treme”, irá decorrer na Escola Secundária Artur Gonçalves, no concelho de Torres Novas, que irá contar com a presença do Sr. Comandante Operacional Distrital, para além das diversas ações que irão decorrer ao nível dos 21 municípios do distrito.

A participação poderá ser feita de múltiplas formas, designadamente:

–        A resposta a um inquérito destinado a aferir o grau perceção relativamente ao risco sísmico, o qual está disponível na plataforma online desta ação nacional de sensibilização, acessível em www.aterratreme.pt/inquérito;

–        A realização de sessões de esclarecimento (para os trabalhadores/colaboradores) dedicadas à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a serem adotados em casa e nos locais de trabalho em caso de sismo;

–        A divulgação na página Institucional e noutros suportes digitais, do envolvimento e participação da Instituição nesta iniciativa;

–        A divulgação através do correio eletrónico interno por todos os trabalhadores/colaboradores de informação sobre medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami;

–        O registo individual e/ou da Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt;

–        A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência destinados a fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;

–        A realização de um exercício de teste à evacuação a 5-11-2021, data da realização do exercício “A Terra Treme”, assim como, dinamizando outras ações que possam enriquecer a agenda da iniciativa.

A “A Terra Treme” tem um website dedicado www.aterratreme.pt, que disponibiliza informações sobre o Exercício e recursos de divulgação (spot promocional do Exercício; o cartaz alusivo à 9.ª edição Exercício “A Terra Treme”, entre outros). Foi também criada a hashtag #ATerraTreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

A ANEPC/CDOS de Santarém convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício “A Terra Treme”.

Todos Somos Proteção Civil!

    Fonte: ANEPC

Associação ambientalista coloca o valor dos serviços de Ecossistemas em debate

GEOTA promove nas Caldas da Rainha 2º debate de 'Mesas redondas à volta da Terra' sobre temas ambientais atuais

O GEOTA está a promover um ciclo de “Mesas redondas à volta da Terra”, para promover a discussão e consciencialização sobre temas ambientais, tais como os recursos hídricos e a poluição. O 2º debate acontece dia 4 de novembro, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha e as inscrições já estão abertas.

Presidente da Câmara Municipal de Almeirim preside à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo

Pedro Ribeiro reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da CIMLT

A tomada de posse dos novos membros do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) decorreu no dia 28 de outubro. Após a instalação decorreu a primeira reunião do Conselho Intermunicipal, na qual Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, foi reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da CIMLT, para o quadriénio de 2021-2025. Foram eleitos vice-presidentes do Conselho Hélder Esménio, presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Dia 6 de novembro no Palácio dos Desportos

Tattoo Militar homenageia em Torres Novas a tradição coreográfica das bandas militares portuguesas

O Palácio dos Desportos, em Torres Novas, vai receber no próximo dia 6 de novembro, sábado, às 15h, o evento Tattoo Militar, que homenageia a tradição coreográfica das bandas militares portuguesas. O antigo Tattoo Militar Nacional, que, de meados da década de 1980 a meados da década de 1990, evidenciava a notável capacidade artística, coreográfica e organizativa das bandas militares nacionais, realiza-se novamente, no âmbito do projeto Volver, com a participação da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, Banda Sinfónica do Exército Português e Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública.

Para motivar os funcionários municipais

Presidente e vereadores reúnem com trabalhadores da Câmara Municipal da Marinha Grande

Presidente e vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande – Aurélio Ferreira, Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó, António Fragoso, Alexandra Dengucho e Lara Lino – reuniram com trabalhadores do Município, no dia 27 de outubro, no Teatro Stephens, para apresentar o novo executivo e dirigir palavras motivacionais aos funcionários.

Opinião

As Autárquicas mataram o Orçamento

Querem ver que afinal as autárquicas não foram uma vitória para todos os partidos envolvidos?! O toque a reunir aconteceu em vários partidos e estes aceleraram análises já efetuadas, mas que precisavam daquele empurrãozinho que sempre acontece quando o eleitor é chamado a votar.

O PS não perdeu as eleições, mas perdeu Lisboa e isso é sempre simbólico, principalmente porque foi inesperado para a maioria. Foi uma clara derrota por desgaste, pelas trapalhadas consecutivas e pela necessidade de mudança. O PSD fragilizado fez da vitória de Moedas o balão de oxigénio que Rio precisava para um último fôlego e, com Rangel à espreita, chega, da pior forma possível, a um momento que deveria ser de vitória cantada.

É incrível como o PSD demorou a contestar a liderança de Rio e consegue acertar num momento em que o país quase irremediavelmente terá de ir para eleições antecipadas. A não oposição de Rio e a permanente expetativa de que a alternância iria inevitavelmente acontecer são sinais da debilidade absoluta do estado político do centro em Portugal e uma das razões pelas quais o PS não desce nas sondagens.

Outra das razões é o naturalmente esvaziamento do BE e PCP à custa da ação governativa. Esvaziados do capital de queixa radical, coladinhos que estão ao modelo governativo em vigor, são hoje muletas do poder. É a demonstração de que a geringonça foi mera tática anti qualquer coisa. Hoje procuram desesperadamente demarcar-se daquilo que apregoaram desde então. Não espanta ninguém, mas se nós eleitores não fossemos tão desmemoriados dificilmente alguma vez teriam um bom resultado eleitoral!

Se estivéssemos atentos aos sinais teríamos percebido que este resultado seria mais ou menos esperado, senão vejamos:

– Se Costa tivesse privilegiado a estabilidade teria feito um acordo escrito para segunda legislatura. Não o fez porque quis ter o trunfo de ele próprio poder criar uma crise política, se a conjuntura fosse favorável, que o levasse a eleições antecipadas. Mas o desgaste político vai destruindo a narrativa ilusória que vendeu ao país;

– O BE ao votar contra o orçamento passado mostrou que não é fiável e que é um partido que quer estar sempre do lado fácil da história. Cada vez mais “moralista” e cada vez menos parte da solução.

– O PCP pagou a sua infidelidade à ortodoxia com a perda de um eleitorado crítico e contestatário que hoje se movimenta para extremos opostos. Para além disso, era impossível ao PCP aguentar os seus revolucionários em sindicatos açaimados.

Nas últimas semanas Bloco e PCP andaram a fazer poker face, entre eles e ao Governo, tentando obter apenas uma coisa… que um deles, que não o próprio, aprovasse o orçamento. O orçamento que mais se identifica com ambos os partidos foi afinal o que decidiram chumbar! E fizeram-no permitindo ao PS aquilo que sempre faz bem… desculpabilizar-se e chutar responsabilidades para os outros. De facto, Portugal não aprende!

Cotrim Figueiredo disse: A geringonça morreu. Paz à sua Alma. Costa é o sobrevivente que circula desde as catacumbas aos salões do poder, que cede o que o país não pode dar para o poder assegurar, que envolve aqueles que não resolve. Neste momento, a cúpula do PS está entre think tanks, focus groups disto e daquilo, a desenhar uma estratégia que permita, não aquilo que o país necessita, mas mais um esquema que permita ao PS continuar no poder.

Como liberal que sou prefiro não ter um péssimo orçamento e devolver à democracia a escolha do que queremos para o futuro. Preocupa-me que, mais uma vez, a solução emergente que preconizo, que passa por um novo modelo de desenvolvimento, ainda não esteja madura o suficiente para vencer a resistência conservadora em mudar do eleitor português. Esse é o desafio da Iniciativa Liberal. Combater esta resignação endémica e libertar os portugueses desta cultura enraizada de empobrecimento e submissão.

Se olharmos para tudo isto a partir de Alcobaça, não deixa de ser curioso que nas últimas eleições autárquicas só tivemos a visita de um líder de um partido que se espera que cresça significativamente nas próximas eleições. E esse líder foi o da Iniciativa Liberal que esteve connosco na Benedita.

Já o PSD Alcobaça trouxe o aspirante a líder Paulo Rangel, quando foi Rui Rio a permitir ao atual Presidente da Câmara ser candidato e ao permitir isso violou uma das suas linhas vermelhas quanto aos requisitos dos candidatos a escolher! De facto, a política nem sempre é muito recomendável!

Será esta ausência de uns e a presença de outros, um sinal da irrelevância política de Alcobaça? A ausência de ideias e protagonistas nos partidos do sistema fizeram do concelho algo não muito distante da realidade do país. Para o país, existindo eleições antecipadas, há uma hipótese de mudança. Já por cá… até daqui a 4 anos.

     Miguel Silvestre

António Raposo passou a ser o único representante na Assembleia Municipal

CDU de Alcobaça admite que ficou “aquém dos objetivos”, mas promete intervir na generalidade dos órgãos autárquicos

Sessão de apresentação das candidaturas da CDU aos órgãos autárquicos de Alcobaça

A CDU reuniu em plenário, com candidatos e ativistas às eleições autárquicas em Alcobaça, de 26/09/21 e aproveitou esta oportunidade para saudar todos aqueles que nos confiaram o seu voto, bem como todos os candidatos e ativistas, os militantes do PCP e do PEV e os muitos homens e mulheres independentes que ergueram a campanha eleitoral. Saúda ainda “o trabalho coletivo, a alegria, a cooperação a entreajuda e a solidariedade, só possível quando partilhamos os ideais de trabalho, honestidade e competência que caracterizam o coletivo da CDU.”

Os presentes na reunião, que contou com cerca de 30 ativistas, fizeram uma análise e balanço aos resultados eleitorais e definiram objetivos de trabalho para os próximos quatro anos em que foi eleito um elemento à Assembleia Municipal, António Raposo, e um na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Vanda Marques.

Foi unânime a conclusão de que os resultados eleitorais, num contexto extremamente adverso, ficaram aquém dos objetivos, mas a dinâmica de trabalho durante o tempo de pré-campanha e da campanha, permitiram fortalecer a equipa existindo uma forte vontade de intervir, na generalidade dos Órgãos Autárquicos, avaliando a execução das políticas, por um lado, e procurando materializar o programa da CDU, intervindo na resolução dos problemas do concelho.

Ficou definida uma matriz de trabalho, flexível, que será ajustada em função da realidade que terá a sua dinâmica. Estaremos com a população, disponíveis para continuar a envolver para desenvolver. A CDU afirma que cá estará, ao seu lado todos os dias, para lutar pelos trabalhadores e a população do Concelho de Alcobaça.