Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/17

Edição 274 - 09/2023

Caldas da Rainha

Incêndio nos Pavilhões do Parque D. Carlos I terão ocorrido por “intervenção humana”

O incêndio que ocorreu no dia 25 de setembro, pelas 16h40, no último piso de um dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, foi controlado em menos de três horas.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques, as causas prováveis da ocorrência remetem indiciariamente para a possibilidade de “intervenção humana”.

"Homenagem aos opositores do Distrito de Leiria – a coragem de dar a cara em tempos de ditadura"

Grupo de cidadãos promove iniciativa ‘Memória da Oposição Democrática – Círculo de Leiria 1945-1974’

Um grupo de cidadãos, através de uma iniciativa cívica, irá proceder ao levantamento dos nomes dos democratas, opositores à ditadura e ao regime que vigorou até ao 25 de Abril de 1974, no Círculo Eleitoral de Leiria. Iniciativa ‘Memória da Oposição Democrática – Círculo de Leiria 1945-1974’ irá ser apresentada no dia 4 de outubro, em Leiria.

Leiria

Praia do Pedrógão terá nadadores-salvadores este fim de semana

O Município de Leiria vai destacar dois nadadores-salvadores para a Praia do Pedrógão, este sábado, 30 de setembro, e domingo, 1 de outu- bro. A medida surge após previsões de temperaturas altas para os dois dias e da eventual grande afluência de banhistas à única praia leiriense

Em moção proposta pela CDU

Assembleia Municipal da Nazaré pede urgência na resolução de problemas graves na Freguesia de Valado dos Frades

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou uma moção apresentada pela CDU sobre a urgência na resolução de problemas graves na Freguesia de Valado dos Frades. O texto visa “dar voz às justas reclamações dos fregueses daquela freguesia” e manifesta “solidariedade para com os que sentem na pele o tempo ex- cessivo que demora a resolver os problemas.”

Torres Novas

Projeto «Guardiões do rio Almonda» tem inscrições abertas

De forma a promover a conservação e reabili- tação da rede hidrográfica do concelho, estão abertas as inscrições para o projeto «Guardiões do rio Almonda», que visa aperfeiçoar e atualizar conhecimentos e competências para a preservação dos ecossistemas ripícolas. Destina-se a munícipes com mais de 18 anos que pretendam contribuir para a melhoria do rio com ações de monitorização das linhas de água do território e incluirá duas ações de formação, que irão decorrer nos dias 14 e 21 de outubro (9h às 13h e das 14h às 18h), na sala de sessões do Convento do Carmo.

Alcanena, Alcobaça, Caldas da Rainha, Porto de Mós, Torres Novas e Torres Vedras integram esta lista

Rede de Turismo Industrial conta com 25 novos aderentes no Centro de Portugal

O Museu das 2 Rodas, em San- galhos, Anadia, foi o cenário, no dia 28 de setembro, para a ceri- mónia de adesão de 25 novos aderentes da Rede de Turismo Industrial da Região Centro. A ação inseriu-se na celebração do Dia Mundial de Turismo. A adesão dos novos aderentes foi formalizada com a assinatura da Declaração de Colaboração, entre a Turismo Centro de Por- tugal, municípios e parceiros da rede de Turismo Industrial identificados no decorrer do ano de 2023, no âmbito da futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial. Estes novos aderentes juntam-se aos 22 que já tinham entrado na fase inicial do processo, em 2022.

Evento realiza-se de 4 a 7 de outubro e põe em destaque ouro líquido de Portugal

Politécnico de Leiria participa no simpósio internacional dedicado ao olivoturismo

Portugal irá acolher de 4 a 7 de outubro o simpósio internacional Olive4All. Vencedor europeu de um concurso na área do patri- mónio intangível, Olive4All – Património Olivícola para o Desenvolvimento Susten- tável é um projeto internacional que reúne anualmente para discutir temas prementes do setor, em diferentes regiões do país.

No Dia Mundial do Turismo

Rainha Santa Isabel guia turistas no Castelo de Porto de Mós

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o Castelo de Porto de Mós inaugurou um serviço de visitas guiadas, através de áudio guia. O público que visita museus, palácios e monumentos é muito diversificado tendo por isso neces- sidades diferentes relacionadas com nacionalidade, contexto social, condição de saúde, idade e perfil educativo.

Organizado pelo Município de Constância

Mais de 500 atletas vão estar em Constância este domingo no I Confluência Trail

Os últimos meses têm sido de bastante trabalho, para que tudo esteja pronto para receber mais de 500 atletas que vão participar no I Confluência Trail, uma prova que vai decorrer em Constância, domingo, 1 de outubro. Organizado pelo município, terá animação, com gastronomia típica e nomes de destaque nacional do Trail.

A festa brava no “Coração do Ribatejo”

9ª edição do Eh! Toiro – Festa Taurina decorre até domingo na Chamusca

Chamusca recebe, de sexta-feira, 29 de setembro, até domingo, 1 de outubro, 9ª edição da Festa Taurina “Eh! Toiro”, um tributo que visa enaltecer a tradição e a cultura tauromáquica de um concelho considerado “o coração do Ribatejo”, onde afición, toiro, cavalo e festa brava ocupam destaque.Festa na Praça de Toiros e envolvente é organizada pelo Município com apoio da Associação Eh! Toiro.

Obras representaram um investimento superior a 1 milhão de euros

Ministra da Justiça visitou as novas instalações do Tribunal do Trabalho de Torres Vedras

Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Albino Alves Costa, visitaram, no dia 27 de setembro, as novas instalações do Tribunal do Trabalho de Torres Vedras. Tribunal foi instalado no antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos.

Com "Free Celebration”, Isabel Rato e José Meneses

AlãoJazz Fest traz o jazz a Alenquer de 30 de setembro a 8 de outubro

De 30 de setembro a 8 de outubro, o AlãoJazz Fest 2023 trará a Alenquer algumas das mais recentes propostas do jazz português. Como warm up, no dia 30 de setembro às 18 h no átrio dos Paços do Concelho inaugura-se a exposição de fotografia “Jazz a preto&Branco”, onde, de Pedro Espada Cordeiro, onde serão revisitados momentos marcantes da Associação Alão.

Entre a Várzea Grande e o recinto do Mercado

Feira de Santa Iria: uma tradição que se reinventa em Tomar de 13 a 22 de outubro

Pedro Mafama, D.A.M.A, Sons do Minho e Sai do Chão – Tributo a Ivette Sangalo (seguidos dos djs Bombatuke, Sara Santini, Dupla Mete Cá Sets e I Love 90’s) são os cabeças de cartaz da Feira de Santa Iria, que decorre em Tomar de 13 a 22 de outubro. Como em 2022, os concertos, gratuitos, vão ter lugar na Várzea Grande, estendendo-se o certame entre aquele espaço e o Mercado.

Na localidade de Soalheira

PJ detém autor de crimes de homicídio e de profanação de cadáver em Pedrógão Grande

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Pedrógão Grande, deteve um homem, pela presumível autoria do crime de homicídio e de um crime de profanação de cadáver, em Soalheira, Pedrógão Grande.
O arguido é estrangeiro e era o organizador de uma festa, numa propriedade rural e isolada.

Com o lema “Contigo todos os dias, a tua voz no Parlamento Europeu”

PCP realiza no Distrito de Leiria Jornadas de Trabalho dos Deputados no Parlamento Europeu de 27 a 29 de setembro

De 27 a 29 de Setembro, os deputados do PCP no Parlamento Europeu estão no distrito de Leiria,realizando Jornadas de Trabalho sob o lema “Contigo todos os dias – A tua voz no Parlamento Europeu”. João Pimenta Lopes e Sandra Pereira contactam com trabalhadores e populações, abordando questões essenciais como o custo de vida e baixos salários

Centro 2030 abre primeiro concurso da área da Inovação Social da Região Centro

Programa Regional do Centro apoia a inovação social com verba de 3 milhões de euros

O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu, dia 26 de setembro, o primeiro concurso da área da Inovação Social, destinado à implementação de Parcerias para a Inovação Social que promovam o desen- volvimento de competências em crianças e jovens​ de contextos desfavorecidos ou em situação de vulnerabilidade.
O concurso, gerido em estreita colaboração com a Estrutura de Missão Por- tugal Inovação Social (EMPIS), tem uma dotação de 3 milhões de euros para apoiar projetos com respostas inovadoras e eficazes a problemas sociais, em áreas como saúde mental, bullying, abusos e violência sexual.

Curso imersivo de Língua e Cultura Portuguesa destina-se a funcionários da China

Politécnico de Leiria promove formação para colaboradores do governo chinês

Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, promove o curso imersivo de Língua e Cultura Portuguesa. Esta formação irá decorrer no ano letivo 2023/2024 e destina-se a funcionários do Ministério dos Negó- cios Estrangeiros da República Popular da China, para que desenvolvam competências linguísticas e um maior conhecimento da cultura lusófona.

De 22 a 24 de setembro

Milhares de pessoas participaram na “noite branca” da Marinha Grande

A primeira edição da “Noite Branca”, que decorreu de 22 a 24 de setembro, no Centro Tradicional da Marinha Grande, sagrou-se um sucesso, com a adesão de milhares de pessoas, nos espetáculos dos quatro palcos. A iniciativa foi da ACIMG, com apoio do Município da Marinha Grande e Junta de Freguesia, para dinamizar o comércio, através de concertos, desfiles de moda e fun zone.

Alcobaça

Atriz e cantora Lúcia Moniz é a homenageada na 9ª edição do Books & Movies

Atriz e cantora Lúcia Moniz será a personalidade homenageada da 9ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça (12 a 22 de outubro). Filha de músicos açorianos (Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo), Lúcia Moniz iniciou a sua carreira lançando 4 trabalhos discográficos, em parceria com Nuno Bettencourt, Jorge Palma, Maria do Amparo, entre outros. Durante este percurso musical inicial, enceta igualmente o seu caminho como atriz, em televisão, teatro e cinema.

Nova estrutura para avaliação e diagnóstico de patologias do sistema nervoso entra em funcionamento no início de 2024

Centro Hospitalar de Leiria cria Unidade Funcional de Neurofisiologia

Os Serviços de Neurologia e de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criaram a nova Unidade Funcional de Neurofisiologia, que visa avaliação de doenças do sistema nervoso periférico e central, nomeadamente, com a realização de eletromiografias e potenciais evocados. Exames podem ajudar no diagnóstico de lesões dos nervos, músculos, placa neuromuscular, medula e tronco cerebral, patologias que frequentemente causam sensa- ção de dormência, formigueiros, dores tipo “choque elétrico” ou “queimadura”, diminuição da sensibilidade ou perda da força muscular. A nova área inicia atividade em janeiro de 2024.

Contadores de visitantes vão ser colocados em locais estratégicos

Turismo do Centro vai ter sistema de monitorização das principais rotas da região

O Turismo Centro de Portugal apresentou esta terça-feira, dia 26 de setembro, Dia Nacional da Sustentabilidade, o sistema de monitorização das Rotas Âncora do Centro de Portugal, em conferência de imprensa realizada na Aldeia do Poço, Condeixa-a-Nova. A ação inseriu-se nas Comemorações do Dia Mundial de Turismo.

Sessão de capacitação sobre “Monitorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Região Centro

CCDR debateu objetivos de desenvolvimento sustentável na região centro

CCDR do Centro e Centro Comum de Inves- tigação da Comissão Europeia, promoveram, no dia 25 de setembro, uma sessão de capa- citação sobre “Monitorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Região Centro – Desafios e Oportunidades”. Objetivo geral foi o reforço de capacidades.

Escritor alcobacense tem novo livro de ficção

José Alberto Vasco lança no Museu do Vinho de Alcobaça a novela “Que novas festas novos encantos pedes?”

O escritor alcobacense José Alberto Vasco vai apresentar sábado, 7 de outubro, o seu novo livro de ficção literária, a novela Que Novas Festas Novos Encantos Pedes?, publicada pela Editorial Novembro. A apre- sentação decorre na Adega dos Balseiros do Museu do Vinho de Alcobaça às 15h30, está a cargo do historiador António Ribeiro.

Deputado Duarte Alves contactou com o sector agrícola a propósito da colheita de pera rocha

PCP pede intervenção do Governo para colmatar quebras de colheita de 40% na pera rocha

Na sequência de preocupações sentidas pelos produtores resul- tantes do escaldão de agosto e das doenças que afectaram as colheitas de Pera Rocha, em especial, fogo bacteriano, Duarte Alves, deputado do PCP esteve no concelho do Cadaval esta segunda-feira, dia 25 de setembro, acompanhado por eleitos locais e dirigentes do PCP.
As reuniões com a Direção da ANP e da COOPVAL confirmaram as razões da necessidade de uma intervenção na Assembleia da República, procurando responder a dois problemas sentidos: recuperação do potencial produtivo e recuperação do rendimento.

Nos concelhos de Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande

GNR detém 10 pessoas por tráfico de droga e apreende mais de 4 700 doses no distrito de Leiria

O Comando Territorial de Leiria da GNR, via Destacamento Territorial de Leiria, deteve, nos dias 23 e 24 de setembro, 3 homens e 4 mulheres, com idades entre 23 e 56 anos, por tráfico de estupefacientes no distrito de Leiria. A investigação por tráfico de estupefacientes decorria há cerca de um ano, nos concelhos de Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande.

Com a presença de três secretários de Estado

Ministra Ana Catarina Mendes preside em Leiria ao Conselho Consultivo da Juventude

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tutela a pasta da Juventude, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, participam na reunião do Conselho Consultivo da Juventude (CCJ), no dia 26 de setembro às 16 horas, no Museu de Leiria.

MAR 2030 aprovou programa para o período 2021-2027

Estratégia de Desenvolvimento Local das zonas costeiras da Região Oeste recebe 2,5 milhões de euros

Foi aprovada, pela Autoridade de Gestão do Programa MAR 2030, a candidatura apresen- tada pelo Grupo de Ação Local – Gal Oeste Costeiro para implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) das zonas costeiras da Região Oeste, no período 2021-2027. Para a implementação desta EDL, o GAL Oeste Costeiro contará com um envelope financeiro de cerca de 2,5 M€ de apoio público, suscetível de aumento mediante a procura e execução de projetos, dando assim continuidade a projetos de cariz local que promovam o desenvolvimento sustentável do território e com enfoque na economia azul e circular.

Sessão decorre no dia 27 de setembro, às 18h30, no M|I|MO, em Leiria

“Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus!” dinamiza primeira sessão da iniciativa “Homens que Cuidam”

No dia 27 de setembro, às 18h30, realiza-se a 1ª sessão da iniciativa “Homens que Cuidam” no M|I|MO – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, dinamizado pelo projeto “Leiria Compas- siva – ComPaixão pelos seus!”, promovido pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e Fundação “la Caixa” e BPI, no quadro do Progra- ma de Apoio integral a pessoas com doenças avançadas.

EN 8-6 liga Alcobaça à Benedita

Presidente da Câmara de Alcobaça pede urgente intervenção na Linha do Oeste e na EN 8-6

Aproveitando a presença do ministro das Infraestruturas João Galamba na apresen- tação da obra de beneficiação do troço do IC2 Freires-Asseiceira, dia 20 de setembro, num dos acessos à ALE da Benedita, o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermí- nio Rodrigues apela à urgente intervenção na linha do Oeste e Estrada Nacional 8-6

Leiria, Fátima e Óbidos estiveram no itinerário

Turismo Centro de Portugal reuniu com autarcas da região para avaliar formas de cooperação

Durante dois dias, grupo de trabalho da Turismo Centro de Portugal manteve reuniões em Leiria, Fátima, Óbidos, Covilhã, Manteigas, Belmonte, Guarda, Vilar Formoso e Viseu. Um grupo de trabalho da Turismo Centro de Portugal (TCP), que incluiu o presidente, Raul Almeida, e chefias intermédias.

Considerando que “Morar na Nazaré é um Direito”

Nazaré junta-se a várias localidades no dia 30 de setembro na promoção de ações pelo direito à habitação

A Nazaré junta-se a várias localidades que promovem ações a 30 de setembro pelo direito à Habitação. “O problema do acesso à Habitação existe no país inteiro: falta de casas, rendas impossíveis, salários praticamente estagnados e prestações ao banco sempre a subir. Na Nazaré, se não for igual, é pior. Já chega de esperar pelo governo”, defendem os promotores.

Dirigido às comunidades ciganas

Câmara Municipal de Torres Vedras assina carta de compromisso referente ao "Programa Romed"

No dia 21 de setembro foi assinada a Carta de Compromisso Referente ao Programa Romed, entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Alto Comissariado para as Migrações. A 3.ª edição do “Programa ROMED”, que decorre de fevereiro a dezembro de 2023, destina-se a pessoas ciganas, mediadores e entidades locais.

Investimento de 10 milhões de euros

União Europeia aprova reprogramação do PRR e dá luz verde ao Funicular da Pederneira

O financiamento do Funicular da Pederneira está assegurado e a obra já pode arrancar A Comissão Europeia aprovou a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, onde se inclui o investimento da Nazaré, de cerca de 10 milhões de euros. O primeiro-ministro, António Costa, veio, na quarta-feira, à Nazaré, no âmbito da iniciativa “Governo +Próximo”, para presidir apresentação do Funicular da Pederneira,projeto que começou a ser planeado há alguns anos pelo Município e pela MPT, empresa pioneira em mobilidade urbana inclusiva.

Programa Radar Social é uma resposta social do PRR

Município de Alcobaça cria Núcleo Local da Garantia para a Infância e concorre ao programa Radar Social

Foi aprovado por unanimidade, no plenário do Conselho Local da Ação Social do Município de Alcobaça, realizado no dia 19 de setembro, a criação do Núcleo Local da Garantia para Infância. Foi ainda aprovada a candidatura de Alcobaça ao programa Radar Social, uma resposta social do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Inauguração da Sede Internacional da AIUTA terá lugar no dia 25 de setembro

Cidade de Pombal vai ser Sede Internacional da Associação Internacional das Universidades da Terceira Idade

Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, inaugura a Sede Internacional da AIUTA (Associação Internacional das Universidades da Terceira Idade), na cidade de Pombal, no dia 25 de setembro, às 12 h.
Presidida por François Vellas (UTC Toulouse, França), a AIUTA reúne as universidades da terceira idade de todos os continentes.|

Leiria

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira recebe apresentação do novo livro de poesia de Carlos Lopes Pires

No dia 30 de Setembro, sábado, pelas 17 horas, vai ser lançado na cidade de Leiria, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, o novo livro de poesia de Carlos Lopes Pires, intitulado “azedas e margaridas”, um volume de 334 páginas, com algumas ilustrações de Fulvio Capurso. Esta edição de autor foi produzida pela editora Hora de ler, de Leiria.

Santarém

5.ª edição do Festival de Órgão de Santarém promove 50 ações em diferentes locais

5.ª edição do Festival de Órgão de Santarém está à porta e com algumas novidades e um novo figurino. Serão 50 ações por diferentes locais, entre as quais, algumas nas Vilas do concelho de Santarém com música de órgão e poesia, outras com fator surpresa em locais informais e improváveis, e também algumas ações pedagógicas e performativas.

Vítor Marques realiza conferência de imprensa na segunda-feira

Câmara de Caldas da Rainha promove protesto “Unidos Pela Saúde” a realizar em Lisboa

O presidente da Câmara Muni- cipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques, vai estar presente numa conferência de imprensa, no dia 25 de setembro, na sede do município, depois de ter convocado todos os caldenses para “uma ação de protesto a realizar-se em Lisboa” a 21 de outubro de 2023. Isto depois do último estudo elaborado pelo especialista em Ordenamento do Território e diretor do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), Sérgio Barroso, ter reafirmado que a opção da localização do hospital no Bombarral “só é compreensível” pelo facto de o Estado se ter eximido das suas responsabilidades.

No âmbito do Fundo da Transição Justa

Centro 2030 lança concurso para apoiar investimentos de grandes empresas no Médio Tejo

O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu um concurso, com dotação de 30 milhões de euros, para financiar projetos de investimento, a realizar por Grandes Empresas (Não PME), no Médio Tejo, no âmbito do Fundo da Transição Justa, que apoia a diversificação e dinamização económica neste território, afetado pelo encerramento da Central Termoelétrica do Pego.

Cooperativa tem promovido o crescimento e visibilidade da Maçã de Alcobaça

Secretário de Estado da Agricultura visita Frubaça e conhece novos projetos do Município de Alcobaça

O secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues esteve quinta-feira, dia 21 de setembro, na Frubaça. A visita serviu para apresentar uma das mais importantes cooperativas agrícolas do concelho de Alcobaça, com um catálogo de mais de 60 produtos, 80% dos quais exportados para 27 países.

No dia 1 de outubro

Ministro da Cultura participa nas comemorações dos 833 anos da fundação do concelho de Torres Novas

Dia 1 de outubro, comemoram-se em Torres Novas os 833 anos da atribuição do foral por D. Sancho I, em 1190, marcando a fundação do concelho. pro- grama conta com presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, incluindo visita ao núcleo Mu- seológico da Central Hidroelétrica do Caldeirão, a inauguração das obras da Casa Humberto Delgado e apresentação da obra de Sam Abercromby

No dia 25 de setembro

Deputado Duarte Alves participa em iniciativa da CDU de balanço de colheita da pera rocha

Na sequência da colheita da pera rocha e de situações preocupantes de quebra de produção, Duarte Alves, deputado do PCP na Assembleia da República estará no Concelho do Cadaval na segunda-feira, 25 de setembro, para reuniões com entidades do setor agrícola. Às 9h45, o economista reúne com a Direção da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha.

Na freguesia de Amor

Leiria vai produzir biometano para conversão de efluentes suinícolas em energia renovável

Foi apresentado no dia 19 de setembro, o projeto de cons- trução, em Leiria, de uma uni- dade de produção de biometa- no, que, a partir dos efluentes pecuários, irá contribuir para a melhoria ambiental e sustenta- bilidade do setor pecuário.

Ministra da Agricultura visitou Rocha Center-Centro de Pós-Colheita e Tecnologia

“Governo Mais Próximo” visita no Bombarral o 1º centro de pós-colheita privado em Portugal

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, tiveram oportunidade de ficar a conhecer o Rocha Center, o primeiro centro de pós-colheita privado em Portugal que, nesta altura, conta com 17 empresas.

Leiria

Praia do Pedrógão recebeu 250 mil veraneantes este verão

Foram cerca de 250 mil as pessoas que, nesta época balnear, que decorreu de 10 de junho a 10 de setembro, visitaram as areias da Praia do Pedrógão, às quais se juntam as 16 mil na Lagoa da Ervedeira, que, este ano, se estreou com o estatuto de praia fluvial. A média diária foi de 2.600 visitantes na Praia do Pedrógão e de 200 banhistas na Lagoa.

Com as presenças de Luís Fazenda e de Ricardo Vicente

Bloco de Esquerda volta a promover uma sardinhada na Lagoa de Óbidos

O Bloco de Esquerda volta a promover uma sardinhada na Lagoa de Óbidos, no Parque de Merendas junto à Escola de Vela, no dia 23 de setembro (sábado) às 12 h, com a presença de Luís Fazenda (fundador e dirigente nacional do Bloco de Esquerda) e de Ricardo Vicente (Comissão Coordenadora Distrital de Leiria).

Iniciativa do Município de Torres Novas e do Fórum Ribatejo

Encontro de historiadores do Ribatejo vai decorrer no Núcleo Museológico da Central Hidroelétrica do Caldeirão

Terá lugar, dia 30 de setembro, no Núcleo Muse- ológico da Central Hidroelétrica do Caldeirão, mais um Encontro de Historiadores do Ribatejo, uma iniciativa do Município de Torres Novas e do Fórum Ribatejo, com tema influências europeias no Ribatejo. Programa integra a apresentação do livro Cardiga ou a História de uma Quinta (1169 / 2019), do professor e investigador Luís Batista.

Ministros vão estar presentes em vários concelhos do distrito de Leiria

Projeto do Funicular da Pederneira apresentado na Nazaré com a presença do primeiro-ministro

O projeto do Funicular da Pederneira será apresentado dia 20 de setembro às 17h30, na Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré, numa sessão com a presença do primeiro-ministro, António Costa; Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência; Jorge Delgado, secretário de Estado da Mobilidade; e do pre- sidente da Câmara, Walter Chicharro.

Vuelta vai ter início em Lisboa

Volta a Espanha 2024 vai ter final de etapa em Ourém com transmissão televisiva para 190 países

O Município de Ourém assegurou a presença da próxima edição da Volta a Espanha, garantindo a instalação da meta final de uma etapa na sede do Concelho.
A 18 de agosto de 2024, a 2.ª Etapa da Vuelta ligará as cidades de Cascais a Ourém, no que será o maior evento desportivo alguma vez realizado em terras de Oureana.

Só no período de 2010 a 2022, o grupo faturou mais de 5 mil milhões de euros

Gala "Mais de 70 Anos de História, 25 de Organização" do Grupo NOV junta cerca de 400 convidados em Leiria

No dia 15 de setembro, o Grupo NOV realizou a sua Gala ‘Mais de 70 Anos de História, 25 Anos de Organização’, juntando cerca de 400 parcei- ros internos e externos na Quinta dos Lagos em Leiria.
O Grupo NOV comemora, em 2023, 25 anos, mas antes de ser grupo, já existia um conjunto de empresas constituídas, com António Vieira Rodrigues na década de 50.

Para dar a conhecer os seus investigadores e projetos

Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria dinamiza Fórum Académico

O Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria dinamiza um Fórum Académico para dar a conhecer os seus investigadores e seus projetos e a primeira sessão realiza-se no dia 21 de setembro, às 12h, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. Primeiros investigadores a sobir ao palco são o médico cirurgião Nuno Rama e a enfermeira Catarina Marques.

De 16 a 22 de setembro

Alcobaça adere à Semana Europeia da Mobilidade “Combina e Move-te”

A Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, surge através da Comissária para o Ambiente, da Comissão Europeia. Este ano, o tema da campanha é “Eficiência Energética” e o slogan é o da última edição, “Combina e Move-te”. O Município de Alcobaça associa-se a esta iniciativa.

Porto de Mós é o maior concelho do Parque Natural das Serras Aire e Candeeiros

Centro Interpretativo de Atividades de Natureza inaugurado como porta de entrada para o PNSAC

A inauguração do Centro Interpretativo de Atividades de Natureza no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, em Alvados, teve lugar no dia 17 de setembro. A requalificação teve como objetivo trans- formar este espaço num polo agregador, que funcionará como epicentro de todo o Projeto de Turismo Natureza no concelho.

Veículos ligeiros podem ser pedidos até à véspera

"USO” arranca em Almeirim o Transporte Flexível da Lezíria do Tejo

Arrancou esta segunda-feira, dia 18 de setembro, no concelho de Almeirim, o USO, serviço de transporte flexível da Lezíria do Tejo em veículos ligeiros, para servir a população nos dias ou locais em que o transporte em autocarros não é possível ou viável. O serviço é realizado em táxis com 5 e 7 lugares, devendo o passageiro efetuar a reserva da sua viagem, até ao dia útil anterior.

Cerimónia de jubilação decorre esta quinta-feira, dia 21 na ESTM, em Peniche

Luciano de Almeida vai jubilar-se e leciona última aula no Politécnico de Leiria

O Professor Luciano de Almeida, ex-presidente e docente do Instituto Politécnico de Leiria, vai jubilar-se e dar a sua última aula esta quinta-feira, dia 21, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar,em Peniche,subordinada ao tema “Além da Lei: Desvendando a Reforma do Ensino Superior através da Encruzilhada entre Direito, Prática e Transformação”.

Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, também vai estar em Leiria

Primeiro-ministro António Costa participa em Leiria na iniciativa «Governo + Próximo»

O primeiro-ministro, António Costa e o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva participam quarta-feira, 20 de setembro, em Leiria, na iniciativa «Governo + Próximo» no distrito de Leiria. Na agenda estão Agendas Mobilizadoras e Verdes para a Inovação Empresarial – PRR, a sessão de assinatura e apresentação de «Protocolo de cooperação Mata Nacional do Urso e a criação de uma Brigada de sapadores florestais» e o Acordo para a implementação do Sistema de Mobilidade Sustentável na Região de Leiria – Ligação Leiria/Marinha Grande.

Ministro da Educação e ministro da Cultura também visitam a vila neste dia

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior inaugura residência de estudantes na Batalha

Esta quarta-feira, 20 de setembro, às 15h30, a nova residência de estudantes na Vila da Batalha – Casa da Obra – será inaugurada numa cerimónia com a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
A nova residência de estudantes surge no âmbito de um protocolo entre o Município da Batalha e o Politécnico de Leiria.

De 22 a 24 de setembro

Município de Alcobaça apela à participação nas Jornadas Europeias do Património 2023

Município de Alcobaça associa-se e convida todos a participar nas Jornadas Europeias do Património 2023. Este ano subordinadas ao tema Património Vivo, as JEP pretendem explorar práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso patrimó- nio cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e recriando-se através de comunidades e grupos.

Substituindo João Garcia Miguel

Guilherme Gomes é o novo diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras

O novo diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras, Guilherme Gomes, foi apresentado publicamente no dia 13 de setembro, numa sessão que decorreu naquele equipamento cultural. “O Teatro quer ser um bom parceiro de artistas, de público e de instituições”, afirmou Guilherme Gomes na sua intervenção, prometendo ainda novidades na programação.

“A Metalurgia do Povoado de Pragança, Cadaval, no contexto da Idade do Bronze / I Idade do Ferro na Estremadura”

Ana Ávila de Melo lança livro da tese de doutoramento sobre achados arqueológicos do Castro de Pragança (Cadaval)

Domingo, 24 de setembro, às 15h30, irá realizar-se no Castro de Pragança (Serra de Montejunto) a apresentação do livro “A Metalurgia do Povoado de Pragança,Cadaval,no contexto da Idade do Bronze / I Idade do Ferro na Estremadura”,de Ana Ávila de Melo. Tema foi Tese de Doutoramento, no Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra.

VII edição decorre de 23 a 24 de setembro

“Ceyceyra Medieval “ faz aldeia de Tomar recuar sete séculos

É já nos dias 23 e 24 de setembro que acontece a sétima edição da Ceyceyra Medieval, recriação histórica que tem vindo a atrair mais atenções sobre o passado de Asseiceira, antiga sede de concelho,hoje sede de freguesia,em Tomar. Com o casario bucólico e pitoresco como cenário, an- tiga vila tem as condições ideais para a reconsti- tuição, sempre atenta ao rigor histórico, dos tem- pos medievais em que era ponto de passagem.

Em associação com a 13ª International Conference on Molluscan Shellfish Safety

Politécnico de Leiria acolhe World Seafood Congress entre os dias 25 e 27 de setembro, em Peniche

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, em associação com a International Association of Fish Ins- pectors acolhe o World Seafood Congress em associação com 13ª International Confe- rence on Molluscan Shellfish Safety.
De 25 a 27 de setembro, congresso reúne empresas e profissionais do comércio da aquacultura.

Em hóquei em patins

Benfica vence Sporting na final da Elite Cup no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar

A final da Elite Cup 2023 by Auditiv, entre o Sport Lisboa e Benfica e  o Sporting Clube de Portugal teve lugar este domingo, 17 de setembro, em Tomar. O Benfica foi o grande vencedor da 7.ª edição da Elite Cup by Auditiv 2023 ao bater na final o Sporting por 4-3, num jogo cheio de emoção e reviravoltas no marcador no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.

No sábado, 16 de setembro

Rally ACP Clássicos recebeu 85 equipas entre os concelhos de Mafra e Torres Vedras

Um pelotão de automóveis clássicos e neo- clássicos disputou o Rally ACP Clássicos, no dia 16 de setembro, atravessando concelhos de Mafra e Torres Vedras. 85 equipas percor- reram 135 km, marcados pela competição, convívio e paixão. Pilotos percorreram zonas com história, como Gradil, Picanceira, Sobral de Abelheira ou Arruda dos Vinhos.

Em reação a declarações do presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Miguel Franco Sousa

Câmara de Óbidos recusa críticas do presidente da Federação de falta de apoio às provas de golfe

Na sequência das declarações do presidente da Federação Portuguesa de Golfe, nas quais teceu críticas sobre os apoios da Câmara Municipal de Óbidos à prova Open de Portugal, que se encontra a decorrer no Royal Óbidos até 17 de setembro, domingo, o executivo municipal esclarece que considera o Golfe como estratégico para o território e, por esse motivo, foi triplicado o montante de apoio às várias provas que decorrem nos campos de Óbidos. Existe clara perceção da importância desta prova ao nível desportivo e económico no panorama nacional e, para esta mesma prova, “foi majorado o apoio em mais de 33 % face a 2022.”

Nos dias 26 e 29 de setembro e 3 de outubro

Feira do Levante de Leiria vai ser deslocalizada temporariamente para as Olhalvas

A tradicional Feira do Levante será deslocalizada para o parque de estacionamento das Olhalvas,junto ao Hospital de Santo André, nos dias 26 e 29 de setembro e 3 de outubro, para realização do evento Leiria Sobre Rodas junto ao Está- dio Municipal Magalhães Pessoa.

Iniciativa está incluída no projeto internacional PERFARE

Artemrede lança convocatória inovadora para projetos que unem saúde e trabalho artístico

A Artemrede lançou nova convocatória inovadora para apresentações de projetos artísticos, com foco em saúde e bem-estar. O objetivo é testar a forma como as artes performativas podem ajudar pessoas em situação de doença física e/ou mental. Até 17/11 podem ser apresentadas iniciativas ao projeto internacional PERFARE.

De 20 de setembro a 30 de dezembro

VOLver faz regressar programação cultural em rede aos municípios de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha

Cessar-Fogo é o regresso do VOLver, programação cultural em rede entre os municípios de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, de 20 de setembro a 30 de dezembro, com cinema, conferências, exposições, música e teatro. Cessar-fogo é um acordo entre duas ou mais partes em conflito para suspender hostilida- des e encontrar uma solução pacífica. Trabalhar juntos para promover um mundo mais pacífico e seguro.

Torres Vedras

Escola Básica do Ramalhal inaugura novo espaço com recreio inovador e mais naturalizado

Novo espaço da Escola Básica do Ramalhal, no concelho de Torres Vedras, foi inaugurado, dia 9 de setembro, com a pre- sença do ministro da Educação, João Costa. A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras frisou o facto do espaço proporcionar novas valências a alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo da freguesia do Ramalhal (como tecnologias de informação, sala de snoezelen, biblioteca, pavilhão desportivo), bem como espaço de recreio mais naturalizado e com características inovadoras, desenvolvido com uma equipa da Faculdade de Motricidade Humana dirigida pelo professor Carlos Neto.

Luís Montenegro visita concelhias do distrito

Presidente do PSD prossegue em Santarém iniciativa “Sentir Portugal” de 18 a 22 de setembro

Presidente do PSD prossegue na segunda-feira, 18 de setembro, o programa: Sentir Portugal em… Santarém é o 14.º distrito escolhido por Luís Montenegro, na sequência do compromisso que assumiu no 40.º Congresso, de passar uma semana por mês, num distrito. De 18 a 22 de setembro, irá contactar com a realidade local e dialogar com cidadãos, famílias, municípios, etc.

Em contexto de pobreza e abandono

Polícia Judiciária detém jovem de 16 anos em Peniche suspeita de ter assassinado a irmã

A Polícia Judiciária, via Departamento de Investigação Criminal de Leiria,após comu- nicação do Ministério Público de Peniche, de 8 de setembro, realizou diligências para apurar o desaparecimento de uma jovem de 19 anos. Na quarta-feira, localizou o corpo da jovem, num quadro de homicídio, detendo a autora, a irmã de 16 anos.

No dia 18 de setembro

Obras da Agência Portuguesa do Ambiente na arriba sobre o túnel do ascensor da Nazaré vão ser retomadas

O Ascensor da Nazaré encerrará no dia 18 de setembro, segunda-feira, para que sejam retomados os trabalhos de estabilização da arriba sobranceira ao túnel deste transporte por cabo, promovidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que deverão prolongar-se até 21 de dezembro de 2023.

“Os utentes serão transportados por autocarro, com as paragens habituais, incluindo na Praça Dr. Manuel de Arriaga”, informaram os Serviços Municipalizados da Nazaré.

Instalação ficará junto da ETAR do Coimbrão, Leiria

Projeto para produção de biometano liquefeito apresentado na Marinha Grande

Decorreu no dia 13 de setembro, na Câmara Municipal da Marinha Grande, apresentação do projeto “Biojoule Energy” de construção de uma unidade de produção de biometano liquefeito. Unidade projetada para junto da ETAR do Coimbrão, Leiria, de energia 100% limpa prevê produzir 50.000 MWh/ano.

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister

Secretário de Estado de Educação assinala em Alcobaça o arranque do ano letivo na EPADRC

Para assinalar o arranque do ano letivo, a EPADRC- Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, em Alco- baça, recebe sexta-feira, dia 15 de setembro, pelas 10h30, a visita do secretário de Estado de Educação, António Leite. Programa inclui a cerimónia de entrega de prémios de Quadros de Excelência e Valor e visita às instalações.

Bloco B foi inaugurado por estar completamente concluído

Requalificação da Escola Básica e Secundária da Chamusca prossegue com investimento de cinco milhões de euros

O arranque do ano escolar no Concelho da Chamusca foi marcado pela visita à primeira fase da obra de Requalificação da Escola Básica e Secundária da Chamusca e pela inauguração do bloco B, que está completamente concluído e onde vão ser lecionadas as aulas ao ensino secundário.

Com Porto, Benfica, Sporting, Barcelos, Oliveirense, Valongo, Tomar e HC Braga

Elite Cup 2023: primeira competição oficial de hóquei em patins da temporada arranca esta sexta-feira em Tomar

Pelo 3º ano, Pavilhão Municipal Cidade de Tomar recebe a Elite Cup by Auditiv 2023, primeira prova oficial de hóquei em patins da temporada. A 7ª edição arranca sexta-feira, 15 de setembro, e estende-se até domingo, dia da final, reunindo as oito melhores equipas do campeonato da última temporada.

Para a prevenção e combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens e suas famílias

Santarém é o primeiro Concelho do Distrito a criar um Núcleo da Garantia para a Infância

O Município de Santarém é o primeiro Concelho do Distrito a assinar o protocolo de Parceria para a Implementação e Acompanhamento do Núcleo da Garantia para a Infância. Esta assinatura decorreu no dia 12 de setembro durante a reunião do Conselho de Ação Social de Santarém (CLASS), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foi apresentado este programa e a importância do mesmo para garantir o acesso de todas as crianças e jovens, em situação de maior vulnerabilidade, a um conjunto de serviços essenciais.

Cartaxo inaugurou espaço de excelência e sustentável no futuro

Custo municipal das obras da Escola Secundária do Cartaxo sobe de 100 mil para 2 milhões €

A Comunidade educativa do concelho do Cartaxo viveu, dia 12 de setembro, uma manhã histórica com a inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo que concretizaram uma intervenção reconhecida como essencial há muitos anos e que representa um investimento, em educação, superior a 3 milhões e 800 mil euros. O concurso e melhorias ao projeto foram concretizados em poucos meses e a obra executada em um ano, mas o investimento municipal passou de uma previsão inicial de pouco mais de 100 mil euros, para mais de 2 milhões de euros.

Alcobaça

S.A.Marionetas organiza de 2 a 8 de outubro 26º festival Marionetas na Cidade

A companhia S.A.Marionetas organiza pela 26ª vez o festival Marionetas na Cidade a decorrer de 2 a 8 de outubro. São 70 apresentações de 13 companhias, 14 espetáculos de 6 países (Itália, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Japão) em oito locais. Duas exposições (Lúmen uma história de amor e As marionetas do musical Avenida Q) e o lançamento do Livro S.A.Marionetas 25 anos.

Representante do Concelho de Azambuja venceu entre as 12 candidatas

Daniela Ferreira é a Rainha das Vindimas de Portugal e Embaixadora da Vinha e do Vinho 2023

Azambuja reconquistou o título que já havia ganho em 2016 com Marisa Ferreira e em 2019 com Cátia Mateus e brilhou na Foz do Sabor, em Torre de Moncorvo – “Douro Cidade Europeia do Vinho 2023”, com a coroação de Daniela Ferreira como Rainha das Vindimas de Portugal e Embaixadora da Vinha e do Vinho 2023.

Inauguração decorre esta sexta-feira, dia 15 de setembro

Politécnico e Centro Hospitalar de Leiria promovem mostra “O Design, a Saúde e o Cuidar” na Livraria Arquivo

Dia 15 de setembro, às 18 h,na Arquivo Livraria, na cidade de Leiria, é inaugurada a exposição “O Design, a Saúde e o Cuidar”, focada no uso do Design participativo na área da Saúde, através da exibição do processo de investigação em design aplicado ao desenvolvimento de um sistema de monitorização dos utentes no serviço de urgência.

Com vista à empregabilidade num novo setor bioindustrial que nasce em Portugal

1º curso superior do mundo dedicado à produção Bioindustrial de Insetos nasce em Santarém

O Curso Técnico Superior Pro- fissional (CTeSP) em Produção Bioindustrial de Insetos, foi aprovado pelo Governo e irá funcionar na Escola Superior Agrária de Santarém, do Insti- tuto Politécnico de Santarém. As candidaturas para a 2ª fase de ingresso no curso decorrem até 13 de setembro. A Agenda Mobilizadora InsectERA e o Politécnico de Santarém lança- ram o inovador Curso Técnico Superior Profissional em Produ- ção de Insetos. Curso, inserido na rede de formação dedicada a este novo setor, é fruto dos esforços conjuntos de parceiros da InsectERA e do Politécnico de Santarém, na criação de um setor bioindustrial em Portugal.

Na 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO

Candidatura submetida pela Associação Geoparque Oeste aprovada por unanimidade em Marraquexe

O aspiring Geoparque Oeste esteve presente na 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco, em Marraquexe. Conselho Executivo do Programa de Geoparques Mundiais da Unesco reuniu para analisar as novas candi- daturas a Geoparques Mundiais. A candidatura da Associação Geoparque Oeste, foi aprovada por unanimidade, passando assim à fase seguinte.

Com presença do secretário de Estado da Educação, António Leite, e do ex-ministro da Educação David Justino

Marinha Grande debateu no Teatro Stephens com atuais e ex-governantes as oportunidades e desafios da educação

As oportunidades e os desafios da educação foram debatidos nos dias 7 e 8 de setembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no 1.º Encontro Municipal de Educação, tendo reunido reputados oradores a nível nacional e contado com a presença do secretário de Estado da Educação, António Leite.

Após obras de requalificação da Escola Básica Professor Abílio Madeira Martins

Ministros da Educação e da Cultura iniciam ano letivo com inauguração da Escola Básica em Minde

O ministro da Educação, João Costa, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e o secretário de Estado da Educação, António Leite, marcam o arranque do ano letivo com a inauguração da requalificação da Escola Básica Professor Abílio Madeira Martins, em Minde, concelho de Alcanena, escola com uma forte aposta no Plano Nacional das Artes.

Temporal teve lugar no dia 3 de setembro

Município da Lourinhã desenvolve trabalhos de limpeza e lavagem de vias para fazer face às fortes chuvadas

O Município da Lourinhã acionou, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, após a chuva forte que se fez sentir no concelho no dia 3 de setembro e que provocou algumas inundações e deslizamentos de terras, um conjunto de medidas que permitiram restabe- lecer em segurança a circulação rodoviária, através da limpeza e lavagem de vias.

Em conjunto com as outras sete CIM do litoral

Região de Leiria dá parecer condicionado mas positivo à produção de energia eólica off-shore

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria emitiu um parecer e declaração de voto relativos ao designado Plano de Afetação para Produção de Energias Renováveis (PAER). Recorde-se que segundo o proposto no PAER, o maior parque eólico offshore em termos de potência instalada (4GW) localiza-se ao largo da Figueira da Foz, com impactos nas regiões de Leiria e Coimbra.

Festival termina no dia 17 de setembro

Festival de Ópera de Óbidos regressa com concertos esgotados

A nova vida do Festival de Ópera de Óbidos teve abertura auspiciosa com a apresentação de 4 récitas no segundo fim de semana de setembro: La Serva Padrona, de G. B. Pergolesi e A Voz Humana, de F. Poulenc, corresponderam assim ao enorme interesse e afluência de espetadores que estiveram presentes no encantador espaço da Quinta das Janelas (Gaeiras).

Franceses dominaram 5ª etapa da Qualifying Series da World Surf League

Francês Marco Mignot vence Pro Santa Cruz 2023

Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House decorreu de 5 a 9 de setembro na Praia do Norte, em Santa Cruz. Esta é a 5ª etapa de 2023/24 da Qualifying Series da World Surf League, que reuniu 128 atletas a disputar 10 vagas europeias no circuito Challenger Series 2024. A prova foi ganha por Marco Mignot, o surfista francês que superou Gatien Delahaye.

Dom Afonso inspirou o Festival de Setembro

Festival de Setembro – “Nós, Migrantes” celebrou a reabilitação do Castelo e Paço dos Condes de Ourém

Seis anos depois da última edição, o Festival de Setembro regressou à Vila Medieval de Ourém. Durante três dias, o Centro Histórico acolheu um conjunto de iniciativas de cultura, conhecimento e diálogo em torno da diversidade cultural. Inspi- rada no tema “Nós, Migrantes”, edição parte das trajetórias da emigração oureense para França, Reino Unido, Brasil, Angola e Moçambique.

Cianobactérias de elevada toxicidade e cheiro putrefacto têm origem em Espanha

proTEJO denuncia nova invasão de poluição de bloom de algas tóxicas no rio Tejo

O ProTEJO constatou este sábado, 9 de setembro, à semelhança de anos anteriores, que um novo bloom de algas com elevada toxicidade e cheiro putrefacto proveniente de Espanha invadiu rio Tejo em Vila Velha de Ródão estendendo-se pela albufeira do Fratel e que irá contaminar todo o rio a montante da barragem do Fratel.

Abrantes, Entroncamento, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Alcanena, Constância e Mação

2.ª edição do Congresso do Desporto vai juntar 7 municípios do Médio Tejo nos dias 27 e 28 de outubro

O Congresso do Desporto vai juntar 7 municípios do Médio Tejo. Aos municípios de Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha juntam-se este ano Alcanena, Constância e Mação na organização da 2.ª edição do Congresso do Desporto (27 e 28 de outubro).

Fátima

Câmara de Ourém aprova Projeto de Execução da Requalificação-Av. Irmã Lúcia de Jesus

Foi aprovado, em reunião da Câmara Municipal de Ourém, o Projeto de Execução da Requali- ficação Urbana da Avenida Irmã Lúcia de Jesus (entre a rotunda sul e o limite urbano de Fátima). Projeto incide num troço de 2 km, coincidente com a ex-EN356 e abrangido pelo Plano de Urbanização de Fátima, e contempla a requali- ficação de todo o espaço público desta avenida.

Tomar

Convento de Cristo acolhe a 16 de setembro a conferência “Os Novos Cavaleiros do Mar”

O Convento de Cristo recebe, no dia 16 de setembro, conferência “Os Novos Cavalei- ros do Mar (Poder,Responsabilidade, Honra, Oceanos e Templarismo”, no âmbito da Ex- posição/Instalação “Telesma e os Cavaleiros do Mar”, patente no Monumento. Oradores são Luís Vieira-Baptista, artista plástico, e Mário Parra da Silva, bioengenheiro.

No mês de agosto

VMER do Hospital Distrital de Santarém atinge operacionalidade de 100 %

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém reforçou a operacionalidade do ano de 2023, tendo no mês de agosto apresentado uma taxa de operacionalidade total de 100 %, de acordo com o registo enviado pelo INEM.

Centro Escolar de Alcobaça foi a escola que mais resíduos recolheu no distrito

Escolas do distrito de Leiria recolhem 24 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados na 15ª Geração Depositrão

A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e de Pilhas e Acumuladores impulsionou a recolha de 24,3 toneladas de resíduos em 32 escolas do distrito de Leiria na 15ª edição da Geração Deposi- trão. Escolas conquistaram 2.683€ em cheques-prenda em material para escolas. O Centro Escolar de Alcobaça foi a escola que mais resíduos recolheu neste distrito, com um total de 5 toneladas, tendo ficado em 14º lugar a nível nacional, de um total de 431 escolas.

Trabalho desenvolvido pela OONIFY

Nazaré reforça promoção de destino turístico em novo vídeo nomeado para prémio no Art&Tur’23

O novo vídeo promocional que a Nazaré estreou no dia 8 de setembro, nas suas redes sociais, retrata a modernidade conjugada com as raízes históricas e culturais. O trabalho, desenvolvido pela OONIFY, está nomeado para um prémio no Art&Tur’23 – Festival Internacional de Cinema de Turismo.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém visitou as instalações

Empresa de Santarém Olitrem reforça posição de líder no segmento de refrigeração

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém visitou as instalações da empresa Olitrem – Indústria de Refrige- ração, em Tremês, no dia 8 de setembro. A Olitrem é uma empresa familiar especializada na produção, comercialização e assistência técnica de frio comercial e industrial para a indústria hoteleira, restauração e bebidas. Face às exigências do mercado e para concretização da sua política de melhoria, a Olitrem tem vindo a investir na inovação, no aumento das suas instalações e atualização dos seus equipamentos e produtos, contando atualmente com 220 colaboradores, onde 51% são do sexo feminino.

Declaração de compromisso foi assinada no Porto

27 municípios da região vão implementar o projeto «Bairros Comerciais Digitais»

Decorreu, no dia 6 de setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, a sessão de apresentação do programa «Bairros Comerciais Digitais», iniciativa no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que procura promo- ver a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio. São abrangidos 25 mil estabele- cimentos comerciais do país, com o objetivo de modernizar o comércio de proximidade. Num total de 160 candidaturas, com investimento de 77,5 milhões de euros, foram aprovados 95 projetos,sendo 27 dos distritos de Leiria e Santarém e Oeste.

Em Pombal e Torres Vedras

Ministro da Educação inaugura este sábado o Centro Escolar de Pelariga e a Escola Básica de Ramalhal

Ministro da Educação, João Costa, inaugura o Centro Escolar de Pelariga este sábado, dia 9 de setembro, pelas 10 horas, na Rua dos Desportos, em Pelariga, concelho de Pombal. No mesmo dia, pelas 15h, o ministro inaugura também a Escola Básica de Ramalhal, na Rua Francisco Manuel dos Santos, no Ramalhal, concelho de Torres Vedras.

Num valor comercial estimado em cerca de 5.300 euros

PSP apreende cerca de 500 peças de vestuário e calçado contrafeitos nas feiras semanais da Nazaré e de Pombal

O Comando Distrital de Leiria da PSP, via Esquadra da Nazaré e Esquadra de Intervenção Policial de Leiria em colaboração com a Esquadra de Pombal, promoveu, dia 7 de setembro, duas ações policiais, no âmbito da Operação Semana Anti Contrafação, com fiscalizações nas feiras semanais da Nazaré e Pombal, apreendendo cerca de 500 peças contra- feitas de vestuário e calçado, de marcas de renome.

Arguido tinha na sua posse 89 doses de estupefaciente

GNR detém homem por violência doméstica e posse de armas proibidas em Salvaterra de Magos

Comando Territorial de Santarém da GNR, via Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Especificas (NIAVE), no dia 6 de setembro, deteve um homem com 24 anos por violência doméstica, no concelho de Salvaterra de Magos. Militares apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica sobre a namorada de 24 anos.

Cooperação nos transportes, proteção civil, agricultura, saúde e saneamento

Municípios do Cadaval e de Santa Catarina (Cabo Verde) assinam Protocolo de Geminação

Os Municípios do Cadaval e Santa Catarina (Cabo Verde – Ilha de Santiago) assinaram no dia 5 de setembro, um Protocolo de Geminação com vista à partilha de benefícios sociais, económicos e culturais. O acordo foi firmado por José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval e pela sua homóloga de Santa Catarina, Jassira Monteiro.

Município de Leiria aprova moção alertando para o “crescente sentimento de insatisfação da população do concelho”

Câmara de Leiria exige ao Governo reforço dos cuidados de saúde primários no concelho

Centro de Saúde de Leiria Dr. Gorjão Henriques

O Município de Leiria aprovou, por unanimidade, na reunião de executivo, que decorreu esta terça-feira, dia 5 de setembro, uma moção que solicita ao Ministério da Saúde um diagnóstico ao quadro de recursos humanos da rede de cuidados primários no concelho.

Nesta moção, apresentada pela vice-presidente do Município, Anabela Graça, é também solicitado à tutela que, com caráter de urgência, sejam adotadas medidas com o objetivo de ultrapassar a presente situação, a qual tem vindo a gerar um justificado e crescente sentimento de insatisfação junto da população.

No artigo 64º da Constituição portuguesa é consagrado “o direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover, sendo que este direito é realizado através de um serviço nacional de saúde universal e geral, tendencialmente gratuito, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos”.

No entanto, nos últimos meses, conforme se destaca nesta moção, “verifica-se uma degradação progressiva deste direito, face ao encerramento sucessivo de unidades públicas de prestação de cuidados de saúde, na maioria das situações devido à escassez de recursos humanos. A agravar este cenário, constata-se que o número de médicos em situação de aposentação não está a ser compensado por igual número na contratação de novos médicos.”

Segundo a mesma, esta situação “tem como resultado o acréscimo, no concelho de Leiria, do número de pessoas sem médico de família atribuído, comprometendo a prestação de cuidados de saúde primários a que a população tem direito”.

Apesar de estarmos perante uma competência do Ministério da Saúde, o Município de Leiria, consciente desta situação, irá implementar o projeto Bata Branca para ajudar a minorar o impacto da falta de médicos de família e, desta forma, garantir apoio à população, no que diz respeito a consultas médicas, prescrição de medicação e exames complementares de diagnóstico.

De igual forma, está a ser preparado o Regulamento de Incentivo à Fixação de Médicos no concelho de Leiria.

Apesar da sua importância, estas medidas não serão suficientes para que toda a população do concelho de Leira tenha acesso a cuidados de saúde.

      Fonte: DCRP|CML

De 5 a 9 de setembro de 2023

Mosteiro de Alcobaça recebe XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval

O XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval realiza-se de 5 a 9 de setem- bro, no Mosteiro de Alcobaça. O evento é promo- vido pela Associação Hispânica de Literatura Medieval em parceria com a Universidade Aberta e o seu polo do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

No CNEMA, em Santarém

Floresta e sustentabilidade estiveram em debate na Agroglobal

No âmbito da IX Agroglobal, que decorre no CNEMA, em Santarém, realizou-se, no dia 5 de setembro, a Conferência “Floresta Susten- tável e de Precisão – Mais Resiliência e Mais Produtividade”, promovida pela Biond. Agro- Global 2023, que decorre até 7 de setembro, é uma feira para empresários e profissionais do sector agrícola, agroindustrial e florestal.

Grande Final Nacional Portugal Slam realiza-se em Almada

Mariana Bonito vence final do Poetry Slam de Torres Vedras e apura-se para a Grande Final Nacional Portugal Slam

Mariana Bonito é a vencedora da final regional do Poetry Slam de Torres Vedras e encontra-se apurada para a Grande Final Nacional Portugal Slam em Almada nos dias 7, 8 e 9 de setembro. Participaram também nesta final os vencedores dos 3 rounds: Margarida Neves, Salomé Abreu Rodrigo Micheli, Francisca Dantas e Federica Ortiz.

Frederico Morais está entre os 20 portugueses presentes

Santa Cruz prepara-se para receber os melhores surfistas da Europa

O Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House arranca esta quarta-feira, 6 de setembro, na Praia Centro, em Santa Cruz. Esta é a 5.ª etapa do calendário Qualification Series da World Surf League (WSL), paragem crucial para determinar quem são os surfistas que vão obter as vagas europeias de qualifi- cação para o circuito Challenger Series 2024. Prova de categoria QS300, na vertente masculina, estende-se até domingo, 10 de setembro, contando com a participação de mais de 100 atletas, entre os quais 20 portugueses, nomeadamente Frederico Morais.

Terceiro livro da coleção Cadernos de Teatro de Marionetas S.A. Marionetas

S.A.Marionetas lança livro Teatro Dom Roberto, pela mão do palheta José Manuel Valbom Gil

Integrado nas comemorações dos 25 anos da companhia, a S.A.Marionetas irá lançar o terceiro livro da coleção Cadernos de Teatro de Marionetas S.A. Marionetas, com o título Teatro Dom Roberto, pela mãos do palheta José Manuel Valbom Gil, dia 9 de Setembro, na Casa da Marioneta em Agualva / Sintra integrado no festival É Só Palheta. Apre- sentação será feita pelo ator Nuno Correia Pinto

Comissão Coordenadora Distrital enviou uma carta ao ministro Duarte Cordeiro

Bloco de Esquerda de Santarém pede ação do Ministério do Ambiente no processo de degradação ambiental do rio Maior

A Distrital do Bloco de Esquerda de Santarém enviou uma carta, no dia 2 de setembro, ao ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, sobre a degradação ambiental do rio Maior. Nos últimos dias, tem sido evidente a profunda degradação ambiental deste afluente do Tejo, que apresenta cor avermelhada, textura pastosa e cheiro nauseabundo, na zona de S. João da Ribeira.

Abrantes

Instabilidade atmosférica adia Festival ao Alto para os dias 15 e 16 de setembro

O Município de Abrantes, após cuidada apreciação e ponderação, decidiu adiar o Festival ao Alto devido à instabilidade das condições meteorológicas previstas para este fim de semana.  O Jardim do Alto de Santo António, em Abrantes, irá receber o Festival ao Alto nos dias 15 e 16 de setembro, mantendo o programa previsto.

Vencendo a Acd O Sótão por 8-6

Sporting de Braga vence na Nazaré o Campeonato de Elite do Futebol de Praia

O Sporting Clube de Braga é o Campeão de Elite do Futebol de Praia 2023. Venceu, no dia 3 de setembro, no Estádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré, na final, a Acd O Sótão por 8-6. Antes disputou-se o terceiro lugar, conquistado pelo Nacional/Hostel Central que derrotou a Afd Torre por 5-4.

Teatro-Cine de Pombal recebe conferência mundial Esports Integrity Forum

Câmara Municipal de Pombal passa a integrar a Sports Integrity Global Alliance

A sessão de assinatura de memorando de entendimento entre a Câmara Municipal de Pombal e a Sports Integrity Global Alliance (SAGA) e a conferência mundial decorrem esta quarta-feira, em Pombal. Pelas 12h, será assinado um memorando de entendimento entre a Câmara Municipal e a SAGA, através do qual a autarquia passa a ser membro da SIGA Europa. Ás 14h, no Teatro-Cine de Pombal, será realizada uma conferência mundial Esports Integrity Forum, com entrada livre.

5ª edição tem como tema “Educação e Trabalho”

Fundação Francisco Manuel dos Santos realiza Escola de Verão no Politécnico de Santarém

O Politécnico de Santarém acolhe a 5ª edição da Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos, até ao dia 10 de setembro, com o tema é “Educação e Trabalho”. Sob o mote “Pensar diferente. Agir juntos”, a edição de 2023 da Escola de Verão conta com 100 alunos com idade até 18 anos, que vão participar em palestras, workshops, dinâmicas de grupo e diversas atividades lúdicas e desportivas. Nesta iniciativa, os participantes têm oportunidade de aumentar o conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, participar em dinâmicas de grupo, partilhar ideias e debater pontos de vista com conceituados especialistas.

Estrada de uma Rainha (1734-1816) com dois nomes - Rota D. Maria I /D. Maria Pia

Fórum Terra Mágica das Lendas cria na Benedita a Rota Estrada D. Maria I / D. Maria Pia

A Real Estrada D. Maria I / D. Maria Pia foi construída para ligar Lisboa ao Porto no reinado de D. Maria I, também chamada Pia. No concelho de Rio Maior (Asseiceira e Alto da Serra), no de Porto de Mós (Pedreiras) e no da Batalha, (Jardoeira), chama-se Estrada D. Maria I ou apenas D. Maria, mas em Alcobaça tem o nome de D. Maria Pia.

Casas de madeira, mobile homes, contentores, caravanas,tendas, bungalows,iglôs

Câmara da Lourinhã alerta que edificações pré-fabricadas, casas de madeira e afins carecem de licenciamento

A Câmara Municipal da Lourinhã informou, no dia 5 de setembro, que qualquer tipo de edificação executada com recurso a materiais de construção como a madeira, o metal, o plástico ou derivados ou compostos destes materiais, bem como as edificações de natureza pré-fabricada, carecem de controlo prévio administrativo.

Com produtos da terra, artesanato e velharias

Feira Rural regressa sábado ao centro histórico de Torres Vedras

A penúltima edição deste ano da Feira Rural de Torres Vedras acontece este sábado, dia 9 de setembro. no centro histórico de Torres Vedras. Entre as 8h e 16h, pode ser adquirido, em dezenas de bancas, hortícolas, frutícolas; flores; produtos de agricultura biológica; pão; plantas aromáticas; doçaria; queijos; vinhos; licores; artigos de artesanato; antiguidades; e velharias.

Município inaugurou o espaço no dia 31 de agosto

Incubadora de empresas HubsLisbon Azambuja inaugurada com 18 empresas

O projeto de empreendedorismo Hubs Lisbon Azambuja, dinamizado pela Câmara Municipal, acabou de nascer no dia 31 de agosto, após a assinatura dos contratos entre autarquia e as primeiras 18 empresas apoiadas pela incubadora. O edifício dispõe de serviços de apoio ao processo de incubação virtual.

Lago Azul foi palco da maior prova do mundo de wakeboard

Cory Teunissen e Zahra Kell vencem em Ferreira do Zêzere Nautique WWA Wakeboard World Championships

A WWA concluiu a 35.ª edição do Nautique WWA Wakeboard World Championships, com o barco oficial Super Air Nautique G23 a levar os melhores do mundo à vitória no último dia de competição. Evento regres- sou ao Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, Portugal, após oito anos, e foi o palco ideal para atletas de mais de 20 países.

Tendo na sua posse 112.75 doses de cocaína

PSP detém casal na Marinha Grande por tráfico de droga

Na sequência de denúncias anónimas de que um casal, oriundo da área de Lisboa, se deslocava à cidade da Marinha Grande com objetivo de ali vender produto estupefaciente, a Esquadra de Investigação Criminal de Leiria da PSP desenvolveu ações, tendo, no dia 4 de setembro, detido, em flagrante, um homem e uma mulher, de 60 e 57 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

"Where are you?"

Artista plástica romena Florentina Voichi expõe no Mosteiro da Batalha

Florentina Voichi, uma das mais reputadas artistas romenas, expõe na Galeria do Mosteiro da Batalha (antiga cozinha conventual). Esta iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Cultural Romeno em Lisboa e Embaixada Romena. A exposição “”Where are you?” é inaugurada no dia 9 de setembro pelas 16h00 e estará patente até 31 de dezembro.

Raul Almeida é o novo presidente da Comissão Executiva,

Novo presidente do Turismo do Centro vai criar um Conselho Estratégico do Turismo do Centro

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2023-28, tomaram posse, dia 1 de setembro, no Convento São Francisco, em Coimbra. Raul Almeida é o novo presidente e já propôs a criação do Conselho Estratégico do Turismo do Centro.

Serviço de Pneumologia do Hospital Distrital de Santarém adota técnica inovadora no tratamento do derrame pleural

Colocação de drenos tunelizados de longa duração

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou recentemente uma técnica inovadora para o tratamento e alívio de sintomas em doentes com derrame pleural recorrente (acumulação de líquido no espaço pleural). O procedimento consiste na colocação de drenos tunelizados de longa duração.

Segundo o diretor do Serviço de Pneumologia, Gustavo Reis, esta técnica poderá vir a beneficiar muitos doentes. “Os dois grupos principais serão os doentes com cancro do pulmão ou de outros órgãos em que ocorra envolvimento pleural com acumulação de líquido e também doentes com insuficiência cardíaca que podem também desenvolver derrame pleural recorrente sintomático”, explica.

De acordo com Luís Rodrigues, pneumologista no HDS, “este é um procedimento minimamente invasivo, com baixo risco de complicações, que proporciona um alívio sintomático rápido e significativo e permite realizar drenagens periódicas do líquido acumulado sempre que os sintomas o justifiquem sem necessidade de novas punções. Em muitos casos, o próprio doente ou seus cuidadores podem ser ensinados a fazer a drenagem no domicílio evitando deslocações e recurso ao hospital”.

O procedimento é realizado em regime de ambulatório, demorando 20-30 minutos e o doente pode voltar ao domicílio imediatamente após a realização do mesmo.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração (CA) do HDS, salienta que “a aposta crescente na diferenciação técnica tem sido um dos grandes objetivos do CA, de modo a oferecer os melhores cuidados aos seus utentes”.

     Fonte: GCI|HDS

Abrantes

Polícia Judiciária detém homem pela autoria de 2 incêndios florestais no Tramagal

A Polícia Judiciária, via Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em estreita colaboração com a GNR de Tramagal, recolheu relevantes elementos de prova que determinaram a detenção, fora de flagrante delito, do autor de dois incêndios florestais ocorridos nos dias 26 e 30 de agosto, no Tramagal, concelho de Abrantes. O autor, um homem de 62 anos, reformado, com antecedentes criminais, ateou os incêndios com recurso a chama direta e fê-lo sob motivação fútil.

Designação do concurso foi alterada nesta edição. Em 2022, Adriana Neves foi eleita “Miss Adiafas”

Concurso Rainha das Adiafas do Cadaval abre inscrições até 22 de setembro

Já se encontram abertas as inscrições para o Concurso Rainha das Adiafas 2023, a realizar no dia 22 de outubro, inserido na Festa das Adiafas e XX Festival Nacional do Vinho Leve. Todas as jovens do Concelho do Cadaval com idades entre os 16 e os 25 anos, podem apre- sentar a sua candidatura até 22 de setembro.

Secretária de Estado da Habitação homologa acordo do Programa 1º Direito

Pombal realiza maior investimento de sempre na área da habitação

Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, homologou, dia 30 de agosto, o acordo de colaboração entre o Município de Pombal e Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) no âmbito do Programa 1º Direito que prevê um investimento total de cerca de 22,5 milhões de euros nos próximos seis anos.

Na freguesia de Monte Real e Carvide

GNR detém jovem de 16 anos por incêndio florestal na serra de Porto Urso, no concelho de Leiria

O Comando Territorial de Leiria, via SEPNA de Leiria, deteve, no dia 1 de setembro, em flagrante um jovem de 16 anos, por incêndio florestal no concelho de Leiria.
Numa ação de vigilância na serra de Porto Urso, freguesia de Monte Real e Carvide, o NPA de Leiria com o apoio de populares detetaram o suspeito a incendiar uma zona florestal, com um isqueiro, tendo sido detido em flagrante.

Exposição “Oliveira do Mouchão, Monumento Vivo"

Biblioteca Municipal de Sardoal recebe mostra sobre a árvore mais antiga da Península Ibérica com cerca de 3.355 anos

A Biblioteca Municipal de Sardoal tem patente, de 30 de agosto a 29 de setembro, a exposição “Oliveira do Mouchão, Monumento Vivo”, com ilustrações de Paulo Alves. Esta mostra resulta do livro homónimo, da autoria de Francisco Lopes e Paulo Alves. Com cerca de 3.355 anos, a árvore, situada na freguesia de Mouriscas, em Abrantes, é a mais antiga da Península Ibérica.

Prova de Expressão e Comunicação é a primeira prova pública

Candidatos a Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo apresentam-se em palco

A primeira prova pública antes da subida ao palco para Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, está marcada para o dia 8 de setembro, sexta-feira, às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo (CCC). A prova de Expressão e Comunicação integra um conjunto de provas que contam para a avaliação final dos jovens.

Centro Nacional de  Exposições recebe a Agroglobal 2023

Santarém recebe maior feira agrícola portuguesa dedicada a profissionais de 5 a 7 de setembro

A Agroglobal 2023, a maior feira agrícola em Portugal exclusiva- mente dedicada a profissionais do sector em Portugal, realiza-se este ano no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 5 a 7 de setembro. A edição de 2023 foi concebida para que o evento seja “cada vez mais Agroglobal”, com várias novida- des ligadas à transformação digital e à sustentabilidade, mas em que a essência e a dinâmica da feira se mantêm. O evento contará com cerca de 280 empresas participantes e com uma área de 100 hectares. A Agroglobal tem instalados campos permanentes de vinha, olival, amendoal, aveleiras, nogueiras, maçã e pera.

Entre 4 e 9 de setembro

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto promove projeto de promoção da saúde nas Caldas da Rainha

Caldas da Rainha foi selecionada para acolher o projeto “Medicina Vai”, desenvolvido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto. Iniciativa irá trazer, de 4 a 9 de setembro, 50 estudantes para sensibilizar comu- nidade para questões da saúde.

O vencedor será anunciado no final do desfile de aventais a concurso

Concurso do Avental Típico da Nazaré apresentado dia 23 de setembro no Centro Cultural

A Câmara Municipal vai realizar o concurso do avental típico da Nazaré no dia 23 de setembro, às 16h, em frente ao Centro Cultural da Nazaré. O anúncio dos três primeiros classificados a concurso, de cada escalão, será feito após um desfile de participantes. A concurso devem ser apresentados aventais com as características tradicionais de festa, curto ou comprido.

Torres Novas

Novo presidente da Direção da Nersant reúne equipa e estabelece visão para o futuro

O presidente da Direção da Nersant – Asso- ciação Empresarial da Região de Santarém, António Manuel Pedroso Leal, promoveu no dia 29 de agosto uma reunião geral de trabalhadores, na sua sede, em Torres Novas, com o objetivo de se apresentar à equipa e, em conjunto, poder partilhar a sua visão para o futuro da associação.

Peniche

GNR detém em Ferrel três pessoas por tráfico de estupefacientes, posse ilegal de arma e munição proibida

O Comando Territorial de Leiria, via NIC de Caldas da Rainha, no dia 30 de agosto, deteve dois homens e uma mulher, com idades entre os 45 e 75 anos, por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de armas e munição proibida, em Ferrel, concelho de Peniche. GNR executou mandado de busca domiciliária, apreendendo 79 doses de cocaína e 12 de canábis.

"Pelo fim de espetáculos com sofrimento animal - Tourada não é cultura"

Assembleia Municipal da Nazaré chumba por um voto moção do Bloco de Esquerda contra as touradas

Uma moção “Pelo fim de espetáculos com sofrimento animal – Tourada não é cultura” foi levada pela deputada do Bloco de Esquerda, Telma Ferreira, à sessão da Assembleia Municipal da Nazaré de dia 23 de setembro. Apesar de não ter sido aprovada, foi rejeitada apenas com 5 votos contra e 4 a favor, tendo a maioria optado pela abstenção (14 votos).

Figueira da Foz

Plataforma de turismo "Portugal por Dentro" arranca com 17 municípios da região

A apresentação pública da plataforma “Portugal por Dentro” teve lugar no dia 27 de setembro (Dia Mundial do Turismo), no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Esta plataforma foi construída, durante vários meses, em parceria com entidades privadas e públicas (entre as quais 109 municípios). Santarém, Pombal, Óbidos, Cadaval, Abrantes, Alenquer, Almeirim, Coruche, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Porto de Mós, Salvaterra de Magos, Sardoal, Alvaiázere e Constância, estão entre as autarquias aderentes. “Portugal por Dentro” apresenta-se como a maior plataforma nacional de turismo.

Patente na Sala Berlengas da ESTM até dia 30 de novembro

Exposição em Peniche dá a conhecer algas e microalgas criadas no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Produzida pelo Politécnico de Leiria, a exposição “AZUL MARE – Arte e Ciência” pretende ser um percurso de conhecimento das algas e suas propriedades e, simultaneamente, um percurso meditativo sobre as condições de produção das primeiras imagens fotográficas realizadas pela técnica da cianotipia*. Reúne fotografias realizadas nos laboratórios de criação de algas e microalgas do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria.

Abrantes

Jorge Andrade e Ricardo Alves partilharam experiências desportivas no workshop “Preparar o atleta do futuro”

A celebrar a sua 20ª edição, o workshop “Preparar o atleta do futuro”, organizado pelo Município de Abrantes desde 2011, decorreu quinta-feira no edifício Pirâmide, em Abrantes, com as intervenções do ex-futebolista Jorge Andrade, que representou Porto e Juventus, e do abrantino Ricardo Alves, que se destacou como um dos melhores velocistas nacionais, ao serviço do Tramagal Sport União e Sporting Clube de Portugal.

Investimento de cerca de 120 mil euros

Hospital Distrital de Santarém adquire equipamento que identifica grau de fibrose e gordura no fígado

O Hospital Distrital de Santarém adquiriu um equipamento Fibroscan para a realização de elastografias hepáticas, num investimento de cerca de 120 mil euros. Novo equipamento está instalado na Unidade de Doenças Infeci- osas e permite uma avaliação não invasiva do grau de fibrose (graus 1,2,3 ou cirrose) e esteatose hepática (gordura no fígado).

Governo apresentou nova Linha de Alta Velocidade entre o Porto e Lisboa

Linha de Alta Velocidade vai ter estação em Leiria e ficar a 40 minutos de Lisboa

A cidade de Leiria vai ficar a apenas 40 minutos de Lisboa, através da Linha de Alta Velocidade, projeto que vai contemplar o concelho com uma estação. A solução foi revelada quarta-feira, dia 28 de setembro, no Porto, durante a apresentação da Nova Linha de Alta Velocidade Porto- Lisboa.

Jerónimo de Sousa defende que Portugal tem condições de aumentar produção

Secretário-Geral do PCP visitou exploração agrícola e realizou um encontro com a direção da Louricoop

«É preciso pôr Portugal a produzir e Portugal tem condições de aumentar a sua produção e garantir a sua soberania alimentar», foi esta a ideia central da visita que o PCP realizou a uma unidade de produção agrícola na Lourinhã. Esta ação realizou-se no âmbito do lançamento do roteiro sobre “Soberania Alimentar”.

De 13 a 16 de outubro

Piloto Dani Sordo reforça programa do Leiria Sobre Rodas

A 9.ª edição do Leiria Sobre Rodas foi oficialmente apresentada quarta-feira, 28 de junho, em Leiria, com a revelação de uma novidade de peso: a participação do espanhol Dani Sordo, piloto oficial da Hyundai no Campeonato do Mundo de Ralis. Com Programa de 4 dias, de 13 a 16 de outubro, promete um evento único em torno da cultura automóvel e da moto.

Coleção Scriptorium | IEM/Nova FCSH e Mosteiro da Batalha

Maria Helena da Cruz Coelho publica livro D. João I - O Homem e o Rei

A Professora Maria Helena da Cruz Coelho, catedrática aposentada do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, acaba de publicar o livro “D. João I –  O Homem e o Rei”.
A coleção Scriptorium insere-se na colaboração que há muitos anos se estabeleceu entre o Mosteiro da Batalha (DGPC) e o Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH).

Arguido fica sujeito à medida de coação de proibição de contato com a vítima

GNR do Bombarral detém idoso em flagrante por violência doméstica

Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial do Bombarral, deteve um homem de 68 anos,no dia 26 de setembro, por violência doméstica, no concelho de Bombarral. Na sequência de uma denúncia, os militares apuraram que o suspeito infligiu ameaças psicológicas e ameaças de morte à vítima, a sua companheira de 71 anos.

Concurso público internacional integrado nas Estratégias Locais de Habitação

CIMLT investe 7,5 milhões de euros em projetos de construção e reabilitação de habitações

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo lançou um concurso público internacional para a contratação de projetos destinados à construção e reabilitação de habitações, elegíveis no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. As candidaturas estão abertas até ao 19 de outubro e destinam-se a equipas projetistas. O objetivo da CIMLT é a seleção de uma bolsa de equipas projetistas, que irão elaborar projetos para construção e reabilitação de habitações nos municípios en- volvidos (Almeirim, Benavente, Chamusca, Coruche, Rio Maior e Santarém), num investimento de cerca de 7,5 milhões de euros,.

Com palestra, livro, monumento e concerto pela Banda da Força Aérea

Batalha associa-se aos 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul com programa comemorativo

A travessia aérea do Atlântico Sul constitui o principal feito aeronáutico de Portugal. Deve – se a Gago Coutinho e a Sacadura Cabral tamanha audácia e engenho num feito histórico que orgulha todos os portugueses. Por isso, a Câmara da Batalha acolhe este domingo, 2 de outubro, um conjunto de iniciativas para assinalar este feito histórico.

Em Alcobaça, Coz e Paredes da Vitória

Confraria do Frango na Púcara organiza passeio com atividade cultural durante a tarde, seguido de jantar

Antes da realização do seu Primeiro Grande Capítulo que está marcado para o dia 19 de novembro deste ano em Alcobaça, a Confraria do Frango na Púcara (CFP) organiza no sábado 22 de outubro um passeio com atividade cultural durante a tarde, seguido de jantar, o qual é aberto à participação de quem nele se inscrever mesmo não sendo membro da CFP.

Sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 11h00.

Município de Azambuja vai inaugurar o novo Mercado Diário de Manique do Intendente

O Município de Azambuja vai proceder à inauguração do novo Mercado Diário de Manique do Intendente, junto à ex-escola primária, na Rua Dr. António Canova Ribeiro. O evento terá lugar sexta-feira, dia 30 de setembro, às 11h. Esta remodelação representa um investimento da Câmara da Azambuja de cerca de 196 mil euros.

Mulher de 82 anos estava caída num local ermo

GNR localiza idosa desparecida no concelho de Tomar

O Comando Territorial de Santarém da GNR, via Destacamento Territorial de Tomar, no dia 27 de setembro, localizou uma idosa de 82 anos que estava desaparecida, no concelho de Tomar. Os militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tomar localizaram a idosa com vida, pelas 22 horas do dia 27 de setembro, caída num local ermo.

Intervenção teve o custo de cerca de 270 mil euros

Requalificação na encosta norte do Castelo de Porto de Mós alarga rede de circuitos

As obras de Requalificação da Encosta Norte do Castelo de Porto de Mós foram  inaugura- das no dia 26 de setembro, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala. Intervenção teve o custo de cerca de 270 mil euros e assumiu como principais objetivos promover o alargamento da rede de circuitos entre o Castelo e a sua envolvente, nomeadamente através de um acesso pedonal até à Fonte do Castelo. Visou, ainda, dotar percursos pedonais de melhores condições de mo- bilidade, melhorar a qualidade estética e paisagística do local e reabilitar a Fonte do Castelo.

A convite da Comissão Política Distrital do PSD da Área Oeste

Luís Montenegro reúne com agricultores na Lourinhã e PSD vai entregar dossiê de reivindicações do setor ao Governo

Luís Montenegro e a Comissão Política Distrital do Oeste visitaram o  Município da Lourinhã, no dia 23 de setembro.
O recém-eleito líder do PSD visitou uma empresa  agrícola e reuniu com agricultores da zona Oeste, com o presidente da Distrital Duarte Pacheco, o presidente da Concelhia Sérgio Fontes, e o vereador Orlando Carvalho.

Ourém

Escola Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão – Caxarias vai receber obras de reabilitação

A sede do Município de Ourém assistiu, no dia 23 de setembro, à assinatura de dois autos de consignação sobre intervenções na Escola E.B. 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, em Caxarias. Primeira fase refere-se à construção de uma portaria e estacionamento exterior, beneficiações no bar e no refeitório, além de novo equipamento de aquecimento. Estes projetos representam um investimento de sensivelmente 280 mil euros, com um prazo de execução de quatro meses.

Templários – Da (re)conquista ao povoamento

Tomar e Barquinha recebem em Outubro o II Colóquio Internacional da Rota Templária Europeia

Com entrada livre, decorrerá entre 12 e 14 de Outubro, em Tomar e na Barquinha, o II Colóquio Internacional da Rota Templária Europeia, subor- dinado ao tema “Templários – Da (re)conquista ao povoamento”.
São 16 conferências presenciais por reputados especialistas nacionais e estran- geiros que virão contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a temática templária.

Autarcas aguardam resposta do executivo liderado por Hermínio Rodrigues

Vereadores do PS apresentam 10 medidas de choque para poupar água no concelho de Alcobaça

O período de seca no nosso País continua a ser uma realidade, apesar da precipitação (pouca) das últimas semanas e da entrada da estão do Outono. Neste âmbito, os três vereadores do PS na Câmara de Alcobaça, apresentaram 10 medidas para incentivar a população do concelho a poupar água, por considerarem importante e cada vez mais útil, que essa poupança seja feita ao longo de todo o ano e não apenas em períodos específicos. Estas propostas ainda não obtiveram resposta do executivo liderado por Hermínio Rodrigues (PSD).

Marinha Grande

Sindicato Vidreiro apresenta livro “Quando amanhecerá, camaradas? – Documentos do 18 de janeiro de 1934”

É já dia 30 de setembro (sexta-feira) que será lançado na Marinha Grande, pelas 15h00, na Galeria Jorge Martins do Sport Operário Marinhense, o livro “Quando amanhecerá, camaradas? – Documentos do 18 de janeiro de 1934”, editado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, da Marinha Grande, e produzido pela Hora de ler, de Leiria.

Espaço vai encerrar ao público para obras no dia 30 de setembro

Município investe quase 450 mil euros na requalificação das Piscinas Municipais de Ourém

O Município de Ourém celebrou no dia 23 de setembro dois autos de consignação relativos à necessária requalificação do edifício das Piscinas Municipais de Ourém, espaço que vai encerrar ao público no dia 30 de setembro para viabilizar o início das empreitadas.
Os projetos têm como objetivo executar as medidas de eficiência energética que o edifício exige, minimizando os custos com energia e adequando o espaço aos requisitos atuais e em vigor neste âmbito. Os trabalhos previstos no caderno de encargos definem um investimento de quase 450 mil euros, num projeto com 180 dias de prazo de execução.

Através do Facebook e do canal de Youtube do Município

Assembleias Municipais da Batalha passam a ser transmitidas online

Próxima Assembleia Municipal da Batalha, a ter lugar no Centro Recreativo da Golpi- lheira na quarta-feira, 28 de setembro, às 20h30, contará com transmissão online, através do Facebook e canal de Youtube do Município da Batalha. A transmissão em direto das reuniões aumenta proximidade, interação e envolvência com os munícipes que passam a poder acompanhar em tempo real e à distância a atividade deste órgão deliberativo do Município. Aponta Joaquim Ruivo, presidente da Assembleia Municipal da Batalha, a opção pela transmissão das sessões, precedida pela aprovação do respetivo regulamento, “concretiza uma das medidas do programa eleitoral: a aproximação dos eleitos e dos munícipes”.

Junto ao Rio Lena

GNR deteta descarga ilegal de efluentes em Porto de Mós

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Leiria, no dia 23 de setembro, detetou descarga ilegal de efluentes domésticos, no concelho de Porto de Mós. Após uma denúncia sobre alteração de coloração da água junto do Rio Lena, NPA detetou uma descarga de efluentes domésticos para a linha de água.

Gabriel Mithá Ribeiro publicou um vídeo em frente ao Mosteiro da Batalha

Deputado do Chega eleito em Leiria declara apoio a Jair Bolsonaro na eleição presidencial do Brasil

O deputado Gabriel Mithá Ribeiro, eleito pelo Círculo Eleitoral de Leiria pelo Chega, declarou o seu apoio a Jair Bolsonaro, can- didato à Presidência do Brasil. Tendo como pano de fundo o Mosteiro da Batalha, o deputado de Leiria justificou o apoio do Chega a Bolsonaro com a luta comum contra a “ditadura mental de esquerda.”

Politécnicos de Leiria e Santarém já receberam estudantes

OEI e a AULP promovem Bolsas-viagem a estudantes da CPLP em Portugal e no Brasil

Realizou-se, dia 22 de setembro, um encontro online entre os mais recentes bolseiros benefi- ciários da Bolsa -Viagem da Organização de Estados Ibero-americanos e da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, para uma sessão de partilha sobre os impactos da mobili- dade na sua vida profissional e para o fortaleci- mento de relações entre os PALOP.

Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) é parceira oficial da maior iniciativa nacional para prevenir a doença crónica mais prevalente na infância

Maçã de Alcobaça junta-se ao projeto “Heróis da Fruta" no combate à obesidade infantil

A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) assinou, no dia 21 de setembro, um acordo de parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil para se juntar à maior iniciativa portuguesa de educação para a saúde “Heróis da Fruta” que desde 2011 já melhorou os hábitos alimentares diários de meio milhão de crianças.

Instituições formalizaram protocolo no dia 21 de setembro

Protocolo entre Politécnico de Leiria e AFLeiria prevê criar torneio anual entre equipas das cinco escolas da instituição

O Politécnico de Leiria formalizou um protocolo de cooperação com a Associação de Futebol de Leiria, que prevê a criação de um torneio anual de futebol e/ou futsal entre equipas compostas por estudantes das cinco escolas da instituição de ensino superior. Rui Pedrosa e Manuel Mendes Nunes, presidente da AFLeiria, assinaram o protocolo a 21 de setembro.

No Centro de Artes e Criatividade

Torres Vedras recebe Tertúlia Bordaliana "O Carnaval nos Periódicos Humorísticos de Rafael Bordalo Pinheiro"

Associadas à exposição “A “Mascarada Política”-O Carnaval na Obra de Rafael Bordalo Pinheiro patente no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras de 29 de setembro até 5 de fevereiro, as Tertúlias Bordalianas pretendem dar a conhecer a vida e obra do autor. A 1ª tertúlia decorre no dia 29 de setembro.

Professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Carlos Rabadão toma posse como presidente do Politécnico de Leiria com universidade em vista

«Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade. Uma Universidade completa que, para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, à semelhança do que acontece em algumas universidades portuguesas, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei.Já demonstrámos que temos o potencial e condições neces- sárias para ser Universidade», afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do politécnico de Leiria, dia 22 de setembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Iniciativa do Município de Alcobaça materializou-se em cerca de 160 sessões de sensibilização realizadas em 2021 e 2022

Projeto "Inês=Pedro?" impactou cerca de 700 membros da comunidade educativa de Alcobaça

Sessão de Encerramento e de Apresentação de Resultados do projeto “Inês=Pedro?”, uma iniciativa do Município de Alcobaça que se materializou em cerca de 160 sessões de sensibilização em 2021 e 2022, no Agrupa- mento de Escolas de S. Martinho do Porto, EPADRC e CPCJ Alcobaça decorreu dia 22.

Homem foi detido por posse de armas e munições proibidas

GNR de Peniche apreende 687 munições e 7 armas de fogo

O Comando Territorial de Leiria da GNR, via Posto Territorial de Peniche, deteve, no dia 22 de setembro, um homem de 63 anos por posse de armas e munições proibidas. No inquérito por ofensas à integridade física, os militares executaram mandado de busca domiciliária, com detenção do suspeito e a apreensão de três armas de ar comprimido, duas caçadeiras, duas armas de fogo e 687 munições.

Deputados do PSD questionam o ministro da Saúde

Grávidas estão com dificuldade em agendar exames no hospital de Leiria que podem detetar malformações nos fetos

Um grupo de 19 deputados do PSD questionou, no dia 22 de setembro, o ministro da Saúde, através de uma Pergunta na Assembleia da República, sobre a falta de resposta do serviço de Obstetrícia do Hospital de Leiria em agendar consultas e exames no primeiro trimestre de gravidez de mulheres da área do Centro Hospitalar de Leiria, por dificuldade de resposta.

Com soluções práticas e limpas de energia para o futuro da mobilidade elétrica

Projeto do Politécnico de Leiria vence Prémio de Cocriação de Inovação

O projeto “Future of Electric Mobility”, desenvolvido por uma equipa de alunos e docentes do Politécnico de Leiria e de estudantes do Brasil e Índia, foi o grande vencedor do Prémio de Cocriação de Inovação, no âmbito do Link Me Up-1000 Ideias, com soluções práticas e limpas de energia para o futuro da mobilidade elétrica em todo o mundo, democratizando a procura e o fornecimento de energia. Para tal, incorpora a micro mobilidade, ou seja, mobilidade micro e multimodal, através de baterias não tóxicas de enxofre e sódio.

Em causa o concurso financiamento do ensino artístico especializado

PSD denuncia que muitos jovens da região de Leiria estão a ser impedidos de aceder ao ensino artístico de forma gratuita

Um grupo de 13 deputados do PSD questionou o ministro da Educação sobre o número de vagas insuficientes atribuídas aos alunos da região de Leiria. Publicação da lista provisória do concurso para financiamento do ensino artístico especia- lizado veio confirmar os piores receios quanto à subvalorização das entidades que em concursos anteriores não tinham recebido financiamento.

Deputados do PS congratulam-se com medida de apoio à cultura nazarena

Parlamento aprova projeto de resolução que recomenda ao Governo a regulamentação da pesca “do Corrimão”

Os deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Leiria apresentaram, no mês de julho, um Projeto de Resolução recomendando ao Governo regulamentação da arte de pesca “do Corrimão”.
A iniciativa foi aprovada no Parlamento, no dia 22 de setembro, com as abstenções da CDU, BE e PAN, sendo mais um passo no sentido da regulamentação desta arte de pesca artesanal.

Com apreensão de artigos relacionados com o crime

PSP detém dois homens nas cidades de Leiria e Marinha Grande por roubo na via pública

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, no dia 22 de setembro, no período compreendido entre as 7 h e as 9h30, nas cidades de Leiria e Marinha Grande, procedeu à detenção de dois homens, de 42 e 27 anos de idade, no âmbito de uma investigação pela prática de crime de roubo a pessoas na via pública.

EN109-9 liga Monte Redondo à Praia do Pedrógão

Município de Leiria adjudica requalificação da estrada para a Praia do Pedrógão

A obra de requalificação da EN 109-9, estrada que liga Monte Redondo à Praia do Pedrógão, no troço entre o Coimbrão e a costa, foi adjudicada esta terça-feira, dia 20 de setembro, pelo Executivo da Câmara Municipal.
Numa extensão de quase cinco quilómetros, os trabalhos incluem a pavimentação da via e das bermas, com alargamento das faixas de rodagem, na que é a principal estrada de acesso à única praia do concelho de Leiria, criando assim melhores condições de circulação e de segurança rodoviária. A empreitada, que tem um prazo previsto de 90 dias, deverá ter início nas próximas semanas e tem um valor de 499.499 euros.

Caldas da Rainha, Óbidos e Leiria associam-se ao Dia Mundial do Turismo

Turismo do Centro promove visita de jornalistas e bloggers às cinco Cidades Criativas do Centro

Turismo Centro de Portugal vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com iniciativas na região. O foco estará na criatividade, de braço dado com a sustentabilidade. Destaque para uma visita de jornalistas e bloggers às Cidades Criativas do Centro: Caldas da Rainha, Óbidos, Covilhã, Idanha-a-Nova e Leiria.

Leopoldina Alves reconhecida pelo seu contributo na área do Empreendedorismo

Docente do Politécnico de Leiria distinguida com Prémio de Empreendedorismo Professor José Adriano

Leopoldina Alves, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, foi distinguida com o Prémio de Empreendedorismo Professor José Adriano, atribuído pelo CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. O Prémio prevê a atribuição de um prémio monetário no valor global de 5.000 euros, partilhado entre o docente e a instituição onde este leciona.

De 23 a 25 de setembro

Alcobaça associa-se às Jornadas Europeias do Património dedicadas ao 'Património Sustentável'

Jornadas Europeias do Património 2022 decorrem a 23, 24 e 25 setembro, este ano subordinadas ao tema Património Sustentável, explorando medidas que podem ser tomadas para proteger o rico e di- versificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e degradação ambiental. Foco estará no papel das comunidades e do patri- mónio na construção de um futuro sustentável.

Dinamizada pela empresa HappyCode

Freguesia de Meirinhas cria Academia de Programação Informática de Meirinhas

A Academia de Programação Informática de Meirinhas abrirá as sua portas no dia 1 de outubro no Centro de Ocupação à Juventude instalado na antiga escola primária de Meirinhas. Esta academia, dirigida a jovens dos 10 aos 18 anos, funcionará semanalmente aos sábados de manhã e será dinamizada pela empresa HappyCode. A propina mensal será de 25€, sendo que o 2º filho inscrito terá um desconto de 50% e o 3º filho inscrito terá um desconto de 100% do valor da propina.

No dia 30 de setembro no Arquivo Distrital de Leiria

CIM e Rede Arquivos da Região de Leiria realizam ação sobre a Importância da Salvaguarda dos Arquivos das Associações

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em conjunto com a Rede de Arquivos regional, está a organizar a ação de sensibilização sobre a Salvaguarda dos Arquivos das Associações deste território. Ação realiza-se no dia 30 de setembro, no Arquivo Distrital de Leiria, com a colaboração da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e o apoio da CPCCRD.

Luís Montenegro estará esta sexta-feira na Lourinhã

Presidente do PSD reúne com agricultores e participa em jantar com apoiantes na Lourinhã

Luís Montenegro

O presidente do PSD, Luís Montenegro, estará esta sexta-feira, dia 23 de setembro, na Lourinhã, pelas 20 horas, para um jantar com apoiantes, no Pavilhão Multiusos – Atalaia. Antes, pelas 19 horas, Montenegro terá ainda lugar um Encontro com agricultores, na empresa Simples & Frescas (estrada do Alto da Formiga, nº 45, S. Bartolomeu de Galegos).

Para empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros

Socialistas propõem redução da taxa da derrama para 0,1 %

Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Alcobaça apresentam na próxima reunião do executivo camarário, uma proposta de redução da taxa de derrama para 0,1 % para empresas com volume de negócios até 150 mil euros.
António José Henriques, Carlos Guerra e Liliana Vitorino defendem que “beneficia as empresas de menor dimensão e, também, as que estão em fase de arranque de atividade”.

Com concerto com Rodrigo Leão & banda, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Sónia Tavares e o Coro do Orfeão de Leiria

Novo Parque Verde de Leiria é inaugurado dia 1 de outubro

O novo Parque Verde de Leiria, numa área de oito hectares com circuitos de manutenção, clarei- ras para utilização desportiva e recreativa, equipamento infantil e área de merendas, vai ser inaugurado no dia 1 de outubro, sábado, com um programa desportivo e cultural, em que se destaca concerto com Rodrigo Leão & banda, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Sónia Tavares (Vocalista do The Gift) e Coro do Orfeão de Leiria, que apresentam o “Cinema Project – A Estranha Beleza da Vida”. A abertura oficial do Parque Verde está agendada para as 14h30, com animação ao longo de todo o dia e parte da noite.

Para a campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe

Centro de vacinação reabriu na Chamusca no pavilhão dos Bombeiros Voluntários

O Município da Chamusca reabriu, no dia 20 de setembro, o Centro de Vacinação no pavilhão dos Bombeiros Voluntários para a campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe, uma vez que o Centro de Saúde do Concelho não tem condições para inocular o número de vacinas diárias, estimadas em cerca de 100 a 150.

Factos ocorreram em contexto familiar

PJ detém casal nas Caldas da Rainha por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, via Departamento de Investigação Criminal de Leiria, procedeu, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo DIAP das Caldas da Rainha, à detenção de um casal, fortemente indiciados pelo crime de violação de criança, de forma continuada, durante aproximadamente 8 anos.

Edifício histórico foi requalificado em 2019 com apoios da União Europeia

Casa do Conhecimento e da Juventude passa a acolher Biblioteca Municipal da Batalha

Biblioteca Municipal da Batalha José Travaços Santos reabriu terça-feira, 20 de setembro, ao público nas instalações da Casa da Juventude localizada no Beco Joaquim Salles Simões Carreira. A relocalização da Biblioteca Municipal insere-se numa lógica de revitalização deste edifício histórico, totalmente requalificado em 2019 com apoios da União Europeia.
Com a mudança da Biblioteca Municipal para a Casa do Conhecimento e da Juventude, manter-se-á o principal desígnio associado a este imóvel histórico da Batalha, o da promoção do conhecimento e a fruição do mesmo pelos jovens.

Com 18 apresentações e 11 companhias de quatro países

25º Festival Marionetas na Cidade 2022 vai decorrer em Alcobaça de 3 a 9 de outubro

A 25ª edição do festival Marionetas na Cidade vai decorrer em Alcobaça de 3 a 9 de outubro. O 25º aniversário do festival organizado pela companhia SA Marionetas conta com 18 apresentações, 11 companhias de quatro países, uma exposição, nove espaços de apresentação e uma conversa com marionetistas. A apresentação teve lugar no dia 19 de setembro, na sede da companhia .

Incubadora foi apresentada a potenciais parceiros

Oeste Respira: Torres Vedras vai ter uma incubadora de inovação social

Torres Vedras vai ter uma incubadora de inovação social, que irá apoiar o desenvol- vimento de produtos/ serviços com impacto na qualidade de vida das pessoas, usando como ponto de entrada a saúde mental. A aposta nesta área surge pela necessidade de criar respostas para promoção da saúde mental em Portugal e na Região Oeste.

No concelho da Batalha

GNR deteta na descarga ilegal de efluentes pecuários para afluente do Rio Lena

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Leiria, no dia 16 de setembro, detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho da Batalha. No decurso da ação de fiscalização, os elementos do NPA detetaram uma descarga de efluentes pecuários para um afluente do Rio Lena.

Com os municípios associados

CIMRL promove a Região de Leiria no Salão do Imobiliário e do Turismo em Paris

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e os municípios associados vão estar presentes na 9ª edição do Salão do Imobiliário e do Turismo Português em Paris, de 23 a 25 de setembro. Numa altura em que franceses continuam no topo dos que mais imobiliário compram em Portugal, o Salão volta a promo- ver Portugal junto do público francófono.

Porto de Mós

Mercado de Mira de Aire reabre portas com investimento superior a 300 mil euros

As Obras de Reabilitação do Mercado de Mira de Aire foram inauguradas no dia 17 de setembro, no âmbito do Festival Viver 2022, que decorreu em Mira de Aire entre os dias 16, 17 e 18 de setembro. O edifício apresentava diversas lacunas estruturais e a necessidade de uma reestruturação global com requalificação de espaços, substituição de acabamentos (pavimentos, paredes e tetos), de bancadas e resolução de problemas de humidade. Com vista à atribuição de um maior dinamismo do espaço foram, ainda, implementadas varandas para o exterior esplanada, ficando o edifício de dois pisos com entradas independentes.

No dia 24 de setembro

Leiria assinala Bicentenário da Independência do Brasil com colóquio e escultura

Município de Leiria associa-se às comemorações do bicentenário da independência do Brasil, com um conjunto de iniciativas, para reforçar ligações e as fortes relações que Portugal e o Brasil cons- truíram e mantiveram ao longo destes últimos 200 anos.
O Colóquio “Que independência foi essa? – Debates e disputas no contexto da separação de Portugal e Brasil” é uma das iniciativa a destacar.

Festival Internacional de Cinema de Turismo vai realizar-se de 25 a 28 de outubro

Festival ART&TUR leva a Ourém 87 filmes de turismo nacionais e internacionais

Teatro Municipal de Ourém recebeu segunda – feira, dia 19 de setembro, a apresentação pública do programa do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai decorrer entre 25 e 28 de outubro nesta cidade. O festival é uma coorganização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal.

Docente é doutorado em Engenharia Informática

Carlos Rabadão toma posse no dia 22 de setembro como presidente do Politécnico de Leiria

Carlos Rabadão toma posse como presi- dente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro, às 15h, no auditório 1 da Escola Superior Tecnologia e Gestão de Leiria. Novo presidente, eleito a 15 de julho, é professor coordenador com agregação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, onde é professor e investigador.

Politécnico de Leiria irá gerir os dez alojamentos estudantis

Torres Vedras converte três edifícios no centro histórico da cidade em residências universitárias

O contrato de financiamento para a criação de residências universitárias em Torres Vedras foi celebrado a 15 de setembro, na Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito da cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do Plano Nacional para Alojamento no Ensino Superior. Residências universitárias de Torres Vedras estarão situadas no centro histórico da Cidade, em três edifícios reabilitados, na Rua Trás do Açougue e na Travessa Luís Cardoso A reabilitação permitirá a criação de dois núcleos residenciais que terão um papel determinante na revitalização do centro histórico e rejuvenescimento da população residente.

Italiana venceu a espanhola Bassols Ribera

Lucrezia Stefanini conquista segundo título W60 no Caldas da Rainha Ladies Open

Foram precisas duas horas e 40 minutos para se conhecer a campeã do W60 Caldas da Rainha Ladies Open. Mas foi Lucrezia Stefanini a sair vencedora sobre a espanhola Marina Bassols Ribera, após três sets bastante disputados, e a levar para Milão o segundo troféu da categoria de torneios dotados com um prize money 60 mil dólares (mais hospitalidade).

Grupo de Coordenação Local de Alcobaça da Iniciativa Liberal eleito no dia 11 de setembro

IL vai lançar o maior inquérito sobre a realidade local e o futuro de Alcobaça

Dia 11 de setembro decorreu o primeiro plenário do núcleo da Iniciativa Liberal de Alcobaça. Após a participação nas eleições autárquicas, com candidaturas à Câmara e à Assembleia Municipal, o partido deu mais um passo na sua afirmação e crescimento. A IL quer transformar o debate político local e aumentar a participação cívica.

Árvore na rotunda da Avenida da Comunidade Europeia assinala os 43 anos do SNS

Centro Hospitalar de Leiria, Câmara Municipal e LAHUC inauguram e regam “Oliveira SNS” em Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria, a Câmara Municipal de Leiria e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) inauguraram e regaram a “Oliveira SNS” em Leiria, no dia 15 de setembro, data de aniversário do Serviço Nacional de Saúde, que este ano comemorou 43 anos.

Instituição terá 1.359 camas em residências de estudantes

Politécnico de Leiria garante mais 641 camas no Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior

O Politécnico de Leiria foi uma das instituições que assinou, dia 15 de setembro, os contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, numa sessão que decorreu na Academia das Ciências de Lisboa, com a participação do primeiro-ministro António Costa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Com estes contratos estarão garantidas 1.359 camas aos estudantes da instituição, mais 614 camas que as disponíveis atualmente.

PSD Pombal respeitará vontade da população da união de freguesias

População da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca decide processo de agregação ou desagregação

 A população da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca é convidada a participar na auscultação pública sobre processo de agregação ou desagregação este domingo, 18 de setembro. Processo surgiu na sequência da publicação da Lei da Criação de Freguesias em junho de 2021, que prevê procedimento especial, simplificado, para as freguesias agregadas em 2013.

Torres Novas

Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios recebe passeio interpretativo no dia 25 de setembro

O Município de Torres Novas, com apoio técnico da ADSAICA – Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros, irá promover, no dia 25 de setembro, um passeio interpretativo no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, com o objetivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas. Este passeio tem concentração marcada para as 9h15 no Posto de Turismo de Torres Novas e início às 10h no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios. A duração prevista é de 3h, num total de 3 km de distância, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

Nos dias 23 e 24 de setembro

Alpiarça recebe segunda edição da Feira do Autor da Comunidade Intermunicipal da Lezíria

A Biblioteca Municipal de Alpiarça Dr. Hermínio Duarte Paciência recebe este ano a 2ª edição da FACIL – Feira do Autor da Comunidade Intermu- nicipal da Lezíria. Feira decorre nos dias 23 e 24 de setembro e volta a ter como objetivo promover o autor local, o livro e leitura junto da comunidade A organização é da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo e da CIMLT.

Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias descontente com apoios

CPMPME acusa Governo de insistir na estratégia de endividamento das empresas

Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas acusa o Governo de insistir no endividamento das empresas. “No momento em que se intensificam dificuldades de sobrevivência de muitas MPME, as medidas anunciadas pelo Governo, não só as ignoram em absoluto, como o que avançam de mais significativo corresponde a 900 milhões de euros de endividamento.”

Projeto visa a requalificação da antiga Albergaria Nobre

Residência da Marinha Grande integra o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, assinou o contrato de financiamento para a requalificação da antiga Albergaria Nobre, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), numa cerimónia realizada na Academia das Ciências de Lisboa, na tarde desta quinta-feira, 15 de setembro, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Leiria

GNR deteta derrame de nafta altamente poluente em afluente do rio Lis

Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Leiria, detetou, no dia 15 de setembro, um derrame de nafta, derivado do petróleo altamente poluente, para a ribeira do Vale da Raposeira, afluente do rio Lis, no concelho de Leiria. Da ação policial resultou auto de contraordenação, punível com uma coima no valor máximo de 240 mil euros.

CIMRL integra 10 municípios

Rede de transportes públicos de passageiros reforçada na Região de Leiria com arranque do ano letivo

Com o arranque do período escolar, a partir desta semana, entrou novamente em vigor, nos 10 municípios da Região de Leiria, a rede de serviços essenciais de transporte, adequados às necessidades reais da comunidade escolar e da população em geral. A rede sub-regional de Leiria conta, desde 13 de setembro, com um total de 115 autocarros, de 5 operadores.

Espetáculo final vai decorrer nas Piscinas Municipais

Dez candidatos e candidatas desfilam este sábado na Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo

São dez os candidatos e as candidatas que vão desfilar na Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, que vai decorrer nas Piscinas Municipais do Cartaxo, dia 17 de setembro, sábado, às 21h30. A eleição evoca as raízes vitivinícolas do Concelho do Cartaxo e envolve os mais jovens na preservação da identidade das suas terras. O espetáculo final vai decorrer nas Piscinas Municipais do Cartaxo e terá como inspiração o tema O Tejo aqui tão perto…

Irmãs justificaram o estatuto de segundas cabeças de série

Francisca e Matilde Jorge atingem meias-finais de pares do W60 Caldas da Rainha Ladies Open

O quinto dia do W60 Caldas da Rainha Ladies Open terminou com uma vitória portuguesa. Francisca Jorge e Matilde Jorge justificaram o estatuto de segundas cabeças de série e qualificaram-se para as meias-finais do torneio dotado com um prize money 60 mil dólares. As irmãs Jorge derrotaram a sérvia Katarina Jokic e a norte-americana Taylor Ng.

Após o pedido de demissão da ministra Marta Temido

António Lacerda Sales cessa funções como secretário de Estado Adjunto e da Saúde

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, cessou funções esta terça-feira, dia 13 de setembro. Deputado eleito pelo Círculo Eleitoral de Leiria, o médico e presidente da Assembleia Municipal de Leiria irá agora retomar o lugar de deputado na Assembleia da República.

Iniciativa das Jornadas Parlamentares do PS decorreu no distrito de Leiria

Deputados do PS aplaudem a abertura da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos em Alcobaça

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria recebeu no dia 12 de setembro a visita do grupo de deputados do Partido Socialista à Unidade de Interna- mento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS, que decorreram no distrito de Leiria.

Professores e funcionários começaram ano letivo entre aprendizagem e convívio

Cine-Teatro Paraíso recebeu encontro com cerca de 400 professores e educadores do concelho de Tomar

Sob o lema “Tomar a aprender”, decorreu dia 6 de setembro, no Cine-Teatro Paraíso, o encontro que assinala a abertura do ano letivo 22/23 para cerca de 400 professores e educadores do pré-escolar, ensino básico, secundário e profissional do concelho de Tomar. Humorista Jorge Serafim proporcionou o momento de animação, roubando largas gargalhadas ao público presente.

Única tenista portuguesa em prova

Francisca Jorge vence e passa à segunda ronda do W60 Caldas da Rainha Ladies Open

Com a chuva a a perturbar a programação e a pôr à prova a organização e equipa de arbitragem, o W60 Caldas da Rainha Ladies Open prosseguiu com a realização da 1ª eliminatória do quadro de singulares. A chuva deu tréguas à tarde e 9 dos 13 encontros programados puderam ser completados. Das 3 tenistas portuguesas em ação, só Francisca Jorge conseguiu a passagem à segunda ronda.

João Paulo Catarino participa na reunião do Observatório do Pinhal do Rei

Secretário de Estado das Florestas faz balanço na Marinha Grande das ações de reflorestação do Pinhal do Rei

O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, irá participar na reunião do Observatório do Pinhal do Rei, dia 16 de setembro, às 10h, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, com o presidente da Câmara Muni- cipal, Aurélio Ferreira, sobre o balanço das ações de reflorestação e o futuro do Pinhal do Rei, o que está previsto acontecer às 12h00.

Pedro Adão e Silva estará presente no dia 17 de setembro

Ministro da Cultura participa este sábado na reabertura do Museu Municipal da Azambuja

Após a realização de vários trabalhos de requalificação, o Museu Municipal de Azambuja, sediado no Páteo do Valverde, vai reabrir as portas ao público este sábado, 17 de setembro, pelas 11h, numa cerimónia que terá como convidado de honra o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Museu, que tem como patrono o etnógrafo autodidata Sebastião Mateus Arenque, foi alvo de uma profunda obra de remodelação e modernização. Inicialmente, foi efetuado um trabalho essencial para conser- vação das madeiras de toda a cobertura do edifício, seguida, de uma grande intervenção ao nível do conceito museográfico do espaço e do espólio.

No dia 20 de setembro

1º Encontro Nacional da Rede de Cidades da Aprendizagem da UNESCO realiza-se em Alcobaça

Alcobaça irá acolher o I Encontro da Rede Nacional das Cidades de Aprendizagem da UNESCO sob o mote “A Aprendizagem ao Longo da Vida é o futuro das nossas cidades” na terça-feira, dia 20 de setembro. Irão reunindo, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, os Municípios portugueses que integram atualmente a Rede.

GNR monta Operação Bênção dos Capacetes 2022 - Segurança das Celebrações

Benção dos Capacetes 2022 traz milhares de motociclistas ao Santuário de Fátima

O Comando Territorial de Santarém da GNR vai implementar, dia 18 de setembro, um dispositivo especial de segurança na cidade de Fátima, para garantir segurança e tranquilidade pública e a segurança rodoviária e fluidez do trânsito no âmbito da Operação Benção dos Capacetes 2022, no Santuário de Fátima. É esperada a deslocação de milhares de motociclistas.

Autarcas da região de Leiria exigem mais apoio

Ministério da Educação só vai financiar 108 vagas para o ensino artístico na Região de Leiria

Na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada terça-feira, dia 13 de setembro, os 10 autarcas da Região de Leiria aprovaram posição conjunta sobre a necessidade de reforçar as verbas do ensino articulado e reclama do Governo a reavaliação das verbas atribuídas às escolas da região de Leiria, na variante de ensino artístico especializado, para anos letivos de 2022 a 2028.

No ano em que Leiria ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto

Meia Maratona de Leiria desafia famílias a promoverem hábitos de vida saudáveis

No ano em que Leiria ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, o concelho volta a ter uma meia-maratona. Para o vereador do Desporto, Carlos Palheira, o regresso da prova era “incontornável”, pois além de promover hábitos de vida saudáveis, este evento também “dá a conhecer o território” e potencia o “turismo ativo”. A partida será às 9h30 do dia 2 de outubro.

“Dia Mundial da Fisioterapia”, celebrado anualmente a 8 de setembro desde 1996

Hospital Distrital de Santarém realizou 1583 tratamentos de fisioterapia no primeiro semestre

1583. Este é o número de tratamentos realizado pelo Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (SMFR) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) no primeiro semestre de 2022. Serviço conta com 13 fisioterapeutas que prestam cuidados a utentes de 6 concelhos do distrito de Santarém.

Município tem assumido cada vez mais responsabilidades em matéria de educação

Município da Marinha Grande investe 3 milhões de euros no ano letivo

Câmara Municipal da Marinha Grande tem estado a encetar todos os procedimentos para que o arranque do ano letivo decorra com normalidade e sejam assegurados os serviços indispensáveis ao bom funcionamento das aulas. O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, recordou que “o Município tem assumido cada vez mais responsabilidades em matéria de educação.

Com instalação na cobertura do edifício de painéis fotovoltaicos

Câmara da Batalha investe mais de 700 mil euros na eficiência energética das Piscinas Municipais

Piscinas Municipais da Batalha vão beneficiar de diversas intervenções com o intuito de melhorar significativamente a eficiência energética deste equipamento. Assumindo-se como um projeto ambicioso, as intervenções a executar, estimadas em 700 mil euros acrescidos de IVA, vão permitir reduzir significativamente o consumo de energia primária, através da instalação de maquinaria e equipamentos mais eficientes, apostando na produção de energia renovável. O procedimento concursal foi aprovado na última reunião de Executivo.

Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure

Terras de Sicó organiza jornadas para revisitar projetos em curso e antecipar novos desafios

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvi- mento, no âmbito da sua tradicional metodologia de monitorização dos projetos em curso e antecipação de trabalho para novos desafios, organizou em Penela, as suas Jornadas Internas de Avaliação Progresso. Revisitar projetos em curso e antecipar trabalho para novos desafios foi a motivação que reuniu autarcas e técnicos.

Com a presença da polaca Olga Tokarczuk e do nigeriano Wole Soyinka

FOLIO recebe dois Nobel da Literatura e dedica festival ao Poder de 6 a 16 de outubro

FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos volta a realizar-se entre 6 e 16 de outubro, numa edição que terá como tema o “Poder”. O FOLIO 2022 seguirá os moldes de anos anteriores, dividido por várias áreas temáticas: Autores, Educa, Ilustra, FOLIA, FOLIO Mais, BD e Boémia. A edição de 2022 terá mais dois capítulos neste grande livro que Óbidos abre todos os anos. Vamos ter o FOLIO Inclusivo, dedicado à acessibilidade cultural, e o FOLIO Tech, sobre a relação entre tecnologia e literatura. Uma das componentes fortes do FOLIO são as conversas sobre temas da atualidade entre os diversos escritores convidados e, nas 14 mesas e debates a realizar no FOLIO Autores, está confirmada a presença de dois Nobel da Literatura, a polaca Olga Tokarczuk e o nigeriano Wole Soyinka, entre tantos outros escritores nacionais e internacionais.

Com o mote “A inovação é o motor do setor”

Cimeira Nacional de AgroInovação regressa a Santarém nos dias 11 e 12 de outubro

Com organização da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), e sob o mote “A inovação é o motor do setor”, realiza-se no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, nos dias 11 e 12 de outubro, a Cimeira Nacional AgroInovação 2022, evento que se dedicará às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio. A Cimeira Nacional AgroInovação 2022 tem como objetivo apresentar diferentes projetos inovadores realizados em Portugal nos últimos anos, bem como divulgar exemplos concretos que mostram a importância da ciência, das novas tecnologias e da digitalização na agricultura.

37 cursos de licenciatura completam todas as vagas disponíveis

Politécnico de Leiria preenche 92% das vagas no Concurso Nacional Acesso ao Ensino Superior

O Politécnico de Leiria colocou 1.814 novos estudantes nas licenciaturas na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, das 1.967 vagas da 1ª fase, preenchendo assim 92,2% de vagas. «Estamos muito satisfeitos com os resultados desta 1ª fase do concurso. Para além dos 1.814 colocados, é muito relevante o facto de 1.717 candidatos terem colocado o Politécnico de Leiria como primeira opção», salienta Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria. 37 cursos preencheram a totalidade das vagas disponíveis, tendo a Escola Superior de Saúde preenchido mesmo a totalidade das vagas.

Com Leonel Fadigas, Jorge Bacelar Gouveia, José M. Noras e Thiago R. Pereira

Santarém celebrou 200 anos da Independência do Brasil

O Município de Santarém associou-se, no dia 10 de setembro, às comemorações alusivas dos 200 anos da Independência do Brasil. A sessão solene, organizada pela Associação Internacional Luso Brasileira, realizada na Casa do Brasil, em Santarém, contou com as intervenções de Leonel Fadigas, Jorge Bacelar Gouveia, José Miguel Noras e Thiago Rodrigues Pereira.

Integrado no Programa Mais Lezíria

Canoagem liga Valada ao Escaroupim entre os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos

A próxima atividade do Programa Mais Lezíria vai ligar as zonas ribeirinhas dos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos. No dia 18 de setembro, vai poder atravessar o Tejo pela sua própria mão, que é o mesmo que dizer – vai ter muito que remar. Para compensar o esforço e recuperar forças, a organização preparou um almoço a ter lugar em Valada.

Atividades decorrem de 16 a 22 de setembro

Semana Europeia da Mobilidade arranca em Torres Novas com colóquio «Mobilidade + Sustentável»

O Município de Torres Novas associa-se às comemorações da 21ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, com um conjunto de iniciativas de participação gratuita que têm como objetivo aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa.

Peniche

Liga MEO Surf – Bom Petisco Peniche Pro decide título nacional de 28 a 30 de outubro

O Bom Petisco Peniche Pro, última etapa da Liga MEO Surf 2022, 1ª divisão do surf nacional, volta a sofrer um ajuste de programação, regressando às datas de 28 a 30 de outubro, por imposições do calendário internacional. A etapa que vai decidir o título nacional masculino estava prevista para outubro, mas foi mudada para novembro devido a constrangimentos da World Surf League.

De um total de 36 ideias submetidas

Orçamento Participativo de Leiria leva 16 propostas a votação

16 propostas do Orçamento Participativo (OP) 2022/2023 vão ser apresentadas aos leirienses no dia 21 de setembro, para, a partir do dia 26 e até 7 de outubro, escolherem as que pretendem ver executadas. De um total de 36 ideias submetidas, o Júri e a Comissão Consultiva da Assembleia Municipal vão levar a votação duas propostas da tipologia Verde ou Imaterial, três da categoria Jovem e 11 propostas da categoria Material.

Durante os anos de 2020 a 2022

PJ detém homem pela prática de quinze crimes de incêndio florestal em Arruda dos Vinhos

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo e com o apoio do Grupo de Trabalho de Redução de Igni- ções do Centro, como corolário de investigações que decorrem há vários meses, deteve fora de flagrante delito, um homem de 31 anos, suspeito de, durante os anos de 2020 a 2022, ter praticado 15 incêndios florestais na freguesia de Santiagos dos Velhos, em Arruda dos Vinhos, local onde reside. Os focos de incêndio terão sido provocados por chama direta, usando um isqueiro, tendo consumido povoamento florestal composto por eucalipto, mato e terreno agrícola, resultando área ardida total de cerca de 35 hectares.

Bloco de Esquerda manifesta solidariedade com os enfermeiros

Mais de 60 enfermeiros do polo de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo pediram escusa de responsabilidade

Mais de 60 enfermeiros do polo de Abrantes do Centro Hospitalar Medio Tejo pediram escusa de responsabilidade. No pedido pode ler-se que “a necessidade de assegurar, nos últimos meses, o funcionamento do Serviço de Urgência, tem implicado uma sobrecarga horária que ultrapassa, em larga medida, os limites de trabalho suplementar”.

Opinião

Erradicação das hepatites: uma ambição que nos inquiete todos os meses do ano

Dr. Paulo Carrola

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por diversos vírus e agentes não infeciosos que originam vários problemas de saúde, alguns dos quais podem ser fatais. Existem cinco tipos principais de vírus da hepatite (A, B, C, D e E) e embora todos eles possam causar doença hepática diferem entre si nos modos de transmissão, gravidade da doença, distribuição geográfica e métodos de prevenção. De forma particular as hepatites B e C podem levar a doença crónica, muitas vezes assintomática, em centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, e juntas são a causa mais importante de cirrose hepática, cancro do fígado e morte relacionada com a hepatite viral.

No dia 28 de julho celebra-se o Dia Mundial das Hepatites em homenagem ao cientista Prémio Nobel da Medicina, Dr. Baruch Blumberg, nascido neste dia, que descobriu o vírus da hepatite B e desenvolveu um teste diagnóstico e vacina contra ele. Simbolicamente nesta data unem-se esforços para sensibilizar a comunidade internacional para este problema e incentivar a tomada de medidas que envolvam os doentes e o público em geral. Estima-se que 354 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com hepatite B ou C, para a maioria das quais os testes e o tratamento permanecem ainda, e infelizmente, fora de alcance. De modo a uniformizar procedimentos e a normalizar as abordagens de saúde no combate a este flagelo a nível global, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emite regularmente orientações que visam a eliminação das hepatites víricas como problema de saúde pública até 2030, reconhecendo, no entanto, as especificidades de cada região na abordagem desta temática.

Em Portugal dispomos, para a hepatite B, de vacinação, há muito tempo incluída no Plano Nacional de Vacinação. Para a hepatite C o problema é mais complexo uma vez que não dispomos de vacinação, restando apenas a evicção dos comportamentos de risco para a transmissão da infeção e a identificação de doentes por testagem e subsequente tratamento, para o controlo da infeção. Relativamente ao tratamento, o nosso país removeu algumas restrições ao tratamento da hepatite C, embora mantenha outras, responsáveis por alguma entropia no sistema. Desde 2015, ano em que se iniciou o tratamento da hepatite C com antivirais de ação direta em Portugal, foram autorizados mais de 30.000 tratamentos dos quais mais de 28.000 doentes já o iniciaram. Apesar da elevada eficácia do tratamento, que ronda os 97% de taxa de cura, terão de ser dados passos adicionais, nomeadamente uma maior consciencialização sobre a hepatite na comunidade, o aumento do nível de testagem nos adultos e a dinamização de programas de micro-eliminação em populações chave, para que o controlo da doença seja uma realidade.

A pandemia criou inúmeros constrangimentos à concretização do objetivo final de erradicação que urge ultrapassar. A prioridade neste momento é a recuperação do tempo perdido e para que isso seja possível é imprescindível o envolvimento e empenho dos decisores políticos. Torna-se imperativo o apoio a programas de erradicação que incluam medidas preventivas, o reforço do rastreio, realizando-o de forma sistemática e organizada, a despistagem pelo menos uma vez na vida das hepatites víricas na população não incluída em grupos de risco e a agilização da disponibilidade dos tratamentos a todos os casos identificados.

Todos os anos nesta data a comunicação social é inundada com inúmeros artigos de opinião sobre o tema das hepatites, que incluem, de forma reiterada, a identificação dos problemas e a proposta de soluções. E a ideia que transparece é que de ano para ano pouco progredimos apesar de sabermos o que temos de fazer. Falta pragmatismo nas nossas ideias e organização no método – penso serem estes os grandes desafios da atualidade. Deixava aqui um repto e mesmo um desejo: que a temática das hepatites não seja exclusiva do mês de julho, mas que a sua erradicação seja uma ambição que nos inquiete todos os meses do ano.

     Paulo Carrola
Coordenador do Núcleo de Estudo das Doenças do Fígado da SPMI

Opinião

Verão com gelados saudáveis

O verão está aí, as férias na praia, na piscina ou no campo vão começar e os gelados, para nos refrescar num dia de muito calor, também!

Existem vários tipos de gelado: o gelado de leite, de nata, de aromas, de fruta, de água, o sorvete ou o gelado Light (aquele que apresenta uma redução de 30% do seu teor calórico original. Do ponto de vista nutricional, a maioria dos gelados é rica em açúcares. No entanto, a indústria de gelados tem vindo a preocupar-se em melhorar o valor nutricional através da redução do teor de gordura e de açúcares, principalmente na gama dos produtos destinados às crianças, tendo como base as linhas de orientação da Organização Mundial de Saúde.

Nos gelados de leite ou de natas, o teor proteico é considerável e de elevado valor biológico. Dos minerais presentes, destacam-se o cálcio, o fósforo, o sódio, o potássio e o magnésio e, entre as vitaminas, B1, B2, B3, A e D.

Ainda assim, os gelados podem ser também uma fonte de gordura e de calorias extra. Consoante o tamanho e a composição, os gelados podem contribuir para o aumento de peso no verão. Se analisarmos à lupa o rótulo de um gelado e de um iogurte de aroma, por exemplo, o iogurte tem aproximadamente 1,5 gramas(g) de gordura e 10g de açúcar e um gelado pode ter aproximadamente 20g de gordura e 25g de açúcar em 100g de produto.

Se na sua composição ainda encontrarmos amendoins, amêndoas, caramelo, bolacha, caramelo e chocolate o valor calórico do gelado será ainda mais elevado.

No entanto, os gelados podem ser integrados num estilo de vida saudável e numa alimentação equilibrada e consciente. Para que isso aconteça, a leitura dos rótulos dos gelados é obrigatória, assim como a sua escolha deverá ser bem pensada e ponderada.

Para os amantes de gelado que preferem arriscar-se na cozinha e confecionar os seus próprios gelados, aqui fica uma receita bem fresquinha e mais saudável.

Gelado de banana e manteiga de amendoim

Ingredientes (4 porções):

  • 3 iogurtes de 125g de aroma a banana
  • 1 banana madura
  • 2 colheres de sopa rasas de manteiga de 100% amendoim
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó (opcional)

Preparação:

  1. Triturar todos os ingredientes num robô de cozinha ou processador de alimentos;
  2. Colocar numa única forma ou em formas individuais para gelado;
  3. Deixar no congelador pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro;
  4. Servir em bolas utilizando o utensilio próprio para bolas de gelado ou desenformar as formas individuais, passando primeiro por água morna e depois puxando delicadamente.

Nota: Experimente, também, alterar o aroma do iogurte e variar a fruta!

       Ana Carolina Canelas
Nutricionista, Farmácias Holon

CRID participa na primeira edição do festival de divulgação de literatura acessível

Politécnico de Leiria marca presença no Festival Internacional Literário de Gramado no Brasil

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria participou na 1ª edição do FiliGram – Festival Internacional Literário de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, que decorre até 11 de setembro, sendo um dos principais objetivos a divulgação da literatura acessível.

Ação de voluntariado ambiental para tornar o Paul de Tornada mais verde!

Equipa do Centro Ecológico Educativo do Paul da Tornada promove uma Ecocaminhada no dia 14 de setembro

A Equipa do Centro Ecológico Educativo do Paul da Tornada, nas Caldas da Rainha, promove uma Ecocaminhada no dia 14 de setembro, para ajudar a controlar as espécies infestantes em redor das jovens árvores ripícolas autóctones.
Inscrição obrigatória até 17h de 13 de setembro. A organização fornece luvas e material necessário para a realização desta ação.

Investimento é superior a 1,5 milhões de euros

Obras no antigo Paço Episcopal de Leiria têm início no dia 12 de setembro

Começam segunda-feira, 12 de setembro, os trabalhos de adaptação das áreas devo- lutas do antigo Paço Episcopal de Leiria, edifício onde está a Loja do Cidadão, a uma plataforma de criação artística, com o objetivo de dinamizar património municipal e a cultura do concelho. A obra tem um prazo de execução previsto de 360 dias.

No Palácio dos Desportos Helena Sentieiro

Benfica, Sporting e Barreiro disputam em Torres Novas supertaças feminina e masculina de basquetebol

 Edição de 2022 das Supertaças de Basquetebol vai decorrer no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas, no dia 17 de setembro. A competição feminina, que oporá o Sport Lisboa e Benfica ao G. D. ESSA Barreiro, terá início às 15h. As equipas seniores masculinas do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal defrontam-se às 18h. O bilhete tem o custo de 5 euros e dá acesso a ambos os jogos.

Mau tempo motiva cancelamento da iniciativa

Município da Marinha Grande reagenda evento “500 Magalhães com o Pé n´Areia” para junho de 2023

Com base no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Proteção Civil e no parecer da Capitania da Nazaré, relativos à previsão de forte agitação marítima e precipitação intensa a partir de 11 de setembro, a Câmara Municipal da Marinha Grande decidiu reagendar o evento de sensibilização ambiental e prova desportiva “500 Magalhães com o Pé n´Areia”.

Após duplo furto

GNR detém homem em flagrante por furto em estabelecimento de Vila Nova da Barquinha

Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Posto Territorial de Vila Nova da Barquinha e de Golegã, dia 6 de setembro, deteve em flagrante um homem de 32 anos por furto em estabelecimento, no concelho de Vila Nova da Barquinha. O suspeito terá furtado 153,92 euros, 4 garrafas de bebidas alcoólicas e 4 escovas orais elétricas.

No Parque Urbano de S. Lourenço

Município de Abrantes juntou cerca de 170 professores em sessão de boas-vindas

Câmara Municipal de Abrantes realizou esta quinta-feira, 8 de setembro, a receção aos professores que irão lecionar no concelho de Abrantes no ano letivo 2022/2023, com a presença de cerca de 170 professores. O Município tem investido no parque escolar do concelho, sobretudo, na Escola Básica de Alvega e na nova Escola Básica de Abrantes.

Município de Leiria e AT chegaram a acordo

Torre nascente do Estádio Municipal de Leiria vai ser arrendada à Autoridade Tributária

Foi aprovado esta terça-feira, dia 6 de setembro, em reunião de Câmara, o contrato promessa de arrendamento da torre nascente do Topo Norte do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, para instalação dos serviços locais e distritais das Finanças. O Município de Leiria e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) comprometem-se, assim, a celebrar um acordo que prevê a cedência onerosa de 3.149 metros quadrados daquele espaço municipal, pelo valor mensal de 29.988,80 euros e pelo prazo de 15 anos, renovável automaticamente por períodos sucessivos de dez anos.

Passando por Leiria, Batalha e Nazaré

Grupo Parlamentar do PS realiza jornadas parlamentares em vários concelhos do distrito de Leiria de 11 a 13 de setembro

Grupo Parlamentar do PS vai reiniciar a sessão legislativa com jornadas parlamentares que se realizam, de 11 a 13 de setembro, no distrito de Leiria, com o tema “Crescimento e Coesão: Um país com oportunidades para todos”. Jornadas começam domingo (17h), no Mercado Santana, antes do fecho da Academia Socialista pelo Secretário-Geral do PS António Costa.

Torres Novas

Ruínas Romanas Villa Cardílio encerram seis meses para obras de valorização do percurso de visita

As Ruínas Romanas Villa Cardílio estarão encerradas, a partir do dia 12 de setembro, para obras de valorização do percurso de visita e dos espaços de acolhimento de público. Na reunião camarária de 17 de maio foram aprovadas a minuta de contrato e a adjudicação da empreitada “Valorização das Ruínas Romanas de Villa Cardílio – requalificação do edifício de acolhimento e enquadramento paisagístico das ruínas e delineamento de percurso de visita” à empresa Obrimofer Construções Unipessoal, Lda, pelo valor de 217 437,10 euros, acrescido de IVA, e prazo de execução de 180 dias.

Investimento aproximado de 108 mil euros

Quatro viaturas elétricas renovam frota automóvel municipal de Ourém

A Câmara Municipal de Ourém mantém a sua aposta na mobilidade sustentável, através da aquisição de quatro viaturas elétricas no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, do Fundo Ambiental. O objetivo passa pela renovação da frota municipal, substituindo veículos a gasóleo por elétricos, reduzindo as emissões de dióxido de carbono.

Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais alarga a sua oferta formativa na área de Intervenção Social

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria tem disponível na sua oferta formativa, neste novo ano letivo, um novo mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social. As candidaturas já estão abertas online até dia 16 de setembro. Depois de cinco edições da pós-graduação, a formação foi convertida e acreditada como mestrado.

Investimento de 1,1 milhões de euros

Loja do Cidadão em Constância já tem candidatura aprovada

Foi com bastante satisfação que o Município de Constância viu aprovada a sua candidatura para instalação da Loja do Cidadão no centro histórico da vila. A Loja do Cidadão vai permitir que num mesmo edifício fiquem instalados os serviços de Finanças, Conservatória, Segurança Social e Espaço Cidadão.
O edifício onde será instalada a Loja do Cidadão fica no Largo do Olival, em pleno Centro Histórico da vila, um imóvel que será adquirido à Santa Casa da Misericórdia de Constância.

Integrado no Cistermúsica – Redes 2022

Remember Jobim - Quarteto de Jazz e Voz atua no dia 9 de setembro no Mosteiro da Batalha

Integrado no Cistermúsica – Redes 2022, Remember Jobim – Quarteto de Jazz e Voz irá atuar esta quinta-feira, 9 de setembro, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha. Projeto “Remember Jobim” nasce em 2019 aquando do 25.º aniversário da morte de Tom Jobim, idealizado pelo trom- petista alcobacense António José Morais.

Município investe 1,8 milhões de euros em terreno junto ao horto municipal

Município de Leiria lança Parque Aquapolis de oito hectares com ampliação do percurso Polis

O Município de Leiria vai criar o Parque Aquapolis Leiria, numa área de 8 hectares junto ao Horto Municipal, um projeto em que a água será um elemento central, oferecendo à população um parque com valências múlti- plas: extensão do Percurso Polis, horto pedagógico, piscina ao ar livre, parque infantil e recuperação e transformação de antiga ETAR em área fruição comunitária. Um dos destaques deste projeto é a extensão do Percurso Polis, que ganha uma nova dimensão, assumindo-se como um corredor verde que atravessa toda a cidade, com múltiplas dimensões, ambiental, pedagógica, lazer, desportiva, patrimonial e cultural.

Certame decorre entre 13 e 17 de setembro

Nerlei leva empresas portuguesas à feira Automechanika em Frankfurt

A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria organiza a participação de empresas naci- onais na Automechanika, feira de peças, compo- nentes e acessórios para automóveis, entre 13 e 17 de setembro, em Frankfurt, Alemanha. As empresas que integram esta 3ª participação com o apoio da NERLEI são a KROFtools, a DGA, a Hispanor e a Turboclinic, Lda.

Para 34 associações do Concelho

Batalha garante mais 157 mil euros de apoios extraordinários ao Associativismo

A Câmara da Batalha, no decurso da imple- mentação de medidas para minimizar os efeitos causados pela pandemia na área associativa, aprovou, no dia 5 de setembro, a disponibilização de apoios extraordinários de cerca de 157 mil euros. As verbas a atribuir respeitam a auxílios extraordinários à prática desportiva federada de 2021/2022

Devido ao deficiente tratamento de Águas Residuais Urbanas

Comissão Europeia processa Portugal por não cumprir Diretiva na Bacia Hidrográfica do Rio Lis

Na sequência da pergunta feita em julho pelos eurodeputados do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, José Gusmão e Marisa Matias, a Comissão Europeia con- firma a existência de aglomerações na bacia do rio Lis que estão a efetuar descargas sem o prévio tratamento secundário, ou equivalente, das águas residuais urbanas.

Alcobaça

1ª Prova de Triatlo de São Martinho do Porto quer promover a baía e homenagear atletas do concelho

A apresentação da 1ª Prova de Triatlo de São Martinho do Porto realizou-se segunda-feira, dia 5 de setembro, no Miradouro do Cruzeiro. Prova pretende promover e difundir o triatlo, dando maior visibilidade a esta magnífica praia do concelho, que apresenta condições naturais únicas para uma modalidade que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

Com um apoio financeiro no valor de 30 mil euros

Município de Ourém apoia Fundação Batalha de Aljubarrota na realização de filme sobre D. Nuno Álvares Pereira

O Município de Ourém e a Fundação Batalha de Aljubarrota vão celebrar um acordo de cooperação, no âmbito da valorização, promoção e divulgação dos factos históricos ocorridos durante a Guerra da Independência (1383-1411), nos quais se inclui a intervenção política e militar de D. Nuno Álvares Pereira, parte da qual decorrida no Concelho de Ourém.

Proposta vai ser votada no dia 19 de setembro

PSD Batalha defende criação de seguro de saúde para todos

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal da Batalha apresentaram esta segunda-feira, dia 5 de setembro, na reunião do executivo municipal, uma proposta que visa instituir um seguro de saúde gratuito para os munícipes, complementar à oferta do atual SNS, cobrindo serviços de cuidados de saúde de clínica geral e demais especialidades médicas, análises clínicas, meios complementares de diagnóstico e diversos outros atos médicos.

Municípios assinaram um protocolo de cooperação

Torres Novas e Alcanena criam projeto dedicado ao azeite e complexo industrial sustentável

Na reunião camarária de 31 de agosto foram aprovados dois protocolos de colaboração entre os Municípios de Torres Novas e de Alcanena com vista à implementação do projeto “Ouro Líquido” e à criação de um complexo sustentável integrado de instalações industriais e logísticas. O primeiro protocolo, referente ao projeto designado “Ouro Líquido”, tem como principal objetivo a promoção e valorização a nível nacional e internacional do azeite local, através de iniciativas conjuntas, como eventos e projetos. De referir que os concelhos de Torres Novas e de Alcanena têm mais de 20% do seu território composto por olival.

Após caso com cliente do Crédito Agrícola de Salvaterra de Magos

Grupo Crédito Agrícola desmente a acusação de fragilidade do sistema online do Banco

No âmbito das notícias que têm vindo a ser divulgadas relativas à cliente do Crédito Agrícola de Salvaterra de Magos, alvo de phishing no dia 15 de Agosto, o Crédito Agrícola veio esclarecer, dia 6 de setembro, que nunca fornece a terceiros ou para o exterior dados confidenciais relativos a Clientes, em estrito cumprimento com a lei.

Junto ao Intermarché

Município de Leiria abre parque de estacionamento com 697 lugares nas Olhalvas

Entrou em funcionamento segunda-feira, 5 de setembro, nas Olhalvas, um parque de estacionamento gratuito, com 697 lugares, um investimento que responde à elevada pressão registada na zona. Localizado na Rua de Santo André, o parque ocupa uma área de 18 mil m2, podendo ser usado para acesso à cidade ou ao Hospital.

Na Biblioteca Municipal de Alcobaça

Livro “Bernardo de Claraval contra Pedro Abelardo” de Amílcar Coelho apresentado em Alcobaça

A Biblioteca Municipal de Alcobaça vai ser palco, no dia 10 de Setembro (sábado), às 15h30, do lançamento do livro “Bernardo de Claraval contra Pedro Abelardo – Claridades e sombras de uma controvérsia adiada”, ensaio de Amílcar Coelho. Sessão conta com a dramatização das figuras de Bernardo de Claraval, Pedro Abelardo e Heloísa por Rui Rasquilho, Gaspar Vaz e Inês Silva.

No concelho da Chamusca

Festival “Já Te Dou o Arroz” traz Os Azeitonas, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio e Ruizinho do Acordeão à Vila de Ulme

Vila de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe, de 9 a 11 de setembro, a 2ª edição do festival “Já Te Dou o Arroz”, numa organização da Câmara Municipal da Chamusca e da Junta de Freguesia de Ulme. De entrada livre, o certame é dedicado a promover o arroz, produto endógeno e tradicional da freguesia de Ulme, um território da charneca ribatejana com vastas extensões de arrozais.

Pavilhão Multiusos vai receber a incubadora de empresas

Nersant e Município inauguram Startup de Alcanena

Nersant e Município de Alcanena inauguraram, no dia 3 de setembro, a Startup de Alcanena, incubadora de empresas que visa potenciar o espírito empreendedor e o desenvolvimento económico do concelho e atrair investimento empresarial. No âmbito do protocolo, cabe ao Município a manutenção das instalações – de sua propriedade – e à Associação Empresarial da Região de Santarém a gestão das mesmas.

Com terminal no Entroncamento

Comboio Diário de Passageiros da Linha do Leste celebra 5 anos do regresso aos carris

A 29 de Agosto de 2017 saiu de novo uma automotora da Estação do Entroncamento em direção a Badajoz. Mas, o retorno do serviço diário de passageiros na Linha do Leste, encerrado em 2012, foi concretizado com um só horário de ida e volta, o que, para o PEV, é insuficiente para dar resposta às necessidades da população.

Investimento de cerca de meio milhão de euros

Câmara de Torres Novas aprova abertura de concurso para a «Renaturalização do Corredor Ecológico do Almonda-1ª Fase»

Abertura do procedimento de concurso público da empreitada «Renaturalização do Corredor Ecológico do Almonda- 1ª Fase» foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de Torres Novas de 31 de agosto. Orçamento para esta intervenção totaliza 471 699,05 euros+IVA e o prazo de execução é de 210 dias. Projeto pre- vê a criação de percurso pedonal e ciclável.

Associação apela à ajuda da comunidade

Obras na Sociedade Musical União Pernense - Música Nova correm mal e acabam com demolição de edifício

As obras num muro da Sociedade Musical União Pernense – Música Nova correram mal e acabaram com a demolição de edifício e um prejuízo de cerca de 30 mil euros. Um muro ameaçava ruir devido à infiltração de água no terraço contiguo, infiltrações essas que afetavam também as paredes do edifício em redor, ao ponto de os soalhos estarem a apodrecer. Decidiu-se pela demolição do muro e desaterro de todo o espaço envolvente para eliminar as infiltrações.

Batalha

Artur Franco está de regresso com uma nova exposição de aguarelas na galeria Mouzinho de Albuquerque

Pintor leiriense Artur Franco está de regresso com uma nova exposição de aguarelas na galeria Mouzinho de Albuquerque, na vila da Batalha. A inauguração da mostra teve lugar este sábado, dia 3 de setembro e prolonga-se até 18 de setembro, das 14h30 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e das 11 h às 19 h, aos sábados e domingos. Entrada livre.

Com o tema “Crescimento e Coesão: um país com oportunidades para todos”

Grupo Parlamentar do PS realiza jornadas no distrito de Leiria de 11 a 13 de setembro

Grupo Parlamentar do Partido Socialista vai reiniciar os trabalhos da sessão legislativa com jornadas parlamentares, de 11 a 13 de setembro, no distrito de Leiria, dedicadas ao tema  “Crescimento e Coesão: Um país com oportunidades para todos”. Jornadas começam no domingo, com uma receção, às 17h, no mercado de Sant’Ana.

No Arquivo Distrital de Leiria

CIM e Rede de Arquivos da Região de Leiria sensibilizam para Importância da Salvaguarda dos Arquivos das Associações

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria em conjunto com a Rede de Arquivos regional, organiza uma ação de sensibilização sobre a Salvaguarda dos Arquivos
das Associações deste território, cientes da importância que esta temática suscita, como modo de
salvaguardar a memória das associações e da própria comunidade.
Ação realiza-se dia 30 de setembro, no Arquivo
Distrital.

Associação de Produtores de Pera Rocha admite abandono de alguns produtores

Quebra de 50% na colheita e aumento de custos de produção põem em risco sector da Pera Rocha

O presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha prevê que a colheita de Pera Rocha em 2022 tenha uma quebra de 50%. Domingos dos Santos aponta a seca e as temperaturas elevadas como factores respon- sáveis pela quebra de produção da pera, cuja colheita se cifrará nas 110 mil toneladas, metade das 220 mil toneladas recolhidas em 2021. O empresário mostrou ainda “alguma preocupação” pelo facto do calibre do fruto ser inferior a anos anteriores, o que pode dificultar a sua venda, além do aumento de custos de produção poder levar “ao abandono de alguns pomares”.

Com apoio do Programa de Recuperação e Resiliência

Batalha vai construir um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão

A Associação Casa do Mimo viu a candida- tura submetida pelo Município da Batalha ao Programa de Requalificação de Alarga- mento da rede equipamentos e respostas sociais do PRR ser aprovada. O incentivo atribuído é de 618.750 euros e destina-se a construir na Batalha o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão.

Protocolo visa a promoção de atividades em distintas áreas

Politécnico de Leiria celebra acordo com Federação Mundial de Desportos de Disco e reforça promoção da atividade física

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e o presidente da Federação Mundial de Desportos de Disco (WFDF), Robert Rauch, acabam de firmar um protocolo de cooperação para a promoção de atividades de âmbito desportivo, mas também nas áreas da ciência, educação, investigação, sustentabilidade, alterações climáticas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Leiria Kids Festival terá o seu warm up nos dias 2 e 3 de setembro

LeiriaShopping promove o Leiria Kids Festival

As crianças são o melhor do mundo e merecem todas as memórias únicas que lhes possamos proporcionar. Aproveitando os últimos dias de verão, o LeiriaShopping, gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, vai receber atividades infantis dando assim o mote para o início do Leiria Kids Festival, o primeiro festival infantil de Leiria que se realizará já no segundo fim de semana do mês de setembro.

No fim de semana, nos dias 2 e 3 de setembro, o Leiria Kids Festival terá o seu warm up no piso 0 do LeiriaShopping.

"The primary school classroom – effective teaching approaches for an inclusive classroom through NFE tools and resources"

Município de Santarém recebe grupo de 12 professores búlgaros em formação no concelho

O grupo de 12 professores búlgaros que estão a frequentar o curso de “The primary school classroom – effective teaching approaches for an inclusive classroom through NFE tools and resources ” foi recebido, no dia 1 de setembro, nos Paços do Concelho, por Carmen Antunes, vereadora da Câmara Municipal de Santarém.

Movimento considera existirem alternativas muito mais sustentáveis

"proTEJO contesta aplicação de 5 mil milhões de euros em novos açudes e barragens no Tejo

 O proTEJO – Movimento pelo Tejo apelou ao ministro do Ambiente e da Ação  Climática, Duarte Cordeiro, na reunião de quinta-feira, 31 de agosto, que evite a pretensão da ministra da Agricultura, Mª do Céu Antunes, de dar o que considera “uma última machadada no rio Tejo ao promover os novos açudes e barragens do projeto Tejo, a ser construídos de Abrantes até Lisboa, fragmentando últimos 127 km de rio livre de 20 em 20 km.” As soluções alternativas propostas por este movimento passam pelos projetos do túnel a partir do rio Zêzere na barragem do Cabril para o rio Tejo na barragem de Belver e uma nova barragem no Ocreza.

Correspondente a cinco concursos públicos

Câmara de Pombal lança obras a concurso no valor de dois milhões de euros

A Câmara Municipal de Pombal tem a decorrer cinco concursos públicos referentes a empreitadas de obras públicas que totalizam um investimento superior a dois milhões de euros.
Uma das empreitadas corresponde a trabalhos de reabilitação das coberturas e fachadas do Bairro Social Margens do Arunca, com um valor base de 277 mil euros, acrescido de IVA.

Delegação veio da cidade metropolitana Ulsan

Comitiva política sul-coreana visitou Alcobaça

Uma delegação política da cidade metro- politana Ulsan, Coreia do Sul, situada na costa sudeste do país, esteve terça-feira, dia 30 de agosto, de visita a Alcobaça.
A comitiva foi recebida pela vice-presidente, Inês Silva, nos Paços do Concelho e no Museu do Vinho, onde foram abordadas as potencialidades do concelho a nível de indústria, agricultura e turismo.

10ª edição irá acontecer na cidade de Leiria nos dias 10 e 11 de setembro

Festa do Desporto arranca com warm up no LeiriaShopping

No ano em que Leiria é Cidade Europeia do Desporto e de forma a divulgar a um estilo de vida saudável e equilibrado, o LeiriaShopping irá realizar um warm up da Festa do Desporto, cuja 10ª edição decorre em Leiria a 10 e 11 de setembro. Este sábado, estarão no LeiriaShopping demonstrações de modalidades despor- tivas, para incentivar o exercício físico!

Na plataforma logística de Vila Nova da Rainha circulam cerca de 10 mil camiões

Executivo Municipal de Azambuja aprovou Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica 2050

O Executivo Municipal de Azambuja realizou, no dia 30 de agosto, mais uma Reunião de Câmara, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na qual aprovou o Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica 2050. O roteiro nasceu da consciência da importância do papel de proteção, preservação, respeito e salvaguarda do equilíbrio climático, para mitigar as alterações climáticas.

Paulo Inácio fez balanço do mandato

Eleições, balanços e despedidas na última sessão da Assembleia Municipal de Alcobaça

As eleições de 26 de setembro, o balanço e as despedidas de alguns deputados municipais, marcaram a última Assembleia Municipal de Alcobaça, no dia 28 de setembro. Além das despedidas, o presidente cessante da Câmara Municipal, Paulo Inácio falou sobre a situação financeira “positiva” do município, sobre os 4,7 milhões de euros referenciados no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência para o Mosteiro de Alcobaça, do projeto de Mobilidade Suave, e desafiou o novo Executivo a lutar pela inserção da requalificação da Linha do Oeste no PPR em vez dos Fundos Comunitários 2030.

Iniciativa é promovida pela APEG Saúde e decorre no dia 1 de outubro no HSA

Centro Hospitalar de Leiria recebe encontro de grandes hospitais sobre recuperação e resiliência

O Centro Hospitalar de Leiria é o anfitrião do Encontro Grandes Hospitais, que decorre esta sexta-feira, dia 1 de outubro, dedicado ao tema “Recuperação e Resiliência”. A iniciativa da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde, junta no Hospital de Santo André, em Leiria, cerca de 80 participantes de grandes hospitais.

Após interregno, motivado pelas Eleições Autárquicas

Orçamento Participativo do Bombarral retomado com nova calendarização e 10 propostas a concurso

Após algumas semanas de interregno, motivado pela realização das Eleições Autárquicas e pelas diretrizes da Comissão Nacional de Eleições, os procedimentos da segunda edição do Orçamento Participativo do Bombarral vão ser retomados, com um ajuste ao calendário inicial. No total, esta edição contou com a apresentação de 30 propostas, das quais 10 foram admitidas.

Obra póstuma homenageia académico Carlos Rodrigues Jaca

Município lança obra 'Marquês de Pombal- Ascensão e Queda' esta sexta-feira

Na celebração do reconhecimento régio de Sebastião José de Carvalho e Melo como Marquês de Pombal, em 1770, e evocando Carlos Rodrigues Jaca, académico que dedicou parte da vida ao ensino, divulgação e preservação da memória histórica de Portugal, Município de Pombal lança a obra “Marquês de Pombal – Ascensão e Queda”.

Com a presença da secretária de Estado do Ambiente, Inês do Santos Costa

ProTEJO, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e Município da Barquinha organizam seminário sobre o Rio Tejo

O proTEJO, o Município de Vila Nova da Barquinha e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo convidam os cidadãos a participarem no seminário online “Tejo Vivo e Vivido – Seminário para a Recuperação do Rio Tejo e seus Afluentes”, no dia 16 de outubro, com a secretária de Estado do Ambiente, Inês do Santos Costa, na abertura.

Sete contra seis

Candidaturas apoiadas pelo PS pela primeira vez à frente do PSD no distrito de Leiria

Walter Chicharro, presidente da Federação Distrital do PS de Leiria, considera que as eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021 foram “umas eleições históricas para o PS no Distrito de Leiria”, sendo as suas listas “pela primeira vez na história as mais votadas para o órgão Câmara Municipal com 78243 votos contra os 76313 do PSD. Foi também “a primeira vez que as candidaturas (7) apoiadas pelo Partido Socialista que venceram o órgão Câmara Municipal (Leiria, Nazaré, Ansião, Castanheira de Pera, Bombarral, Figueiró dos Vinhos e Batalha) são mais que as do PSD (6).”

“Ocupação Humana Plistocénica nos Ecótonos do rio Lis – 2ª fase” e “O Abrigo do Lagar Velho e os primeiros humanos modernos do extremo ocidental europeu”

Projetos de investigação arqueológica desenvolvidos em Leiria recebem apoio financeiro extraordinário

A Direção-Geral do Património Cultural atribuiu um apoio financeiro extraordinário a 31 Projetos de Investigação Plurianual em Arqueologia, encontrando-se, entre as candidaturas elegíveis recebidas, dois projetos que mereceram financiamento a 100%, desenvolvidos no território de Leiria e apoiados pelo Município.

Walter Chicharro eleito para um terceiro mandato

PS mantém maioria absoluta na Nazaré, mas perde um vereador para a CDU

O PS voltou a garantir a maioria absoluta nas eleições de 26 de Setembro, com Walter Chicharro a conseguir o seu terceiro mandato, conquistando 2.846 votos. O PSD, de Fátima Duarte, registou 1.784 votos e a CDU conseguiu 906 votos e um vereador, João Delgado.

Conferência online decorre no dia 30 de setembro, pelas 14h30, na ESECS

Politécnico de Leiria debate o lazer como fator de desenvolvimento pessoal em conferência internacional

O lazer como fator de desenvolvimento pessoal é o mote da conferência online promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, no dia 30 de setembro, pelas 14h30, no auditório 1. A oradora convidada da conferência é Aurora Madariaga Ortuzar, professora da Universidade de Deusto, em Bilbau, Espanha.

Um espaço de reflexão e partilha para a construção de um mundo melhor

Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe 1º congresso da Associação Portuguesa de Programação Neurolinguística

No dia 15 de outubro, das 9h15 às 18 h, o auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe o 1º congresso da Associação Portuguesa de Programação Neurolinguística (APPNL), associação sem fins lucrativos que tem como missão “promover e desenvolver ativamente a excelência, ética e qualidade da Programação Neurolinguística (PNL) em Portugal.

Movimento Independente “Batalha é de Todos” ganha por maioria absoluta

Raul Castro regressa à presidência da Câmara da Batalha após “vitória da humildade”

O Movimento Independente ‘Batalha é de Todos’, liderado por Raul Castro, venceu as eleições para a Câmara Municipal da Batalha, com 46,48% dos votos, superando a candidatura PSD “Somos Batalha”, liderada por Paulo Batista Santos, que obteve 35,53% da votação. O Movimento Independente conquistou 4 mandatos enquanto o PSD apenas 3.

Hermínio Rodrigues sucede a Paulo Inácio

PSD mantém maioria absoluta em Alcobaça, mas PS conquista 3 vereadores

O PSD venceu as eleições no concelho de Alcobaça e mantém a maioria absoluta no executivo municipal. Hermínio Rodrigues venceu com 11.919 votos, contra os 8.279 votos obtidos pelo PS, liderado por Carlos Guerra. O executivo será composto por quatro elementos do PSD e três do PS, que ganha um vereador em relação a 2017, com a saída do representante do CDS.

De um total de 512 vagas

Politécnico de Tomar preenche 46% das vagas disponíveis na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior

Instituto Politécnico de Tomar

Terminada a colocação na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior e, de acordo com os dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), o Politécnico de Tomar teve uma taxa de ocupação de vagas de cerca de 46% das 512 vagas disponíveis para o 1.º ano neste ano letivo que representa um aumento de cerca de 10% face ao ano passado.

Relativamente aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (cTeSP), no momento em que decorre a segunda fase de candidaturas, verifica-se que o número de candidatos admitidos na 1.ª fase ascendeu a cerca de 200.

Plesiopharos moelensis virá para a Marinha Grande

Câmara da Marinha Grande celebra protocolo no domínio da paleontologia com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã

A Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um protocolo com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL) com vista à definição de modelos flexíveis de cooperação no domínio da paleontologia, tanto na exposição e divulgação do património paleontológico, como na sua investigação e conservação.

¼ dos presidentes de Câmara do distrito de Leiria já são independentes

Independentes vencem eleições na Batalha, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche

Os movimentos independentes ganharam nova força no distrito de Leiria, conquistando pela primeira vez as Câmaras Municipais da Marinha Grande (+MPM), Caldas da Rainha (Vamos Mudar) e Batalha (Batalha é de Todos) nas eleições deste domingo. Aurélio Ferreira, Vítor Marques e Raul Castro juntam-se assim ao independente Henrique Bertino, que já vencera as eleições em 2017 em Peniche e repete a vitória em 2021. PS e PSD conquistaram cada um seis autarquias. Além do PS, PSD e independentes, só a CDU elegeu vereadores no distrito de Leiria: na Marinha Grande, Peniche e na Nazaré.

Em Santarém, Entroncamento, Salvaterra de Magos e Benavente

Chega elege quatro vereadores no distrito de Santarém

O Chega obteve um bom resultado na sua estreia autárquica no distrito de Santarém, elegendo vereadores nas Câmaras Municipais de Santarém, Entroncamento, Salvaterra de Magos e Benavente, nas eleições que tiveram lugar este domingo, dia 26 de setembro. Por poucos votos, não elegeu também representantes em Vila Nova da Barquinha (12,4%), Cartaxo (8,6%), e Almeirim (7,9%). O PS continua a ser o partido com mais presidências de Câmara (12), seguido do PSD (7), CDU (1) e o movimento independente 2021 é o ano, na Golegã. O PS perde alguns dos seus bastiões tradicionais, como Cartaxo, Golegã e Alcanena, mas vence o PSD em Ferreira do Zêzere. A CDU perdeu o seu bastião em Alpiarça para o PS e só detém agora a presidência em Benavente.

PSD e CDU conquistaram as outras duas autarquias

PS volta a conquistar 5 das 7 Câmaras Municipais na Área Oeste de Lisboa

O PS voltou a conquistar cinco das sete Câmaras Municipais na área Oeste de Lisboa nas eleições deste domingo, dia 26 de setembro. Os socialistas conquistaram as presidências das Câmaras Municipais de Torres Vedras, Alenquer, Lourinhã, Azambuja, Arruda dos Vinhos, enquanto o PSD e a CDU mantiveram os seus bastiões no Cadaval e Sobral de Monte Agraço, respetivamente. Destaque ainda para a eleição de um vereador do Chega na Azambuja (10%), partido que ficou ainda a poucos votos de obter outro na Lourinhã (10,6%).

Colocando 1.796 novos estudantes

Politécnico de Leiria preenche 88,2% das vagas na 1ª fase do acesso ao Ensino Superior

O Politécnico de Leiria coloca 1.796 novos estudantes nas suas licenciaturas, resultado da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, das 2.036 vagas disponíveis para a 1ª fase do CNAES, preenchendo 88,2% das vagas. 35 cursos preencheram o total das vagas nas licenciaturas. A Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e a Escola Superior de Saúde preencheram o total das vagas. A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar têm ocupação, de 96%, 79,9% e 77,2%, respetivamente.

De 1 a 31 de outubro

“A Gula – à mesa dos restaurantes do concelho” volta a dinamizar Azambuja Terras do Torricado

O Município de Azambuja promove o festival “A Gula – à mesa dos restaurantes do concelho”, este ano entre os dias 1 e 31 de outubro. Com esta iniciativa, a autarquia apoia os estabelecimentos aderentes na valorização da gastronomia do concelho e na dinamização da economia local. Uma vez mais, “A GULA” prossegue a aposta na afirmação da marca Azambuja Terras Do Torricado.

Torres Vedras

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho propõe 'Volta à cidade em bicicleta'

“Volta à cidade em bicicleta” é a proposta do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho para o dia 5 de outubro, terça-feira, às 10h.

O passeio pretende reunir ciclistas de todas as idades num percurso de cerca de 9 km pela cidade de Torres Vedras, com um grau de dificuldade “fácil” (adequado para crianças e idosos).
O ponto de partida e chegada será o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. No final do passeio, os participantes poderão integrar uma visita guiada a este novo equipamento cultural.

Três diferentes propostas artísticas em três cidades para aquecer o outono

Cistermúsica "Redes" leva espetáculos a Leiria, Lisboa e Setúbal

Vários espetáculos em várias cidades: é assim que o Cistermúsica volta a saltar os limites do concelho de Alcobaça e se mostra a 3 e 5 de outubro com diferentes propostas artísticas. Integradas na linha de programação “Redes”: são três as oportunidades para os espetadores verem (ou reverem) algumas das formações que passaram recentemente pelo festival.

Projeto Rotas e Percursos – Caminhadas do Médio Tejo 2021

Município de Torres Novas abre inscrições para o passeio pedestre da Rota dos Moinhos da Pena

As inscrições para a Rota dos Moinhos da Pena, que se realiza no dia 10 de outubro, domingo, já abriram. O percurso pedestre Moinhos da Pena, junto às pegadas dos Dinossáurios na Serra de Aire, entre Ourém e Torres Novas, integra o projeto Rotas e Percursos – Caminhadas do Médio Tejo 2021, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

PJ acompanhou a extradição de cidadão português

Homem detido na Alemanha pela prática de crimes sexuais com menores na zona do Bombarral

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e da Unidade de Cooperação Internacional, operacionalizou a extradição de um homem, com 36 anos de idade, detido recentemente, na Alemanha, em cumprimento de um Mandado de Detenção Europeu.

A extradição surge na sequência da prática dos crimes de sequestro, pornografia de menores, atos sexuais com adolescentes, abuso sexual de crianças e violação, agravados, cometidos no ano de 2010 na zona do Bombarral, sobre duas vítimas do sexo feminino, menores de idade.

Associação cultural sublinha desafios para novos autarcas

Artemrede pede política integrada e financiamento estável que permita sustentabilidade do setor cultural

A Artemrede revelou as conclusões do seu Fórum Político e sublinha os desafios para os autarcas que iniciam o seu mandato. Associação frisa que “a participação de dezenas de agentes culturais, discutindo questões sobre sustentabilidade, coesão e desenvolvimento, deixa a Artemrede segura de que a cultura é fundamental na construção de sociedades democráticas e resilientes. Os executivos autárquicos que agora iniciam o seu trabalho têm uma responsabilidade clara na afirmação e concretização deste objetivo, que devem assumir como verdadeiro desafio estratégico da sua ação”.

Com Estátuas Humanas e Música do Cantautor

Programa “Artéria – Artes ao Vivo” prossegue até 16 de outubro em várias localidades do Concelho de Azambuja

Continua a decorrer o programa “Artéria – Artes ao Vivo”, até 16 de outubro, em várias localidades do Concelho de Azambuja. No dia 1 de outubro, no Posto de Turismo de Azambuja, poder-se-á assistir à apresentação de Estátuas Humanas “Valoriz’Arte”, realizada pelos participantes da residência artística, com o tema “Personagens Histórias do Concelho de Azambuja”.

Espanha

Turismo Centro de Portugal participa na Naturcyl - Feira Internacional de Ecoturismo

Stand do Turismo do Centro de Portugal

A Turismo Centro de Portugal está a participar na Naturcyl – Feira Internacional de Ecoturismo, que decorre de 24 a 26 de setembro em Ruesga, no Parque Natural Montaña Palentina, em Espanha. Esta é a primeira Feira de Turismo de Natureza que decorre de forma presencial no país vizinho, desde o início da pandemia. A Turismo Centro de Portugal é a única região de turismo portuguesa presente na feira.

A Naturcyl é um evento internacional dirigido a todos os interessados em desfrutar da natureza e do ar livre, num amplo espectro de possibilidades, como turismo rural, observação de fauna, fotografia de natureza, caminhadas, montanha e astroturismo, entre outras. Durante o certame, decorrem atividades paralelas dedicadas à natureza e à sustentabilidade, nomeadamente conferências, workshops e degustação de produtos endógenos.

“Esta feira, já na quarta edição, reúne o melhor que se faz a nível internacional no ecoturismo e no turismo da natureza, áreas em que a região Centro de Portugal é um destino de excelência. Além disso, tem um impacto importante nos meios de comunicação de Espanha, que é o nosso principal mercado emissor de visitantes estrangeiros. A feira tem assim uma importância estratégica para a Turismo Centro de Portugal, que não poderia deixar de estar presente”, considera Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Mais informações em https://www.naturcyl.es

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

    Fonte: TCP e PV

PSD, CDS/MPT, Livre, PS, BE, Chega, IL, PAN e CDU apresentaram candidaturas

Debate para a Câmara Municipal Leiria juntou recorde de nove candidatos

Álvaro Madureira (PSD), Fábio Seguro Joaquim (CDS/MPT), Filipe Honório (Livre), Gonçalo Lopes (PS), Luís Miguel Silva (BE), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (IL), Pedro Machado (PAN) e Sérgio Silva (CDU) são os nove candidatos cabeças de lista que concorrem às eleições para a Câmara Municipal de Leiria. O debate organizado pelo Jornal de Leiria, dia 20 de setembro, no Teatro Miguel Franco, teve como temas poluição ambiental, infraestruturas, precariedade habitacional, educação, saúde e gestão autárquica.

Luís Filipe Santana Dias (Juntos pelo Futuro), Miguel Paulo (PS), Augusto Figueiredo (CDU), Tiago Carvalho (BE) e José Frazão (Chega) debateram propostas

Cinco candidatos disputam a Câmara Municipal de Rio Maior

Luís Filipe Santana Dias (Juntos pelo Futuro/PSD-CDS), Miguel Paulo (PS), Augusto Figueiredo (CDU), Tiago Carvalho (BE) e José Frazão (Chega) são os candidatos à Câmara Municipal de Rio Maior que participaram num debate, no dia 21 de setembro, no Cine-Teatro de Rio Maior.

Porto de Mós

Jorge Vala (PSD) e João Salgueiro (PS) disputam votos taco a taco no debate como nas sondagens

O debate que reuniu os candidatos à Câmara Municipal de Porto de Mós, no Cine-Teatro, no dia 13 de setembro, juntou Jorge Vala (PSD), João Salgueiro (PS), António Alves (Chega) e Pedro Santos (CDU). Foi um debate que colocou frente a frente as propostas de Jorge Vala e João Salgueiro, com os outros dois candidatos a evidenciarem falta de conhecimento dos dossiês municipais.

Ministro das Infraestruturas e Habitação revela que dinheiro virá do 'Portugal 2030'

Pedro Nuno Santos garante em comício do PS Leiria a modernização do troço Caldas - Louriçal

O dirigente nacional do PS e ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que foi o convidado de honra do Grande Comício do PS Leiria realizado esta quarta-feira, na Maceira, revelou na sua intervenção, que no programa Portugal 2030 «temos já o dinheiro para modernizar o troço da Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e o Louriçal», que serve Leiria e a região. Além de Pedro Nuno Santos, intervieram Gonçalo Lopes, candidato do PS à Câmara Municipal de Leiria, António Sales, candidato do PS à Assembleia Municipal, e Luís Prata, candidato do PS à Junta de Freguesia da Maceira.

Francisco Rodrigues dos Santos recebido por apoiantes nos Paços do Concelho

Presidente do CDS passou por Alcobaça para dar apoio à candidatura de António Vieira à Câmara Municipal local

O presidente do CDS passou por Alcobaça, dia 16 de setembro, para dar apoio à candidatura de António Vieira à Câmara Municipal. Francisco Rodrigues dos Santos foi recebido efusivamente por dezenas de apoiantes nos Paços do Concelho e, espera manter o lugar de vereador conseguido há 8 anos pelo atual vereador Carlos Bonifácio.

Deputado da Iniciativa Liberal esteve na Benedita

João Cotrim de Figueiredo visita concelho de Alcobaça em apoio ao candidato liberal Miguel Silvestre

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, participou no dia 22 de setembro, num almoço com apoiantes à candidatura de Miguel Silvestre à Câmara Municipal e de Bruno Letra à Assembleia Municipal de Alcobaça, que se realizou na Benedita, seguindo-se uma visita ao Externato Cooperativo da Benedita. O líder dos liberais afirmou que a campanha tem permitido “confirmar a necessidade absoluta que Portugal tinha de um partido como a Iniciativa Liberal” e espera até, a nível nacional, “melhores resultados que o BE e o PAN.”

PSD acusa candidato do PS de ter a única habitação com ligação ao ramal de tratamento de águas residuais na EN8

Habitação permanente do candidato socialista João Salgueiro chega à campanha eleitoral de Porto de Mós

No seguimento da denúncia pública realizada pelo candidato do PSD à Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, sobre o facto da habitação permanente do candidato do PS, João Salgueiro, ser a única com ligação ao ramal de tratamento de águas residuais na parte da EN8 que atravessa Porto de Mós (entre a Cruz da Légua e a Cumeira), desmentida pelo candidato do PS através de um post na sua página de campanha no Facebook, a candidatura do PSD divulgou uma cópia da comunicação que a Câmara Municipal de Porto de Mós enviou ao próprio João Salgueiro – em que o ofício é assinado pelo próprio – a notificá-lo de que era obrigado a proceder à ligação do seu prédio ao ramal de ligação e, consequentemente, à rede geral de saneamento, conforme é exigível por lei.

Grupo de Trabalho da CDU da Nazaré convidou a dirigente nacional de Os Verdes

Ex-deputada do PEV Heloísa Apolónia visita a Nazaré para se inteirar dos problemas ambientais

Preocupados com a descontrolada pressão turística no Sítio da Nazaré, a CDU na Nazaré recebeu a visita da dirigente nacional de Os Verdes, Heloísa Apolónia, a quem fez chegar as reivindicações do início do processo de classificação de todo o Promontório da Nazaré a Geo-Monumento de interesse nacional.

Por decisão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste

Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras já reabriu para doentes da Linha Saúde 24

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste informou na manhã de quarta-feira, dia 22 de setembro, que o funcionamento da Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras foi normalizado às 21h30 de terça-feira, tendo sido a urgência reaberta para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). A situação foi normalizada devido à alta clínica de doentes que estavam neste Serviço ou de doentes que transitaram para os serviços de internamento do Hospital.

Com artistas pagos e sondagens quase semanais

PSD acusa movimento liderado por Raul Castro de ter a campanha “independente” mais cara do País

O PSD da Batalha acusou esta quarta-feira o movimento “independente” liderado pelo deputado do PS Raul Castro de ter a campanha mais cara do País de todas as candidaturas independentes que não têm subvenção pública – como é o caso. Ainda agora, sublinha, “anunciou uma festa de encerramento da campanha, com uma artista que obviamente é paga e bem paga.”

Após uma recente visita de Sandra Pereira à COOPVAL

Comissão Europeia responde a eurodeputada do PCP sobre o fogo bacteriano que afeta os pomares

Após uma visita à COOPVAL, no Cadaval, a deputada do PCP no Parlamento Europeu Sandra Pereira questionou a Comissão Europeia sobre fogo bacteriano: “Que medidas podem ser tomadas para ajudar a erradicar esta bactéria? Que apoios podem ser concedidos a estes fruticultores no sentido de garantir a proteção dos seus pomares?”

Projeto une Frankie Chavez e Peixe num trabalho de exploração à volta da guitarra

Miramar apresenta em Ourém um espetáculo único que conjuga a utilização do património cultural com a música

Miramar, o projeto que une Frankie Chavez e Peixe num trabalho de exploração em torno da guitarra, viaja a Ourém para um concerto especial, no dia 25 setembro, sábado, às 21h30, no Teatro Municipal de Ourém, em que a música do duo terá como pano de fundo o património histórico português.

DaVita Portugal vai prestar cuidados de excelência a doentes renais do município

Rio Maior vai ter uma clínica de hemodiálise

A DaVita Portugal vai abrir uma clínica de hemodiálise em Rio Maior, dando aos doentes renais do município a oportunidade de fazerem um tratamento de excelência perto das suas casas, evitando deslocações para instalações fora do concelho, que não dispunha de uma infraestrutura para a realização destes tratamentos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.

300 votos separaram a CDU de um vereador em 2017

João Delgado concorre pela CDU pela terceira vez à Câmara Municipal da Nazaré

João Delgado Duarte apresenta-se pela terceira vez como candidato da CDU à Câmara Municipal da Nazaré, mas a CDU tem vindo a afirmar-se eleitoralmente no concelho e pode ser eleito desta vez. O candidato aposta na redução da dívida municipal herdada da gestão PSD, no corte das despesas supérfluas, no respeito pelas relações laborais e na fixação de população.

CODU está a reencaminhar doentes críticos para outras unidades hospitalares

Centro Hospitalar do Oeste desmente fecho da Urgência de Torres Vedras por falta de médicos

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste informou esta terça-feira, dia 21 de setembro, que a Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras tem estado muito congestionada nos últimos dias, devido à elevada afluência de doentes. Por este motivo, foi solicitado às 21h de segunda-feira, ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o reencaminhamento de doentes críticos para outras unidades hospitalares, de acordo com a situação clínica.

Com dois projetos distinguido nos concursos Poliempreende e Co-criação de Inovação

Politécnico de Leiria premiado na Semana Nacional do Empreendedorismo e da Inovação

O projeto “Forma Cerâmica”, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, obteve o 2º lugar no Concurso Nacional Poliempreende, cuja fase final decorreu entre 13 e 16 de setembro. Os dois estudantes conquistaram um prémio no valor de cinco mil euros, que poderá ser investido no desenvolvimento do seu projeto inovador. A ideia de Pedro Carvalho e Sílvia Teixeira consiste em oferecer à indústria cerâmica vários serviços no mesmo espaço, integrando todo o processo de modelação cerâmica e utilizando novas ferramentas como prototipagem.

Clara Abrantes é a candidata a presidente da Câmara Municipal de Peniche

Heloísa Apolónia, dirigente do Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se à campanha da CDU Peniche

Heloísa Apolónia

Esta quarta-feira, dia 22 de setembro, a Campanha da CDU Peniche contará com o apoio de Heloísa Apolónia, dirigente nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”

Heloísa Apolónia, que foi cabeça de lista pela CDU no Distrito de Leiria nas últimas eleições legislativas,  participará numa ação de rua, em que participarão entre outros candidatos: Clara Abrantes, candidata a presidente da Câmara Municipal de Peniche, o candidato da CDU à presidência da Assembleia Municipal de Peniche, Vítor Agostinho e os cabeças de lista da CDU às quatro juntas de freguesia do Concelho, Jorge Amador (Serra D’El-Rei); Alexandre Caneira (Peniche); Tiago Vala (Atouguia da Baleia) e Cristina Pejapes (Ferrel).

A Iniciativa da CDU Peniche terá início pelas 17h45, na Sede da CDU Peniche (Rua Marquês de Pombal, Nº100) seguindo depois um percurso pelo centro da cidade de Peniche.

No dia 23 de setembro

Movimento Independente “Batalha é de Todos” encerra campanha com grande festa de união

O Movimento Independente “Batalha é de Todos”, que candidata Raul Castro à presidência da Câmara Municipal da Batalha, vai realizar uma grande festa de encerramento da campanha eleitoral. A iniciativa vai acontecer na quinta-feira, dia 23 de setembro, a partir das 21h00, na Praça Mouzinho de Albuquerque, local emblemático da Batalha.

Empresas de Alcobaça e da Vidigueira juntam-se para criar valor

Parras Wines firma parceria com o enólogo e produtor de vinhos Paulo Laureano

A Parras Wines, empresa familiar liderada por Luís Vieira, com sede em Alcobaça, anunciou ter firmado uma parceria de desenvolvimento com o conhecido enólogo e produtor alentejano Paulo Laureano, com o objetivo de potenciar marcas, incrementar valor, criar sinergias de produção e otimizar esforços e investimentos nos mercados nacional e internacional.

Candidata do PSD aceitou convite da Concelhia para fazer diferente

Fátima Duarte quer reduzir número de vereadores com pelouros na Câmara da Nazaré para reduzir despesas

Fátima Duarte é candidata do PSD à Câmara da Nazaré. A presidente da Concelhia do PSD, que já foi vereadora e atualmente é deputada municipal, elege como prioridades a resolução da dívida, a requalificação do Mercado Municipal, o reordenamento de trânsito e a necessidade de dinamizar a cultura nazarena.

Bruno Lopes, da Freguesia de Pontével e Rita Alves, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, foram eleitos Rei e Rainha do Concelho do Cartaxo 2021

Concelho do Cartaxo já tem Rei e Rainha das Vindimas 2021

A Praça de Touros do Cartaxo transformou-se para receber, no dia 18 de setembro, a Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas 2021, que coroou Bruno Lopes, da Freguesia de Pontével e Rita Alves, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, como Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.

Opinião

Saúde - Inovação para a Diversidade

Miguel Silvestre

O Lab2460, da Iniciativa Liberal – Alcobaça, apresentou na quinta-feira, dia 9 de setembro de 2021, uma sessão onde foram discutidas propostas relacionadas com os cuidados de saúde. José Paulo Carvalho, empresário no âmbito das tecnologias da saúde, apresentou formas inovadoras de acesso a cuidados de saúde que, na sua perspetiva, têm forte impacto económico, por força da nossa realidade demográfica (envelhecimento e distribuição geográfica da população) e social.

A partir da análise de dados estatísticos foram identificadas várias questões relacionadas com a saúde pública e apresentadas ideias que, também a nosso ver, podem permitir uma gestão mais eficaz dos planos de saúde para além de permitirem a democratização do acesso aos serviços através da tecnologia, sem pôr em causa a prestação de cuidados médicos de qualidade. Tal será possível com uma alteração do SNS, sugerindo-se uma integração de ferramentas digitais e tecnológicas que permitam facilitar a alocação eficaz de recursos médicos e de enfermagem a situações de gravidade variável, que possam ser acompanhadas à distância ou necessitem de atendimento presencial.

Responsabilização e direito de opção são conceitos fundamentais nesta abordagem. A comparação com sistemas europeus eficazes na alocação dos recursos e a necessidade de alteração da ótica do sistema perante os cuidados médicos a serem prestados são fundamentais para a mudança.

Na IL acreditamos que a mudança é possível para uma abrangência alargada e diversa de destinatários, permitindo de forma eficaz o acesso aos cuidados de saúde a quem não consegue aceder aos mesmos, mantendo-se o equilíbrio orçamental.

Diversidade é o conceito fundamental envolvido na discussão desta questão por toda a Europa, da qual também fazemos parte.

Alcobaça tem uma média muito baixa de médicos por 1000 habitantes 1,55% para 5,56% na média nacional, segundo dados do Pordata de 2020. É assim evidente, que o modelo tradicional, de construção de equipamentos de saúde e esperar que os médicos sejam destacados, não está a funcionar. A IL defende uma racionalização do sistema, apostando em sistemas de tele-saúde e tele-cuidado em todos os casos em que faça sentido, libertando assim mais horas de serviço presencial para os casos em que tal é necessário.

Pode assistir à apresentação aqui

A próxima iniciativa do Lab2460 vai debater o tema da cultura e indústrias criativas e como podem transformar as cidades e territórios e terá como convidado Carlos Martins. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, é sócio fundador da Opium, tendo desempenhado as funções de Diretor Executivo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. É consultor em Economia Criativa da UNCTAD ( United Nations Conference on Trade and Development).

    Miguel Silvestre

Opinião

Dia 26 é para votar

Nuno Catita

Dia 26 de setembro os portugueses têm oportunidade de escolherem a quem entregar os destinos das freguesias e dos concelhos. É um dia de grande responsabilidade e que só se repete de 4 em 4 anos. É uma escolha de extrema importância porque são as nossas escolhas que definem com quem vamos contar para o que nos é próximo.

Historicamente a abstenção é uma percentagem muito significativa das escolhas dos portugueses, para as Autárquicas de 2017, 45% dos portugueses não quiseram votar.

Algumas das razões que são usadas para a abstenção:

– Os políticos não prestam;
– Nenhuma das listas convence;
– São sempre os mesmos;
– Esquecimento;
– Dá muito trabalho;
– São só promessas;
– Não voto e pronto;
– Tenho mais que fazer;

Que razões podem ser usadas para a importância de votar:

– É contribuir para a democracia;
– É o momento em que temos voz ativa
– É a altura em que as escolhas podem ser de todos e não só de alguns;
– Somos o que escolhemos;
– Não fazendo nada, contribuímos para que nada se faça;
– Se não há quem queira escolher não há razão para existirem escolhas;

Atirar com as responsabilidades para os outros parece ser mais fácil, até porque se falharem as decisões foram deles.

Votar não é só um direito, é, fundamentalmente, um dever cívico que assenta numa extrema responsabilidade de cidadania e é o símbolo máximo da democracia. Não votar é deixar de merecer escolher e, quando não pudermos escolher vamos recordar com saudade o tempo em que o recusamos fazer.

Uma grande parte dos que optam por não votar não viveram em ditadura, mas peçam aos mais velhos que imaginem se Ramalho Eanes, Jaime Neves e Pires Veloso tivessem optado pela abstenção no 25 de novembro de 1975? Provavelmente teríamos estado muitos mais anos sem que o nosso voto fosse tido em conta.

Dia 26 de setembro vamos votar pela democracia e por cada um de nós.

   Nuno Catita

Opinião

“Conhece a demência, conhece a doença de Alzheimer”

Sofia Duque

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer foi estabelecido em 1994 pela Organização Mundial de Saúde e pela federação Alzheimer’s Disease International, com o objetivo de chamar a atenção e combater o estigma da doença de Alzheimer e outras demências. Este é um problema de tal dimensão que desde 2012 as iniciativas de informação decorrem durante todo o mês de setembro, e neste 10º aniversário o lema da campanha é “Know Dementia, Know Alzheimer’s”, ou seja, “Conhece a demência, conhece a doença de Alzheimer”. O objetivo este ano é alertar para os sinais de alerta da demência e para a importância do diagnóstico precoce.

Nunca é demais relembrar, tanto a comunidade em geral como os profissionais de saúde, que a demência não é uma consequência inevitável do normal envelhecimento e por isso o surgimento dos sinais de alerta não deve ser ignorado. Quanto mais cedo forem valorizados tais sinais, mais cedo se pode apoiar e proteger a pessoa afetada e seus familiares e cuidadores, implementar programas para estimulação e treino das capacidades cognitivas e de apoio nas atividades do quotidiano, por forma a atrasar a progressão da doença e minimizar o seu impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas. O diagnóstico atempado da demência, e não em fases avançadas como frequentemente acontece, é também fundamental para preparar o futuro, numa altura em que as pessoas que vivem com a doença ainda podem tomar decisões por si próprias, de forma a respeitar as suas vontades e preservar a sua dignidade. É, portanto, fundamental que na presença de sinais de alerta de demência as pessoas ou seus familiares procurem o seu médico de família ou médico de Neurologia, Psiquiatria ou Geriatria.

A implementação de muitas das intervenções que podem melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas com demência dependem das políticas de saúde e sociais em vigor em cada país. Recentemente muitos peritos vieram apelar a que se pusessem em prática programas cujo benefício já foi demonstrado. Estes apelos tornaram-se ainda mais sonantes dado que os resultados dos medicamentos têm ficado aquém das expetativas. Muitas destas intervenções ainda só chegam a uma minoria das pessoas, mas a comunidade em geral pode ter uma voz ativa e reivindicar pela sua generalização. Algumas das intervenções que merecem significativo investimento são os cuidados com a visão e a audição (por exemplo, fornecimento de óculos e aparelhos auditivos e cirurgia das cataratas).

Sinais de alerta de demência

A promoção da socialização e atividades lúdicas, por exemplo em centros de dia, podem atrasar a progressão da doença e melhorar o bem-estar das pessoas com demência. Os programas de estimulação cognitiva e terapia ocupacional têm de ser generalizados e chegar a todos os que deles beneficiam. Os serviços sociais para prestação de apoio em atividades do dia-a-dia como cozinhar, fazer compras, pagar contas, realizar a higiene pessoal e do domicílio, são cruciais para possibilitar que as pessoas que vivem com demência permaneçam nas suas casas, atrasando a institucionalização tanto quanto possível.

A existência de cuidadores informais é decisiva para evitar a institucionalização, mas estes também necessitarão de apoio por forma a evitar a sobrecarga do cuidador e preservar a sua saúde física e mental, como por exemplo programas para descanso do cuidador, grupos de apoio e até mesmo medidas de apoio económico. O treino de competências dos cuidadores ajudará a lidar com as dificuldades no cuidado das pessoas com demência. Nalguns casos, malogradamente, a institucionalização será inevitável, mas as instituições também deverão ser preparadas para as especificidades das pessoas com demência e os seus profissionais deverão receber formação adequada.

Por fim, mas não menos importante, devemos consciencializar-nos que a demência pode ser prevenida; este foi aliás o lema da campanha de 2014. De facto, a modificação de 12 fatores de risco pode prevenir ou atrasar 40% dos casos de demência.  O que pode então ser feito para reduzir o risco de demência? Educação, atividade física e socialização desde a infância, prevenção do trauma cerebral, prevenção ou correção do défice auditivo, evicção do tabagismo e alcoolismo, controlo da poluição atmosférica, prevenção e tratamento da hipertensão, diabetes e da obesidade e da depressão.

    Sofia Duque
Coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos de Geriatria da SPMI

31ª loja em sede de concelho a ser reaberta

CTT reabrem loja em Óbidos

Os CTT – Correios de Portugal vão reabrir a Loja de Óbidos no dia 23 de setembro, quinta-feira. A Loja CTT de Óbidos vai voltar a abrir portas na Praça de Santa Maria, em Óbidos, e funcionará todos os dias úteis das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Esta é a 31ª Loja em sede de Concelho a ser reaberta, no âmbito do compromisso público dos CTT de reabrir Lojas únicas em sede de concelho, tendo em vista o reforço da elevada proximidade às populações e da capilaridade da rede, não procedendo, como já foi tornado público, a novos encerramentos.

Após uma denúncia

PSP de Caldas da Rainha detém homem e mulher em flagrante delito por tentativa de furto de catalisador

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra das Caldas da Rainha, deteve em flagrante delito, ao início da tarde do dia 18 de setembro, um homem de 49 anos de idade e uma mulher de 33, quando estes tentavam furtar o catalisador de uma viatura.

Paulo Batista Santos (PSD), Raul Castro (Independente), Horácio Moita Francisco (CDS), Dário Florindo (IL) e José Valentim (CDU)

Debate dos candidatos à Câmara da Batalha teve tom moderado mas vivo

Paulo Batista Santos (PSD), Raul Castro (Independente), Horácio Moita Francisco (CDS), José Valentim (CDU) e Dário Florindo (Iniciativa Liberal) debateram, dia 10 de setembro, no Auditório Municipal da Batalha, as propostas das candidaturas à Câmara Municipal da Batalha. A iniciativa do jornal de Leiria, em parceria com o jornal Portomosense e a Rádio D. Fuas contou com sala cheia e um tom moderado, mas vivo, na generalidade das intervenções.

Na Igreja de Santa Maria da Pena e no Museu de Leiria

Workshop’21 apresenta estado atual dos conhecimentos sobre a história e a arqueologia do Morro do Castelo de Leiria

O Workshop’21: Investigação arqueológica no Morro do Castelo de Leiria vai decorrer no dia 20 de setembro. Trata-se de uma reunião científica para apresentação do estado atual dos conhecimentos sobre a história e a arqueologia do Morro do Castelo de Leiria e discussão das vias de investigação científica que este acervo de dados reclama.

Leiria

Rota da Ribeira das Carpalhosas abriu este domingo

 A Associação Recreativa e Cultural Valpedrense (União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa) promoveu este domingo, a abertura da Rota da Ribeira das Carpalhosas com 2 caminhadas que partirão em simultâneo da Carreira e da Bidoeira, ambas com o Parque de Merendas do Vale da Pedra como Destino final.

Entre os dias 18 de setembro

Galeria Municipal de Torres Vedras acolhe exposição de obras da Coleção António Cachola

A Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras acolhe, entre os dias 18 de setembro e 4 de dezembro, a exposição Entre paredes: futuros. A mostra é composta por obras de Alexandre Estrela; Alice Geirinhas; Ana Jotta; Anamary Bilbao; Ana Manso; Ana Rito; Andreia Santana; António Neves Nobre; Belén Uriel; Bruno Cidra; Carlos Nogueira; Dalila Gonçalves;  Diogo Evangelista; Gonçalo Sena; Horácio Frutuoso; Igor Jesus; Ilda David; Inês Botelho; Jaime Welsh; José Pedro Croft; João Queiroz; Mané Pacheco; Miguel Ângelo Rocha; Paulo Brighenti;  Pedro Cabrita Reis; Rui Chafes; Rui Toscano e Susana Anágua.

Pombal

Crianças da Freguesia do Carriço celebram Dia de Limpeza Costeira

Todas as crianças dos jardins de infância e alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da Freguesia do Carriço vão celebrar, na próxima semana, o Dia Internacional de Limpeza Costeira, no âmbito da adesão do Município de Pombal à iniciativa promovida pela Fundação Oceano Azul.

Entre os dias 20 e 24 de setembro serão realizadas quatro ações de limpeza e monitorização de lixo marinho – ciência cidadã, na praia do Osso da Baleia, envolvendo toda a comunidade escolar da Freguesia do Carriço, em parceria com a Junta de Freguesia do Carriço e o apoio do Agrupamento de Escolas de Guia. As ações decorrerão entre as 9h30 e as 11h30, contando com a participação de 127 crianças e alunos da Escola EB1 do Carriço, Centro Escolar dos Vieirinhos e Jardim de Infância
do Carriço.

O Município de Pombal é um dos cerca de duas dezenas de concelhos do País que aderiram à iniciativa da Fundação Oceano Azul que se congratula pelo facto de, em Portugal, a consciência coletiva e a vontade de proteger o oceano serem cada vez maiores, e por assistir à mobilização das organizações nacionais e dos cidadãos que, mais uma vez, este ano, assinalam o Dia Internacional de Limpeza Costeira, através da recolha de lixo marinho, de norte a sul do país.

   Fonte: GC|CMP

Termalismo, Emprego e Economia local e Mobilidade foram os temas

7 candidatos participaram no debate eleitoral para a Câmara Municipal das Caldas da Rainha

Termalismo, Emprego e Economia local e Mobilidade foram os temas escolhidos para o debate entre os 7 candidatos que concorrem à Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que se realizou no dia 16 de Setembro, no Centro Cultural de Caldas da Rainha. Edmundo Carvalho (Chega), Tinta Ferreira (PSD), Vítor Marques (Movimento Vamos Mudar), Paulo Pessoa de Carvalho (coligação Caldas Mais Rainha), Carlos Ubaldo (BE), António Barros (CDU) e Luís Miguel Patacho (PS), apresentaram ideias, trocaram críticas e no final foram desafiados a pensar Caldas da Rainha em 2030.

Centro Hospitalar de Leiria avança com novas medidas devido à forte afluência de utentes no Serviço de Urgência

Urgência Geral do Hospital de Santo André

O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reforçou as medidas para resolver as dificuldades sentidas no Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital de Santo André (HSA), que tem registado uma forte afluência de utentes, com uma média diária de 332 utentes no mês de agosto, que inclui a urgência para doentes respiratórios, a ADR-SU (Área para Doentes com suspeita de Infeção Respiratória).

Este excesso de procura reflete a falta de resposta dos centros de saúde da região e o aumento do número de casos Covid-19 na área de influência do CHL. O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Pinhal Litoral registou uma forte incidência de casos, superior à média da Região Centro. Entre 15 e 30 de agosto, a taxa de incidência do ACES Pinhal Litoral passou de 303,3 por 100 mil habitantes, 52,7% acima do valor registado na Região Centro, para 472,5 por 100 mil habitantes, 82,9% acima do valor registado na Região Centro. No final de agosto, o ACES Pinhal Litoral registou a taxa de incidência mais elevada da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o que condiciona a prestação de cuidados de saúde na região de Leiria.

Continua a registar-se um número elevado de atendimentos com a cor verde e azul (de acordo com a Triagem de Manchester correspondem a doentes pouco urgentes e não urgentes), atingindo os 40% do número total de atendimentos. A ausência de alternativas para os utentes tem condicionado o funcionamento do SUG do HSA, dado que são quase inexistentes os centros de saúde no concelho de Leiria com atendimentos após as 20h00, em dias úteis e após as 13h00 em feriados e fins-de-semana.

Acresce a este problema a efetiva e conhecida situação de escassez de recursos humanos e em particular de pessoal médico, um problema nacional de falta de profissionais, em especial fora dos grandes centros urbanos. No concurso para médicos de várias especialidades, lançado em julho, para 36 vagas, até agora só foi possível ocupar 19 vagas.

Para além da equipa fixa de dez médicos generalistas no SUG, complementar às equipas de generalistas contratados por empresa externa, em deliberação de 16 de junho, o Conselho de Administração reforçou o número de médicos generalistas na razão de um médico por turno nas 24 horas e nos sete dias da semana, conforme deliberação de 8 de setembro.

Com a dificuldade assumida das empresas externas em contratar médicos generalistas para o SUG, soma-se o cansaço manifestado pelos internistas, cirurgiões e ortopedistas que, a par dos generalistas, asseguram o SUG 24h/24h em regime presencial, 365 dias por ano. Assim, o CA do CHL decidiu, em deliberação de 15 de setembro, avançar com novas medidas, que vigoram até 31 de dezembro.

O CA deliberou aumentar o valor a pagar aos médicos generalistas contratados diretamente pelo CHL ou às empresas externas, para exercício de funções no SUG do HSA, com efeitos a 13 de setembro. Os valores até agora praticados estavam em linha com o mercado, agora ficam acima do mercado. Deliberou ainda reforçar com mais um elemento por turno (internista ou interno de Medicina Interna ou equivalente de outra especialidade que integre a equipa de Medicina Interna) a escala de Medicina Interna de apoio ao SUG no HSA; e majorar o valor hora a pagar aos especialistas que integrem a escala de Medicina Interna, Cirurgia Geral e Ortopedia, contratados em regime de prestação de serviços, diretamente pelo CHL ou através de empresas externas, para exercício de funções no SUG do HSA, com efeitos a 13 de setembro.

Mas estas medidas só serão eficazes se a afluência às urgências for moderada. Assim, o CHL reforça o apelo à comunidade:

  1. Os utentes devem dirigir-se ao Serviço de Urgência apenas em casos mesmo urgentes.
  2. No seu próprio interesse, os utentes devem adotar as medidas já divulgadas em situações anteriores, utilizando de forma correta as urgências hospitalares. Recorda-se que, em caso de doença, o primeiro contacto deverá ser para a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.
  3. Os utentes devem recorrer aos Cuidados de Saúde Primários, dirigindo-se ao seu Centro de Saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente, ou para serem observados na Consulta Aberta. Destaca-se que o Centro de Saúde da Marinha Grande dispõe do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), que funciona 24 horas por dia, todos os dias, bem como o Centro de Saúde de Ourém, que tem um Atendimento Complementar, que funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 19h00.

O CHL foca sempre a sua ação nos seus utentes, procura ir ao encontro das suas necessidades e dar a resposta mais adequada, cumprindo rigorosamente a sua missão, o que tem merecido a confiança dos nossos doentes e reconhecimento de toda a nossa comunidade, pela dedicação e qualidade dos cuidados essenciais que presta. Relembra ainda que continua a trabalhar em todas as frentes, tendo aumentado no primeiro semestre deste ano a sua atividade assistencial, no que se refere às consultas externas (mais 34,3%) e cirurgias (mais 23,8%), em comparação com o período homólogo em 2020.

     Fonte: Midlandcom

Com13 companhias e 30 apresentações, 1 workshop e um painel fotográfico

24º Marionetas na Cidade regressa a Alcobaça em formato nacional de 4 a 10 de outubro

O 24º festival Marionetas na Cidade irá decorrer de 4 a 10 de outubro na cidade de Alcobaça. Esta edição terá a particularidade de voltar ao seu espírito inicial, somente com artistas residentes em Portugal e realizada em espaços exteriores, bem como no Cine-Teatro de Alcobaça, Mercado Municipal e Museu do Vinho de Alcobaça.

11 dias, 161 atividades e 175 autores e escritores

FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos regressa em outubro em regime presencial

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos volta a realizar-se entre os dias 14 e 24 de Outubro, numa edição que terá como tema “O outro”. O evento regressa a Óbidos numa vertente presencial. Serão 16 mesas e debates no FOLIO Autores, 35 iniciativas no FOLIO Educa, 75 atividades do FOLIO Mais, Banda Desenhada e FOLIO Ilustra, 23 concertos, 12 exposições. Ao todo, 161 atividades ao longo de 11 dias e 175 autores e escritores presentes no Festival Literário Internacional de Óbidos 2021.

Candidata do Bloco de Esquerda volta a candidatar-se à Câmara Municipal

Telma Ferreira: “O município da Nazaré é o que menos gasta em Ambiente em todo o país”

Telma Ferreira volta a liderar a candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Nazaré. A assistente parlamentar do BE e deputada na Assembleia Municipal garante que a sua candidatura quer condições de vida dignas para a população nazarena e seus visitantes e aponta como eixos prioritários Lutar pelo Clima, mudar a Mobilidade, Direito à Habitação, Cultura para todos, Democracia e transparência, reforçar o serviço público, dignificar o setor primário, trabalho com direitos e precariedade zero.

Ex-Presidente da República e ex-vereadora e professora

Câmara e Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovam votos de pesar sobre Jorge Sampaio e Maria Fernanda Pinto

A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal da Marinha Grande aprovaram, nos dias 9 e 13 de setembro, respetivamente, dois votos de pesar, pelos falecimentos do ex-Presidente da República Jorge Sampaio e da professora e ex-vereadora Maria Fernanda Pinto.

Subordinada ao tema “Respirar Arte com Sustentabilidade”

10.ª edição da Bienal de Artes Coruche - Percursos com Arte arranca este sábado

A abertura da 10.ª edição da Bienal de Artes Coruche – Percursos com Arte, subordinada ao tema “Respirar Arte com Sustentabilidade” vai ter lugar este sábado, dia 18 de setembro, pelas 17 horas, na Avenida do Sorraia, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira. A Comissão Organizadora da Bienal de Artes é constituída pelo Município de Coruche e Museu Municipal de Coruche. O certame apresenta-se repleto de animação cultural, mostras, teatro, instalações e intervenções artísticas.

Dia 19 de setembro

Roberto Chichorro inaugura em Ourém exposição “Flores que namoram pássaros são voos de beija-flor”

A inauguração da exposição de pintura “Flores que namoram pássaros são voos de beija-flor”, do pintor moçambicano Roberto Chichorro, irá decorrer no Auditório Cultural dos Paços do Concelho, no domingo, dia 19 de setembro às 16h. Na mesma ocasião será feito o lançamento de publicação com o mesmo nome.

Hermínio Rodrigues (PSD), Carlos Guerra (PS), António Vieira (CDS), Clementina Henriques (CDU), Miguel Silvestre (IL), Rui Alexandre (NC) e Isabel Ventura (Chega)

Sete candidatos debateram propostas políticas para o Município de Alcobaça

Fixação de população, turismo e desenvolvimento económico foram os temas discutidos entre os sete candidatos à Câmara Municipal de Alcobaça, no debate que se realizou no dia 12 de Setembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Hermínio Rodrigues (PSD), Carlos Guerra (PS), António Vieira (CDS), Clementina Henriques (CDU), Miguel Silvestre (IL), Rui Alexandre (Nós Cidadãos) e Isabel Ventura (Chega), apresentaram as suas ideias, trocaram algumas picardias e até elogios à gestão PSD dos últimos anos.

Dia 17 de setembro

Coletivo Aire lança novo disco sobre danças de Porto de Mós

O disco “Danças de Porto de Mós”, do coletivo Aire, terá distribuição a partir do dia 17 de setembro e a sua apresentação será no domingo, dia 19, às 16h30, com um concerto-baile para todas as idades, e com entrada gratuita, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota em São Jorge – Porto de Mós.

Na Noite Europeia dos Investigadores!

Aspiring Geoparque Oeste dá a conhecer as pistas que as rochas e os dinossauros dão sobre as alterações climáticas

O aspiring Geoparque Oeste vai estar na Noite Europeia dos Investigadores para dar a conhecer as pistas que as rochas e os dinossauros dão sobre as alterações climáticas. Nesta atividade, um grupo de geólogos e paleontólogos mostra que pistas temos hoje acerca do clima do Período Jurássico.

Após a CIMLT não avançar com o programa de DAE

Município de Azambuja prepara rede de desfibrilhadores

O Município de Azambuja está a preparar programa de Desfibrilhação Automática Externa, que visa equipar espaços com grande afluência de pessoas e locais de alto risco com desfibrilhadores, bem como com pessoas certificadas para operar esses aparelhos. O programa contempla escolas, infraestruturas desportivas e outros edifícios e serviços.

Apesar de ter sido desclassificado na ronda seguinte

Halley Batista consegue primeiro 10 da temporada no Bom Petisco Peniche Pro

O dia inaugural do Bom Petisco Peniche Pro, última de 5 etapas da Liga MEO Surf 2021, ficou marcado pelas condições tubulares registadas pela praia de Supertubos, com os melhores surfistas nacionais a agradecerem e a oferecerem um festival de tubos de sol a sol. Um dia recheado de emoção, com direito a uma onda perfeita, pontuada com nota 10.

Autarca recandidata-se para cumprir projeto a 12 anos

Walter Chicharro: “Hoje, os nossos maiores embaixadores são a onda e a Nossa Senhora da Nazaré”

O atual presidente do município da Nazaré e líder da distrital de Leiria do PS, Walter Chicharro, recandidata-se para cumprir um terceiro mandato como presidente do Município da Nazaré, garantindo que pretende cumprir o projecto que iniciou em 2013. O candidato do Partido Socialista assume, como principal problema do concelho, além dívida municipal, a fixação de jovens no concelho. Como projetos a implementar no futuro, Walter Chicharro destaca o alargamento da ALE do Valado, a criação da ALE de Famalicão, da Startup Agrícola e do futuro centro de inovação do Mar na Nazaré.

Peritos do Politécnico de Leiria irão colaborar no âmbito de processos judiciais

Politécnico de Leiria e Tribunal Judicial Comarca de Coimbra assinam protocolo para a realização de perícias técnicas

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e o juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, Carlos Oliveira, formalizaram no dia 14 de setembro a assinatura de um protocolo para prestação de apoio na realização de perícias técnicas, no âmbito de processos judiciais.

Primeiro título nacional do xadrezista da Associação Peão Cavalgante/Arneirense

Xadrezista José Cavadas sagra-se campeão nacional amador aos 61 anos

No dia 12 de setembro de 2021 realizou-se em Évora, no Edifício Monte Alentejano, o Campeonato Nacional Amador de ranking Elo até 1600 e o Campeonato Nacional Amador acima do 1600 até 2000 de Elo de ritmo semirrápido da Época 2020/21. Cada prova foi disputada com ritmo de 10 minutos+5s em sistema suíço de 5 rondas. José Cavadas com Elo de 1500 foi no nº 3 na lista ranking inicial e foi Campeão Nacional sem derrotas fruto de 3 vitórias e 2 empates.

Ação de campanha valorizou ambiente urbano do Reguengo do Fetal

Jovens do Movimento Independente “Batalha é de Todos” dinamizam atividade de reabilitação urbana

Os mandatários da Juventude do Movimento Independente “Batalha é de Todos”, no dia 11 de setembro, concretizaram uma ação de reabilitação urbana a que chamaram “Cuidar – Valorizar – Reabilitar”. A iniciativa, que decorreu no Reguengo do Fetal, teve como objetivo valorizar o ambiente urbano e a qualidade de vida dos moradores.

Programa já foi divulgado

Marinha Grande recebe I Congresso Internacional Ambiente e Sustentabilidade “O Litoral e os desafios do futuro"

O programa do I Congresso Internacional Ambiente e Sustentabilidade “O Litoral e os desafios do futuro”, que decorre a 17 e 18 de setembro, na Marinha Grande, foi divulgado. A abertura conta com Mário Oliveira, presidente da Oikos, Cidália Ferreira, presidente da Câmara da Marinha Grande e Pimenta Machado, vice-presidente da APA.

Centro Escolar Vila Cã é o mais recente equipamento a iniciar o ano letivo

Município de Pombal quer todas as freguesias equipadas com, pelo menos, um Centro Escolar

O Município de Pombal coloca à disposição das crianças da Freguesia de Vila Cã, este ano letivo, um novo Centro Escolar resultado de um investimento de 1370000 euros. O novo edifício resulta da estratégia do Município que ao longo dos últimos anos tem vindo a concluir a sua rede de centros escolares, num claro objetivo de criar espaços mais condignos e confortáveis, proporcionando assim aos alunos e professores a oportunidade de se focarem no essencial: a aprendizagem. O Município pretende que todas as freguesias do Concelho estejam equipadas com, pelo menos, um Centro Escolar, que integre o 1.º ciclo e pré-escolar.

Com a coordenação científica do Professor Doutor Carlos André

Congresso científico sobre Francisco Rodrigues Lobo decorre em Leiria a 16 e 17 de setembro

O Congresso Científico sobre Francisco Rodrigues Lobo decorre nos dias 16 a 17 de setembro, no Teatro José Lúcio da Silva, com organização conjunta da Câmara Municipal de Leiria e Politécnico de Leiria e coordenação científica do Professor Doutor Carlos André, reunindo especialistas de universidades de Portugal, Brasil e Macau.

Autarquia opta pela contratação local do serviço

Câmara da Batalha investe cerca de 450 mil euros no fornecimento das refeições escolares

A Câmara da Batalha aprovou dar continuidade aos protocolos de fornecimento de refeições escolares com as associações e IPSS locais, num montante de 450 mil euros. Em causa estão as refeições servidas para os alunos das escolas do pré-escolar e 1ª ciclo do Concelho. A Escola Secundária da Batalha será a única a manter a confeção das suas refeições.

Programa foi muito elogiado pelos participantes, que pedem já uma nova edição

“Termas Centro Classic Cars” levou 43 carros clássicos a descobrirem encantos da Região Centro

A segunda edição da iniciativa “Termas Centro Classic Cars”, que levou 43 automóveis clássicos e desportivos a descobrir estâncias termais da Região Centro, constituiu, segundo a organização, um enorme sucesso e deixou em todos os participantes a vontade de repetir a experiência em novas edições.

TUC – Transporte Urbano do Cartaxo

Novo Serviço de Ligação do Cartaxo à Estação de Comboios de Santana já está disponível

O Transporte Urbano do Cartaxo já tem disponível um novo Serviço de Ligação à Estação de Comboios de Santana. De manhã, há partidas às 6h50 e 7h50 do Terminal Rodoviário do Cartaxo, com chegada à Estação de Comboios de Santana. De tarde, há partidas às 17h50 e 19h da Estação de Comboios de Santana, com chegada ao Terminal Rodoviário do Cartaxo.

Projeto do Politécnico de Leiria pretende ser uma plataforma de partilha, formação, inovação e intervenção

Rede Leiria Fitness nasce para combater baixos níveis de prática de exercício físico em Portugal

Afirmar-se como plataforma de partilha, formação, inovação e intervenção, e contribuir para o combate aos baixos indicadores de prática de exercício físico em Portugal, é o desígnio do projeto Rede Leiria Fitness, promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, em parceria com a AGAP Portugal Ativo. O primeiro encontro da Rede Leiria Fitness vai debruçar-se sobre o estado do fitness na Beira-Litoral, e decorre já esta sexta-feira, dia 17 de setembro, pelas 15h00, no auditório 2 da ESECS.

Secretário-geral do PCP visitou Peniche no mesmo dia

Jerónimo de Sousa critica PS na Marinha Grande pela execução do Orçamento de Estado de 2021

O secretário-geral do PCP esteve presente na Marinha Grande, dia 31 de agosto, numa ação de campanha eleitoral da CDU para a Câmara Municipal da Marinha Grande. Jerónimo de Sousa dedicou a maior parte do seu discurso a críticas ao Governo do PS e espera pelo cumprimento do Orçamento de Estado de 2021, que considera não estar a ser cumprido.

Nadadores do Clube de Natação de Rio Maior em destaque no MIUS Madeira 2021

Gonçalo Bárbara pulveriza recorde da prova de 30 km entre a Calheta e o Cais do Funchal

O Clube de Natação de Rio Maior participou no MIUS Madeira 2021, no dia 11 de setembro. com 4 nadadores: Beatriz Freixieiro, Gonçalo Bárbara, Mafalda Rosa e Tiago Campos. Gonçalo Bárbara garantiu o triunfo na prova de 30km, entre a Calheta e o Cais do Funchal, com 7h25m31s, pulverizando a marca de 8h59m39, de Mário Bonança, do Sporting, em 2020.

Última prova pública antes da Gala Final

Prova de palco da eleição do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo decorre esta segunda-feira

A última prova pública antes da Gala Final de Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo está marcada para segunda-feira, dia 13 de setembro, às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo. A entrada é livre, reservada a portadores de bilhete.

Parlamentares alertam para a provável falta de especialistas na Unidade de Cuidados Intensivos

Deputados PSD do círculo de Leiria questionam nova UCI no Centro Hospitalar do Oeste

Os deputados do PSD do círculo de Leiria questionaram, no dia 8 de setembro, a ministra da Saúde, recordando que, no dia 30 de abril, o secretário de Estado de Saúde anunciou a criação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no Centro Hospitalar do Oeste, funcionando simultaneamente nos hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras, sendo dotada de 12 camas. Contudo, alertam que, para uma UCI funcionar no CHO, deverá ser necessário formar intensivistas e, neste caso, serão necessários, pelo menos, oito médicos com a referida especialidade clínica.

Apresentadora de televisão

Fátima Lopes apresenta novo romance “Encontrei o Amor onde menos esperava” na Biblioteca Municipal de Leiria

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, recebe Fátima Lopes no dia 17 de setembro, às 21 horas, para a apresentação do seu novo romance “Encontrei o Amor onde menos esperava”. No seu tão aguardado regresso ao romance, Fátima Lopes traz-nos uma história apaixonante e inspiradora acerca de uma mulher em busca de um novo sentido para a sua vida.

Fátima Lopes estreou-se em televisão, na SIC, em 1994, com programas em prime-time, a que se seguiram muitos anos de programas diários.

Por 34-29

Porto derrota o Sporting na Nazaré e é o vencedor da Supertaça de Andebol 2021

Equipa do FC Porto

O Futebol Clube do Porto é o vencedor da Supertaça de Andebol, prova que se disputou no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré este domingo, dia 12 de setembro Os dragões ganharam, na final, o Sporting Clube de Portugal por 34-29, e fizeram história ao conquistar o 8º troféu da Supertaça.

    Fonte: SM|GC|CMN

Através da Polícia Judiciária

Cidadão português detido no Brasil e extraditado pela prática de crimes de homicídio em Santarém

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo e da Unidade de Cooperação Internacional, operacionalizou a extradição de um homem, com 53 anos de idade, detido no Recife, Brasil, visando o cumprimento de uma pena de dezanove anos e seis meses de prisão, em Portugal, pela prática de um crime de homicídio agravado; dois crimes de homicídio agravado, na forma tentada, e um crime de detenção de arma proibida.

A extradição surge no cumprimento de mandado de detenção internacional, emitido pelo Juízo Central Criminal de Santarém, por factos praticados em dezembro de 2015 e investigados pela Polícia Judiciária nos anos de 2015 e 2016, uma vez que o arguido, após a prática dos homicídios e já durante o julgamento, ausentou-se do país e foi residir para o Brasil, onde veio a ser detido.

A Polícia Judiciária deslocou-se ao Recife, no Brasil, onde o detido lhe foi entregue pelas autoridades brasileiras, e custodiou o seu transporte e guarda até território nacional, vindo a entregá-lo no Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde o mesmo irá cumprir a pena de prisão em que foi condenado.

    Fonte: GIC|PJ

Centro Hospitalar de Leiria continua condicionado pelo combate à pandemia

Afluxo anormal de utentes condiciona acesso às Urgências do Hospital de Leiria

O combate à pandemia, em que o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) continua na linha da frente (quinta-feira tinha internados 45 doentes com COVID-19 e esta sexta-feira tem internados 37 doentes, dos quais três ventilados), bem como uma anormal afluência às urgências, está a condicionar a capacidade de resposta deste serviço, com os utentes, especialmente os triados com pulseira verde e azul (não urgentes), a terem de esperar mais tempo do que normal para serem atendidos.

Com caráter estratégico

Batalha aprova dois novos investimentos privados com importante impacte territorial, económico e social

A Assembleia Municipal da Batalha deliberou, dia 9 de setembro, reconhecer como empreendimentos de caráter estratégico com importante impacte territorial, económico e social e que, pela sua essência, constituem um interesse público para o Concelho, dois novos investimentos a localizar em São Mamede e na zona industrial da Batalha.

No Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré

Sporting - FC Porto disputam domingo na Nazaré final da Supertaça de Andebol

O Sporting e FC Porto vão disputar, este domingo, dia 12 de setembro, às 17h00, a supertaça de andebol, a prova de arranque oficial da nova temporada 2021/2022, no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré.

O Sporting foi a primeira equipa a carimbar a sua presença na Final do troféu com a vitória sobre a formação Águas Santas Milaneza, por 35-30. Na segunda meia-final, realizada neste sábado, o FC Porto, atual Campeão Nacional e detentor do Troféu, venceu o SL Benfica por 29-24.

Festival decorreu de 2 a 5 de setembro

Novas Invasões: Arte e cultura “invadiram” a cidade de Torres Vedras

O 4º festival Novas Invasões decorreu de 2 a 5 de setembro, na cidade de Torres Vedras. O festival, com programação contemporânea e histórica, recebeu cerca de 10 mil visitantes das mais diversas gerações. Epicentro da iniciativa foi o Mercado Oitocentista – Largo de S. Pedro, Largo Wellington e R. Almirante Gago Coutinho – com recriação de quadros cénicos da época.

Particularmente na Lua Cheia

Efeito da Lua tem impacto na qualidade do sono

Todos nós queremos dormir bem e acordar revigorados e cheios de energia positiva no dia seguinte. Mas com a mudança dos ciclos lunares, ter uma boa noite de sono pode ser um desafio, principalmente quando a lua cheia atrapalha o nosso sono. Os ciclos lunares incluem quatro fases lunares principais: a lua nova, o quarto crescente, a lua cheia e o quarto minguante. A fase da lua cheia ocorre a cada 29,5 dias e este período celestial está sempre associado às noites de insónia. Mas como é que a lua cheia afeta a qualidade do sono e como podemos dormir melhor durante este período?

Unidade do Centro Hospitalar do Oeste

Hospital de Caldas da Rainha tem nova estrutura para atendimento de doentes respiratórios

Já está em funcionamento, desde 7 de setembro, a nova Área Dedicada para Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência (ADR-SU) da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste. A nova ADR-SU situa-se nas traseiras do Serviço de Urgência (antigo parque de estacionamento) e tem capacidade para acomodar 14 doentes. A Área conta com sala de espera, gabinete de triagem, sala de testagem, 2 gabinetes de consulta, sala de emergência, sala de observação com capacidade para 6 camas, 2 quartos de isolamento e área para doentes suspeitos e em estudo.

Município de Leiria emite Nota de Pesar

Faleceu o ex-Presidente da República Jorge Sampaio

O Município de Leiria lamentou sexta-feira profundamente a morte do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, aos 81 anos, salientando que foi um dos maiores políticos portugueses, tendo desempenhado os mais altos cargos no país, com um percurso de vida totalmente dedicado ao serviço público, um lutador pela liberdade que contribuiu para a consolidação da democracia.

Tomada de posse dos membros cooptados decorreu no dia 9 de setembro

Novo Conselho Geral do Politécnico de Leiria está constituído

Com a tomada de posse das personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes ao Politécnico de Leiria, que teve lugar no dia 9 de setembro, fica constituído o Novo Conselho Geral: Amaro Reis; Américo Peres; António Poças; Fernando Alexandre; Francisco Rente; Isabel Damasceno; Licínio de Carvalho; Luís Filipe de Oliveira; Pedro Lourtie; e Regina Vitório.

Cartaxo

Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Beira Baixa assinam memorando para a construção da barragem do Alvito

Vasco Estrela, Pedro Ribeiro e Luís Pereira

As Comunidades Intermunicipais (CIM) da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Beira Baixa assinaram, no dia 9 de setembro, na AGROGLOBAL, no Cartaxo, um documento conjunto com vista à concretização da construção da Barragem do Alvito, no rio Ocreza.

O documento foi assinado pelos presidentes das Comunidades Intermunicipais da Lezíria do Tejo e da Beira Baixa, Pedro Ribeiro e Luís Pereira respetivamente, e pelo vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Vasco Estrela.

Alcobaça

Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira apresentam livro "O Chalé da Gafa e os seus Ilustres Ocupantes"

Capa do livro

Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira apresentam no dia 10 de setembro, pelas 18h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro “O Chalé da Gafa e os seus Ilustres Ocupantes”. A obra resulta de um estudo que foca a história da Quinta da Gafa desde o tempo dos Monges até à instalação da Câmara no seu Chalé, construído pela família Oriol Pena e, depois, tudo o que sucedeu no concelho de Alcobaça ao longo dos mandatos dos Presidentes, desde o início da década de 1940 até 2005. Jorge Pereira de Sampaio revelou ao Tinta Fresca que este trabalho de investigação foi realizado a convite do ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça José Gonçalves Sapinho. O livro será apresentado por Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

Comunidades Intermunicipais assinam documento conjunto na Agroglobal

Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Beira Baixa pedem construção da Barragem do Alvito

As comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Beira Baixa vão assinar, na Agroglobal, um documento conjunto para a concretização da construção da Barragem do Alvito, no rio Ocreza, um curso de água de 64 km que nasce na Serra da Gardunha, concelho de Castelo Branco, e desagua no Rio Tejo, em Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão. A cerimónia de assinatura terá lugar quinta-feira, no Cartaxo, na Agroglobal.  Os presidentes das três Comunidades Intermunicipais consideram esta construção um fator decisivo para a sustentabilidade dos seus territórios e das atividades económicas relacionadas.

Embarcação silenciosa e com emissões zero é pioneira a nível mundial

Estação Náutica de Castelo do Bode apresentou o primeiro barco elétrico de wakeboard em Portugal

O Ancoradouro do EcoHotel Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, na Estação Náutica de Castelo do Bode, recebeu, a 9 de setembro, a conferência de imprensa “Castelo do Bode Zero Emissions – No caminho da Descarbonização para um Turismo Mais Sustentável”, promovida pela Fórum Oceano, Coordenadora da Rede das Estações Náuticas de Portugal, a CIM Médio Tejo, Coordenadora da Estação Náutica de Castelo do Bode, o Município de Ferreira do Zêzere, a Turismo Centro de Portugal e a Associação Portuguesa de Wake.

Organizado pelo Região de Cister com Jornal de Leiria, Tinta Fresca e Benedita FM

Debate sobre as eleições para a Câmara de Alcobaça terá lugar este domingo no auditório da Biblioteca Municipal

O debate eleitoral para a Câmara Municipal de Alcobaça terá lugar este domingo, dia 12 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal às 16 h. Lideram as candidaturas Hermínio Rodrigues (PSD), Carlos Guerra (PS), António José Vieira (CDS), Clementina Henriques (CDU), Rui Alexandre (NC), Miguel Silvestre (IL) e Isabel Ventura (Chega).

Com a colaboração da GNR

PSP detém dois jovens de 18 anos em Alcobaça por posse ilegal de armas

O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Esquadra de Alcobaça, procedeu, no dia 9 de setembro, em Alcobaça, à detenção de dois jovens, ambos com 18 anos, por posse de armas e munições, sem que para o efeito, possuam licença de uso e porte de arma.

Acordo visa continuar o trabalho desenvolvido desde 2016 na área da inclusão

Politécnico de Leiria renova protocolo com Associação Colmeia que apoia pessoas com deficiência em Cabo Verde

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria acaba de renovar o protocolo com a Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais de Cabo Verde (Colmeia), que estabelece formas de cooperação na área da inclusão e acessibilidade.

“Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense” apontado como uma Bíblia do património local

Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça publica livro com estudos de 35 investigadores

António Maduro e Rui Rasquilho

A AMA – Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça apresentou no dia 4 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense”. A obra que reúne estudos de 35 investigadores e um ensaio fotográfico de Jorge Prata, pretende ser um marco da historiografia local e regional. O livro, que foi coordenado por Rui Rasquilho e António Valério Maduro, conta com 1198 páginas e com um peso de 2,4 kg. A produção é da Hora de Ler, com uma tiragem de 500 exemplares que estarão à venda a partir de Outubro.

Na apresentação do livro, estiveram presentes alguns dos autores dos estudos apresentados, bem como os coordenadores Rui Rasquilho e António Valério Maduro, o produtor Carlos Fernandes, da Hora de Ler, e o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

Na ocasião, Paulo Inácio recordou que este livro reúne “todos os saberes de historiadores da nossa terra”, classificando-o como “uma bíblia” e “um regalo para os alcobacenses” porque “com este livro ficamos a saber muito da nossa região e da sua história”. O autarca agradeceu o trabalho dos intervenientes e aproveitou a ocasião para homenagear José Eduardo Reis Oliveira (Jero) e Maria do Céu Sampaio, alcobacenses que faleceram recentemente, tendo JERO participado com um estudo neste livro.

Paulo Inácio, Rui Rasquilho, António Maduro e Carlos Fernandes

Por seu turno, Carlos Fernandes garantiu que este é um livro de peso “tem 2,4 kg” e admitiu que quando iniciaram este projeto ninguém imaginava a dimensão que teria”, de tal forma que “pode tornar-se numa Bíblia para Alcobaça” e “uma obra marcante da historiografia regional e, muito concretamente, da historiografia de Alcobaça”.

Coube a António Valério Maduro apresentar os temas que compõem o livro, referindo que este resulta de “um projecto, um desígnio colectivo em reunir estudos sobre a região”. O historiador referiu que o livro contempla, entre outros, temas como o povoamento do território antes dos cistercienses, a construção do Mosteiro de Santa Maria, as granjas, as relações entre os monarcas e o Mosteiro, o trabalho do Scriptorium, as Termas da Piedade, as Artes industriais das terras de Alcobaça, os Chalets e Palacetes alcobacenses ou a história da Cooperativa Agrícola de Alcobaça.

Rui Rasquilho salientou que o livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense” junta “os estudos de 35 ensaístas em 1198 páginas e um magnífico ensaio fotográfico de Jorge Prata”, classificando-o de “extraordinário” e lembrando que todos os autores foram “informativos, analíticos e rigorosos em todos os temas tratados”.

Assistência presente na Biblioteca Municipal de Alcobaça

Participam com estudos no livro “Um Mosteiro entre os rios. O território alcobacense” Alberto Guerreiro; Aires Augusto do Nascimento; Amílcar Coelho; Antonieta Vera de Sousa; António Valério Maduro; Carlos Fidalgo; Carlos Gil Moreira; Eduardo Gonçalves; Filomena Monteiro; Fleming de Oliveira; Hermínio de Freitas Nunes; João Oliva Monteiro; Jorge Custódio; Jorge Figueiredo; Jorge Mangorrinha; Jorge Pereira de Sampaio; Jorge Prata; José Eduardo Reis Oliveira; José Lopes Coutinho; José Manuel de Mascarenhas; Leonel Fadigas; Leonor Carvalho; Luís Peres Pereira; Maria Alegria Marques; Maria Augusta Pablo Trindade Ferreira; Maria do Céu S. Tereno; Maria Virgínia Faria João Rodrigues Henriques; Maria Zulmira Furtado Marques; Marízia Menezes Dias Pereira; Miguel Dias Santos; Pedro Barbosa; Rui Rasquilho; Saul António Gomes; Susana Leão e Vítor Serrão.

     Mónica Alexandre

Atual sede é um edifício municipal

Banda de Alcobaça adquire terreno para construir edifício sede

A Banda de Alcobaça assinou um contrato promessa de compra e venda para a aquisição do terreno contíguo às atuais instalações, onde irá construir um edifício que fará face às insuficiências ao nível de salas de aula e outros espaços indispensáveis ao bom funcionamento dos serviços. O novo edifício assegurará as condições fundamentais para a consolidação e crescimento de um projeto de referência a nível nacional. A compra do terreno tem o apoio do município de Alcobaça, que aprovou, em reunião de 6 de setembro, por unanimidade, um subsídio de 200 mil euros.

José Luís Carneiro apoia candidaturas de Ângelo Marques e Luís Patacho

Secretário-geral adjunto do PS participa esta quinta-feira em ações de pré-campanha em Peniche e nas Caldas da Rainha

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, vai participar esta quinta-feira, dia 9 de setembro, às 17h00, numa ação de pré-campanha em Peniche de apoio ao candidato Ângelo Marques, na qual será apresentado o programa local do Partido Socialista para a área do turismo. Às 21h00, José Luís Carneiro irá estar presente na apresentação do programa da candidatura de Luís Patacho à Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Com quatro ações de destaque

Espírito do Leiria Sobre Rodas regressa de 9 a 12 de setembro com novidades

De 9 a 12 setembro, o espírito do Leiria Sobre Rodas regressa à cidade, num conjunto de momentos alusivos a este que é um dos maiores eventos de veículos clássicos, desportivos e de competição do nosso país, e através do qual podemos contar com quatro ações de destaque.

Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo participa na maior feira agrícola nacional

CIMLT marca presença na Agroglobal 2021 no Cartaxo

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está a participar esta terça-feira, dia 7 de setembro, na Agroglobal 2021, a maior feira agrícola nacional. O certame decorre até 9 de setembro, em Valada do Ribatejo – Cartaxo. A CIMLT vai promover a Lezíria do Tejo num stand dinamizado em conjunto pela CIMLT, Associação dos Agricultores do Ribatejo, Município do Cartaxo e Águas de Santarém.

Negociações com o IGFSS terminaram em acordo

Câmara da Nazaré compra terreno da Feira das sextas-feiras por 1,4 milhões de euros

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, no dia 6 de setembro, na reunião do executivo, o envio da proposta de aquisição do “Terreno Sobrante – Bairro dos Pescadores da Nazaré”, propriedade do Instituto de Gestão Financeira da Segu- rança Social, onde se realiza a feira semanal, à Assembleia Municipal para autorização da compra e dos compromissos plurianuais. Questões formais, ligadas a aspetos registrais do terreno, que se arrastavam há bastante tempo, resolveram-se, tendo chegado a autorização do Conselho Diretivo da IGFSS, com autorização do primeiro-ministro, para a alienação do terreno ao Município da Nazaré.

No Mercado de Santana

Catarina Martins participa esta quinta-feira em Leiria num comício do Bloco de Esquerda

Esta quinta-feira às 21h, irá realizar-se um Comício em Leiria com a participação da coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, do deputado Ricardo Vicente, Rui Crespo, porta-voz da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, e Luís Silva, candidato à Câmara Municipal de Leiria .

“De Alcobaça à Independência do Brasil - O coronel Isidoro Rodrigues Pereira e as transformações sociais, económicas e políticas no Maranhão entre 1775 e 1825”

Professor Leonel Fadigas apresenta sábado na Biblioteca Municipal de Alcobaça livro sobre o Brasil colonial

Leonel Fadigas irá apresentar sábado, na Biblioteca Municipal de Alcobaça o seu livro, “De Alcobaça à Independência do Brasil- O coronel Isidoro Rodrigues Pereira e as transformações sociais, económicas e políticas no Maranhão colonial entre 1775 e 1825”. Nascido na Maiorga em 1758, Isidoro emigrou para S. Luís do Maranhão, aos 21 anos.

Aberto a todos os municípios da rede

Grupo de reflexão e trabalho dedicado aos castelos, fortes e fortalezas da Rede Cultura 2027 reuniu no castelo de Ourém

Decorreu no dia 6 de setembro, no Castelo de Ourém, o 1º encontro presencial do grupo de reflexão e trabalho dedicado aos Castelos, Fortes e Fortalezas da Rede Cultura 2027, aberto a todos os municípios da rede mesmo aos que não possuem nenhuma fortificação.

Leiria

V Mercadinho Verde vai decorrer no jardim Luís de Camões nos dias 11 e 12 de setembro

Frutas, legumes, doçaria, artesanato,flores, plantas biológicas, catos, bem-estar, ervas e produtos regionais e licores, são os atrativos do V Mercadinho Verde, que se realiza nos dias 11 e 12 de setembro, no jardim Luís de Camões, em Leiria.
Evento solidário é promovido pela Associação Pipocas de IP e terá diversos expositores.

Depois de trabalhador ter intervindo na Assembleia Municipal

Bloco de Esquerda denuncia precariedade laboral no Teatro José Lúcio da Silva

Na sexta-feira, teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva a última sessão do atual mandato da Assembleia Municipal de Leiria. Antes da ordem do dia, um cidadão e trabalhador do Teatro, Jorge Ferreira, interveio, segundo o Bloco de Esquerda, “num ato de coragem, veio expor a precariedade dos trabalhadores da Cultura” na cidade e o que considera “falta de transparência por parte do executivo na apresentação das contas do Teatro, falta de inves- timento nos mais emblemáticos equipamentos culturais do município e a falta de diálogo do atual Executivo com os trabalhadores do Teatro sobre a Capital Europeia da Cultura.”

Consolidando a situação económica positiva

Câmara da Batalha apresenta no 1º semestre de 2021 melhores indicadores financeiros face a dezembro de 2020

O Executivo Municipal da Batalha tomou conhecimento segunda-feira, da auditoria do Revisor Oficial de Contas relativamente às Contas do Exercício do 1º semestre de 2021. Paulo Batista Santos destacou que, olhando à situação excecional de pandemia, “a execução financeira provavelmente foi a melhor de sempre”.

Benedita

Fórum Terra Mágica das Lendas apela à preservação do património da Quinta da Serra

O Fórum Terra Mágica das Lendas, da Benedita, promove desde 2014 atividades sobre o estudo do Património Local e considera, em comunicado, ‘relevante e único’ o núcleo agrícola da Quinta da Serra, que o Lagar com placa ‘camera de Santarém anno 1730’, a sua chavanca, a eira, etc., testemunham e que corre o risco de ser demolido como foi a sua capela barroca.

No Auditório Municipal

III Encontro da Cultura Popular do Ribatejo vai ter lugar no dia 20 de Novembro na Barquinha

O III Encontro da Cultura Popular do Ribatejo vai ter lugar no dia 20 de Novembro no Auditório Municipal da Barquinha, numa organização do Fórum Ribatejo e do Município da Barquinha. O Ribatejo- território,gentes e cultura- é uma região marcada pela diversidade. De identidade fluida e plural, é uma região que reconhece o seu nome e tem de si uma imagem, que foi trabalhada pelo tempo e pela política, pelo comércio e pelas andanças.

Leiria

PJ detém homem por incêndio florestal na Bajouca

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Leiria, deteve o presumível autor de um incêndio ocorrido no dia 28 de agosto, na freguesia de Bajouca, município de Leiria.

O detido, um homem de 55 anos de idade, é suspeito de ter ateado o incêndio numa zona de eucaliptos integrada numa significativa mancha florestal, na sequência de desavenças familiares motivadas pela posse de propriedades.

O incêndio foi prontamente combatido por populares e teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos meios de combate.

Presente às autoridades judiciárias competentes ao arguido foi aplicada a medida de coação de proibição de contatos, cumulada com a prestação de termo de identidade e residência.

    Fonte: GIC|PJ

SPEAK nasceu em Leiria e é um projeto social inovador de referência internacional

Politécnico junta-se ao SPEAK para aumentar competências linguísticas dos estudantes e promover integração académica

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e o SPEAK acabam de celebrar uma parceria que vai permitir a qualquer um dos mais de 2.500 estudantes da Escola terem acesso àquele projeto de inovação social, que visa dotá-los de ferramentas interpessoais, permitindo a integração académica e a aprendizagem de novas línguas e culturas através da livre participação nos grupos de intercâmbio. O SPEAK, um projeto inovador de âmbito social e de referência a nível internacional, nasceu em Leiria e conta já com presença em 24 cidades de 11 países.

Do restaurante Mosteiro do Leitão, na Batalha

"Estrela do Mosteiro" eleita uma das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia

A Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia® terminou com a revelação das iguarias vencedoras através de votação popular num programa transmitido pela RTP, este sábado. “Estrela do Mosteiro”, na Categoria Carne, do Mosteiro do Leitão, na Batalha, é o único prato da região contemplado nas 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.

+ MpM apresenta programa de governação da Marinha Grande: Cidade Tecnológica no meio da Natureza 2021 – 2025

O + MpM apresentou o seu programa de governação da Marinha Grande: “Cidade Tecnológica no meio da Natureza 2021 – 2025”. “A apresentação da candidatura tem por base o facto de acreditarmos que, se tivéssemos angariado mais recursos e aproveitado melhor os que estiveram à disposição do Município, estaríamos noutro nível de desenvolvimento.”

Com Malino, JP Simões, Birds are Indie, O Gajo, Miramar e Carlos Bica, André Santos e João Mortágua

VOLver regressa em setembro com seis concertos em Torres Novas em locais de interesse histórico

O VOLver-Programação Cultural em Rede regressa em setembro com seis concertos em Torres Novas, em locais de interesse histórico. No dia 10, as ruínas romanas de Villa Cardílio recebem JP Simões, cantor, compositor e dramaturgo, num espetáculo com repertório de várias fases da carreira.

Paulo Rangel participou numa ação de campanha do PSD de Alcobaça

“Antes, Alcobaça era o Mosteiro e uma canção e hoje é uma autarquia modelo para o País”

Paulo Rangel esteve no dia 1 de setembro, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, numa ação de campanha desenvolvida pelo Núcleo da Benedita do PSD. O eurodeputado salientou que “o legado do PSD colocou Alcobaça no mapa” e que hoje o concelho é “uma autarquia modelo para o país inteiro”.

Até ao dia 16 de setembro de 2021

Oeste CIM abre procedimento concursal para 14 Bombeiros Sapadores Florestais

Encontra-se aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, o procedimento concursal para preenchimento de 14 postos de trabalho na carreira e categoria de bombeiro sapador. Até 16 de setembro, o aviso de abertura encontra-se disponível para consulta na página eletrónica da OesteCIM e na Bolsa de Emprego Público.

Detido plantava cannabis na freguesia do Arrabal

PJ detém homem por tráfico de droga em Leiria

A Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação que decorre em inquérito da Comarca de Leiria, procedeu à detenção de um suspeito do crime de Tráfico de Estupefacientes. Na ação do dia 2 de setembro, na freguesia do Arrabal – Leiria, foi possível intercetar o suspeito e detê-lo em flagrante delito, uma vez que este se dedicava ao cultivo de canábis, numa plantação que havia dissimulado numa zona florestal isolada e rodeada por mato denso.

De Uhersky Brod

Comitiva de município geminado da República Checa visita o concelho de Ourém

Uma comitiva com cerca de 20 elementos do Município checo de Uhersky Brod encontra-se no concelho de Ourém, onde vai realizar um conjunto de atividades e conhecer alguns dos principais pontos de interesse da região. Esta visita realiza-se no âmbito do protocolo de geminação celebrado em 2014 entre o Município de Ourém e o Município de Uhersky Brod, acordo que foi o primeiro firmado entre um município português e um checo.

Programa Especial do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

FPE acusa o ICNF de desvalorizar e limitar atividade dos espeleólogos no PNSAC

A Federação Portuguesa de Espeleologia teve uma reunião com o ICNF no dia 31 de agosto, a propósito do Programa Especial do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Nesta reunião, os representantes da FPE expuseram as suas críticas e propostas de alteração relativas ao regulamento de gestão do PNSAC publicado para consulta pública, nomeadamente em relação aos geosítios subterrâneos. O ICNF comprometeu-se a analisar e discutir o documento internamente, e também a agendar futuras reuniões de trabalho no sentido de melhorar e adaptar o regulamento de gestão à realidade da Espeleologia em Portugal.

Sociólogo da Benedita foi assessor do Presidente da República Jorge Sampaio

Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça emite nota de pesar pelo falecimento de Acácio Catarino

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça exprimiu na quinta-feira, as suas condolências pelo falecimento de Acácio Catarino, ex-presidente da Cáritas Portuguesa, aos 86 anos. O sociólogo e professor universitário, natural da Benedita, foi ainda assessor do presidente da República Jorge Sampaio.

No Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho

2ª edição do Festival Novo Palco vai decorrer de 3 de setembro a 30 de outubro em Alcobaça e na Benedita

Francisco Peças

A 2ª Edição do Festival Novo Palco vai decorrer de 3 de setembro a 30 de outubro de 2021, sempre às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. A programação começa já esta sexta-feira, no Cine-Teatro de Alcobaça, com o espetáculo 60’s 70´s Anos Dourados, com o cantor Francisco Peças. Consulte aqui a Programação Completa.

Programação Completa

3 de setembro
21h30
60’s 70´s Anos Dourados
Por Francisco Peças
Cine-Teatro de Alcobaça

4 de setembro
21h30
Realentar
Daniel Machado e os Heliocêntricos
Cine-Teatro de Alcobaça

10 de setembro
21h30
TURQUELIS BRASS
GRUPO DE METAIS DA SOCIEDADE FILARMÓNICA TURQUELENSE
Cine-Teatro de Alcobaça

11 de setembro
21h30
GARBO
Centro Cultural Gonçalves Sapinho

4 de outubro
21h30
VIRIATO
Centro Cultural Gonçalves Sapinho

5 de outubro
21h30
PRIMEIRO GOLPE
GOLPE
Cine-Teatro de Alcobaça

15 de outubro
21h30
RECAST
PHILIPPE TROVÃO
Cine-Teatro de Alcobaça

22 de outubro
21h30
A VIAGEM DE SOPHIA
POR S.A. MARIONETAS
Centro Cultural Gonçalves Sapinho

23 de outubro
21h30
ALCOBAÇA COM GRAÇA
Cine-Teatro de Alcobaça

29 de outubro
SEJA UM DITADOR EM 10 PASSOS!
– MONÓLOGO TEATRAL POR SOFIA BERNARDO
21h30
Centro Cultural Gonçalves Sapinho

30 de outubro
21h30
FADO IMPROVÁVEL
POR NUNO SANTOS
Cine-Teatro de Alcobaça

No Dia da Ecologia

Associação Arméria promove visita guiada de barco entre o Porto de Peniche e o Cabo Carvoeiro

Dia 12 de setembro, domingo, será realizada uma visita guiada de barco, com explicações de um guia da Arméria. A partida será da Ribeira Velha em Peniche, pelas 10h e terá uma duração de 90 minutos, decorrendo entre o Porto de Peniche e o Cabo Carvoeiro. Este evento tem como objetivo principal divulgar e valorizar o património natural da região, dar início às comemorações dos 22 anos da Associação e ainda integrar-se nas comemorações do Dia da Ecologia que ocorre dia 14.

Na localidade de Alviobeira

PJ detém homem suspeito de ter ateado três focos de incêndio no concelho de Tomar

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, recolheu elementos de prova que determinaram a detenção, fora de flagrante delito, do presumível autor de um incêndio florestal ocorrido no dia 2 de setembro, nas imediações da localidade de Alviobeira – Tomar.

Rui Rio participa em ações de pré-campanha eleitoral autárquica

Presidente do PSD visita Azambuja esta sexta-feira e Torres Vedras e Batalha no sábado

Nos dias 3 e 4 de setembro, Rui Rio, presidente do PSD, participará em ações de pré-campanha eleitoral autárquica na Região Oeste e no Distrito de Leiria.
Na sexta-feira, Rui Rio participa, às 13h, num almoço com candidatos autárquicos da Azambuja, em Aveiras de Cima, seguindo-se, às 15h, uma visita à delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha.
No sábado, o presidente do PSD estará, às 11h, em terras de Joaquim Agostinho, para um passeio de bicicleta em Torres Vedras. Às 15 h, participa na sessão de abertura da Academia das Mulheres Social Democratas, na Exposalão, na Batalha.

Coleção junta peças icónicas da centenária fábrica de faianças das Caldas

Bordallo Pinheiro lança linha “paródia” numa homenagem ao jornal criado por mestre Raphael em 1900

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro apresenta uma nova coleção de homenagem ao jornal “A Paródia”, fundado por Raphael Bordallo Pinheiro.
A nova linha é uma síntese contemporânea de algumas das suas mais icónicas criações – das andorinhas às couves, dos gatos aos morangos, dos tomates a motivos florais –, cruzando-as com a obra gráfica presente nos jornais do mestre.

Só duas antigas escolas não receberam propostas

Município de Pombal adjudica nove antigas escolas primárias para fins de utilização turística

 Realizou-se na manhã desta quinta-feira, 2 de setembro, o ato público da Hasta Pública de Arrendamento de Antigos Edifícios Escolares para fins de utilização turística (alojamento local). Após análise das respetivas candidaturas rececionadas, a comissão designada para o efeito procedeu à adjudicação provisória de nove das 11 escolas que se encontravam a concurso. Em causa estão os antigos edifícios escolares de Carvalhal (Freguesia de Vila Cã), Zambujais, Gesteira e Tissuaria (Freguesia de Abiul), Barreiras (Freguesia de Redinha), Cavadas, Torneira e Outeiro do Louriçal (Freguesia de Louriçal), e Roubã (União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze).

Visual, auditivo e sinestésico

Profissões estão ligadas aos estilos de aprendizagem

Todas as pessoas aprendem, processam e retêm novas informações de forma diferente. As educações informais e formais ajudam a perceber a predisposição que cada indivíduo tem em resposta aos métodos de aprendizagem diferenciados. A Adecco Portugal identifica não só os estilos de aprendizagem mais comuns – visual, auditivo e sinestésico –, mas também as profissões que normalmente estão associadas.

Homem utilizava o quintal da sua residência para o efeito

PSP apreende plantação de cannabis na Marinha Grande

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Divisão Policial de Leiria – Esquadra da Marinha Grande, procedeu, pelas 7h de quarta-feira, 1 de setembro de 2021, na Marinha Grande, à detenção de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 44 anos de idade, por tráfico de estupefacientes.

O detido dedicava-se à produção e venda de estupefaciente a indivíduos que o contactavam em vista à aquisição para consumo. O detido era responsável por todo o processo de produção (plantação e secagem), utilizando o quintal da sua residência para o efeito.

Campanha irá rondar as 220 mil toneladas

Colheita de Pera Rocha cresce mas produtores receiam efeito da subida dos custos de produção

 No final da colheita de Pera Rocha, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, 2 cooperativas da Região Oeste, a Cooperfrutas e a Cooperativa de Fruticultores do Cadaval e alguns produtores fizeram o balanço da campanha de 2021. Apesar de ser um ano de boa produção, estimada em cerca de 220 mil toneladas, em que o fruto apresenta boa qualidade, a ANP mostra-se preocupada com o balanço económico da campanha dado ter sido “um ano difícil para a produção, com aumento de custos muito significativo”. A Pera será exportada, na maioria, para o Brasil, Reino Unido, Canadá, França, Marrocos e Espanha.

Depois de, no ano passado, se ter realizado apenas o Mercado da Cebola

Rio Maior volta a receber a Frimor - Feira Nacional da Cebola de 1 a 5 de setembro

A FRIMOR 2021 – Feira Nacional da Cebola tem início esta quarta-feira, voltando a ocupar a zona envolvente ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior, com novidades e alterações em relação a anos anteriores, devido às regras impostas pela DGS. Recorde-se que no ano passado, decorreu apenas o Mercado da Cebola, no exterior do Pavilhão.

Total de despesa suportada pela Autarquia ascende a mais de um milhão de euros

Câmara da Batalha submete candidatura no valor de 239 mil euros para financiar despesas do combate à pandemia

A Câmara da Batalha submeteu uma candidatura ao Fundo de Solidariedade da União Europeia – Emergência de Saúde Pública da COVID-19 para ver financiada parte das despesas suportadas no combate à pandemia. O montante do apoio está limitado a 150 mil euros por candidatura, mas poderá acrescer um remanescente a ser distribuído proporcionalmente pelos Municípios.

Obra sobre João Antunes vai ser apresentada em Fátima a 25 de setembro

Livro mostra vida e obra do arquiteto que continuou as obras da primeira basílica do Santuário de Fátima

Numa iniciativa dos autores e da editora, no dia 25 de setembro será apresentada no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, a obra “Arquiteto João Antunes-vida e obra”. O livro, da autoria de António Borges da Cunha e Pedro Moniz, publicado pela Hora de Ler, percorre no tempo a vida e o trabalho do arquiteto João Antunes, que continuou as obras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.