Edição: 242

Diretor: Mário Lopes

Data: 16/1/2021

Orçamento e GOPs do Município de Tomar – serão estas as prioridades?!

Lurdes Ferromau Gonçalves

Balcão Único, Retail Park e ensino superior

Carlos Bonifácio

Nós nos Outros / Maria Helena da Bernarda: a arte de converter em livro uma elegia do saber ouvir

José Alberto Vasco

Seis formas de manter a sua casa de madeira

Distrital da JSD acusa Governo de promover o maior atentado ambiental do século em Leiria

A ETES (Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas) há largos anos reivindicada por vários autarcas e entidades da região não vai avançar, segundo declarações recentes do ministro do Ambiente, Matos Fernandes. Para a Distrital de Leiria da JSD, “já poucas dúvidas restavam de que o Governo tinha desistido do distrito de Leiria, mas tornava-se difícil acreditar que este governo estava disposto protagonizar o maior atentado ambiental do século.

Governo erradica amianto em 101 escolas da Região Centro

O programa nacional para a remoção de amianto de edifícios escolares recebeu, das Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020, candidaturas provenientes de 149 municípios, pretendendo intervenções em 486 escolas.

Município de Leiria cria Serviço de Vigilância Ambiental após declarações do ministro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, admitiu esta terça-feira, dia 5 de janeiro, que a recente declaração do ministro do Ambiente em Leiria o deixou “apreensivo, na medida em que pode ser entendida como a demissão do Ministério perante a defesa do superior interesse ambiental da população que vive e visita esta região” e anunciou a criação de um sistema de vigilância que visa reduzir o número de crimes ambientais e o tempo de intervenção. Através de meios materiais e humanos, o serviço pretende ainda desenvolver ações de sensibilização e envolvimento da população na melhoria da qualidade ambiental do concelho de Leiria.

Praia da Nazaré conquista 2º lugar no Concurso Nacional “Praia Acessível – Praia para Todos”

O Programa “Praia Acessível – Praia para Todos” do Instituto Nacional para a Reabilitação em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal divulgou o resultado das 25 candidaturas ao Prémio em 2020, tendo atribuído à Praia da Nazaré o 2º lugar do Concurso Nacional.

PSD questiona sustentabilidade da biodiversidade no âmbito das dragagens da Lagoa de Óbidos

Depois de ouvida a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos, os deputados do PSD voltam a questionar o Ministro do Ambiente e Ação climática sobre a Sustentabilidade da biodiversidade dos ecossistemas no âmbito das dragagens da Lagoa de Óbidos.

Município da Batalha questiona ministro sobre Estação de tratamento de efluentes suinícolas

O ministro do Ambiente informou, no dia 30 de dezembro, numa visita à região, que a construção da Estação de Tratamentos de Efluentes Suinícolas em Leiria, não deve avançar, alegadamente pela falta de entendimento com os empresários do sector.