Orçamento e GOPs do Município de Tomar – serão estas as prioridades?!

Edição: 242
Diretor: Mário Lopes
Data: 16/1/2021
A ETES (Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas) há largos anos reivindicada por vários autarcas e entidades da região não vai avançar, segundo declarações recentes do ministro do Ambiente, Matos Fernandes. Para a Distrital de Leiria da JSD, “já poucas dúvidas restavam de que o Governo tinha desistido do distrito de Leiria, mas tornava-se difícil acreditar que este governo estava disposto protagonizar o maior atentado ambiental do século.
O programa nacional para a remoção de amianto de edifícios escolares recebeu, das Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020, candidaturas provenientes de 149 municípios, pretendendo intervenções em 486 escolas.
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, admitiu esta terça-feira, dia 5 de janeiro, que a recente declaração do ministro do Ambiente em Leiria o deixou “apreensivo, na medida em que pode ser entendida como a demissão do Ministério perante a defesa do superior interesse ambiental da população que vive e visita esta região” e anunciou a criação de um sistema de vigilância que visa reduzir o número de crimes ambientais e o tempo de intervenção. Através de meios materiais e humanos, o serviço pretende ainda desenvolver ações de sensibilização e envolvimento da população na melhoria da qualidade ambiental do concelho de Leiria.
O Programa “Praia Acessível – Praia para Todos” do Instituto Nacional para a Reabilitação em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal divulgou o resultado das 25 candidaturas ao Prémio em 2020, tendo atribuído à Praia da Nazaré o 2º lugar do Concurso Nacional.
Depois de ouvida a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos, os deputados do PSD voltam a questionar o Ministro do Ambiente e Ação climática sobre a Sustentabilidade da biodiversidade dos ecossistemas no âmbito das dragagens da Lagoa de Óbidos.
O ministro do Ambiente informou, no dia 30 de dezembro, numa visita à região, que a construção da Estação de Tratamentos de Efluentes Suinícolas em Leiria, não deve avançar, alegadamente pela falta de entendimento com os empresários do sector.